Família Castelão

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Família Castelão

#46457 | jliberato | 28 ago 2003 10:01

Um dos meus ramos mais interessantes é o da família Castelão, com origem em Castelo Branco, e que tenho estudado.
Desenvolve-se assim:

1. Pedro Gomes, morador em Castelo Branco, cc Maria Magro
2. João Gomes Castelão, natural de Castelo Branco, cc Cecília Fernandes
3. Manuel Gomes Castelão, nascido em em Castelo Branco em 1652, cc Sebastiana Elvas da Costa, descendente dos Elvas de Penamacor
4. Cecília de Jesus e Elvas, nascida em Santiago de Penamacor, cc José Cardoso de Almeida
5. Manuel Gomes Castelão, nascido na freguesia da Sé de Viseu, cc Evarista Quitéria
6. Luís Gomes Castelão, nascido na freguesia da Encarnação de Lisboa, cc Maria Vicência da Penha de França
7. Camilo José Gomes Castelão, nascido na freguesia de São José de Lisboa, cc Gertrudes Maria de São Bento e Silva
8. José Maria Gomes Castelão, nascido na freguesia da Ajuda, Lisboa cc Maria Rosa da Conceição
9. António Duarte Gomes Castelão, nascido na Ajuda, cc Efigénia Cândida Antunes de Melo
10. José Maria Castelão nasceu na Ilha de Moçambique, cc Maria Joana Garcia de Miranda
11.Maria Florentina Miranda Castelão nascida na ilha de Moçambique aos 21-02-1873 e minha bisavó do lado paterno.

Alguém sabe alguma coisa sobre esta família ou deseja algum esclarecimento da minha parte?

Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Família Castelão

#46532 | aeiou2 | 29 ago 2003 10:43 | Em resposta a: #46457

Tenho referência a uns Castelão,mas naturais de Castelões
Maria

Resposta

Link directo:

Castelões

#46554 | jliberato | 29 ago 2003 17:02 | Em resposta a: #46532

Cara Maria,
Refere-se a Castelões, Vale de Cambra?
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Castelões

#46586 | aeiou2 | 30 ago 2003 11:15 | Em resposta a: #46554

Tondela
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Castelões

#46641 | jliberato | 01 set 2003 09:44 | Em resposta a: #46586

Cara Maria
Não penso que haja ligação. A minha família Castelão tem raízes sólidas em Castelo Branco, mas nunca se sabe...
Perguntei por Vale de Cambra porque tenho um pequeno ramo em Castelões, Vale de Cambra, mas que não se relaciona com a família Castelão.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Família Castelão

#46760 | camac41 | 03 set 2003 00:34 | Em resposta a: #46457

Caro JLiberato

Nas minhas pesquisas na Câmara Eclesiástica de Castelo Branco encontrei uma Beatriz Fernandes Castelão, natural de Castelo Branco, é avó paterna de Manuel Magro que requereu os grauus de Prima Tonsura e Ordens Menores em 1777 (Maço 1884). Era filho de Anselmo Magro e Maria Pires. Neto paterno de António Magro e de Beatriz Fernandes Castelão. Neto materno de Bento Pires da Gama e de Maria Dias Afonso. Todos naturais de Malpica excepto Beatris Fernandes Castelão que era natural de Cº Bº.
Quanto ao Pe Manuel Gonçalves Bicho (tratado noutro tópico) vou estar atento. Tenho encontrado diversas pessoas com o apelido Bicho na zona de Castelo Branco, Lousa, Monforte, Rosmaninhal e Tinalhas.

Com os melhores cumprimentos

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

Beatriz Fernandes Castelão

#46864 | jliberato | 04 set 2003 09:37 | Em resposta a: #46760

Meu caro Carlos Leal Machado,

Muito obrigado pela sua mensagem.
Efectivamente a Beatriz Fernandes Castelão deve ser descendente dos meus, faltando saber como. Com efeito, o meu Manuel Gomes Castelão teve dois irmãos mais novos João e Pedro que tiveram descendência em Castelo Branco. Os meus passaram a Penamacor.
Curiosamente, nos nomes mencionados há coincidência com os primeiros Castelões que tenho, mormente Magro e Fernandes.

Quanto aos Bichos há realmente coincidência do nome Gonçalves Bicho, mas, de momento, as raízes do meu afirmam-se em Góis, embora não tenha certezas, visto não conhecer os nomes dos pais do Padre Manuel Gonçalves Bicho.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Família Castelão

#50489 | A.Godinho | 28 out 2003 11:06 | Em resposta a: #46457

Caro J. Liberato

Tenho um Mateus Gomes c.c. Maria Castellam, em Pousaflores - Ansião, que viveram na segunda metade do sec. XVII e princípios do seguinte ( uma filha casa em 1707).
Prov´´avelmente não se tratará da mesma gente , mas nunca se sabe...
Cumprimentos
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família Castelão

#50502 | pvilar | 28 out 2003 14:01 | Em resposta a: #46457

Boa tarde,

Por ter iniciado há pouco tempo a construção da minha árvore, não posso contribuir com muito. De qualquer modo, tenho um bisavô, de seu nome Inácio da Silva Castelão, nascido a 6/12/1886 na Chamusca e filho de Manuel da Silva Castelão e de Leucádia Maria.
Possivelmente não serão relacionados, mas no entanto ...

Cumprimentos,
Paulo Vilar

Resposta

Link directo:

RE: Família Castelão

#51000 | jliberato | 04 nov 2003 09:02 | Em resposta a: #50489

Meu caro António Godinho de Carvalho,

Muito interessante a sua mensagem. Em especial, o facto de se tratar de um cruzamento de Gomes com Castelão, quase contemporâneo do meu cruzamento dos mesmos nomes.
Parece coincidência, embora as distâncias entre Ansião, por um lado, e Góis e Castelo Branco, por outro, não sejam intransponíveis.
Tem mais elemntos sobre este casal Mateus Gomes e Maria Castelão?
O que eu tenho está na minha mensagem que iniciou este tópico.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Família Castelão

#51002 | A.Godinho | 04 nov 2003 10:05 | Em resposta a: #51000

Caro JLiberato

Com efeito Góis é bem próximo de Ansião ( julgo que se mete apenas Penela pelo meio), mas não encontrei na sua 1ª mensagem qualquer refª a Góis. Há ligação dos seus Castelões a Góis?
De momento nada mais tenho do casal Mateus Gomes/Maria Castelão, uma vez que só recentemente iniciei o estudo destes meus ascendentes, pelo que apenas conheço a linha descentente deste casal que vem até mim. Espero em breve avançar na ascendência deste casal, tanto mais que os paroquiais de Ansião atingem o sec.xvi. No entanto, através do site dos Mormons, encontrei Castelões em Ansião no sec. xvi e em Condeixa.
Assim que tiver novidades dir-lhe-hei. Qual a melhor forma de poder saber o seu e-mail ?
Cumprimentos
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família Castelão

#51005 | jliberato | 04 nov 2003 10:41 | Em resposta a: #51002

Meu caro António Godinho de Carvalho,
A Cecília Fernandes que menciono na 2ª geração da minha mensagem inicial era filha de Miguel Fernandes e de Francisca Nunes. Ele de Bouças, Colmeal, Góis. Ela de Rosmaninhal.
Aquela Cecília teve o primeiro filho em 1652.
O meu contacto é jliberatoarrobaeuroparlpontoeupontoint
Aguardo com interesse a sua investigação em Ansião.
Um abraço
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Família Castelão

#51127 | jliberato | 06 nov 2003 13:55 | Em resposta a: #50502

Caro Paulo Vilar,
Muito obrigado pela sua mensagem.
Teria curiosidade em saber de onde era o seu trisavó, Inácio da Silva Castelão.
Mas provavelmente não há ligação, embora os meus Castelões tivessem vivido em várias partes do País.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Família Castelão

#51327 | jliberato | 09 nov 2003 16:05 | Em resposta a: #46532

Chamo a sua atenção para o novo tópico "Camilo José Gomes Castelão".CumprimentosJLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Família Castelão

#51328 | jliberato | 09 nov 2003 16:08 | Em resposta a: #46760

Chamo a sua atenção para o novo tópico "Camilo José Gomes Castelão".
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Família Castelão

#51329 | jliberato | 09 nov 2003 16:09 | Em resposta a: #51002

Chamo a sua atenção para o novo tópico "Camilo José Gomes Castelão".
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Família Castelão

#51330 | jliberato | 09 nov 2003 16:09 | Em resposta a: #50502

Chamo a sua atenção para o novo tópico "Camilo José Gomes Castelão".
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Família Castelão

#74645 | kamikaze | 08 out 2004 14:56 | Em resposta a: #46457

Boa tarde..
o meu nome é Ines Sofia Castelão de Almeida do Espirito Santo..
Sei que o meu avo, Augusto Castelão de Almeida, era Advogado em Coimbra.. e que tinha uma irmã cecilia. e um irmão (jorge?).no Brasil..e outro irmão, que era Comandate de mar e guerra e chegou a ser o comandante da Base do alfeite.. n sei mais nada...será descendia do ponto 4?

Gostava de ter mais informações se tiver..

obrigado Ines

Resposta

Link directo:

RE: Família Castelão

#75367 | jliberato | 19 out 2004 18:12 | Em resposta a: #74645

Cara Inês,
Agradeço-lhe muito a sua mensagem num dos temas ao qual atribuo mais importância.
A minha Cecília nasceu aos 20-02-1677 em Santiago de Penamacor e aparentemente não terá nada com a sua. Mas quem sabe se há ligação?
Em qualquer caso, gostava muito de a ajudar a recuar nos seus Castelões. Qual é o assento de casamento ou baptizado mais antigo de que dispõe? Tem o baptismo do seu avô? Ou de algum dos irmãos?
Cumprimentos do
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Família Castelão

#79138 | kamikaze | 10 dez 2004 22:10 | Em resposta a: #75367

Desculpe só agora responder,, mas como a unica pessoa que me podia fornecer esses dados era a aminha mae que tb ja faleceu, tenho de ir procurar la em casa ppor algum dado que possa ajudar.
Mas obrifgado na mesma.
Vou tenat saber mais alguma coisa depois dego.
Ines espirito santo

Resposta

Link directo:

RE: Família Castelão

#79530 | jliberato | 16 dez 2004 12:36 | Em resposta a: #79138

Cara Inês.
Só preciso que me diga qual é o assento de baptismo ou casamento mais antigo de que dispõe.
Em desespero de causa o seu nascimento. Sabe aonde nasceu e em que data? É um princípio. Outra hipótese é começar pelo casamento dos seus pais. Ou pelo nascimento deles.
De toda a maneira estou à sua disposição para a ajudar.
Cumprimentos
JLiberato
Estrasburgo

Resposta

Link directo:

RE: Família Castelão

#79540 | kamikaze | 16 dez 2004 14:20 | Em resposta a: #79530

Boa tarde...

o nome da minha mãe é: Maria Isabel Fino Castelão d'Almeida do Espirito Santo, a sua Data de nascimento é 29/07/1946, natural de Alpairça, filha de Augusto Castelão Oliveira D'Almeida e de Maria Sofia Coutinho Holbeche Fino Castelão d'Almeida assento de Nascimento 61 do ANO 1946- conservatoria de Alpiarça. o assento de casamento é o nº 6 do ano 1972 da conservatoria de Alpiarça, e o assento de Obito é o nº592, da conservatoria do registo civil de santarem.
Acha que ja ajuda?
Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Família Castelão

#79769 | jliberato | 19 dez 2004 20:41 | Em resposta a: #79540

Cara Inês,
Já é um princípio!
Mas não me diz se o assento refere a naturalidade dos pais da sua mãe.
Parto do princípio que o Castelão da sua avó materna foi adquirido pelo casamento.
Posso imaginar que os seus avós casaram em Alpiraça, pelo que o próximo passo é encontrar o casamento de Augusto Castelão Oliveira de Almeida e Maria Sofia Coutinho Holbeche Fino, nos anos anteriores a 1947. Deve encontrá-lo na Conservatória de Alpiarça.
Se as minha suposições estiverem erradas terá de me dizer.
Cumprimentos e votos de um bom Natal
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Família Castelão

#79770 | carlos luiz | 19 dez 2004 21:04 | Em resposta a: #46457

Ola senhor Liberato
Peço desculpa, de responder a este topico ,sem algum interese para voçe!
Era so para me imformar, qual diferença faz ,de enviar topicos, por o Rossio, ou por Forum??Qual deles! e mais visitado ? com os meus cumprimentos carlos

Resposta

Link directo:

RE: Família Castelão

#79774 | jliberato | 19 dez 2004 21:51 | Em resposta a: #79770

Caro Carlos,
O Forum é muito mais visitado em minha opinião. O Rossio é mais reservado, na medida em que os participantes dialogam com os seus nomes completos.
Quando tenho questões mais complexas, ponho-as no Rossio, sem grande resultado aliás.
Um abraço
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Família Castelão

#79801 | kamikaze | 20 dez 2004 10:46 | Em resposta a: #79769

Bom dia..
Sim o assento é referente á naturalidade da minha mãe,que é de Alpiarça, o Castelão de Almeida, vem da parte do meu avô paterno. Vou tentar encontrar o que me pede.. o casamento deles, nem sei se foi em Alpiarça.. mas vou ver.. obrigado mais uma vez.

Ines Espirito Santo

Resposta

Link directo:

RE: Família Castelão

#84178 | armsil | 13 fev 2005 13:23 | Em resposta a: #46457

Caro Liberato,

Encontrei os assentos de baptismo de Bernarda e Francisco, filhos do Doutor Luis Francisco de Almeida e de Mariana Josefa Cardoso Pereira, respectivamente nascidos em 20.5.1749 e 7.10.1750, em S. Miguel da Sé, Castelo Branco. O pai é dado como filho de João Gomes Castelão e de Maria Fernandes de Almeida, ambos de Castelo Branco. Isto pode indicar que alguns membros da familia Castelão terão voltado a Castelo Branco no principio do séc. XVIII.

A mãe é filha de João Cardoso Pereira e de Brites Félix Aires.

Abraços bruxelenses

Armindo Silva

Resposta

Link directo:

RE: Família Castelão

#84288 | jliberato | 14 fev 2005 20:12 | Em resposta a: #84178

Caro Armindo,
Muito obrigado pela tua mensagem.
Estou realmente muito interessado nos Castelões de Castelo Branco.
O meu antepassado Manuel Gomes Castelão nasceu em São Miguel de Castelo Branco aos 16-04-1652. Mas teve pelo menos três irmãos: João Gomes Castelão , nascido aos 10-04-1654, Pedro nascido aos 10-01-1656, Miguel nascido aos 07-11-1658. Pelo menos João casou. Os nomes que mencionas devem ser descendentes de um dos três irmãos, provavelmente do João Gomes Castelão, que não deve ser o mesmo que mencionas.
Um abraço,
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Família Castelão

#106492 | pvilar | 30 nov 2005 19:26 | Em resposta a: #51127

Caro JLiberato,

Finalmente consegui mais alguns dados sobre o meu ramo Castelão:

Inácio da Silva Castelão, nascido a 6/12/1886 na Chamusca e filho de Manuel da Silva Castelão e de Leucádia Maria.
Meu trisavô, Manuel da Silva Castelão, também nasceu na Chamusca e era filho de Manuel Castelão e de Ludovina do Nascimento.

Cumprimentos,
Paulo Vilar

Resposta

Link directo:

RE: Família Castelão

#106844 | jliberato | 05 dez 2005 19:07 | Em resposta a: #106492

Caro Paulo Vilar,
Muito obrigado pela sua mensagem.
Seria muito interessante recuar no tempo relativamente aos seus Castelões, pois não seria impossível entroncar nos meus, sendo a Chamusca um local central relativamente a Lisboa e Castelo Branco.
Já procurou o assento de casamento de Manuel Castelão e Ludovina do Nascimento?
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Família Castelão

#107177 | pvilar | 11 dez 2005 07:43 | Em resposta a: #106844

Caro JLiberato,

Seria realmente bastante interessante.
Infelizmente não tenho disponibilidade para me deslocar ao Arquivo de Santarém pelo que as pesquisas têm sido efectuadas à distância...e sem conhecimento das datas precisas é muito complicado.
Mas assim que consiga mais dados voltarei a este tópico.

Melhores cumprimentos,
Paulo Vilar

Resposta

Link directo:

RE: Família Castelão

#107190 | tweety | 11 dez 2005 19:10 | Em resposta a: #46457

tenho conhecimento de várias familias Castelão, residentes em alvaiazere, distrito de leiria

Resposta

Link directo:

RE: Família Castelão

#107635 | jliberato | 19 dez 2005 09:12 | Em resposta a: #107190

Caro tweety,
Muito obrigado pela sua mensagem. E possivel que acha ligacao.
Cumprimentos
JLiberato
Viena

Resposta

Link directo:

RE: Família Castelão

#109046 | pvilar | 08 jan 2006 08:49 | Em resposta a: #106844

Caro JLiberato,

Mais alguns dados sobre o meus Castelões:
Manuel da Silva Castelão, nasceu a 9-1-1848, casou-se com Leocádia Maria a 23-11-1881.
O seu pai, também Manuel da Silva Castelão, casou com Ludovina do Nascimento
e era filho de João Castelão e Maria Joaquina.
Todos eles, naturais e recebidos na Chamusca.
Ainda não é desta que entrocamos os nossos Castelões, mas quem sabe um dia ?

Melhores cumprimentos,
Paulo Vilar

Resposta

Link directo:

RE: Família Castelão

#109155 | jliberato | 09 jan 2006 17:14 | Em resposta a: #109046

Caro Paulo Vilar,
Excelentes progressos!
Penso que deve prosseguir no seu recuo na direcção do passado.
Estou com curiosidade de ver a que copnclusão vai chegar.
O mais provável é encontrar um antepassado proveniente de castelom Branco ou então de Lisboa ou do distrito de Coimbra. Mas trata-se de especulação.
Boas pesquisas e teria gosto em acompanhar os seus progressos.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Família Castelão

#270766 | ccastelão | 16 fev 2011 19:05 | Em resposta a: #46457

Relativamente ao pedido de informações sore a família Castelão creio que posso ajudá-lo. Ambos somos descendentes de João Gomes Castelão de Castelo Branco. Temos ascendentes comuns até José Maria Gomes Castelão cc M.ª da Rosa Assunção. Este casal teve 4 filhos dos quais António Duarte Gomes Castelão antepassado directo do Dr. e Miguel Gomes Castelão avô do meu avô também chamado Miguel Gomes Castelão nascido em Belém em 1891. Este meu avô fez pesquisa na Torre do Tombo e "chegou" até Manuel Gomes Castelão cc Ivarista Quitéria. Possuo alguma informação mais sobre a descendência, assim, Luís Gomes Castelão cc Maria Vicência Penha de França foi director da cadeia de Belém até 1797 cargo passado para o seu filho Arsénio Gomes Castelão e ainda para o filho deste, Ermenegildo Gomes Castelão.
Também tenho conhecimento que um seu avô José Maria Gomes Castelão viveu em Moçambique. Terei muito gosto em
dispensar-lhe toda a informação de que disponho.
Meus cumprimentos
Carlos Castelão Vaz

Resposta

Link directo:

RE: Família Castelão

#270845 | jliberato | 17 fev 2011 23:38 | Em resposta a: #270766

Meu caro Carlos Castelão Vaz,
Foi com imenso interesse que recebi a sua mensagem.
Tenho muito gosto em trocar informação sobre a nossa família e tomar conhecimento da que menciona.
Pode contactar-me para o endereço composto pelo meu nickname seguido de arroba e presidencia.pt
Cumprimentos
jliberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

Família Castelão

#362110 | tcastelãoharding | 05 out 2015 01:39 | Em resposta a: #46457

A familia Castelão, da parte da minha mãe, é de Chão de Couce , Alvaiázere.
Alguém que me possa ajudar? Obrigada!

Resposta

Link directo:

Família Castelão

#362111 | tcastelãoharding | 05 out 2015 01:42 | Em resposta a: #107190

A familia da minha mãe é de Santiago dos Ariques, originária de Chão de Couce, Alvaiázere. Será possivel alguma ajuda Nesta parte da familia? Obrigada!

Resposta

Link directo:

Família Castelão

#415320 | Jorge Resende | 03 jun 2019 10:32 | Em resposta a: #79801

D. Inês
Li no tópico do geneall os seus posts sobre o seu avô Augusto Castelão Almeida. A Direção da Tuna Académica da Universidade de Coimbra pretende elaborar biografia sobre ele pois foi tuno daquela academia pelo que lhe pergunto se a dita direção académica pode entrar em contato consigo ou com outro qualquer familiar descendente do advogado em Alpiarça Castelão Almeida a fim de se obter fotos ou outros materiais que possam enriquecer a dita biografia pelo que contamos com a sua preiciosa ajuda para esta missão da Tuna Académica da Universidade de Coimbra

Fico grato por resposta sua
Jorge Resende
jbgresende@gmail.com

Resposta

Link directo:

Família Castelão

#415321 | Jorge Resende | 03 jun 2019 10:33 | Em resposta a: #46457

Quis dizer preciosa ajuda

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 11:04

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen