S.Martinho da Barca, Guidões e Alvarelhos

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

S.Martinho da Barca, Guidões e Alvarelhos

#47018 | A.Godinho | 05 set 2003 17:17

Caros confrades

Procuro elementos ( maxime ascendências) sobre as pessoas adiante referidas e sobre as quais tenho as refªs que se seguem.

Casamento em S. João de Guidões, a 12.7.1709 de José Ferreira, que assistiu alguns anos em Montargil, filho legítimo de Domingos da Costa, então já defunto, e de Isabel Gonçalves, naturais e moradores na fregª de Alvarelhos, com Feliciana Francisca, filha de João Francisco e de Maria Gonçalves, naturais e moradores na fregª de S. João de Guidões. Testemunhas: João Luís, homem casado, do lugar do Cerro, e Manuel Gonçalves, casado, do lugar do Outeiro, da sobredita fregª de S. João de Guidões. Celebrante: Padre Manuel da Silva.

Casamento em S. João de Guidões, a 17.8.1676 de João Francisco, filho de Francisco de Araújo, já defunto, morador que foi na Rua Cham da cidade do Porto, e de Domingas Francisca, mulher solteira, da fregª de S. João de Guidões, com Maria Gonçalves, filha de José Gonçalves e de Domingas Francisca, sua mulher, já defunta, moradores na aldeia do Outeiro, da referida fregª. Testemunhas: André Gonçalves, da Cancela da Agra, Sebastião Jorge e Manuel Gonçalves meieiro (?), todos de Guidões. Celebrante: Padre Pedro de Sousa.

Casamento em S. João de Guidões, a 1.9.1652, de Domingos da Costa, filho de Pedro da Costa e de sua mulher Luísa Francisca, já defuntos e moradores que foram na aldeia de S. Martinho de Fornelos, com Isabel Gonçalves, filha de Domingos Gonçalves e de Domingas Duarte sua mulher, moradores em Guidões. Testemunhas: Domingos, filho de André Pires, João André e Domingos Francisco, de V... (ilegível na fotocópia) e outros homens. Celebrante: Padre Pedro de Sousa.
NOTA: o Domingos da Costa e Isabel Gonçalves, deste último assento, não garanto serem os pais de José Ferreira, ou outras pessoas homónimos daqueles (o que não deixaria de ser uma coincidência extraordinária atentas as datas e a proximidade dos locais onde viveram), pois no casamento de José Ferreira seus pais são ditos de Alvarelhos, e o certo é que os homónimos deste assento (o de 1.9.1652) são ditos de S. Martinho de Fornelos (o Domingos da Costa, ou seus pais) e de Guidões (a Isabel Gonçalves, ou seus pais). Pode ser que estas naturalidades se referiram apenas aos pais do Domingos da Costa e da Isabel Gonçalves, mas eles próprios, nubentes, serem de Alvarelhos...será assim? Estou convicto de que se trata das mesmas pessoas, mas os escrúpulos de genealógicos deixam-me inquieto... (já agora qualquer opinião sobre este ponto seria bem vinda).

Crasto na fregª de S. Martinho da Barca, no concº da Maia -Pascoal de Crasto, bap. 5/04/1643 filho de António João e de Ana Gonçalves, que passou a Montargil.

Antecipadamente grato

António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: S.Martinho da Barca, Guidões e Alvarelhos

#97904 | Luís Projecto | 14 ago 2005 12:13 | Em resposta a: #47018

Caro António,
Não sei se contribuirei com algum elemento passivo de interesse para a sua investigação, contudo no estudo genealógico da minha família deparei-me com um tal "Manuel Gonçalves", natural da fregª de S. João de Guidões, a saber:

- Manuel Gonçalves, casou no dia 5 de Agosto de 1725 na Matriz de Redondo. Filho de Manuel Gonçalves e Mariana Francisca (ambos naturais da fregª de S. João de Guidões);

São estes os parcos elementos de que disponho no momento, dado tratar-se apenas de uma ramificação da minha ascendência que se encontrava maioritariamente enraizada no Alentejo.
Agradeço se entender disponibilizar mais alguma informação sobre essa família, dado existir uma probalidade de ascendência comum.

Cumprimentos

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: S.Martinho da Barca, Guidões e Alvarelhos

#97921 | carlos luiz | 14 ago 2005 19:12 | Em resposta a: #97904

Caro Antonio
Tambem gostava de contribuir com a minha ajuda,talvez este elemento meu lhe seja util!
José Gonçalves,baptizado por volta dee 1689,natural da Nossa Senhora do Monte Virgem-Redondo,casou com Maria Ramalho,de São Bento do Zambujal-Redondo.
Cumps
Carlos Reis luiz

Resposta

Link directo:

RE: S.Martinho da Barca, Guidões e Alvarelhos

#98049 | A.Godinho | 17 ago 2005 15:37 | Em resposta a: #97904

Caro Luis

Muito provávelmente trata-se da mesma gente. Talvez se conseguir subir umas gerações consigamos a ligação.
Nada mais tenho destes meus antepassados que gostaria de investigar mais a fundo, mas a distância de Ponte de Sôr ao Porto é grande, o que dificulta a pesquisa.
Não deixa de ser curioso o facto de estas pessoas terem vindo para terras tão a Sul, os seus para o Redondo e os meus para Montargil...
Grande parte da minha ascendência é do Sul ( Ribatejo e Alentejo) se tiver gente destas bandas diga.
Cumprimentos
António Godinho

Resposta

Link directo:

RE: S.Martinho da Barca, Guidões e Alvarelhos

#98052 | loms | 17 ago 2005 16:50 | Em resposta a: #98049

Caro António Godinho

As freguesias de S. João de Guidões e Alvarelhos pertenceram até à ultima grande reforma administrativa que ocorreu em Portugal, ao Concelho da Maia, tendo posteriormente sido anexadas ao então criado Concelho de Santo Tirso.
Actualmente pertencem, desde 19 de Novembro de 1998, ao Concelho da Trofa.

Apesar de todas "estas alterações", os registos dos habitantes destas freguesias encontram-se no Arquivo Distrital do Porto, a quem já muito recorri, por escrito.

Dado o profissionalismo dos técnicos do ADP, permita-me sugerir-lhe que opte pela mesma via, estando certo que encontrará respostas devidamente satisfatórias ao(s) seu(s) pedido(s).

Com os melhores cumprimentos.
Luis Moura Serra

Resposta

Link directo:

S.Martinho da Barca - Pimentel, Meireles, etc.

#98054 | tfp | 17 ago 2005 18:26 | Em resposta a: #47018

Caro António Godinho de Carvalho,

Perdoe a curiosidade mas tenho uma antepassada nascida em Crasto, S. Martinho da Barca por volta de 1838 e nunca percebi o motivo de ter lá nascido e baptizada.

O seu nome era Maria Bárbara Meireles Pimentel, os pais tenho-os como naturais do Porto e eram Dr. Fortunato Augusto Sousa Pimentel e Maria Bárbara Pimentel de Meireles, neta paterna de Dr. Fernando de Sousa Pimentel e de D. Maria Felícia Xavier Andrade de Oliveira Porto e materna de Dr. Isidoro Ferreira Machado de Meireles e D. Francisca Fortunata de Sousa Pimentel.

Terá nas suas pesquisas em S. Martinho da Barca dado com estes apelidos ?

Agradeço antecipadamente

Com os melhores cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: S.Martinho da Barca - Pimentel, Meireles, etc.

#98095 | loms | 18 ago 2005 12:13 | Em resposta a: #98054

Caro Tiago Faro Pedroso

O Monte Castro, hoje conhecido como "Monte dos Pobres" tem uma localização excelente e é um dos "antigos caminhos de Via Sacra", não sei se lhe poderei chamar assim.

Poderá ser a sua excelente localização e a beleza do local, que à data a que refere, seria ainda mais bucólica, um dos motivos para a neta de tão ilustres pessoas ter sido por aqueles lados baptizada?

Não sei se conhece Castro, mas se desejar conhecer terei muito gosto em conduzi-lo até lá! Pode ser que consiga, com uma possivel visita, intuir o motivo desse nascimento e bapatizado em Castro.

Com os melhores cumprimentos
Luis Moura Serra

Resposta

Link directo:

RE: S.Martinho da Barca - Pimentel, Meireles, etc.

#98119 | tfp | 18 ago 2005 16:29 | Em resposta a: #98095

Caro Lui Moura Serra,

Agradeço o seu convite, tenho uma hipotese para o nascimento nessa paroquia que estaria relacionada com o facto do avô da baptizada ser Abade em Silva Escura mas só isso não chegava. Pensei ainda na hipotese de eventuais propriedades na familia do avô materno Ferreira Machado Meireles, pois é o unico ramo que conheço menos bem. Mas estes ramos eram todos pequenos proprietários, e exerciam ofício, não eram ilustres ;)

A igreja da Barca já a fui visitar, provavelmente passei por Castro sem saber ;)

Muito obrigado

Cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: S.Martinho da Barca - Pimentel, Meireles, etc.

#98123 | loms | 18 ago 2005 17:15 | Em resposta a: #98119

Caro Tiago Faro Pedroso

A Igreja de Barca não fica próxima de Castro. No monte Castro existe uma pequena capela, na qual a sua antepassada poderá ter sido baptizada.

Em todas as famílias, sem excepção, existem ramos menos ilustres. No entanto, também a esses ramos, devemos a nossa actual existência. Por essa razão, trato-os a todos de igual forma :-).

Cumprimentos
Luis Moura Serra

Resposta

Link directo:

RE: S.Martinho da Barca - Pimentel, Meireles, etc.

#98168 | tfp | 19 ago 2005 11:01 | Em resposta a: #98123

Caro Luis Moura Serra,

Agradeço novamente as informações que me deu. Acabei de confirmar pelo assento de baptismo que mencionei q a minha parente foi baptizada na Igreja da Barca, mas nascei em Castro.

Relativimante às familias concordo plenamente consigo, embora os ramos mais ilustres tenham sempre a vantagem de ser mais fáceis de pesquisar.

Cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: S.Martinho da Barca, Guidões e Alvarelhos

#226042 | cmiguelps | 10 abr 2009 00:04 | Em resposta a: #47018

Caro António,

Reparei no seu interesse pelas pessoas que acima citou com sobrenome Gonçalves.
Tenho antepassados que estou a investigar nas freguesias de de Guidões e Alvarelhos com o sobrenome Gonçalves e que viveram na mesma época, que paço a citar:

- Barbara Gonçalves, nasceu a 19.10.1697 no lugar de Cerro da freguesia de S. João de Guidões, filha de António Gonçalves e de Domingas Antónia moradores na referida freguesia, padre Manuel da Silva, padrinhos Domingos Tomé e Maria Filha de Domingos Francisco e sua mulher Domingas Francisca;

- Maria Gonçalves, nasceu em Alvarelhos cerca de 1750, filha de João Dias Ferreira e Frutuosa Gonçalves, este da freguesia de Alvarelhos e esta de Guidões.

Caso tenha recolhido algum dado sobre estas pessoas e os possa partilhar, fico-lhe agradecido.

Miguel Santos

Resposta

Link directo:

RE: S.Martinho da Barca, Guidões e Alvarelhos

#226070 | cmiguelps | 10 abr 2009 12:52 | Em resposta a: #98052

Caro Luis Moura Serra,

Li no forum onde participou com o Tópico "Maia", que possui um livo sobre Guidões (citando-o "PS: Quanto a Guidões poderei pesquisar estes nomes num livro que tenho lá por casa "Memórias de Guidões" de 1913.".
O Padre Manoel Tomé dos Santos, foi páraco na freguesia de Guidões em meados do século XVIII (possuo registos de casamento e baptismos dele nos anos de 1742 e 1746).
Este padre é meu 8º Avô e não sei de que freguesia ele é natural.
Será que o livro que possui faz algum registo sobre este padre?

Peço perdão pelo abuso e agreço qualquer atenção que me possa dispensar.

Melhores cumprimentos,

Miguel Santos

Resposta

Link directo:

RE: S.Martinho da Barca, Guidões e Alvarelhos

#226096 | loms | 10 abr 2009 18:43 | Em resposta a: #226070

Caro Miguel Santos

Terei muito gosto em pesquisar no livro, se lá consta o nome do senhor seu avô.

Mal tenha novidades, aviso.

Melhores Cumprimentos.

Luis Moura Serra

Resposta

Link directo:

RE: S.Martinho da Barca, Guidões e Alvarelhos

#226103 | cmiguelps | 10 abr 2009 21:50 | Em resposta a: #226096

Caro Luis Moura Serra

Muito obrigado pela sua disponibilidade.
Ficarei a aguardar noticias suas.

Miguel Santos

Resposta

Link directo:

RE: S.Martinho da Barca, Guidões e Alvarelhos

#229275 | cmiguelps | 13 mai 2009 21:47 | Em resposta a: #47018

Caro António,
Renovo o pedido.

Reparei no seu interesse pelas pessoas que acima citou com sobrenome Gonçalves.
Tenho antepassados que estou a investigar nas freguesias de de Guidões e Alvarelhos com o sobrenome Gonçalves e que viveram na mesma época, que paço a citar:

- Barbara Gonçalves, nasceu a 19.10.1697 no lugar de Cerro da freguesia de S. João de Guidões, filha de António Gonçalves e de Domingas Antónia moradores na referida freguesia, padre Manuel da Silva, padrinhos Domingos Tomé e Maria Filha de Domingos Francisco e sua mulher Domingas Francisca;

- Maria Gonçalves, nasceu em Alvarelhos cerca de 1750, filha de João Dias Ferreira e Frutuosa Gonçalves, este da freguesia de Alvarelhos e esta de Guidões.

Caso tenha recolhido algum dado sobre estas pessoas e os possa partilhar, fico-lhe agradecido.

Miguel Santos

Resposta

Link directo:

RE: S.Martinho da Barca, Guidões e Alvarelhos

#229307 | A.Godinho | 14 mai 2009 08:52 | Em resposta a: #229275

Caro Miguel Santos

Só agora deparei com as suas mensagens . O aviso da primeira deve ter-me passado.

Noto que há apelidos e lugares comuns relativamente ás pessoas que mencionamos, dai que provavelmente haja qualquer relação de parentesco.

Infelizmente pouco tenho sobre estes meus antepassados pois a distancia a que estou do Porto não me permite investigar mais a fundo. Os elementos que tenho foram-me enviados pelo ADP.

Na eventualidade de encontrar algo sobre os seus antepassados direi e agradeço se fizer o mesmo em relação aos meus.

Melhores cumprimentos
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: S.Martinho da Barca, Guidões e Alvarelhos

#229476 | cmiguelps | 15 mai 2009 23:10 | Em resposta a: #229307

Caro António Godinho de Carvalho,

Obrigado pela resposta, e desde já me comprometo a partilhar qualquer informação que venha a obter sobre estas pessoas.
Aproveito para lhe pedir um favor, é que tenho um antepassado (padre Manoel Tomé dos Santos) que foi paroco em Guidões em meados do séc. XVIII, e cuja naturalidade desconheço. Contudo suspeito que tenha origem em Elvas, pelo que me lembrei de lhe falar sobre este facto, uma vez que os seu parentes de Guidões têm ligações ao Alentejo.
Tem alguma forma de me poder ajudar?

Cumprimentos,

Miguel Santos

Resposta

Link directo:

RE: S.Martinho da Barca, Guidões e Alvarelhos

#234618 | cmiguelps | 20 jul 2009 17:24 | Em resposta a: #226096

Caro Luis Moura Serra,

Renovo o pedido.

Melhores cumprimentos,

Miguel Santos

Resposta

Link directo:

RE: S.Martinho da Barca, Guidões e Alvarelhos

#258329 | jataide | 10 jul 2010 19:51 | Em resposta a: #229476

Caro Miguel Santos,

Sou descendente do mesmo grupo familiar citado pelo A.Godinho, por via do irmão daquele - João Francisco da Rosa, nat. de Guidões cc Custódia Joaquina de Oliveira (9.6.1735) S.Antº.do Couço e que passam a Cabeção/Mora. Queria-lhe confirmar, de acordo com o que pesquisei nos paroquiais de Guidões, que existem relações familiares entre os ascendentes que refere e os meus, por via do seguinte casamento:

Domingos Ferreira (Casamentos Guidões tif 300/2.11.1770) filho de João Ribeiro e Águeda Francisca (irmã do dito João Francº.da Rosa e de José Ferreira) nat.de Guidões , neto paterno de Antº.Martins e Catarina Pedrosa de Roriz e neto materno de José Ferreira e Feliciana Francisco de Guidões, com Maria Gonçalves filha de João Gonçalves e Ana Sanches (defunta), neto paterno de Manuel Tomé dos Santos (defunto) e Bárbara solteira, neto materno de Sebastião Sanches e Luzia Tomé de S.Cristovão do Muro (defuntos)
TT Cap João Carneiro de Araújo (fregª. de S.Tiago/Barcelos/ Braga) e Francisco da Silva (Outeiro/Guidões):

Em 9.5.1781 (Baptismos Guidões tif 199) nasce Jerónimo filho do casal atrás referido. PP Jerónimo Francisco de Mesão Frio (Guimarães) assistente em Guidões e Josefa soltª.fª. de Manuel Luís de Alvarelhos;
TT Francisco José da Maia e Manuel Tomé Jorge

Encontrei uma irmã da Maria: Vitória Gonçalves dos Santos (1789 casamentos tif 306) cc Antº.José da Silva (S.Pedro do Canidelo) e um irmão:

José Joaquim (casamentos Guidões 1811 tif 22) fº. de Antº. Fernandes e Ana Mª., neto paterno de Domingos Fernandes e Maria Fernandes e materno de Antº.Carneiro de Amorim e Eugénia Maria com Ana Maria fª. de José Gonçalves dos Santos e Maria Gonçalves de Alvarelhos, neta paterna de João Gonçalves dos Santos e Ana Sanches (Guidões) e neta paterna de João Dias Ferreira e Fructuosa Gonçalves de Alvarelhos.
TT Manuel da Silva (Guidões e Joaquim José da Silva.

O Manuel Tomé dos Santos, julgo que não haverá dúvidas, será o padre de S.João de Guidões. Quanto a Bárbara Gonçalves, perguntava-lhe se neste momento, teria mais alguma informação sobre a sua ascendência, em caso afirmativo, pedia-lhe que me informasse.

Devo acrescentar, que toda a informação que recolhi, foi anterior à leitura deste tópico, cujo o único propósito seria recolher dados que me permitissem entender melhor as relações familiares destes meus ascendentes. Como também fiquei curiosa com o padre Manuel Tomé, e como sei que o procura, refiro-lhe um Manuel Ferreira de Carvalho (poderá consultar em Tif 173 Guidões baptismos 7.12.1773) que aparece por estes anos, tanto em Alvarelhos como em Guidões como testemunha, tem uma assinatura bonita e elaborada, e é filho de Manuel Tomé de Carvalho e de Bárbara Gonçalves solteira, casado com Vitória Pereira (Guidões) fª. de Domingos Antº Real (São Martinho de Fornelos/Aldeia de Vila Verde e de Maria Pereira. Acho este assento interessante, porque tirando uma Bárbara Gonçalves
"mulher legitima de" , e a outra que sabemos quem é, haveria em Guidões uma terceira também Gonçalves solteira? Será o Manuel Tomé de Carvalho e o Manuel Tomé dos Santos o mesmo? Ou seja, poderá ser Carvalho nome de família e após ter tomado ordens tivesse adoptado o "dos Santos". Obviamente, que esta minha consideração , é apenas uma mera hipótese de trabalho.

Tenho algumas notas sobre os Sanches do Muro, no começo de 1600 uns são de Alvarelhos outros da Real.

Para finalizar, transcrevo o casamento de outra irmã do meu sobre dito antepassado João Francº. da Rosa, porque eventualmente, o Miguel poderá ter informações que se possam cruzar.

Guidões (casamentos 24.11.1757) Dr Manuel Ferreira da Costa de Saboia, Cura Manuel Tomé dos Santos

Rosa Maria filha de José Ferreira e Feliciana Francisca neta paterna e materna dos já referidos, com Custódio de Sá Martins fº. de Manuel João da Costa e Mariana de Sá, neto paterno de Luís João da Costa e Domingas Antónia de Guidões e materno de Manuel Martins Ferreira e de Domingas de Sá nats de Alvarelhos.
TT Francisco da Silva, casado, e João de Morais Liberal solteiro, ambos da aldeia do Outeiro.

Cumprimentos,

Manuela Aleixo

Resposta

Link directo:

RE: S.Martinho da Barca, Guidões e Alvarelhos

#258578 | cmiguelps | 13 jul 2010 23:49 | Em resposta a: #258329

Cara Manuela Aleixo,


Todos os dados destas pessoas que possuo foram-me simpaticamente fornecidos por Fernando Garrido.

Tenho o assento de baptismo de uma Bárbara Gonçalves que penso ser a que nos interessa... posso enviar-lho se me fornecer o seu e-mail.

Quanto ao padre Manuel Tomé dos Santos, veja estes dados:

Manuel filho de Pedro Thomé e de Luiza dos Santos nasceu 8/3/1690 bat-12 em gudões padrinhos Domingos Francisco da freg de alvarelos e Isabel moça solteira filha de Joseph Carvalho e de Isabel Domingas desta freg.Padre Manuel da Silva.

Aos 13 de Setembro 1688 Pedro Thomé filho de( ras ,bras ? Thomé )e de Maria Luis casou com Luiza dos Santos filha de Josefh Gonçalves Carvalho e de Maria Domingues todos desta freg de guidões test-João Domingues e Francisco Carvalho e António Carvalho todos desta freg padre Manuel da Silva.

Espero poder trocar mais impressões consigo sobre nossos antepassados.

Cumprimentos,

Miguel Santos

Resposta

Link directo:

RE: S.Martinho da Barca, Guidões e Alvarelhos

#258856 | jataide | 18 jul 2010 11:54 | Em resposta a: #258578

Caro Miguel,

Agradeço sua resposta. Penso que teremos que aguardar pacientemente a disponibilização dos restantes paroquiais.
No entanto, caso não o saiba, os paroquiais do Muro estão pela sua totalidade "on line", e na breve leitura que fiz desta freguesia, encontrei Tomés (como apelido) pelos anos de 1600, pelo que talvez valesse a pena pesquisar o casal Sebastião Sanchez X Luzia Tomé.

Não será necessário o envio do assento da Bárbara, mas poderá anotar o meu correio:manuela.aleixo@hotmail.com

Cumprimentos,

Manuela

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 18:05

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen