Família Panasco (séc. XVIII)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Família Panasco (séc. XVIII)

#53311 | JVT | 08 dez 2003 11:19

Agradeço informações sobre a família Panasco, natural da Maia, Porto e com descendência em Coruche, Santarém.
As informações de que disponho são:
Manuel Francisco Panasco, natural de Santa Maria de Alvarelos, Maia, casado com Inês Teixeira, natural de Vila Ferreira. Tiveram Manuel Francisco Panasco e José Francisco Panasco (n. 1728 em Santiago do Escoural, Montemor-o-Novo, Évora), todos moradores na freguesia do Couço, Coruche, Santarém.

Antecipadamente grato,
Jorge Veiga Testos

Resposta

Link directo:

RE: Família Panasco (séc. XVIII)

#53359 | FAmaral | 09 dez 2003 11:54 | Em resposta a: #53311

Houve uma família Panasco em Borba, com manifesta principalidade na região, tratada pelo Felgueiras Gayo.
A ela pertenceu o Desembargador Bento Dias Panasco, da 1ª metade do séc. XVIII, com geração que penso extinta.
Foi casado com a proprietária duma quinta em Pardais, concelho de Vila Viçosa. Aí realizou várias benfeitorias, no monte e na quinta, a qual tinha tido outros nomes, e passou então a chamar-se "do Panasco", actualmente "quinta da Ribeira de Baixo.
Muitos cumprimentos
Augusto Ferreira do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Família Panasco (séc. XVIII)

#53363 | Filipe Prista Lucas | 09 dez 2003 12:28 | Em resposta a: #53359

Caro Jorge Veiga Testos,

Eu descendo da referida família Panasco, da região de Borba, pela minha 5.ª avó Maria Manuela Panasco da Silveira Banazol de Ataíde - se não me engano, serei primo do referido Desembargador Bento Dias Panasco.

Caso pretenda qualquer informação acerca desta família, sinta-se desde já à vontade para a pedir.

Com os melhores cumprimentos,

Filipe Prista Lucas

Resposta

Link directo:

RE: Família Panasco (séc. XVIII)

#53378 | JVT | 09 dez 2003 16:03 | Em resposta a: #53363

Agradeço as vossas úteis informações. Qual a origem desta família Panasco de Borba?
Se tivessem dados sobre os antepassados do referido Desembargador Bento Dias Panasco, ficaria muito grato.

Melhores cumprimentos
Jorge Veiga Testos

Resposta

Link directo:

RE: Família Panasco (séc. XVIII)

#53410 | FAmaral | 09 dez 2003 21:52 | Em resposta a: #53378

Caro correspondente

Segundo Felgueiras Gayo (tomo 22, p. 51):

I - António Fernandes Panasco
Filhos:

1(II) - António Fernandes Panasco
Casou com Catarina Rodrigues, m. 1683.
Filhos:

1(III) - Bento Martins Panasco
Casou com Catarina Belo. Com geração que se ligou a gente de Olivença, Vila Boim, Vila Viçosa e Alandroal (ver em Gayo, loc. cit.)

2(III) - Manuel Rodrigues Panasco
Casou em Borba (1664) com Maria da Cruz.
Filho:

IV - Bento Dias Panasco
(os dados que se seguem, obtive-os de outras fontes) Licenciado em direito, foi nomeado Juiz de Fora em Vila Viçosa em 1708 e depois em Elvas. Em 1714 recebeu a mercê de Administrador vitalício da azenha de Pardais. Em 1718 foi nomeado Corregedor da comarca de Miranda, em 1723 Provedor da comarca de Elvas, e em 1730 Auditor Geral na Corte. Recebeu em 1732 o hábito de Cristo, com 30 mil réis de tença por ano, e nessa ordem foi Cavaleiro professo. Aposentou-se como Desembargador da Relação do Porto em 1743 e morreu de doença súbita em 1758. Viveu na quinta que era de sua mulher, ao certo, desde 1739. Mas já antes, possivelmente desde 1714, lá habitara, pelo menos temporariamente. Engrandeceu-a muito. Mandou construir a parte fronteira da casa, seis tanques, obras de arte, ruas e bosques de buxo, latadas, um lagar de azeite, etc. De tal maneira a beneficiou que foi chamada durante mais de dois séculos "Quinta do Dr. Panasco".
Casou em 1713 com D. Inês Maria de Faria (ou de Lara), filha, sucessora na referida quinta, de João Rodrigues Lourinho nascido cerca de 1670, contratador da Casa de Bragança, arrematante das suas rendas, lavrador e capitalista em Vila Viçosa e Tesoureiro da Coroa na comarca, e de sua mulher Maria de S. Francisco.
Filhos:

1(V) - José Carlos de Miranda Panasco.
Foi este quem herdou a dita quinta e aí viveu.
Morreu em 1783, tendo sido casado com D. Antónia Vitória de Sousa e Brito, mas não teve filhos.
D. Antónia Vitória recolheu-se, depois de viúva, ao Beatério de S. José, onde vivia ainda em 1791.
Por morte dela, a quinta de Baixo da Ribeira foi vendida por seu cunhado frei Francisco de Santa Inês Panasco e outros herdeiros, a José Inocêncio de Assa Castelo-Branco.

2(V) - Frei António de Santa Teresa, frade paulista

3(V) - Frei Vicente, também frade paulista

4(V) - Frei Francisco de Santa Inês Panasco, acima referido.

(daqui em diante de novo segundo Gayo. loc. cit.)

3(III) - Padre António Panasco, m. 1721

4(III) - Catarina Panasco, mulher de Manuel Quadrado.


2(II) - Frei Bento Panasco
Frade de Avis, beneficiado na matriz de Borba.


Eis tudo o que por ora sei sobre esta gente.
Muitos cumprimentos

Augusto Ferreira do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Família Panasco (séc. XVIII)

#53412 | abivar | 09 dez 2003 22:09 | Em resposta a: #53311

Caro Confrade:

Será provavelmente coincidência, mas tenho notícia de um Manuel Álvares Panasco nascido em Pêro Viseu, Fundão, Castelo Branco, filho do Alferes Manuel Álvares e de sua Mulher, Catarina Luís e casado a 15/1/1688 com Maria Martins de Proença, na mesma freguesia. São ascendentes da minha Mulher, através da ligação aos Avellares de Medelim. O apelido "Panasco" não aparece na ascendência nem na descendência detectada.

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Família Panasco (séc. XVIII)

#53428 | JVT | 10 dez 2003 10:25 | Em resposta a: #53410

Mais uma vez agradeço as suas informações. Só recuando nos meus Panascos é que consigo saber se há alguma relação.

Melhores cumprimentos,
Jorge Veiga Testos

Resposta

Link directo:

RE: Família Panasco (séc. XVIII)

#53431 | Filipe Prista Lucas | 10 dez 2003 11:02 | Em resposta a: #53410

Eu descendo da seguinte linha da família Panasco:

CATARINA PANASCO, casada com MANUEL QUADRADO (referidos em 4III acima), pais de:

LEONOR PANASCO, casada com JOSÉ DA SILVA BARATA, filho de Simão da Silva e de Maria da Silveira, pais de:

RITA PANASCO QUADRADO, casada com LOURENÇO DIAS SILVEIRO, filho de Manuel Lopes e de Francisca Dias, pais de:

MARIA ANA PANASCO DA SILVEIRA, casada com JOSÉ MENDES BELO DE ATAÍDE, filho do Capitão Barnabé Mendes Belo e de Rita Inácia Joana Banazol de Ataíde, pais da minha já referida 5.ª avó MARIA MANUELA PANASCO DA SILVEIRA BANAZOL DE ATAÍDE.

Melhores cumprimentos,

Filipe Prista Lucas

Resposta

Link directo:

RE: Família Panasco (séc. XVIII)

#62397 | mercurio2 | 12 abr 2004 20:50 | Em resposta a: #53311

Sou descendente de família Panasco que rumou para Angola nos finais do séc. XIX e lá deixou a semente para três gerações posteriores medrarem. Há um ano e tal atrás tive a oportunidade de conhecer a terra onde nasci- Sá da Bandeira actual Lubango- e no Cemitério duma terreola próxima chamada Huíla, lá estava a campa do meu antepassado e um irmão seu, respecitvamente meu bisavô e tio-bisavô, lado a lado, João Panasco e o nome do tio já não me recordo. Fica aqui este apontamento para quiçá um primo afastado. Contudo terei à mão uma árvore genealógica muito rudimentar feita pelo meu pai que irei pesquisar melhor, e logo que possa troco mais informações sobre este antepassado e quem sabe outros.

Resposta

Link directo:

RE: Família Panasco (séc. XVIII)

#62429 | coelho | 13 abr 2004 11:34 | Em resposta a: #62397

Um tal alferes Manuel de Oliveira Panasco (sec. XVIII), de Aguada de Baixo, Águeda, é meu antepassado.

Cumprimentos,
Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Família Panasco (séc. XVIII)

#62435 | Filipe Prista Lucas | 13 abr 2004 12:55 | Em resposta a: #53410

Caro Augusto Ferreira do Amaral,

Através do estudo recente de fontes eclesiásticas, pude constatar que parte da informação que referiu acerca dos PANASCOS e que provém do Felgueiras Gayo se encontra errada.

Abaixo segue a informação corrigida (mas que ainda não terá sido completada por falta de tempo disponível para deslocações ao Arquivo de Évora), no que respeita à ascendência de Catarina Panasco (4(III) na numeração que seguiu), minha antepassada.

1. CATARINA PANASCO, bapt. S. Bartolomeu, Borba, 6.2.1656, c. Matriz, Borba, 26.6.1678 com MANUEL QUADRADO, filho de Manuel Quadrado e de Maria Lopes

2. ANTÓNIO RODRIGUES PEITO-DE-AÇO, n. Borba
3. CATARINA RODRIGUES, n. Borba

4. MANUEL MARTINS PEITO-DE-AÇO, n. Santiago, Estremoz, c. Matriz, Borba, 27.5.1618
5. CATARINA RODRIGUES PANASCO, n. Matriz, Borba
6. MANUEL COELHO, n. São Lourenço, Portalegre
7. CATARINA RODRIGUES, n. Borba

8. DOMINGOS MARTINS PEITO-DE-AÇO, n. Estremoz
9. CATARINA RODRIGUES, n. Estremoz
10. LOPO MARTINS, n. Borba
11. CATARINA DIAS, n. Borba

Com os melhores cumprimentos,

Filipe Prista Lucas

Resposta

Link directo:

RE: Família Panasco (séc. XVIII)

#62507 | ant.perestrelo | 14 abr 2004 13:36 | Em resposta a: #62429

Caros Participantes,
Também encontrei uns Panasco em Portalegre:

BARTOLOMEU FERNANDES PANASCO e MARIA MARTINS tiveram:
ANTÓNIO FERNANDES PANASCO, natural da freguesia de S. Lourenço, nascido a 2 de Junho de1696 e baptizado a 10 desse mês. Padrinhos: António Pereira Vinagre e Catarina Maria. Casou com CATARINA MARTINS ABREU, natural da freguesia de S. Martinho, filha de Manuel Fernandes Abreu e Maria Martins, na freguesia de S. Martinho em 16 de Janeiro de 1719.Tiveram:

MANUEL FERNANDES PANASCO, natural da freguesia de S. Lourenço. Foi baptizado nesta freguesia em 2 de Dezembro de 1720. Foram padrinhos: Manuel Cordeiro e Catarina da Rosa. Casou na freguesia de Santa Maria Madalena em Portalegre em 19 de Outubro de 1750 com ANA TAVARES DE SOUSA .

António Perestrelo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 01:14

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen