Famílias de Querença, Loulé

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões | Famílias

Famílias de Querença, Loulé

#44732 | jliberato | 09 jul 2003 18:51

Caros confrades,
Tenho algumas pequenas raízes em Querença que gostaria de compartilhar convosco, aguardando alguma achega da vossa parte.
O meu antepassado mais recente de Querença é o meu 5º avô Manuel José da aldeia do Cardosal, que foi casar a São Clemente de Loulé em 06-03-1802. Era filho de José Gonçalves e Maria Rodrigues, ambos de Salir e que foram casar a Querença.
Um quarto avô deste Manuel José era também de Querença. Chamava-se Domingos Martins foi casar a Salir e era filho de outro Domingos Martins e de Isabel Rodrigues.
Um outro ramo é odo meu 10º avô Francisco Pincho filho de Bartolomeu Pires e Catarina Botécia e que, sendo de Querença, foi casar a São Clemente de Loulé aos 09-09-1626.
Alguém conhece estes nomes? Em particular procuro o baptismode Domingos Martins que casou em 1657.
Estou à vossa disposição para dar esclarecimentos suplementares sobre os nomes mencionados.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Querença, Loulé

#44734 | rgc | 09 jul 2003 19:23 | Em resposta a: #44732

Caro JLiberato

Tem conhecimento de um António Guerreiro (da Ponte,apelido), nat. de Querença e com ligações familiares em Alte e Benafim ?
Sobre os-Pincho-tenho muito interesse. Alguns dos meus antepassados usaram este apelido. Poderemos trocar informações sobre eles, se achar que pode ter alguma utilidade.
Cumprimentos amigos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

Pontes e Pinchos em Querença

#44795 | jliberato | 10 jul 2003 18:41 | Em resposta a: #44734

Meu caro Rafael Carvalho,
Pontes não tenho no Algarve, tenho noa arredores de Lisboa (Almargem do Bispo). Tenho contudo alguns vestígios de Pontes no Algarve:
-Capitão Rodrigo da Ponte foi padrinho de baptismo de um antepassado meu em 1694 em Santa Bárbara de Nexe.
-Gonçalo da Ponte casou provavelmente em São Clemente de Loulé com Catarina Lopes, minha antepassada. O casamento(o segundo)com o meu antepassado foi em 1697 em São Clemente de Loulé.
Interessam-me também muito os Pinchos. O que tenho é o seguinte:
-Francisco Pincho, de Querença, filho de Bartolomeu Pires e Catarina Botécia casou aos 09-09-1626 em São Clemente de Loulé com Leonor Martins, Filha de Domingos. E é tudo. Do seu lado o que tem?
Um abraço
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Pontes e Pinchos em Querença

#44905 | rgc | 12 jul 2003 17:27 | Em resposta a: #44795

Caro JLiberato

Estive a consultar os tópicos: Pinchos do Algarve; Vaz Pincho, Gregórios e Lourenços e pouco posso adiantar ao que lá está, mas acrescento outros: DOMINGOS VAZ PINCHO - (1687) - clérigo do hábito de São Pedro -FSO-nat.da freg. de São Bartolomeu de Messines e morador em Tavira. Filho de SEBASTIÃO PINCHO e de IGNEZ FERNANDES, neto pat.º~de JOÃO VAZ PINCHO,lavrador muito rico e honrado (está no GENEA), da freg. de São Bart. de Messines e neto mat.º de DOMINGOS FERNANDES e de BARBARA GREGORIA,nat. e moradores em Gregórios, da mesma freguesia.Os pais viveram no Benaciate, da m.freg.e foram "da governança da igreja e do secular e juizes do referido lugar e pessoas nobres".
O referido padre Domingos Vaz Pincho viveu na cidade de Tavira em casa do tio ,o Padre Vaz Pincho, freire da Ordem de Santiago e que foi prior da igreja de Santa Maria, da cidade de Tavira.
Também no proc.ºdo capitão-mor de Ourique e FSO-André Guerreiro Camacho,aparece como 4.ª test.ª BARTOLOMEU VAZ PINCHO,a 28.10.1673, lavrador e homem nobre, de idade de 67 anos pouco mais ou menos,da freg. de São Bartolomeu de Messines e morador no Benaciate desta freguesia.
Suponho que D.Vîcência Gregória, casada com o morgado do Tacanho-freg. de Santana da Serra,ela filha do capitão AFONSO LOURENÇO, dos Gregorios,da freguesia de São Bartolomeu de Messines, mencionados no proc.º FSO atrás referido,onde não vem o nome da mulher, mas diz que AFONSO LOURENÇO e a mulher são da maior nobreza e bem conhecida do termo de Silves.
BARTOLOMEU VAZ PINCHO era filho de BALTAZAR VAZ PINCHO,da freg. de São Bart. de Messines e de MARGARIDA PINCHO,filha do capitão GONÇALO VAZ VIEIRA ,do Algoz e de BRITES MARREIRA. 8 curioso ser ela Pincho e os pais não têm tal apelido).
BARTOLOMEU VAZ PINCHO casou a 2.4.1695, com MARIA DE FREITAS FRADE, no Algoz.
( É provável já ter informado sobre isto, mas a repetição não será demasiada, para quem não tem vagar de fazer buscas).
Gostaria de saber mais dos meus- PINCHO.
Também na monografia de Loulé, de Ataíde de Oliveira, que não tenho oportunidade de consultar,cito de memória, vem referido um PINCHO, como criado ou escudeiro, não me recordo bem, de um fidalgo de apelido GAGO.
Fico sempre atento às suas intervenções no Forum.
Um abraço amigo.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

Faísca em Querença

#81239 | jliberato | 08 jan 2005 18:00 | Em resposta a: #44732

Caros confrades,
Sabendo que vários confrades se interessam pela família Faísca (não é o meu caso) resolvi transcrever uma nota que tirei de um processo que encontrei por acaso. É porventura do vosso conhecimento, mas também pode ser que não.
Trata-se de um sumário matrimonial da Câmara Eclesiástica de Lisboa. Um processo que tem a data de 18-09-1753 e está no Maço 959.
Manuel José Faísca, filho de Manuel Gonçalves Faísca e Maria Viegas de Brito, de Querença, que casa com Micaela Maria Rosa. Não tomei nota da naturalidade dela, mas presumo que fosse de Lisboa.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Faísca em Querença

#81244 | ffarrajota | 08 jan 2005 18:59 | Em resposta a: #81239

Caro Liberato,
Agradeço a informação, tenho estado a fazer pesquisa em Querença e, tenho encontrado vários Faíscas com ligação aos de Loulé.
Estou a pesquisar uma família Ponte, espero que esta família me faça chegar ao Gonçalo.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Querença, Loulé

#81293 | ajosue | 09 jan 2005 13:17 | Em resposta a: #44732

Tenho um Manuel Madeira natural de Querença que casou com Domingas Mestre de São Martinho das Amoreiras por volta de 1700.
Ana Josué

Resposta

Link directo:

RE: Faísca em Querença

#81559 | jliberato | 11 jan 2005 22:43 | Em resposta a: #81244

Cara Fernanda,
Continuo com muita esperança na sua investigação dos Pontes.
Na minha passagem por Lisboa no Natal, dei uma vista de olhos na Torre do Tombo pelos paroquiais de Boliqueime, Santa Bárbara de Nexe e Almansil, sem sucesso.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Querença, Loulé

#81907 | jliberato | 15 jan 2005 23:41 | Em resposta a: #81293

Cara Ana Josué,
Muito obrigado pela sua mensagem.
Não tenho a casal que menciona.
Tenho uma Apolónia Madeira que casou com Bartolomeu Martins em São Clemente de Loulé aos 04-02-1694.
Tenho um Baltazar Mestre nascido aos 02-01-1683 em Castro Verde, filho de Manuel Mestre e Maria Mestre, e casado com Filipa Martins em São Clemente de Loulé em 1705.
Poderá ver estes nomes e, se o desejar, intervir, nos tópicos "Famílias de São Clemente de Loulé" e "Famílias de Castro Verde".
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Faísca em Querença

#82516 | rmfrp | 23 jan 2005 16:00 | Em resposta a: #81239

Caro JLiberato:

Muito obrigado pela informação do sumário matrimonial, que eu não conhecia.

É possível que Manuel Gonçalves Faísca esteja de alguma forma relacionado com um homónimo que anteriormente encontrei:

Paulo de Sousa, cirurgião, baptizado a 06.06.1661 em Loulé, filho de Manuel Gonçalves Pereira e de Isabel do Espírito Santo, era primo direito dos Padres Manuel Gonçalves Faísca e Domingos Martins Faísca, ambos naturais de Loulé.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Querença, Loulé

#88503 | suzy gama | 13 abr 2005 19:31 | Em resposta a: #44732

Caro José Liberato

Hoje encontrei o casamento de uns avós de Querença, que foram pais de João Gonçalves, cujo baptismo não consegui encontrar.

09.05.1650 (Querença)

João Gonçalves, filho de Martim Gonçalves e Barbara Viegas c/
Maria Rodrigues, filha de Afonso (ou Antº) Rodrigues e Catarina Fernandes, da Apra.
Foram testemunhas: Manuel da Ponte, Manuel de Brito e Rodrigo Annes.
Pe António Tomás

Conhece estes nomes?

Cumprimentos
Susana Rilhó Gama

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Querença, Loulé

#88652 | jliberato | 15 abr 2005 21:13 | Em resposta a: #88503

Cara Susana,
Percorri a base de dados dos meus antepassados. Nenhum desses nomes consta. Lamento.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Querença, Loulé

#96448 | João Gaspar | 22 jul 2005 20:28 | Em resposta a: #88503

tenho estes antepassados em Querença- Manuel Fernandes e Maria das Candeias
Manuel Coelho e Maria de Sousa.Seculo XVIII/XIX

Antonio Fernandez e Francisca dos Santos

sei que são de seculos diferentes mas estes nomes dizem-lhes algo?

atenciosamente João

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Querença, Loulé

#96473 | suzy gama | 23 jul 2005 12:29 | Em resposta a: #96448

Caro João

Infelizmente não tenho informação dos casais que referiu.

Cumprimentos
Susana

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Querença, Loulé

#198054 | Jpteixeira | 26 mai 2008 18:56 | Em resposta a: #96448

Caro João Gaspar:

Como já reparou, estou a responder a todas as suas mensagens em diferentes tópicos.
Aqui vai o casamento de Manuel Fernandes com Maria das Candeias, celebrado na data de 28-10-1846.

Manuel Fernandes
Pais: António Fernandes e Francisca dos Santos, moradores no Serro da Corte, freg. de Querença.
Av. Paternos: Manuel Fernandes e Josefa Gonçalves, do Lagar da Cera, freg. do Ameixial
Av. Maternos: José Rodrigues e Francisca dos Santos, do Serro da Corte.

Maria das Candeias
Pais: Manuel Coelho e Maria de Sousa, moradores no Arneiro, freg. de Querença
Av. Paternos: Manuel gonçalves Coelho e Maria das Candeias, do Arneiro
Av. Maternos: Manuel de Sousa e maria de Sousa, do Monte, freg. de Querença.

Cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Querença, Loulé

#198121 | JoãoGaspar | 27 mai 2008 02:08 | Em resposta a: #198054

Caro Julio Sousa,

Nem sei por onde começar... mas a minha divida e gratidão para consigo são cada vez maiores.Muito obrigado.
Os Sousas de Querença não têm ligação nenhuma ao Manuel de Sousa ?
Estava com a esperança que existisse uma ligação mesmo que com duas ou três gerações de distancia, talvez primos ou tios ou então tem alguma ideia do motivo pelo qual foi o casal Manuel de Sousa e Iria de Sousa Pires padrinhos de Maria das Candeias?

Depois destes Sousas de Querença, o caro amigo ainda encontra o casamento dos meus avós Manuel Fernandes cc Maria das Candeias. Muito obrigado, graças à sua ajuda consegui recuar mais algumas gerações e obter informações preciosas sobre estas pessoas. Saberá o caro amigo Júlio Sousa e não querendo abusar da sua amabilidade, quem foram as testemunhas do casamento dos meus avoengos e quem foi o padre que celebrou a cerimónia?


Caro Julio Sousa, mais uma vez obrigado.

Abraço amigo

João Paulo

Resposta

Link directo:

Maria Baptista c.c. António Mendes

#296497 | Eleny | 05 fev 2012 18:05 | Em resposta a: #81244

Cara Sra. Fernanda Farrajota

Na sequência das pesquisas sobre o meu apelido Mendes:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=984835

Encontrei uma avó de Querença, que tenho todo o interesse em aprofundar. Li que a Sra. faz pesquisas nessa Freguesia. Agradeço a sua colaboração no caso de ter mais alguma informação sobre, Maria Baptista, de Querença, Loulé c.c. António Mendes de Sto. Ildefonso,
Almodôvar:

"Aos onze dias do mês d'Abril do ano de mil oitocentos cinquenta e nove, nesta Igreja Paroquial da freguesia de Santo Ildefonso de Almodôvar, o Reverendo Coadjutor Manuel António dos Remédios, baptizou solenemente a Francisco, que nasceu no último do mês próximo findo (31.03), primeiro do nome e do primeiro matrimónio de António Mendes e Ana Gertrudes, naturais desta vila, moradores na mesma, neto paterno de António Mendes e Maria Baptista, esta da freguesia de Crença (sic) [Querença), concelho de Loulé, aquele (António) desta de Almodôvar; materno de Pedro Dias e Gertrudes Maria, da mesma (freguesia). Foram padrinhos António Joaquim Inglez e Ana Maria, solteira, tia paterna, moradora na aldeia de Santa – Clara – Nova. Para constar se fez este termo, que assinei ..."

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1022105

" Aos vinte e sete de Fevereiro de mil oitocentos e cinquenta e um, nesta Matriz de Almodôvar, depois de feitas as Diligências do Estilo, e em virtude do Mandado do Ilustríssimo e muito Reverendo Vigário geral deste Bispado; assisti ao matrimónio que entre si celebraram por palavras mutuamente proferidas António Mendes, solteiro, filho de António Mendes, e de Maria Baptista, e Ana Dionísia, filha de Pedro Dias, e de Gertrudes Maria, também solteira, naturais desta vila, e lhe dei as Bênçãos Nupciais: a cujo acto Sacramental foram testemunhas o Reverendo Pároco da freguesia de Santa Clara Manuel Francisco Bernardino, e Diogo Mestre Baião da Aldeia de Santa Cruz, ambos deste termo, de que se fez este termo que assinei. António José Sabino Branco"

Agradeço também a ajuda da amiga, Susana Gama, pois sem ela não teria feito uma tão boa leitura dos dois assentos :)

Cumprimentos

Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

Maria Baptista, Querença, Loulé c.c. António Mendes, Sto. Ildefonso, Almodôver

#296631 | Eleny | 06 fev 2012 23:16 | Em resposta a: #81244

Renovo o meu pedido.

Resposta

Link directo:

RE: Maria Baptista c.c. António Mendes

#312919 | isabelitas | 01 set 2012 16:39 | Em resposta a: #296497

os dados sao estes todos que ja coloquei varias vezes..

meus antepassados sao Mendes,Nascimento,Jacintho,Jesus..vou escrever os nomes porque sei que tiveram irmaos e ainda nao encontrei nem metade..

Tenho Obito de Jacintha Rosa deve ter nascido poe volta 1798,1799 porque que faleceu em 1879 com 80 anos viuva de Manuel Joaquim viviam em Cabeceira de Apra, deixou filhos um deles Francisco Antonio Jacintho que teve uma filha Maria francisca nasceu 1864 nora de apra.

Mendes tenho Joao mendes casado com Catarina de Jesus,tiveram uma filha Francisca do Nascimento moradores Nora de Apra.. sao clemente loule.


nomes por ordem... Jacintha rosa nasceu 1789/1799 Cabeceira de apra
marido Manuel Joaquim.
filho Francisco Antonio Jacintho outros nao sei o nome

Joao Mendes E Catarina de jesus
filha Francisca do nascimento,Casa com Francisco antonio Jacinto

Maria francisca nasce 1864 e casa em 1888 com Ignacio Jose em Sao clemente Loule,pais de...

Manuel Inacio nasce março 1888 sao clemente,e Jose inacio seu irmao mais novo,procuro este mas nada encontro..

Resposta

Link directo:

RE: Maria Baptista c.c. António Mendes

#312966 | f4b2 | 02 set 2012 12:24 | Em resposta a: #312919

Cara Isabelitas

Pergunto se chegou a alguma conclusão,sobre o JOSÉ IGNÁCIO - Carpinteiro em Salir(Loulé),1909

Será que MANOEL MENDES e ANTÓNIO MENDES ambos Barbeiros em Loulé,1909,são irmãos do JOÃO MENDES?

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Maria Baptista c.c. António Mendes

#313036 | isabelitas | 03 set 2012 16:43 | Em resposta a: #312966

Boa tarde senhor Joao Barroca,como resposta asua pergunta,nao consegui ainda nada sobre o JOSE IGNACIO,ja tentei enviei mail pro Arquivo de Faro mas a senhora embora simpatica,dis que levara horas na procura e que sai caro...
Eu todos os dias procuro aqui pelos livros dos arquivos de Faro,mas os de Sao Clemente Loule,apenas tem casamentos e obitos e tambem os vejo....Se ja ouve-se os baptismos de Loule digitados eu via todos concerteza..


Sobre o JOAO MENDES, eu penso que nao seriam irmaos ou tou enganada?? porque seriam muito novos acho eu, se a neta de JOAO MENDES naceu em 1864 chama-se Maria francisca...Podem e ser familiares nao sera?? mas qualquer das maneiras nao sei como encontrar..

Agradeço imenso a sua disponibiliadade sempre em ajudar,obrigada

Resposta

Link directo:

RE: Maria Baptista c.c. António Mendes

#313278 | isabelitas | 07 set 2012 16:30 | Em resposta a: #312966

Boa tarde,vim deixar aqui uma pergunta um pouco absurda mas que gostaia de saber..Seria possivel encontrar ainda alguma foto de meus bisavos,ou avos??? nos registos ou algo parecido,porque em passaportes ja vi que tem,mas como os meus nao sei se viajaram entao nao sei..Como nunca conheçi nenhuns avos e tinha curiosidade em ver..
Os meus tios dizem que nao tem.. serA possivel?

Resposta

Link directo:

Famílias de Querença, Loulé

#432638 | JoãoGaspar | 09 abr 2021 19:27 | Em resposta a: #44732

Caros Confrades,

Espero-vos bem!
Aos estudiosos da bela Querença e das suas gentes, procuro mais informações sobre ascendentes de apelidos: Viegas de Brito, Viegas Leiria de Andrade , Guerreiro da Ponte ( Pe André Guerreiro da Ponte), Guerreiro Viegas, Sousas, Britos, Gonçalves Correia, Coelhos etc.

Alguém tem informações sobre estas familias sec.XVII e XVIII?

Com os melhores cumprimentos
João Gaspar

Resposta

Link directo:

Famílias de Querença, Loulé

#432683 | pedroacpinto | 10 abr 2021 21:37 | Em resposta a: #312919

Olá, quando há uns anos tive a oportunidade de ver as caixas por tratar do Tribunal de Loulé no AD Faro, encontrei o seguinte, não sei se será de relevo:
TJCLLE 3477 - Inventário Orfanológico por morte de Maria Francisca em 1889. Inventariante Manuel Inácio. Residência: Monte Seco, S. Clemente
Cumprimentos
Pedro Pinto

Resposta

Link directo:

Famílias de Querença, Loulé

#432684 | pedroacpinto | 10 abr 2021 21:40 | Em resposta a: #312966

OLá, no ADFaro, Cx A 311 TJCLLE 3881 há um inventário orfanológico por morte de Manuel Mendes, de Querença, em 1848, sendo inventariante Isabel Maria
Cumprs
Pedro Pinto

Resposta

Link directo:

Famílias de Querença, Loulé

#432692 | Jpteixeira | 11 abr 2021 10:32 | Em resposta a: #432638

Caro João Gaspar, boa noite

Há já algum tempo que não trocávamos mensagens. Está tudo bem consigo?
Quanto ao assunto em questão, na freguesia de Querença, no Séc. XVIII, existiram inúmeras pessoas com os apelidos que refere, mais concretamente, Viegas, Guerreiro, Sousa, Faísca, Mendonça, Gonçalves, Cavaco, Pires, Rodrigues, Martins e também diversas pessoas com o apelido conjugado Guerreiro da Ponte.
Quanto a pessoas com o este apelido conjugado Guerreiro da Ponte ou apenas a Ponte, dou-lhe a indicação dos seguintes casamentos retirados da consulta que em tempos fiz do livro C1 de Querença:
1- Manuel de Brito, da Apra (Loulé) casou em 29-07-1720 com Maria Nobre, viúva de Manuel da Ponte, dos Corcitos, Querença
2- Gregório Gonçalves, viúvo de Maria dos Santos, dos Andrezes (Querença), casou em 02-11-1723 com Catarina da Ponte, da Corte Fidalgo (S. Barnabé)
3- Domingos da Ponte, viúvo de Bárbara Martins, da Corte Diogo Martins (Querença), casou em 09-10-1725 com Maria da Luz, viúva de João Martins, da Corte Diogo Martins
4- André Guerreiro da Ponte, filho de Manuel Viegas de Andrade e de Maria Guerreiro da Ponte, de Moncarapacho, casou em 17-04-1731 com Brígida Guerreiro Cavaca, filha de Domingos Vaz Cavaco e de Águeda Guerreira, da Tôr. Há dispensa de consanguinidade de 2.º grau por um lado e 4.º grau por outro
5- Caetano Gomes, v. de Paula Rodrigues, da Corte Neto (Salir), casou em 29-09-1733 com Francisca Guerreiro da Ponte, filha de Francisco Vaz e de Luzia Guerreiro da Ponte, dos Calvetes (Querença)
6- António Guerreiro da Ponte, filho de Manuel Viegas de Andrade e de Maria Guerreiro da Ponte, de Moncarapacho, casou em 23-12-1733 com Inácia Maria, filha de Luís Canelas e de Francisca Dias, da Tôr (Querença)
7- António Viegas, filho de António Viegas e de Maria Coelha, do Serro dos Passarinhos (Querença), casou em 25-04-1735 com Maria da Ponte, filha de Manuel da Ponte e de Domingas Alves, da Tôr (Querença). Aparentemente, este casamento está repetido (na página seguinte do livro) com uma outra data.
8- Luís Guerreiro Mealha, filho de Bartolomeu Rodrigues Mealha e de Maria Guerreiro Cavaco, da Tôr, casou em 15-11-1762 com Ana da Ponte, filha de António Viegas e de Maria da Ponte, dos Funchais (Querença). Foi padrinho Luís Guerreiro da Ponte da Tôr.
Mas como a consulta não foi feita a todo o livro, deve haver mais casamentos em Querença com o apelido Ponte.
Disponha sempre.
Cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

Famílias de Querença, Loulé

#432709 | acota | 11 abr 2021 19:26 | Em resposta a: #432692

Caro Julio Sousa,

Bem haja! Como está? É sempre um prazer ler as suas mensagens.
Estou estou bem obrigado, em exílio da capital por via da pandemia mas bem de saúde e em família que é o que mais me importa.

Querença , que eu pensava ser uma pequena povoação periférica de Loulé, provou-me que a subestimei! Muitas famílias e muita gente vivia e morava em Querença, casando entre si e também com noivos de povoações mais ou menos perto, o que nem sempre facilita a busca e/ou compreensão da arquitectura das famílias na época.
Em relação a informação que partilhou amavelmente como sempre , irei procurar cruzar com o que tenho, e desde já lhe agradeço a sua generosidade e posso assim de caras dizer que :

4- André Guerreiro da Ponte, filho de Manuel Viegas Leira de Andrade ( Assim surge no casamento do seu filho Brás Guerreiro Viegas) e de Maria Guerreiro da Ponte, de Moncarapacho, casou em 17-04-1731 com Brígida Guerreiro Cavaca, filha de Domingos Vaz Cavaco e de Águeda Guerreira, da Tôr. Há dispensa de consanguinidade de 2.º grau por um lado e 4.º grau por outro. Agueda Guerreiro da Ponte seria parente de Maria Guerreiro da Ponte , irmã pois o 2º grau de consanguinidade assim aponta. André Guerreiro da Ponte depois de viuvo tornou-se Padre e era proprietário da Quinta do Fojo em Querença.
Foi seu irmão o meu antepassado Brás Guerreiro Viegas que casou com Agueda Maria Viegas filha de João Viegas de Brito e de Maria Luis. Manuel Viegas Leiria de Andrade foi filho do Capitão Afonso Vaz de Leiria e de sua mulher Catarina de Andrade.

5- Caetano Gomes, v. de Paula Rodrigues, da Corte Neto (Salir), casou em 29-09-1733 com Francisca Guerreiro da Ponte, filha de Francisco Vaz e de Luzia Guerreiro da Ponte, dos Calvetes (Querença)
vou tentar encontrar a ligação de Luzia Guerreiro da Ponte com Maria Guerreiro da Ponte e Agueda Guerreiro da Ponte e Luis Guerreiro da Ponte.

6- António Guerreiro da Ponte, filho de Manuel Viegas de Andrade e de Maria Guerreiro da Ponte, de Moncarapacho, casou em 23-12-1733 com Inácia Maria, filha de Luís Canelas e de Francisca Dias, da Tôr (Querença) Muito obrigado por este registo , através dele encontro mais um irmão do meu avô Brás Guerreiro Viegas e do Pe André Guerreiro da Ponte.


Disponha sempre também
João Paulo Gaspar

Resposta

Link directo:

Famílias de Querença, Loulé

#432748 | Jpteixeira | 13 abr 2021 02:30 | Em resposta a: #432709

Caro João Gaspar, boa noite

Tenho anotado um casamento na data de 05-04-1660 (em Salir) entre André Guerreiro, filho de Francisco Guerreiro e Maria da Ponte, de Querença, com Sebastiana Gonçalves, filha de Luís Estevens e Maria Gonçalves, de Salir. Este casal bem poderá ser o que originou o apelido Guerreiro da Ponte aos seus descendentes. Com efeito, o casal foi viver para Querença, pois que não encontro filhos do mesmo até 1663, em Salir, levantamento que tenho feito há já algum tempo.
A coincidência é ainda maior se atentarmos no nome André Guerreiro. Trata-se, pois, de uma descendência a explorar.
No mesmo dia casaram Luís Estevens com Maria da Ponte, esta viúva de Francisco Guerreiro, e aquele viúvo de Luís Estevens. Ou seja, a mãe de André Guerreiro, já viúva, casou com o pai de Sebastiana Gonçalves, já viúvo.
Seria necessário explorar se este casal (sénior) teve filhos. Pode haver surpresas na questão do 4.º grau de consanguinidade.
Tenho outros casamentos em Salir, no Século XVII com pessoas de apelido Ponte e alguns deles meus avoengos.
Numa próxima mensagem dar-lhe-ei mais pormenores.
Cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 13:52

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen