Solar dos Mayas

Este tópico está classificado nas salas: Património

Solar dos Mayas

#4097 | jpinho | 11 mai 2001 23:55

Alguém dispõe de informações sobre onde possa ter estado situado a quinta do Paço de Avioso, solar dos Mayas ?

Grato por qualquer informação.

J. Pinho

Resposta

Link directo:

RE: Solar dos Mayas

#4098 | Vasco Jácome | 12 mai 2001 00:30 | Em resposta a: #4097

Caro J. Pinho

No “Nobiliário” de Manoel Souza da Silva, este diz que era na freg. de S. Pedro de Avioso, Maia. Nunca vi nada sobre a casa, pelo que suponho terá desaparecido completamente.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Solar dos Mayas

#4175 | jpinho | 12 mai 2001 18:59 | Em resposta a: #4097

Será possivel que Gonçalo Mendes da Maya. o Lidador, tenha nascido no dito Solar dos Mayas?

Segundo Manoel de Souza da Silva, o dito Solar teria sido deixado a D. Mem Gonçalves da Maya que por sua vez o deixou a D. Soeiro Mendes, o Bom, este, irmão de Gonçalo Mendes da Maya.

Cumptos
J. Pinho

Resposta

Link directo:

RE: Solar dos Mayas

#4372 | Vasco Jácome | 13 mai 2001 12:30 | Em resposta a: #4175

Caro J. Pinho

Na ausência de Livros Paroquiais em tal data, só se existir algum documento que refira (casualmente ?) o local de nascimento do Lidador é que será possível confirmar ou negar tal hipótese.
Julgo que para genealogias medievais, a obra mais completa e com bases científicas, seja a referida nas “Fontes” com a sigla LMP. Não a conheço, não sei se encontra lá a resposta.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Solar dos Mayas

#4521 | jpinho | 13 mai 2001 23:05 | Em resposta a: #4372

Caro Vasco Jacome,

Embora este seja um raciocinio bastante primário não deixa de ter alguma possibilidade lógica.

Se, segundo Manoel de Sousa da Silva no seu Nobiliário das Gerações de Entre-Douro-e-Minho, Volume I, Título 7º o Solar dos Mayas era a quinta do Paço de Avioso e que D. Gonçalo Trastamires da Maya, morto nestas terras o deixou a seu filho, Mem Gonçalves da Maya. Pareceu-me ser o mais lógico que o Lidador tivesse nascido em casa de seu pai, o dito Mem Gonçalves da Maya.

Por outro lado gostaria de fazer referência ao facto de, nesta terra de S. Pedro de Avioso, existir uma Quinta brasonada com vários nomes, um dos quais, penso ser, quinta do Paço.
Supostamente a quinta é do seculo XVII, mas, a exemplo de tantas outras, pode ter sido (re)construída em cima de outra.

Cumptos
J. Pinho

Resposta

Link directo:

RE: Solar dos Mayas

#4598 | Vasco Jácome | 14 mai 2001 21:37 | Em resposta a: #4521

Caro J. Pinho

Esse raciocínio tem lógica e até é possível que corresponda à verdade. Se bem que estes Maias tinham largos territórios, pelo que também pode ter acontecido que o Lidador tenha nascido noutro local. Como já disse, não sei responder à questão, nem sei se realmente existe qualquer documentação que mencione ou permita deduzir o facto.
Quanto à Quinta que fala, também não a conheço, mas nas “Últimas Gerações de Entre-Douro e Minho”, de José de Sousa Machado, no Vol. II, pág. 342, encontro uma D. Doroteia Joaquina da Fonseca Campos Verde e Almeida, Srª do Paço de Paredes, em S. Pedro de Avioso. Foi cc Rodrigo José de Sousa Lobo de Meneses. Sua filha herdeira, * 8.2.1826 e + a 10.1.1866 D. Maria Pigménia de Meneses casou a 30.5.1844 com Joaquim Teixeira de Carvalho Barros, da Casa do Outeiro, em Veade, Celorico de Basto. Tiveram filhos, entre eles, o General de Infantaria Joaquim Teixeira de Meneses, Sr. do Paço de Paredes cc D. Amélia Ferreira cs. Estes também devem estar nos “Carvalhos de Basto”, mas não os tenho agora aqui comigo, pelo que não posso confirmar. Será esta a Casa? Talvez a confrontação destes nomes com a Pedra d’Armas seja conclusiva.
Como disse, não conheço a história da Quinta, mas teórica e hipoteticamente pode ser que seja “descendente” de alguma antiga propriedade medieval. Com efeito, sei de alguns casos de antigos territórios medievais, que eram doados a mosteiros ou outras entidades da Igreja e depois, já na Idade Moderna, eram emprazados a particulares e acabaram como suas propriedades.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Solar dos Mayas

#4628 | aeiou2 | 15 mai 2001 15:43 | Em resposta a: #4598

Olá!
A Pedra de Armas do Paço de Paredes é.
Coroa de Conde,escudo partido ao meio, I com 5 estrelas e II xadrez.Não sei de heráldica mas deve dar para perceber.Não sei explicar porque estão estas Armas no portão de acesso ao Paço que foi muito aumentado na década 1960/1970 e que fica em frente ao portão de acesso à Capela da Sra.da Esperança.O nome da D.Doroteia d'Affonseca d'Almeida Campo Verde é assim que aparece em doc.de família como o da D.Maria Pigménia d'Affonseca Campo Verde.
Saudações
aeiou2

Resposta

Link directo:

RE: Solar dos Mayas

#4632 | Vasco Jácome | 15 mai 2001 21:08 | Em resposta a: #4628

Cara Maria

Pelo que diz, devem ser no I, as armas dos Fonsecas (que podem ser vistas neste site). No II, não vejo relação directa com os apelidos expostos. Podem ser Sás, Peixotos, etc. Relativamente à Coroa de Conde, se nessa Casa/família nunca houve esse título, com mais rigor, deve ser um coronel de nobreza.
É claro que isto é a penas uma interpretação “à distância”. Para a leitura correcta, muito ajudaria a indicação das cores, saber quem a mandou colocar, etc.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Solar dos Mayas

#4661 | aeiou2 | 16 mai 2001 18:16 | Em resposta a: #4632

Caro Vasco Jácome
Muito obrigada pela informação.De momento só posso acrescentar as cores pois falei com uma das minhas primas,uma das donas do referido Paço.No I de oiro com cinco estrelas de seis pontas de encarnado e no II xadres verde e branco que me disseram serem as Armas dos Campo Verde,e a confirmação do Coronel de Nobreza.Temos um jantar marcado para eu colher os dados possíveis.Logo informarei.
Cumprimentos,
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Solar dos Mayas

#4663 | Vasco Jácome | 16 mai 2001 19:29 | Em resposta a: #4661

Cara Maria

Portanto, confirmam-se os Fonsecas no I. Quanto ao II, no “Armorial Lusitano”, em Campos, também aparecem descritas essas Armas. Devem ser de origem espanhola. Nessa obra, diz-se que o nome teria a forma primitiva de Ocampo.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Solar dos Mayas

#5176 | Vasco Jácome | 20 mai 2001 00:11 | Em resposta a: #4521

Caro J. Pinho e Cara Maria

Certamente que já é do conhecimento dos directamente interessados, mas já que levantei a hipótese, apenas vinha confirmar que realmente nos “Carvalhos de Basto”, Vol. VII, na pág. 463 (§26/e) vem referido o Paço de Paredes. O § começa com o General Joaquim Teixeira de Meneses.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Solar dos Mayas

#5179 | aeiou2 | 20 mai 2001 09:09 | Em resposta a: #5176

Caro Vasco Jácome
Fui eu que forneci alguns dados e os referents aos descendentes do General Joaquim Teixeira de Menezes, ao Dr.Gonçalo Nemésio,veja-se nota de rodapé.Quando tiver mais alguma informação jogo vos direi.
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Solar dos Mayas

#5185 | MAS | 20 mai 2001 16:39 | Em resposta a: #4097

Caro J. Pinho
O mais antigo documento que conheço que relaciona S. Pedro de Avioso com os Maia são as inquirições de 1307-11, que documentam que aí tinha uma honra o cavaleiro Paio Fernandes da Maia, documentado desde 1288 e falecido pouco antes de 1334. Era irmão de Monio Fernandes da Maia e ambos filhos de Fernão Martins da Maia e netos de Martim Peres da Maia o Jami. Não se sabe com quem casou mas sabe-se que teve um filho que faleceu antes dele, não deixando mais descendência.
Cordiais cumprimentos
Manuel Abranches de Soveral

Resposta

Link directo:

RE: Solar dos Mayas

#5188 | jpinho | 20 mai 2001 17:59 | Em resposta a: #5185

Gostaria de vos agradecer a todos o contributo a esta questão e ao mesmo tempo solicitar-vos
ajuda.
Estou particularmente interessado em todo o tipo de informações sobre S. Pedro de Avioso, num sentido mais restricto ou sobre o Câstelo da Maia, num ambito mais alargado.

Antecipadamente grato pela v/ ajuda


Melhores cumprimentos
J. Pinho

Resposta

Link directo:

RE: Solar dos Mayas

#5271 | jpinho | 24 mai 2001 00:22 | Em resposta a: #4097

O Solar dos Mayas onde ficava situado?

Em S. Pedro de Avioso existe um lugar chamado Paredes.
Este toponimico deriva, segundo a lenda, do facto de os caseiros ou foreiros construirem as suas casas encostadas às paredes da Quinta do Paço.
Quinta do Paço de Avioso (Solar dos Mayas) ou Quinta do Paço do fidalgo Teixeira de Meneses?
Agradeço qualquer contribuição.

Pinho

Resposta

Link directo:

Solar dos Mayas

#438764 | loms | 22 jan 2022 19:15 | Em resposta a: #4097

Boa tarde

Não existe nenhum Solar dos Mais e muito menos em Avioso.

A Quinta do Paiço, com algumas características de Solar, fica em Alvarelhos, concelho da Trofa.

No lugar de Paredes, em Avioso, existe uma grande casa de lavoura, que pertence aos Oliveira Maia (assim é a designação correta), que descendem dos Oliveira Maia da Quinta do Paiço supra mencionado.

Também nesse lugar existe a Quinta de Paredes (esse sim um Solar), mas que não se relaciona com os Oliveira Maia.

Estou ao dispor para mais informações e algumas fotografias, se assim o entender.

Cumprimentos
LMS

Resposta

Link directo:

Solar dos Mayas

#438796 | Vasco Briteiros | 24 jan 2022 00:39 | Em resposta a: #438764

Algum desses Solares ficavam perto da Fábrica dos tapetes e alcatifas ou da antiga Feira d Castêlo ?
Vasco

Resposta

Link directo:

Solar dos Mayas

#438800 | loms | 24 jan 2022 09:21 | Em resposta a: #438796

Bom dia

Se se estiver a referir ao Castelo da Maia, não ficam.
Como disse, a Quinta do Paiço fica no concelho da Trofa (freguesia de Alvarelhos).
Por seu lado, a Quinta de Paredes fica em São Pedro de Avioso.

Atentamente,
LMS

Resposta

Link directo:

Solar dos Mayas

#438802 | aníbal | 24 jan 2022 18:00 | Em resposta a: #4097

Boa tarde

Segundo o historiador Joel Cleto referiu num programa/Horizontes da Memória há algumas semanas, o castelo desta linhagem dos Senhores da Maia encontrava-se em Águas Santas, Maia, Porto. Também sublinho, que nesta freguesia de Águas Santas existe a Igreja românica de Nossa Senhora do Ó, ou Mosteiro de Águas Santas.

Cumprimentos,
Aníbal Cyrne Pacheco

Resposta

Link directo:

Solar dos Mayas

#438857 | aníbal | 27 jan 2022 09:14 | Em resposta a: #4097

Caros Confrades

Sobre o local de nascimento do "Lidador", Gonçalo Mendes da Maia, o mesmo terá acontecido na freguesia de Guilhabreu,(freguesia que pertenceu ao Concelho da Maia e por revisão administrativa viria a pertencer ao Concelho de Vila do Conde). Esta informação encontra-se on-line no Google e é confirmada num documento turístico publicado pela Câmara Municipal de Vila do Conde, sobre esta freguesia.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Gon%C3%A7alo_Mendes_II_da_Maia

Cumprimentos,
Aníbal Cyrne Pacheco

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 21:05

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen