Mendes de Almeida - Brasil

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Brasil

Mendes de Almeida - Brasil

#48275 | JMBM | 23 set 2003 09:36

Caros colegas Brasileiros

Podem me indicar onde posso consultar ( via Net ou livro ) a genealogia da família Mendes de Almeida Brasileira ? Descendentes de Candido Mendes de Almeida , nascido no Brasil em 1818 !
obrigado .
José Manuel Bela Morais .

Resposta

Link directo:

Mendes de Almeida - Brasil

#48294 | Vasconcelosminas | 23 set 2003 12:28 | Em resposta a: #48275

Caro José Manuel Bela Morais

Eu não possuo os dados que procura, mas creio não ser dificil obtê-los. O que obter repasso-lhe imediatamente.
Cordialmente,

José Roberto Vasconcelos
Chiador-MG
vasconcelos@genealogias.org

Resposta

Link directo:

RE: Mendes de Almeida - Brasil

#49747 | Max | 14 out 2003 17:05 | Em resposta a: #48275

Sou do Brasil
Estou pesquisando meus antepassados e busco também a familia ALMEIDA
Meus Almeida, a princípio, vieram da Paraída, até meu trisavô. o resto não sei.
avô - Napoleão Felipe de Almeida Pessôa
bisavô - Euclides Deocleciano de Almeida Pessôa
trisavô - Deocleciano de Almeida Pessôa
Se quiser me mandar sua árvore eu agradeço

Resposta

Link directo:

RE: Mendes de Almeida - Brasil

#49753 | Cau Barata | 14 out 2003 17:56 | Em resposta a: #48275

Caro José Manuel Bela Morais:

Há muito que ando distante dos ilustres pesquisadores do outro lado do oceano; algumas mudanças no percurso da vida, me fizeram afastar-me um pouco desta paixão, embora, timidamente, continuo fazendo minhas pesquisas genealógicos e, sobretudo, tenho me dedicado a escrever sobre a História da Cidade do Rio de Janeiro.

Quanto aos Mendes de Almeida, publiquei algumas informações no Dicionário das Famílias Brasileiros, que transcrevo abaixo com vários acréscimos. Quando fiz o Dicionário, por uma questão de espaço, fui obrigado a reduzir, em mais da metade, os dados que possuía sobre as famílias brasileiras, muitas delas, com muitos detalhes, por terem sido minhas clientes, nos anos 80, quando me dediquei profissionalmente às pesquisas genealógicas. Já em 1990, havia me distanciado das pesquisas profissionais, e dediquei-me apenas em montar o acervo que viria gerar o Dicionário que, ainda nos anos 90, publiquei em fascículos, separados por Estados.

Tenho mais informações, porém minha biblioteca e acervo se encontra na residência de meus pais, em bairro vizinho e, assim que possível, tento lhe repassar mais informações. Em 1989, trabalheiro como acessor do Candido Mendes de Almeida, conhecido antigo de minha família. Passei a ele, naquela ocasião, pequeno estudo genealógico dos Mendes de Almeida.

Peço desculpas a todos os companheiros de pesquisa da Genea Portugal pela minha longa ausência. Assim que for possível, retorno ao Fórum.

Grato
Carlos Eduardo de Almeida Barata


MENDES DE ALMEIDA

Antiga e importante família originária de Portugal estabelecida no Rio de Janeiro, São Paulo e Maranhão.

Tem origem, mais remota, em Manuel Fernandes [c.1615, Guarda - 1679, Guarda], da Quinta do Barco, na Freg.ª de Jejua, Distr. da Guarda. Testou, legando bens a todas as confrarias. Foi sepultado junto à porta principal da Igreja. Deixou numerosa descendência de seu cas., 1641, Jejua (Guarda), com Isabel Gonçalves [? - 1679].

Foram avós de Manuel Fernandes de Almeida [1699, Guarda - 1740, Guarda]. Foi este o patriarca da família Mendes de Almeida, por seu cas., em 1720, Jejua (Guarda), com Bernarda Mendes [1689, Guarda - 1776, Guarda], filha de Simão Adão e de Francisca Mendes. Entre os descendentes daquele casal tronco da união dos dois sobrenomes, destacam-se:

I-1. o filho, o Escrivão João Mendes de Almeida, nasc. em 22.03.1778, Fornotelheiro, Celorico da Beira, Portugal. Escrivão. Casado em 22.01.1798, Frechas, Trancoso, Portugal, com Maria Escolástica de Torres e Couto, nasc. em 23.05.1775. Frechas, Trancoso, Portugal, filha de João Torres [1735-] e de maria Leonor de Oliveira.
Pais de:

II-1. Capitão Fernando Mendes de Almeida, bat.. em 09.07.1798, Fornotelheiro, Celorico da Beira, Guarda, Portugal, e fal. em 20.09.1840. Em 1816, passou ao Brasil, estabelecendo-se na Cidade de Caxias, Maranhão. Deixou numerosa descendência, no Brasil, de seu cas., c.1817, com Esméria Alves de Souza, nasc. por volta de 1800 e fal. em 01.03.1881, São Paulo, filha do capitão mor Domingos Alves de Souza e de Euzébia Maria da Conceição.
Pais de:

III-1. o historiador, jornalista e Senador Cândido Mendes de Almeida [14.10.1818, MA - 01.03.1881, RJ], bacharel em direito, jurisconsulto. Grande líder católico no Império. Defensor dos bispos no Supremo Tribunal de Justiça, por ocasião da questão religiosa - dele descendem os Mendes de Almeida, do Rio de Janeiro. Deputado à Assembléia Geral Legiaslativa, pelo Maranhão, em 5 legislaturas [5.ª, 1843; 8.ª, 1850-1852; 9.ª, 1853-1856; 10.ª, 1857-1860; e 14.ª, 1869-1871]. Senador do Império, pelo Maranhão [19.05.1871 a 01.03.1881].
Dados que não incluí no Dicionário, por questão deespaço: - Casado com Rosalina Escolástica Ribeiro-de Campos, nascida a 15.05.1835, no Rio de Janeiro, onde faleceu a 24.10.1913; filha de Antonio Augusto Ribeiro-de Campos e de Antonia Baptista de Alencar Araripe.
Pais de:

IV-1. o advogado e jornalista e Senador conde Fernando Mendes de Almeida [26.07.1857, São Luiz, MA -26.08.1922, Rio, RJ], aluno do Colégio Pedro II, RJ [1874]. Bacharel pela Faculdade de Direito de São Paulo [1879]. Doutor em Direito [1880]. Fundou, no Recife, o Estudante Católico. Criou com um grupo de amigos a Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais do Rio de Janeiro [1891]. Regeu, no 4.º ano, a cadeira de Teoria do Provesso Civil e Comercial. Preconizou a união das Faculdades existentes no Rio de Janeiro (a de Ciências Jurídicas e Sociais e a Livre de Direito) e a fundação da Universidade do Rio de Janeiro - estabelecida esta, em 1920. redator-chefe do Jornal do Brasil. Foi, com seu irmão Cândido, que segue adiante, fundador da Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro. Agraciado, pela Santa Sé, com o título de conde Mendes de Almeida.
Dados que não incluí no Dicionário, por questão deespaço: - Casado em 04.08.1880, Rio, RJ, com Ana Leopoldina Andrew, nasc. em 01.09.1864, Rio, RJ, e fal. em 29.11.1904, Paris, França, filha de James Andrew Júnior e de Rita Leopoldina Guimarães.
Foram pais de 5 filhos: 1. Dr. Fernando Mendes de Almeida Júnior (cuja biografia consta no Dicionário); 2. Stella Mendes de Almeida; 3. Hannah Mendes de Almeida; 4. Candido Mendes de Almeida Sobrinho; e 5. Waldemar Mendes de Almeida (cuja biografia consta no Dicionário).


IV-2. Dr. conde Cândido Mendes de Almeida [01.02.1866, no Município de Paraíba do Sul - Rio de Janeiro, RJ, e falecido em 01.10.1939, no Rio de Janeiro (Glória, 18.º, 148) - na rua Senador Vegueiro, 14. Advogado, diplomado pela Faculdade de Direito do Recife, PE [1865]. Especializado em questões penitenciárias, um dos proprietários e diretores do Jornal do Brasil. Fundou e dirigiu a Academia de Comércio e a Faculdade de Ciências Econômicas [1902-1939]. Também agraciado, por concessão do Sumo Pontífice Leão XIII, com o título de conde Mendes de Almeida.
Dados que não incluí no Dicionário, por questão deespaço: - Casado a 17.01.1894, Rio de Janeiro (Engenho Velho, 12.º, 4), com Maria da Glória Carneiro Leão Teixeira, nascida a 02.10.1874, no Rio de Janeiro (Glória, 7.º, 23v), onde faleceu a 07.1966, filha do visconde do Cruzeiro, Jeronimo José Teixeira-Júnior, e de Maria Henriqueta Carneiro Leão, filha do marquês do Paraná, Honório Hermeto Carneiro Leão.
Pais de seis filhos: 1. Cândido Mendes de Almeida (pai do outro Cândido Antônio José Francisco Mendes de Almeida, com quem trabalhei, e de D. Luciano Mendes de Almeida - ambos biografados no Dicionário); 2. Rosalina Mendes de Almeida; 3. Pedro Mendes de Almeida; 4. Maria da Glória Mendes de Almeida; 5. Luiz Candido Mendes de Almeida; e 6. Maria Henriqueta Mendes de Almeida.

Não Incluídos no Dicionário:

III-2. [?] Mendes de Almeida, nasc. por volta de 1820, e fal. impubere.

III-3. [?] Mendes de Almeida, nasc. por volta de 1822, e fal. impubere.

III-4. Fernando Mendes de Almeida, nasc. em 03.05.1830, Vila de Caxias, MA. Foi para São Paulo, em 1860. Deputado.

III-5. Maria Elisa Mendes de Almeida, nasc. em 12.10.1834, Vila de Caxias, MA. Foi para São Paulo, em 1860.

III-6. o deputado e jornalista João Mendes de Almeida [22.05.1831, MA - 11913, São Paulo] - dele descendem os Mendes de Almeida, do Maranhão e São Paulo. Bacharel em Direito. Deputado à Assembléia Geral Legiaslativa, pelo Maranhão, em 2 legislaturas [1850 e 1860], e por São Paulo, em três legislaturas [1869-1872, 1872-1875 e 1877].
Não incluído no Dicionário: Casado em 17.02.1855, São Paulo, SP, com Ana Rita Fortes Leite Lobo, filha de Francisco José Leite Pereira Lobo e de maria Miquelina Fortes.
Pais de (Não consta do Dicionário):

V-1. João Mendes de Almeida Júnior, nasc. 30.03.1856, São Paulo, SP, e fal. em 26.02.1923, Rio, RJ. Bacharel em Direito. Lente na faculdade de Direito de São Paulo. Ministro do Supremo Tribunal de Justiça. Casdo em 29.06.1878, Mogi-Mirim, SP, com Leontina Novais, nasc. em 28.09.1862, Mogi-Mirim, SP, e fal. em 25.02.1913, São Paulo, SP, filha dodr. Joaquim Novais Coutinho de Araújo e de Maria Amélia da Luz. Com geração: sete filhos.

V-2. Maria Miquelina Mendes de Almeida, nasc. em 30.03.1858. Em 1905 ainda vivia, solteira.

V-3. Fernando Mendes de Almeida, nasc. em 30.03.1860, e fal., jovem, a 02.03.1873, Rio, RJ, vítima de febre amarela.

V-4. Francisco Penaforte Mendes de Almeida, nasc. em 29.01.1862. Bacharel em Direito. Lente da Faculdade de Direito de São Paulo. Advogou em São Paulo. casado com sua prima legítima Ana Rita Ribeiro da Silva, nasc. em 11.04.1866, filha de João Ribeiro da Silva e de maria Miquelina Fortes Leite Lobo. Com geração.

V-5. Ana Rita Mendes de Almeida, nasc. em 04.12.1863, e fal., jovem, em 02.03.1873, Rio, RJ, vítima de febre amarela.

V-6. Rosalina Mendes de Almeida, nasc. em 03.10.1865, e fal., jovem, em 04.08.1873, Rio, RJ, vítima de cárie do osso facial direito.

V-7. Henrique Mendes de Almeida, nasc. em 11.09.1867, e fal., criança, em 20.05.1869, São Paulo, SP, vítima de afecção da espinha.

V-8. Esnéria Mendes de Almeida, nasc. em 11.10.1869, e fal., solteira, antes de 1905.

V-9. José Mendes de Almeida, nasc. em 08.11.1871. Bacharel em Direito. Advogou em São Paulo. Casado com sua prima Julieta Ribeiro da Silva, filha de João Ribeiro da Silva e de maria Miquelina Fortes Leite Lobo.
Com geração.

V-10. Ana Rita Mendes de Almeida, nasc. em 07.05.1874, e fal., solteira, antes de 1905.

V-11. Maria José Mendes de Almeida, nasc. em 10.11.1876, e fal., solteira, antes de 1905.

V-12. Angelo Mendes de Almeida, nasc. em 15.10.1878, São Paulo, onde fal. em 1936. Bacharel em Direito. Advogou em São Paulo. Casado em 1902 com sua prima Jesuína Ribeiro de Figueiredo, nasc. em 1883, Batatais, SP, e fal. em 1909, São aulo, SP, filha de Joaquim Canuto de Figueiredo e de Rita Ribeiro da Silva.
Com geração. Pais de, entre outros, Paulo (de Tarso), Joaquim Canuto e Fernando Henrique(todos biografados no Dicionário)

V-13. Luiz Gonzaga Mendes de Almeida, nasc. em 07.06.1881, São Paulo. Bacharel em Direito. Advogou em São Paulo. Casado em 18.06.1902, São Paulo, com Octávia Winter, nasc. em 1883, Taubaté, SP, filha do dr. Emílio Teodoro Winter e de Joaquina Pereira da Silva.
Com geração.


Não citado no Dicionário:

II-2. Dr. Joaquim Mendes de Almeida, nasc. em 13.01.1806, Santa Maria, Celorico da Beira, Guarda, Portugal, onde fal. em 16.08.1860. Advogado. Casado em 26.10.1839, Santa Maria, Celorico da Beira, com Guilhermina Augusta da Costa, nasc. em 16.10.1816, Santa Justa, Lisboa, filha de José Antonio da Costa e de Rita Monteiro Esteves do Nascimento. Com geração em Portugal.

Um forte abraço
Carlos Barata

Resposta

Link directo:

RE: Tasso - Brasil

#49756 | nrleite | 14 out 2003 18:10 | Em resposta a: #49753

Caro Carlos Barata,

Desculpe abusar da sua paciência. Estou procurando obter informações sobre a família Tasso que passou de Génova (Itália) a Portugal, depois ao Brasil, e novamente a Portugal.

Tanto quanto consegui saber, dois irmãos de nome Tasso fugiram para Portugal na altura das Invasões Francesas, onde foram bem acolhidos pelas tropas francesas, a ponto de um dos irmãos ter baptizado os filhos com os nomes de Napoleão e Josefina Tasso.

Creio que ambos foram para o Brasil, onde tiveram descendência, em particular na região de Pernambuco.

Tenho, depois, a referência a um José Jacomo Tasso, que viveu em Pernambuco em meados do Séc. XIX, casado com Helena Joaquina Tasso, de quem teria tido um irmão - Jorge Jacomo Tasso - e 3 irmãs. Este último, ascendente de Demócrito de Souza Filho, está sepultado no Cemitério de Santo Amaro, no Recife.

Tem conhecimento de alguma informação sobre esta família?

Muitos cumprimentos do

Nuno Rocha Leite

Resposta

Link directo:

RE: Mendes de Almeida - Brasil

#49757 | JMBM | 14 out 2003 18:22 | Em resposta a: #49753

Caro Cau Barata

muito obrigado pelas suas informações .
O seu dicionário está disponível em Portugal ?
um grande abraço .
José Manuel Bela Morais.

Resposta

Link directo:

RE: Mendes de Almeida - Brasil

#49783 | Samuel de Castro | 15 out 2003 11:17 | Em resposta a: #49753

Estimado Carlos Barata

Tens conhecimento de algum dado da família Pereira de Castro, originária de Livramento-BA, de onde descende o Dr. Orlando Guerreiro de Castro ?(tem uma sala com seu nome no Arquivo Nacional ou no IHGB no Rio de Janeiro). Ele publicou alguma genealogia de sua própria família? Agradeço qualquer informação.
Samuel de Castro - Olímpia-SP - BRASIL

Resposta

Link directo:

RE: Mendes de Almeida - Brasil

#49802 | fsb | 15 out 2003 13:37 | Em resposta a: #49757

Caro Zé Manel

Tenho o Dicionário em CD. Poderei emprestar-to ou dar-te qualquer informação. Contacta para o meu e-mail.

Abraço
Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Mendes de Almeida - Brasil

#49808 | Cau Barata | 15 out 2003 14:42 | Em resposta a: #49783

Caro Samuel,

talvez tenha alguma coisa, vou procurar, mais adiante, nos meus arquivos que, conforme já disse na mensagem anterior, não estão em minha residência, os deixei na casa de meus pais, por uma questão de espaço; tenho uma biblioteca que chega perto dos 20.000 livros, o que fica difícil levar para cima e para baixo, quando faço mudança, o que ocorreu recentemente.

Informo, também, que a família Guerreiro de Castro já tem o seu dedicado genealogista, excelente por sinal, que é o Jorge Ricardo, que mora em Salvador, Bahia. Vou tentar entrar em contato com ele.

Abraços
Carlos Barata

Resposta

Link directo:

RE: Mendes de Almeida - Brasil

#49809 | Cau Barata | 15 out 2003 14:46 | Em resposta a: #49757

Caro José Manuel

o Dicionário há muito que está esgotado. Cheguei a lança-lo em Lisboa, na Embaixada do Brasil, em 2000. Hoje já existem dois CD's, o primeiro, que também foi lançado em Portigal, com cerca de 17.500 verbetes, e o segundo, lançado em 2002, com cerca de 35.000 verbetes.

Os Mendes de Almeida, encontram-se no primeiro CD, que o Francisco já se propôs a lhe emprestar. Alí você vai encontrar as biografias que me referi na mensagem anterior, porém com sua genealogia mais reduzida, comparada a que lhe enviei ontem, e maiores acréscimos, com relação às suas origens, em Portugal - que achei não enviei anteriormente.

Abraços
Cau Barata

Resposta

Link directo:

RE: Tasso - Brasil

#49810 | Cau Barata | 15 out 2003 14:55 | Em resposta a: #49756

Caro Nuno,

segue algumas informações:

TASSO – Sobrenome muito freqüente e difundido em grande parte do território italiano. Suas origens etimológicas remontam ao nome germânico Tadso (formado de dad, tad, feito, proeza, empreendimento, e do sufixo -so, simples derivativo).

Pode também indicar cidadão oriundo de uma das várias localidades chamadas Tasso, cujas denominações remontam ao latim taxus, teixo (planta).

Pode ainda se referir a atributo do texugo (animal, designativo que provém do latim taxo), relembrando indivíduo corpulento, gordo, dorminhoco.

Esse animal figura no brasão da família. Os dessa família, ao irem para a Alemanha, germanizaram o apelido para Taxis [Coston, Dicionário, p. 401; Anuário Genealógico Latino, V, p. 65].

Atualmente na Itália encontra-se o sobrenome Tasso em 314 municípios, concentrando-se sobretudo nas seguintes regiões: Ligúria, Piemonte, Lombardia e Vêneto.

Brasil:

1 - Sobrenome de uma família que passou de Portugal para o Brasil, estabelecendo-se no Rio de Janeiro. Teve princípio em Zebides Jácomo Tasso, nascido por volta de 1808, Lisboa, que deixou geração (6 filhos) de seu casamento, cerca de 1832, com Victorina “Tasso”, nascida cerca de 1810, no Rio de Janeiro, onde faleceu em 1845, RJ.

2 - TASSO – Sobrenome de uma família de origem italiana estabelecida em São Paulo, para onde passou Carlo Tasso, nasc. a 15.06.1933, em Roma, prov. de Roma.

3 - TASSO – Sobrenome de uma família de origem italiana estabelecida em São Paulo, para onde passou Emanuele Tasso, nasc. a 24.08.1903, em Castelgualiemo, prov. de Cagliari.

4 - TASSO – Sobrenome de uma família de origem italiana estabelecida em São Paulo, para onde passou Fausto Tasso, nasc. a 15.02.1926, em Castelguglielmo, prov. de Rovigo.

5 - Sobrenome de uma família de origem italiana estabelecida em São Paulo, para onde passou Luciano Tasso, nasc. a 10.05.1946, em Rapolano Terme, prov. de Siena.

6 - Sobrenome de uma família de origem italiana estabelecida em São Paulo, para onde passou Oreste Tasso, nasc. a 14.03.1905, em Castelguglielmo, prov. de Rovigo.

7 - Sobrenome de uma família de origem italiana estabelecida em São Paulo, para onde passou Pietro Tasso, nasc. a 11.05.1892, em Torino, prov. de Torino.

8 - Sobrenome de uma família de origem italiana estabelecida em São Paulo, para onde passou Tullio Tasso, nasc. a 10.02.1888, em Belluno, prov. de Belluno.

9 - Sobrenome de uma família estabelecida em São Paulo, para onde foi Benvenuto Tasso, natural da Itália, 31 anos de idade, a bordo do vapor La France, procedente de Santos. Deu entrada na Hospedaria dos Imigrantes, no dia 23.07.1887 [Livro 6, fl. 99], com destino a Rio Preto para trabalhar na Fazenda do Dr. Dumond. Trouxe em sua companhia a esposa, Giovanna Girotti, natural da Itália, 25 anos de idade; e a filha Maria, natural da Itália, 1 ano de idade. Além dos irmãos: Achille Tasso, natural da Itália, 10 anos de idade; e Letizia Tasso, natural da Itália, 17 anos de idade.

10 - Sobrenome de uma família estabelecida no estado de São Paulo, à qual pertence Manoel Tasso, naturalizado brasileiro, segundo Carta de Naturalização, processo n.º 20275-39, Decreto Lei 1202. Outras informações: Livro 8, fls. 117 [Arquivo do Ministério da Justiça].

11 Sobrenome de uma família estabelecida no estado de São Paulo, à qual pertence Caetano Tasso, naturalizado brasileiro, segundo Carta de Naturalização, processo n.º 10374, Decreto de 09.07.1940, Decreto Lei 1202-39. Outras informações: Livro 3, fls. 112v [Arquivo do Ministério da Justiça].

12 – Sobrenome de uma família estabelecida no estado de São Paulo, à qual pertence Primo Tasso, naturalizado brasileiro, segundo Título Declaratório, processo n.º 37.758.44, Portaria de 25.10.1946. Outras informações: Livro 16, fls. 24 [Arquivo do Ministério da Justiça].

13 - Sobrenome de uma família estabelecida no estado de São Paulo, à qual pertence Torquato Tasso, naturalizado brasileiro, segundo Título Declaratório, processo n.º 12117-43, Portaria de 21.06.1944. Outras informações: Livro 12, fls. 36 [Arquivo do Ministério da Justiça].

Nota: Estas informações, ainda são inéditas no Brasil. Fazem parte do novo Dicionário das Famílias, que sairá no próximo ano, dedicado às famílias brasileiras de origem italiana. São aproximadamente 40.000 verbetes, com seus históricos, raizes, biografias, genealogias e fontes. Já está finalizado e em fase final de revisão. Serão 5 volumes grandes, nos moldes dos Dicionários anteriores, também em parceria com o Cunha Bueno.

Abraços
Barata

Resposta

Link directo:

RE: Mendes de Almeida - Brasil

#49829 | JMBM | 15 out 2003 18:04 | Em resposta a: #49802

Francisco
agradeço-te a disponibilidade .
temos que nos encontrar aí no Porto ! Depois aviso . Um garnde abraço.
Zé Manel BM

Resposta

Link directo:

RE: Mendes de Almeida - Brasil

#49859 | Samuel de Castro | 16 out 2003 12:31 | Em resposta a: #49808

Estimado Carlos Barata,

O pouco que tiver, poderá significar muito para mim. Estarei aguardando com ansiedade.
Já mantenho contato com o Jorge Ricardo, que inclusive já adquiriu meu livro CASTRO - TESOURO DE FAMÍLIA, formato 21 x 28, com 512 páginas, contendo 48 gerações e uma única árvore com mais de 12.500 pessoas com o sobrenome Castro.

Samuel de Castro - castro.genealogia@bol.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Tasso - Brasil

#49899 | nrleite | 16 out 2003 18:40 | Em resposta a: #49810

Caro Cau Barata,

Agradeço a sua resposta.

A descendência brasileira que procuro é a de Zebedeu Giacomo Tasso (e não Zebides Jácomo, como vem referido na sua mensagem), que está aqui no "genea" em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=30407, e de quem também descendo.

Tanto quanto consegui saber, este Zebedeu é filho de um dos dois irmãos fugidos de Itália que referi na minha mensagem anterior.

Terá forma de me confirmar se a descendência vem tratada na obra cujo lançamento refere? É que, se assim for, estou muito interessado no respectivo volume.

Um abraço

Nuno Rocha Leite

Resposta

Link directo:

RE: Mendes de Almeida - Brasil

#51666 | Samuel de Castro | 14 nov 2003 12:37 | Em resposta a: #49808

Estimado Carlos Barata,

Transcorridos 30 dias, consulto se conseguiu localizar os dados que ficaste de procurar sobre a genealogia (ascendente) publicada pelo próprio Dr. Orlando Guerreiro de Castro? Grato.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Mendes de Almeida - Brasil

#53958 | Samuel de Castro | 17 dez 2003 11:18 | Em resposta a: #49808

Estimado Carlos Barata,

Transcorridos 60 dias, consulto se conseguiu localizar os dados que ficaste de procurar sobre a genealogia (ascendente) publicada pelo próprio Dr. Orlando Guerreiro de Castro? Grato.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Mendes de Almeida - Brasil

#55650 | Samuel de Castro | 18 jan 2004 14:03 | Em resposta a: #49808

Estimado Carlos,

Já conseguiu localizar alguma coisa?

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Tasso - Brasil

#65561 | salvadorcosta | 22 mai 2004 05:06 | Em resposta a: #49756

Tenho algumas informações sobre a familia tasso em portugal principalmente da zona de lisboa. quando quiser ...

Resposta

Link directo:

RE: Tasso - Brasil

#65566 | nrleite | 22 mai 2004 10:18 | Em resposta a: #65561

Caro Salvador Costa

Agradeço, então, que entre em contacto comigo quando puder: nunorochaleite(arroba)sapo(ponto)pt.

Muitos cumprimentos do
Nuno Rocha Leite

Resposta

Link directo:

RE: Mendes de Almeida - Brasil

#65639 | Samuel de Castro | 23 mai 2004 13:12 | Em resposta a: #49808

Estimado carlos Barata,

Transcorrido 7 meses, volto a consultar se conseguiu localizar em sua biblioteca ou no IHGB, alguma genealogia publicada, ou em manuscrito, do Dr. Orlando Guerreiro de Castro. Grato. Um abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Mendes de Almeida - Brasil

#65820 | Cau Barata | 25 mai 2004 05:49 | Em resposta a: #65639

Prezado Samuel

Depois de 7 meses sem contato e, depois de quase dois anos sem ir ao IHGB, voltei. novamente, a frequentar àquela Instituição, que já passa dos seus 150 anos de vida.

Farie o seguinte, vou procurar no fichário do Guerreiro de Castro, as informações mais relevantes que tanham ligação com Portugal, e repassar os dados das fichas do IHGB, com as referidas localizações dos documentosd para, quem sabe, orientar aos pesquisadores de Portugal nas investigações histórico-genealógicas daquela Casa.

Eu mesmo, há quase 20 anos atrás, tirei muitas informações de um nobiliário português, do final do século XVIII, manuscrito, obra única, que ele deve ter adquirido em algumas das suas viagens à Portugal. Como este, oenso que deva haver outros no Brasil - manuscritos, repito. Obras impressas, desde o século XVI, existem muitas no Brasil, na sua maioria vindas quando a Família Real para cá emigrou em 1808, afastando das arruácas napoleônicas.

Devo ir, provavelmente, na próxima 4.ª Feira, ao IHGB, para fazer uns evantamentos sobre antigas sesmarias quihentistas do Rio de Janeiro e, farei uma incursão ao fichário, para começar a copiar as fichas e trascrevê-las aqui, talvez em uma sala nova. Se assim o fizer, fique tranquilo que lhe avisarei através desta sala.

Vou, também, agora com mais calma, rever vossos antigos pedidos referentes aos Mendes de Almeida, para tentar ajudá-lo no que for possível.

Despeço-me, pedindo-lhe desculpas pelo tempo transcrorrido, porém, deixo-lhe a certeza que tanto tempo transcorreu devido a uma série de problemas pessoais que me afastaram, até mesmo, da minha bilbioteca.

Um forte abraço
Carlos Barata

Resposta

Link directo:

RE: Mendes de Almeida - Brasil

#65839 | Samuel de Castro | 25 mai 2004 14:42 | Em resposta a: #65820

Estimado Carlos Barata,

A iniciativa que pretendes tomar, sobre a transcrição aqui, dos dados do fichário do Dr. Orlando, é digno de elogios, pois ele doou sua biblioteca (genealógica) inteira para o IHGB / CBO. Já queira, poderás colocar os dados no tópico já existente em nome dele.
O meu interesse, no momento, é sobre possível obra ou rascunho dele, que contenha sua ancestralidade portuguesa (apesar de já a ter publicada em meu livro), para ver se nessa obra/manuscrito, se especifica o local EXATO de origem de Joaquim Pereira de Castro, bisavô do Dr. Orlando e meu pentavô. Sua contribuição me será extremamente útil.
Sobre os "Mendes de Almeida", deste tópico, o interesse é do José Maria Bela Morais.
No Nobiliário, manuscrito, do século XVIII, que sitas, peço o favor de verificar se consta algo sobre os "Pereira de Castro", de Monção-PT, que são a ancestralidade de meu pentavô, que gostaria de ampliar em minhas pesquisas.
Meus antecipados agradecimentos. Um abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Mendes de Almeida - Brasil

#65866 | Cau Barata | 25 mai 2004 18:54 | Em resposta a: #65839

Prezado Samuel de Castro

Está ótimo. Vou utilizar esta Sala, dedicada ao Orlando Guerreiro de Castro, para transcrever o fichário do IHGB e, quando encontrar, novamente, a referência ao talnobiliário, vou pedi-lo para dar busca sobre a possível existência dos Pereira de Castro.

Lembro-me que, ao consultá-lo, há cercade 20 anos atrás,procurava informações sobre a Casade Lamoso, em Braga, da família Marinho Falcão, meus antepassados e, depois, por casamento, propriedade da família Marinho Falcão Barata, sobrevivendo até ao século XX, quando minha tia, oriunda de casamentos consanguíneos entre os Baratas, migrou para o Brasil, vendendo aquele antigo Morgado. Fiquei com parte dos seus documentos genealógicos, desenhos da reformas da Casa de Lamoso, Inventários de seus avós, etc.

Enfim, naquele nobiliário obtive precisão de datas de batizados e casamentos, que não constavam no Felgueiras Gayo, o que me faz crer na possibilidadede ter sido feito por alguém da mesma região.

Digo isso, pois, ao folhear todo o Gayo,percebe-se maiores precisões e detalhes com datas, nas famílias próximas ao seu habitat; o mesmo acontece com Manso de Lima, que recorreu a todos os cartórios quinhentistas e batistérios, das cidades próximas à sua região de nascimento. Outros títulos, que fogem do seu habitat,não têm os mesmos detalhamentos. Ora, não poderia ser diferente - certamente, penso que no Dicionário das Famílias Brasileiras, haverá maiores detalhes com relação aos estados do Pará e Rio de Janeiro, por terem sido residências de meus antepassados. No caso de Pernambuco, um caso à parte, trago bastantes detalhes pela simples afinidade com aquele Estado, por onde não passaram meus antepassados. Antes de me enveredar no projeto do Dicionário, já havia me dedicado em levantar o estado de Pernambuco, como havia feito, no passado com o estado do Pará, o que me originou uma coleção de 30 pastas com cercade 6.000 folhas manuscritas, pois não existia comoutador e não me adaptava muito em "catar milho" com maquininhas de datilografar.

Ufa......

Fugi totamente do assunto.

Voltemos,em breve, ao Dr. Guerreiro de Castro.

Abraços
Cau Barata

Resposta

Link directo:

RE: Tasso - Brasil

#66469 | Gil Campilho | 02 jun 2004 17:51 | Em resposta a: #49899

Caro Nuno Rocha Leite

Somos primos pois, como expus na página do forum relativa aos Tasso de Sousa, sou descendente de uma irmã de Serafim Tasso Ferreira de Sousa, ali referido.

Eu moro no Porto(em casa construida precisamente por minha trisavó Maria Amélia Tasso de Sousa) e tenho o dicionário de famílias brasileiras. Assim, caso pretenda posso tirar cópia da página que nos interessa e enviá-la por qualquer meio que me indique.

De qualquer modo seria interessante estabelecer-mos contacto para conferir os elementos que possuimos.

Um abraço deste seu primo "Tasso de Sousa",

Gil Campilho

Resposta

Link directo:

Mendes de Almeida - Brasil

#347141 | vmo123 | 12 jun 2014 01:09 | Em resposta a: #48275

Caro confrade Carlos Barata,

apesar de ser um tópico antigo, o senhor teria maiores informações para me passar sobre os ascendentes do casal Manoel Fernandes e Bernarda Mendes? Descobri esta semana que descendo de um filho do casal que veio ao Brasil, esse filho curiosamente se chamava José da Mata e ainda não descobri de onde ele tirou esse sobrenome que inclusive chegou até mim.

Em seu assento de matrimônio aqui no Brasil, consta que o pai de José da Mata se chamava Manoel Fernandes da Mata, já o vi com o sobrenome Almeida também.

Cumprimentos, Vinícius.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 23:27

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen