Costa Leal, São Clemente de Loulé

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Costa Leal, São Clemente de Loulé

#41679 | Ortigão | 14 mai 2003 22:57

Caros confrades,

Procuro informações sobre uma linha de Costas, estabelecida em Loulé no decorrer do século XVIII:

1. António Martins, casou com Beatriz Gomes, nat.s. de Loulé

Filho:
2. João da Costa Leal, casou a 15.7.1725, Loulé, com Simoa Maria de S. Francisco e S. José, nat. de Moura, f.ª de António Vieira de Sousa e de s.m. Margarida Sardinha.

Filho:
3. Jooaquim da Costa Leal, n. 11.9.1726, S. Clemente, Loulé, e casou a 28.4.1749, Loulé, com D. Sebastiana de Jesus, f.ª de Domingos Viegas e s.m. Maria de Jesus (c. 12.1.1727), net. pat. de Manuel de Brito e s.m. Isabel Teresa; net. mat. de Manuel Francisco e s.m. Leonor Maria (c.27.10.1701)

4. José da Costa Leal e Brito, Ten-Cor., Cav.º São Bento de Aviz, c.c. D. Rita Delfina da Paz, f.ª de Joaquim Ramalho Ortigão e de s.m. D. Rita Josefa Teresa. c.g. Costa Ramalho Ortigão.

Caso alguem tenha pistas sobre esta gente (irmãos são mto bem-vindos) agradeço muitíssimo.

abraços a todos,
ROdO

Resposta

Link directo:

Isabel da Costa, de Salir

#47641 | jliberato | 12 set 2003 13:39 | Em resposta a: #41679

Caro RoDo,
Tenho uma Isabel da Costa, minha 10ª avó, que casou com Simão Gonçalves e teve em Salir aos 11-03-1646 João Gonçalves. O apelido Costa não foi mais utilizado por este ramo da minha família.
Abri recentemente o tema "Famílias de Salir, Loulé" que talvez lhe interesse.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Costa Leal, São Clemente de Loulé

#85997 | ffarrajota | 11 mar 2005 21:34 | Em resposta a: #41679

Caro Senhor Ortigão,
Não sei se os Leais que tenho nos meus dados lhe interessam.
Para o caso de interessar aqui vão:
- Francisco Sousa leal cc. Maria da Graça Clemente 19/8/1884, S.Clemente, filho de Francisco Sousa Leal e Rosa da Conceição
- Maria Máxima Leal cc. Manuel Correia, S.Clemente 12/1/1859, filha de José Sousa Leal e Joaquina Rosa, neta paterna de António Sousa Leal e de Joaquina Rosa
- Martim Leal cc. Maria Pereira Vieira, de Sta. Bárbara, século XVII.
Cumprimentos,
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: Costa Leal, São Clemente de Loulé

#86021 | josécyr | 12 mar 2005 01:26 | Em resposta a: #41679

Caro Rodo,
Tenho alguns Costas em Loulé mas, no sec XVII.
Se necessitar diga.
Cumprimentos.
J. Cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: Costa Leal, São Clemente de Loulé

#86032 | Jpteixeira | 12 mar 2005 12:24 | Em resposta a: #86021

Caro Rodo:

Sobre este assunto, o Padre João Coelho Cabanita escreveu um artigo publicado na revista nº 1 do Arquivo Histórico de Loulé, sob o título, "Era louletano o pai de Ramalho Ortigão", a pp. 107 e seguintes até 110.
Trata-se de um artigo muito completo sobre os ascendentes do escritor Ramalho Ortigão e com a garantia de confiança nos dados disponibilizados.
Efectivamente, o Padre João Coelho Cabanita, entretanto falecido, era um investigador muito conceituado na história louletana, com o qual tive o privilégio de privar e de quem guardo alguma correspondência trocada.
Ainda na mesma revista, a pp. 102, num artigo do Dr. João Sabóia, Director do Arquivo Histórico de Loulé, naquele ano, e mais tarde Director do Arquivo Distrital de Faro, até ao ano de 2004, a propósito das Invasões Francesas, são dados a conhecer alguns dados biográficos de José da Costa Leal e Brito, avô paterno do escritor Ramalho Ortigão.
Possivelmente já possui a revista pelo que me abstenho de escrever o que nela é referido. No entanto, caso não a tenha, poder-lhe-ei facultar o endereço do Arquivo Histórico de Loulé para a tentar obter.

Cumprimentos.

Júlio Sousa.

Resposta

Link directo:

RE: Costa Leal, São Clemente de Loulé

#92827 | mjosemend | 07 jun 2005 19:29 | Em resposta a: #41679

caro confrade
Meu bisavô, José Maria Parreira e Brito, nascido em S.Clemente em 1796 e casado com Mariana Júlia (ou Emilia) da Cunha Carneiro, nascida em Lagoa em 1812. Sei que meu trisavô Jacintho José Parreira e Brito casou com Genoveva de Jesus. Haverá nos Britos alguma ligação. Aguardo suas noticias se as houver mjbpm

Resposta

Link directo:

Costa Leal, São Clemente de Loulé

#355301 | IsabelFont | 04 mar 2015 13:38 | Em resposta a: #85997

Boa tarde aos confrades!

Interessam-me ascendentes e descendentes de uma família "Sousa Leal", porque estão ligados a uns Neves, meus tios-avós, primos, etc...

Tenho um António de Sousa Leal que com Joaquina Rosa, tem um filho: Joaquim de Sousa Leal, nascido cerca de 1847 na freguesia de S. Clemente em Loulé.
Presumo que terá tido mais irmãos, mas até agora não conheço.
Terá que tem algo a ver com que menciona no seu ponto 2 - Maria Máxima?

Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 abr 2024, 07:03

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen