familia SIBORRO - Castelo Branco

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

familia SIBORRO - Castelo Branco

#49367 | nuno27 | 08 out 2003 15:25

Procuro informaçoes sobre uma familia de nome SIBORRO, que se viveu na zona de Castelo Branco, mais propriamente Malpica do Tejo.
Nao tenho a certeza mas parece ser uma familia estrangeira que veio fugida para Portugal no sec. XIX.
Agradeço qualquer informaçao.

Resposta

Link directo:

RE: familia SIBORRO - Castelo Branco

#49444 | agp | 09 out 2003 15:31 | Em resposta a: #49367

Caro Nuno

Há referências a Siborros em Malpica do Tejo, Rosmaninhal, Monforte da Beira, etc.., pelo menos, desde o século XVII.

A que família Siborro se refere?

Cumprimentos

António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: familia SIBORRO - Castelo Branco

#49633 | gafanhoto | 12 out 2003 18:10 | Em resposta a: #49444

Há uma localidade (aldeia ou vila) com esse nome, com outra grafia, Ciborro, ao sul de Coruche.

Resposta

Link directo:

RE: familia SIBORRO - Castelo Branco

#49634 | nuno27 | 12 out 2003 18:24 | Em resposta a: #49444

Caro António Pereira,
Desculpe-me de só agora lhe estar a responder para agradecer a sua ajuda.
Foi um amigo meu que pediu estas informações sobre a família Siborro, de Malpica do Tejo, desconhecendo ele qual seria a origem ou antiguidade desta família na zona. Só sabia que o seu bisavô possuía esse nome, mas pelos vistos a história da fuga resulta da ausência de dados concretos (como acontece em muitos casos).
De qualquer forma, deu-me uma preciosa ajuda, quando mencionou que também no Rosmaninhal havia membros desta família. Fui consultar os dados que tenho sobre o Rosmaninhal, gentilmente cedidos pelo, ao que me parece amigo em comum, Carlos Leal Machado, que tem esta freguesia praticamente toda estudada e lá achei alguns Siborros com origem em Malpica do Tejo, que poderão ser antepassados deste meu amigo.
Acho que vai ser agora um pouco difícil para ele saber algo mais sobre a família, pois não terá muito tempo para fazer pesquisa, mas acho que ficará contente com o que consegui saber, com a sua preciosa ajuda.
Por acaso tem também antepassados com nome Siborro? E já agora, saberá o António qual a origem do nome desta família (terá, numa hipótese muito remota, alguma relação com uma família espanhola Ziburu?).
De novo muito obrigado,
Nuno

Resposta

Link directo:

RE: familia SIBORRO - Castelo Branco

#49635 | nuno27 | 12 out 2003 18:37 | Em resposta a: #49633

Caro Gafanhoto,
muito obrigado pela sua informação.

Resposta

Link directo:

RE: familia SIBORRO - Castelo Branco

#49706 | agp | 14 out 2003 09:25 | Em resposta a: #49634

Caro Nuno

Ainda bem que tem o compêndio do Rosmaninhal que o confrade e meu parente Carlos Machado compilou.

Eu tenho, de facto, ascendência Siborro. O último antepassado a usar o apelido foi a minha 6ª avó Maria Pires Siborro nascida em 1715, em Monforte da Beira, e casada com João Fernandes Beirão da mesma localidade. Era filha de Manuel Rodrigues Siborro, de Malpica do Tejo (?) e de Isabel Fernandes Albardeira, de Monforte da Beira. Era neta pela paterna do alferes António Lopes Siborro, de Malpica do Tejo, e de Maria Pires de Monforte da Beira, os quais casaram nesta localidade em 1680. O padre deixou no tinteiro o nome dos pais destes contraentes e, sendo assim, desconheço os seus nomes. Pode ser que algum confrade, ao ler esta mensagem, possa dar uma ajuda.

Não faço a mínima ideia da origem do nome Siborro. Onde foi buscar a hipótese da relação com a família espanhola Ziburu?

Cumprimentos

António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: familia SIBORRO - Castelo Branco

#49708 | JCC | 14 out 2003 09:51 | Em resposta a: #49706

Caro António Pereira

Uma vez que era neta de um Alferes, povavelment de Ordenanças ou de Milicias, pode ser que se encontre doumentação no Arquivo Histórico Militar ou até nos Aquivos Municipais correspondentes. Provavelmente já tentou estas hipóteses mas nunca é demais uma sugestão :-)

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: familia SIBORRO - Castelo Branco

#49717 | nuno27 | 14 out 2003 12:03 | Em resposta a: #49706

A hipótese é minha. Achei alguma semelhança na grafia (trocando o S pelo Z) e pensei que talvez a forma como se leria fosse parecida. Possivelmente é um grande disparate.
Vou transmitir ao meu amigo todas estas informações.

Resposta

Link directo:

RE: familia SIBORRO - Castelo Branco

#49720 | agp | 14 out 2003 12:33 | Em resposta a: #49708

Caro João

Muito obrigado pela sua preciosa informação. Nem sequer tinha pensado nessas duas hipóteses que apresentou.

Cumprimentos

António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: familia SIBORRO - Castelo Branco

#49721 | agp | 14 out 2003 12:36 | Em resposta a: #49717

Caro Nuno

Muito obrigado pela sua informação.
A sua ideia pode perfeitamente fazer sentido.
Pode ser que algum confrade dê também aqui uma ajuda.

Cumprimentos

António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: familia SIBORRO - Castelo Branco

#49851 | anamoraocorreia | 16 out 2003 10:22 | Em resposta a: #49367

Bom dia!

Não sei se esta informação se lhe poderá interessar, mas ontem, ao fazer uma pesquisa nos maços de Dispensas Matrimoniais da Câmara Eclesiástica de Castelo Branco, encontrei uma Dispensa de João Siborro e Joana Sebastiana, de Malpica, de 1841 (maço 2147).

Melhores cumprimentos,
Ana Morão Correia

Resposta

Link directo:

RE: familia SIBORRO - Castelo Branco

#49854 | nuno27 | 16 out 2003 11:19 | Em resposta a: #49851

Ana, muito obrigado pela sua informação.

Resposta

Link directo:

RE: familia SIBORRO - Castelo Branco

#49858 | agp | 16 out 2003 12:23 | Em resposta a: #49851

Bom dia

Pode acrescentar os costados do casal João Siborro e Joana Sebastiana?

Cumprimentos (do primo)
António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: familia SIBORRO - Castelo Branco

#49871 | anamoraocorreia | 16 out 2003 15:47 | Em resposta a: #49858

Boa tarde!!

Ao fazer a pesquisa das Dispensas Matrimoniais, procurava dados relativos a familiares meus, pelo que não tomei mais qualquer nota relativamente a esta Dispensa específica. No entanto, se quiser, na próxima vez que me deslocar à TT posso ver o que pediu.

Quanto à "nossa família", penso que tenho mais algumas datas relativamente aos nomes que me indicou. Como continuo a minha pesquisa no Olêdo, ainda não tenho os dados todos compilados, mas, quando os tiver, dir-lhe-ei.

Cumprimentos,
Ana Morão Correia

Resposta

Link directo:

RE: familia SIBORRO - Castelo Branco

#49877 | agp | 16 out 2003 16:35 | Em resposta a: #49871

Boa Tarde

Se fizer o favor de ver essa dispensa ficarei muito agradecido.

Quanto ao Oledo quero fazer uma base de dados com todos os casamentos até 1900. Neste momento já tenho o trabalho feito entre 1752 e 1813, em virtude de pesquisa que estou a fazer no Arquivo Distrital de Castelo Branco. Posso fornecer a respectiva lista: antoniogpereira arroba clix ponto pt

Cumprimentos
António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: familia SIBORRO - Castelo Branco

#49888 | anamoraocorreia | 16 out 2003 17:15 | Em resposta a: #49877

Boa tarde!!

Penso deslocar-me novamente à Torre do Tombo para a próxima semana. Depois lhe direi o que consegui.

Muito lhe agradecia se me pudesse enviar essa lista dos casamentos no Olêdo. Há já alguns dias que tenho estado com bastantes dificuldades em enviar mails. Quanto a receber, ainda que nem sempre a horas, sempre vou recebendo. O meu mail é: ana ponto morao ponto correia arroba sapo ponto pt.

Melhores cumprimentos,
Ana Morão Correia

Resposta

Link directo:

RE: familia SIBORRO - Castelo Branco

#64168 | scarvalhos | 05 mai 2004 00:42 | Em resposta a: #49367

olá, tudo bem?

Susana (R. S. José n.º 3, Malpica do Tejo)

Resposta

Link directo:

RE: familia SIBORRO - Castelo Branco

#241542 | siborro | 09 out 2009 18:13 | Em resposta a: #49367

Foi com espanto que vi que alguém procura as origens da familia Siborro, no Rosmaninhal , uma vez que o meu nome é Cláudia Pinho Siborro e os meus avós eram do Rosmaninhal. Familia essa que se deslocou mais tarde para Lisboa onde ainda hoje residem muitos descendentes.
Só o meu pai poderá dar mais pormenores.
Espero ter ajudado de alguma forma.

Resposta

Link directo:

RE: familia SIBORRO - Castelo Branco

#241545 | Maria_Silv | 09 out 2009 19:16 | Em resposta a: #241542

Cara Cláudia Pinho Siborro,

Tenho uma ascendente Siborro, em Castelo Branco. Poderá ver através do link:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=517738
Embora não tenha sido eu a adicionar esta antepassada e não tenha feito ainda qualquer investigação da sua ascendência, parece-me bem adicioná-la neste tópico.
É curioso que desconheço totalmente a origem do apelido ou o seu significado.
Pode ser que algum confrade saiba de onde vem.

Cumprimentos,

Maria Silvestre

Resposta

Link directo:

familia SIBORRO - Castelo Branco

#429151 | Pedro Cesar Siborro | 26 nov 2020 20:28 | Em resposta a: #49367

Meu nome é Pedro Siborro, a Familia Siborro, ou em alguns casos , ciborro, é unica em Portugal, todos vem da mesma origem. Esta familia, que é a minha, e depois de alguns estudos e pesquisas, teve origem durante as invasões Napoleônicas. Reza a historia que um general Frances, com nome Sibôrro, veio durante as invasões e acabou por se estabelecer em Portugal, mesmo depois da retirada dos Franceses. A origem da familia, em toda a região da Castelo Branco, tem como ancestral, este General. A aldeia Ciborro, pelos estudos que fiz, nada tem a ver com o nome da familia, tem esse nome dado aos montes que circulam estas terras, nome que possivelmente foi alterada com o decorrer dos tempos. Uma coisa vos garanto, somos a unica familia com esse nome em Portugal, todos derivam do mesmo general Frances.

Forte abraço a todos familiares.

Resposta

Link directo:

familia SIBORRO - Castelo Branco

#429163 | agp | 27 nov 2020 08:27 | Em resposta a: #429151

Caro Pedro Cesar Siborro,

Os Siborro já existiam na Beira Baixa muitos anos antes das invasões francesas, Digo-lhe como exemplo que encontrei registos de pessoas desse apelido em muitas freguesias do distrito de Castelo Branco em pleno século XVII. Eu próprio descendo de António Lopes Siborro que casou em Malpica do Tejo em 1680.

Cumprimentos,
agp

Resposta

Link directo:

familia SIBORRO - Castelo Branco

#429176 | joão reis | 27 nov 2020 20:07 | Em resposta a: #429151

Boa noite Pedro César Siborro

O confrade agp já disse tudo, porém tenho que lhe dizer que a estória do General francês não faz qualquer sentido, até porque em todas as zonas do país existe a mesma estória, existe sempre alguém que descende de um general (nem sequer é de um simples soldado, mas sempre de um general), que é alguém que está num topo do exercito, portanto num lugar privilegiado da sociedade e que resolve ficar na terra do inimigo invadido e começar a vida do zero. A estória é de todo quase impossível.
Existiram casos de soldados franceses que ficaram por cá, até porque o que os esperava era uma vida popular, em alguns casos de miséria, e assim nada tinham a perder.
O que lhe sugiro é que investigue por si, não vá em estórias, até porque as invasões sucederam à relativamente pouco tempo e os registos não faltam.
Famílias Siborro existem bastantes de certeza absoluta e sem qualquer ligação, tendo em consideração que existe a tal aldeia, que nem é tão pequena assim, toponimicamente terá dado o apelido a muita gente que de lá terá saído. É o que me diz a minha experiencia.
E como vê existem já Siborros identificados antes das invasões, tal como descreve o confrade Agp.

Com os melhores cumprimentos

João RC

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 04:57

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen