Doutor Luis de Azevedo Sampayo, Vila de Ourém (?)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Doutor Luis de Azevedo Sampayo, Vila de Ourém (?)

#42953 | amtf | 04 jun 2003 22:54

Caros Confrades,

O Doutor Luiz de Azevedo Sam-Payo casou com Dona Maria de Jesus e Oliveira de quem teve, pelo menos, a Dona Luísa Laureana Efigénia de Sampayo, natural e baptizada na Insigne Collegiada da Villa de Ourem, bispado de Leiria, que veio a casar a Lisboa, a 1-02-1786, já seu pai não era vivo.

Como tenho pouca disponibilidade para me deslocar a Leiria, pergunto se algum confrade tem informações sobre esta gente. Ignoro se a família era de Ourém ou se ali estaria por força do exercício de algum cargo deste Luís Sampayo.

Grato por qualquer ajuda, cumprimenta,
António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Doutor Luis de Azevedo Sampayo, Vila de Ourém (?)

#42955 | zmcm | 04 jun 2003 23:04 | Em resposta a: #42953

Caro António Maria Fevereiro :
Conheço um ramo Sam Payo Sousa Alvim em Vila Nova de Ourém, consulte se conseguir( existem vários estudos sobre esta família) a genealogia dos Alvim de Ourém, pode ser que encontre alguma coisa.

cumprimentos,
Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE: Doutor Luis de Azevedo Sampayo, Vila de Ourém (?)

#42956 | zmcm | 04 jun 2003 23:07 | Em resposta a: #42953

Caro António Maria Fevereiro :
Conheço um ramo Sam Payo Sousa Alvim em Vila Nova de Ourém, consulte se conseguir( existem vários estudos sobre esta família) a genealogia dos Alvim de Ourém, pode ser que encontre alguma coisa.

cumprimentos,
Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE: Doutor Luis de Azevedo Sampayo, Vila de Ourém (?)

#42960 | amtf | 04 jun 2003 23:34 | Em resposta a: #42956

Caro Miguel Cabrita Matias,

Agradeço o seu interesse e a sugestão de pesquisa.
Estive a dar uma vista de olhos aqui na Base de Dados e encontrei um antigo colega de liceu, filho de um São Payo de Sousa Alvim. Sou grande amigo de um cunhado dele, visitante assíduo, mas não interveniente, neste Fórum, e amanhã contactá-lo-ei para ver se me pode ajudar.
(Pedro, se andares por aí, aparece homem!)

Os meus cumprimentos
António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Doutor Luis de Azevedo Sampayo, Vila de Ourém (?)

#44051 | amtf | 28 jun 2003 23:47 | Em resposta a: #42960

Terá algum confrade, que pesquise no AUC, disponibilidade para aí procurar dados acerca deste Doutor Luís de Azevedo Sam-payo?
Grato por qualquer auxílio, cumprimenta,
António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Doutor Luis de Azevedo Sampayo, Vila de Ourém (?)

#48394 | csm | 24 set 2003 12:28 | Em resposta a: #42953

Exmº Senhor,

O Dr Luis de Azevedo e Sampayo, foi Cavaleiro Professo da Ordem de Cristo (certidão de 17 de Abril 1769), Juiz de fora de Tabuaço, Chavães, Barcos, Paradela e Castanheiro (carta de 04 de Dezembro 1764) Ouvidor da Capitania de Mato Grosso,(Torre do Tombo,livro 29 das Mercés de D. José fls 101) Provedor das fazendas dos defuntos e Ausentes, Capelas e Residuos da mesma capitania, formado em leis pela Universidade de Coimbra, habilitado para os lugares de letras pela mesa do Desembargo do Paço.

era filho de

Manuel de Azevedo e Sampayo, que nasceu em Lisboa na freguesia de Stª Cruz do Castelo em 08 de Fevereiro de 1699 e que passou a Ourem a fim de exercer o cargo de Escrivão do Judicial nessa vila onde vivia ainda em 1755 sendo já falecido em Junho de 1768.

Manuel de azevedo e Sampayo foi filho de

Francisco de Azevedo e Sampayo, natural de Lisboa batisado na freguesia de S. salvador da Mata exerceu o cargo de Furriel -Mor do castelo de S. Jorge em Lisboa por mais de 14 anos.

Francisco de Azevedo e Sampayo foi filho de :

Francisco de Sampayo e Azevedo tambem Furriel Mor do Castelo de S. Jorge desde 07 de Junho de 1651 até 25 de Abril de 1703.


Assim e respondendo á sua pergunta o Dr. Luis de Azevedo e Sampayo, nasceu em Ourem em virtude de seu Pai nessa data se ter deslocado de Lisboa para essa vila a fin de aí exercer o cargo de Escrivão do Judicial.

O Dr. Luis de Azevedo e Sampayo morreu em Mato Grosso (Brasil) onde como Ouvidor se achava fazendo o lugar de Desembargador do Porto.

Com os melhores cumprimentos,

CSM

Resposta

Link directo:

RE: Doutor Luis de Azevedo Sampayo, Vila de Ourém (?)

#48454 | amtf | 24 set 2003 20:29 | Em resposta a: #48394

Caro (a) CSM,

Algum tempo depois de ter iniciado este tópico tive acesso a um estudo sobre estes meus antepassados que coincide com os elementos que agora, amávelmente, me disponibilizou ( http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=45771#lista ).
Permite que pergunte qual o seu interesse por esta gente?

Os melhores cumprimentos do
António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Doutor Luis de Azevedo Sampayo, Vila de Ourém (?)

#53619 | amtf | 13 dez 2003 00:32 | Em resposta a: #48394

Caro CSM,

Talvez lhe interesse conhecer a notícia da morte do Doutor Luís de Sampayo tal como é relatada num ofício do Governador de Mato Grosso para a Raínha D. Maria I:

“o extraordinário e horrível insulto acontecido nesta Villa (Bela de Mato Grosso) pelas 4 horas da tarde do dia 12 de Junho (de 1778), em que foi morto com aleivosa barbaridade de hum tiro de espingarda ao Ouvidor (Luís de Azevedo e Sampayo), sendo agressor hum José Tavares Barboza, homem fanático e de hum animo cruel e atrevido que sobre queixas que tinha do ditto Ministro, aleivosa e temerariamente se deliberou a cometer o dito grande crime”.
O matador “por este atrocíssimo delicto foi castigado com a última pena, na mesma Villa, no dia dezanove daquelle mesmo mês (de Junho)”

Os melhores cumprimentos do
António Maria Fevereiro
fevereiros arroba netcabo ponto pt

Resposta

Link directo:

RE: Doutor Luis de Azevedo Sampayo, Vila de Ourém (?)

#56022 | amtf | 24 jan 2004 17:50 | Em resposta a: #53619

Caros confrades,

No processo de habilitação para a Ordem de Cristo, de Luís de Sampayo, fui encontrar um curioso documento onde se refere que um Cavaleiro da Ordem renuncia o Hábito de Cristo em favor de Luís de Sampayo.
Faço a seguinte leitura desse documento, assinalando que usei o sinal (//) no fim de cada linha da segunda página a qual está cosida ao processo de tal forma que impossibilita a sua leitura na margem direita:

“Por despacho de S. Mag.e do primeiro de Dezembro de 1759 e Supplemento de 23 de Fevereiro de 1767
------------------------

El Rei Nosso Senhor tendo respeito aos serviços de Manoel António Barreiros, filho de Thomé Luis Barreiros, e natural da Villa de Fronteira, obrador na Província do Alemtejo, no Estado da índia, e nesta Corte por espaço de 23
annos e 22 dias; em praça de Soldado de Cavallo do Regimento de Campo Mayor, no Posto de Alferes de Granadeiros, no de Ajudante, e ultimamente no de Capitão de Infantaria, continuados de 15 de Outubro de 1735, até 7 de Dezembro de 1758, em que ficava sem ter nota alguma em seus afrontos (?); no Estado da índia sendo Ajudante achou-se na tomada da Praça de Alorna (?) onde se distinguiu com tres soldados Granadeiros ganhou aos inimigos hum Baluarte ao pé da porta da Fortalleza: E ser hum dos primeiros que acodio ao Sargento mór Engenheiro trazendo-lhe com as suas próprias maos por tres vezes com perigo evidente de vida hum Murteiro, polvora e granadas Reaes, que fizerão tanto effeito, que cahindo humma dellas no Armazem de Polvora dos Inimigos, lhe fes o maior estrago, ao qual se deveo a victoria e se rendeu a Praça: Achousse na expugnação de Bicholim, em o Forte de Arandem(?), sendo hum dos que tomarao treze Fachinas que os inimigos tinham pelas margens do Rio de Arandem (?) acima, e na tomada da Armada de Bonsolo (?), que estava encalhada no mesmo Rio: Entrando a este Reino, vir destacado no Anno de 1756 com a sua Companhia e Regimento

(muda a página)

Regimento para esta Corte para onde tornou a morar de 1758 e nella se acha servindo com grande cuidado, aptidão e zelo do Real Serviço: Em satisfação de tudo// por bem fazer-lhe merce do Habito de Christo com //
reis de tença effectiva e faculdade para o renunciar // trinta mil reis de tença no Rendimento da Obra Pia // suas duas filhas, digo suas irmans repartidamente: // haver renunciado o Habito da Ordem de Christo, e doze // reis de tença em Luís de Azevedo São Payo, se lhe // Padrão da dita tença, que se apresentará nos Almoxari // do Reino em que couberem sem prejuízo de terceiro, // houver prohibição com o vencimento na forma das // de S. Mag.e, e os Lograria a titulo do mesmo Habit // dem de Christo, que lhe tem mandado lançar: // mil reis de tença no rendimento da Obra Pia que // em sua irmã Tereza de Jesus Barreiros, se lhes // delia Alvará com vencimento do primeiro de De / / de 1759. Salvaterra de Magos a 27 de Feve // de 1767
Ass: Francisco Xavier de Mendonça Furtado”

Porventura alguém conhece este bravo, MANUEL ANTÓNIO BARREIROS, de Fronteira?
Não vislumbro qualquer ligação familiar entre ele, ou suas irmãs, e Luís de Sampayo. Era prática corrente esta renúncia ao Hábito?
No processo de habilitação não encontro referência ao documento. Está simplesmente apenso.
Por outro lado, o facto de ter havido a renúncia não invalidou que Luís de Sampayo não tivesse, mesmo assim, de se habilitar, processo que se concluiu em Março de 1769, depois de muito dinheiro gasto pelo habilitando e longas inquirições.

Grato por qualquer comentário, com os melhores cumprimentos,
António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Doutor Luis de Azevedo Sampayo, Vila de Ourém (?)

#56054 | LCM | 25 jan 2004 13:57 | Em resposta a: #56022

Caro António Maria,

A "renuncia" de Hábitos estava prevista e era na realidade uma "venda", boa para ambas as partes: o vendedor ganhava um bom dinheiro e o comprador tinha algo a que talvez não tivesse acesso de outra forma.
O "comprador" necessitava habilitar-se e o Rei tinha de autorizar a "renuncia".
Na tese da Prof. Fernanda Olival sobre as Ordens Militares, publicada pela editora Estar em 2002 (salvo o erro) vem um capitulo sobre este assunto. Vale a pena ler.

Abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Doutor Luis de Azevedo Sampayo, Vila de Ourém (?)

#56064 | amtf | 25 jan 2004 19:11 | Em resposta a: #56054

Caro Lourenço,

Também pensava que assim se tivesse passado.
Muito obrigado pela sua informação e pela referência Bibliográfica.

Grande abraço
António Maria

Resposta

Link directo:

Doutor Luis de Azevedo Sampayo, Vila de Ourém (?)

#424330 | VascoTavares | 21 mai 2020 09:04 | Em resposta a: #42953

Então, sou descendente desse Dr. Luís de Azevedo Sampayo, a sua filha Luisa Laureana é minha 6 avó e por sorte que eu tive o meu avô era genealogista, e tinha muitos estudos sobre esta família sendo que árvores genealógicas completas se quiser que eu mande pode me pedir de alguma maneira
Comprimentos Vasco Tavares

Resposta

Link directo:

Doutor Luis de Azevedo Sampayo, Vila de Ourém (?)

#425450 | Tagus | 07 jul 2020 18:00 | Em resposta a: #424330

Bom dia Sr. Vasco Tavares,

Estou interessado em saber mais sobre os ascendentes maternos do Dr. Luis de Azevedo e Sampaio e os ascendentes de sua esposa, D. Maria Genoveva (ou de Jesus?) de Oliveira. Agradeceria se me pudesse falcultar os dados que têm. Tenho alguma informaçao sobre estes individuos mas esta muito incompleta. Pode pedir o meu mail ao moderador para comunicarmos.

Atentamente,

Bruno Pereira Marques

Resposta

Link directo:

Doutor Luis de Azevedo Sampayo, Vila de Ourém (?)

#431071 | VascoTavares | 09 fev 2021 10:34 | Em resposta a: #425450

Olá Bruno, tenho alguns registos genealógicos comigo, não são muitos... mas se quiser mande me um mail: vascosampayotavares@gmail.com e eu mando-lhe o que tenho

Atentamente,

Vasco Tavares

Resposta

Link directo:

Doutor Luis de Azevedo Sampayo, Vila de Ourém (?)

#431226 | Tagus | 13 fev 2021 23:47 | Em resposta a: #431071

Ola Sr. Vasco!

Obrigado pela sua resposta. A paciência as vezes paga...Bem, espero que vamos conseguir dar mais umas voltas aos Sampayos nas terras Ourienses. Ja lhe mandei um mail.

Bom fim de semana!

Bruno Marques

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 18 jun 2024, 17:57

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen