Genealogia na Beira Baixa

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Genealogia na Beira Baixa

#44054 | Txispa | 29 jun 2003 08:52

Desde a Galiza, estou a procurar informações de pessoas com o apelido Milheiro. É um apelido mui usual em São Miguel de Acha (concelho de Idanha-a-Nova) e en Castelo Branco, mas está muito espalhado pela zona.
Os dados máis antigos que tenho são do século XIX, más é seguro que ja existia desde muito antes...alguém tem dados?
Agradezementos desde ja pela ajuda.
Celso
FAMILIA MILHEIRO:
(...)

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia na Beira Baixa

#44061 | manuelr | 29 jun 2003 13:30 | Em resposta a: #44054

Caro Celso

Realmente o apelido Milheiro encontra-se espalhado. Penso que deve ter origem em alguma actividade agrícola e daí a sua dispersão. Os únicos de que tenho elementos, são o casamento em 21-07-1852 em São Miguel D'Acha de Manuel Dias filho de José Dias e de Ana MILHEIRO com Isabel Valente filha de José Dias Valente e de Josefa Branco e o nascimento na Soalheira em Agosto de 1852 de Inácia, filha de José António de Proença, da Atalaia do Campo e de Bárbara de Jesus Leitão, neta paterna de António de Proença, da Atalaia do Campo e de Ana Albertina MILHEIRO, da Lardosa, materna de José Antunes, do Louriçal do Campo e de Antónia Leitão, do Sobral do Campo.
Como vê por este registo, pelo menos estes podiam ter-se espalhado por 5 freguesias. Há concerteza anos mais recuados em que aparece o mesmo apelido, mas sobre esses não retirei elementos.

Cordiais cumprimentos

Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia na Beira Baixa

#44062 | Txispa | 29 jun 2003 13:51 | Em resposta a: #44061

Caro Manuel Rolão,
Muito obrigado pelos dados, acabo de informatizá-los no meu "pequeno" arquivo perssoal.

Resposta

Link directo:

Rolão

#44071 | Txispa | 29 jun 2003 15:44 | Em resposta a: #44061

Caro Manuel,
Tenho um dado sobre um Rolão (Rolán na Galiza) em 1494 em Galiza, no mesmo local onde habia Milleiros. É um apelido que está desde antigo no país galego e mui ligado ao mundo do mar. Há Rolães na Beira Baixa?
Cumprimentos
Celso

Resposta

Link directo:

RE: Rolão

#44078 | manuelr | 29 jun 2003 19:48 | Em resposta a: #44071

Caro Celso

Há Rolões na BB pelo menos desde 1580. Tem interesse esse Rolán na Galiza ligado ao mundo do mar, já que há Rolões ligados à mesma actividade em Aveiro, em Buarcos e no Algarve pelos menos no início do Sec XVII.
Tem mais elementos sobre esse Rolón?

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia na Beira Baixa

#44106 | camac41 | 30 jun 2003 11:49 | Em resposta a: #44054

Caro Txispa

Transcrevo do livro "A Beira Baixa na Expansão Ultramarina" edição da Câmara Municipal de Belmonte o seguinte:
"MILHEIRO, Pedro Pinto
Natural da Sertã, era filho de André Piparel e de Joana Milheiro.
Estando no Brasil, embarcou em 1639 na armada que saíu da Baía para Pernambuco, em cuja costa de achou então nas batalhas travadas com os holandeses. Do Maranhão regressou ao reino, onde serviu como soldado nas lutas da Restauração: no Algarve, desde Outubro de 1644 a 1645; depois na provincia da Beira entre 15-7-1645 a Janeiro de 1649.
Por alvará régio de 15-8-1649 teve os foros de escudeiro-fidalgo e cavaleiro fidalgo com 750 réis de moradia por mês e um alqueire de cevada por dia, atendendo aos seus serviços e por se prestar a embarcar de novo para o Brasil, onde seria armado cavaleiro; e para ali seguiu no dito ano como alferes, na armada da Companhia Geral do Comércio. (ANTT, Matricula dos moradores ... Liv. V, fl 408v). Mais tarde, por um outro alvará de D. João VI (a 10-1-1655), e havendo respeito aos seus serviços no Brasil e como capitão de uma companhia de Auxiliares de Lamego, viria a receber a mercê de 35 mil reis de pensão em uma das comendas de S. Bento de Avis, para os ter com o hábito dela.
Bibliografia: Cândido Teixeira, op. cit., II, p. 90."

O livro acima referido, se estiver interessado, pode ser comprado via internet, poderei dar o endereço se me contactar para camac@netcabo.pt

Melhores cumprimentos

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Rolão

#44130 | Txispa | 30 jun 2003 17:59 | Em resposta a: #44078

Caro Manuel Rolão,
Se tem interese nos Rolan galegos podo recolher informações e facer um pequeno estudo.
O meu e-mail: cxmilleiro@hispavista.com
Um abraço
Celso

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia na Beira Baixa

#44135 | Txispa | 30 jun 2003 18:25 | Em resposta a: #44106

Caro Carlos,
O dado é mui interessante para a minha investigação ja que é o mais antigo que tenho na Beira Baixa.
Obrigadíssimo
Celso Milleiro, de Pontevedra (Galiza)

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia na Beira Baixa

#44152 | jlff | 01 jul 2003 01:06 | Em resposta a: #44054

Caro Celso
Tenho registo de 14 indivíduos com último apelido Milheiro, o mais antigo de finais do sec. XVII, em S. Miguel de Acha, mas também de outras localidades. Há mais alguns com Milheiro como apelido intermédio. Caso trabalhe com um programa que suforte ficheiros gedcom posso enviar-lhos por e-mail. Já tenho o seu endereço.
Cumprimentos
Jorge Lemos

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia na Beira Baixa

#44479 | Txispa | 06 jul 2003 14:26 | Em resposta a: #44152

Caro Jorge Lemos,
Estou mui interessado nos dados sobre os Milheiros do seus arquivo. Envie ao meu e-mail.
Onde consigueu as informações? Há Milheiros que esteverom procurando em São Miguel mas sem sorte...ja que não apareciam os apelidos.
Obrigadíssimo.
Celso.

Resposta

Link directo:

RE: Rolão

#44480 | Txispa | 06 jul 2003 14:42 | Em resposta a: #44078

Caro Manuel Rolão,
Sobre os Rolãos galegos (Rolán):
1. Livro "Galicia en el comercio marítimo medieval" da professora da Universidade de Santiago de Compostela (Galiza)Mª Elisa Ferreira Priegue, página 178 diz: "Rolán y Tomás, mercaderes franceses, son asaltados en Ferreirós (camino de Santiago llegando a Chantada (Lugo)) y hacen la denuncia en Ourense, siguiendo camino. Les roban dos cargas de paño de Flandes valuadas en 400 doblas, en el verano de 1456."
2.Livro "Redondela y Vigo frente a la luctuosa y el diezmo eclesiástico: la sentencia arbitral de 1494" do historiador José Martínez Crespo, na página 136 menciona-se a uma pessoa de apelido Rolán, sem nome, também encontro o dado máis antigo dum Milheiro na Galiza.
3. Enciclopedia galega, Tomo 27, página 78:
-ROLÁN, Francisco DE SANTA CRUZ: natural de A Guarda (Pontevedra-Galiza), 1699-1743
-ROLÁN, Feliciano VICENTE: 1907-1935.

O apelido Rolán encontra-se só no sul da Galiza, pelo que acho presumível uma relação com os Rolão de Aveiro.

Com os melhores cumprimentos

Celso Milleiro, de Pontevedra (Galiza)

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia na Beira Baixa

#211410 | paulacrisluis | 23 out 2008 18:27 | Em resposta a: #44054

Boa tarde!

Estou a fazer a linhagem de minha família toda ela de Lardosa.
Minha família não é «milheiro» mas ainda lá vai.... (nos dias de hoje)

Ao fazer a linhagem hohe encontrei o seguinte:
José Vivente casou:21-12-1948, Lardosa com (maria) Felicia (Mendes) Luiz.

Jozé Vicente é filho de.Vicente Milheiro e Izabel Allexandre, já defuntos

Felicia Luiz filha de Marcos Mendes e Maria Luiz, já defunta.

Todos de Lardosa.


Será que há ligações?

Aguardo notícias.

Paula

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia na Beira Baixa

#211416 | Txispa | 23 out 2008 20:13 | Em resposta a: #211410

Olá Paula,

Sou Celso Milleiro, escrebo-lhe desde a Galiza. Agradezo muito qualquer informação genealógica de pessoas com o apelido Milheiro.


Tenho dados genealógicos de Milheiros em Lardosa. Más tenho uma pequena dúvida. Um dos ramos genealógicos que tenho comeza a fins do século XVIII e coincide com esses dados que tem, mas os seus são do século XX.

Eu tenho um Vicente Milheiro c.c. Isabel Alexandre. T.a:

- Inocêncio Milheiro que c.c. Mª Leonarda Sanches. Deste casamento tenho 4 filhos, o primeiro nascido em 1837.

Penso que o Vicente a a Isabel podem ser as mesmas pessoas.

Com os melhores cumprimentos galaicos-portugueses

Celso Milleiro (Milheiro em Portugal)

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia na Beira Baixa

#211419 | Carla Caria | 23 out 2008 20:31 | Em resposta a: #211416

Caro, Celso

Estou a pesquisar familias em Penamacor e consta lá uma familia Milheiro, que por acaso até são meus familiares, ainda estou em pesquisa pois descobri documentos assinados, como Milheiro como também Moiteiro.

Quando tiver mais informações posso fornecer.

Cordialmente


Carla Caria

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia na Beira Baixa

#211473 | Txispa | 24 out 2008 13:02 | Em resposta a: #211419

Cara Carla,

Obrigadinho pelas informações, qualquer informação sobre os Milheiros será bem recibida.

Cumprimentos desde a Galiza

Celso Milleiro / Milheiro

Resposta

Link directo:

RE: Rolão

#211716 | Saba | 27 out 2008 07:50 | Em resposta a: #44071

O nome Rolan e' muito comum em Espanha?
Tenho uma antepassada com esse nome: Ines Rolan, nascida a cerca de 1750, provavelmente em San Martin de Trevejo (pelo menos a filha nasceu la).
Obrigado.

-Luis Ramos
Seattle, Estados Unidos

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia na Beira Baixa

#212176 | Davi2008 | 01 nov 2008 16:20 | Em resposta a: #44135

Meu bisavô José Antonio Novo, veio para o Brasil em 1895, acompanhado de sua esposa e 1 filho, desembarcando no Porto do Rio de Janeiro, dirigindo-se para São Paulo.
Sua origem : Distrito de Coimbra, Concelho de Cantanhede, Freguesia de Febres, Vila de Corticeiro de Cima (hoje Freguesia).
O que puder acrescentar à essas informações, agradeceria.
David Novo
Brazil

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 18:15

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen