Cartas de Brasão - Colectânea

Este tópico está classificado nas salas: Heráldica

Cartas de Brasão - Colectânea

#38256 | alentejo | 22 mar 2003 14:26

Ex.mos Senhores, Caros Confrades e Amigos,

Conforme "postei" no Rossio há umas semanas, estou a ultimar os preparativos para edição duma colectânea das Cartas de Armas publicadas, para além das que constam no Arquivo Heráldico do Visconde de Sanches Baena (p.e. Brasões Inéditos e Brasões Inéditos suplemento, de Sousa Machado; Cartas de Brasão, de Machado de Faria; as publicadas por Manuel Artur Norton, António de Sousa Lara, Segismundo Pinto, Afonso Dornelas, Gusmão Navarro, Calvão Borges, José Lima Sousa Pinto, José Benard Guedes, Carneiro da Silva, e tantos outros que pelo nome não percam), que passam do milhar.
Entretanto, e pelo apelo lançado, fui informado da existência, por enquanto, de 11 Cartas inéditas cujos possuidores poderão facultar cópia para publicação.
Se algum dos Senhores souber da existência de documentação desta natureza, inédita, e quiser facultar a notícia até meados de Abril, muito agradeço.

Cumprimentos
NB
nunoborregoarrobanetcabopontopt

Resposta

Link directo:

RE: Cartas de Brasão - Colectânea

#38257 | luis262 | 22 mar 2003 14:48 | Em resposta a: #38256

Caro Nuno Borrego:
Não sei se o assunto lhe poderá interessar para o fim em causa, mas abri um tópico no Forum ,aqui há dias ,sobre "Rodrigo Afonso Pimentel, 1º Conde de Benavente", título atribuído por Filipe I,de Portugal e II de Espanha. Sobre isto, não consegui apurar ,até à data, mais nada para além do que consta na GEPB.O tópico contém a transcrição dessa referência.
Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Cartas de Brasão - Colectânea

#38284 | FJCSAC | 23 mar 2003 13:23 | Em resposta a: #38256

Caro Nuno

Os meus agradecimentos sobre os dados que me enviou s/ o meu conhecido Cochofel Montenegro.Vou estar com ele hoje e depois responderei no dito tópico.

Relativamente a CBA existe uma que é referida na GEPB Vol 2,pg.252,concedida por D.João III a 17.6.1543 a Pedro Anes Amado Baracho de Santarém (na base de dados do GP está Pedro Anes Amado).

Esta CBA é particularmente importante porque dá a ascêndencia do mesmo como sendo a seguinte,filho de João Pires Amado e de D.Brites Anes Baracho de Santarém neta e herdeira de Alvaro Anes de Santarém senhor da quinta e couto de Vale de Esteio,solar da família Santarém.

Ora nas CBA do sec XVIII e no NFP aparece de premeio Amador Baracho Correia e D.Brites Anes de Santarém o que significa que não seria neta mas bisneta do dito Alvaro Anes.

Em qual das CBA há que confiar,na do sec XVI ou nas do Sec XVIII?

Um Abraço

Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Cartas de Brasão - Colectânea

#38290 | alentejo | 23 mar 2003 13:53 | Em resposta a: #38284

Caro Francisco,

Sem ter lido os textos constantes das mesmas, pessoalmente "acreditaria" com mais facilidade da concedida no séc. XVI.
Embora as cartas fossem concedidas, na maioria dos casos, por inquirição testemunhal, de gente idónea e antiga, não são estes documentos as provas mais fidedignas para a sustentação genealógica.
Sobre esta matéria é interessante o estudo de Sousa Brandão, com o pseudónimo de "Américo Brasil", no seu trabalho «Corrupção no Cartório da Nobreza», bem com a tese do Miguel Côrte-Real, a publicar em breve, sobre Fidalgos de Cota-de-Armas do Algarve, que aporta dados novos sobre esta temática.

Abraço
NB

Resposta

Link directo:

RE: Cartas de Brasão - Colectânea

#38294 | magalp | 23 mar 2003 14:17 | Em resposta a: #38290

Nuno

É bem verdade...
E causa muitos engulhos a muita e boa gente.

MM

Resposta

Link directo:

RE: Cartas de Brasão - Colectânea

#38321 | JoséSandeVasconcelos | 24 mar 2003 00:47 | Em resposta a: #38256

Caro Nuno,

só por uma questão de curiosidade, vai publicar a (discutida) carta concedida pelo Conde D. Pedro a Martim Vicente (de Vasconcelos)? Já agora, tal concessão foi caso único ou existiram outros?
Um abraço e conte comigo desde já para subscrever a obra.
José SV

Resposta

Link directo:

RE: Cartas de Brasão - Colectânea

#38653 | camac41 | 30 mar 2003 00:56 | Em resposta a: #38256

Caro Nuno Borrrego

Desconheço se a carta de brasão relativa ao Capitão Alvares Barbosa já estava referenciada. Envio os dados de que disponho.
"Gaspar Alves Barbosa, mercê de prestígio conquistado no escol social do Porto, com influência da banca comercial onde o seu nome era igualmente cotado, acabaria por obter de D. Maria I a devida carta patente de Capitão da Ordenança da Companhia formada na freguesia de S. Martinho da Honra de Frazão, aos 30 de Abril de 1787. A soberana teve em consideração «os merecimentos e mais partes concorrentes na sua pessoa, informação que se houve da sua capacidade, e préstimo, e esperar dele em todo, servindo-a com verdadeiro contentamento».
Ocupando a vaga deixada pele falecimento do parente Cap. Caetano Francisco Pimenta e Sol, passou então a gozar de todas as honras, privilégios, liberdade, isenções, e franquezas que direitamente pertencessem. Dada posse a 22 de Junho de 1787, sendo testemunhas o Superintendente da Cavalaria da Companhia do Porto Manuel de Sá Brandão e o filho Francisco de Sá Brandão; o Sargento-Mor Bernardo José Coelho da Silva, Manuel de Sá Brandão Freire e Francisco de Sá Brandão Freire de Azevedo (Roriz).
Bernardo José Coelho da Silva - Sargento Mor - exercia as funções de Mandante das Ordenanças do concelho de Refojos desde 1778.

O capitão Gaspar Alves Barbosa, no desejo de possuir brasão de armas, por não possuir na Corte testemunhas que justificassem a sua nobreza e de seus passados, o fez no Porto perante o juiz de Fora.
Disse ser filho legitimo de Manuel Álvares da Praça e de sua mulher D. Catarina Barbosa, da Quinta e Casa da Praça, neto paterno de Manuel Álvares da Praça e de mulher D. Senhorinha Francisca Carneiro, e materno de Manuel Barbosa e D. Maria João Moreira de Meireles, e bisneto de Tomás Barbosa e de D. Maria Catarina Duarte Moreira de Meireles, os quais todos se tratam à lei de nobreza como iguais e com criados e cavalos e com ostentação de pessoas nobres e distintas das mais principais da sua terra, sem que em tempo algum cometessem crime de lesa majestade divina ou humana.
Testemunhas: Bernardo de Melo Vieira de Meneses, fidalgo da Casa de Sua Majestade, da rua de Santo António; Vicente Pedrossem da Silva, Manuel de Sã Brandão, da Casa de Singeverga; Bernardo José Coelho da Silva, Sargento-Mor do concelho de Refojos, morador na sua casa e quinta de Louredo; Filipe José do Couto Vieira Sanches Barbosa, Morgado de Fundo de Vila e chefe da família dos Sanches, residente no Campo de S. Lázaro Porto.
Dada sentença favorável para conferir brasão de armas, aos 5.3.799.
Transcrição de um conjunto de artigos publicados pela Gazetade Paços de Ferreira, na década de 1960 sobre as "Casas antigas do Concelho".
Melhores cumprimentos

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Cartas de Brasão - Colectânea

#38697 | Conde | 31 mar 2003 09:00 | Em resposta a: #38256

Caro Confrade:
É uma pena que as inúmeras cartas de armas descobertas pelo Senhor Conde de Felgueiras no ANTT não constem da sua obra.Pedia-lhe ao menos que solicitasse a esse ilustre confrade uma relação das que tem e que deseja publicar.
Cumprimentos e não lhe doam as mãos.

Resposta

Link directo:

RE: Cartas de Brasão - Colectânea

#38700 | alentejo | 31 mar 2003 10:11 | Em resposta a: #38697

Meu Caro e Preclaríssimo Amigo,

Conforme lhe manifestei, contactei o Senhor Conde de Felgueiras no intuito de obter cópia ou cotas dessa documentação, sublinhado que a "descoberta" seria salvaguarda e até uma possível co-autoria da organização. A resposta foi simpática mas negativa, frisando que esperava publicar, ainda, esse núcleo. Talvez uma sua palavra o demova.
Recebi há dias o último n.º da revista do CHEI, sem o ter solicitado, e lá encontrei o nome de V. Ex.ª. Não fazia ideia.
Um forte abraço
NB

Resposta

Link directo:

RE: Cartas de Brasão - Colectânea

#38701 | alentejo | 31 mar 2003 10:16 | Em resposta a: #38653

Caro Carlos leal Machado,

A CBA de Gaspar Álvares Machado Carneiro vem extratada no Archivo-Heraldico. O objectivo desta colectânea é reunir todas aquelas que aí não constam, sejam publicadas noutros trabalhos, sejam inéditas.
Ainda assim muito agradeço essa informação e vou tentar obter cópia da Gazeta de Paço de Ferreira para juntar ao AHG o que aí foi publicado.
Melhores cumprimentos
NB

Resposta

Link directo:

RE: Cartas de Brasão - Colectânea

#38703 | LCM | 31 mar 2003 10:37 | Em resposta a: #38701

Nuno,

Preciso muito falar contigo, dois asuntos:
- tenho uns tostões para ti
- o Pedro VF também não consegiu abrir o ficheiro do mailingo pelo que precisava, se possível, de um CD ainda hoje.
Tou em casa, liga-me se puderes.

Abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Cartas de Brasão - Colectânea

#38705 | AMS | 31 mar 2003 11:31 | Em resposta a: #38256

Caro NB

É capaz de me dizer se a carta de brasão do Capitão de Ordenanças da Cidade de Tavira Silvestre Falcão de Souza Pereira de Berredo, já estava referenciada?

Caso contrário aqui tem, resumidamente, os dados a ela relativos.

A referida carta data de 1801 e contem os seguintes elementos genealógicos:

Filho de Sivestre Falcão de Souza Pereira de Berredo e de sua mulher D. Anna Joaquina Ignacia de Miranda e Silva.

Neto paterno de Francisco Falcão de Souza Pereira de Berredo e de sua mulher D. Izabel Correia de Freitas.

Neto materno de João da Costa Ferreira e de sua mulher D. Izabel do Espirito Santo da Silva e Miranda.

Se julgar útil, posso enviar-lhe todo o conteúdo da mesma.

Cumprimentos

AMS

Resposta

Link directo:

RE: Cartas de Brasão - Colectânea

#38706 | artur41 | 31 mar 2003 11:50 | Em resposta a: #38705

Caro Nuno


Posso-te facultar uma fotocópia da carta de brasão atribuída a Caetano Pereira de Araújo e Sousa, passada em 2/12/1799. Ele era irmão, como sabes, de Roque Landeiro Pereira e Sousa e de José António Pereira de Araújo e Sousa.


Grande abraço

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Cartas de Brasão - Colectânea

#38709 | quintadoloureiro | 31 mar 2003 12:09 | Em resposta a: #38700

Caro Nuno Borrego

O avô de minha mulher, Domingos de Sá Nogueira, tem uma carta de armas de Miguel Acciaioli da Fonseca de 1639; não sei se é inédita. Se estiver interessado poderei fotografá-la e enviar-lhe ou transcrever o texto. Tenho também cópia de duas cartas de armas (a preto e branco) de João de Lemos Zagalo do Carvalhal, de 1718 e de Francisco Cardozo de Oliveira Carvalhal de 1739. se tiver algum interesse diga-me.
Cumprimentos,
José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Cartas de Brasão - Colectânea

#38710 | Conde | 31 mar 2003 12:14 | Em resposta a: #38700

Caro Confrade:
Agora fico CHEI de curiosidade,pois não recebi nada.Logo me dirá.Vou ver se convenço o Conde.
Um abraço.

Resposta

Link directo:

RE: Cartas de Brasão - Colectânea

#38711 | camisao65 | 31 mar 2003 12:17 | Em resposta a: #38706

Caríssimo Artur,

Fotocópia, é complicado, pois como sabes, está um pouco mal tratada pelo anos.
Mas posso fazer uma cópia integral "à la pata", e enviá-la para o Nuno.

Um abraço

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Cartas de Brasão - Colectânea

#38715 | artur41 | 31 mar 2003 12:30 | Em resposta a: #38711

Meu caro Luís


Como achares melhor.


Um abraço

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Cartas de Brasão - Colectânea

#38716 | alentejo | 31 mar 2003 13:10 | Em resposta a: #38709

Caro José de Castro Canelas,

Não imagina as novidades q me dá. Estou o mais interessado possível, na do Desemb. Miguel Acciaioli da Fonseca por ser tronco duma série de famílias que estudei. As outras por serem de alentejanos, parece-me gente de Estremoz, o que para mim tem sempre valor acrescido.
Deixo-lhe o meu email.

Um forte abraço e grato pelas indicações,

Nuno Borrego
nunoborregoarrobanetcabopontopt

Resposta

Link directo:

RE: Cartas de Brasão - Colectânea

#38717 | alentejo | 31 mar 2003 13:12 | Em resposta a: #38705

Caro AMS,

Essa carta vem referida no Arquivo-Heráldico e foi objecto de estudo pelo Dr. Miguel Côrte-Real, em obra a publicar em breve.
Grato pela indicação.

Cumprimentos
NB

Resposta

Link directo:

RE: Cartas de Brasão - Colectânea

#38718 | alentejo | 31 mar 2003 13:17 | Em resposta a: #38706

Meu Caro Artur,

Essa carta, ao contrário das dos irmãos, não foi estudada pelo MCR, e parece-me q não consta do Sanches de Baena.
Muito grato te fico se me conseguires cópia e indicação do proprietário, se fôr caso disso.
Estimo q a viagem ao Reino dos Algarves te tenha corrido bem e lucrativa em investigações.

Forte Abraço
NB

Resposta

Link directo:

RE: Cartas de Brasão - Colectânea

#38720 | AMS | 31 mar 2003 13:24 | Em resposta a: #38717

Meu caro NB:

Pode dar-me o contacto do Dr. Miguel Côrte-Real?

Muito Obrigado.

AMS

Resposta

Link directo:

RE: Cartas de Brasão - Colectânea

#38722 | alentejo | 31 mar 2003 14:05 | Em resposta a: #38720

Caro AMS,

Poderei fazê-lo através de email, já q só possuo tlm.

NB
nunoborregoarrobanetcabo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Cartas de Brasão - Colectânea

#38723 | camisao65 | 31 mar 2003 14:10 | Em resposta a: #38718

Caro Nuno,

Terei todo o prazer, aliás como referi ao meu primo Artur, em dar-lhe uma cópia da mesma.
Vai demorar um pouco, pois não está em condições se ser fotocopiada.

Um abraço

Luís Camizão

Resposta

Link directo:

RE: Cartas de Brasão - Colectânea

#38725 | alentejo | 31 mar 2003 14:20 | Em resposta a: #38723

Caro Luís,

Tudo bem, como achar melhor. Se entender e fôr viável fotografar eu suporto os custos.

Abraço
NB

Resposta

Link directo:

RE: Cartas de Brasão - Colectânea

#38734 | artur41 | 31 mar 2003 15:21 | Em resposta a: #38718

Meu caro Nuno


Aquando do primeiro almoço do Genea, creio ter falado com o MCR sobre isso. Se bem me lembro, ele sustentava que essa carta nunca teria tido efeito. O Caetano não teria pago determinados emolumentos.

De qualquer das formas, a carta é idêntica à passada a José António Pereira de Araújo e Sousa. Não consegui ainda vislumbrar onde poderá estar a original!

Quanto ao Algarve: a viagem foi proveitosa. Pena é que ainda se pense, nos meios políticos e não só, que o Algarve é "sol e praia". Culturalmente o Algarve é muito rico!!


Renovado abraço

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Cartas de Brasão - Colectânea

#38735 | LCM | 31 mar 2003 16:41 | Em resposta a: #38722

Caro Nuno,

Mais uma vez não consegui abrir o ficheiro.
Tens hpótese de imprimir etiquetas e dar-me amanhã de manhã? Se conseguisses era óptimo. Dá notícias.

Abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Cartas de Brasão - Colectânea

#38738 | AMS | 31 mar 2003 17:55 | Em resposta a: #38722

Caro NB:

Já tentei enviar-lhe um " mail " e não fui bem sucedido.

Quererá reconfirmar-me o seu endereço?

Obrigado

AMS

Resposta

Link directo:

RE: Cartas de Brasão - Colectânea

#38767 | mbp | 01 abr 2003 11:31 | Em resposta a: #38256

Caro Nuno

Vi a sua mensagem e quero-lhe dizer o seguinte.Tenho comigo duas cópias de cartas de brazão (os originais estão em casa de uma prima)que talvez lhe possam interessar.
Uma delas é uma carta de brazão de armas passada a Ventura Fernandes de Meyrelles ,familiar do Santo Oficio passada em 1748 e tem as armas dos Bragança.
A outra é uma carta de armas passada a Costódio José Pereyra da Cunha Rodrigues e Valle (da cidade de Guimarães) passada em 1758 e tem as armas dos Pereira,Cunhas ,Valles e Rodrigues.Se estiver interessado posso-lhe fazer fotocópia e enviar por correio.

Um abraço

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Cartas de Brasão - Colectânea

#38845 | 1947 | 02 abr 2003 17:50 | Em resposta a: #38701

Meu Caro Nuno Borrego

Aqui vai uma pequena contribuição
1. Mundos Furtado de Mendonça, f.º de Fernão Furtado de Mendonça, da ilha da Madeira, que passou aos Açores no último quartel do sec XV, que o Dr. Gaspar Frutuoso diz ter vindo de Castela, e de sua 1.ª mer N..., morador na ilha Graciosa e senhor do ilheu do Carapacho, por carta de 23 de Agosto de 1519. CBA de 1519 ( Cfr. Archivo dos Açores, n.º 60, vol. X, 1890)" um escudo coartelado em campo partido em aspa, o primeiro em campo de ouro com um escudo de prata, e o segundo de verde e uma banda vermelha perfilada de ouro, e uma aza de ouro, e por diferença uma merlota de preto e elmo de prata aberto e goarnecido de ouro, paquife e metal e de verde (sic), e por timbre uma aza de ouro com um cetro d'armas (resic)".
No mesmo amo ano,12 de Outubro, a um sobrinho deste Mundos, Fernão Furtado de Mendonça, morador na ilha do Faial, filho de Fernão Alvernaz de Mendonça e de Paulina Furtado de Mendonça ( esta irmã inteira de Mundos) foi passa CBA idêntica, que se encontra registada no Cart da Nobreza, L. I, fl. 22.
Uma terceira carta idêntica e do mesmo ano foi igualmente passada em Lisboa (como as precedentes) a Marcos Furtado de Mendonça, verosimilmente próximo parente dos precedentes, mas cujos dados biográficos e entronque ignoro ( Azevedo Soares, Nobiliário da ilha Terceira, vol II, p. 61.
Tenho menção de mais CBA passadas a descedentes deste tronco residentes na mesma ilha e referidas nos Processos da Comarca da Graciosa ( ADAH, reservados), mas não passam disso mesmo, referências de lhes terem sido passadas CBA.
Teria Algumas dezenas de Cartas não mencionadas pelo Baêna, algumas inéditas, e pelo menos uma nesta casa, para lhe enviar, mas carecia de uns dias.
Recebeu os Cunhas?
Um abraço do seu
Manuel Lamas de Mendonça

Resposta

Link directo:

RE: Cartas de Brasão - Colectânea

#43800 | amrr | 22 jun 2003 15:08 | Em resposta a: #38256

Caro Nuno Borrego

Como vai o seu trabalho de compilação das Cartas de Brasões publicadas?

Já tem prevista uma data para publicação desta obra? Estamos todos ansiosos que a mesma veja a luz do dia.

Bom Trabalho.

Com os melhores cumprimentos
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Cartas de Brasão - Colectânea

#43804 | Lobo | 22 jun 2003 16:59 | Em resposta a: #38256

Caro Nuno
Quando "sair" este seu novo trabalho espero que avise a...malta
Um abração
A.Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Cartas de Brasão - Colectânea

#43810 | Pedro França | 22 jun 2003 18:34 | Em resposta a: #38256

Caríssimo Nuno:
Reparei só agora, em relance, no tópico referente à publicxação de várias cartas de brasão em colectânea, ao que não pude deixar de apresentar o seguinte:
Não sei se no seu reportório consta a carta de armas de um Manuel de Miranda, por sinal, irmão inteiro de António Brandão Castelo Branco (meu 11º avô), dos Mirandas, de Midões.
Este António BCb, teve carta de armas a 05.03.1592 de Castelo Branco/Godinho/Brandão/Miranda, e assim seu filho Valentim Brandão castelo Branco, de Castelo Branco/Godinho/Miranda/Brandão, com data de 22.08.1665, tudo tal como vem publicado nos Brasões Inéditos de José de Sousa Machado.
Infelizmente, não sei da publicação da carta de armas de Manuel de Miranda (que eu vi), composta de um esquartelado de Miranda/Castelo Branco/Amaral/Machado, datada de 13.12.1606.
Sei que esta carta de armas se encontra encaixilhada e envidraçada e exposta à vista, em lugar nobre, na casa-solar dos outrora Sousa Machado e hoje dos Albuquerque dos viscondes do Ervedal da Beira, em Midões,concelho de Tábua. Sei da sua existência porque o vi, fruto da hospitalidade e gentileza de D. Maria da Conceição de Albuquerque Castelo Branco Rosado de Vasconcelos, por ocasião de uma visita feita em companhia de outra pessoa que era praticamente da casa.
Infelizmente, a minha máquina fotográfica não estava preparada para captar semelhante documento nas condições atrás referidas, daí que não tenha ficado muito perceptível e só a muito custo se consegue perceber o texto, em especial para quem esteja familiarizado com o mesmo e os parentes-ascendentes nele mencionados.
É coisa deveras complicada porquanto já falei a várias pessoas da exis`tência desta carta de armas e ning~uém nunca me deu solução para o problema: uma pessoa, conceituada da APG, entretanto já faleceu. Surgiram melindres e até relações de amizade desfeitas por eu ter divulgad uma coisa que afinal não é só do meu interesse mas de todo um círculo de aficionados e dedicados heraldistas e genealógicos e, é claro que sim, do meu interesse, porquanto se trata de um documento que diz respeito aos meus ascendentes directos: os Mirandas Brandões Castelos Brancos, de Midões.
Enfim, fica o "toque" se lhe quiser pegar. Pode ser que tenha mais sorte do que eu e, uma vez que tem todas as codições reunidas para lançar uma obra sobre o assunto a que venho, pode ser que lhe interesse se quiser ver esta peça incluída no seu trabalho.
Peço desculpas se o "desinstalei".
Desejo-lhe as maiores felicidades no seu empreendimento e desculpe-me a franqueza, quiçá, a ousadia.
Os meus melhores cumprimentos.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Cartas de Brasão - Colectânea

#43812 | Pedro França | 22 jun 2003 18:59 | Em resposta a: #43810

Caríssimo Nuno:
Apenas um toque:
Peço-lhe desculpas pelos erros ortográficos:
É que o artigo que eu escrevi é grande e tive de o redigir por duas vezes:
- À uma porque o meu Internet Explorer me avisou em cima do acontecimento que tinha detectado um erro e ia fechar logo, logo, "lamentando o mal que isso me pudesse causar".
- Às duas porque o sinal da Internet, da minha ligação à rede falhou e deixou de "apresentar a página".
Com estes imprevistos, perdi tudo o que estava escrito e tive de refazer tudo.
Bem-haja.
Sempre,
Pedro França.

Resposta

Link directo:

RE: Cartas de Brasão - Colectânea

#49447 | camac41 | 09 out 2003 16:31 | Em resposta a: #38256

Caros Confrades

Embora referido na Genea não está divulgado no fórum que o lançamento das " Cartas de Brasão de Armas - Colectânia" está marcado para o próximo dia 10 de Outubro, na Sociedade Histórica da Independência de Portugal, Palácio dos Condes de Almada, Largo de São Domingos, Lisboa, pelas 18h30

Melhores cumprimentos

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Cartas de Brasão - Colectânea

#49749 | Max | 14 out 2003 17:07 | Em resposta a: #38706

Caro Nuno,

Sou do Brasil e também gostaria de uma cópia da carta.
Sem mais, agradeço antecipadamente.

Resposta

Link directo:

RE: Cartas de Brasão - Colectânea

#49752 | jflfl | 14 out 2003 17:54 | Em resposta a: #38256

Caro Nuno Borrego
Possivelmente sou mais um, mas não quis deixar de o felicitar pela excelente obra que acaba de publicar, a qual tenho vindo a "saborear" com enorme prazer e muito interesse. Notável!
Aproveito para colocar uma questão: refere a existência de CBA de João Murzello Falcão, pergunto: sabe como posso obter mais informação sobre esta CBA?
Muito obrigado e os meus Parabéns
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Cartas de Brasão - Colectânea

#49784 | alentejo | 15 out 2003 11:20 | Em resposta a: #49752

Caro Joaquim Falcão de Lima,

Possue cópia dessa CBA o Arq. Segismundo Pinto e só não saiu o texto integral por falta de oportunidade. As 60 CBA que constam no final, em relação, só com data e composição, serão publicadas num segundo volume, para o qual já tenho cerca de 120 "novas" cartas.
Assim que tenha em meu poder o texto dessa CBA posso enviar-lho.
Cumprimentos
NB

Resposta

Link directo:

RE: Cartas de Brasão - Colectânea

#49787 | jflfl | 15 out 2003 11:45 | Em resposta a: #49784

Caro Nuno Borrego
Muito obrigado pela sua resposta e disponibilidade. Tenho de facto muito interesse em aceder a cópia dessa carta. Vou enviar-lhe de seguida um mail com as minhas coordenadas para que possa fazer chegar-me a referida cópia/texto da CBA e que desde já muito lhe agradeço.
Cumprimentos
JFL

Resposta

Link directo:

RE: Cartas de Brasão - Colectânea

#49789 | jflfl | 15 out 2003 11:55 | Em resposta a: #49784

Caro Nuno Borrego
Na tentativa de lhe enviar as minhas coordenadas constato que a sua caixa de e-mail do endereço nunoborregoarrobanetcabopontopt está cheia. Diga-me por favor como posso contactá-lo. Deixo-lhe aqui o meu mail jfalcaolimaarrobamailpontotelepacpontopt
Obg
JFL

Resposta

Link directo:

RE: Cartas de Brasão - Colectânea

#49844 | Pedro França | 16 out 2003 00:32 | Em resposta a: #38256

Caro Nuno:

Recebi hoje mesmo um exemplar da sua Colectânea e já tive a oportunidade de a folhear. Localizei as cartas de brasão passadas a alguns de meus antepassados pelo que muito o felicito, em especial por encontrar agora publicada a carta de armas de Manuel de Miranda (o nº 735), irmão inteiro de meu 11º avô - António Brandão Castelo Branco (o nº 52) -, que afinal não sabia mas que já havia sido publicada por Sigismundo Pinto (com quem me cruzei apenas uma vez na vida, em Lisboa, pela mão de Gonçalo Soares de Albergaria, um dos Gonçalos que conheço), na revista "Armas e Troféus".
Por outro lado, estranhei não ver a publicação da carta de armas de Amarais (ditas de Domingos Joanes) de Fr. André do Amaral, dos Amarais de Touriz/Midões, a qual vem em Sanches de Baena. [Este Fr. André do Amaral (da ordem de Malta) tem uma pedra de armas sua, renascença (no Museu Nacional de Machado de Castro/Coimbra), datada de 1515, mandada fazer em Rodes, e que tem esta composição: esquartelado, o I de Miranda, II de Amaral, o III de Homem, o IV de Correia (Correão). Este frade era irmão de Brites Gonçalves do Amaral, mulher de Pedro Colaço Godinho, meus 14ºs avós, e bisavós daqueles dois irmãos.]...
...Está de parabéns.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 03:20

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen