irmãos de Francisco Pinto Balsemão

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias

irmãos de Francisco Pinto Balsemão

#50914 | Filomena | 02 nov 2003 18:56

Alguém saberia me dizer o nome dos irmãos de Francisco Pinto Balsemão e o ano de seu nascimento, foi casado com Luzia Patrício de Balsemão? É pai de Henrique Patrício Balsemão.
Também gostaria de saber os nome dos irmãos do Sr. Henrique Patrício Balsemão


Desde já obrigada pela atenção
Filomena Balsemão

Resposta

Link directo:

RE: irmãos de Francisco Pinto balsemão

#50920 | Pedro França | 02 nov 2003 23:36 | Em resposta a: #50914

Cara Filomena:

É favor digitar "Francisco José Pereira Pinto Balsemão" nesta Genea que lá saberá a ascendência desse nosso outrora primeiro -ministro, porque, pelo lado da mãe representa uma bastardia brasileira do nosso prolífero e insaciável D. Pedro IV. Suponho - até por um estudo que fizera há mais de vinte anos (ainda era finalista da Faculdade de Letras), sobre a dita pessoa -, que ele é filho único. Não confundir com os Balsemões que tomaram para si como apelido o título nobiliárquico de Balsemão (viscondes de) - os Pinto de Sousa Coutinho.
Quanto ao mais, penso que é família oriunda da Beira Alta (o lado Balsemão, da parte do pai, claro).
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: irmãos de Francisco Pinto balsemão

#50929 | pax-julia | 03 nov 2003 04:48 | Em resposta a: #50920

Este sim ! Agora é que me surgiu uma das boas: Se o fadista diz que tem mais direitos ao trono que D. Duarte, não será tempo de lhe espetar com o Dr. Pinto Balsemão ? Este sim seria o perfeito Rei para Portugal. Tem nacionalidade portuguesa, descende de quem ganhou a guerra civil e tem o perfil de monarca. D. Xico I, oh que bonito !

Resposta

Link directo:

RE: irmãos de Francisco Pinto balsemão

#51143 | Filomena | 06 nov 2003 15:14 | Em resposta a: #50920

Caro
Sr. Pedro França

Muito agradecida pela resposta. O Sr. Francisco Pinto Balsemão a que me refiro é o avô do Sr. Francisco José Pereira Pinto Balsemão, este sim foi 1º ministro. Tenho interesse é no nome dos irmãos desse tal Francisco Pinto Balsemão, e o nome dos irmãos de seu filho Henrique Patricio Balsemão. Este último é pai do tal Francisco José Pereira Pinto Balsemão a que o Sr. se refere.
Saberia algo sobre o dito senhor?

Um abraço
Filomena Balsemão

Resposta

Link directo:

RE: irmãos de Francisco Pinto balsemão

#51800 | almiro63 | 15 nov 2003 21:18 | Em resposta a: #51143

Cara Filomena
Francisco Pinto Balsemão nasceu em 1855 e faleceu em 1912, casou com Luzia Patrício e tiveram três filhos:
1. Francisco Patrício Pinto Balsemão, que casou com Maria Ranito Baltazar.
2. Henrique Patrício Pinto Balsemão, que casou com Maria Adelaide Vanzeler de Castro Pereira.
3. Irene Patrício Pinto Balsemão, que casou com Inácio da Motta Vieira Ferreira Marques.
Cordialmente
J. Almiro

Resposta

Link directo:

RE: irmãos de Francisco Pinto balsemão

#51801 | Pedro França | 15 nov 2003 23:00 | Em resposta a: #51143

Cara Filomena:

Parece que neste campo o confrade Almiro estará mais habilitado do que eu a responder-lhe, como começou já a fazê-lo.
Um abraço e tudo de bom.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: irmãos de Francisco Pinto balsemão

#52341 | Filomena | 23 nov 2003 09:51 | Em resposta a: #51800

Caro Sr. Almiro63

Agradecida pela informação, foi-me muito útil. Eu estou querendo cruzar informações já que a minha avó se referia ao Sr. Francisco Pinto Balsemão como primo, não sei se de 1ª grau ou segundo. Saberia dizer o nome dos irmãos do Sr. Francisco Pinto Balsemão? Conheceria Edmundo Pinto Balsemão? Este foi avô da minha avó. O pai dela se chamava Frederico da Cunha (Pinto) Balsemão e este tinha um irmão de nome Carlos da Cunha Pinto Balsemão.
Caso lhe interessa, tenho uma foto cópia da certidão de nascimento de Henrique Patrício Pinto Balsemão.


Cordialmente

Filomena Balsemão

Resposta

Link directo:

RE: irmãos de Francisco Pinto balsemão

#52350 | vpsc | 23 nov 2003 13:57 | Em resposta a: #51800

Cara Filomena
Este Francisco P Balsemao nascido em 1855 deve ser neto de Jose Pinto Balsemao irmão do 1º Visconde de Balsemao que fugiu para Espanha com uma senhora casada tendo "zombado" dela (segundo documentos que possuo) e tendo provocado escandalo na familia renunciou a todos os seus direitos como primogenito da casa dos Pintos
VPSC

Resposta

Link directo:

RE: irmãos de Francisco Pinto balsemão

#52453 | almiro63 | 24 nov 2003 22:29 | Em resposta a: #52341

Cara Filomena

Apenas sei que Francisco Pinto Balsemão nasceu em Alfaiates a 18-11-1855 e faleceu em Lisboa a 10-04-1912.
Era filho de Narciso da Fonseca Pinto Balsemão.
Republicano,esteve envolvido na revolução de 31/01/1891, pelo que foi obrigado a fugir para Espanha.
A cidade da Guarda deve-lhe a instalação da luz electrica e a instalação com seu sogro de uma fábrica de lanifícios.
Não sei se teve irmãos
Cordialmente
J. Almiro

Resposta

Link directo:

RE: irmãos de Francisco Pinto balsemão

#52454 | almiro63 | 24 nov 2003 22:32 | Em resposta a: #52453

Este Francisco Pinto Balsemão era pai de Henrique Pinto Balsemão e avô paterno de Francisco Pinto Balsemão (antigo 1º ministro)
Cordialmente
J. Almiro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 31 mai 2024, 08:16

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen