Club de Tiro e Sport, em Coimbra

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Cargos

Club de Tiro e Sport, em Coimbra

#40000 | Miguel Mora | 16 abr 2003 04:24

Caros Confrades

Se Deus quiser, em 2006 completar-se-á o centenário da fundação da sociedade “O Tiro”, antecessora da sociedade “Tiro e Sport” e do actual “Club de Tiro e Sport”, que certamente não será estranho a alguns dos frequentadores deste Fórum, sobretudo aos que por qualquer razão já residiram em Coimbra.
Por estar a preparar o respectivo historial e me ser indispensável completar os esboços biográficos dos fundadores e dos primeiros presidentes da Direcção, muito agradecia toda e qualquer ajuda que me permitisse localizar os seus eventuais descendentes ou herdeiros, até porque o outro objectivo passa pela obtenção dos diferentes retratos, por forma a poder reconstituir a correspondente galeria.
São eles:

–Doutor Avelino César Augusto Maria Calisto (presidente honorário da sociedade “O Tiro”): considerado no seu tempo como um dos mais brilhantes lentes da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, era filho natural legitimado do Doutor João Maria Baptista Calisto, natural de Constância e lente da Faculdade de Medicina da mesma Universidade.

–Frederico Carlos Correia de Lacerda da Costa Pinto (director efectivo da sociedade “O Tiro”): nascido a 28-II-1886 na freguesia dos Mártires da cidade de Lisboa, era filho de Jaime Artur da Costa Pinto, natural de Lisboa, notável político da fase final da Monarquia, presidente da Câmara Municipal de Cascais, etc., e de sua mulher D. Maria José de Almeida e Araújo Pereira da Silva de Portugal Lencastre Correia de Lacerda, natural de Braga.

–Francisco Tavares Proença Júnior (sub-director da sociedade “O Tiro”): nascido a 1-VI-1883 na freguesia da Lapa da cidade de Lisboa, era filho natural legitimado de Francisco Tavares de Almeida Proença, natural de Castelo Branco, e de mãe incógnita, tal como consta no assento do respectivo baptismo, celebrado a 22-XI-1889 na paroquial de São Cristovão e São Lourenço da mesma cidade.

–Jorge de Paiva Bobela da Mota (secretário da sociedade “O Tiro”): devia ser irmão de Augusto de Paiva Bobela da Mota, que na base de dados do GP consta como 116.º governador da Índia.

–Luís Feio de Basto Folque (tesoureiro da Sociedade “O Tiro”): consta da base de dados do GP.

–Doutor Eusébio Barbosa Tamagnini de Matos Encarnação (presidente do “Tiro e Sport” entre 1912 e 1919): nasceu a 8-VII-1880 em Tomar, sendo filho de Augusto Barbosa Tamagnini da Encarnação, proprietário, também natural de Tomar, e de sua mulher D. Antónia Adelaide de Matos da Encarnação, natural de Vila Real. Foi lente catedrático da Faculdade de Filosofia da U. C., onde regeu a cadeira de Antropologia, vice-reitor da mesma Universidade, ministro da Instrução Pública, etc.

–Tenente-Coronel Carlos Henrique da Silva Maia Pinto (presidente do “Tiro e Sport” em 1920): nasceu a 5-VI-1866 na freguesia de Santo Ildefonso da cidade do Porto, sendo filho do Bacharel Henrique Pinto, delegado do Procurador Régio, e de D. Carolina Amélia da Silva Maia Pinto, ambos naturais do Porto e recebidos na freguesia de Cedofeita Era oficial da Arma de Artilharia e foi governador civil de Viana do Castelo em 1914.

–Dr. José Ferreira Rodrigues de Figueiredo dos Santos (presidente do “Tiro e Sport” em 1921 e 1925): nascido a 7-V-1887 em Vila Pouca do Campo, subúrbios de Coimbra, era filho de Joaquim Ferreira Rodrigues de Figueiredo, proprietário, também natural de Vila Pouca do Campo, e de sua mulher Amélia Augusta da Conceição, natural da Cruz dos Morouços, freguesia de Santa Clara da mesma cidade.

–Dr. Domingos António de Lara (presidente do “Tiro e Sport” em 1922): nascido a 19-V-1892 no lugar e freguesia de Arzila, arredores de Coimbra, era filho de Domingos António de Lara, proprietário, natural da freguesia de Reboreda, concelho de Vila Nova de Cerveira, e de sua mulher Maria da Assunção Campos, natural da freguesia da Anobra, concelho de Condeixa-a-Nova. Foi governador civil de Coimbra entre 1915 e 1917.

–Major Alfredo Pedro de Almeida (presidente do “Tiro e Sport” entre Março e Maio de 1923): nasceu a 16-I-1888 na freguesia da Sé da cidade de Braga, sendo filho de Francisco Pedro de Almeida, tenente do Regimento de Infantaria n.º 8, natural de Tavira, e de sua mulher D. Emília Delfina Pereira de Melo Abreu e Lima, natural da freguesia de Esqueiros. Pertencia à Arma de Artilharia e deve ser o mesmo que vem referido na base de dados do GP como 121.º governador da Índia.

–General Álvaro de Azeredo Pereira de Gouveia (presidente do “Tiro e Sport”no restante período de 1923 e em 1924): julgo ser o que vem referido em “Os Lucenas”, Tomo I, p. 318, de Armando de Sacadura Falcão, apesar de tanto aí como no “Almanaque do Exército” ser dado apenas como coronel.

–Dr. João Manuel Franco de Sousa (presidente do “Tiro e Sport”em 1928): nascido a 23-IV-1862 no Crato, era filho do Dr. Manuel Francisco de Sousa, administrador do concelho de Castelo de Vide, natural de Alpalhão, e de sua mulher D. Maria José de Mendonça Franco, natural de Gavião. Foi advogado distinto, juiz da Auditoria de Coimbra, administrador do concelho de Portalegre e professor particular do Ensino Secundário.

–Dr. Frederico Augusto Sanches Pereira de Morais (presidente do “Tiro e Sport” entre 1929 e 1931): nasceu a 24-IX-1869 em Penafiel, sendo filho do Dr. Frederico Augusto Pereira de Morais Beça Barbosa e de sua mulher D. Maria Carolina de Portugal Sanches de Chatillon, ambos naturais de Lisboa e moradores na Praça Municipal de Penafiel. Médico, professor, político e publicista, foi governador civil de Coimbra, além de presidente e várias vezes vereador da Câmara Municipal da mesma cidade.

–Dr. Francisco António Varela Pimentel (presidente do “Tiro e Sport”em 1932 e 1933): nascido a 6-I-1889 em Pena Verde, concelho de Aguiar da Beira, era filho de António Varela de Jesus, proprietário e professor do Ensino Primário, natural de Dornelas, e de sua mulher D. Maria Libânia Tenreiro, também natural de Pena Verde.

–Dr. Amadeu Ferraz de Carvalho (presidente do “Tiro e Sport”em 1937 e 1938): nasceu a 9-XII-1876 em Tondela, sendo filho de Joaquim Rodrigues Simões de Carvalho, médico do Partido Municipal de Tondela, natural da freguesia de Arcozelo das Maias, concelho de Oliveira de Frades, e de sua mulher D. Maria Emília Ferraz Horta, também natural de Tondela. Distinto autor, foi ainda notário em Tondela, professor do Ensino Técnico, administrador do concelho de Benavente e vice-presidente da Câmara Municipal de Coimbra.

Desde já grato por qualquer informação que me venha a ser prestada, despeço-me com os melhores cumprimentos
Miguel Mora

Resposta

Link directo:

RE: Club de Tiro e Sport, em Coimbra

#40047 | manuelr | 16 abr 2003 21:04 | Em resposta a: #40000

Caro Miguel Mora

Sabe se o pai de Francisco Tavares Proença, Francisco Tavares de Almeida Proença, estava casado com Maria da Piedade Fevereiro?

Cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Club de Tiro e Sport, em Coimbra

#40048 | manuelr | 16 abr 2003 21:07 | Em resposta a: #40000

Se for o Fancisco Tavares Proença Júnior, que deu o nome ao Museu de Castelo Branco, talvez contactando o Museu consiga qq coisa.

Cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Tavares de Almeida Proença

#40051 | amtf | 16 abr 2003 22:16 | Em resposta a: #40048

Caro Manuel da Silva Rolão,

Pela data de nascimento, 01-06-1883, é o mesmo.
No livro "Uma Família da Beira Baixa", de meu Primo-Tio e, creio, seu condiscípulo no Liceu de Castelo Branco, José Luís Fevereiro, leio o seguinte:

"4- Francisco Tavares de Almeida Proença - nasceu em 01-06-1883 em Lisboa, e morreu em La Rosiaz, perto de Lausanne, a 24-11-1916. Como diz a Revista > nº 7, deve ser considerado um dos grandes homens de Castelo Branco, merecendo a gratidão dos albicastrences, por ter fundado a expensas suas o > que hoje tem o seu nome.
Foi um escritor, biologista e arqueologista de extraordinário valor e cuja biografia merece, conforme se diz na referida Revista, um largo estudo. Morreu solteiro e sem geração"

Era neto do Dr. Francisco Tavares de Almeida Proença casado com D. Maria da Piedade Fevereiro.

Melhores cumprimentos do
António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Tavares de Almeida Proença

#40052 | amtf | 16 abr 2003 22:24 | Em resposta a: #40051

As minhas desculpas! a citação acima ficou ininteligível. Devo ter accionado um raio de comando inadvertidamente...
Corrigo:

" 4 - Francisco Tavares de Almeida Proença - nasceu em 01-06-1883 em Lisboa e morreu el La Rosiaz, perto de Lausanne, a 24-11-1916. Como diz a Revista "Estudos de Castelo Banco" nº 7, deve ser considerado um dos grandes homens de Castelo Branco, merecendo a gratidão dos albicastrenses por ter fundado a expensas suas o Museu Municipal que hoje tem o seu nome.
Foi um escritor, biologista e arqueologista de extraordinário valor e cuja biografia merece, conforme se diz na referida Revista, um largo estudo. Morreu solteiro e sem geração"

António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Club de Tiro e Sport, em Coimbra

#40053 | Portuguez | 16 abr 2003 22:33 | Em resposta a: #40000

Caro Miguel Mora

Posso po-lo em contacto com os Ferraz de Carvalho, de Tondela, se isso lhe for útil para o seu trabalho.

Uma santa Páscoa

Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Tavares de Almeida Proença

#40054 | manuelr | 16 abr 2003 22:33 | Em resposta a: #40052

Caro António Maria Fevereiro

É que tinha notícia de 4 filhos do casal que indica (Maria Rosália da Visitação Fevereiro Tavares Proença, Maria Joaquina da Anunciação Fevereiro Tavares Proença, Bárbara Maria Joaquina Fevereiro Tavares Proença e Francisco Tavares de Almeida Proença). Pelos vistos, o solicitado no Fórum era filho deste último, entre parêntisis. Mas de mãe incógnita?

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Jorge de Paiva Bobela da Mota

#40055 | amtf | 16 abr 2003 22:44 | Em resposta a: #40052

Caro Miguel Mora,

No livro por mim acima citado em resposta a Manuel da Silva Rolão, retiro que Jorge de Paiva Bobela da Mota era, efectivamente, irmão de Augusto Bobela da Mota, 116º Governador da Índia, aqui na Base de Dados.

Cito o que ali se escreve:
" 4 - Dr. Jorge de Paiva Bobela da Motta - Juíz de Direito, casou com D. Maria Francisca Reis sendo os seus filhos D. Maria Heloísa e Jorge Bobela da Motta os actuais (1972) senhores da Casa dos Telheiros (Abrantes)"

Melhores cumprimentos,
António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Tavares de Almeida Proença

#40056 | amtf | 16 abr 2003 22:56 | Em resposta a: #40054

Caro Manuel da Silva Rolão,

Também desconhecia que ele era filho de mãe incógnita.
O livro refere uma irmã, D. Bárbara Tavares de Almeida Proença, casada com Manuel Vaz Preto Giraldes Barba de Menezes, e diz que o pai de ambos casou com D. Judite Gualdino, tendo eu inferido que os dois fossem filhos da mesma mãe...

Melhores cumprimentos,
António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Club de Tiro e Sport, em Coimbra

#40064 | Miguel Mora | 17 abr 2003 01:28 | Em resposta a: #40048

Caro Manuel da Silva Rolão

O Francisco Tavares Proença em questão — que é precisamente o que deu o nome ao Museu de Castelo Branco — era “f.º illegitimo e 1.º do nome do Ex.mo Sr. Francisco Tavares de Almeida Proença, n.al, baptizado e m.or na freg.ª de S. Miguel da cidade de Castello Branco, Diocese de Portalegre, actualm.te de passagem em Lisboa, e de mãe incognita; neto paterno do Ex.mo Conselheiro Francisco Tavares de Almeida Proença e de D. Maria da Piedade Fevereiro Tavares Proença...” (não deixa de ser curioso, e certamente invulgar, o facto de ter sido baptizado aos seis anos de idade).
A Directora do Museu teve a gentileza de me enviar um folheto contendo os seus dados biográficos ordenados cronologicamente, onde a propósito do ano de 1906 se diz que:
“Funda, nesta cidade (Coimbra), uma sociedade recreativa — “O Tiro” (aos pratos e aos pombos)”.
Assim, dentro em breve terei de me deslocar a Castelo Branco, de modo a averiguar o suporte material que terá estado na base de semelhante afirmação — não deixa até de ser notável que essa circunstância seja ali evocada, já que na própria sociedade a respectiva memória há muito se encontrava completamente perdida.

Com os melhores cumprimentos
Miguel Mora

Resposta

Link directo:

RE: Jorge de Paiva Bobela da Mota

#40065 | Miguel Mora | 17 abr 2003 02:08 | Em resposta a: #40055

Caro António Maria Fevereiro

Muito agradeço as informações sobre Francisco Tavares Proença e Jorge de Paiva Bobela da Mota.
Quanto à "mãe incógnita" do primeiro, os dados que apresentei foram retirados da cópia do seu assento de baptismo existente no A.U.C. ("Certidões de Idade - III Série"). Não é a primeira vez que me deparo com tal situação, que provavelmente visava proteger a identidade e reputação de uma senhora casada - nada impede até que a sua identificação tenha sido averbada ao original do mesmo assento (n.º 114/1889, da freguesia de S. Cristovão e S. Lourenço de Lisboa), o que só poderá ser esclarecido com a respectiva consulta.

Com os melhores cumprimentos
Miguel Mora

Resposta

Link directo:

RE: Club de Tiro e Sport, em Coimbra

#40066 | Miguel Mora | 17 abr 2003 02:47 | Em resposta a: #40053

Caro Alexandre Tavares Festas

Não posso deixar de aceitar a sua amável oferta e bem assim os votos de santa Páscoa, que retribuo e torno extensivos a todos os seus.
Circunstâncias de ordem vária fizeram o "Tiro e Sport" perder grande parte da sua memória histórica, pelo que uma das minhas prioridades consiste na reconstituição da galeria dos retratos de todos os presidentes e sócios honorários, que só poderá ser alcançada através do contacto com os eventuais descendentes ou herdeiros. A questão torna-se, porém, algo complicada em relação aos mais antigos, pois estes já pouco ou nada dizem aos actuais membros do Club.

Um abraço e até breve
Miguel Mora

Resposta

Link directo:

RE: Jorge de Paiva Bobela da Mota

#40093 | vbriteiros | 17 abr 2003 16:09 | Em resposta a: #40055

Caro António Maria Fevereiro.
Aproveito encontrá-lo aqui para lhe dizer que estive ontem junto da Casa das Hortas, que fotografei como pude!!. Entre em contacto comigo pf para lhe enviar algumas provas. Foi emocionante pois cheguei a morar em frente durantre dois anos e do edificio q habitei nada resta. É hoje uma praceta com um túnel rodoviário por baixo
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Jorge de Paiva Bobela da Mota

#40094 | vbriteiros | 17 abr 2003 16:11 | Em resposta a: #40055

Caro António Maria Fevereiro
Por lapso não mencionei o meu email:
vbriteirosarrobanetcabopontopt. As minhas desculpas.
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Club de Tiro e Sport, em Coimbra

#40104 | JMBM | 17 abr 2003 18:09 | Em resposta a: #40000

Caro Miguel Mora

O Pai do Dr. Amadeu Ferraz de Carvalho , foi médico do Partido Municipal de Tondela ! Pode-me esclarecer que partido é este ?
muito obrigado .
um abraço . José Manuel Bela Morais

Resposta

Link directo:

RE: Club de Tiro e Sport, em Coimbra

#40105 | JMBM | 17 abr 2003 18:11 | Em resposta a: #40053

Caro Alexandre Tavares Festas

tem algum e-mail ou contacto de alguém da família Ferraz de Carvalho ? pode-me dar ?
um abraço . José Manuel Bela Morais .

Resposta

Link directo:

RE: Jorge de Paiva Bobela da Mota

#40116 | amtf | 17 abr 2003 19:32 | Em resposta a: #40094

Caro Vasco Briteiros,

Fico muito sensibilizado por se ter lembrado do meu interesse pela Casa das Hortas!
Segue mensagem para a sua mail box.

Um abraço do
António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

Médico do Partido Municipal

#40121 | Portuguez | 17 abr 2003 20:28 | Em resposta a: #40104

Caro José Manuel Bela Morais

Enviarei o contacto para o seu email. Médico do partido municipal era um cargo em que um médico era pago snme anualmente pela Camara, a fim de tratar gratuitamente os pobres do concelho. Assim os que pagavam impostos camararios contribuiam para a saude dos que não tinham posses. O cargo vem do antigo regime, pelo menos já o havia sob D. Filipe I em 1585, em Castelo Novo (alvará à Câmara de Castelo Novo de ordenado de partido de médico ao licº Jorge Mateus, 24.V.1585), e perdura até bem dentro da Iª República, atravessando o liberalismo e a ditadura democrática. Um dos meus tios avós ainda o foi em Mortágua pelo menos até aos anos 20.
Um abraço

Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: Club de Tiro e Sport, em Coimbra

#40180 | Miguel Mora | 19 abr 2003 03:57 | Em resposta a: #40104

Caro José Manuel Bela Morais

À esclarecedora resposta do estimado Confrade Alexandre Tavares Festas, posso apenas acrescentar que tive um Bisavô que em sessão da Câmara Municipal de Pombal, realizada a 16-VIII-1892, foi empossado como médico do partido municipal, com o ordenado anual de 600$000. Mais tarde, no final de 1923, quando o seu genro e meu Avô paterno se licenciou em Medicina, foi criado em Pombal um quarto partido municipal “à custa de desmembramento dos partidos existentes”.
Caso pretenda continuar a desenvolver este tema, recomendo-lhe a leitura das “Noticias de Penella”, publicadas em 1884 pelo Tenente-Coronel Delfim José de Oliveira, onde a pp. 129-138 se transcrevem interessantíssimos “autos de vereação” sob o título “Partido do Medico”.

Com os melhores cumprimentos
Miguel Mora

Resposta

Link directo:

RE: Médico do Partido Municipal

#101006 | amrr | 21 set 2005 01:32 | Em resposta a: #40121

"a ditadura democrática" ?

Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Médico do Partido Municipal

#101084 | aburma | 21 set 2005 23:24 | Em resposta a: #101006

Caro confrade Arlindo Rodrigues,

Não me sendo a sua pergunta dirigida, atrevo-me contudo a esclarecer o que sem dúvida ia na mente do nosso antigo confrade Dr. Alexandre Tavares Festas ao usar a expressão "ditadura democrática". Não é efectivamente inédito o uso da mesma em relação à 1ª República (vd. Vasco Pulido Valente "A República Velha", "O Poder e o Povo" e outros trabalhos sobre esse regime), pretendendo os diversos e conceituados autores com ela desmascararem aquilo que consideram ser a fachada democrática desse regime, o qual, diga-se em abono da verdade, deixou um lastro de desrespeito pelos direitos políticos que nada ficou a dever ao regime que se lhe seguiu.

Desculpando-me da impertinência, apresento os meus

Melhores Cumprimentos

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Médico do Partido Municipal

#101094 | amrr | 22 set 2005 00:40 | Em resposta a: #101084

Caro Alexandre Burmester

Muito Obrigado pelo seu esclarecimento.

Cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Club de Tiro e Sport, Frederico Costa Pinto

#103295 | FCostaPinto | 18 out 2005 16:00 | Em resposta a: #40000

Caro Senhor Miguel Mora,
Terei todo o prazer em oferecer ao Clube de Tiro uma foto de meu Pai (Frederico Carlos de Portugal Correia de Lacerda da Costa Pinto). Contacte-me por favor em resposta a esta mensagem.
Com os melhores cumprimentos,
Frederico de Lacerda da Costa Pinto (Lisboa)

Resposta

Link directo:

RE: Club de Tiro e Sport, em Coimbra

#143561 | Pinduka | 10 fev 2007 19:51 | Em resposta a: #40000

Exmo. Senhor,

Ainda que só tenha lido esta mensagem agora, e como tal posteriormente à comemoração do mesmo club, informo que o referido Doutor Eusébio Barbosa Tamagnini de Matos Encarnação, era casado com D.Maria Sarah Leal de Gouvêa Pinto e Cerqueira, co-Senhora da Casa dos Moura e Mendonça, onde nasceu, no Sardoal.Filha de Augusto Leal de Gouvêa Pinto e de sua mulher D.Constança Augusta Pinto e Cerqueira Pereira. Deste casamento não houve descendência. São estes meus tios-bisavós, uma vez que a referida Maria Sarah, era irmã da minha bisavó Maria Judith Leal de Gouvêa Pinto e Cerqueira, casada com Abílio da Fonseca de Mattos e Silva, pais da minha Avó materna.
Os melhores cumprimentos,
Pedro Costa Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Club de Tiro e Sport, em Coimbra

#143713 | Canavarro | 11 fev 2007 23:14 | Em resposta a: #143561

Caro Pedro Costa Pinto
Todos os nomes que menciona me soam estranhamente familiares, por estarem ligados a um ramo da família de minha mãe de que pouco conheço.
Adianto, e é apenas a título de curiosidade, que minha mãe tratava o Dr. Tamagnini por tio Eusébio, de quem guardo uma herança ... vegetal.
Segundo penso, vieram da sua propriedade em Godinhela, Miranda do Corvo, uma variedade de espargos, que ainda hoje mantenho cultivada e uma cameleira a que foi dado o nome de Augusto Leal Gouvêa Pinto e que, até há poucos anos atrás, ainda constava do catálogo dos viveiristas Moreira da Silva, do Porto.
Por herança, recebi ainda alguns objectos da família Moura Mendonça, do Sardoal.
Como este assunto é apenas um detalhe curioso, se assim o quiser, peço me contacte em canavarro arroba netcabo ponto pt.
Cumprimentos cordiais.
Luis Canavarro

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Tavares de Almeida Proença

#265996 | Peña Rey | 28 nov 2010 18:56 | Em resposta a: #40054

Estimado Rolão:

Os nomes referidos são comuns na familia da minha bisavó FRANCISCA CÂNDIDA DE ALMEIDA.

Como ela viveu no estado do Paraná - Brasil, entre os anos de 1880 , pergunto se conhece alguem com possível parentesco

Com meus agradecimentos,

Clovis Manoel Pena - Curitiba, Paraná - Brasil - clovispena@terra.com.br

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 15:47

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen