Famílias de Lavre (Alentejo)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Famílias de Lavre (Alentejo)

#3818 | JVT | 05 mai 2001 13:20

Gostava que me informassem sobre famílias da vila de Lavre, no Alentejo. Agradeço toda a informação que me poderem disponibilizar. Tenho um grande número de antepassados nesta vila.

JVT

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Lavre (Alentejo)

#3819 | MABEL | 05 mai 2001 14:24 | Em resposta a: #3818

Gostaria de saber se se refere à vila do Lavre ou a freguesias em redor tal como Cortiçadas do Lavre. Conheço uma família Ferreira que é desta freguesia.
Cumprimentos
Anabela Adónis

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Lavre (Alentejo)

#3821 | JVT | 05 mai 2001 16:11 | Em resposta a: #3819

Cara Anabela,
As informações que pretendo referem-se concretamente à vila em si. Apesar disso, agradeço a sua informação.

JVT

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Lavre (Alentejo)

#45804 | cmvsgfcb | 30 jul 2003 11:02 | Em resposta a: #3818

Existe a família Veiga de Lavre, da qual eu descendo. Não sei se está interessado.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Lavre (Alentejo)

#45808 | JVT | 30 jul 2003 11:34 | Em resposta a: #45804

Quais são os dados de que dispõe em relação à família Veiga? Trata-se da família de Simão Luís da Veiga?

Antecipadamente grato,
Jorge Veiga Testos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Lavre (Alentejo)

#45809 | GML | 30 jul 2003 11:37 | Em resposta a: #3821

Caro JVT,

Está a ser preparado para publicação (espera-se que saia em Dezembro) um livro sobre a família Veiga, de Lavre. A pesquisa, completíssima, foi realizada na sua grande maioria, quase na sua totalidade por João Baptista Malta, com outros trabalhos já publicados em diversas revistas de genealogia e heráldica.

É focada com especial atenção a descendência até às gerações mais recentes de Simão Luis da Veiga Frade, pai do pintor e cavaleiro tauromáquico, Simão Luis da Veiga.

Melhores cumprimentos,

Gui Maia de Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Lavre (Alentejo)

#45821 | cmvsgfcb | 30 jul 2003 15:12 | Em resposta a: #45808

Uns primos meus de Lavre estão em vias de publicar um livro sobre os Veiga de Lavre. Já lhes mandei algumas informações para enriquecimento do referido livro. Quando souber mais alguma coisa sobre a publicação, poderei dar notícia. O filho de Simão Luís da Veiga, José Luís da Veiga casou com a minha quinta avó, Guilhermina Rosa da Silva (nasceu em 1816). Eu descendo do primeiro casamento desta senhora com José da silva Nunes.
No entanto, a minha descendência dos Veiga advém do casamento que ocorreu mais tarde de Francisca Antónia da Veiga com Joaquim Nunes Raposo. Tenho a descendência toda deste casal, se pretender. Gostaria que me dissesse se tem informações sobre a ascendência de Francisca Anrtónia da Veiga (virá certamente no livro, mas eu ainda não disponho destes dados).

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Lavre (Alentejo)

#45823 | JVT | 30 jul 2003 15:38 | Em resposta a: #45821

A ideia que tenho é que D. Guilhermina Rosa da Silva casou com João Luís da Veiga, filho de José Luís Frade e D. Veridiana Rosa da Veiga. João Luís da Veiga é irmão de Simão Luís da Veiga Frade (n. 1824).
Francisca Antónia da Veiga era filha de quem?
Pelo que sei, José Luís e Veridiana Rosa casaram em 1823 e tiveram pelo menos 4 filhos: Simão Luís da Veiga, João Luís da Veiga, António José da Veiga e Maria Josefa da Veiga.
Quanto à ascendência deste casal, José Luís era filho de Manuel Luís e Rosa Maria, Veridiana Rosa era filha de João da Veiga e Mariana de S. José. O casal Manuel Luís e Rosa Maria, avós paternos de Simão Luís da Veiga (que casou 3 vezes e teve larga descendência)são meus antepassados e por isso tenho mais alguma informação sobre eles. Se quiser mais dados sobre eles, diga.

Cumprimentos
Jorge Veiga Testos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Lavre (Alentejo)

#45824 | GML | 30 jul 2003 15:41 | Em resposta a: #45821

Meus caros,

Parece-me que falamos do mesmo livro que está a contar com a colaboração de várias pessoas. A ascendência de Simão Luis da Veiga (Frade), pai de Simão Luis da Veiga e de José Luis da Veiga virá amplamente tratada. Não possuo os dados que pretendem, pelo que me parece que terão que esperar até Dezembro. Vão ver que vale a pena!

Gui

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Lavre (Alentejo)

#52050 | Catarina Baptista | 19 nov 2003 11:23 | Em resposta a: #45823

Exmo Senhor
Mudei o meu nickname de cmvsgfcb para Catarina Baptista porque perdi a password do primeiro. Gostaria que me enviasse a ascendência de Manuel Luís e Rosa Maria. Eu descendo de um irmão do Simão Luís da Veiga, o António José da Veiga.

Cumprimentos
Catarina Baptista

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Lavre (Alentejo)

#52161 | JVT | 20 nov 2003 11:27 | Em resposta a: #52050

Manuel Luís, natural de Lavre e filho de Domingos Luís (faleceu a 18/5/1767 em Lavre) e Catarina da Conceição, casou com Rosa Maria a 25 de Maio de 1783 em Santana do Mato, termo de Coruche, na presença do Pe. João de Oliveira e sendo testemunhas Manuel de Mira, morador na Herdade de Pinçais, freguesia do Peso, e António Rodrigues, morador no Sabugueiro, freguesia de S. Pedro da Gafanheira, termo de Arraiolos, sendo dispensados no 3º e 4º grau de consanguinidade.

Rosa Maria foi baptizada a 25 de Abril de 1762 em Santana do Mato, Coruche, Santarém, pelo Pe. José Rodrigues Vidigal Vieira, filha de Isidoro Nunes (natural de Lavre) e Vitória Gomes (natural de S. Lourenço de Lavre), neta paterna de José Nunes e Maria Josefa (naturais de Lavre) e materna de Manuel Boleto e Maria Gomes (naturais de S. Lourenço de Lavre). Foi apadrinhada por Francisco Luís, morador em Cruzetes, termo de Lavre, e Juliana Nunes, moradora em Chapelar, termo de Lavre.
Sua mãe Vitória Gomes foi baptizada a 16 de Janeiro de 1737 pelo Pe. Tomás Pereira Botto e apadrinhada por Simão Martins e Vitória Gomes, filha de Rafael Gomes, da freg do Peso, e faleceu a 2 de Junho de 1776 em Lavre.
Os avós maternos Manuel Boleto e Maria Gomes casaram a 22 de Abril de 1731 em S. Lourenço de Lavre, ele filho de António Boleto e Maria Dias e ela filha de Manuel Gomes e Ana Álvares.

Para já são estes os dados mais importantes que tenho. Pode pedir o meu endereço de e-mail ao GENEA PORTUGAL, para trocarmos informações sobre os Veigas e sobre D. Guilhermina Rosa da Silva, também minha parente.

Melhores cumprimentos,
Jorge Veiga Testos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Lavre (Alentejo)

#52191 | Catarina Baptista | 20 nov 2003 17:39 | Em resposta a: #52161

Muito obrigada pelas informações. Já pedi o seu endereço ao GENEA. Estou à espera.

Cumprimentos,
Catarina Baptista

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Lavre (Alentejo)

#283772 | Rosadelli | 03 ago 2011 23:17 | Em resposta a: #52161

Caro Jorge.

Uma vez que estudou bastante em detalhe esta freguesia do concelho de Montemor-o-Novo, gostaria se possível da sua ajuda para alguns antepassados que também tenho nascidos nessa freguesia:

1º - Miguel Rodrigues, nascido em Lavre, que casa em 26.10.1749 em Lavre com Catarina da Conceição, também natural de Lavre.
Este casal teve pelo menos um filho (do qual descendo), António Rodrigues (b. 8.11.1750 Lavre) fruto do 3º casamento da parte do pai, e do segundo da parte da mãe, que posteriormente casou a 9.3.1782 na Ermida de Santa Clara, na aldeia do Sabugueiro, freguesia de S. Pedro da Gafanhoeira, com Maria Martins ou de Jesus (b. 13.9.1751 S. Pedro da Gafanhoeira) filha de José Martins e Francisca da Trindade.
Do casal Miguel Rodrigues e Catarina da Conceição recolhi ainda a informação que Miguel Rodrigues era viúvo de Antónia Martins, e Catarina da Conceição era viúva de José Nunes.

2º - Paula Nunes, nascida em Lavre, filha de Domingos Rodrigues e Margarida André, que casou com Brás Luís, nascido na freguesia do Peso, Coruche, filho de Joaquim Barreiros e Margarida Luís.
Deste casamento resultou pelos menos um filha (do qual descendo), Brázia Luís (b. 10.2.1732 Peso, Coruche), os avôs maternos de Brázia Luís, já não assistiram ao baptizado da neta, visto já serem falecidos à data.

Qualquer informação sobre as pessoas aqui mencionadas ser-me-à muito útil.

Cumprimentos.
Paulo Rosado

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 23 mai 2024, 12:16

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen