Família Chagas Furtado do Alentejo

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Família Chagas Furtado do Alentejo

#395 | zmcm | 05 out 2000 19:59

Gostaria de saber se alguém possui informações sobre a família Chagas Furtado do Alentejo ( distrito de Elvas).
Num trabalho que estou a desenvolver aparece um Senhor desta família e da qual nada sei.
Agradeço qualquer ajuda possível.

Resposta

Link directo:

RE: Família Chagas Furtado do Alentejo

#399 | bernardo 2000 | 05 out 2000 23:11 | Em resposta a: #395

Ao consultar o Forum achei interessante ver uma Família de apelido - Chagas . A minha mulher tem esse apelido na fam´lia,contudo suponho que estes -Chagas -de Almodôvar, nada tenham a ver com os Chagas Furtado;todavia,a título de informação aí vai esta nota.Também sei que um deles foi para as Caldas da Rainha,em 18..não sabemos se deixou descendência,apenas que tinha bons rendimentos; aliàs ,característica de muitos membros desta família.Um grande abraço
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família Chagas Furtado do Alentejo

#426 | zmcm | 06 out 2000 23:18 | Em resposta a: #399

Meu caro primo:
Esta família penso ser oriunda da Beira ou Norte de Portugal, no entanto apareceu-me um ramo no Alentejo ( distrito de Évora), tendo por volta de 1830 casado um Senhor desta família com uma Senhora de Campo Maior, cujo ramo da minha família materna estou também a estudar. Não sei se terão a ver com os Chagas de Almodôvar, irei ver isto mais tarde.

um abraço
J Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE: Família Chagas Furtado do Alentejo

#431 | bernardo 2000 | 07 out 2000 13:31 | Em resposta a: #399

Não me lembrei de referir ,que um deles -Chagas - dos de Almodôvar,foi para -Caldas da Rainha-em 18..é dos Chagas de Almodôvar.
Daqui a pouco vou procurar una apontamentos sobre famílias de Campo Maior,para lhe enviar ainda hoje,veja no Forum em famílias de Monforte,que seguirá daqui a uma hora ou duas ;todavia vou enviar-lhe um e-mail,mas directamente para si mais desenvolvido.
Um grande abraço do primo amigo
Rafael

Resposta

Link directo:

RE: Família Chagas Furtado do Alentejo

#54084 | lgameiro | 19 dez 2003 16:05 | Em resposta a: #431

Boa tarde.
Saberá algum dos convivas se haverá relação com a família Chagas que esteve por Tavira nos séculos XVIII, XIX, XX?
Obrigado
Luís Gameiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Chagas Furtado do Alentejo

#93433 | khayx | 14 jun 2005 08:49 | Em resposta a: #399

A minha avó chamava-se Maria da Conceição Chagas e era natural da Fuzeta, Algarve. Quando tiver mais informações coloco no fórum.
Cumprimentos,
paulo

Resposta

Link directo:

RE: Família Chagas Furtado do Alentejo

#174622 | JoãoChagas | 28 nov 2007 20:18 | Em resposta a: #426

Olá,

Se a minha familia pertence aos mesmos Chagas aos quais se refere é verdade que tem alguns elemtos na Beira interior, mais precisamente na Covada beira, mas que eu saiba a familia é oriunda do alentejo nao sei precisar exactamente onde. Eu sou descendente de um chagas que possuia armazéns em Lisboa que casou com uma senhora Rato aqui na Beira interior. Segundo a minha avó que nada haver com a familia chagas, a nao ser por afinidade, existe familia no alentejo que poderão ser descentes dos irmão do meu bisavô Eduardo Augusto Chagas, sao eles Amélioa Chagas e Artur Chagas.

Se alguem tiver mais infoemção agradecia que comunicasse. Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Família Chagas Furtado do Alentejo

#174649 | cverde | 28 nov 2007 23:46 | Em resposta a: #174622

À família "Chagas" de Almodôvar pertence o Dr. António Duarte e Duarte Chagas, natural de Almodôvar, que foi durante muitos anos notário em Castro Verde, onde ainda reside; foi eleito deputado à Assembleia da República nas listas da então Aliança Democrática, pelo círculo de Beja, nas eleições legislativas intercalares de Dezembro 1979.

Luis Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Família Chagas Furtado do Alentejo

#174723 | rafael | 29 nov 2007 15:36 | Em resposta a: #174649

Caro Luís Figueira

Desculpe a minha curiosidade e o seu "nome" de autor no Fórum-C.Verde chamou-me a atenção.
O apelido. FIGUEIRA-tb. aparece em antepassados meus, mas da freg. de Santana da Serra,embora haja outros-FIGUEIRA, ligados à minha família ,por afinidade, mas com origem em Soure.
O Dr. António Duarte e Duarte Chagas tem outro irmão o -Orlando. este da minha idade.Temos até em comum, com outros herdeiros, uma herdade indivisa. Conheço muito bem esta família,por serem primos dos meus filhos pela Mãe e tb.saber a origem do apelido Chagas, dos de Almodôvar.Assim,é provávelvie colocar aqui essa linha familiar,
É sempre com agrado que leio msgs de confrades que conhecem famílias que me são caras. Tive parentes em Castro Verde e a minha mulher qDt era de Almodôva,onde ainda tenho casa, nos arredores.Embora a minha naturalidade seja do concelho de Ourique.
Como acho útil estas informações, vindas a propósito nunca me coibo de dá-las, pois ajudam, por vezes, a identificarmos parentes desconhecidos.

Com os meus melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

.

Resposta

Link directo:

RE: Família Chagas Furtado do Alentejo

#174752 | cverde | 29 nov 2007 19:07 | Em resposta a: #174723

Caro Rafael Carvalho

Sou efectivamente natural de Castro Verde como pode ver em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=605901

Até à data desconheço alguma ligação da minha família Figueira/ Martins Figueira aos locais que refere. Até onde consegui pesquisar os meus Figueiras são oriundos da zona de Alcáçovas, Torrão (lado Martins) e Cuba (Faro do Alentejo)

No entanto, tenho-me deparado nos livros de registos paroquiais de Castro Verde, no Arquivo Distrital de Beja, com "outra" família Figueira em Castro Verde a qual, à partida, não terá ligação com a minha. Actualmente desconheço mesmo se ainda haverá descendentes em Castro dessa "outra" família.

Com os melhores cumprimentos
Luis Figueira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 23:29

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen