Sá e Mendonça, Sá Nogueira e Sá da Bandeira

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Sá e Mendonça, Sá Nogueira e Sá da Bandeira

#5252 | Paulo | 23 mai 2001 15:51

As famílias Sá e Mendonça, Sá Nogueira e Sá da Bandeira são originárias da freguesia de Pias, actual Concelho de Ferreira do Zêzere. Aqui morou o F.C.A. Estevão de Sá e Mendonça a quem sucedeu nos morgados e na representação D.Maria Benvinda da Sá Godolfim e Mendonça cuja descendência está estudada e identificada. Pretendo saber se nas demais linhas descendentes de Estevão de Sá e Mendonça existem documentos, fotografias ou quaisquer fontes que possam contribuir para um estudo mais detalhado sobre a região de Ferreira do Zêzere.

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Sá e Mendonça, Sá Nogueira e Sá da Bandeira

#5269 | JCC | 24 mai 2001 00:09 | Em resposta a: #5252

Relativamente a Sá Nogueira conheço uma linha, que se ligou à minha família (Caldeiras astel-Branco), na pessoa de Henrique Acciaioli de Sá Nogueira (FCCR, n.1875).

A sua descendência está estudada, até a data da publicação (1943), no livro Caldeiras Castel-Brancos de Portalegre e Alter do Chão, de sua co-autoria, em conjunto com o Conde de São Payo (D. António).

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Sá e Mendonça, Sá Nogueira e Sá da Bandeira

#5287 | lumame00 | 24 mai 2001 20:19 | Em resposta a: #5252

Olá Paulo

Como tem passado ?

Tenho alguma documentação disponível, quase toda extraída da TT.

Se achar que tem interesse cruzarmos diga

Um abraço

Luis Melo

Resposta

Link directo:

RE: Sá e Mendonça, Sá Nogueira e Sá da Bandeira

#5289 | Paulo | 24 mai 2001 22:04 | Em resposta a: #5287

Caro Luis

Ainda bem que nos encontramos por aqui. Já tenho a copia da C.A. para si. Não está a 100% mas é lindíssima. Espero que este Forum traga ao nosso convivio mais pessoas interessadas no estudo dos Sá e Mendonça. Uma vez que a próxima iniciativa da Culturzêzere e porque tenho um convite para ir ao Porto talvez lhe possa entregar pessoalmente. Um abraço

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Sá e Mendonça, Sá Nogueira e Sá da Bandeira

#5343 | MLS | 28 mai 2001 14:13 | Em resposta a: #5252

Caro Paulo
Peço desculpa pelo meu longo silêncio mas ainda não tive oportunidade de ir ao sul por razões de vária ordem.
Talvez o possa ajudar quanto a fotografias de Sá Nogueira e quanto a documentação estou a tentar saber.
Li que vem ao Porto, talvez nos pudéssemos encontrar e falaríamos melhor.
Cumprimentos
Maria de Lourdes

Resposta

Link directo:

RE: Sá e Mendonça, Sá Nogueira e Sá da Bandeira

#5348 | Paulo | 28 mai 2001 16:17 | Em resposta a: #5343

Antes de mais o meu agradecimento ao João Cordovil, ao Luis Melo e à D. Maria de Lourdes pela colaboração até agora prestada. A ida ao Porto já está confirmada agradeço que me contactem via email para acertarmos as coordenadas.
Um abraço
Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Sá e Mendonça, Sá Nogueira e Sá da Bandeira

#5352 | MLS | 28 mai 2001 17:12 | Em resposta a: #5348

Caro Paulo
Não sei o seu endereço. O meu é MLSantarem@mail.pt
Cumprimentos
Maria de Lourdes

Resposta

Link directo:

RE: Sá e Mendonça, Sá Nogueira e Sá da Bandeira

#5375 | AESPCB | 29 mai 2001 20:58 | Em resposta a: #5352

Caros amigos, perdoem-me a ousadia de tratá-los assim, mas, não posso perder este tema para(apesar de não ter muito a ver com o assunto do mesmo), tentar satifazer uma curiosidade sobre a familía "Sá da Bandeira", a referida familia Sá da Bandeira é:
1) Descendente do Marquês de Sá da Bandeira?
OU
2) Descendente de Gonçalo Pirez da Bandeira?

Muito obrigado.

Abílio Cardoso Bandeira

Resposta

Link directo:

RE: Sá e Mendonça, Sá Nogueira e Sá da Bandeira

#5403 | MLS | 30 mai 2001 12:11 | Em resposta a: #5375

O Marquês de Sá da Bandeira chamava-se António Bernardo de Sá Nogueira Figueiredo, teve uma filha que não teve descendência. O apelido de família é portanto Sá Nogueira e os actuais vêm todos de irmãos do Marquês. O apelido Sá da Bandeira existe porque os descendentes de um dos irmãos Sá Nogueira passaram a usá-lo, embora eu não perceba porquê.
Cumprimentos
Maria de Lourdes

Resposta

Link directo:

RE: Sá e Mendonça, Sá Nogueira e Sá da Bandeira

#5552 | Paulo | 05 jun 2001 12:38 | Em resposta a: #5403

Caros Maria de Lourdes e Luis Mello,

Fui a Aveiro neste fim de semana e tencionava ir ao Porto também, acontece que o tempo foi escasso e não consegui sequer avisar-vos da minha ida. Vou programar nova viagem com mais antecedencia.
Um abraço

Paulo
jpan@clix.pt

Resposta

Link directo:

RE: Sá e Mendonça, Sá Nogueira e Sá da Bandeira

#8308 | dvl | 28 ago 2001 01:34 | Em resposta a: #5252

Existe um trabalho realizado pelo 4º Visconde de Sá da Bandeira muito extenso sobre todos os ramos e a descendência dos Sá Nogueira (ou Sá da Bandeira), assim como a origem dos nomes.

dvl70@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Sá e Mendonça, Sá Nogueira e Sá da Bandeira

#8552 | Paulo | 03 set 2001 15:24 | Em resposta a: #8308

Gostaria de saber se ó trabalho que referiu está publicado e se (e onde) pode ser consultado.
Obrigado.

Paulo Alcobia Neves
jpan@clix.pt

Resposta

Link directo:

RE: Sá e Mendonça, Sá Nogueira e Sá da Bandeira

#8565 | PGA | 03 set 2001 18:06 | Em resposta a: #8552

Exmo. Senhor,

O trabalho supra referido não foi escrito pelo meu bisavou Visconde e Marquês de Sá da Bandeira, mas sim pelo primo Rodrigo de Sá Nogueira.

Se tiver interesse posso facultar-lhe o trabalho fotocopiado.

Pedro Sá Nogueira

Resposta

Link directo:

RE: Sá e Mendonça, Sá Nogueira e Sá da Bandeira

#8617 | Paulo | 04 set 2001 14:08 | Em resposta a: #8565

Ex.mo Senhor,

Tenho o maior interesse na consulta desse trabalho na medida em que me interessa não só pelo caracter genealogico como também pelo facto da família Sá ser orinuda da região de Ferreira do Zêzere onde ainda hoje existem casas e outros vestígios da sua antiguidade.
Possuo em fase de conclusão um estudo sobre a linha de representação do armigerado Estevão de Sá e Mendonça, antepassado da Sua família e diversos ramos estudados, alguns dos quais ainda residentes no supracitado Concelho.
O meu email é jpan@clix.pt.

Uma vez mais os meus agradecimentos.

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Sá e Mendonça, Sá Nogueira e Sá da Bandeira

#8756 | PGA | 06 set 2001 19:21 | Em resposta a: #5403

Exma. Senhora,

Não me leve a mal a ousadia de querer dar este esclarecimento, mas o 1º Marquês de Sá da Bandeira chamava-se Bernardo de Sá Nogueira de Figueiredo e não António.

No que diz respeito ao apelido Sá da Bandeira,a história deve ser mais ou menos esta:
Houve um Sá Nogueira que foi viver para Itália (penso que por ter participado e morto alguém num duelo).
Em Italia o Marquês de Sá da Bandeira tinha para além de um grande prestígio, honras de primo do Rei do Itália, e por isso pediu autorização ao então Rei de Portugal para passar a usar em vez do apelido de Sá Nogueira, Sá da Bandeira.

Nunca li esta versão mas sempre foi a que ouvi na minha familia.

Com os melhores cumprimentos,

Pedro Sá Nogueria

Resposta

Link directo:

RE: Sá e Mendonça, Sá Nogueira e Sá da Bandeira

#9936 | Paulo | 28 set 2001 15:46 | Em resposta a: #8617

Caros Participantes,

Informa-me o meu primo António de Sá Caldeira, do Beco (Ferreira do Zêzere) que no passado domingo estiveram em Ferreira do Zêzere alguns descendentes de Estevão de Sá e Mendonça.
Infelizmente não deixaram contacto.

Uma vez que fizeram a viagem por razões genealogicas, e tendo eu bastante matéria sobre esta família, solicito a algum colega de Forum que saiba de quem se possa tratar o favor de me contactar para o meu email jpan@clix.pt

Obrigado

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Sá e Mendonça, Sá Nogueira e Sá da Bandeira

#9957 | sapeca | 28 set 2001 22:10 | Em resposta a: #5252

Meus caros:
Bernardo de Sá Nogueira de Figueiredo distinguiu-se no renhido recontro do Alto da Bandeira, ao sul do Douro, perto de V. N. de Gaia, entre as tropas miguelistas e as constitucionais, em 8 de Setembro de 1832.
Neste combate perdeu um braço Bernardo de Sá Nogueira de Figueiredo, Governador do Porto, motivo pelo qual lhe foi concedido o título de marquês de "Sá" (do seu apelido) "da Bandeira" (em recordação do seu comportamento heróico naquele recontro, que tão caro lhe custou).
Esta a razão para o nome do titulo desta família: SÁ DA BANDEIRA.
Os melhores cumprimentos.
Fernando Moreira de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Sá e Mendonça, Sá Nogueira e Sá da Bandeira

#10629 | Paulo | 10 out 2001 15:36 | Em resposta a: #8565

Caro Pedro Sá Nogueira,

Venho por este meio manifestar publicamente o meu agradecimento pelo magnífico trabalho que me enviou.
Tratando esta obra da ascendencia e descendencia de Faustino Lopes Nogueira e de Dona Francisca de Sá e Mendonça, e uma vez que estes contrairam matrimonio na Capela da Quinta do Desterro, no lugar do Alqueidão, freguesia de Pias, Concelho de Ferreira do Zêzere, torna-se indissociavel a ligação histórica da Sua família com este Concelho.

Por outro lado fiquei a saber que o José Miguel Quintana (que conheço há mais de 30 anos, Queen Elizabeth, São João de Brito etc...) acaba por ser meu parente e descendente de famílias de Ferreira.

Fico-lhe muitíssimo grato e prometo a curto prazo enviar-lhe os elementos que possuo sobre a representação dos Sá e Mendonça.

Um forte abraço

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Sá e Mendonça, Sá Nogueira e Sá da Bandeira

#13180 | MLS | 19 nov 2001 12:13 | Em resposta a: #8756

Primo Pedro de Sá Nogueira
Peço desculpa por só agora responder mas tenho andado um pouco por fora do forum. De forma nenhuma levei a mal a sua correcção. Não sei porquê mas em minha casa sempre ouvi dizer que o Marquês de Sá não era só Bernardo mas sim António Bernardo, daí eu ter escrito isso. No entanto confesso que é um pouco estranho uma vez que ele tinha um irmão António.
Quanto à questão do uso do apelido Sá da Bandeira por um ramo da família, gostei muito de saber qual o motivo pois desconhecia totalmente.
Muito obrigada pela sua informação e gostei imenso de falar consigo.
Cumprimentos
Maria de Lourdes de Sá Nogueira Santarém

Resposta

Link directo:

RE: Sá e Mendonça, Sá Nogueira e Sá da Bandeira

#16384 | Paulo | 29 jan 2002 15:43 | Em resposta a: #9957

Caros Luis Mello e Pedro Sá Nogueira:

Acabo de concluir o rol de filhos de Lucas de Sá e Mendonça (pai de Rodrigo e avô do FCA Estevão de Sá e Mendonça), todos nascidos no lugar do Beco, termo da Vila de Dornes, hoje Concelho de Ferreira do Zêzere.Agradecia que me reenviassem os Vossos emails para vos fornecer esta informação.

Um abraço

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Sá e Mendonça, Sá Nogueira e Sá da Bandeira

#16386 | PGA | 29 jan 2002 16:34 | Em resposta a: #16384

Caro Paulo,

O meu e-mail é o seguinte,
pedrosanogueira@sgfc-law.esoterica.pt
Um abraço

Pedro Sá Nogueira

Resposta

Link directo:

RE: Sá e Mendonça, Sá Nogueira e Sá da Bandeira

#16427 | luis_melo | 30 jan 2002 22:37 | Em resposta a: #16384

Olá Paulo,

Como tem passado ?

Agradeço a sua disponibilidade e envio o meu endereço: mariluismelo@clix.pt.

Caso me possa informar onde poderia encontrar "Antiguidades familias e varões ilustres de Cernache" de Cãndido Teixeira ficar-lhe-ia duplamente grato

Um abraço e até breve

Luis Melo

Resposta

Link directo:

RE: Sá e Mendonça, Sá Nogueira e Sá da Bandeira

#16444 | Paulo | 31 jan 2002 11:51 | Em resposta a: #16427

Caro Luis,

Não trouxe hoje para o IPT as informações acerca dos filhos de Lucas S. M., prometo enviar-lhe esses dados amanhã hoje é dia de frequência...).

O livro de Candido Teixeira é muito dificil de encontrar, se pretender, o mais que posso é fornecer-lhe uma cópia do meu.

Um abraço

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Sá e Mendonça, Sá Nogueira e Sá da Bandeira

#41570 | camac41 | 13 mai 2003 17:30 | Em resposta a: #16444

Caro Paulo Alcobia Neves.

No "Livro Genealógico das Famílias desta Cidade de Portalegre", de Manuel da Costa Juzarte de Brito, na edição anotada, corrigida por Nuno Borrego e Mello Guimarães, no Capítulo dos Fonsecas de (Castelo Branco)vem uma referência ao Título de Roques do Rosmaninhal, pág 924-925 do livro de Cândido Teixeira.
Abusando da sua disponibilidade agradecia o envio de cópias do referido Título. Para facilitar posso sugerir o envio de cópias "scanadas" para o meu e-mail camac(arroba)netcabo(ponto)pt.
Como o agradecimento antecipado e os melhoes cumprimentos

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Sá e Mendonça, Sá Nogueira e Sá da Bandeira

#41710 | quintadoloureiro | 15 mai 2003 13:11 | Em resposta a: #16444

Caro Paulo Alcobia Neves

A minha mulher é Sá Nogueira e o seu Avô, que tem 98 anos, é bisneto de Aires de Sá Nogueira de Figueiredo irmão de Bernardo de Sá Nogueira, Marquês de Sá da Bandeira. Ele tem muitos elementos sobre a família Sá Nogueira. Se poder ajudar em alguma coisa diga.
Cumprimentos,
José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Sá e Mendonça, Sá Nogueira e Sá da Bandeira

#41717 | Samuel de Castro | 15 mai 2003 14:33 | Em resposta a: #41710

Peço a gentileza de ver o tópico que lancei hoje com o título Lourenço, Costa, Azevedo, Pereira, Barbosa e Lemos... e ver se tem a descendência de Antônia Rosa de Sá Barbosa, que foi a primeira esposa de Félix Pereira de Castro, escrivão de Órphão de Monção-PT. Agradeço a atenção.

Resposta

Link directo:

RE: Sá e Mendonça, Sá Nogueira e Sá da Bandeira

#89423 | carro | 25 abr 2005 11:22 | Em resposta a: #8756

Caro Pedro de Sa Nogueira

Eu tenho uns primos Sá Nogueira.
Ja agora sabe alguma coisa dos Alves Sá Nogueira?

Cumprimentos
Filipe Carneiro de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Sá e Mendonça, Sá Nogueira e Sá da Bandeira

#89863 | MLS | 02 mai 2005 12:44 | Em resposta a: #89423

Caro Filipe

Eu tenho primos direitos que são Alves de Sá Nogueira.
Cumprimentos

Maria de Lourdes Santarém

Resposta

Link directo:

RE: Sá e Mendonça, Sá Nogueira e Sá da Bandeira

#89867 | luso | 02 mai 2005 15:02 | Em resposta a: #16386

Caro Pedro

Gostaria de lhe perguntar se o palacio a ss da pedreira ainda pertence à familia

Cumprimentos

ptp

Resposta

Link directo:

RE: Sá e Mendonça, Sá Nogueira e Sá da Bandeira

#89877 | carro | 02 mai 2005 17:08 | Em resposta a: #89863

Cara Maria de Lourdes

A minha tia e Helena Cristina de Sá Nogueira Ladeira Caiado a mãe dela e que e Alves de Sá Nogueira.
Sera que e a mesma familia que estamos a falar?

Cumprimentos
Filipe Carneiro de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Sá e Mendonça, Sá Nogueira e Sá da Bandeira

#90038 | MLS | 04 mai 2005 22:54 | Em resposta a: #89877

Olá Filipe

A sua tia nascida a 13/1/1965 é sobrinha bisneta de meu avô materno. Assim a minha mãe é prima direita do avô de sua tia. Tenho em meu poder postais escritos por João de Sá Nogueira, bisavô da sua tia Helena Cristina, que pelos vistos é minha prima. O meu mail é mlsantaremarrobamail.pt
Cumprimentos

Maria de Lourdes Santarém

Resposta

Link directo:

RE: Sá e Mendonça, Sá Nogueira e Sá da Bandeira

#97592 | josemssantos | 08 ago 2005 17:41 | Em resposta a: #90038

Caros participantes

Alguém me pode informar das datas de nascimento e falecimento, com dia e mês, do 1º Marquês de Sá da Bandeira, Bernardo de Sá Nogueira de Figueiredo(*1795,+1876)?

Muito obrigado

José Maria Simões dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Sá e Mendonça, Sá Nogueira e Sá da Bandeira

#97595 | JASP | 08 ago 2005 18:07 | Em resposta a: #97592

Caro José Maria Simões dos Santos

Bernardo de Sá Nogueira de Figueiredo, 1º barão, 1º visconde e 1º marquês de Sá da Bandeira, nasceu em Santarém a 26 de Setembro de 1795 e faleceu em Lisboa a 6 de Janeiro de 1876.

Cumprimentos
Jorge Afonso

Resposta

Link directo:

RE: Sá e Mendonça, Sá Nogueira e Sá da Bandeira

#97596 | josemssantos | 08 ago 2005 18:14 | Em resposta a: #97595

Caro Jorge Afonso

Muito obrigado, pela pronta resposta!

José Maria Simões dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Sá e Mendonça, Sá Nogueira e Sá da Bandeira

#253683 | LCM | 25 abr 2010 18:15 | Em resposta a: #16427

Caro Luís Melo

Posso pedir o favor de me contactar? O meu e-mail é correiadematos (arroba) mail (ponto) telepac (ponto) pt

Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 13:38

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen