Conservação de documentos

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Património

Conservação de documentos

#48771 | AFC | 29 set 2003 11:51

Caros amigos,
de há um tempo a esta parte tenho-me dedicado a recolher fotografias antigas que estao espalhadas pela familia. Tambem tenho em meu pertence alguns documentos, como contratos e contas de uma Quinta.
Gostaria que me dessem algumas dicas sobre cuidados na conservação desse material, principalmente das fotografias, visto que pretendo organizalas e guardalas o melhor possivel.
Desde já agradeço.
André Correia

Resposta

Link directo:

RE: Conservação de documentos

#48792 | Monigo | 29 set 2003 17:49 | Em resposta a: #48771

"contratos e contas de uma Quinta"

papéis devem ser guardados em lugares SECOS, há maquinhas no mercado para desumidificar o ambiente

Alberto Penna Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Conservação de documentos

#48829 | fernando pontes | 30 set 2003 08:54 | Em resposta a: #48771

Caros colegas,

Algumas referências de livros de conservação/restauro:

PAVÃO, Luís - Conservação de colecções de fotografia. Lisboa:Dinalivro, 1997

CABRAL, Maria Luísa - Amanhã é sempre longe de mais.Lisboa:GAbinete de estudos a&b, 2002.

BANDEIRA, Ana Maria Leitão - Pergaminho e papel em Portugal: tradição e conservação.Lisboa:BAD,1999

FLIEDER, Françoise; DUCHEIN, Michel - Livros e documentos de arquivo: preservação e conservação. Trad. portuguesa. Lisboa:BAD,1993

MUSEU CALOUSTE GULBENKIAN - Do bisturi ao laser: oficina de restauro. Lisboa:Fundação Calouste Gulbenkian,1997

Preservation microfilming: a guide for librarians and archivists. 2nd ed. Edited by Lisa Fox.Chicago; london: American Library Asociation, 1996

The preservation microfilme handbook. Ed. Nancy E. Elkington. Mountain View, CA: The Research Libraries Group, 1992

Espero que estas referências sejam uteis.

Sem mais,


fernando pontes

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 jun 2024, 08:38

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen