Famílias de Sta. Bárbara dos Padrões, Castro Verde

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Famílias de Sta. Bárbara dos Padrões, Castro Verde

#48577 | jliberato | 26 set 2003 07:03

Caros confrades,

Lanço hoje o tema famílias de Santa Bárbara dos Padrões, Castro Verde.
Tenho apenas um pequeno ramo com esta proveniência.
Manuel Marques era natural da aldeia de Sete Alcarias, freguesia de Santa Bárbara dos Padrões, aonde nasceu aos 22-08-1700. Foi casar a Santa Bárbara de Nexe, com Maria de Sousa, aos 14-02-1722.
Era filho de Gregório Godinho e Maria Marques. Nunca encontrei o casamento dos pais.

Se alguém tiver alguma informação estas pessoas teria evidentemente muito interesse.

JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sta. Bárbara dos Padrões, Castro Verde

#48723 | fafá | 28 set 2003 16:11 | Em resposta a: #48577

Caro JLiberato estou a te responder no seu novo tópico,.
Meu pai era de Famalicão(Vila Nova de Famalicão)e graças ao Fórum e amigos que aqui fiz, consegui fazer minha genealogia,está difícil é com os descendentes que consegui o enderêço ,mas eles não me respondem ,acho que não tem interesse..
Meus descendentes agora (a maioria)estão no Porto e a família (com os casamentos)é Terroso.
Eu sou brasileira,e sei que tenho muitos familiares no Brasil mas é dificil achar por ser um país muito grande.
Apesar disso encontrei uma prima ,quando escrevi para Portugal ,não me responderam mas deram meu endereço para essa prima que me telefonou, assim eu tenho a certeza que receberam minha carta.
Abraços Fátima.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sta. Bárbara dos Padrões, Castro Verde

#48830 | jliberato | 30 set 2003 09:09 | Em resposta a: #48723

Cara Fátima
Muito obrigado pela sua mensagem.
Constato que os seus de Famalicão não devem ter nada com os meus de Santa Bárbara dos Padrões.
Por vezes não há resposta não porque não haja interesse, mas porque os dados não são suficientemente precisos ou porque simplesmente ninguém estudou ainda o ramo em causa.
Mas este Forum é certamente um meio interessantissimo de troca de informações.
Abraços
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sta. Bárbara dos Padrões, Castro Verde

#48851 | fafá | 30 set 2003 13:50 | Em resposta a: #48830

JLiberato
Com certeza este forum tem ajudado muita gente é uma maravilha .
Não temos parentesco mas podemos ser amigos ok??
abraços Fátima

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sta. Bárbara dos Padrões, Castro V

#109765 | correa | 16 jan 2006 19:56 | Em resposta a: #48577

Caros participantes

Procuro os ascendentes dos segs casais, que são originários de Castro Verde, e que teriam casado por volta das datas indicadas:

António Loureiro e Beatriz Ramos - 1635

Manuel Loureiro Ramos e Josefa de Freitas Caiado - 1690

Cumprimentos
A.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sta. Bárbara dos Padrões, Castro Verde

#109769 | rafael | 16 jan 2006 21:39 | Em resposta a: #48577

Caro JLiberato

Como tem um ramo familiar de Santa Bárbara de Padrões, lembrei-me se terá conhecimento de - Sebastião Guerreiro Camacho, nat. e mrd. em Almodôvar filho de José Fenandes e de Maria Guerreira que presumo serem da freg. de Santa Bárbara de Padrões. Interesso-me tb. por-Colaços- prq. existe tb. apelido na asc. de meus filhos, da freg. referida.

Um abraço.
Rafael Carvalho
.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sta. Bárbara dos Padrões, Castro V

#110392 | jliberato | 23 jan 2006 00:28 | Em resposta a: #109765

Caro A. Correia,
Muito obrigado pela sua mensagem.
Mas não tenho a informação que procura.
Tomo nota. Se encontrar não deixarei de o informar.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sta. Bárbara dos Padrões, Castro Verde

#110466 | jliberato | 24 jan 2006 08:04 | Em resposta a: #109769

Caro Rafael Carvalho,
Lamento, mas os nomes que refere não constam da minha base de dados, que abrange apenas os meus familiares.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sta. Bárbara dos Padrões, Castro Verde

#110481 | rafael | 24 jan 2006 13:59 | Em resposta a: #110466

Caro JLiberato
Obrigado, pela atenção.
CVumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: João Gonçalves, de Sta Bárbara dos Padrões

#142081 | Jpteixeira | 28 jan 2007 17:29 | Em resposta a: #48577

Caro José Liberato:

Encontramo-nos, mais uma vez, num tópico. Na realidade, um dos meus avós, João Gonçalves, é natural desta localidade, mas nunca fiz qualquer pesquisa destes paroquiais, pelo que pouco sei sobre os seus ascendentes, designadamente, sobre as "datas" de nascimento, casamento ou mesmo óbito.
Os dados que tenho sobre a árvore de ascendentes a partir de João Gonçalves são os seguintes:
1- João Gonçalves, nasceu c. de 1760-1765, em Santa Bárbara dos Padrões, tendo casado em 08-03-1784, em Salir, com Maria Guerreira, da Nave do Barão ( Salir). Por falecimento desta, casou na data de 13-04-1785 com Mariana Madeira do Carrascal (Salir). Faleceu a 28-01-1832, faz hoje precisamente 175 anos, na Portela da Nave, freguesia de Salir.
2- Manuel Gonçalves, natural da freguesia de Salir
3- Maria Rodrigues, natural de Santa Bárbara dos Padrões.
4- António Gonçalves, da freguesia de Salir
5- Águeda Mealha, da Portela, freguesia de Salir
6- João Gonçalves
7- Isabel Rodrigues, de Santa Bárbara dos Padrões

Se, por acaso, tiver alguma informação sobre estas pessoas, agradecia que me facultasse tal informação.

Com os melhores cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sta. Bárbara dos Padrões, Castro Verde

#142088 | 1938 | 28 jan 2007 19:07 | Em resposta a: #48577

Caro Senhor JLiberato
A avó da minha avó nasceu em Santa Bárbara de Padrões .
- Maria Barbara (1822) casou na Salvada com Francisco d’Orta. Filha de
- Maria Barbara X Manoel da Silva
Pesquisei este ramo da minha família ; alguns deles eram de sete Alcarias.
Os nomes que indica não constam na minha lista mas poderei facultar esta, se tiver interesse .
A nota que tomei diz que em Santa Barbara só há registos de casamento a partir de 1689 – talvez o que procura seja anterior. Os meus cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: João Gonçalves, de Sta Bárbara dos Padrões

#145893 | jliberato | 28 fev 2007 15:26 | Em resposta a: #142081

Caro Júlio Sousa,
Infelizmente, não disponho de informação sobre as pessoas mencionadas.
Como apenas estudo os meus antepassados, apenas deles tenho informação.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

MADEIRA, de Castro Verde

#145959 | MigSousa | 28 fev 2007 20:12 | Em resposta a: #110392

Estimados confrades:

Venho também deixar aqui a minha ascendência de Castro Verde, que, como tantas vezes, acaba num beco.

Trata-se de DOMINGOS NUNES (* c. 1660) , que casou c. 1685 com MARIA MADEIRA (* c. 1685). Tiveram um filho, n. c. 1696, de nome VICENTE NUNES MADEIRA, sendo todos eles de Castro Verde.

Este filho fixou-se em Moncarapacho, onde casou a 31.7.1719 com MARIA DIAS (* c. 1700) , filha de ANTÓNIO MARTINS INGLÊS cc MARIA DIAS a 7.9.1699 em Moncarapacho; neta paterna de FRANCISCO MARTINS INGLÊS e de DOMINGAS VIEIRA; neta materna de AFONSO ANES e de FRANCISCA LUIS.

Deste matrimónio nasceu JOSÉ NUNES MADEIRA (* c. 1731),que casou a 5.7.1737 com MARIA DA GRAÇA, com ascendência ALVIDO, DRAGO, PEREIRA DE LACERDA, LEIRIA, COSTA, NOBRE, MOURATO, BAIÃO, CONTREIRAS, VELHO, etc.

Alguém já teria encontrado a ascendência de DOMINGOS NUNES & MARIA MADEIRA, nos assentos de Castro Verde ou em terras próximas?

Com as melhores saudações

Miguel de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sta. Bárbara dos Padrões, Castro Verde

#146110 | jliberato | 01 mar 2007 22:07 | Em resposta a: #142088

Caro 1938,
Muito obrigado pela sua mensagem.
Provavelmente tem razão quanto à não existência dos arquivos.
Estaria interessado em registos que tenha, anteriores a 1700.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: João Gonçalves, de Sta Bárbara dos Padrões

#146116 | Jpteixeira | 01 mar 2007 22:49 | Em resposta a: #145893

Caro JLiberato:

Apesar de não adiantado informação sobre este meu avô, quero agradecer-lhe, ainda assim, o seu empenho (como sempre, aliás) na sua resposta à questão por mim formulada.
Renovados cumprimentos
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sta. Bárbara dos Padrões, Castro Verde

#146330 | 1938 | 03 mar 2007 22:27 | Em resposta a: #146110

Caro Senhor JLiberato
São vários os meus ascendentes dessa época em Santa Bárbara de Padrões, mas como prosseguir a pesquisa para trás ?

- Domingos Fernandes e de Domingas Fernandes,moradores em sete Alcarias, foram pais de Joana Fernandes , que aí casou em 25 /2/ 1726, com Joam Luiz.

- Diogo Mestre, filho de Manoel Martins e de Maria Tome (os pais moradores em Sete Alcarias) e Barbara Martins , filha de Manoel Figueira e de Barbara Martins (os pais moradores no lugar Corvo) , casaram em 19/8/1708 .

- Manoel Raposo , filho de Manoel Raposo e de Maria Guerreira ( os pais moradores no lugar Bringelinho) e Maria Raposa , filha de Domingos Viegas e de Barbara Raposa (os pais moradores em Sete Alcarias) , casaram em 2/3/1710.

- Maria Affonso, filha de Manoel Affonso e Maria Guerreira (todos moradores em StªBarbara), casou com Manoel Dias de Mendonça em 15/7/1703.

- Domingos Fernandes Milagre, também de StªBarbara e Maria Fernandes (esta de Sete Alcarias), nasceram antes de 1705 e foram pais de Catharina Fernandes.

Caso conheça onde colher mais informação , agradeço também.
Cumprimentos
D.Almeida

Resposta

Link directo:

RE: MADEIRA, de Castro Verde

#150853 | jliberato | 01 abr 2007 00:24 | Em resposta a: #145959

Caro Miguel de Sousa
Muito obrigado pela sua mensagem.
Infelizmente não tenho os nomes que menciona. Talvez algum outro confrade o possa ajudar.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sta. Bárbara dos Padrões, Castro Verde

#151002 | jliberato | 02 abr 2007 18:34 | Em resposta a: #146330

Caro D. Almeida,
Muito obrigado pela sua mensagem.
Nenhum dos nomes que menciona coincide com os meus.
Para prosseguir a sua investigação terá que estudar os arquivos paroquiais que, no que diz respeito a baptismos, remonta a 1664.
No primeiro caso que apresenta, terá de procurar o baptismo de Joana, filha de Domingos Fernandes e Domingas Fernandes, nascida antes de 1710.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sta. Bárbara dos Padrões, Castro Verde

#197229 | nadeadinis | 20 mai 2008 14:12 | Em resposta a: #48577

Caros senhores,
Descobri também familiares de Santa Bárbara de Padrões, da qual também não tenho datas certas (fins de 1700). Será que já se cruzaram com alguma informação relativa a eles? António Inácio casado com Joaquina Rosa ambos naturais de Santa Bárbara, o filho de ambos, José de Jesus terá já nascido em Tavira.
Obrigada
Nadea Dinis

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Sta. Bárbara dos Padrões, Castro Verde

#197378 | jliberato | 21 mai 2008 11:44 | Em resposta a: #197229

Cara Nadea Dinis,
Muito obrigado pela sua mensagem.
Não tenho informação sobre os nomes que menciona, infelizmente.
Há apenas a coincidência de terem ambos ido para o Algarve, que é curiosa.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

Famílias de Sta. Bárbara dos Padrões, Castro Verde

#436711 | sergiofnm | 01 out 2021 15:45 | Em resposta a: #146330

Caro D.Almeida, apesar da antiguidade deste "post" fico com esperança que me possa ajudar.

Vi que temos como antepassados comuns: o casal Domingos Fernandes Milagre e Maria Fernandes - no meu caso, meus 7.ºs avos pais do meu 6o avô José Martins Milagre, batizado em Santa Bárbara de Padrões, em 11 de Fevereiro de 1733 (PT-ADBJA-PRQ-CVR04-001-B004_m0046)

Uma vez que não tenho consigo encontrar, tem alguma referencia ou indicação do assento de casamento do casal Domingos Fernandes Milagre e Maria Fernandes, ou informação anterior sobre os mesmos (batismos)?

Obrigado

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 11:12

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen