Familia Castro, da Covilhã (xn)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Familia Castro, da Covilhã (xn)

#41803 | tfp | 17 mai 2003 02:38

Caros Confrades,

Procuro saber se existe qualquer relação entre os Castro da Covilhã, ascendentes dos Castro e Solla (Viscondes de Francos), e os Castro de Bragança, ascendentes dos Castro Pereira (Visconde de Lagoaça).

Nesse sentido, gostaria de saber um pouco mais acerca da ascendência do 1ºVisconde de Francos, Fernando da Fonseca Mesquita e Sola, pelo que, deixo aqui o pouco que sei:

Francisco da Fonseca Mesquita e Sola (n. 1795), filho de Luís de Sola Teles, proprietário na vila de Arreigada, e de sua mulher, D. Leonor Teresa de Castro, ambos nascidos por volta de 1770. Neto paterno de António da Fonseca Mesquita e Sola e de Clara Feliciana de Castro. Neto materno de José Henriques de Castro, proprietário na vila da Covilhã, e de sua mulher Brites Maria Theodora. Bisneto paterno de Leonor Thereza Chacón.

Procuro também obter uma cópia do artigo sobre a família Sola da autoria de Julian Kemper, se alguem disponibilizar uma cópia ficava agradecido pois nao obtive resposta da Jewish Genealogical Society of Great Britain, editores da revista Shemot.

Grato por qualquer contributo

Melhores Cumprimentos

Tiago Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Familia Castro, da Covilhã (xn)

#41824 | tfp | 18 mai 2003 12:37 | Em resposta a: #41803

Rectificaçao...

Onde se le Francisco devera ler-se Fernando.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Familia Castro, da Covilhã (xn)

#41826 | valadares | 18 mai 2003 12:43 | Em resposta a: #41803

Bom dia, Pedroso:
Estou lhe mandando através dos Correios o artigo pedido e também a morada do Eng.Kemper.

Paulo Valadares

Resposta

Link directo:

RE: Familia Castro, da Covilhã (xn)

#41827 | tfp | 18 mai 2003 12:59 | Em resposta a: #41826

Prezado Paulo Valadares,

Fico novamente em dívida, tenho alguns pormenores a discutir consigo acerca do seu artigo dos Cristão-Novos Nobilitados...

Muito obrigado mais uma vez

Melhores Cumprimentos

Tiago Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Familia Castro, da Covilhã (xn)

#41838 | aluizioalac | 18 mai 2003 15:59 | Em resposta a: #41803

Prezado Tiago Pedroso,
Procuro informações da FAMÍLIA DE CASTRO em Portugal.Em sua pesquisa teria algum DE CASTRO ou DA GRAÇA que foi para o Brasil no séc.XVIII?

grato,

Aluizio - Rio de Janeiro-BR

Resposta

Link directo:

RE: Familia Castro, da Covilhã (xn)

#41842 | Samuel de Castro | 18 mai 2003 17:52 | Em resposta a: #41838

Estimado Aluizio,

Desculpe a intromissão, mas peço ver meu tópico - Família Castro - Brasil e Poertugal, aqui no Genea, quem sabe eu possa lhe auxiliar.

Samuel de Castro - Olímpia - SP

Resposta

Link directo:

RE: Familia Castro, da Covilhã (xn)

#41846 | aluizioalac | 18 mai 2003 18:54 | Em resposta a: #41842

Caro Samuel,
Grato pela informação.

Aluizio.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Castro, da Covilhã (xn)

#41850 | tfp | 18 mai 2003 18:59 | Em resposta a: #41838

Prezado Aluizio,

Não conheço ligações dos Castro que mencionei ao Brasil, se entretanto encontrar algo deixo-lhe aqui as notícias.

Cumprimentos

Tiago Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Familia Castro, da Covilhã (xn)

#41870 | Conde | 19 mai 2003 08:40 | Em resposta a: #41850

Confrades:
Recorrendo, ainda, à memória das longas conversas com Bivar Guerra,recordo que me insinuou várias vezes entender que muitos dos Castros xx.nn eram parentes entre si e até dos celebérrimos Castros do Rio Barbacena.Por exemplo os Castros de Beja que vêm salvo êrro, de Lisboa,seriam parentes daqueles CRASTOS.Os Castro e Solla são dos mesmos dos Castro Pereira,Castro Lopes.Curiosamente vários tiveram armas,nem sempre as mesmas.Rica heráldica.A "balda" nacional não começou no século XXI.Mas seria interessante uni-los,até onde fôr possivel.Eram,segundo aquele académico,uma linhagem de gente muito rica,mas socialmente falando haveria melhor em termos internos sefarditas.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Castro, da Covilhã (xn)

#42342 | aluizioalac | 25 mai 2003 13:40 | Em resposta a: #41850

Prezado Tiago Pedroso,

Grato pela atenção.

Aluizio.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Castro, da Covilhã (xn)

#42343 | aluizioalac | 25 mai 2003 13:44 | Em resposta a: #41850

Prezado Tiago Pedroso,

Grato pela atenção.

Aluizio.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Castro, da Covilhã (xn)

#116453 | Mar2006 | 12 abr 2006 17:33 | Em resposta a: #41870

So agora entro neste debate antigo, pois ando a fazer umas pesquisas.
Segundo resam as estorias da minha infancia, uma minha antepassada da Covilhã, Carlota Castro Solla, senhora de grandes recursos, proprietária na cidade da Covilhã, nos finais sec 18, principios sec 19, seria Morgada de Arreigada ou Reigada (Figueira de Castelo Rodrigo) . Casou-se com um Sá Pessoa.
Não tenho outros dados ou datas.
Será que haverá alguma ligação e pode-me ajudar com mais dados?

Resposta

Link directo:

RE: Familia Castro, da Covilhã (xn)

#116456 | tfp | 12 abr 2006 18:02 | Em resposta a: #116453

Assim só por esse nome não consigo estabelecer qualquer ligação. Conheço principalmente alguns ramos dos Castro Solla que se estabeleceram no Porto durante o séc. XIX e a sua ascendência, agora acredito que tenham outras ramificações nas Beiras.

Tenho a certeza que serão dos mesmos.

Cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Familia Castro, da Covilhã (xn)

#116490 | Samuel C O Castro | 13 abr 2006 12:31 | Em resposta a: #116456

Estimado Tiago,

Nesse ramo que lhe apresento, tens a ascendência do casal mais antigo ?

Luís Clemente Pais de Sequeira – N-21.4.1888, Celorico da Beira, Guarda - C-15.3.1930, Encarnação, Lisboa - DDJ, vol. II, pg. 269 - Bacharel em Direito (Universidade de Coimbra). Juiz Desembargador da Relação de Coimbra. Comendador da Ordem de Cristo.
Esposa: Maria Helena Sola Teles de Castro Lopes - N-19.9.1889 – Primos ????
(Filha de Júlio de Castro Pereira Lopes e de Júlia de Castro e Sola Teles ; neta materna de Aires Frederico de Castro e Sola e de Cândida Ernestina de Castro Pereira, bisneta de Antônia Margarida Antunes Navarro e de José Antônio de Castro Pereira (1789), trineta de Rosa Joaquina de Castro Pereira e de Salvador Mendes Pereira).

Antecipo agradecimentos. Um abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Castro Solla / Castro Pereira

#116497 | tfp | 13 abr 2006 13:14 | Em resposta a: #116490

Caro Samuel,

Tenho alguma ascendência, mas o Castro dos Castro Solla não vêm desse ramo, mas sim de uns Castro da Covilhã.

Quanto a estes Castro Pereira são de Bragança e são tratados pelo Abade de Baçal nas suas "Memórias".

Resta referir que há varios casamentos entre estas duas familias, que chegaram a viver na mesma rua no Porto em finais do séc. XIX (Rua de Santa Catarina).

Um abraço

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Familia Castro, da Covilhã (xn)

#116500 | Conceicao | 13 abr 2006 14:13 | Em resposta a: #41803

Caro Tiago, veja o artigo escrito por Inacio Steinhardt "Judaizantes de Vila Cova a Coelheira" em Cadernos de Estudos Sefarditas "Alberto Benveniste", Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. La tera genealogia extensa da familia henriques de Castro, de que derivam ps Castro e Solla, e os Viscondes de Francos, da Covilha. O Inacio tambem tem copia do artigo do Kempler que procura.
Bo pesquisa. Maria da Conceicao

Resposta

Link directo:

RE: Familia Castro, da Covilhã (xn)

#116509 | MariaDavid | 13 abr 2006 15:34 | Em resposta a: #116453

Mar2006

Sobre este seu ramo familiar tenho poucos dados mas sempre lhe posso acrescentar mais alguma informação à que tem.

A sua Carlota Augusta de Castro casou com Bento José de Sá em 25 maio 1835, na freguesia de S.Pedro, Covilhã. Foi filha de António José Raposo, natural do Fundão e de Antónia Joaquina de Castro natural de S.Pedro, Covilhã.

Quanto a Bento José de Sá, nascido a 22 fevereiro 1849, na freguesia de S.Pedo, Covilhã, foi registado como filho de pais incógnitos.

O casal Bento José e Carlota Augusta tiveram vários filhos, cujos registos tenho ainda incompletos quanto ao seu número e à respectiva descendência:

1-António Sá
2-Francisco de Sá Pessoa cc Alexandrina Amélia Henriques da Silva (com descendência)
3-António de Sá (o 2º de nome)
4-Henriqueta Amélia Pessoa e Castro cc José Ermigídio de Almeida Campos
5-Bento de Sá cc Maria de Jesus (com descendência)
6-José de Sá cc Maria Augusta Ribeiro Lemos (com descendência)

Sobre o apelido Pessoa, que entra aqui, existem várias versões mas de momento nada lhe poderei acrescentar que tenha sido fundamentado.

Gostaria que entrasse em contacto comigo para ambas podermos deslindar alguns aspectos deste ramo familiar.
Poderá fazê-lo directamente para:
maria_david_eloy@yahoo.com.br

Com os meus melhores cumprimentos

mcc

Resposta

Link directo:

RE: Familia Castro, da Covilhã (xn)

#116510 | MariaDavid | 13 abr 2006 15:50 | Em resposta a: #116453

Luís José!!!!

Só agora vi que eras a mesma pessoa Mar2006!! Desculpa lá a confusão!
O Bento José de Sá era o teu trisavô paterno.
Tenho alguns descendentes dele mas não muitos
Quando quiseres podemos falar sobre isso.
Beijinhos
tua prima
mcc

Resposta

Link directo:

RE: Castro Solla / Castro Pereira

#116531 | Samuel C O Castro | 13 abr 2006 19:14 | Em resposta a: #116497

Estimado Tiago,

Tanto do ramo Castro Sola, quanto dos Castro Pereira, se for possível aqui me disponibilizar apenas o nome do casal mais antigo de cada ramo, para eu ver se entroncam na base, muito lhe agradeço. Santa Páscoa. Um abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Castro, da Covilhã (xn)

#116547 | Samuel C O Castro | 13 abr 2006 23:06 | Em resposta a: #116500

Maria da Conceição,

Como moro no Brasil, em cidade do interior, me é difícil o acesso à grandes bibliotecas estaduais ou nacionais. Portanto, peço-lhe, caso tiveres o artigo que cita a genealogia dos "Henrique de Castro", a gentileza de disponibilizar-me apenas o nome do casal mais retroativo ali constante, para que eu possa verificar se entroncam em minha Grande base sobre os Castros que estou a montar.
Outros colegas quwe tiverem e puderem disponibilizar meu pedido. Antecipo agradecimentos. Santa Páscoa para todos. Um abraço.

Samuel de Castro - Olímpia - SP - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Castro Solla / Castro Pereira

#116560 | tfp | 14 abr 2006 01:56 | Em resposta a: #116531

Caro Samuel,

Eis os dados que me pede:

1) [CASTRO PEREIRA] João de Castro, nascido por volta de 1665 em Agrochão (Vinhais, Bragança), foi Meirinho do assentista de Bragança. Era filho de António de Almeida e de s.m. Mariana de Almeida, neto paterno de João Vaz de Castro (filho de Henrique Pires e Filipa Pereira). Este António de Almeida era irmão de Francisco de Castro Almeida, pai do celebre médico Jacob de Castro Sarmento (1691-1762).

2) [CASTRO SOLLA] José Henriques de Castro, proprietário na vila da Covilhã, e sua mulher Brites Maria Theodora que tem uma filha Leonor Teresa de Castro em 1770 e que vem a casar com Luis de Solla Teles (1770-1813).

Se tiver dados além destes depois diga qualquer coisa por aqui.

Votos de uma Santa Pascoa

Um abraço

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Castro Solla / Castro Pereira

#116625 | Samuel C O Castro | 14 abr 2006 23:44 | Em resposta a: #116560

Estimado Tiago Faro Pedroso,

Apesar de minha base ter crescido significativamente, ainda não foi possível entroncar os dois ramos referido. Manterei os dados em Arquivo, para que futuramente volte a pesquisar na base e, caso surgir algo, lhe informarei.
Muitíssimo obrigado por tudo. Fico a disposição. Forte abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Castro, da Covilhã (xn)

#116779 | Mar2006 | 18 abr 2006 08:45 | Em resposta a: #116500

Qual o nº dos cadernos a que se refere? Onde poderei consultar estes cadernos de estudos sefarditas? Julgo que esses dados podem ser muito importantes para a minha pesquisa.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Castro, da Covilhã (xn)

#116797 | Conceicao | 18 abr 2006 14:54 | Em resposta a: #116779

Caro colega, porque nao identificar-se?
Bem Haja, Maria da Conceicao

Resposta

Link directo:

RE: Familia Castro, da Covilhã (xn)

#116798 | Mar2006 | 18 abr 2006 15:05 | Em resposta a: #116797

Cara confrade

Aqui vão as minhas coordenadas
Luiz.Pessoa@cec.eu.int
e o meu tlm 96.255.15.83

Obrigado por qq dado complementar que me permita avançar.
Luiz Sá Pessoa

Resposta

Link directo:

Castro Solla

#116964 | tfp | 20 abr 2006 12:38 | Em resposta a: #116500

Cara Maria Conceição,

Agradeço a sua resposta, efectivamente já li os artigos mencionados. Julgo que a ligação entre a Thereza Chacon e o 1º Visconde de Francos era feita apenas no artigo do Eng. Kemper. Acredito que o avô materno do 1º Visconde, que era Henriques de Castro seja dos mesmos de Vila Cova a Coelheira, mas o artigo de Steinhardt não esclarece.

Pena não existir um artigo mais elaborado sobre a descendência em Portugal dos Castro Solla.

Relembro que o meu interesse é lateral, pois não são meus ascendentes, antes se relacionam por multiplos casamentos com alguns parentes meus.

Cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Familia Castro, da Covilhã (xn)

#117269 | Conceicao | 24 abr 2006 21:46 | Em resposta a: #116798

Caro Luiz Sa Pessoa, enviei mensagem directamente para si. Maria da Conceicao

Resposta

Link directo:

RE: Castro Solla

#117270 | Conceicao | 24 abr 2006 21:48 | Em resposta a: #116964

caro Tiago, entao se ja leu o artigo do meu amigo Steinhardt, nao o posso ajudar em mais nada.
Ja tentou ctcr o Prof. Paulo Valadares? Talvez ele tenha mais qualquer coisa.
Cumprimentos. Maria da Conceicao

Resposta

Link directo:

RE: Castro Solla

#118953 | tfp | 20 mai 2006 10:47 | Em resposta a: #117270

Cara Maria da Conceição,

Efectivamente também já contactei o Prof. Paulo Valadares, falta um pouco de tempo de pesquisa nos paroquiais.

Cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Castro Solla

#277433 | f4b2 | 01 jun 2011 11:34 | Em resposta a: #118953

Caro Tiago

Nas minhas pesquisas a documentos militares que possuo reparei no nome de: FELICIANO da FONSECA CASTRO e SOLLA - Major Graduado em 16 de Julho de 1860.

Os melhores cumprimentos

João Barroca
Fundão

Resposta

Link directo:

Familia Castro, da Covilhã (xn)

#391280 | Mar2006 | 20 abr 2018 12:30 | Em resposta a: #41803

Caro Tiago
Passados que foram já alguns anos deste post, venho perguntar-lhe se por acaso nas suas pesquisas já encontrou a ascendencia deste casal José Henriques de Castro, proprietário de uma tinturaria na Covilhã, e de sua mulher Brites Maria Theodora. Tem alguns dados com datas e locais de nascimente deste casal para trás?
Sou descendente deste casal pelo lado da sua filha Antonia Joaquina de Castro (n S. Pedro Covilhã) que casou com Antonio José Raposo (n Fundão) e descendente da sua neta Carlota Augusta de Castro, que casou em 25/5/1835 com Bento José de Sá. A ligação aos Castro Sola que conheço vem do casamentos de uma irmã de Antónia Joaquina de Castro, chamada Leonor Teresa de Castro, com Luis de Solla Teles (1770-1813). Mas como a minha bisavó Carlota Augusta de Castro também usava o sobrenome Solla, admito que haja outra ligação e que os seus pais fossem primos.
Sei que os cunhados Antonio José Raposo (industrial, que além da sua propria fábrica na Covilhã, também geria ou explorava a fabrica que a sua sogra herdou do seu sogro José Henriques de Castro) e Luis de Solla Teles não se davam muito bem por causa desse contrato de exploração.

Fico muito grato se me ajudar nessas pesquisas biograficas/genealogicas.

Melhores cumprimentos
Mar2006

Resposta

Link directo:

Familia Castro, da Covilhã (xn)

#391314 | miguel monteiro | 22 abr 2018 00:29 | Em resposta a: #391280

Ao procurar antepassados de LUÍS DE SOLLA TELES (o da Reigada, F.C.R. 1770?-1813) fui dar a Carnicães (Trancoso) onde esta família se concentrava. Aqui e em Trancoso (freguesia de S.Pedro)fui encontrar mais 3 homónimos de Luís Solla Teles. O mais recente, casado com Guiomar da Costa, viveu de 1718 a 1788; outro,casado com Ana Mendes Almeida, morreu em 1710 e o mais antigo, casado com Francisca Mendes, morreu em 1625.

Antónia Joaquina de Castro (da Covilhã), aparece como madrinha de uma bisneta em Freches (1/01/1854) e neto em Carnicães (18/05/1829).

Finalmente em Pinhel (Sé) e Torre de Terrenho nos séculos XVII e XVIII aparece o apelido Chácon, bastante ligado aos Solla.
Cumprimentos

Miguel Monteiro

Resposta

Link directo:

Familia Castro, da Covilhã (xn)

#391382 | miguel monteiro | 24 abr 2018 19:36 | Em resposta a: #391280

Olá

José Henriques de Castro e Brites Maria, casaram a 2 de março de 1767 na Covilhã (S.Pedro)
O noivo é filho de Henrique Nunes e Maria Clara e a noiva, de Pedro Rodrigues Borges e Leonor
Violante Rosa. Estes e outros pormenores poderá encontrá-los no Livro de registo de batismos (1760-1777), da Covilhã (São Pedro) na TIF 128.
Entretanto já enviei estas novidades para a base de dados do Geneall, talvez disponíveis daqui a um mês.

Cumprimentos
miguel monteiro

Resposta

Link directo:

Familia Castro, da Covilhã (xn)

#391391 | Samuel C O Castro | 24 abr 2018 23:31 | Em resposta a: #391382

Prezado Miguel Monteiro,

Agradeço-lhe pela disponibilização destes importantes dados.

Fica-me a dúvida se o apelido Castro, viria do Henrique Nunes, ou da esposa Maria Clara?

Não tive oportunidade de ver o TIF indicado, mas, lembras de ali mencionar os avós do José Henriques de Castro?

Antecipo agradecimentos. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Familia Castro, da Covilhã (xn)

#391394 | maria david | 25 abr 2018 01:29 | Em resposta a: #391382

Boa noite, Miguel Monteiro
Acabei de ver a sua mensagem aqui no forum e venho perguntar-lhe duas coisas que para mim são importantes:
1 Tem a data de baptismo da Brites Maria?
2 Pedro Rodrigues Borges foi baptizado na igreja de S.João de Tomar e foram seus padrinhos Filipe de Sousa e Cecília da Fonseca, segundo as suas próprias palavras.
Em relação ao Pedro, tenho tido muita dificuldade em acessar os respectivos arquivos de Tomar e até ao momento não encontrei o seu registo de baptismo, que para mim é crucial.
Quanto aos assentos dos filhos que teve, tenho todos excepto o da Brites Maria.
Se me puder dar uma ajuda, agradeço. O Pedro é meu 7º avô; eu descendo da filha Ana Josefa.
Com os meus cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

Familia Castro, da Covilhã (xn)

#391400 | miguel monteiro | 25 abr 2018 11:34 | Em resposta a: #391394

Bom Dia

A Brites Maria, é dada como natural de Santarém mas como são muitas freguesias, a tarefa torna-se difícil. Já agora, onde é que nasceram as irmãs?

Se a freguesia de Tomar onde Pedro Borges nasceu, é a de São João Baptista os registos para essa época, ainda não estão online.

Mas ontem fiz uma descoberta importante: O casamento de Pedro Rodrigues Borges com Leonor Violante Pereira. Foi a 9 de setembro de 1734 e curiosamente das 6 pessoas envolvidas (noivos e pais), só duas são da Covilhâ o que indica serem comerciantes. Os pais de Pedro, são Rafael Borges Lopes (?) de Faro e Maria Nunes da Costa, de Lisboa. O assento está na 112.TIF do Livro de registos mistos (1719-1743) de Covilhã (São Pedro).

Cumprimentos
miguel monteiro

Resposta

Link directo:

Familia Castro, da Covilhã (xn)

#391401 | Mar2006 | 25 abr 2018 12:00 | Em resposta a: #391382

Caro Miguelas
Fiquei feliz com os dados que publicou sobre o casamento dos meus antepassados directos Jose Henriques de Castro e Brites Maria, meus 5os avós.
Ao ler o registo paroquial que indica

PT-ADLSB-PRQ-PCVL20-002-C1_m0023.tif
fiquei com uma duvida sobre o nome completo do pai de Jose Henriques de Castro. "Filho legítimo de Henrique Nunes de ... e de Maria Clara, naturais de Monsanto". E antes de ser publicado conviria esclarecer.

Parece ser "de Bazua" ou algo parecido. Algum confrade pode ajudar?
Antecipadamente grato
Luiz

Resposta

Link directo:

Familia Castro, da Covilhã (xn)

#391419 | Mar2006 | 25 abr 2018 18:01 | Em resposta a: #391400

Mais uns dados sobre esta familia, retirados do assento de baptismo de Leonor de Castro.

Esta é a fª mais velha do casal José Henriques de Castro, n. de Monsanto e de sua mulher Brites Maria Teodora, n. da vila de Santarém.
Nasceu em 13/11/1771 e foi baptizada em 5/12/1771 na igreja de S. Pedro na Covilhã. Foi seu padrinho o Dr Luiz de Solla Telles de Cornicães.
É neta paterna de Henrique Nunes, n. de Monsanto e de sua mulher Maria Clara, n. de Torre de Terrenho, bispado de Viseu.
É neta materna de Pedro Rodrigues Borges, n. da vila de Santarém e Leonor Violante Rosa n. S. Pedro, Covilhã.
Melhores cumprimentos
Luiz

Resposta

Link directo:

Familia Castro, da Covilhã (xn)

#391440 | maria david | 26 abr 2018 00:48 | Em resposta a: #391400

Boa noite
Respondendo à sua pergunta, todos os filhos do Pedro foram baptizados em S.Pedro da Covilhã, dois do sexo masculino e duas do sexo feminino, para além da dita Brites Maria. O único baptismo que não tenho é o da Brites Maria.
Em relação aos ascendentes dele, eu já tinha essa informação e o pai não se chama Rafael Borges Lopes mas sim Rafael Borges da Paz.
A minha pergunta é: de onde veio a indicação que a Brites Maria era natural de Santarém?

Cumprimentos
Maria David

Resposta

Link directo:

Familia Castro, da Covilhã (xn)

#391447 | miguel monteiro | 26 abr 2018 11:31 | Em resposta a: #391440

Bom dia

No 128.tif do livro de batismos de Covilhã (São Pedro) de 1760-1777 ao tratar do batismo de Leonor Castro ,refere que sua mãe,Brites Maria Teodora é natural de Santarém.
No casamento de Pedro Rodrigues Borges com Leonor Pereira (Livro Misto:1719-1743; 112.tif) além de referir que ele é viúvo, é apontado como morando em Santarém.
Cumprimentos

miguel monteiro

Resposta

Link directo:

Familia Castro, da Covilhã (xn)

#391449 | tfp | 26 abr 2018 12:08 | Em resposta a: #391419

Uma nota.

Os Solla são de Trancoso e vêm tratados no livro "Judeus de Trancoso", de Pedro Quadros Saldanha.

Resposta

Link directo:

Familia Castro, da Covilhã (xn)

#391452 | maria david | 26 abr 2018 12:53 | Em resposta a: #391447

Boa tarde, Miguel Monteiro
Eu já sabia que o Pedro morava em Santarém, assim como o que consta do casamento da Brites Maria; fiz a pergunta porque poderiam existir outros dados que levassem a supor ser a Brites natural mesmo de Santarém, o que poderia muito bem ter acontecido. Mas ao longo da minha vida, tenho constatado que muitas vezes as informações que as pessoas dão para os assentos de casamento e óbito nem sempre correspondem à veracidade dos factos. Como todos os irmãos da Brites foram baptizados em S.Pedro, vou voltar a pesquisar esse livro, não me tenha escapado algum registo.
Agradeço a sua resposta e caso venha a ter mais dados sobre esta gente, gostava que me alertasse para me poupar algum tempo de pesquisa.
Cumprimentos
Maria David

Resposta

Link directo:

Familia Castro, da Covilhã (xn)

#391454 | tfp | 26 abr 2018 13:05 | Em resposta a: #391401

Nunes de Paiva.

Se forem os que penso, estão ligados aos Navarro da Silva/Saldenha Navarro de Penamacor.

Resposta

Link directo:

Familia Castro, da Covilhã (xn)

#391475 | miguel monteiro | 26 abr 2018 18:18 | Em resposta a: #391454

A propósito do apelido indecifrável, também me parece Paiva. Henrique Nunes de Paiva.

miguel monteiro

Resposta

Link directo:

Familia Castro, da Covilhã (xn)

#391493 | miguel monteiro | 26 abr 2018 21:45 | Em resposta a: #391452

Boa Noite

Encontrei o assento de batismo de Brites Maria Teodora...

Está no Livro de registos de batismo (1722-1738); 05-143.TIF de Santarém (São Salvador).
Foi a 8/03/1736 e o padrinho é Henrique de Carvalho. Curiosamente Brites Maria Teodora é o nome da mulher deste,apesar de não ser madrinha nem lhe ter passado procuração.

Irei pesquisar antepassados destes, mas no ramo da Covilhã, que me parece mais acessível.
Cumprimentos


miguel monteiro

Resposta

Link directo:

Familia Castro, da Covilhã (xn)

#391511 | maria david | 27 abr 2018 01:48 | Em resposta a: #391493

Boa noite, caro Miguel Monteiro

Estou-lhe grata pela informação. Já retirei os dados da fonte que indicou.
No meu livro, eu coloco todas as fontes disponíveis, quer pesquisadas por mim quer informações cedidas por outros investigadores, como este caso da Brites Maria, por exemplo, a única que eu não tinha com registo de baptismo. Assim, gostaria de lhe pedir que corrigisse, caso não esteja de acordo com a minha designação, a fonte que vou inserir na minha base de dados:
a) Registo de Baptismo:
PT-TT-PRQ-PSTR21-001-00005_m0143.tif - informação gentilmente cedida pelo genealogista Miguel Monteiro
Agradeço, mais uma vez, a sua disponibilidade. Se precisar de alguma coisa da minha parte, diga, por favor.
Cumprimentos
Maria David

Resposta

Link directo:

Familia Castro, da Covilhã (xn)

#391554 | Samuel C O Castro | 27 abr 2018 23:16 | Em resposta a: #391475

Prezado Miguel Monteiro,

Em complemento à minha mensagem acima (391391), de 24.4.2018, realmente deve ser PAIVA, pois deverá ser o mesmo que consta aqui em https://geneall.net/pt/nome/2299928/henrique-nunes-de-paiva/ , portanto, permanecendo a dúvida que ali mencionei e não sendo possível entroncá-lo junto aos demais Castros de minhas pesquisas..

Bom fim de semana. Abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Familia Castro, da Covilhã (xn)

#391563 | tfp | 28 abr 2018 12:49 | Em resposta a: #391554

Caros confrades,

Este casal: Maria Clara e Henrique Nunes de Paiva vem tratado no "Judeus de Trancoso", vol I, pag. 307.

A Maria Clara era filha de Jerónimo Henriques de Castro e de Leonor Gomes Chacon.

Cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

Familia Castro, da Covilhã (xn)

#391567 | miguel monteiro | 28 abr 2018 15:37 | Em resposta a: #391554

Prezado Samuel Castro

Nos dados do Geneall que me mandou ou o Henrique não é o mesmo ou tem grandes falhas. Por exemplo, há um filho do 1º ? casamento que nasceu em 1710 enquanto Henrique nasceu em 1712 e o filho Manuel do 2º?,ainda não encontrei. Até ao momento, só encontrei Sebastião ( *21/12/1739), Ana (*3/01/1743) e JOSÉ, cujo batismo está no link que lhe mando e onde está a resposta à origem do apelido Castro.
Vêm de Jerónimo Henriques de Castro, pai de Maria Clara e é dado como morador em Torre de Terrenho (atual concelho de Trancoso), apesar de já o ter encontrado em Pinhel (Sé).

http://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4807559

Bom fim de semana
miguel monteiro

Resposta

Link directo:

Familia Castro, da Covilhã (xn)

#391569 | miguel monteiro | 28 abr 2018 15:42 | Em resposta a: #391563

Esqueci mandar o TIF. É o 049.

miguel monteiro

Resposta

Link directo:

Familia Castro, da Covilhã (xn)

#391575 | miguel monteiro | 28 abr 2018 18:14 | Em resposta a: #391563

Caro Tiago

Pois, não tenho o livro... Mas naquela época havia uma grande confusão com os nomes e isto só vem criar maior dificuldade à pesquisa e aumentar a adrenalina. Por exemplo no registo de batismo que estamos a tratar (José Henriques de Castro *2.06.1745) os pais de Maria Clara são Jerónimo Henriques de Castro e Maria da Fonseca. Eu julgava este casado com Maria Solla mas afinal é casado com Leonor Gomes Chácon que eu julgava sua filha.

Ver o registo do batizado de Diogo, no 091.tif

http://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4827803

Cumprimentos
miguel monteiro

Resposta

Link directo:

Familia Castro, da Covilhã (xn)

#391576 | miguel monteiro | 28 abr 2018 18:55 | Em resposta a: #391511

Cara Maria David

Em primeiro lugar, muito obrigado por me citar.

Como prometi, aí vai o resultado da pesquisa na Covilhã (São Pedro) e que praticamente esgota os antepassados diretos, que estão online.
No 160 e161.TIF é o casamento a 2.04.1699 de António Martins e Leonor Pereira (pais de Leonor Violante Pereira, ou Rosa) e no 138.TIF o casamento de Gaspar Mendes com Ana Pereira.


http://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4804830

Cumprimentos
miguel monteiro

Resposta

Link directo:

Familia Castro, da Covilhã (xn)

#391579 | tfp | 28 abr 2018 19:31 | Em resposta a: #391575

Caro Miguel Monteiro,

Peça o meu email pelo formulário de contacto.

Cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

Familia Castro, da Covilhã (xn)

#391586 | maria david | 29 abr 2018 00:12 | Em resposta a: #391576

Boa noite, caro Miguel Monteiro

Não precisa de agradecer a sua citação, dado que para mim é a mais elementar das justiças dar o seu a seu dono. Foi você que encontrou o paroquial que me interessava, ponto assente.
Quanto às restantes informações, eu já tenho esses nomes, conto ver se encontro os respectivos comprovativos. Vai ser difícil e estou todos os dias a trabalhar à noite em assentos que se encontrem on-line. Durante o dia terei que me deslocar à TT. Infelizmente, por motivos de saúde, tenho-me mantido mais em casa.
Se tiver à procura de algum registo e não tenha ainda encontrado, por favor, diga, pode dar-se o caso de eu já ter e passo-lhe.

Obrigada, mais uma vez!
Maria David

Resposta

Link directo:

Familia Castro, da Covilhã (xn)

#391587 | maria david | 29 abr 2018 00:30 | Em resposta a: #391576

Miguel Monteiro, esqueci de anexar um pedido, para a eventualidade de ter tropeçado com esta gente:

Tenho um Manuel Pereira da Silva, filho de Diogo Pereira da Silva (ou Diogo Mendes Pereira ou Diogo Pereira) que teve dois casamentos -1º com Rosália Caetana, filha de Francisco Henriques Flores e Leonor Maria Henriques e o 2º com Clara Maria, filha de António Mendes e Ana Maria, todos de S.Pedro da Covilhã.
O meu pedido prende-se com o registo de baptismo e o 1º casamento do Manuel Pereira da Silva. Pelas datas que tenho na base de dados, ele terá nascido cerca de 1735 e casou segunda vez em 16.06.1760. Já revirei os livros de S.Pedro várias vezes e ...nada!
Se encontrar , diga-me, por favor.
Muito obrigada!

Cumprimentos
Maria David

Resposta

Link directo:

Familia Castro, da Covilhã (xn)

#391761 | Samuel C O Castro | 04 mai 2018 16:08 | Em resposta a: #391575

Prezado Miguel Monteiro,

Muito obrigado pelos esclarecimentos e informações.

Relativamente as datas (Sebastião ( *21/12/1739), Ana (*3/01/1743) e JOSÉ (*2.6.1745), que informaste em sua mensagem 391567, se referem à qual Freguesia e localidade?

O link que informaste na mesma mensagem, direciona para o site GERAL do ANTT. Se puderes me informar o link direto, ficar-lhe-ei muito grato.

Ratifico meus agradecimentos. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Familia Castro, da Covilhã (xn)

#391762 | Samuel C O Castro | 04 mai 2018 16:59 | Em resposta a: #391280

Prezado Luiz Sá Pessoa,

Referindo-me a Antonia Joaquina de Castro, que mencionaste em sua mensagem 391280, que aparece aqui em https://geneall.net/pt/nome/614296/antonia-joaquina-de-castro/, será que ela não seria a mesma que aparece aqui em https://geneall.net/pt/nome/2210376/antonia-joaquina-de-castro/ ?

Em se confirmando esta hipótese, ela poderia ter se casado, em 2ª núpcias, com um dos esposos citados. E, poderia ser a explicação de sua bisavó Carlota Augusta de Castro também assinar Solla?

Esclareço que não sou responsável pela implantação dos dados dos 2 links informados.

Meu interesse é tentar fazer a ligação deste ramo "Henriques de Castro", com os demais de minhas pesquisas.

Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Familia Castro, da Covilhã (xn)

#391765 | Mar2006 | 04 mai 2018 18:16 | Em resposta a: #391762

Não me parece que seja a mesma pessoa.
Têm uma diferença de idades de 20 anos, o que não seria um obstáculo, mas na história que ja li sobre esta senhora nunca li sobre um segundo matrimonio.
Sobre a D. Antonia Joaquina de Castro do 1º link encontra confirmação do que consta sobre essa pessoa nos Assentos de baptismo de S Pedro, Covilhã (1760-1777), PT-ADLSB-PRQ-PCVL20-001-B5_m0171.tif.
Segundo este assento, D. Antonia Joaquina de Castro n aos 4/4/1775 e b. aos 19/4/1775 em S Pedro Covilhã. Era f. de José Henriques de Castro n de Monsanto e de sua mulher Brites Maria Teodora, n de Santarém e moradora em S. Pedro, Covilhã. Era np de Henrique Nunes n de Monsanto e de Maia Clara de Torre de Terrenho. Era np de Pedro Rodrigues Borges, n. de Santarém e de Leonor Violante Rosa n. S. Pedro, Covilhã.

Teve porém esta D. Antónia uma irmã, chamada Leonor Teresa de Castro n em S. Pedro, Covilhã aos 3/11/1771 e que foi casada com Luiz de Solla Teles e nascido em 1770 em Reigada. Os padrinhos desta D. Antónia foram os seus tios Manuel Henriques de Cstro e Brites Maria.

O marido da Antonia Joaquina de Castro (do segundo link) é porém da idade de duas das filhas da 1a D. Antonia Joaquina de Castro (casada com o sargento-mor e mais tarde capitão-mor Antonio José Raposo) chamada Ana Margarida e nascida em 8 de janeiro de 1798 e de uma Antonia Margarida de Castro nascida em 10 de junho de 1796 e de quem não possuo indicados os maridos.

Eu descendo de uma outra filha da D. Antónia chamada Carlota Augusta de Castro nascida em 8 de Agosto de 1807.

Ajudei nalguma coisa?
Cumprimentos
Luiz Sá Pessoa

Resposta

Link directo:

Familia Castro, da Covilhã (xn)

#391770 | miguel monteiro | 04 mai 2018 20:54 | Em resposta a: #391761

Prezado Samuel Castro

É no concelho de Idanha-a-Nova,freguesia de Monsanto.
Sebastião e Ana estão nos TIF 69 e 140,respetivamente do Livro de registo de batismos (1737-1743).
JOSÉ, está no TIF 49 do livro de batismos (1743-1748)

Abraços
miguel monteiro

Resposta

Link directo:

Familia Castro, da Covilhã (xn)

#391771 | miguel monteiro | 04 mai 2018 21:35 | Em resposta a: #391762

Prezado Samuel Castro

Parece-me haver alguns erros nesta página:
António Mesquita e Solla, será filho do casal Luís Solla Teles/Leonor Castro e Brites em vez de nora, será filha de Antónia Joaquina de Castro. Mas,ainda não tenho dados concretos.

Resposta

Link directo:

Familia Castro, da Covilhã (xn)

#409502 | miguel monteiro | 10 nov 2018 19:13 | Em resposta a: #41803

Caros Confrades

O presidente Marcelo Rebelo de Sousa é originário da Covilhã através da sua mãe.
A sua bisavó chama-se simplesmente LEONOR ROSA, mas a partir daqui (nas minhas pesquisas)
os apelidos começam a tornar-se sonantes: Henriques Flores, Campos Carvalho, Nunes Paiva, Mendes etc... , por outro lado saltam de localidade, casam novos e possivelmente entre eles. Estas são
características dos cristãos-novos. Será ele descendente de cristãos-novos?

Cumprimentos
miguel monteiro

Resposta

Link directo:

Familia Castro, da Covilhã (xn)

#412398 | Mar2006 | 16 fev 2019 17:49 | Em resposta a: #391382

Caro Miguel
Sou descendente deste casal José Henriques de Castro e sua mulher Brites Maria.
O JHC é filho de Henrique Nunes de Paiva (n 1710 em Monsanto e f 16/10/1746 em Lisboa -relaxado em carne- e de Maria Clara ( n 1716 na Torre do Terrenho, Trancoso). Ambos têm processos do TSO, ns 4613 e 4622.
Se por acaso tem estudada esta família Henriques de Castro, que muito me interessa, poderíamos trocar alguns dados directamente.
Conheço os documentos escritos por Inácio Steinhardt, sobre Vila Cova à Coelheira e desta família em Baionna e Amsterdão, mas o modo como ele descreve os diferentes nomes que ele coloca não permite estabelecer uma árvore correcta.
O meu email é Luiz.sapessoa arroba gmail ponto com

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 11:23

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen