Pedido de ajuda

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil

Pedido de ajuda

#51086 | Heloisa | 05 nov 2003 17:24

Aos caros participantes do Forum
Meu nome é Heloisa da Silva Maia, moro no Brasil, em Cabo Frio,RJe, sou neta de portugueses, que imigraram para o Brasil.
Meu avô MATHEUS RODRIGUES MAIA ,desembarcou no Porto do Rio de Janeiro em 1901. Era filho de MANOEL RODRIGUES MAIA e MARIA ROSA DA CONCEIÇÃO. Ele dizia que era de Póvoa do Varzim.Era pescador.
Há possibilidade de receber uma orientação de como começar a procurar dados sobre ele?
Agradeço antecipadamente qualquer ajuda
Heloisa Maia

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda

#51103 | jflfl | 05 nov 2003 21:44 | Em resposta a: #51086

Heloisa
O primeiro passo é pedir certidão de nascimento dos seus antepassados. Como seu avô nasceu antes de 1910, os assentos de baptismo estão no Arquivo Distrital do Porto (ADP). Pode consultar a pagina do ADP em (...) ou utilizar o e-mail info@adporto.org

Para informação geral de como funcionam os arquivos em Portugal e como pesquisar aconselho uma visita ao Arquivo Nacional da Torre do Tombo (IAN TT) cuja página pode ver em (...) Aí encontra uma secção dedicada à geologia que a pode ajudar.
Boas investigações!
Um abraço
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda

#51117 | Heloisa | 06 nov 2003 12:22 | Em resposta a: #51103

Caro Joaquim Falcão
Muito agradeço a orientação.Assim que obtiver algum dado o informarei.
No que eu puder ajudar aqui no Brasil em alguma informação e, se estiver ao meu alcance poderei lhe servir.
Muito obrigado!
Um abraço.
Heloisa Maia

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda

#51118 | jflfl | 06 nov 2003 12:25 | Em resposta a: #51117

Heloisa
Fico contente se ajudei e espero que seja bem sucedida.
Em que zona do Brasil está a Heloisa?
Um abraço
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda

#51136 | Jurema | 06 nov 2003 14:43 | Em resposta a: #51086

Olá Heloisa,
Sou a Jurema, moro em São Paulo, e conheço esta linda Cidade de Cabo Frio, e já morei no Rio, tbm.
Quero dizer-lhe que faço a genealogia do meu marido, que tbm é da Póvoa de Varzim!!!
Tenho encontrado muita coisa, através dos microfilmes dos Mórmons. Dá um pouco de trabalho, mas vale a pena. Vc gostaria de fazer somente a genealogia, ou a dupla cidadania????
Escreva-me
bjos,
Jurema (Brasil-SP)

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda

#51169 | jaboo | 06 nov 2003 18:16 | Em resposta a: #51086

Cara Heloisa,

isso foi o que pude encontrar no internet quando comecei as minhas pesquisas (eu vivo nos estados unidos):

Em Portugal onde pesquisar:

1. As Conservat—rias guardam os livros dos assentos vital’cios (nascimento, casamento e —bito) atŽ que o œltimo assento na œltima p‡gina do livro tenha 100 anos. Nessa altura o livro passa para o Arquivo Distrital. Cada capital de distrito (que corresponderia ao estado brasileiro) tem um Arquivo Distrital. Assim, temos o Arquivo Distrital do Porto, o AD de Braga, etc. O arquivo distrital da cidade de Lisboa , porŽm, encontra-se no Aquivo Nacional portugus, a Torre do Tombo, onde est‹o tambŽm guardados todos os documentos rŽgios, documentos da inquisi‹o etc. Enquanto est‹o nas Conservat—rias, os livros n‹o podem ser consultados pelo pœblico. Os assentos n‹o s‹o restritos, qualquer pessoa pode pedir um assento, mas n‹o se pode ir l‡ dentro e procurar. A œnica maneira de adquirir o assento Ž pedir uma certid‹o, que Ž um documento legal.

2. COMO PEDIR CîPIAS DOS ASSENTOS çS CONSERVATîRIAS? O pedido pode ser feito por meio da Internet, no site/s’tio http://spdirecto.infocid.pt/ Este servio Ž bastante r‡pido e as certid›es s‹o recebidas num prazo de trs a quatro semanas, na maioria das vezes bem menos que isso.
3.QUANTO CUSTA O SERVI‚O? O preo de cada certid‹o Ž de 15.63 Euros, e Ž debitado no seu cart‹o de crŽdito, cuja nœmero voc informa ao fazer o pedido.

4. QUE DADOS POSSO OBTER NESSAS CERTIDÍES? Segundo um regulamento novo em Portugal, as certid›es enviadas para o estrangeiro s‹o datilografadas. Por essas novas regras, o documento datilografado s— contŽm o que eles consideram informa›es importantes. Isto interfere nas pesquisas geneal—gicas porque, por exemplo, num assento de batismo temos os nomes de padrinhos, ou onde os pais moravam, ou a profiss‹o do pai ou da m‹e - e isto n‹o Ž datilografado.

4. E SE EU QUISER TODOS OS DADOS DO ASSENTO? Se voc estiver interessado nas outras informa›es que possam vir no assento e tiver pacincia para decifrar a grafia dos p‡rocos de antigamente, pea para enviarem fotoc—pia do assento. No pedido h‡ uma ‡rea para se p™r mais informa›es e a’ voc pode p™r esse detalhe..

5. E SE O ASSENTO Jç ESTIVER NO ARQUIVO DISTRITAL? O arquivo distrital Ž como uma biblioteca de referncia. O interessado pode ir atŽ l‡ pessoalmente e procurar o assento nos livros. Se encontramos o assento que queremos, podemos pedir uma fotoc—pia, que tem seu preo. Para pessoas que vivem longe, os arquivos procuram os assentos conforme v‹o tendo tempo. Os arquivos distritais cobram pelos servios de pesquisa. Como esse valor Ž calculado por hora de pesquisa (n‹o se assuste, n‹o Ž MUITO...), quanto mais informa›es se enviar no pedido, menos tempo o pessoal do arquivo demora na pesquisa e mais barato fica.

6. DE QUE JEITO EU PAGO? Se o pedido for por carta, n‹o se deve enviar dinheiro com o pedido. Mas o pedido tambŽm pode ser feito por email, a maioria dos AD tem esse meio de contato. O arquivo faz a pesquisa e quando encontra, voc Ž avisado do custo bem como orientado quanto ˆ forma de pagamento. Voc paga e depois disso o AD manda as fotoc—pias desejadas e uma nota com o custo do servio.

7. ONDE DESCOBRIR OS ARQUIVOS DISTRITAIS? O site da Torre do Tombo Ž http://www.iantt.pt/ , Na ‡rea "Arquivos Distritais" encontra-se a morada (endereo) e a hist—ria do arquivo. Alguns arquivos tm informa›es muito completas acerca dos documentos que tm, mas infelizmente n‹o s‹o todos

Espero que isso possa ajuda-la um pouco nas suas pesquisas.
Cordiais cumprimentos
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda

#51217 | Heloisa | 07 nov 2003 12:59 | Em resposta a: #51169

João
A explicação que me deu dirimiu as dúvidas que tinha sobre como pedir a certidão.Com essa orientação ficou mais fácil procurar.Agradeço-lhe a grande ajuda que me deu.Agora acho que encontro os dados do meu avô.Mais uma vez, muito agradecida.Informo a você quando conseguir as certidões.
Um abraço.
Heloisa Maia
(Pensei que vivesse em Portugal)

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda

#51218 | Heloisa | 07 nov 2003 13:12 | Em resposta a: #51136

Jurema
Bom saber que mora em São Paulo, conheço só o Centro da cidade e o Brás.
Gostaria muito de poder ter dupla cidadania,mas é impossível, porque não tenho mais meu pai , que era o descendente direto.Sendo assim estou impossibilitada de ter a dupla cidadania.
Aqui em Cabo Frio ( fica perto de minha casa)temos uma Igreja dos Mórmons, mas não tem microfilmes.Macaé que é próximo,está na mesma situação. Sendo assim, tenho que ir por outro caminho no momento.Se pudesse me deslocar para alguma cidade que tem microfilmes, seria ótimo.
Foi um prazer falar com você.
Um abraço
Heloisa Maia - Cabo Frio - RJ

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda

#51221 | Heloisa | 07 nov 2003 13:33 | Em resposta a: #51118

Joaquim
Mandei uma mensagem para você mas, com outro subject.Está com o título "Sobre Cabo Frio".
Um abraço.
Heloisa

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda

#51226 | Jurema | 07 nov 2003 14:25 | Em resposta a: #51218

Heloisa, os microfilmes não ficam nas Igrejas.
As Igrejas, mantém um CHF (Centro da História da Familia). Os microfilmes ficam na sede, e a gente pede e o filme vem para ser lido nas máquinas do CHF.

abraço,
Jurema

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda

#51275 | joseantonioreis | 08 nov 2003 12:37 | Em resposta a: #51086

Cara Heloisa,

O seu avô,deve ser Rodrigues Maio.
Tenho muita família na Póvoa de Varzim.
Pode dar-me mais elementos sobre a chegada dele, data mais precisa,etc e então eu vejo aqui no Porto os passaportes para o Brasil dessa data e "apanho" o seu avô.
Se calhar ainda somos primos.
Por falar na Póvoa de Varzim, o meu bisavô e trisavô, foram para o Rio de Janeiro, cerca de 1900 e não tenho dados sobre as suas descendencias aí no Brasil.Tinham o nome de António José da Costa Pacheco
Cumprimentos
José António Reis

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda

#51278 | joseantonioreis | 08 nov 2003 17:34 | Em resposta a: #51217

JOSÉ RODRIGUES MAIO (CEGO DO MAIO)

Nasceu na Póvoa de Varzim em 8/10/1817 e faleceu em 13/11/1884.
Pescador, filho do povo, homem de grande coragem e abnegação, arriscou dezenas de vezes a sua vida para salvar a dos seus companheiros nos perigos das duras fainas do mar. As suas proezas tornaram-se lendárias, tendo sido galardoado com a medalha de ouro da Real Sociedade Humanitária do Porto e com a mais alta condecoração do Estado, o Colar de Cavaleiro da Ordem de S. Tiago da Torre e Espada, colocadas pelo Rei D. Luís I, na presença da família real.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda

#51479 | Heloisa | 11 nov 2003 18:17 | Em resposta a: #51226

Jurema
Obrigado pelo esclarecimento, mas perguntei aqui em C.F. e informaram negativo.Voltarei lá outra vez.
Abraço.
Heloisa

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda

#51481 | Heloisa | 11 nov 2003 18:24 | Em resposta a: #51275

Olá José
Será que meu avô mudou o sobrenome?
Haveria essa possibilidade?
Vou-lhe enviar o que tenho em casa.Fiquei muito feliz com essa possibilidade de encontrar meu avô.Muito agradeço o que puder encontrar.Vou procurar sobre o seu bisavô. Tem mais algum dado sobre ele, se veio sozinho,se era solteiro?
Se formos primos será ótimo conhecer um parente.
Um abraço
Heloisa

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda p/ José Antonio

#51559 | Heloisa | 12 nov 2003 14:47 | Em resposta a: #51275

Caro José

Os dados que consegui no Arquivo Nacional, sobre o meu avô:

CERTIDÃO DE CASAMENTO:

MATHEUS RODRIGUES MAIA
c/ com ROMANA DOS SANTOS JUSTO
realizado em: 09/03/1916
Ele , solteiro, profissão marítimo, natural de Portugal, com 32 anos,( 07/03/1883) filho de Manoel Rodrgues Maia e Maria Rosa da Conceição.
Ele dizia que tinha nascido em Póvoa do Varzim,tinha perdido o pai no mar e, a mãe tinha se casado outra vez com o seu padrinho de batismo.Ele também era do mar. Aqui no Brasil ,trabalhou no Lloyd Brasileiro e, teve que se naturalizar em 1937.Não sabia ler nem escrever. Ele veio com um irmão que foi para o Sul do Brasil e, não consigo descobrir os descendentes.
Sobre o seu parente, poderia se buscar no Arquivo Nacional,onde encontrei dados de meu avô( pedi pela Internet) .Agradeço sua boa vontade em me ajudar.
Se eu puder ajudar em sua busca , no que for possível, estou às ordens.
Um abraço.
Heloisa

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda p/ Jurema

#51710 | Heloisa | 14 nov 2003 17:45 | Em resposta a: #51226

Jurema
Em qualquer Igreja pode ser pedido o microfilme? E, se a Igreja não tiver as máquinas , como faremos?
Grata por tirar minhas dúvidas.
Um abraço.
Heloisa

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda p/ Jurema

#51728 | Jurema | 14 nov 2003 18:26 | Em resposta a: #51710

Olá Heloisa,
Não é qquer igreja não.
Somente aquelas que mantem um CHF (centro da historia da familia). Estas sim, tem as maquinas para leitura.
Existe um site que pode-se localizar uma igreja perto de vc., mas não podemos divulgá-lo aqui.
Pode perguntar qdo quiser.
abços,
Jurema

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda p/ Jurema

#52096 | Heloisa | 19 nov 2003 18:10 | Em resposta a: #51728

Olá Jurema
Próximo à Cabo Frio tem algum CHF?
Grata.
Abraços.
Heloisa

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda p/ Heloisa

#52157 | Jurema | 20 nov 2003 10:53 | Em resposta a: #52096

Olá Heloisa,
Os únicos CHF,s que encontrei no Rio, estão citados abaixo.
Se quiser mais informações, pode escrever para
jgmiguel@bol.com.br

abço,
Jurema
______________
Campos Brazil
Avenida 15 de Novembro, 539
Campos, Rio de Janeiro
Campos, Rio de Janeiro, Brazil
Phone: 1-24-2732-4638

Macae Brazil District
R. Rio das Ostras, 171
Vivendas da Lagoa
Macaé, Rio de Janeiro
Maca¿, Rio de Janeiro, Brazil
Phone: 21-24-773-3176
Hours: Ter-Qua 19:00-21:00, Dom 15:00-20:00

Nova Friburgo Brazil
Rua Antonio Joaquim M. Soares, 6
C. Paulino
Novo Friburgo, Rio de Janeiro, Brazil

Nova Iguacu Brazil
Rua Luis de Matos, 41
Da Luz
Nova Iguacu, Rio de Janeiro
Nova Iguacu, Rio de Janeiro, Brazil
Phone: 21-21-768-2685
Hours: Ter-Sex 19:00-21:00, Sab 18:00-20:00

Petropolis Brazil
Rua Tereza, 52
Centro
Petropolis, Rio de Janeiro
Petropolis, Rio de Janeiro, Brazil
Phone: 1-24-2242-5074
Hours: Ter, Qui e Dom 14:00-20:00

Rio de Janeiro Brazil Andarai
Rua Silva Teles, 99
Andaraí
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Phone: 1-21-2268-4698
Hours: Seg e Qua 07:00-10:00; Ter, Qui e Sex 17:00-21:00

Rio de Janeiro Brazil Campo Grande
R. Santo Eustáquio, 68
Campo Grande
23080-060 - Campo Grande - RJ
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Phone: 55-21-394-7442
Hours: Ter 14:00-22:00; Qua 13:00-19:00; Sab 13:00-21:00

Rio de Janeiro Brazil Niteroi
Rua Leite Ribeiro, 22
Fonseca
Niteroi, Rio de Janeiro
Niteroi, Rio de Janeiro, Brazil
Phone: 1-21-2625-0013
Hours: Seg e Qua 07:00-10:00; Ter, Quin e Sex 17:00-21:00;

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda

#52216 | regueiras | 21 nov 2003 08:17 | Em resposta a: #51275

Caro José António Reis:

Aonde consegue pesquisar os passaportes para o Brasil?

Regueiras

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda p/ Heloisa

#52293 | Heloisa | 21 nov 2003 18:39 | Em resposta a: #52157

Olá, Jurema
Muito obrigado.É muito importante ter esses endereços para consultar.Imprimi para não perder.
Um abraço.
Heloisa

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda P/ João

#52390 | Heloisa | 24 nov 2003 11:47 | Em resposta a: #51169

Caro João
Agradeço pela orientação que,me serão muito valiosas.Não tenho muito noção do valor do Euro .Qual o valor em relação ao dólar? Aqui no Brasil, atualmente 1 dólar equivale a R$2.92(reais).
Um abraço.
Heloisa

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda P/ João

#52435 | jaboo | 24 nov 2003 18:07 | Em resposta a: #52390

Cara Heloisa,

1 Euro = 1.15 dollar

cada vez que pedi a copia dum assento de baptismo ao ADViseu, o documento chegou uma semana depois do pedido e o custo em geral foi de 1.2 euros por cada copia. Penso que o preco nao sera muito differente na Povoa do Varzim.

Um abraco
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda

#52438 | joseantonioreis | 24 nov 2003 18:27 | Em resposta a: #52216

Caro Regueiras,

Há registos de passaportes no Arquivo Distrital do Porto, no fundo do Governo civil do Porto.
Creio que nos outros arquivos Distritais, também há este fundo.
Aqui no Porto começam cerca de 1834 e é um fundo essencial para quem é Brasileiro e tem ascendencias de emigrantes de Portugal.
José António Reis

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda

#52827 | fafá | 30 nov 2003 13:13 | Em resposta a: #51169

Cara Heloisa
Moro no Rio de Janeiro ,e gosto de genalogia, e consegui muita coisa sobre minha família neste site,também consegui ótimos amigos.
Sou filha de português,embora não conheça Portugal.
Você já pesquisou no Arquivo Nacional??
Abraços Fafá,.
meu e-mail fafinhamarques@ig.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda

#53315 | Heloisa | 08 dez 2003 14:46 | Em resposta a: #52827

Olá,Fafá

Bom saber que mora no Rio de Janeiro. Bom saber também que conseguiu muita coisa sobre sua família.Em qual lugar do Rio você mora?
Pesquisei no AN, consegui certidão de casamento, processo de naturalização, mas, o que mais queria ainda não consegui: saber o local de nascimento de meu avô. Na certidão não diz.
Desculpe a demora da resposta, estava sem comunicação.
Abraços.
Heloisa

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda P/ João

#53317 | Heloisa | 08 dez 2003 15:07 | Em resposta a: #52435

Caro João
Pode-se enviar pelos Correios?
Desculpe a demora em responder,estava sem comunicação.
Um abraço.
Heloisa

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda p/José(O que é o fundo?)

#53318 | Heloisa | 08 dez 2003 15:15 | Em resposta a: #52438

Caro José
Estava sem Internet, por isso a demora.Poderia me explicar melhor como funciona o fundo do Governo civil do Porto?
Um abraço.
Heloisa

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda P/ João

#53322 | jaboo | 08 dez 2003 16:48 | Em resposta a: #53317

Cara Heloisa,

Sim pode-se enviar pelo correio. Habitualmente, eu envio um cheque (cashier check that the Arquivo can exchange in euros ... ask your bank). Mas se você tiver a possibilidade de enviar um cheque em euros penso que será melhor (pois cashier checks nao sao gratis)! Nunca tentei enviar euros (real money) no envelope mas penso que isso também deverá funcionar.

Um abraço
Joao

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda

#53327 | RABECO | 08 dez 2003 19:07 | Em resposta a: #52438

Caro José António Reis,
Gostaria de saber mais pormenores de como obter tais dados, visto o meu Bisavô MANOEL DOMINGUES ter ido para o Brasil entre o ano de 1910-1930, e não conseguir saber mais nada.

Um abraço.
Manuel Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda

#53329 | joseantonioreis | 08 dez 2003 19:47 | Em resposta a: #53327

Caros amigos,

No Arquivo Distrital do Porto, como em quase todos os outros arquivos distritais(se houver regionalização, como é que fica?)há um fundo do Governo Civil do distrito que contem os registos de passaportes e os próprios processos.
No porto, começam, salvo erro em 1834 e vão até 1900 e muitos.
O problema é que não tem indices e é preciso ver um a um.
É demorado mas com muito trabalho...
Se me derem as coordenadas : nome, data da saída e se souberem os pais eu posso ver quando das minhas idas ao ADP, mas demora, pois tenho mais que investigar e o tempo não sobra...
Cumprimentos
José António Reis

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda

#53364 | fafá | 09 dez 2003 12:37 | Em resposta a: #53315

Olá Heloisa
Eu moro no Jardim Botânico, próximo a Lagoa.Meu e-mail é
fafinhamarques@ig.com.br
bjs Fafá

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda

#53366 | Martins Marques | 09 dez 2003 13:22 | Em resposta a: #51086

Heloisa estou com as mesmas duvidas que vc, vamos manter mais contato e assim ajudarmos uma a outra! Meu namorado esta na Alemanha e tem alguns amigos portugueses que poderam me ajudar. Se for do teu interesse, manda resposta!

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda P/ João

#53383 | Heloisa | 09 dez 2003 16:49 | Em resposta a: #53322

Caro João
Enviar cheque é mais simples e, sabendo o valor com relação ao dólar,fica mais fácil ainda. Obrigado, João.
Um abraço.
Heloisa

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda p/ João( fundo)

#53391 | Heloisa | 09 dez 2003 17:17 | Em resposta a: #53329

Caro José
Sei que tem pouca sobra de tempo e se sobrar um pouquinho e puder ver se tem alguma coisa de meu avô, agradeço muito.Temos muita sorte em encontrar pessoas boas como você.Não sei a data da saída de Portugal,só tenho o ano em que chegou: 1901,no Porto do Rio de Janeiro .O nome dele: MATHEUS RODRIGUES MAIA ,nascido em 07/03/1883, filho de MANOEL RODRIGUES MAIA e de MARIA ROSA DA CONCEIÇÃO.
Abraços.
Heloisa

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda

#53392 | Heloisa | 09 dez 2003 17:25 | Em resposta a: #53366

Cara Martins
Tenho interesse sim! Se não tiver ajuda,como farei?Toda ajuda é preciosa.Agradeço e fico aguardando.
Heloisa

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda

#56106 | Heloisa | 26 jan 2004 18:55 | Em resposta a: #53366

Martins Marques
Não estava conseguindo acessar o Sapo,por isso a demora.Desculpe!
Interessa muito,ajuda é valiosa.Também tenho Marques na família (tetravós) da parte de minha avó materna: LUIS MARQUES E GERTRUDES MARQUES,ambos nascidos na freguesia de Alcanede.
Um abraço.
Heloisa

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda

#57036 | texmel | 06 fev 2004 03:03 | Em resposta a: #51086

Cara confrade brasileira
Se por hipotese o seu Avô aí chegou com 2o aos,teria neascido em 1881,por lei este assento de batismo deveria estar no Arquivo Distrital de Porto,ms como isto anda tudo atrazado penso que ainda lá não deve estar,se assim contecer pode pedir para a Conservatória de registo Civil da Povoa de Varzim uma Certidão do Assento do Nascimento.
Primeiramemte tentava o Arquivo Distrital do Porto,Rua da Taipas,90-PORTO,mas para ter exito deve mandar a data,mesmo que aproximada de nascimento de seu Avõ.Se a resposta for negative então tente a conservatória do Registo Civil da POVOA DE VARZIM,Dando sempre data aproximada de nascimento,ou certa o facilitaria muito Cumprimentos
e boa sorte Texmel

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda

#57713 | Heloisa | 12 fev 2004 14:03 | Em resposta a: #57036

Caro confrade Texmel
Em primeiro lugar , peço desculpas pela demora em responder, estava sem acesso.
Muito obrigado pela orientação que me deu, vou seguir sua orientação.
Poderia dizer como é feito o pagamento? Pode ser pelos Correios? Não tenho cartão de crédito internacional.
Mais uma vez, obrigado.
Cumprimentos.
Heloisa

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda

#58136 | jcomoraes | 17 fev 2004 02:18 | Em resposta a: #52438

Caro José António
Estou pesquisando as origens de um avô português(José Pinto Moraes) de Vale da Igreja, Distrito de Guarda, Concelho de Seia.
Fiquei curioso em saber o que seria esse "registro de passaporte", o que constaria nele e se engloba todos os portugueses que vieram para o Brasil.
Estou tendo dificuldades em achar o passaporte de meu avô e qualquer informação nesse sentido ficaria grato.
É possivel conseguir uma segunda via de um passaporte ou cópia de algo referente a isso?
Desde já agradeço
Cordialmente
José Carlos Oliveira de Moraes
Vitória - Espírito Santo - Brasil

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 15:47

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen