Arquivos da Guarda Fiscal?

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Arquivos da Guarda Fiscal?

#47129 | anamoraocorreia | 07 set 2003 01:31

Boa noite!!

Alguém me sabe informar se existem dados relativos à Guarda Fiscal (nomeadamente processos individuais e /ou atribuição de louvores) dos finais do séc. XIX, princípios do séc. XX. Se sim, onde podeei procurar?

Obrigada,
Ana Morão Correia

Resposta

Link directo:

RE: Arquivos da Guarda Fiscal?

#47134 | magalp | 07 set 2003 10:30 | Em resposta a: #47129

Bom dia!

A GF depende e dependeu sempre do Ministério das Finanças, como força militarizada autónoma, para vigilância dos cumprimentos legais, de carácter fiscal e aduaneiro.

Durante alguns anos tb. lhe foi cometido o policiamento de estrangeiros, sucedendo à DGS, extinta em 25 de Abril de 1974.

A sua cadeia de comando foi sempre enquadrada por oficiais do Exército - normalmente do Quadro de Complemento (milicianos) a nível de subalternos, e Oficiais do QP, nos comandos superiores.

Possivelmente são estes últimos q. lhe interessam e assim, para ter as informações q. pretende deverá contactar o AHM-Arquivo Histórico Militar, talvez a mais simpática e pronta instituição oficial deste país, por regra dirigidas por équipas militares de fino trato e muita simpatia pessoal.

Para mais informações desta força, consulte o "arqnet.pt", outra muito interessante e simpática criação informática Everard do Amaral...

cmptos.
M.Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Arquivos da Guarda Fiscal?

#47151 | anamoraocorreia | 07 set 2003 12:43 | Em resposta a: #47134

Exmo Sr.,
Muito obrigada pelas informaçãoes que me deu.

Na realidade, não sei exactamento o posto ocupado pela pessoa que procuro (apenas, na certidão de um dos filhos, refere "guarda fiscal reformado"). De qualquer maneira, contactarei o Arquivo Histórico Militar - mesmo que não seja esse o local indicado, pode ser que me informem sobre onde me devo dirigir.

Ainda a propósito da referência que faz à simpatia e prontidão das instituiçõs neste País, cumpre-me dizer que das diversas instituições a que me tenho dirigido (TT, AD Castelo Branco e Arq. Municipal de Idanha-a-Nova), fui sempre muito bem recebida. O único problema (que deu, inclusive, origem a uma reclamação) foi no Registo Civil de Castelo Branco, cuja prontidão e celeridade das funcionárias deixou muito a desejar!!...

Melhores cumprimentos,
Ana Morão Correia

Resposta

Link directo:

RE: Arquivos da Guarda Fiscal?

#47159 | manuelr | 07 set 2003 15:16 | Em resposta a: #47129

Cara Ana Morão Correia

Sabe em que Posto da GF prestou serviço?
Talvez na GNR de Castelo Branco lhe saibam dizer para onde foram os processos da GF. A GF tinha o comando na Quinta do Amieiro, em CB, onde talvez tb saibam qq coisa.
Desculpe-me a curiosidade. É parente do antigo Reitor do Liceu de Castelo Branco o Dr. Sebastião Morão Correia?

Cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Arquivos da Guarda Fiscal?

#47161 | anamoraocorreia | 07 set 2003 15:45 | Em resposta a: #47159

Boa tarde!!

Tenho algumas dúvidas quanto ao Posto. Inicialmente pensava (e porque assim me foi transmitido) que seria no Posto de Idanha-a-Nova. No entanto, e segundo informação de um primeo meu, poderá também ter sido no Rosmaninhal (talvez nos dois locais). De facto, no Arq. Municipal de IDN, encontrei, num livro de Recenseamento Eleitoral, referência a uma pessoa com o mesmo nome, em Alares, Rosmaninhal, onde, na altura não o sabia, existiu um Posto da Guarda Fiscal. Na altura pensei que não fosse a mesma pessoa, mas depois da "descoberta" penso que talvez seja. Na minha próxima deslocação a Castelo Branco, terei que pesquisar um pouco mais.

Quanto à pergunta que me fez, sou de facto, parente do Dr. Morão Correia. Era meu Tio-Avô, irmão do meu avô paterno, e é precisamente sobre o Pai deles que procuro estas informações da Guarda Fiscal.

Frequentou o Liceu enquanto o meu Tio era Reitor? É que a minha Mãe e os meus Tios também lá estiveram (da minha Mãe não tenho a certeza, acho que já lá andou posteriormente).

Melhores cumprimentos,
Ana Morão Correia

Resposta

Link directo:

RE: Arquivos da Guarda Fiscal?

#47163 | manuelr | 07 set 2003 15:56 | Em resposta a: #47161

Cara Ana Morão Correia

Quando entrei para o Liceu era o seu tio o Reitor. Fez-me um grade discurso, quando (salvo erro tinha eu 11 anos) lhe fui entregar à Reitoria, 2 tostões que tinha encontrado no páteo do Liceu. Encontrei-o mais tarde em Luanda, em 1968 e nunca mais o vi. Conheço tb um Morão Correia, penso que seu filho, militar, que vive em Castelo Branco, mas não sei o posto.
Se lhe puder ser útil em qq assunto, disponha. Posso saber o nome da pessoa cujos elementos procura?

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão.

Resposta

Link directo:

RE: Arquivos da Guarda Fiscal?

#47169 | anamoraocorreia | 07 set 2003 16:22 | Em resposta a: #47163

Caro Manuel da Slva Rolão,

Infelizmente o meu tio faleceu já, em 1999. Depois de vir de África penso que viveu sempre em Lisboa. Mantenho ainda contacto com o seu filho, visto que ele e o meu Pai são primos direitos.

Quando lhe falei dos meus Tios que também estudaram no Liceu de Castelo Branco, referia-me ao lado materno (o meu Tio Sebastião é do lado paterno). O meu Avô materno era o dono da Agência de Viagens Vicente, conhecia?

Quanto à pessoa de que procuro os elementos, chama-se Manoel Correia, n. Lousa em 1862. Terá vivido no Rosmaninhal (Alares?) nos finais do séc. XIX, princípios do séc. XX. As informações de que disponho é de que a sua filha mais velha (do 2º casamento) terá nascido no Rosmaninhal, no início do século e (estas são informações documentadas) em 1917 (data de nascimento do meu avô), residia em Idanha-a-Nova e tem indicação na profissão de que era Guarda Fiscal reformado. O padrinho do meu avô era um seu irmão, filho do 1º casamento, já maior de idade nessa altura); infelizmente, não tem qualquer indicação quanto ao seu local de nascimento.

Se pudesse saber alguma coisa relativamente à Guarda Fiscal (ou, pelo menos, existência ou não e /ou localização dos Arquivos), ficava-lhe muito agradecida. De qualquer maneira, e como me desloco frequentemente a Castelo Branco, se não puder, eu fá-lo-ei posteriormente.

Não querendo abusar da sua disponibilidade, será que tem alguma disponibilidade para se deslocar ao Arquivo Distrital? É que estive lá na semana passada e agora só lá devo voltar para o mês que vem. Falhou-me um casamento e faz-me falta para prosseguir as pesquisas na Torre do Tombo. Se tiver alguma disponibilidade, por favor diga-me, eu dou-lhe os dados de que disponho.

Se entretanto necessitar alguma coisa de Lisboa, disponha.

Melhores cumprimentos,
Ana Morão Correia

Resposta

Link directo:

RE: Arquivos da Guarda Fiscal?

#47172 | manuelr | 07 set 2003 16:39 | Em resposta a: #47169

Cara Ana Morão Correia

Também eu estou em Lisboa e só vou ao ADCB esporádicamente. Já que costuma ir à TT, talvez seja útil falar com o Carlos Machado, que tb tem um ramo Correia, do Rosmaninhal e deve ter isso estudado. Se não tem, estuda!
Como ele vem tb frequentemente ao Fórum, não lhe deve tardar na resposta. Pode ser que saiba qq coisa. De qq maneira devo estar com ela na TT e falo-lhe no o assunto.

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Arquivos da Guarda Fiscal?

#47174 | anamoraocorreia | 07 set 2003 16:48 | Em resposta a: #47172

Caro Manuel da Silva Rolão,

Desculpe, não sei porquê, achei que residia em Castelo Branco.

Como poderei contactar com o Carlos Machado de que falou?

Melhores cumprimentos,
Ana Morão Correia

Resposta

Link directo:

RE: Arquivos da Guarda Fiscal?

#47177 | camac41 | 07 set 2003 17:03 | Em resposta a: #47129

Cara Ana Morão Correia

O meu avõ materno Alexandre Correia Tição era cabo da Guarda Republicana, comandante do Posto na Zebreira. Era natural do Rosmaninhal.
Segundo a minha mãe, que tem 86 anos, em Segura havia um posto da Guarda Fiscal.
Tenho uma base de dados com os registos paroquiais do Rosmaninhal, casamentos de 1610-1803 e baptizados de 1610-1852. O apelido Correia aparece no inicio do Sec XVIII com Manuel Gonçalves Correia, filho natural do padre António Correia que esteve entre 1702 e 1705 no Rosmaninhal.
Mais tarde aparecem mais Correias vindos de Malpica do Tejo e que residiram em Monte Alares - Rosmaninhal.
Estou à sua disposição para lhe fornecer os dados que tenho disponíveis.
Recebi agora um telefonema do Manuel Rolão, com quem me encontro frequentemente na Torre do Tombo,dando-me nota da sua mensagem.

Melhores cumprimentos

Carlos Alexandre Correia Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Arquivos da Guarda Fiscal?

#47179 | anamoraocorreia | 07 set 2003 17:42 | Em resposta a: #47177

Caro Carlos Machado,

Infelizmente não disponho de muitos dados relativamente a este meu antepassado - Manuel Correia -, nomeadamente no que diz respeito à sua passagem pela Guarda Fiscal.

O que sei, foi-me transmitido oralmente, mas já em "2ª e 3ª mão" - a única pessoa viva, filha deste meu Bisavô.

Infelizmente, parece-me que as bases de dados que tem também não me vão ser de muita utilidade, dadas as datas de extremas.

De qualquer maneira, os dados de que disponho são os seguintes:

Manoel Correia - n. 1862, Lousa.

Os Pais eram também da Lousa, bem como os avós; apenas a sua Avó materna (bem como os Pais desta) são da Aldeia da Mata, freguesia de Sta. Margarida.

Casou duas vezes - o segundo com uma sra. de Idanha-a-Nova. A primeira filha deste casal terá nascido no Rosmaninhal, no início do séc. XX.

Quanto ao primeiro casamento, os dados, na maior parte, são feitos através de deduções:

- Não foi na Lousa, uma vez que já percorri estes dados até uma data plausível para o casamento.

- Ao percorrer os Recenseamentos Eleitorais do concelho de Idanha-a-Nova encontrei um sr. com o nome de Manoel Correia, residente em Alares. freguesia do Rosmaninhal. Na altura, não o relacionei com o meu antepassado (tão pouco, tomei nota das datas do recenseamento). No entanto, e numa pesquisa posterior na net, descobri que em Alares existia um Posto da Guarda Fiscal, pelo que agora suponho que sejam a mesma pessoa).

- Supondo que os casamento se realizavam na localidade de onde eram oriundas as esposas (embora isto nem sempre aconteça...), suponho que a sra. terá nascido no Rosmaninhal. Mas uma outra dúvida tem a ver com o seu nome: de apelido será possivelmente Marques (visto que era o apelido do filho mais velho), foi-me dito que o seu nome próprio era Maria José, mas, como este era também o nome da segunda esposa, tenho algumas dúvidas.


O meu avô, filho deste Manuel Correia, era dos últimos filhos do 2º casamento, nascido do 2º matrimónio, em Idanha-a-Nova. Na sua certidão de nascimento faz apenas referência a que o Pai era Guarda Fiscal reformado (sem qualquer referência ao posto e onde tinha estado colocado). O seu Padrinho era o filho mais velho do 1º casamento, já maior na altura.

Assim, tanto pode ter estado no Rosmaninhal, como em Idanha-a-Nova, como ainda em ambos (ou ainda noutra qualquer localidade).

Terá recebido um louvor por prender contrabandistas por volta de 1890.

Como vê, e apesar da relativa proximidade temporal, muitas dúvidas se levantam!!

Assim, suponho, que a haver alguma origem da minha família no Rosmaninhal, será indirecta, através da primeira esposa do meu Bisavô, e o seu apelido não é Correia. Como o sr. foi parar ao Rosmaninhal, não faço ideia.

Disse-me que o seu avô materno era da Guarda Republicana - conseguiu alguns dados dele acerca da sua passagem por esta força policial?

Melhores cumprimenos,
Ana Morão Correia

Resposta

Link directo:

RE: Arquivos da Guarda Fiscal?

#47187 | camac41 | 07 set 2003 20:11 | Em resposta a: #47179

Cara Ana Morão Correia

Penso que a pista que está a tentar poderá ser a mais acertada. Ligue para o Comando da Guarda Fiscal onde deverão ter um oficial de Relações Públicas que lhe poderá dar a informação pretendida.Julgo que depende do Ministério das Finanças.
Se mais tarde necessitar de qualquer informação de dados do Rosmaninhal estou ao seu dispor.
Ainda não consultei os dados do meu avô na Guarda Nacional Republicana pois consegui descobrir os dados dos seus pais.

Melhores cumprimentos


Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Arquivos da Guarda Fiscal?

#47355 | anamoraocorreia | 09 set 2003 13:24 | Em resposta a: #47187

Boa tarde!!

Em primeiro lugar, muito obrigada pela preciosa pista que me deu no sentido da procura do processo do meu bisavô. De facto liguei ontem para o Comando da Brigada Fiscal, e voltei a ligar hoje de manhã, para saber qual o resultado da minha pergunta... De facto, parece que localizaram o processo, mas como a burocracia reina nas nossas instituições, tenho agora que pedir uma autorização por escrito ao Comandante (acho que é só mesmo burocracia e que me vão facilitar a consulta do processo).

Penso que após a consuta do processo, algumas das minhas dúvidas serão escalarecidas. No entanto, e como em uma base de dados do Rosmaninhal, e espero não estar a abusar, será possível informar-me se o apelido Marques aparece nesses dados que de dispõe?

Melhores cumprimentos,
Ana Morão Correia

Resposta

Link directo:

RE: Arquivos da Guarda Fiscal?

#47398 | camac41 | 09 set 2003 18:27 | Em resposta a: #47355

Cara Ana Morão Correia

Satisfaz-me que tenha conseguido, ou melhor, que esteja em vias de esclarecer as dúvidas.
Na minha base de dados contabilizei 93 indivíduos em que o último apelido é Marques. Pode haver mais individuis em que Marques não seja o último apelido.
Estou a construir uma base de dados com as Ordenações da Câmara Eclesiástica de Castelo Branco onde o apelido Marques é muito vulgar.
Espero pois que tire as dúvidas. Continuo à sua disposição para fornecer os dados que necessitar.

Com os melhores cumprimentos

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Arquivos da Guarda Fiscal?

#47400 | anamoraocorreia | 09 set 2003 19:04 | Em resposta a: #47398

Boa tarde!!

Muito obrigada pela sua consulta à base de dados. De facto o interesse no apelido Marques, pelo menos neste momento, tem mais a ver com o encontrar o primeiro casamento do meu bisavô, cuja primeira esposa deverá ter tido esse apelido (pelo menos, era esse um dos apelido de um dos filhos desse casamento).

Por enquanto a minha pesquisa tem-se centrado mais numa outra freguesia do concelho de Idanha-a-Nova, sem qualquer referência ao Rosmaninhal; e ainda me faltam uns quantos ramos da família antes de poder olhar melhor para esse ramo colateral, se assim se puder chamar (desculpe-me, mas sou apenas uma iniciada em genealogia, e ainda não domino muito bem as expressões utilizadas).

No entanto, se precisar de mais alguma coisa, entrarei novamente em contacto consigo.

Mais uma vez esperando não estar a abusar da sua disponibilidade, e porque me parece estar a investigar com profundidade a região de Castelo Branco, por acaso não deparou em algum lugar com o apelido Geirinhas? É que este é um dos apelidos cuja investigação mais me interessa. Depois de ter pesquisado no Olêdo, "cheguei" à Orca e não me parece que consiga ir muito mais atrás. Tenho algumas suspeitas (até pelas características físicas que se notam, pelo menos até ao meu trisavô com este apelido, de quem tenho uma fotografia) que terão uma origem mais longínqua (já me disseram que poderia ser celta), mas carece de confirmação, e uma vez que, por via dos registos paroquiais não consigo ir mais atrás que os finais do século XVII, gostaria de tentar outras fontes, mas não sei quais.

Melhores cumprimentos,
Ana Morão Correia

Resposta

Link directo:

RE: Arquivos da Guarda Fiscal?

#47417 | manuelr | 09 set 2003 22:20 | Em resposta a: #47400

Cara Ana Morão Correia

Pode-me dar mais dados desse Geirinhas?

Cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Arquivos da Guarda Fiscal?

#47425 | camac41 | 09 set 2003 23:52 | Em resposta a: #47400

Cara Ana Morão Correia

Ia-lhe sugerir que lançasse um tópico sobre o apelido Geirinhas, pois existem participantes neste Fórum que conhecem bem as famílias da Beira Baixa com especial televo para o confrade Manuel Rolão. O confrade António Pereira tem estudado Olêdo e Vale de Prazeres.
Existem também outros participantes que também a poderão ajudar.
Pelo que diz é uma iniciada na Genealogia, eu também sou e frequentei de Fevereiro a Julho um Curso de Genealogia e Heráldica ministrado na Associação Portuguesa de Arqueologia. Penso que no próximo ano haverá novamente um curso em horario pós laboral o que lhe recomendo.
Já verifiquei que o confrade Manuel Rolão está já a intervir novamente neste topíco e certamente a irá ajudar.

Melhores cumprimentos

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Arquivos da Guarda Fiscal?

#47429 | anamoraocorreia | 10 set 2003 01:00 | Em resposta a: #47425

Boa noite!!

Obrigada pela sugestão da abertura do tópico. Como já são alguns Geirinhas, vou compilar os dados e ver se amanhã consigo abri-lo.

Não me poderá indicar o contacto da Associação Portuguesa de Arqueologia?

Melhores cumprimentos,
Ana Morão Correia

Resposta

Link directo:

RE: Arquivos da Guarda Fiscal?

#47452 | camac41 | 10 set 2003 10:09 | Em resposta a: #47429

Cara Ana Morão Correia

Faça uma pesquisa neste Fórum com as palavras
"Curso de Introdução à Genealogia" e encontará a divulgação do último curso, o qual lhe dará o contacto e já alguns esclarecimentos.
Não sei se usa já um software específico para Genealogia. Existem muitos mas só conheço 2 em português. O PAF4 e o Cumberland Family Tree. Uso este último.

Com os melhores cumprimentos

Carlos Leal Machado

Com os melhores cumprimentos

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Arquivos da Guarda Fiscal?

#47453 | Correia74 | 10 set 2003 10:16 | Em resposta a: #47452

Não querendo "meter o bedelho", há também um bom software, se bem que em inglês, chamado "Legacy".

Cumprimentos,

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Arquivos da Guarda Fiscal?

#47456 | anamoraocorreia | 10 set 2003 10:33 | Em resposta a: #47452

Bom dia!!

Obrigada pela indicação do curso, irei procurá-lo.

Tenho usado o PAF5, que está em inglês; na altura não sabia que havia software em português e agora já tenho demasiada informação...

A seguir vou iniciar o tópico sobre os Geirinhas.

Melhores cumprimentos,
Ana Morão Correia

Resposta

Link directo:

RE: Arquivos da Guarda Fiscal?

#49907 | anamoraocorreia | 16 out 2003 20:18 | Em resposta a: #47177

Boa tarde!!

Em primeiro lugar, e mais uma vez, muito obrigada pela indicação que me deu relativamente à Guarda Fiscal. Já tive acesso ao processo do meu Bisavô, o que me ajudou no esclarecimento de algumas dúvidas que tinha.

Também ele esteve na Zebreira, é possível que tenha sido contemporâneo do seu Avô.

O que me traz de volta a este tópico tem a ver com a base de dados do Rosmaninhal.

Surgiu-me no Olêdo uma antepassada minha que poderá, eventualmente ser natural do Rosmaninhal (é tb dada como sendo natural do Olêdo e de S. Miguel d'Acha). Se pudesse tentar localizá-la na sua base de dados, agradecia:


- Maria João Sousa (casou no Olêdo em 1710),
- filha de Bartolomeu de Sousa (aparece uma vez referido como Manuel de Sousa), n. S. Miguel d'Acha ou Olêdo

e de

- Maria João, n. Escalos de Cima ou Olêdo.

Melhores cumprimentos,
Ana Morão Correia

Resposta

Link directo:

RE: Arquivos da Guarda Fiscal?

#49910 | camac41 | 16 out 2003 22:22 | Em resposta a: #49907

Cara Ana Morão Correia

Na minha base de dados consta o nascimento de uma Maria em 30 de Janeiro de 1691 filha de Bartolomeu de Sousa, natural de S. Miguel d'Acha e de Maria João, natural de Escalos de Cima.
Se me indicar o seu e-mail para camacarrobanetcabopontopt envio-lhe o registo de baptismo digitalizado da referida Maria.
Estou também interessado em consultar o processo do meu avô pelo que lhe agradeço a indicação dos contactos que teve.
O meu avô nasceu em 1891 e deve ter estado na Zebreira a partir de 1915 pelo que é natural que tenha sido contemporâneo do seu avô.
Sei pelo confrade Manuel Rolão que costuma frequentar a T.T. Sou também um frequentador habitual. Amanhã estarei lá da parte de tarde e poderei levar um CD com a Base de dados do Rosmaninhal e da C. E. de Castelo Branco (Ordenações e diligências de Genere com cerca de 50% dos processos). É fácil de me identificar pois estou a consultar os processos da C.E. de Castelo Branco.

Melhores cumprimentos

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Arquivos da Guarda Fiscal?

#49913 | anamoraocorreia | 16 out 2003 22:51 | Em resposta a: #49910

Boa noite!!

Acabei de lhe enviar um mail, mas não tenho a certeza de que chegue rapidamente, uma vez que o servidor do sapo tem tido alguns problemas...

O contacto da GF seguiu por mail.

Quanto à Torre do Tombo, não estarei lá amanhã. Se lá estiver 4ª ou 5ª da próxima semana, poderemos encontrar-nos então.

Melhores cumprimentos,
Ana Morão Correia

Resposta

Link directo:

RE: Arquivos da Guarda Fiscal?

#49943 | regueiras | 17 out 2003 08:08 | Em resposta a: #49913

Ana Morão Correia:

Poderia me mandar o contacto da Guarda Fiscal para gracapontoregueirasarrobaclixpontopt?

Obrigada,

Regueiras

Resposta

Link directo:

RE: Arquivos da Guarda Fiscal?

#49948 | anamoraocorreia | 17 out 2003 09:52 | Em resposta a: #49943

Bom dia!!

Seguiu o contacto por email.

melhores cumprimentos,
Ana Morão Correia

Resposta

Link directo:

RE: Arquivos da Guarda Fiscal?

#76358 | scarvalhos | 02 nov 2004 16:21 | Em resposta a: #47177

Boas tardes,
os meus antepassados maternos são de Malpica do Tejo, designadamente Correias (Jerónimo Dias Correia e José Correia Bom, dos quais desconheço a ascendência), sendo que alguns deles podem ter ido para o Monte Alares. Não tenho a certeza, dado que quem na minha família sabia destas "histórias" já faleceu e na altura em que as ouvi era criança. Poderia facultar-me alguns dados sobre estes Correias?

Desde já muito obrigada

Susana Carvalhos

Resposta

Link directo:

RE: Arquivos da Guarda Fiscal?

#76360 | camac41 | 02 nov 2004 17:08 | Em resposta a: #76358

Cara Susana Carvalhos

A informação que lhe prestaram está correcta pois por volta de 1750 algumas familias de Malpica com o apelido Correiaestabeleceram-se no Monte Alares no Rosmaninhal. Um deles Francisco Dias Correia (filho de Francisco dias Correia e de Joana Helena) casado com Catarina Pires Siborra, naturais de Malpica tiveram vários filhos no Monte Alares entre 1810 e 1820. O apelido Correia aparece no Rosmaninhal trazido por um Padre António Correia que esteve no Rosmaninhal entre 1703 e 1705 (do qual descendo). Posteriormente, como já referi, aparecm alguns "Correia" vindos de Malpica. Não me tinha lembrado de relacionar o dito padre com os corrreias de Malpica. É uma pista.
Não lhe indico todos os Correia pois é uma enorme lista. Tenho uma base de dados do Rosmaninhal com os nascimentos até1852 e os casamentos até1899. Se me der os dados dos seus avós e possivelmente dos bisavós poderei encontrar a ligação
Ao seu dispor

Carlos Alexandre Correia Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Arquivos da Guarda Fiscal?

#76362 | scarvalhos | 02 nov 2004 17:41 | Em resposta a: #76360

Boas tardes,
aqui vai o (pouco) que tenho:
Jerónimo Dias Correia casado com Isabel Loura (será Louro?) meus bisavós, que devem ter nascido por voltas de 1850(a minha avó nasceu em 1905), não sei em que freguesia, sobre os quais só sei serem pais de Manuel Dias Correia (Louro em alguns documentos).
Também tenho um José Correia Bom casado com Joana Marques (meus 4os avós), mas estes são naturais de Malpica do Tejo, pais de Joana Marques.

Obrigada mais uma vez
Susana Carvalhos

Resposta

Link directo:

RE: Arquivos da Guarda Fiscal?

#76366 | camac41 | 02 nov 2004 18:48 | Em resposta a: #76362

Cara Susana Carvalhos
Pouco mais a posso ajudar de monmento.
O apelido Louro também aparece vindo de Malpica (nessa época os apelidos variavam de acordo com o sexo, Leitão - Leitoa - Louro - Loura, etc.) por uma questão de uniformidade utilizo o masculino. Utilizavam muitas vezes o apelido do pai ou da mãe sem regras.
Na minha base de dados há muitos com o apelido Louro e ligados aos Correia
Aconselho-a a pedir via internet no site do Portal do Cidadão uma fotocópia do nascimento da sua avó (cerca de 16€) onde consta o nome dos pais e do lugar do seu nasciment.

Resposta

Link directo:

RE: Arquivos da Guarda Fiscal?

#76416 | scarvalhos | 03 nov 2004 10:38 | Em resposta a: #76366

Bons dias,
isso eu já fiz. Aliás tenho as certidões quase todas, tanto de nascimento como de casamento, a minha única dúvida reside no facto de na maioria dos casos não ter a certeza se de facto os meus antepassados nasceram efectivamente em Malpica do Tejo. Pelo que sei, no início do séc. XIX houve muitos malpiqueiros que saíram da sua terra, indo fixar-se, em princípio não seria permanentemente, na freguesia do Rosmaninhal (existem registos da sua passagem pelo concelho de Idanha).
O que tenho em relação aos meus antepassados é o seguinte:

1. Hermínia (minha avó) nascida em 17-01-1905 em Malpica do Tejo (MT) filha de Manuel Dias Correia ou Louro (1876 MT) e de Joana Diogo (1886 MT), que casaram em MT no ano de 1902.
2. Manuel Dias Correia ou Louro filho de Jerónimo Dias Correia e de Isabel Louro (ambos nascidos em MT).
3. Joana Diogo filha de Matias Vicente Cabaço e de Isabel Diogo (ambos nascidos em MT).

Em relação aos apelidos, a sua utilização não era assim tão desregrada. Para uma aldeia que em meados do séc, XIX teria cerca de 1500 habitantes, é normal que os nomes se repetissem, e em muitos casos, esta utilização "estranha" dos apelidos (e alcunhas que passavam a apelido) facilitasse a resposta à pergunta: "Quem és e a quem pertences?". Já que estamos a falar de apelidos, tem alguns Lopes Pequenos ou Correias Bons na sua base de dados? São apelidos usados pelos meus 4os avôs, e que não aparecem na geração seguinte, tendo sido adoptados os apelidos das respectivas mães.


Desde já lhe quero agradecer a atenção dispensada,
Susana Diogo Carvalhos
PS: como pode constatar "herdei" o apelido da minha 3ª avó...

Resposta

Link directo:

RE: Arquivos da Guarda Fiscal?

#76452 | camac41 | 03 nov 2004 18:54 | Em resposta a: #76416

Cara Susana Diogo Carvalhos

Na realidade tenho na base de dados um Manuel Correia (filho de Domingos Lopes Pequeno e de Maria Rodrigues Correia) casado com Maria Lopes (filha de Manuel Gonçalves Lombachão e de Maria Nunes) naturais de Malpica e que foram para Monte Alares onde tiveram 7 filhos e penso que outra Rosária Lopes era natural de Malpica.
A minha base de dados está construida no programa Cumberland Family Tree e não tenho nenhum problema em facultá-la. o meu contacto é camac@netcabo.pt

Melhores cumprimentos

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Arquivos da Guarda Fiscal?

#259250 | ksaraujo | 24 jul 2010 13:08 | Em resposta a: #49948

Ex.ma Senhora,
Ana Morão Correia

Por gentileza, poderia igualmente enviar-me o contacto da Guarda Fiscal para kelsondossantosaraujoarrobagmailpontocom?

Obrigadíssimo!

Kelson dos Santos Araujo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 jun 2024, 10:27

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen