Pereira do Campo

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Arquivos

Pereira do Campo

#49453 | girona | 09 out 2003 18:09

Caros participantes do forum

Decidi-me a criar este tópico uma vez que já vi bastantes participantes a falar sobre esta localidade e gostava que me pudessem ajudar se tal fosse possivel.
A minha familia paterna é toda oriunda de Pereira, Santo Varão e Granja.
Estou apenas a iniciar as minhas pesquisas e ainda não fui a nenhum arquivo: gostava que me pudessem dizer aonde é que eu me devo dirigir para procurar mais dados.
Caso me possam ajudar os dados que eu possuo são:

Manuel Pereira de Sousa (desconheço a data de nascimento mas deve rondar 1900-1910) filho de José Pereira de Sousa e Emilia Afonso, e casado com Herminia Nobre de Sousa filha de Antonio Nobre de Carvalho e Justina Tavares Nobre.

e

Manuel Girão Lameiro *1904 filho de António Girão Lameiro e Mariana Ferreira, casado com Joaquina Batista Monteiro * 1907 filha de José Batista Monteiro e Carolina da Costa Pinheiro

Agradeço qualquer ajuda
Tânia Girão

Resposta

Link directo:

RE: Pereira do Campo

#49472 | Pedro França | 10 out 2003 00:05 | Em resposta a: #49453

Cara Tânia:

As datas de baptismo que apresenta reportam-se a assentos já do século XX que devem estar ainda na Conservatória do Registo Civil de Montemor-o-Velho, a cujo concelho pertence a vila de Pereira do Campo assim como Santo Varão (onde tenho muitas raízes e se calhar somos parentes ainda). Granja do Ulmeiro pertence a Soure, tudo distrito de Coimbra.
Para trás, recuando nos tempo (séc. XIX em diante), continuará as suas buscas no AUCoimbra. Já agora, uma vez que tem de Pereira do Campo, nos ascendentes, o apelido "Nobre", é bem possível que tenha parentesco com o Dr. Mário Soares que tb. tem (ainda), esse apelido, proveniente daí.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pereira do Campo

#49536 | JBdeS | 10 out 2003 14:24 | Em resposta a: #49472

Caro Pedro França,

Joaquim da Silva, de Ourentão, casado com Cândida Ferreira Couceiro de Pereira do Campo, viveu em Santo Varão, sendo tio materno da Viscondessa de Santo Varão.
Sabe alguma coisa destes Silva? É um ramo que desconheço.

Cumprimentos

José Berquó de Seabra

Resposta

Link directo:

RE: Pereira do Campo

#49538 | Pedro França | 10 out 2003 14:47 | Em resposta a: #49536

Caro Zé Berquó:

Não, por sinal não conheço. Mas posso tentar identificá-lo para si. Na próxima 5ª Feira, 'tá?
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pereira do Campo

#49637 | girona | 12 out 2003 21:10 | Em resposta a: #49472

Caro Pedro França

Agradeço a sua ajuda, vou aproveitar uns dias de ferias que vou ter agora para tentar descobrir alguma coisa na conservatoria.
Já agora, tb é possivel procurar dados nas igrejas?

Obrigado
Tânia Girão

Resposta

Link directo:

RE: Pereira do Campo

#49641 | Pedro França | 12 out 2003 22:37 | Em resposta a: #49637

Cara Tânia:

Sim senhor, e espero que consiga o que pretende. Quanto a procurar dados nos cartórios das igrejas tb. será possível se cair na graça dos párocos, se estes forem sensíveis ao seu problema. Eu já recorri, há anos, aos párocos - da Figª da Foz -, terra de meu pai e por aí fora, e onde me criei desde que me conheço (nasci na terra de minha mãe, em Rio Torto/Abrantes, por vontade de meus pais), e - do Gavião (Portalegre) -, terra de meu avô materno, e não tive razão de queixa.
O mais certo é os párocos não a deixarem consultar os livros sozinha, ainda que os possa folhear, mas tal será diante deles, ou de alguém por eles, da confiança daqueles.
Boa sorte.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pereira do Campo

#49850 | BARATA DE LIMA | 16 out 2003 10:11 | Em resposta a: #49453

Cara amiga e confrade:
Minha mãe é natural de Santo Varão ,onde ainda reside a maior parte da minha família por parte materna. O seu nome é Maria Emília Ferreira da Silva , filha de Joaquim Soares Ferreira e de Ester Ribeiro da Silva .
Se por acaso desejar algumas informações poderei enviar o e-mail de um meu primo que lá reside.
Atenciosamente
Antonio José da Silva Barata Freire de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Pereira do Campo - Rodrigues, Carrola, Galvão

#49933 | rmfrp | 17 out 2003 01:06 | Em resposta a: #49453

Caros colegas:

Aproveito a abertura deste tópico para perguntar aos investigadores da freguesia de Pereira do Campo se têm alguma informação relativa aos apelidos Rodrigues, Carrola ou Galvão nesta freguesia.

Procuro dados da ascendência de Manuel Rodrigues Carrola, natural de Pereira, e Marta de Jesus, natural da Granja de Semide (Miranda do Corvo). Deste casal apenas sei que teve um filho chamado António Rodrigues Galvão que casou em 1723.

Agradeço desde já qualquer informação.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Pereira do Campo

#49974 | girona | 17 out 2003 18:11 | Em resposta a: #49453

Caros colegas


Eu aproveitei uns dias de ferias em que me tive que deslocar à figueira para ir´`a conservatória de Montemor.
Consegui então as certdões de nascimento de 2 dos meus bisavós.
Sendo assim :

Manoel Girão Lameiro (*08/06/1907 e +18/05/1996) é filho de António Girão Lameiro e Mariana Ferreira (poderá ter sido um 2º casamento)

É neto paterno de Felix(ou Felipe) Girão Lameiro e Eulalia Correa da Santa(?)

Neto Materno de Joaquim Ferreira d´Almeida e de Maria d´Oliveira

--------

Joaquina Baptista Monteiro(*06/04/1907 e +16/01/1997) filha de José Baptista Monteiro e Carolina da Costa Pinheiro

neta paterna de José Monteiro e Joaquina Virginia(?)

neta materna de José da Costa pinheiro e de Maria Moreno

Se souberem alguma coisa que me possa ser util eu agradeço


Tânia Girão

Resposta

Link directo:

RE: Pereira do Campo

#49975 | girona | 17 out 2003 18:15 | Em resposta a: #49641

Caro Pedro França

Descobri que Manoel Girão Lameiro foi provedor da Sta Casa da Misericordia de Pereira do Campo, nos anos 30.
Poderá isto ajudar em alguma tipo de pesquisa?

TÂnia Girão

Resposta

Link directo:

RE: Pereira do Campo

#49977 | Pedro França | 17 out 2003 18:40 | Em resposta a: #49975

Cara Tânia:

Para o séc. XX é complicado, porque implica deslocações à Conservatória do Registo Civil de Montemor-o-Velho. Nada disso está ainda no AUC. Posso dar-lhe um "pontapé de saída" pegando nos dados que deixou na sua intervenção de hoje, das 18:11 horas. Eu estou lá a responder-lhe.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pereira do Campo

#49985 | Pedro França | 17 out 2003 22:06 | Em resposta a: #49974

Cara Tânia:

Cá estou eu conforme o prometido: dado que já tem os nomes dos avós de Manuel Girão Lameiro e de Joaquina Baptista Monteiro, é mais fácil, a partir daqui, situá-los nos assentos paroquiais de Pereira existentes no AUC. Espre-me aqui lá para 4ª/5ª Feira, ok?
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pereira do Campo

#49986 | Pedro França | 17 out 2003 22:10 | Em resposta a: #49974

Cara Tânia:

Cá estou eu conforme o prometido: dado que já tem os nomes dos avós de Manuel Girão Lameiro e de Joaquina Baptista Monteiro, é mais fácil, a partir daqui, situá-los nos assentos paroquiais de Pereira existentes no AUC. Espre-me aqui lá para 4ª/5ª Feira, ok?
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pereira do Campo

#50257 | Pedro França | 23 out 2003 00:46 | Em resposta a: #49986

Cara Tânia:

Então aqui vai: encontrei os assentos de baptismo de - António Girão Lameiras; Mariana Ferreira; José Baptista Monteiro, e Carolina da Costa Pinheiro -, todos em Pereira.

- Primeiro: António Girão Lameiras, nasceu a 02.11.1838/f. 55, e foi baptº a 11 do dito mês. Era fº de Félix Girão Lameiras e de Eulália Ferreira. Neto patº de Manuel Girão Lameiras e de Leocádia Nogueira Couceiro, e neto matº de José Correia da Santa e de Ana Ferreira de Araújo. Encontrei um assento de casamento, o 1º, aos 25 anos dele, para 09.02.1862/f. 3v., com Maria Amélia Ferreira, de 24 anos, ambos solteiros.
- Segundo: Mariana Ferreira, foi baptª a 28.06.1875/f. 3, nº 35, tendo nascido a 20 do dito mês. Era fª de JOaquim Ferreira de Almeida e de Maria de Oliveira, dos Montes da Torre/Pereira, recebidos em Pereira. Era neta patª de António Ferreira de Almeida e de Rosa Tarrafa; era neta matª de Joaquim Baptista Sanches (aparece noutros assentos como Joaquim Sanches Baptista) e de Teresa de Oliveira.
- Terceiro: José Baptista Monteiro, foi baptº a 24.02.1878/f. 7v.-8, nº 14, nascido a 16 do dito mês. Era fº de José Monteiro e de Joaquina Virgínia dos Santos (por vezes aparece como Joaquina Baptista); era neto patº de Joaquim [António, noutros assentos] Monteiro e de Ana dos Ramos, da Carapinheira/concº de Montemor-o-Velho; neto matº de Hermenegildo dos Santos e de Maria Tavares Baptista, de Pereira.
José Baptista Monteiro tem o averbamento do seu casamento com Carolina da Costa Pinheiro a 01.07.1906, e o seu falecimento a 22.12.1962, em Pereira.
- Quarto: Carolina da Costa Pinheiro, foi baptª a 20.12.1880/f. 62v.-63, nº 47, nascida a 04 do dito mês. Era fª de José da Costa Pinheiro e de Maria Moreno. Era neta patª de José António da Costa Pinheiro e de Emília Figo; era neta matª de António Moreno de Almeida e de Maria Ferreira Mouta. Carolina faleceu a 16.08.1955.

E é o que se me oferece dizer sobre o que pediu. Tem já um bom ponto de partida. Se pretender mais alguma busca, assentos de casamento ou assim, teremos de pensar em pesquisa orçamentada.
Um abraço e disfrute da novidade.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pereira do Campo

#53483 | girona | 10 dez 2003 20:59 | Em resposta a: #50257

Caro Pedro França:

Peço desculpa não çlhe ter agradecido mais cedo mas, infelizmente estive afastada da internet uns tempos.
agradeço agora a sua ajuda e agora com estes dados em mão irei prosseguir as minhas pesquisas.
Mais uma vez obrigado pela sua valiosa ajuda

Atentamente
Tânia Girão

Resposta

Link directo:

Francisco Xavier Pinto da Silva

#107033 | tfp | 08 dez 2005 01:04 | Em resposta a: #49453

Caros confrades,

Procuro averiguar se o seguinte casal deixou descendência em Pereira, segundo dados que me foram gentilmente passados à uns tempos pelo confrade Pedro França:

Dr. Francisco Xavier Pinto da Silva, filho natural de Francisco Sousa Pimentel, natural do Porto, e de Maria Josefa de Santo António, natural de Vila do Conde. Casado com D. Luísa Inês Castelo Branco e Freitas, filha do Dr. Manuel Berardo Castelo Branco Freitas e Almeida (da Quinta da Conchada, Sé, Coimbra) e de D. Antónia Teresa de Miranda (n. S. Tiago, Coimbra). Tiveram pelos menos:

1 - Justina, nascida em Pereira do Campo em 1783

Agradeço antecipadamente

Com os melhores cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Xavier Pinto da Silva

#275456 | tfp | 30 abr 2011 01:11 | Em resposta a: #107033

nova tentativa ...

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 10:15

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen