Filhas de Gomes de Sousa e Xisto da Cunha

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias

Filhas de Gomes de Sousa e Xisto da Cunha

#4523 | Vasco Jácome | 13 mai 2001 23:06

Os nobiliários (Felgueiras Gayo: ttº de Magalhães §16 N7 e ttº de Sousas §106 N21; Manuel de Souza da Silva: ttº de Magalhães §21 N7, Vol. I pg. 542) dão a Gomes de Sousa e sua m.er D. Genebra da Cunha, que viverão em Braga pelos séc. XV e XVI, os filhos:
- Henrique de Sousa, o Galego
- Sebastião de Sousa cc Leonor de Sousa cs
- Violante de Sousa cc António Vaz de Araújo cs na Torre de Tóra

Mas em manuscritos que tenho, dão-lhe mais 2 filhas:

- Margarida de Sousa cc Bastião Mouro, viverão por 1550, no lugar de Anteportas, em S. Martinho de Dume, Braga. Tiveram filhos, entre eles, Gaspar de Sousa da Cunha, já referido por Gayo no ttº de Araújos §207 N25.
- Beatriz da Cunha que teve do cónego Filipe Campelo, Leonor Campelo m.er de Francisco Jácome (e não Maria de Sousa e Meneses filha de Diogo de Sousa como Gayo diz no ttº de Jácomes §1 N6). Eventualmente, esta Beatriz da Cunha pode ter casado com Paulo Mendes Botelho.

Xisto da Cunha (Felgueiras Gayo: ttº de Cunhas §32 N13; Manuel de Souza da Silva: ttº de Cunhas §19 N14, Vol. I pg. 426) segundo estes autores teve vários filhos e filhas. Mas nos mencionados manuscritos, dão-lhe mais a D. Genebra da Cunha m.er de Gomes de Sousa, do início desta mensagem.

Alguém tem alguma informação que confirme ou negue estas filhas de Gomes de Sousa e de Xisto da Cunha?

Obrigado pela atenção,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Filhas de Gomes de Sousa e Xisto da Cunha

#4583 | Carlos Silva | 14 mai 2001 13:03 | Em resposta a: #4523

Caro Vasco Jacome,

Nào vai demorar muito a informaçào possivel, que eu tenho alguma sobre Sixto da Cunha, primeiro prior comendatario do Mosteiro de Oliveira (Hoje concelho de famalicào), parente e antecessor do (terceiro e ultimo) Prior comendadtario Cristovào da Costa Brandào, que veio referido neste forum ainda ha pouco.

O segundo prior e parente dos dois foi D. Pedro da Costa, bispo do Porto.

Todos chegaram à dita funçào por seu parentesco entre si e com o cardeal D. Jorge da Costa.

Sixto da Cunha foi estudado por Maria Rosario Bastos, e pelo visto ficou "apaixonada" com esta personagem, sobre a qual tenho seus dois estudos recentes(que alias ainda se podem encontrar sem dificuldade em Famalicào).

Em muito breve portanto terà noticias.

cumprimentos

C. Silva

Resposta

Link directo:

RE: Filhas de Gomes de Sousa e Xisto da Cunha

#4584 | Carlos Silva | 14 mai 2001 13:08 | Em resposta a: #4583

Quero dizer mais que a bela pedra tumular quinhentista de Sixto da Cunha é visivel frente à porta principal da Igreja paroquial de Santa Maria de Oliveira (conc. V.N. Famalicào), segundo me parece. Pelas armas: Metade Cunhas, metade Costas de Alpedrinha com a roda das navalhas de Santa Catarina, nào pode ser de outro.

Resposta

Link directo:

RE: Filhas de Gomes de Sousa e Xisto da Cunha

#4594 | Carlos Silva | 14 mai 2001 19:41 | Em resposta a: #4523

Caro Vasco Jacome,

segundo Maria Rosario Costa Bastos, os filhos conhecidos de Sixto da Cunha foram :

David da Cunha, Calisto da Cunha, Pascoal da Cunha, Genebra da Cunha, Helena da Cunha, Joana da Cunha, Maior da Cunha ....
foram legitimados por D. Manuel I (1 abril 1516 / Livro de legitimaçoes n°3 fls 210-211)
.... e mais Estevào da Cunha, assinalado no ANTT
.... e mais Duarte da Cunha e Luis Alvares da Cunha, tirados do Felgueiras Gaio

Sixto da Cunha foi comendatario desde 1500/1504 até 1552, data em que renunciou em seu parente o bispo D. Pedro da Costa para poder organizar uma transmissào da comenda ao filho Estevào da Cunha. Ficou entào como procurador do novo comendatario.
a tentativa acabou com a morte de Estevào.

Os filhos eram de Maria de Araujo.
As historias divulgadas a respeito de Sixto da Cunha parecem autenticas.

cumprimentos

C. Silva

Resposta

Link directo:

RE: Filhas de Gomes de Sousa e Xisto da Cunha

#4595 | Vasco Jácome | 14 mai 2001 19:58 | Em resposta a: #4594

Caro Carlos Silva

Muito obrigado pelas notícias! Parece que realmente Xisto (ou Sixto) da Cunha teve uma filha Genebra da Cunha. Não tem é informação sobre o seu possível casamento com Gomes de Sousa? Pelas suas palavras, também deduzo que não haverá nada a opor em relação à sua ascendência exposta por Felgueiras Gayo.
Em relação ao “Poeta do Neiva”, deseja alguma informação especial?

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Filhas de Gomes de Sousa e Xisto da Cunha

#4602 | Carlos Silva | 14 mai 2001 22:42 | Em resposta a: #4595

A proposito de Gomes de sousa nào sei nada e Rosario Basto decerto nào o menciona, salvo caso para verificar tenha beneficiado com bens do mosteiro de Oliveira em vida de seu sogro, o que era muito nos costumes de Sixto da Cunha.

Vou ainda comparar as informaçoes do Felgueiras Gaio com a documentaçào de Rosario Bastos quanto ao resto da ascendencia.

Quanto ao Poeta do Neiva estou interessado em saber do que se trata.

cumprimentos

C. Silva

Resposta

Link directo:

RE: Filhas de Gomes de Sousa e Xisto da Cunha

#4637 | Vasco Jácome | 15 mai 2001 23:16 | Em resposta a: #4602

Caro Carlos Silva

Segundo os tais manuscritos, de José de Sousa Machado, Genebra da Cunha teria propriedades em S. Martinho de Dume, Braga. Deve-as ter herdado do pai, mas podiam não estar ligadas ao Mosteiro de Oliveira.
Por este autor foi também realizada a obra “O Poeta do Neiva”, dedicada à vida, obra e genealogia do Poeta Francisco Sá de Miranda. Esta última faceta, obviamente a especialidade do autor, ocupa mais de metade do livro.
No Título I, começa por descrever a descendência de Sá de Miranda, ou seja, os Srs. da Casa da Tapada e seus ramos laterais.
Num Titulo II descreve os Srs. de S. João de Rei e de Terras de Bouro, cujo 10º donatário Diogo de Azevedo Coutinho cc D. Brites da Silva e Meneses, Srª da Tapada, passando os seus descendentes a possuírem todos estes senhorios, até Luís Manuel de Azevedo Sá Coutinho, último donatário de S. João de Rei e de Terras de Bouro.
O Título III é dedicado à família da m.er do Poeta, D. Briolanja de Azevedo, os Machados da Casa de Crasto e Srs. de Entre-Homem-e-Cávado. Refere ainda os primeiros donos desta Casa, de Rui Vicente de Penela ao derrotado de Alfarrobeira, Lopo de Azevedo. Os Machados são descritos até fins do séc. XIX.
O Título IV é um apontamento sobre a Honra de Vasconcelos e suas ligações com os Machados.
Por fim, um Título V, respeitante a Sás Sotomaiores, de Coimbra, ascendentes do Poeta.

Permanecendo disponível para mais esclarecimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Filhas de Gomes de Sousa e Xisto da Cunha

#4658 | Carlos Silva | 16 mai 2001 13:02 | Em resposta a: #4637

Caro Vasco Jacome,

o mosteiro de Oliveira nào possuia bens em S. Martinho de Dume, ou no arredores de Braga (Tombo de 1504 / Maria Rosario Costa Bastos, "Santa Maria de Oliveira, um dominio monastico do Entre douro e Minho nos finais da idade media", Cadernos Vale do Ave, Pelouro da Cultura, Famalicào 1996).

Quanto ao "poeta do Neiva", se começa no decimo senhor nào corresponde à epoca que eu estudo. Mas talvez relate episodios anteriores ao decimo donatario.

O titulo III deve ser interessante quanto a outro aspecto, pois se me reporto a Bramcaamp Freire em principios do seculo, no seu titulo de Azevedos (brasoes da sala de Sintra)existe um forte duvida sobre a ligaçào entre Lopo Dias de Azevedo (o de Aljubarrota, 1° senhor de S. Joào de Rei) e os antigos Azevedos.
A casa de Crasto é mencionada no dito artigo, e o estudo dos successivos propretarios pode ter algum interesse para resolver o caso (muito embora eu esteja mais inclinado em pensar que neste aspecto Bramcaamp nào està certo, i.é. nào vejo problema maior nos antepassados de Lopo Dias de Azevedo, nem pelo facto do pai de Lopo, Diogo Gonçalves ser apelidado pelo nome desta Quinta de Crasto).

Em que epoca foi escrito?

cumprimentos

C. Silva

Resposta

Link directo:

RE: Filhas de Gomes de Sousa e Xisto da Cunha

#4665 | Vasco Jácome | 16 mai 2001 19:59 | Em resposta a: #4658

Caro Carlos Silva

Talvez eu me tenha expressado mal, mas o Título II, relativo aos Srs. de S. João de Rei e de Terras de Bouro, acaba no 10º Donatário. Começa no 1º, Lopo Dias de Azevedo.

Quantos às eventuais dúvidas de filiação deste Cavaleiro, nunca as vi referidas em mais parte alguma. Pelo contrário, nesta obra é reafirmada a versão tradicional. Diogo Gonçalves herdou o Crasto de seu pai, e este, de sua mãe, D. Maria Rodrigues de Vasconcelos (filha de Mencia Rodrigues, filha esta de Rui Vicente de Penela).
Diogo Gonçalves, terá tido o apelido Crasto por ter reedificado esta Casa e ter fixado lá residência.

A obra data de 1928.

A propósito de filhos de Lopo Dias de Azevedo: tem alguma indicação, para além do Gayo, sobre Luís de Azevedo, descrito por este no §20 N17 e cc D. Joana de Melo Feio? Enfim, como se faz a ligação dos Azevedo Feio ao tronco dos Azevedo? Uns dizem que este Luís de Azevedo era bastardo, mas Sousa Machado diz que ele é irmão inteiro de Martim Lopes de Azevedo.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Filhas de Gomes de Sousa e Xisto da Cunha

#4735 | Carlos Silva | 17 mai 2001 12:45 | Em resposta a: #4665

Caro Vasco Jacome,

Obrigado pela resposta.

Com efeito deve ser muito interessante este titulo II. O Periodo que cobre Lopo Dias de Azevedo, Joào Lopes de Azevedo, Diogo Lopes de Azevedo e Diogo de Azevedo é o que desperta maior curiosidade por minha parte.

Devo dizer que as alianças matrimoniais desses senhores é um aspecto que eu gostaria de aprofundar : Por exemplo o casamanto "Carvalhal" ou o casamento "Leitào".
Ao contrario, penso que o casamento Vilhena Coutinho nào contem dificuldade significativa, tratando-se de uma linhagem bem estudada.

No que diz respeito à linhagem de Lopo Dias de Azevedo, tive uma ideia que nào passa de mera possibildade;
Os nobiliarios, ou melhor os contemporaneos membros da linhagem podem ter prestado um apelido diferente a Diogo Gonçalves de Azevedo ou entào de Crasto, por causa das circunstancias bem pouco honrosas de sua morte.
Com efeito segundo Fernào Lopes na cronica de D. Fernando, tentou entrar disfarçado dentro de Guimaràes para a entregar por traiçào ao rei de Castela que entào a sitiava.
Foi conhecido, logo morto e dado de comer aos caes(De facto, exactamante o contrario de seu filho, considerado um heroi).
Mas a lista dos patronos de mosteiro de Grijo de 1365 (que é anterior aos factos) poderà confirmar ou nào o que fica aqui escrito.

Por enquanto encontrei apenas Bramcaamp Freire a afirmar que houve duas casas de Azevedo diferentes.
E Bramcamp Freire nào é por certo qualquer um.
Creio alias que a opiniào dele foi depois espalhada por outros autores, enciclopedias etc...

Se estiver interessado em ver os argumentos que ele desenvolve posso transmitir.

No meu parecer a diferença de apelido é o motivo desta duvida em Bramcamp e outros.

O Poeta do Neiva é obra de 1928, e certamente nào se arranja tào facilmente.

Um estudo sobre a casa de Crasto e sua transmissào é, sem duvida o bom meio de ter certezas.
Emfim quanto a Luis de Azevedo, minha opiniào inclina para que foi irmào inteiro de Martim Lopes de Azevedo.
Minhas fontes sào as seguintes :
* A batalha de Alfarrobeira, de Humberto Baquero Moreno (1979), contem sua biografia, ja que Luis de Azevedo teve um papal importantissimo junto ao regente D. Pedro.
* A cronica de D. Pedro de Meneses, de Gomes Eanes de Azurara, que escreve que Lopo Dias de Azevedo teve 6 ou 7 filhos
- 3 sào mencionados entre os participantes nos eventos da Ceuta do Conde D. Pedro de meneses : Martim Lopes, que parece chefe de linhagem, Pero Lopes de Azevedo cuja morte heroica em 1416 (10 meses depois da tomada de Ceuta) é contada em pormenor, e Joào Lopes de Azevedo que é varias vezes mecionado e ao qual o conde chama "sobrinho")
- 4 filhos nào nomeados que ele Gomes Eanes de Zurara conheceu pessoalmente entre os quais distingue especialmente pela grande autoridade que gozaram :
Frei Fernào Lopes de Azevedo, Comendador da Ordem de Cristo
Luis de Azevedo, vedor da fazenda

Em nemhum lugar parece haver a minima diferença entre Luis de Azevedo e os outros irmàos.

Luis de Azevedo é geralmente considerado como terceirogenito.

De resto vou tentar ver em que medida se pode deslocar essa nossa conversa para outro topico ja que alguem pode ter alguma opiniào de valor sobre os Azevedos e nào se aproximar por nào ter nada a oferecer ao topico Sixto da Cunha.


melhores cumprimentos

C. Silva

Resposta

Link directo:

RE: Filhas de Gomes de Sousa e Xisto da Cunha

#5190 | MAS | 20 mai 2001 20:59 | Em resposta a: #4665

Caro Vasco Jácome
Como já lhe disse para o seu e-mail, mesmo que Gomes de Souza tenha casado com Genebra da Cunha, o que não me custa a crêr, julgo que não terão tido descendência. D. António Caetano de Souza não lhe atribui nem casamento nem descendência. E os bens dos pais, tanto quanto sei, foram distribuidos apenas pelos outros filhos: João de Souza de Magalhães, que está sepultado com estátua e armas na matriz de Viana, e D. Margarida de Souza de Menezes cc Gonçalo Vaz Alcoforado, senhor de Mourisca e Aguieira, senhor das torres de Alcoforado e Bustelo, etc. É também significativo que a descendência de Fernão de Souza, salvo o caso do referido filho, ter sempre usado Souza de Menezes.
Um abraço
Manuel Abranches de Soveral

Resposta

Link directo:

RE: Filhas de Gomes de Sousa e Xisto da Cunha

#16212 | S.João de Rei | 24 jan 2002 19:39 | Em resposta a: #4735

Torres Vedras, 2002-01-24



Caro Carlos Silva


Um tópico já com um tempinho, mas que só agora li.

Quando Vasco Jácome, aborda “O poeta do Neiva”, penso que se esqueceu de referir com o interesse para este tópico, que a filha de Sisto da Cunha, Maior da Cunha casou-se com António de Azevedo Coutinho, 8º Senhor de S. João de Rei por volta do ano de 1520.

Quando Carlos Silva se refere aos Vilhena Coutinho, e que já os tem documentados, gostaria de saber se condiz com os meus dados, ou seja que descendem do filho de Fernão Coutinho, alcaide de Celorico de Basto, Fernão da Cunha Coutinho, cunhado do 4º Senhor de S. João de Rei, Diogo de Azevedo. Essa descendência tenho-a comigo até Salvador da Cunha de Albergaria Vilhena Coutinho ( Carta de Brasão a 1826).
Curiosamente “A Casa dos Coutinhos” de Luís Filipe Oliveira, não tem o registo deste filho de Fernão Coutinho que tal como o pai foi alcaide de Basto.

Em relação aos filhos de Lopo Dias de Azevedo, eles não são seis ou sete mas sim nove. Curiosamente pelos dados que tenho, todos herdaram senhorios menos Luís de Azevedo, que tinha cargo público e Fernão que seguiu carreira eclesiástica/política.
As filhas foram: Joana, Inês, Filipa e Maria Coelho.
Os filhos:
João Lopes de Azevedo, 2º senhor de S. João de Rei.
Lopo de Azevedo, senhor da Casa de Crasto e Ponte de Sor.
Fernão Lopes de Azevedo (Frei), Comendador da Ordem de Cristo e Embaixador em Roma no tempo d’el Rei D. Afonso V.
Martim Lopes de Azevedo, senhor de Sta Maria do Souto de Riba d’Homem.
Luís de Azevedo, Vedor da Fazenda d’el Rei D. Afonso V.

Sendo filho natural, não seria herdeiro ?

Cumprimentos,


José de Azevedo Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Filhas de Gomes de Sousa e Xisto da Cunha

#16250 | Vasco Jácome | 25 jan 2002 19:29 | Em resposta a: #16212

Caro José de Azevedo Coutinho

A minha omissão do casamento de Maior Cunha com António de Azevedo Coutinho não foi esquecimento. O meu objectivo principal com este tópico era a questão das filhas de Gomes de Sousa, embora tenha aproveitado para esclarecer a possível ligação deste a Xisto da Cunha.

Assim, a restante descendência do cónego e abade não era “prioritária”.

Já agora, aproveito para lhe perguntar se tem alguma coisa sobre a descendência de Luís de Azevedo, Vedor da Fazenda d’el Rei D. Afonso V, para além do que está no Gayo?

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Filhas de Gomes de Sousa e Xisto da Cunha

#16287 | Carlos Silva | 26 jan 2002 18:17 | Em resposta a: #16212

Caro José de Azevedo Coutinho,


Fernào da Cunha Coutinho, filho de Fernào Coutinho, é desconhecido dos livros de linhagem do séc. XVI. Tambem é desconhecido de Alào de Moraes, e por outra lado Felgueiras Gaio escreve que é duvidosa sua filiaçào.
Braamcamp Freire apenas cita « Fernào Coutinho, senhor de Basto e Montelongo cuja descendencia masculina em breve se extinguiu ».
Quanto aos universitarios actuais, ja assinalou a posiçào de Luis Filipe de Oliveira, e acrescento mais que Humberto Baquero Moreno igualmente nào o conhece no seu recenseamento dos filhos de Fernào Coutinho.

Sào esses os poucos elementos que lhe posso dar. Espero que sejam de algum proveito.

cumprimentos
Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Filhas de Gomes de Sousa e Xisto da Cunha

#16301 | S.João de Rei | 27 jan 2002 00:26 | Em resposta a: #16250

Torres Vedras, 2002-01-26



Caro Vasco Jácome


Acho vantajoso tratar-mos destes assuntos dos Azevedo, se não se importa, no tópico atribuído aos mesmos, organização que facilita posteriores consultas.
Vou transferir inclusive o vosso debate anterior ( Vasco Jácome X Carlos Silva) para os Azevedo, Azevedo Coutinho de S. João de Rei 2.
Incluo nesse tópico, também a minha resposta á sua última intervenção.

Cumprimentos,

José de Azevedo Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Filhas de Gomes de Sousa e Xisto da Cunha

#16302 | S.João de Rei | 27 jan 2002 00:27 | Em resposta a: #16287

Torres Vedras, 2002-01-26


Caro Carlos Silva

Muito obrigado pela sua atenção e pesquisa .
Se estiver interessado, posso-lhe enviar a ascendência de Salvador da Cunha de Albergaria Vilhena Coutinho que consta do Registro no Cartório da Nobreza, livro VIII, folha 179.
Caso queira, precisarei do seu “mail” para enviar-lhe em página digitalizada.

Cumprimentos,

José de Azevedo Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Filhas de Gomes de Sousa e Xisto da Cunha

#16343 | Carlos Silva | 28 jan 2002 12:45 | Em resposta a: #16302

Caro José de Azevedo Coutinho,

Muito obrigado.
Meu mail é o seguinte :
vizoivizoi@hotmail.com

cumprimentos

Carlos Silva

Resposta

Link directo:

Sixto da Cunha na obra de Rosàrio Bastos

#20289 | Carlos Silva | 30 abr 2002 17:37 | Em resposta a: #4583

Caros colegas,

Seguem dados sobre Rosàrio Bastos, que podem interessar a quem estuda Sixto da Cunha.

Rosário da Costa Bastos

Habilitações Académicas:
Mestrado em História Medieval na Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Categoria Profissional:
Assistente na Universidade Aberta

Disciplinas que lecciona:
Civilizações Pré-Clássicas

Civilizações Clássicas I - Grécia

Áreas de interesse:
Estudo das alterações do litoral português e a sua dependência das bacias hidrográficas, concatenando este conhecimento geomorfológico com a análise dos impactes antrópicos dos níveis de ocupação humana

Trabalhos publicados (desde 1995):
"Testemunhos hispânicos sobre o mundo dos mortos nos séculos IV a VIII", in O Reino dos Mortos na Idade Média Peninsular, José Mattoso (dir.), Lisboa, Edições João Sá da Costa, 1996, pp. 45-54.

"Prescrições sinodais sobre o culto dos mortos nos séculos XIII a XVI", in Ibidem, pp. 109-124.

"Santa Maria de Oliveira: um domínio monástico do Entre-Douro-e-Minho em finais da Idade Média", in Cadernos do Ave, Edição do Pelouro da Cultura de Vila Nova de Famalicão, 1996.

"Privilégios jurisdicionais do Mosteiro de Santa Maria de Oliveira: um exemplo de resistência face às instituições laicas em tempos medievos", in Revista de Ciências Históricas", nº XII, Universidade Portucalense, 1997, pp. 129-140.

"Sixto da Cunha e a comenda do Mosteiro de Santa Maria de Oliveira", in Actas das Jornadas Interdisciplinares: Poder e Sociedade, vol. I, Lisboa, Universidade Aberta, col. Estudos Pós-Graduados, 1998, pp. 317-332.

"Um Caminho de Mudança: Subsídios para a reforma dos Crúzios em Portugal", in Discursos, Língua, Cultura e Sociedade, 3ª Série, nº 1, Centro de Estudos Históricos Interdisciplinares, Lisboa, 1999, pp. 91-107.

"A representation of portuguese coast: the area of Entre-Douro-e-Vouga in the beginning of the nationality", in 3º Simpósio sobre a Margem Ibérica Atlântica, Faro, 2000, pp. 66-67.

"A Zona Costeira Portuguesa como indicadora da eficácia do Poder", Discursos, 3ª Série, nº 2, Centro de Estudos Históricos Interdisciplinares, Lisboa, 2000, pp. 227-241.

"Vivências Jurisdicionais do Couto de São Pedro de Roriz: fragmentos de memória de uma microsociedade", in Discursos, Língua, Cultura e Sociedade, 3ª série, nº 3, Centro de Estudos Históricos Interdisciplinares, Lisboa, 2001 (no prelo)

Resposta

Link directo:

RE: Filhas de Gomes de Sousa e Xisto da Cunha

#300899 | joaoggralves2 | 26 mar 2012 17:04 | Em resposta a: #4594

Caros confrades,

Venho ressuscitar este tópico na esperança de que possam haver novos dados em relação a esta questão. Eu descendo de Gomes de Sousa e, eventualmente, de Xisto da Cunha, se este tiver sido efectivamente seu sogro. A confusão é muita no Nobiliário de Famílias de Portugal, a começar pela identidade deste Gomes de Sousa. No título de Magalhães é dado como filho de Fernão de Sousa de Magalhães, enquanto no título de Vasconcelos aparece como filho de Matias de Sousa e Violante da Cunha... Serão a mesma pessoa? Felgueiras Gaio dá a ambos a filha Violante de Sousa, casada com António Vaz de Araújo da Torre de Tora (freguesia do Vale, Arcos de Valdevez). Apenas ao segundo aponta a filha Margarida de Sousa, que diz casada com João de Meira (ou Bastião Moura??), pais de Sebastiana de Sousa (fal. em 1615 em Paçô, Arcos de Valdevez), minha antepassada.

Sebastiana de Sousa teve vários filhos, sendo que três deles foram testemunhas, em 1620, do casamento de uma filha ilegítima de Xisto da Cunha de Sousa, na dita freguesia do Vale. Ora, desconhecendo a identidade do último, parece provável que descenda de Gomes de Sousa e de Genebra da Cunha (fª de Xisto da Cunha), possivelmente irmão(?) ou quiçá primo(?) de Sebastiana de Sousa.

Por outro lado, alguns descendentes de Sebastiana usaram o apelido Sousa Alcoforado, não se percebendo de onde vem o Alcoforado... Sabendo que Sebastião de Sousa, filho de Gomes de Sousa, casou com Leonor de Sousa Alcoforado, é de admitir que possa ter havido confusão entre os irmãos, e que Sebastiana de Sousa da Cunha não seja filha de Margarida de Sousa, mas de Sebastião de Sousa...

Isto são tudo hipóteses que carecem de mais dados, que de momento não disponho. Peço assim qualquer achega que algum confrade possa adiantar.

Com os melhores cumprimentos,
João Guilherme

Resposta

Link directo:

RE: Filhas de Gomes de Sousa e Xisto da Cunha

#302335 | CCS1953 | 10 abr 2012 03:29 | Em resposta a: #4523

Caro Confrade Vasco Jácome,

Tenho Xisto da Cunha como meu tio-avô.

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=176814

Poderá verificar.


Cumprimentos,

Celeste Correia Saraiva

Resposta

Link directo:

RE: Filhas de Gomes de Sousa e Xisto da Cunha

#302336 | CCS1953 | 10 abr 2012 03:33 | Em resposta a: #4595

Caro Vasco Jácome,

Xisto da Cunha foi meu tio-avô. poderá ver seus filhos na minha árvores

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=176814

Com os meus cumprimentos,

Celeste Correia Saraiva

Resposta

Link directo:

Filhas de Gomes de Sousa e Xisto da Cunha

#446053 | jpm2353 | 23 fev 2023 01:36 | Em resposta a: #16343

Caros confrades,

O livro "O Poeta do Neiva", de José de Sousa Machado, pode ser descarregado em formato PDF, aqui: https://aqualibri.cimcavado.pt/handle/20.500.12940/6693

Cumprimentos,
JPM

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 abr 2024, 04:44

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen