D. Marcos Pinto Soares Vaz Preto (Arcebispo)

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões | Famílias | Cargos

D. Marcos Pinto Soares Vaz Preto (Arcebispo)

#53275 | rita18 | 07 dez 2003 13:00

Caros Confrades,

Reproduzo aqui um pedido de ajuda que fiz ao inestimável Pedro França e para o qual peço a ajuda de quem possa e me saiba orientar nesta pesquisa.
Gostaria de saber a filiação e a naturalidade de D. Marcos Pinto Soares Vaz Preto. Ponho a hipótese que a naturalidade seja Sesimbra e não Lisboa, como vem referido na Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira (onde vem referida a data do óbito – 1851 - como sendo a de nascimento). Coloco igualmente a hipótese de que os seus pais sejam Marcos Pinto e Maria Soares (com ascendência em Preto, Vaz, Sermenho, Farto...). O facto de um Reverendo Marcos Pinto Soares ser padrinho, em 1807, de um neto daquele casal, de vários casamentos desta família serem celebrados pelo Bispo do Maranhão, a quem o Arcebispo Marcos Pinto Soares Vaz Preto esteve também ligado, segundo a GEPB, constituem outros indícios da ligação.

Muito agradeço desde já qualquer informação ou orientação.
Com os melhores cumprimentos,
Rita Cabeça Ramos

Segue pequena biografia do senhor Arcebispo:

Padre Marcos Pinto Soares Vaz Preto (1782-1851).

Maçon. Exílio em Londres 1829-1831 Arcebispo de Lacedemónia desde 1835. Confessor de D. Pedro IV e de D. Maria II. Deputado em 1834-35; 1842-46 e 48-51. Acusado de alta-traição em Novembro de 1836, na sequência da belenzada. Grão-mestre da Loja Provincial do Oriente irlandês de 1843 a 1851.

Resposta

Link directo:

RE: D. Marcos Pinto Soares Vaz Preto (Arcebispo)

#53276 | Pedro França | 07 dez 2003 13:08 | Em resposta a: #53275

Cara Rita:

Vou ver o que posso saber. Talvez consiga alguma coisa aqui pelo AUC, para esta semana.
Aguarde-me aqui, se entretanto ninguém disser nada.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: D. Marcos Pinto Soares Vaz Preto (Arcebispo)

#53279 | jpcmt | 07 dez 2003 14:06 | Em resposta a: #53275

Minha Senhora:
O "Grande Livro dos Portugueses" dá-lhe razão. Com efeito, ali se diz:
"Preto, D. Marcos Pinto Soares Vaz- Sacerdote e militante liberal (Sesimbra 20.11.1782-Lisboa 6-12-1851). Professor no covento de Frades de Santiago de Palmela, onde recebeu ordens de presbítero. Prior de Alhos Vedros, em 1820 abraçou a revolução liberal. A reacção absolutista, em 1823, desterou-o para Mesão Frio. Em 1828 emigrou para Inglaterra, pondo-se ao serviço da causa liberal. Voltou ao Continente com D. Pedro, que o escolheu para seu confessor. Com o triunfo do liberalismo recebeu os cargos de esmoler-mór e confessor de D. Maria II, vigário geral do Patriarcado, arcebispo-eleito de Lacedemónia e D. Prior da Colegiada de Guimarães."

Sobre a sua ascendência, po agora, nada encontrei.

Cumprimentos,
J. de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: D. Marcos Pinto Soares Vaz Preto (Arcebispo)

#53280 | rgc | 07 dez 2003 14:24 | Em resposta a: #53275

Cara Rita Cabeça Ramos

Por mail posso dar-lhe alguma informação,de alguns ramos desta ilustre família.

octaviocarvalho@netcabopontopt

Com os meus melhores cumprimentos.

Rafael Guerreiro

Resposta

Link directo:

RE: D. Marcos Pinto Soares Vaz Preto (Arcebispo)

#53284 | rita18 | 07 dez 2003 15:45 | Em resposta a: #53279

Caro J. de Castro e Mello Trovisqueira

Muito obrigada pelas informações. Desta forma já poderei pedir localizar o assento de baptismo.
Manuel Frade Ramos Pinto Soares (n. 29.07.1778) e D. Joana Margarida (Frade Ramos Pinto) Farta que suponho (cada vez mais) irmãos do Arcebispo Marcos Pinto Soares são meus 5ºs avós.
Para trás já desisti de contar quantas vezes as mesmas pessoas são meus (n) avós. Só para ilustrar localizei recentemente um matrimónio deste ramo em que os noivos tinham sido dispensados do 2º, 3º e 4º grau de consaguineidade.
Renovo os meus agradecimentos e peço-lhe o favor de me tratar por Rita, como é regra nesta fórum.
Com os melhores cumprimentos,
Rita

Resposta

Link directo:

RE: D. Marcos Pinto Soares Vaz Preto (Arcebispo)

#53285 | rita18 | 07 dez 2003 15:52 | Em resposta a: #53280

Caro Rafael,

Muito agradeço a atenção.
Já lhe enviei uma mensagem para o endereço que indicou. Deixo aqui cópia da mesma pois poderá interessar a outros confrades:

Nem imagina a alegria que me dá. Os pais e avós do Senhor Arcebispo (cada vez estou mais convicta de serem Marcos Pinto e Maria Soares) são meus 6ºs avós duas vezes (pelo que já levantei) e os pais de Maria Soares - Manuel Ramos Frade Soares e Ana Maria Farta (casados em Santiago, Sesimbra, 08.11.1744) - são meus 7ºs avós três vezes (ou seja, uma irmã de Maria Soares, Ana Inácia Farta da Encarnação (casada em Santiago, Sesimbra com Luís Carvalho (Formiga) a 22.04.1781, é minha 6ªavó por outra via). Espero não estar a ser mais confusa do que o necessário.

Muito agradeço a sua disponibilidade e coloco desde já à sua disposição todos os dados que tenho, caso lhe interessem. Além disso saiba que tenho os índices dos casamentos realizados em Santiago entre 1710 e 1760, pelo que se precisar que localize algum matrimónio é só dizer."

Embora não tenha identificado outros confrades interessados nesta freguesia e localidade, estendo a oferta a quem o desejar.

Com os melhores cumprimentos,

Rita Cabeça Ramos

Resposta

Link directo:

RE: D. Marcos Pinto Soares Vaz Preto (Arcebispo)

#53286 | rita18 | 07 dez 2003 16:01 | Em resposta a: #53276

Caro Pedro,

As maiores desculpas de só agora lhe responder. O computador onde estou (em casa) já bloqueou tantas vezes hoje que pensava que já lhe tinha agradecido (a mensagem não seguiu no entretanto de um desses bloqueios).
É provável que localize, durante as pesquisas que amavelmente se ofereceu para realizar, um outro reverendo, também de Sesimbra e da mesma familia e com um nome semelhante - Manuel Preto Vaz - anterior ao Arcebispo Marcos Pinto Soares (Vaz Preto). Caso tal aconteça (mas não estou a pedir que faça, só em caso de o localizar entretanto) por favor transmita-me o que encontrar.
Mais uma vez os meus maiores agradecimentos e melhores cumprimentos,
Rita

Resposta

Link directo:

RE: D. Marcos Pinto Soares Vaz Preto (Arcebispo)

#53288 | jpcmt | 07 dez 2003 16:23 | Em resposta a: #53284

Cara Rita Cabeça Ramos:

Muito obrigado pela amabilidade da sua resposta. Entretanto, fui consultar a "História de Portugal" de Pinheiro Chagas, onde apenas encontrei um retrato do Arcebispo. Se nele estiver interessada posso fazer um "scanning".
Para isso, terá de fazer o favor de enviar o seu contacto para o meu mailbox:
jpcmt(at)mail.telepac.pt
Renovados cumprimentos,
J. de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: D. Marcos Pinto Soares Vaz Preto (Arcebispo)

#53289 | jpcmt | 07 dez 2003 16:24 | Em resposta a: #53284

Cara Rita Cabeça Ramos:

Muito obrigado pela amabilidade da sua resposta. Entretanto, fui consultar a "História de Portugal" de Pinheiro Chagas, onde apenas encontrei um retrato do Arcebispo. Se nele estiver interessada posso fazer um "scanning".
Para isso, terá de fazer o favor de enviar o seu contacto para o meu mailbox:
jpcmt(at)mail.telepac.pt
Renovados cumprimentos,
J. de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: D. Marcos Pinto Soares Vaz Preto (Arcebispo)

#53290 | rita18 | 07 dez 2003 16:37 | Em resposta a: #53289

Caro J. de Castro e Mello Trovisqueira

Agradeço imenso a disponibilidade e as atenções. A Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira tem também dois retratos do Senhor Arcebispo.
Se precisar de algum dado da freguesia de Santiago, Sesimbra é só dizer.
Outras localidades de que tenho alguns (embora em muito menor número, por enquanto) dados são as Vouzela, Viseu; Gouveia e Manteigas, Guarda; Passos, Armarmar e Salzedas, Lamego; e Huelva (Andaluzia) pelo que se puder ajudar estou à disposição.
Renovados cumprimentos,
Rita

Resposta

Link directo:

RE: D. Marcos Pinto Soares Vaz Preto (Arcebispo)

#53493 | Pedro França | 11 dez 2003 00:40 | Em resposta a: #53276

Cara Rita:

Andei a percorrer os ficheiros com verbetes quer de estudantes da UC quer de processos de ordenação e não localizei nenhum com o nome desse eclesiástico. Vou tentar novamente, só com o apelido Soares, já que com "Preto" e com "Vaz" não há entrada.
Vamos ver amanhã. Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: D. Marcos Pinto Soares Vaz Preto (Arcebispo)

#53536 | RCR | 11 dez 2003 17:19 | Em resposta a: #53493

Caro Pedro

Muito obrigada por todas as atenções.
Um abraço,
Rita

Resposta

Link directo:

RE: D. Marcos Pinto Soares Vaz Preto (Arcebispo)

#53629 | rita18 | 13 dez 2003 13:20 | Em resposta a: #53493

Caro Pedro,

Confirmei hoje, na habilitação de genere (C.E.L., Mº452,Pº3) a ascendência de Marcos Pinto Soares (Vaz Preto)(n. Santiago, Sesimbra, 30.11.1782). É de facto filho de Marcos Pinto (mandador de uma armação de Sesimbra(?))e Maria Soares (c.11.10.1773, Santiago, Sesimbra). Neto paterno de José Pinto (fº este de Simão Pinto e Catarina Farta) e de Catarina Maria da Silva (fª de Inácio Ferreira e Maria da Silva). Neto materno de Manuel Ramos Frade (fº este de Fernando Delgado Farinha e de Maria Soares da Assumpção - c. 2.1.1704) e de Ana Farta da Assumpção (fª esta de Manuel Preto Farinha e Maria Farta - c. 10.1.1714). Todos naturais e residentes em Sesimbra (Santiago). Tenho ainda os dados dos ascendentes dos bisavós de Marcos Pinto Soares, se por acaso alguém estiver interessado.
A haver algum dado no Arquivo da Universidade de Coimbra é provável que esteja em Pinto e não em Soares (como acontece com a sua habilitação de genere).
Consultei também a habilitação de genere de Manuel Preto Vaz (C.E.E., Mº 414, Pº16, de 1722) e de alguns outros futuros sacerdotes, naturais de Sesimbra e de apelido Preto, Vaz, Pinto, Farto, e, no caso de alguém poder estar interessado, disponha.
CUm abraço,
Rita

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 08:33

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen