Faria e Sá, do Cadaval e Lourinhã

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Cargos | Património

Faria e Sá, do Cadaval e Lourinhã

#41111 | Conde | 06 mai 2003 10:13

Confrades:
Alguém conhece mais alguma coisa destes senhores?Agradeço em nome da descendência.
1-Antão de Faria,n.Cadaval,Escrivão dos Orfãos aí.Casou com Maria de Sá da Lourinhã,filha de Francisco de Sá,Tiveram:
2-Diogo de Faria e Sá,Juiz dos Direitos Reais e Almoxarife do Duque do Cadaval.Casou com Leonor Fradeça da Gama,n.Tentugal,filha de Manuel Alves Frade,de Olivença e de s.m. Leonor Cardoso da Gama,n.Tavarede,filha esta de João Homem da Gama e s.m. Mécia Nunes Cardoso,de Aveiro.Pais de:
3-Baltasar de Faria e Sá,herdou os cargos de seu Pai.Casou no Cadaval a 15.11.1691 com D.Hilária de Sampaio Rebelo,n.Loreto.Fal.Cadaval 1733,e era fª de Simão de Oliveira e Sampaio, de Alenquer e de sm Maria de Sampaio Rebelo,np.João Martins de Sampaio,Sr da Quinta dos Moinhos e sm Barbara de Oliveira de Azevedo,bisneta de Jorge Martins (fºdo Padre João Martins e de Luisa Fernandes)e de sm Leonor de Sampaio(Fªdo Bacharel Ambrósio Martins e de sm Violante Fafes) e neta materna de Sebastião Lobo de Carvalho,do Cadaval e de s.m.Hilária de Sampaio Rebelo.Foram pais de:
4-Diogo de Faria e Sá Frade,bap.Cadaval.Casou na Ventosa 21.9.1724 D.Luisa Victória da Fonseca Perestrelo,daí,filha de Diogo Marques da Fonseca bap13.7.1654 Aldeia Galega da Merceana e de sm D.Ana Maria de Almeida e Sousa,np.do Cap.Diogo Marques da Fonseca e de sm Ana Perdigão,nm Luis da Cunha de Toar c Ventosa a 9.1.1661 Mariana Ferreira da Rocha,bisneta de João Pedroso Marques e sm Isabel Ribeiro da Fonseca,pela varonia,e de Loureço Rodrigues Perdigão e de sm Maria de Matos,e de António da Cunha e de sm Luisa de Toar, e de António Rebelo de Almeida e de Ana Ferreira da Rocha.Foram pais de :
5-D.Ana Leonor Fradeça de Faria,bap Lisboa 3.4.1737 cc José Alemão de Mendonça Cisneiros e Faria,cs.neste site.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Faria e Sá ,do Cadaval e Lourinhã

#41171 | Conde | 07 mai 2003 09:13 | Em resposta a: #41111

Ps-O Manuel Alves Frade é dos Frades e Mexias de Olivença e está entroncado.Se alguém se interessar pela sua ascendência poderá solicitá-la que eu exponho-a aqui.

Resposta

Link directo:

RE: Faria e Sá ,do Cadaval e Lourinhã

#41246 | Rui Portugal | 08 mai 2003 12:10 | Em resposta a: #41171

Caro Primo,
Tenho cópia de uma carta de brasão da chefia dos Frades de Olivença, que está hoje nos meus parentes Portugal Mexia de Mattos. Seestiver interessado arranjo-lhe cópia.
Também tenho alguns apontamentos sobre os pedroso Marques e Perestrelos de Aldeia Galega, Vou ver melhor o que tenho.
Um abraço.

Resposta

Link directo:

RE: Faria e Sá ,do Cadaval e Lourinhã

#41247 | Conde | 08 mai 2003 12:13 | Em resposta a: #41246

Caro Primo:
Claro que estou interessadíssimo.E agradecido.
Um abraço

Resposta

Link directo:

RE: Faria e Sá ,do Cadaval e Lourinhã

#41630 | Saborra | 14 mai 2003 11:29 | Em resposta a: #41247

Caros confrades,

Estou também interessado em saber algo mais sobre este lado da familia.
No entanto, existem 2 obras que não sei se conhecem que têm algum interesse para o estudo destas familias ou relacionadas. A 1ª é um estudo sobre os Bivares, não me recordo do completo título da obra e do autor que poderei dar mais tarde já que tenho a obra em casa.
A 2ª consiste num estudo sobre a familia Alemão de Mendonça Cisneiros e Faria da autoria de António Sousa lara.
Tenho ambos os livros pelo que se interessar poderei enviar mais dados, isto se desconhecerem as obras.
Cumprimentos
Miguel Arrobas

Resposta

Link directo:

RE: Faria e Sá ,do Cadaval e Lourinhã

#41635 | Conde | 14 mai 2003 14:00 | Em resposta a: #41630

Caro Confrade:
A primeira chama-se "os Bivares em Portugal",da autoria de Luis de Bivar Guerra e a segunda "Linhagens de Portugal".Mas o mais importante é saber colaterais e ascendentes destes personagens.Tem conhecimento?
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

Frades de Tentúgal

#273271 | MontDias | 24 mar 2011 12:01 | Em resposta a: #41171

Caro Conde,

Gostaria muito que facultasse a ascendência do supradito MANUEL ÁLVARES FRADE, almoxarife do conde de Tentúgal, casado com D. Leonor Cardoso da Gama.
Neste forum já o deram como bisneto, salvo erro, do armigerado por El Rei D. Afonso V, Álvaro Afonso Frade. No entanto, ninguém apresentou a árvore, nem as fontes de onde se colheu essa informação.
Seria de grande interesse que aqui fosse facultada essa informação. Eu, pelo menos tenho bastante interesse até porque descendo desse casal, pela filha, D. Mécia Cardoso da Gama.

Desde já muito grato.
Dominus tecum.
Tiago Monteiro Dias.

Resposta

Link directo:

RE: Frades de Tentúgal

#273272 | Conde | 24 mar 2011 13:02 | Em resposta a: #273271

Vem tudo publicado na nova obra Ferreiras do Vale de Alcântara que está no site.Se é descendente vale a pena comprar pois lá vem tudo muito completo.
Cordialmente.

Resposta

Link directo:

RE: Frades de Tentúgal

#273273 | MontDias | 24 mar 2011 13:24 | Em resposta a: #273272

Bem haja.

Acabei de comprar.

Dominus tecum.
Tiago Monteiro Dias.

Resposta

Link directo:

RE: Frades de Tentúgal

#274074 | MontDias | 05 abr 2011 12:08 | Em resposta a: #273272

Caro Conde,

Respondo-lhe aqui, já que foi neste tópico que me aconselhou a supradita obra "Ferreiras do Vale de Alcântara e suas Alianças".

Com o devido respeito pelo trabalho de investigação dos autores, tenho a dizer-lhe que me decepcionou que se continuem a dar ao prelo árvores genealógicas com fundamento em outras mais antigas, por vezes fixionadas e sem que se recorra às fontes primárias, dando por certo e definitivo o que antes havia sido publicado!

Este é o caso da ascendência do casal MANUEL ÁLVARES FRADE e D. LEONOR CARDOSO DA GAMA, que se encontra publicada, mais uma vez, tendo por base umas genealogias da Torre do Tombo e umas outras dali das bandas de Aveiro.
Será que ninguém se lembra de ir aos registos paroquiais!?

D. Leonor chega mesmo a ser filha de pais que nunca foram os seus! É dada como sendo filha de António Privado da Gama e de Francisca Cardoso, quando era filha na realidade de JOÃO HOMEM FRADE e de MARIA CARDOSO, casados em Tavarede (Figueira da Foz) a 22/7/1572, tendo ela nascido na mesma freguesia e baptizada a 31/12/1580, e tendo casado com Manuel Álavres Frade, também na mesma igreja em Julho de 1595.
Esta é a verdade que os registos paroquiais confirmam...

Estava à espera de grandes revelações em relação à publicitada árvore e, afinal, mais do mesmo...

Dominus tecum.
Tiago Monteiro Dias.

Resposta

Link directo:

RE: Frades de Tentúgal

#274085 | Conde | 05 abr 2011 15:16 | Em resposta a: #274074

Nas Linhagens de Portugal aparece a Dona Leonor como filha de João Homem da Gama e Maria Cardoso o que está mais próximo do seu post.Este livro tem a descendência toda desse ramo que seguramente não conhecia tão aprofundada.Quanto ao caso vertente vou ver de novo o titulo de Frades do ANTT.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 02:35

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen