Guimarães, do Porto

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Património | Pessoas | Bibliografia

Guimarães, do Porto

#47447 | MSPAGraça | 10 set 2003 09:12

Caro Vasco Briteiros

Respondo-lhe aqui ao tópico lançado nos «Ferrazes do Porto, do séc. XVII», facilitando a intervenção de mais pessoas.

Sobre os Guimarães do Porto, já os referenciei num desdobrável que escrevi há uns dois anos atrás, publicado pela C. M. do Porto, a propósito de umas visitas guiadas em Campanhã. Cito o que então escrevi:

«8. Quinta de Sacais
«Em 1788, a Quinta pertencia a Nicolau Francisco Guimarães, Cavaleiro da Ordem de Cristo. A casa é descrita pelo P.e Rebello da Costa como sendo magnífica e proporcionada ao grande pátio interior, sobre que forma três fachadas. A capela era dedicada a Santa Bárbara, e fazia a fronteira entre esta Quinta e a de António José Guimarães, Cavaleiro da Ordem de Cristo e irmão do anterior. Após a proclamação da República e a expropriação do Paço Episcopal, foi nesta Quinta que se instalou, entre exílios, D. António Barroso, Bispo do Porto. A partir de 1915 foi aberta a Avenida Camilo em terrenos da Quinta, da qual somente resta a casa.» («As Quintas da Zona Oriental». Porto: Câmara Muncipal do Porto, [2001]).

Estas Quintas (a de Sacais e a de António Guimarães) pertencem à freguesia do Bonfim. Seria ali que vivia a dita Maria Margarida em 1837. Assim sendo, talvez os respectivos assentos estejam no Bonfim.

Quanto aos Guimarães, lembro-me de um artigo do «Tripeiro», se não me engano de Nuno Daupias, desenvolver um pouco os Guimarães, dos quais chega a publicar o brasão respectivo. É da V ou da VI Série.

Também tanto quanto sei, estes Guimarães nada têm que ver com os Condes do Bolhão, de apelido Alves Sousa Guimarães, sobre os quais já andei a tratar e de que há bibliografia na «Resenha...», no NPB, nos trabalhos de A. Sequeira sobre os Cabrais da Rua das Flores e sobre os próprios Condes do Bolhão (este, no Boletim da Acad. Port. de Ex-Libris).

Espero que estas pistas o ajudem nos seus trabalhos, esperando que possam ser completadas com as de outras pessoas.

Os meus melhores cumprimentos

Manuel Azevedo Graça

Resposta

Link directo:

RE: Guimarães, do Porto

#47449 | MSPAGraça | 10 set 2003 09:25 | Em resposta a: #47447

Caro Vasco Briteiros

O artigo referido é:

«Os Guimarães da Rua Nova dos Ingleses», publicado na revista «Tripeiro», V Série, 1957, p. 337.

E ainda mais uma chega: descobri, também, referência a um Eduardo Torcarto Ribeiro Guimarães, pianista, por ventura dos seus Ribeiro Guimarães, artigo publicado no «Tripeiro», I Série, 1909, p. 245.

Com os meus melhores cumprimentos

Manuel Azevedo Graça

Resposta

Link directo:

RE: Guimarães, do Porto

#47463 | vbriteiros | 10 set 2003 11:35 | Em resposta a: #47447

Caro Manuel Azevedo Graça.
Muito obrigado pela informação transmitida. Vou seguir as pistas que me proporcionou.
Trabalhei 3 anos em frente da Casa de Sacais e nunca me passou pela cabeça qq ligação à minha família bracarense !
A Teresa Ermelinda, irmã da Maria Margarida, foi casar a Braga-Sé e o assento diz natural da Sé do Porto ( segundo manuscrito do Dr Domingos Afonso) o que me levou a circunscrever a investigação à Sé-Porto e limítrofes. O meu interesse advem do facto de eu ter herdado parte dos livros do marido de Maria Margarida, assinados e datados e Teresa Ermelinda ser minha 4ª avó, moradora que foi na Rua Nova do Sousa , em Braga. Sempre pensei que as duas irmãs, ambas casadas com advogados, vivessem em Braga. A informação do Dr Cunha e Freitas , na Toponimia Portuense, levou-me a voltar a investigação para o Porto.
Renovando os meus agradecimentos, envio-lhe os meus cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Guimarães, do Porto

#47464 | vbriteiros | 10 set 2003 11:56 | Em resposta a: #47449

Mais uma vez muito obrigado.
Acrescento que possuo a fotografia do retrato a óleo de Teresa Ermelinda ( tendo a identificação no verso)e realmente semelhante óleo condiria bem com Sacais.Infelizmente nunca encontrei o original.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Guimarães, do Porto

#47467 | magalp | 10 set 2003 12:29 | Em resposta a: #47447

Caro Manuel Azevedo Graça

Estará capaz de me dizer onde consigo "Quintas do Porto e seu Termo" - suponho assim seja o título duma publicação da CMP, que terá sido recente.

O maior inetresse é na Casa da Capela e qta. de Furamontes, que ía de Campanhã a Gondomar e foi em 1832 um importante bivaque dos "absolutistas" no sítio do Porto.
Gostava tb. de saber se essa mesma obra refere a casa e qta. do Bonjardim, suas confrontações, área aproximada, etc.
Naturalmente, a obra q. referiu do engº A. Sequeira Cabral, nomeia essa qta. de Fuarmontes, pois era importante propriedade do Dr. Constantino Pereira Cabral, que a terá comprado, sendo depois transmitida por herança à sua fila mais velha, Maria da Natividade, c.c. seu primo co-irmão, engº Alberto P.C. Álvares Ribeiro.

E, no outro tópico, na sucessão dos Ferraz, nos seus e meus expostos, não se vislumbra realmente o dito cujo Thomaz, pai do 1º Barão de Rendufe, Intendente da Polícia ao tempo de D. João VI...
Mas na verdade viveu na Rua das Flores e teve relacionamento com Constantino Alves do Valle, pai do supracitado Dr. Constantino P. Cabral, irmão do Médico-Cirurgião Libório Alves do Valle, que exerceu durante o sítio do Porto, na casa dos Guedes, transformada em Hospital de Sangue. O mesmo q. juntamente com o Dr. Borges de Castro (tvz. em équipe) amputou o braço esfacelado e partido do então Major Sá Nogueira, depois V. de Sá da Bandeira. Consta que os restos do dito braço foram enterrados no páteo-jardim daquela casa.

Muitos cumprimentos e antecipados agradecimentos,

Manuel Maria Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Guimarães, do Porto

#47479 | MSPAGraça | 10 set 2003 13:49 | Em resposta a: #47467

Caro Manuel Maria Magalhães

Entre as publicações recentes da CMP sobre quintas de Campanhã, só conheço o meu desdobrável, do qual terei todo o gosto em enviar-lhe um exemplar.

Contudo, sei que existem publicações onde o tema é versado: no Boletim Cultural da CMP, em vários n.ºs do ano de 1969, apareceu um artigo do P.e A. Tavares Martins, intitulado «Quintas da Paróquia de Campanhã»; também a «Monografia de Campanhã», coord. por Miguel Ferreira Meireles e Agostinho B. Vieira Rodrigues, tem um capítulo em torno das Quintas da freguesia.

Os meus melhores cumprimentos

Manuel Azevedo Graça

Resposta

Link directo:

RE: Guimarães, do Porto

#119376 | mc | 26 mai 2006 14:10 | Em resposta a: #47447

Caro Confrade
Será que tem alguma informação sobre Jerónimo Gonçalves Guimarães n.18?? – f.1849-54? Porto
Cc Rita de Cássia da Costa Pereira, n.freg.Vitória-Porto, filha de José António Pereira Silva Guimarães e de Rita de Cássia da Costa Pereira.
Tiveram 4 filhos:
1-Rita de Jesus Guimarães
2-Jerónimo Guimarães
3-António Guimarães cc ? tiveram filha Amélia Guimarães (esta cc ?, tiveram filha ? cc Júlio Vasques)
4-Maria Guimarães

Agradeço antecipadamente.
mc

Resposta

Link directo:

RE: Guimarães, do Porto

#123938 | otuo | 30 jul 2006 23:05 | Em resposta a: #119376

procuro informações sobre João Henrique Sousa Guimaraes, proprietario de um hotel na praça da batalha, na segunda metade do séc. XIX.
desde já agradeço,
com os melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Guimarães, do Porto

#123939 | otuo | 30 jul 2006 23:06 | Em resposta a: #119376

procuro informações sobre João Henrique Sousa Guimaraes, proprietario de um hotel na praça da batalha, na segunda metade do séc. XIX.
desde já agradeço,
com os melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Guimarães, do Porto

#123976 | helenatc | 31 jul 2006 13:51 | Em resposta a: #47479

Caro Senhor,
Será que me pode indicar, ou tem conhecimento de onde possa encontrar informações sobre uma casa no Bonfim, pertencente ao Dr. Antunes Guimarães?
Agradeço desde já. Cumprimentos,
Helena Teles de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Guimarães, do Porto

#146259 | Suomi | 03 mar 2007 16:19 | Em resposta a: #47464

Caro Sr. Vasco Briteiros,

Sobre a Quinta de Sacaes e Paço de Patas (Porto/Bonfim):
Sabe alguma coisa:
Um menino; filho de Joaquim José Ribeiro Guimarães, falecido em 1.3.1881
Lí qualquer outra mensagem que a sua ascendente em 1837 D. Maria Margarida
de Guimarães Ribeiro, a viúva da Murta, vivia lá (no Poço das Patas).

E da qualquer outra coisa c/ligação ao Casa dos Cirnes.

Com os melhores cumprimentos,
Maarit

Resposta

Link directo:

RE: Guimarães, do Porto

#146343 | vbriteiros | 04 mar 2007 00:48 | Em resposta a: #146259

Para Maarit
Já tenho nas minhas mãos os testamentos da referida D. Maria Margarida Guimarães Ribeiro e dos seus dois maridos. Em nenhum é citado o nome que indica e assinalo que os nomes dos filhos são apresentados com os apelidos Guimarâes Ribeiro para as filhas e Ribeiro Pereira para os filhos, isto do 1º casamento. Do 2º só teve um filho que é citado com o nome e apelidos do Pai : Boaventura José Vaz Murta ( no testamento do pai tambem aparece como "Júnior").
O óbito a 1.3.1881 é do "menino" ou do Joaquim José? Em que freguesia ? Tem o nome dos pais?.
Ñão encontro qq. ligação aos Cirnes. Os terrenos de Sacaes são confinantes com a Quinta dos Cirnes . Há um loteamento feito pelo 1º marido que cita diversos nomes que ainda não estudei e o 2º marido ( Boaventura) também faz um grande loteamento nessa área. São temas que ainda não completei.
É muito difícil estudar os "Guimarães" da Sé, S. Nicolau e Bonfim, porque praticamente todos os naturais de Guimarães que nessa época vinham para o Porto, adoptavam o nome Guimarães como apelido!
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Guimarães, do Porto

#146367 | Suomi | 04 mar 2007 11:07 | Em resposta a: #146343

Caro Vasco,

O frase: um menino filho de Joaquim José Ribeiro Guimarães, falecido 1.3.1881.
Está sepultado no mesmo jazigo com o bisavô do meu marido, Manoel d´Oliveira Martins (era casado com D. Maria Soares de Souza Cirne).
Mais informações não tenho.
Pode não ter a ligação com a sua Família.
Maarit

Resposta

Link directo:

RE: Guimarães, do Porto

#160707 | MPA00 | 24 jun 2007 02:03 | Em resposta a: #146343

Caro confrade Vasco Briteiros

A quinta de Sacaes passou na segunda metade do séc XIX aos Ferreira Cardoso nos documentos da propriedade encontra-se um instrumento de contrato de composição data do de 12 de Março de 1816 feito em Gondomar em que João Ribeiro Pereira e sua mulher D. Maria Margarida Guimarães, assistentes na Rua das Congostas da Cidade do Porto ....... que são senhores e possuidores da sua quinta chamada de Mijavelhas, com sua Fabrica de Solla, sita no Reimão da dita freguesia de Campanha de que era pertença a antiga mina de àgua , que tem seu nascimento no monte que fica por trás da Capella do Senhor do Bomfim, e vem dai encanda até à quinta por canos de chumbo.....

Noutro documento datado de 25 de Setembro de 1812:

Como unicos herdeiros de nossos Pais Sr. Sargento Mor António José de Guimarães e D. Rosa Raimunda da Silva Guimarães temos vendido ao senhor João Ribeiro Pereira a nossa Quinta de Sacaes adiante da ponte das patas denominada de Mijavelhas com suas cazas e demais pertenças e serventias e fabrica de Solla e seus armazens e uma morada de cazas terreas junta ao Olival da parte da rua do Senhor do Bomfim e mais uma caza dentro da mesma quinta junta à parte do monte..........


Melhores cumprimentos

Miguel Pinto de Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Guimarães, do Porto

#160717 | MPA00 | 24 jun 2007 10:26 | Em resposta a: #47447

Caro Manuel Azevedo Graça

Junto alguns elementos que disponho relativo a Casa de Sacaes

Grande parte desta zona do Bonfim no séc XIX pertenceu à Familia Ferreira Cardoso, nomeadamente a Quinta do Reimão, a Quinta do Cirne e a Casa de Sacaes.
Estes Ferreira Cardozo fizeram fortuna no Brasil tendo adquirido inúmeras propriedades cerca de 1880. Viviam na Casa de Sacaes na esquina da Rua António Granjo com a Av. Camilio.
Domingos e Joaquim Ferreira Cardoso procederam ao loteamento de grande parte da freguesia do Bonfim nomeadamente na zona trazeira do Palácio dos Cirne (actual Junta de Freguesia do Bonfim), tendo nascido as artérias como a Duque de Saldanha, Duque de Terceira, Conde Ferreira, Barão de S. Cosme etc..
Tendo falecido Joaquim Ferreira Cardoso por volta de 1910, as suas filhas (que viviam em Paris) Elisa (casada com seu tio Eduardo Ferreira Cardoso),Berta (casada com Plácido de Sousa Pinto de Abreu) e sua irmã Joaquina procederam à alienação de inúmeros terrenos tendo sido os principais compradores Manuel Pinto de Azevedo (nomeadamente da parte entre a futura Av. Camilo e Rua do Bonfim onde instalou a sua Fabrica de tecelagem que daria mais tarde origem ao seu império textil, que incluia a Efanor e a Fábrica da Areosa entre outras) e a familia Borges, do futuro Banco Borges & Irmão (tendo um dos irmãos Borges, Francisco, ido habitar a Casa de Sacaes que entretanto estivera arrendada ao Bispo do Porto, António Barroso pela quantia mensal de 600 mil reis)
A Quinta de Sacaes vem mencionada na Descrição Topográfica e Histórica da Cidade Porto do Padre Agostinho Rebelo da Costa em 1789, sendo que tambem era conhecida como Quinta do Cativo ou Campo da Oliveira.
Os elementos normalmente divulgados oficialmente dizem que em 1789 pertencia de Nicolau Francisco Guimarães, Cavaleiro da Ordem de Cristo, sendo em 1837 pertença de Maria Margarida Guimarães Ribeiro e em 1869 de Manuel José de Sousa Araujo tendo ainda passado a um individuo de apelido Brandão, antes de em 1882 ter passado para a posse dos Ferreira Cardoso. Os documentos originais que disponho no meu arquivo familiar sobe a Quinta de Sacaes, (ver elementos já transcritos neste tópico), dão uma leitura diferente sobre as datas de transferência da posse desta propriedade.
Parte desta propriedade foi expropriada em 1915 pelo Estado Português para construção do Liceu Alexandre Herculano pelo montante de 20.635$20.

Melhores cumprimentos

Miguel Pinto de Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Guimarães, do Porto

#160811 | vbriteiros | 25 jun 2007 00:23 | Em resposta a: #160717

Caro Miguel Pinto de Abreu,
Tem a data ou qualquer informação sobre a transmição da Quinta de Sacais de Nicolau Francisco Guimarães para Maria Margarida Guimarães Ribeiro ?
D. Maria Margarida quando casa 2ª vez em 1820 já se intitula dona de Sacais e moradora também na Rua das Congostas e durante o Cêrco do Porto tem Oficiais aboletados em Sacais e Congostas. Ainda não consegui saber como tinha adquirido a Quinta pois a Casa das Congostas, de R/C e dois pisos adveio-lhe do 1º marido João Ribeiro Pereira.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Guimarães, do Porto

#160813 | vbriteiros | 25 jun 2007 00:35 | Em resposta a: #160707

Caro Miguel Pinto de Abreu,
Grato pela sua informação que só li depois de da sua mensagem para o Azevde Graça
Onde posso consultar esse doc de 25.9.1812 ?
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Guimarães, do Porto

#160817 | MPA00 | 25 jun 2007 01:25 | Em resposta a: #160813

Caro Vasco Briteiros

Toda esta documentação sobre as propriedades do Bomfim estão no meu arquivo familiar. A mais antiga dos finais do séc. XVI e inicios de XVII é de dificil leitura. Pode-me dar o seu contacto?

Cumprimentos

Miguel Pinto de Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Guimarães, do Porto

#160882 | vbriteiros | 25 jun 2007 15:04 | Em resposta a: #160817

Já facilitei o meu contacto através do Genea.
Curioso que conheci aqui no Porto alguém com o nome igual ao seu e esteve ligado a uma empresa alemã de produtos químicos. Será seu familiar?
Veremos isso depois nos mails directo.
Cumprimentos.
vasco

Resposta

Link directo:

RE: Guimarães, do Porto

#244830 | vbriteiros | 24 nov 2009 01:22 | Em resposta a: #146367

Cara Maarit,
Relendo este tópico considerei interessante investigar este menino filho de Joaquim José Ribeiro Guimarães,dado que nesta altura já possuo muitos mais elementos sobre estes Guimarães e um novo ramo descendente da citada D. Margarida.
Realmente há negócios de terrenos entre Cyrnes e Guimarães.
Também amizades ??. Só posso investigar se me der o nº e a zona do Jazigo e qual o Cemitério.
Grato desde já.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 22:55

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen