Família Fladgate

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Títulos

Família Fladgate

#42761 | pguimaraens | 02 jun 2003 00:05

Eu procuro quem tenha informações, documentos ou qualquer ideia sobre a família Fladgate em Portugal - descendentes de John Alexander Fladgate, 1º Barão de Roeda

Resposta

Link directo:

RE: Família Fladgate

#42764 | vbriteiros | 02 jun 2003 00:52 | Em resposta a: #42761

De momento só me lembro de ter almoçado e bem na Quinta da Roeda.
Aliás com esse seu nome Guimaraens deve saber mais do que eu.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Família Fladgate

#42767 | pguimaraens | 02 jun 2003 01:22 | Em resposta a: #42764

Agradeço a sua resposta, pois até recentemente a Quinta da Roeda pertenceu à Casa Croft (foi dote de casamento a uma das filhas do Barão, que casou com um dos então donos da Croft). Assim, conhece mais que eu, pois só no ano passado é que a Taylors voltou a comprar a Quinta (e a marca Croft).
Se tiver mais alguma informação, agradeço.
Com os melhores cumprimentos,
P.G. Guimaraens

Resposta

Link directo:

RE: Família Fladgate

#42768 | vbriteiros | 02 jun 2003 01:33 | Em resposta a: #42767

Caro P.G.Guimaraens
Não conheço muito mais do que disse, mas sabia que a Roeda tinha sido comprada pela Taylors e claro sei que esta pertence à Familia Guimaraens. Qual o seu parentesco com Bruce Guimaraens q.D.h. ?
Cumprimentos
VB

Resposta

Link directo:

RE: Família Fladgate

#42785 | vbriteiros | 02 jun 2003 12:01 | Em resposta a: #42767

Caro P.G.Guimaraens
Veja aqui no GP o 1º Barão de Roeda e tambem o Barâo de Forrester.
Na NP só acrescenta que foi grande proprietário no Alto Douro residindo umas vezes na Quinta da Roeda, outras na Quinta do Monte em S. João da Foz. Comendador da Ordem de Cristo( aqui a TT pode ter mais dados).
Usou armas da sua familia em Inglaterra que me abstenho de descrever porque julgo que deve conhecer.
Para mais dados sobre a descendência, deve consultar o Acervo bibliográfico da Feitoria, Registos do Cemitério Inglês e os assentos paroquiais de S. João da Foz porque residiu ali ( S. Pedro de Miragaia tem tambem muitos registos de estrangeiros)
Mais do que isto não lhe posso dizer por agora.
Cumprimentos
VB

Resposta

Link directo:

RE: Família Fladgate

#42861 | pguimaraens | 03 jun 2003 11:07 | Em resposta a: #42785

Caro VB,
Agradeço a sua mensagem. No entanto, a minha família (Guimaraens) foi para Inglaterra e apenas voltaram umas gerações depois. Pedro Gonçalves Guimaraens, que casou com uma filha do Barão Fladgate (Roeda), teve vários filhos, todos em Inglaterra e apenas um dos netos, o meu bisavô, voltou a Portugal já no Sec. XX. O meu interesse era de saber de outros descendentes Fladgate (famílias Wright e Morgan -- segundo sei o Barão de Forrester não teve filhos e parece-me que existem dúvidas de se chegou a casar com uma das filhas do Barão Fladgate).
O meu parentesco com o Bruce é distante, uma vez que o nosso antepassado comum nasceu em 1795 e morreu em 1858. M.P. Guimaraens (que fugiu para Inglaterra durante as guerras liberais) teve vários filhos, um Pedro Gonçalves Guimaraens (meu antepassado) e um Manoel Fonseca Guimaraens (bisavô do Bruce). Tenho tentado actualizar a árvore genealógica respectiva no GP, mas ainda não consegui.
Melhores cumprimentos,
PGG

Resposta

Link directo:

RE: Família Fladgate

#42901 | vbriteiros | 03 jun 2003 23:18 | Em resposta a: #42861

Caro PGG
De momento não posso adiantar mais dados. Numa próxima oportunidade indagarei e tomarei nota de algum assento que encontre no ADB
Cumprimentos
VB

Resposta

Link directo:

RE: Família Fladgate

#46896 | MSPAGraça | 04 set 2003 15:35 | Em resposta a: #42761

Caro Senhor
P Guimaraens

Conheço muito bem uns parentes seus, de quem sou grande amigo e de há já alguns bons anos. Na realidade, sou amigo muito próximo da Magdalena Guimaraens e dos filhos, respectivamente viúva e filhos do Bruce, por quem também tinha grande amizade e respeito.

Sobre os Fladgate, pouco posso dizer, para além do que vem escrito neste Genea Portugal e na «Resenha de Famílias Titulares e Grandes de Portugal», do Visconde de Sanches de Baêna.
Posso, ainda, dizer-lhe que foi sua propriedade a Quinta do Monte, que faz quase todo o quarteirão da Rua do Montebelo e da Rua do Padre Luís Cabral, na Foz do Douro.

Desta Quinta, sabe-se que pertencia ao Couto de S. João Baptista da Foz do Douro, propriedade do Mosteiro Beneditino de Santo Tirso. Conhecem-se todos os foreiros desde 1600 e poucos. Nos fins do século XVIII e princípios do XIX, pertencia a um senhor de Guilherme de Nassau, do qual era procurador Charles Butler. Os seus herdeiros irão queixar-se dos danos causados pelos bombardeamentos de 1833-34, durante o Cerco do Porto.
Deve ter passado para as mãos de Fladgate em meados do século XIX, que ali fixou residência. Já no século XIX, esteve nas mãos dos Bessa Ribas, dos Guedes de Almeida e, finalmente, dos Folhadella.
Sobre esta Quinta, Pinho Leal, no seu «Portugal Antigo e Moderno», faz algumas referências.
Já sobre o Barão de Roeda, veja-se o que diz Charles Sellers, no «Oporto Old and New», e o seu sucessor, no «Oporto Older and Newer».
Desculpe a deambulação.

Já sobre os seus Guimaraens, quem os tem vindo a estudar é a Magdalena. Possuo uma cópia do trabalho... Tanto a Magdalena, como eu, temos projectos de ir ao Arquivo Distrital de Braga procurar informações sobre a ascendência de Manuel Pedro Guimarães, aliás, Gonçalves, apelido de seus pais...

Com os meus melhores cumprimentos

Manuel Azevedo Graça

Resposta

Link directo:

RE: Família Fladgate

#278735 | hmaia | 16 jun 2011 00:43 | Em resposta a: #46896

Caro Senhor
Manuel Azevedo Graça

Peço desculpa pela intromissão, porque o meu interesse não é propriamente na Família Fladgate, mas na Quinta do Monte, que o meu tetravô, António Francisco Maya, terá adquirido entre 1825 e 1830 ao príncipe Guilherme Frederico de Nassau-Orange após ele ter sido aclamado Rei dos Países Baixos (1815). Os meus bisavós habitaram a quinta até cerca de 1855, data em que terá passado para as mãos do Barão Fladgate. Em 1889, data em que o Senhor Fladgate já teria falecido, passara para as mãos de Bernardino Vareta e, só depois, para as dos Bessas Ribas. Muito grato ficaria por mais algumas informações que pudesse dar sobre a Quinta do Monte, que foi chamada Quinta do Rumoaldo, creio que em referência ao príncipe, depois Quinta da Boa Vista e, só mais tarde, Quinta do Monte (Belo). Foi recentemente adquirida por familiares do Senhor Américo Amorim. Desde já agradecido e com os melhores cumprimentos,

Hernâni L.S. Maia

Resposta

Link directo:

RE: Família Fladgate

#278885 | vbriteiros | 18 jun 2011 02:41 | Em resposta a: #278735

Caro Hernâni Maia,
Essa Quinta do Monte junto à rua Padre Luis Cabral, pertenceu no principio da século XX à família Mudat, que suponho tinha algo a ver com a velha Fábrica Aviz. O senhor Oscar Mudat ainda vivia , há umas décadas atrás, numa casa em frente ao portão da Quinta do Monte. Era casado com D. Alice Martins da família proprietária da Empresa de Saboaria do Bolhão e morreu sem descendência. Depois destes é que passou aos Folhadelas.
Cumprimentos
VB

Resposta

Link directo:

RE: Família Fladgate

#278944 | hmaia | 18 jun 2011 20:54 | Em resposta a: #278885

Caro VB
Muito obrigado pela informação. É mais uma família a adicionar às muitas por que aquela quinta passou...
Cumprimentos
HM

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 31 mai 2024, 18:34

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen