vizeto

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões

vizeto

#54072 | lgameiro | 19 dez 2003 10:59

Vivam todos.
Procuro pistas sobre a descendência de Germin (Jerónimo Vizeto (ou Vizetto ou ainda Vizetti), capitão genovês que passou a Portugal no século XVIII; tendo vivido em Tavira.
Poderá alguém ajudar-me
Muito obrigado,
Luís Gameiro

Resposta

Link directo:

RE: vizeto

#54175 | marsousa | 21 dez 2003 21:36 | Em resposta a: #54072

Caro Luís Gameiro

Deixo aqui o que sei sobre a descendência do capitão Germin Vizetto. Nos assentos paroquiais aparece referido como Jerónimo ou Jerónimo Vicente.

I - O Capitão GERMIN (JERÓNIMO) VIZETTO
Nasceu em Génova, Itália.
Casou a 15.9.1763 em Santa Maria, Tavira, com TERESA DE JESUS, n. em Tavira. Tiveram:

II- ANTÓNIO VICENTE VIZETTO
Capitão de Ordenanças. Nasceu em Santa Maria, Tavira. Casou com D. CATARINA MÁXIMA DO ESPÍRITO SANTO AREZ, n. Santa Maria, Tavira, filha de Lourenço Caetano e Ana Maria. Tiveram D. Ana Paula e João Pedro:

III- D. ANA PAULA VIZETTO, n. em Tavira.
Proprietária. Casou a 17.12.1817 com o General TOMÁS ANTÓNIO DA GUARDA CABREIRA, Conde de Lagos, Visconde de Vale da Mata, n.c. 1795 em Tavira, filho de João da Guarda Cabreira e D. Mariana Doroteia Correia da Silva., sendo padrinhos Luís de Mendonça e Melo e Francisco Joaquim Nogueira Mimoso. Tiveram:

IV- TOMÁS ANTÓNIO DA GUARDA CABREIRA
General de Divisão, n.1821/1822 em Santa Maria, Tavira e falecido a 10.11.1886, em Santa Maria, Tavira. Casou a 6 de Janeiro de 1864 com D. FRANCISCA EMÍLIA PEREIRA DA SILVA, n. em Ponta Delgada, filha do Conselheiro Mateus António Pereira da Silva e D. Ana Hickling de Medeiros. Tiveram:
V- Dr. ANTÓNIO TOMÁS DA GUARDA CABREIRA FARIA E ALVELOS DRAGO DA PONTE
Conde de Lagos
V- Dr. TOMÁS ANTÓNIO DA GUARDA CABREIRA
Lente de Química na Escola Politécnica. Ministro das Finanças.

III- JOÃO PEDRO VIZETTO
Nasceu em Santa Maria, Tavira. Casou a 24.11.1851 em Santa Maria, Tavira com D. TERESA DE JESUS MENDONÇA, n. Santiago, Tavira, filha de Francisco de Mendonça e Teresa de Jesus. Tiveram:

IV- D. MARIA DOS PRAZERES DE MENDONÇA VIZETTO
Proprietária. Nasceu a 22.7.1853 em Santa Maria, Tavira e faleceu a 2.9.1934 em Santa Maria, Tavira. Teve como padrinhos de baptismo António Vicente Vizetto Júnior e António Félix Pimentel, seus primos co-irmãos. Casou com JOSÉ JOAQUIM PIRES SOARES, Aduaneiro, n. 15.7.1849 em Santa Maria, Tavira, filho de Manuel Soares Simão e D. Maria do Carmo Pires Soares e falecido a 25.1.1915 s.g.

IV- JOÃO PEDRO VIZETTO
Nasceu a 3.1.1855 em Santa Maria, Tavira. Teve como padrinhos de baptismo João Napoleão Neves, solteiro, da cidade de Tavira e Elisa da Conceição Vizetto, também solteira, ambos primos
paternos.

Como curiosidade informo que, de acordo com o site "Toponímia de Tavira", o actual "Largo Tomás Cabreira era anteriormente designado como Largo do Jerónimo por ali ter vivido no séc. XVIII Jerónimo Vizeto".


Cumprimentos.

Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

RE: vizeto

#54425 | lgameiro | 29 dez 2003 11:07 | Em resposta a: #54175

Cara Maria Manuela Pereira,
Agradeço-lhe muito as informações que lhe pedi.
Permita-me completar um pouco o seu esclarecimento:

António Vicente Vizetto (filho de Germin), para além de Ana Paula e João Pedro, tiveram:
- Maria Catarina c. 1823 com joão António de Vasconcelos Neves (daí o padrinho de baptismo de Eliza C. Vizetto, João Napoleão Neves)
- Teresa Paula, c. 1824 com Vicente da Fonseca Pimentel Penela e Gusmão (daí o baptismo de Maria dos Prazeres, o primo António Félix Pimentel).
- António Vicente Vizetto Júnior, pai de Eliza da Conceição Vizetto, António Vicente Vizetto e José Bernardo Vizetto.
A minha questão principal é a seguinte: De qual destes últimos (António Vicente ou José Bernardo, são filhas as senhoras Eliza Augusta Vizeto c. com João Possidónio Guerreiro, e Laura amélia Vizeto c. com Artur Octávio do Rego Chagas, este último casal meus trisavós...

Com os melhores cumprimentos e votos de um Próspero 2004
Luís Gameiro

Resposta

Link directo:

RE: vizeto

#54441 | rgc | 29 dez 2003 13:55 | Em resposta a: #54425

Caro Luís Gameiro

Peço desculpa de me intrometer no tópico;mas como vejo lá um Sr.Possidónio Guerreiro e todas as pessoas deste apelido, em princípio, me interessam,desejo sempre obter mais informação sobre a família-Guerreiro ou quem use ou tenha ascendentes deste apelido, para a possibilidade de entroncar nos meus.
Assim, caso não ache inconveniente, agradecer-lhe-ei muito se me informasse sobre a família do ref.º Senhor, pelos- Guerreiros.
Aqui ou por e-mail octaviocarvalhoarrobanetcabopontopt
Votos de Bom Ano Novo.
Rafael Guerreiro

Resposta

Link directo:

RE: vizeto

#54446 | JCC | 29 dez 2003 14:52 | Em resposta a: #54425

Caro Luis Gameiro

Perdoe aminha intromissão mas os seu Gameiro estão ligado a Santarém?

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: vizeto

#54453 | lgameiro | 29 dez 2003 16:08 | Em resposta a: #54441

Caro Rafael Guerreiro
O Sr. Possidónio Guerreiro a que se refere, foi casado com uma irmã de uma trisavó minha. Trata-se do casal João Possidónio Guerreiro e Eliza Augusta Vizeto, moradores em Tavira, em parte (ala sul) daquilo que hoje constitui a Câmara Municipal. JPG era natural de Martimlongo, Alcoutim, farmacêutico de profissão. Foi Administrador do Concelho em 1890.
O casal teve pelo menos sete filhos:

- Maria do Carmo V. G. cc.N...Narchial Franco
- Laurinda Júlia V. G. cc. Luiz Arraes, moradores na Sinagoga, arredores de Tavira
- Carlos Jerónimo V. G., alfandegário, cc. maria Amélia Trindade
- José Maria V. G.
- Lucinda Irene V. G.(1897-1969) cc. Sebastião Maldonado Pinheiro Centeno
- António Maria V. G.
- N...V.G. cc. Ester...

Paralelamente e na mesma cidade, há uma outra família Guerreiro, cuja ligação, se existe, nunca consegui apurar:

José Diogo Guerreiro era um abastado proprietário em Mértola. Foi pai de Zacarias José Guerreiro, n. Mértola, 1859; f. Tavira, 23/9/1918. Casou em Faro com Maria Joaquina da Fonseca, n. Faro, 1867. Viveram na "Quinta do Pinheirinho" em santa Luzia, Tavira, adquirida à família Paes de Sousa. Zacarias J. Guerreiro foi o 1º Governador Civil de Faro da República, até 23/9/1911. Foi Presidente do senado da C. M. Tavira de 1914 a dezembro de 1917.
Este último casal foi pai de:

- Zacarias da Fonseca Guerreiro, advogado
- Eduardo da F. G., tombado na Batalha de LaLys, I GM
- José Diogo da F. G., médico, pai de Eduardo Vilhena Guerreiro (1925-1986)

E isto é tudo o que sei dos "meus" Guerreiro

Com os melhores cumprimentos,
Luís Gameiro

Resposta

Link directo:

RE: vizeto

#54454 | lgameiro | 29 dez 2003 16:12 | Em resposta a: #54446

Caro João Cordovil Cardoso,

o meu Gameiro está ligado, tanto quanto sei, á região de Pombal. Só consêgui, até à data, recuar até ao meu trisavô, de nome Alfredo Gameiro, casado com N...Dias. Pais de Berta, Laura e Fernando Dias Gameiro, este o meu bisavô.

Cumprimentos,

Luís Gameiro

Resposta

Link directo:

RE: vizeto

#54457 | MCN | 29 dez 2003 16:31 | Em resposta a: #54453

Uma nota adicional: João Possidónio Guerreiro foi administrador interino do concelho de Tavira desde 31-1-1902 a 1-11-1904 e presidente da Câmara Municipal de Tavira, nos triénios de 1890-92, 1996-98, 1899-1901 e 1905-07.

Cumprimentos,
Miguel Centeno Neves

Resposta

Link directo:

RE: vizeto

#54462 | rgc | 29 dez 2003 16:48 | Em resposta a: #54453

Caros
Luís Gameiro e Miguel Centeno Neves

O meu obrigado a ambos. Foi uma informação deveras valiosa e que eu desconhecia.
Se souber do vosso mail, entrarei em contacto convosco, para dsiponibilizar outra informação,pois de momento não tenho oportunidade de fazê-lo.

Os meus melhores cumprimentos.
Rafael Guerreiro

Resposta

Link directo:

RE: vizeto

#54479 | marsousa | 29 dez 2003 21:47 | Em resposta a: #54425

Caro Luís Gameiro

Muito obrigada pela informação sobre os Vizettos.

Já sabia do António Vicente Vizetto Júnior que aparece como padrinho, como referi anteriormente mas ainda não passei o assento de baptismo.
Relativamente ao casal Vicente da Fonseca Pimentel e D. Teresa Paula Vizetto já os tinha na minha base de dados pois aparecem no registo de óbito de D. Brites Mariana Pimentel Mascarenhas (uma das várias homónimas) que foi casada com Francisco Estácio. Mas não sabia os pais de D. Teresa Paula. E não sabia da existência de Maria Catarina.

O seu trisavô Artur Octávio do Rego Chaves aparece referenciado na última Raízes e Memórias (nº 19) na lista de antigos alunos do Colégio Militar (p. 198 - ano 1881):

"9 - ARTUR OCTAVIO DO REGO CHAVES, n. a 12.09.1869 em S. Tiago, Tavira, filho de António de Sousa Chaves e de D: Angelina das Dores. Oficial do Exército, Ministro da Instrução. Casou em 1897 com D. Laura Amelia da Cruz Vizeto. C.M. - L5-174 A23-1968 A.H.M. - cx-2639."

Outra informação : há um padre José Bernardo Vizetto que assina os registos de Santa Maria, Tavira. Já aparece como coadjutor em finais do séc. XVIII.

Tenho algumas fotografias antigas que estão relacionadas com estas pessoas e que talvez lhe interessem.
Uma delas é de uma senhora idosa que está indicada como "mãe da D. Elisa Vizetto".
Outra de uma criança de mão dada com os pais e que é referida como "mulher ou cunhada de Joaquim Neves". Não sei qual será este Joaquim Neves.
Já agora, como vejo que refere o nome de Carlos Guerreiro, penso que é o pai de João Carlos Guerreiro (pelo menos sei que o pai deste era aduaneiro e se chamava Carlos Guerreiro) uma das pessoas que está numa fotografia, tirada em 1947,em Tavira. Outra delas é António Centeno Pinto.

Agradeço e retribuo os votos de Próspero 2004, enviando os meus melhores cumprimentos.

Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

RE: vizeto

#54483 | MCN | 29 dez 2003 23:19 | Em resposta a: #54462

Ao seu dispôr, o meu mail é miguelpontocentenoarrobamailpontotelepacpontopt

Cmtos,
MCN

Resposta

Link directo:

RE: vizeto

#54633 | lgameiro | 02 jan 2004 11:41 | Em resposta a: #54462

Caro Rafael Guerreiro,

Com muito gosto e os meus agradecimentos. O meu endereço é luisgameiroarrobaportugalmailpontocom.

Com votos de Um Bom 2004
Luís Gameiro

Resposta

Link directo:

RE: vizeto

#54637 | lgameiro | 02 jan 2004 12:02 | Em resposta a: #54479

Cara Maria Manuela Pereira.
Agradeço muito a sua generosa resposta.

A questão sobre Carlos Guerreiro tem a minha confirmação. João Carlos Guerreiro era filho de Carlos Jerónimo Vizeto Guerreiro, aduaneiro, e de D. Maria Amélia Trindade.

Permita-me que corrija (embora esteja certo que se trata de um mero lapso), o apelido que surge na sua mensagem, de Chaves para Chagas.

Quanto às fotografias, manifesto-lhe o meu interesse e posso dizer-lhe o seguinte. Tratando-se da "mãe da D. Elisa Vizetto", ela é minha 4ª avó, pois Laura Amélia Vizeto era irmã de Eliza Augusta Vizeto.
Quanto à fotografia em que é citada "mulher ou cunhada de Joaquim Neves", estou certo que se trata de Joaquim Alexandre da Fonseca Neves (1859-1939),avô de minha avó, mas por outra via. O endereço é luisgameiroarrobaportugalmailpontocom

Com os melhores cumprimentos e votos de Um Póspero 2004
Luís Gameiro

Resposta

Link directo:

RE: vizeto

#54671 | marsousa | 02 jan 2004 20:48 | Em resposta a: #54637

Caro Luís Gameiro


Peço desculpa por ter aqui colocado a transcrição da informação sobre o seu trisavô sem reparar que estava Chaves em vez de Chagas. Naturalmente que se trata da mesma pessoa. Nas listas dos antigos alunos do Colégio Militar têm aparecido vários erros deste tipo. Apesar disso têm muito interesse pelas informações que contêm. Em muitos casos é possível obter mais dados no respectivo processo que se encontra no Arquivo Histórico Militar e cuja cota, como deverá ter reparado, está indicada.

Tenho uma lista de vários assentos paroquiais que descobri no Arquivo Distrital de Faro mas só poderei passá-los (faço sempre a transcrição integral ou peço a fotocópia) quando lá voltar, o que não sei quando será. Um deles é precisamente o do casamento em Santa Maria, Tavira, a 26.10 1889, dos seus antepassados Joaquim Alexandre da Fonseca Neves (de 29 anos, viúvo), com Mariana Emília Tavares Pires (de 26 anos, solteira).

Quanto às fotografias tratarei do assunto por mail.

Com os melhores cumprimentos.
Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

RE: vizeto

#59183 | sofiahelenacenteno | 29 fev 2004 15:30 | Em resposta a: #54072

Sou neta de Lucinda Irene Vizeto, se necessitar de mais informações, estarei ao seu inteiro dispôr.
Cumprimentos,

Sofia Helena Centeno Dias

Resposta

Link directo:

RE: vizeto

#59344 | lgameiro | 02 mar 2004 12:46 | Em resposta a: #59183

Cara parente Sofia Helena Centeno Dias,
É com muito gosto que a encontro a si, uma representante do ramo que provém de Eliza Augusta Cruz Vizeto, pelo que temos antepassados em comum.
Como amante da genealogia, sobretudo ligada a Tavira, o meu interesse é, se me permite, alargado. Gostava muito de ter conhecimento da descendência do casal Eliza Vizeto e João Possidónio Guerreiro, que, como sabe, é vasta. Caso queira, terei talvez informações que lhe interessam.
Fará o favor, em tais casos, de me contactar em luisgameiroarrobaportugalmailpontocom.
Cumprimentos

Luís Gameiro

Resposta

Link directo:

Gameiro - Santarém

#82399 | Sousa-Tavares | 21 jan 2005 22:11 | Em resposta a: #54446

Caro João Cordovil Cardoso,

Peço desculpa de o interpelar desta maneira, numa mensagem que não me era dirigida.
Gostava de saber qual é o seu interesse nos Gameiro de Santarém, pois tenho alguns antepassados com esse apelido nessa região.

Cumprimentos,

H. Sousa Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Gameiro - Santarém

#82444 | JCC | 22 jan 2005 13:39 | Em resposta a: #82399

Caro H. Sousa Tavares

A minha avó Mariana Rosado Saturnino descende de Gameiros.
O que tenho é o seguinte:

1 - Mariana Rosado Saturnino
--------------

2 - José Levy da Silva Saturnino, Nasceu a 10.10.1815 em Marvila, Santarém, Casou com Maria Joana Sameiro Rosado, filha de Martinho Pedro Rosado e Joana do Carmo Ramalho Sameiro, a 9.9.1885. Faleceu a 18.5.1939 com a idade de 81.

3 - Maria Joana Sameiro Rosado. Nasceu a 6.11.1864 em Matriz, Arraiolos, Arraiolos. Casou com José Levy da Silva Saturnino, filho de José Francisco da Silva Saturnino e Margarida de Cortona Gameiro Zuzarte Santa-Maria, a 9.9.1885. Faleceu a 23.1.1925 com a idade de 60
-----------------

4 - José Francisco da Silva Saturnino. Nasceu a 10.10.1815 em Marvila, Santarém. Casou com Margarida de Cortona Gameiro Zuzarte Santa-Maria, filha de Luiz Freire de Mendonça Juzarte Santa-Maria e D. Mariana Rita Gameiro, a 29.12.1841 em Igreja de S. Nicolau, Santarém

5 - Margarida de Cortona Gameiro Zuzarte Santa-Maria foi baptizada a 24.2.1824 em Igreja de S. Nicolau, Santarém. Casou com José Francisco da Silva Saturnino, filho de Francisco Luiz António e Silva e Jacinta Rosa (--?--), a 29.12.1841 em Igreja de S. Nicolau, Santarém.
------------------------

10 - Luiz Freire de Mendonça Juzarte6 Santa-Maria casou com D. Mariana Rita Gameiro, filha de Dr. Joaquim José Gameiro e D. Catarina Inácia Rosa. Nasceu em . .1783 em Recife de Santo António de Pernanbuco

11 - D. Mariana Rita Gameiro. Nasceu em Salvador, Santarém. Casou com Luiz Freire de Mendonça Juzarte Santa-Maria, filho de Joaquim Isidoro Freire de Mendonça e D. Maria de Santa Ana e Oliveira
--------------------------

22 - Dr. Joaquim José Gameiro casou com D. Catarina Inácia Rosa, filha de Belchior Soares e Rita Inácia (--?--).


23 - D. Catarina Inácia7 Rosa casou com Dr. Joaquim José Gameiro, filho de José António Gameiro e Maria Queitana (Gueitana?).
--------------------------

44 - José António Gameiro casou com Maria Queitana (Gueitana?).


45 - Maria Queitana (Gueitana?) casou com José António Gameiro

De repente, aqui à mão. é o que tenho.
Diz-lhe alguma coisa?

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Gameiro - Santarém

#82445 | jliberato | 22 jan 2005 14:33 | Em resposta a: #82444

Caro João Cordovil Cardoso,
Nunca estudei as paróquias que menciona, por não coincidirem com os meus interesses. E o que me interessa já é tanta coisa...
Só uma sugestão.
Palavras como Queitana e Gueitana correspondem frequentemente a Caetana.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Gameiro - Santarém

#82475 | JCC | 22 jan 2005 23:04 | Em resposta a: #82445

Caro JLIberato

Obigado pela sua intervenção. Para mim também é claro que a escrita contemporânea deveria ser Caetana.

No extracto que coloquei na mensagem, que tirei ipsis verbis do que tenho na minha BD, não fiz correcções ortográficas. Na BD procuro manter as grafias que encontro embora isso acarrete alguns dissabores (tais como o Mattos não aparecem ao pé dos Matos...)

O ponto de interrogação junto a Gueitana signica, para mim, que a leitura da palavra não foi segura.

Claro que para divulgar estes dados deveria provavelmente ter eliminado estas questões.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Gameiro - Santarém

#82892 | Sousa-Tavares | 27 jan 2005 21:32 | Em resposta a: #82444

Caro João Cordovil Cardoso,

Obrigado pela sua resposta.
De momento tenho apenas notícia de Paulo José Gameiro Leal, que nasceu em Santarém, Marvila, por volta de 1715, filho de Manuel da Costa Gameiro e de Josefa Maria dos Serafins Leal.
Conto ter mais informações em breve e delas lhe darei conta, se por acaso se relacionarem com os nomes que deixou aqui.

Cumprimentos,

H. Sousa Tavares

Resposta

Link directo:

RE: vizeto

#100168 | cmnfchagas | 11 set 2005 22:48 | Em resposta a: #54671

Ex.ma Maria Manuela Pereira,

Eu sou bisneto de Artur Octávio do Rego Chagas, e gostaria de entrar em contacto consigo para obter mais informações e fotografias desta família (Vizeto, Rego, Chagas...).
O meu e-mail é: carlospontochagasarrobasapopontopt.
Com os meus sinceros cumprimentos,
Carlos M.N.F. Chagas

Resposta

Link directo:

RE: vizeto

#100180 | ppl | 12 set 2005 00:09 | Em resposta a: #54072

Perdoe-me a intromissão, mas sei que existe uma família Vicetto em Angra do Heroísmo, Açores. Serão descendentes dos Vizeto que refere?
Pedro Lima

Resposta

Link directo:

RE: vizeto

#100341 | lgameiro | 13 set 2005 12:10 | Em resposta a: #100180

Caro Pedro Lima,
Desconheço esta possível ligação aos Açores. Não me parece, contudo, muito provável que Vicetto tenha origem em Vizetto, uma vez que esta família estava bem consolidada em Tavira, com descendência conhecida.
O que, a ser verdade a ligação, pode acontecer, é o facto da família (em Itália) ser proprietária de navios. Gerónimo Vizetto passou a Tavira nesta qualidade, em viagem. Tavira foi muito tempo local previlegiado para o abastecimento de sal, de navios em trânsito para fora da Europa.
Assim, a origem poderá muito bem ser a mesma, seja na época a que me refiro (meados do séc. XVIII), seja mais recuado.
Quanto às grafias, o Vizetto de Tavira provém de Visetti de Génova.
Mas sem uma investigação com rigor, não haverá conclusões. Seria no entanto, muito interessante concluir algo nesse sentido.
Cumprimentos
Luís Gameiro

Resposta

Link directo:

RE: vizeto

#205549 | cfpp | 17 ago 2008 18:32 | Em resposta a: #100341

CARO LUÍS Gameiro
OS RECTANGULOSINHOS AO TOPO SÃO MUITO ÚTEIS-FOI ASSIM QUE AQUI VIM TER.
Há muito que queria entrar em contacto,porque me dirigi a si no tópico D. Marcelino
Franco de G.M. L. e, a primeira inicial do seu nome saíu-me errada (talvez por isso lhe tivesse passado despercebida).
Creio termos parentes comuns Chagas.Se pudesse voltar a consultá-lo ficava-lhe muito grata.Entretanto, o meu irmão António, abriu um tópico-Família Franco D`Almeida Coelho que tentará achar ligações entre estas duas famílias e sobre o qual gostava de chamar tb à sua atenção.
Embora de férias no Algarve,não resisti a dar uma"espeitada"Sou uma amadora ainda muito inexperiente,mas já dependente.
Cordialmente
M.Carlota

Resposta

Link directo:

RE: vizeto

#205614 | lgameiro | 18 ago 2008 13:02 | Em resposta a: #205549

Cara M. Carlota

Tenho seguido (embora no silêncio) o tópico que refere, com toda a atenção. O meu interesse na genealogia começou - faz muito tempo já - com a família Vizetto; mas rápido se espalhou a Tavira em geral.
A ligação dá-se remotamente, pois o casamento entre João Possidónio Guerreiro e Eliza Augusta da Cruz Vizetto (meus tios trisavós); tem numerosa descendênca dado o casal ter tido nove filhos. É num deles que tem origem a ligação entre Vizetto Guerreiro e Narchial Franco. Assim, o meu ramo é já remoto, pois provém da irmã de Eliza Augusta.
Quanto aos Chagas, e aqui devo referir a investigação do meu primo Carlos Chagas, têm origem - cito de cor - em Santa Catarina da Fonte do Bispo, termo de Tavira, em António das Xagas. Ora, não há elementos que permitam entroncar as duas famílias Chagas. A sua própria origem é diversa.
Quanto às férias no Algarve, bom, devo dizer que já as deixei para trás. Estive há dias a ler a placa que assinala o nascimento do Bispo D. Marcelino Franco; cujo imóvel, infelizmente, se encontra bastante desvirtuado.
Boas Férias e cumprimentos,

Luís Gameiro

Resposta

Link directo:

RE: vizeto

#205829 | cfpp | 20 ago 2008 19:23 | Em resposta a: #205614

Caro Luís Gameiro
Agradeço a sua resposta que nos trouxe mais indicações úteis,na pesquisa dos nossos antepassados.O Fórum é muito útil para quem começa a querer aprender,mesmo que amadoristicamente,um pouquinho desta ciência tão apaixonante.
Reparei que seu primo Carlos Chagas,respondeu a uma msg de meu irmão António, num tópico por ele lançado em 2005, e que promete vir a dar frutos também.
Há dois dias atrás,fui ao cemitério de Faro,enquanto a família fazia turismo pela cidade-não dei pelas horas e,com a ajuda de um simpatíquissimo funcionário da secretaria,percorri um vetusto livro e consegui algumas informações desejadas-É uma sensação muito agradável!Conto um dia destes mais próximo,desafiar a família e dar um pulinho a Tavira -só que em férias com as crianças, torna-se um pouco mais difícil.Durante o ano vou tentar vir de novo e,se porventura precisar que averigue algo do seu interesse,disponha – avisarei antes e agradeço orientação.
Cordiais saudações
Maria Carlota

Resposta

Link directo:

RE: vizeto

#206213 | Kodiak | 24 ago 2008 17:19 | Em resposta a: #205614

Caros Confrades,
Haverá algo de errado nesta proposta de ligação entre os meus CHAGAS, os NARCHIAL, os GUERREIROS, os VIZETTO e os CRUZ ?
- Diogo Roiz Franco (+- 1728) e Guiomar da Conceição (meis 5º avós) foram pais de:
- André da Conceição (+-1753) que casou com Maria do Sacramento em (Tavira +-1799) - (meus 4ºs avós) que tiveram (entre vários filhos)
- Manoel das Chagas casado com Maria Antónia da Encarnação (meu trisavô) - de cuja união nasceu (entre outros):
- Manoel António das Chagas Jºr. em 1809 - baptizado em Santa Maria do Castelo de Tavira (meu bisavô)
Este, foi casado 3 vezes:
- A primeira, com uma prima direita Maria da Conceição filha de sua irmã Gertrudes;
- A segunda com Adelaide Francisca Ângela Narchial (filha de João Baptista Narchial e de Maria das Dores Silva. Deste casamento nasceu:
- Fabrício Victor Narchial Franco (25/5/1849) que casou com "N" de quem teve dois filhos conhecidos Ana Maria Narchial Franco e
- Raúl Narchial Franco.
Este Raúl Maria Narchial Franco casou com Maria do Carmo Vizetto Guerreiro (*21/12/1893 ; + 1979) filha de João Possidónio Guerreiro (*1855; +1915)e de Eliza Augusta da Cruz Vizetto ((+1928), filha de José Bernardo Vizetto (*1835; + 1903) e de Maria do Carmo Cruz que, por sua vez, era filha de João da Cruz e de Maria Antónia.
§1ª NOTA: Eliza Augusta tinha uma irmã de nome LAURA Amélia da Cruz Vizetto que casou com Artur Octávio do Rego Chagas deixando descendentes como:
- Maria Firmina Vizetto Chagas, Maria do Carmo Vizetto Chagas e JOSÉ António Vizetto Chagas ( ? bisavô do nosso confrade CARLOS CHAGAS.
§2ª NOTA: Aquele JOÃO DA CRUZ pai de Eliza e de Laura, parece que era conhecido como tal mas o seu nome verdeiro não seria JOÃO RIBEIRO FERNANDES ?
Por último e voltando ao princípio;
- MANOEL ANTÓNIO DAS CHAGAS J.ºr, meu bisavô materno, casou em 3ªs núpcias com Maria Isabel da Encarnação (filha de José Pedro da Encarnação, natural da freguesia de Stº Estevão de Lisboa e de Maria das Dores, natural de Tavira) de quem teve 6 filhos:
- Marcelino António Maria Franco
- Maria Libânia da Conceição Franco
- Sérgio António Maria Franco (meu avô)
- Vicente Ferrer Maria Franco
- Maria Antónia da Conceição Franco

Estas informações são recolhidas de documentos familiares que possuo e por isso necessitam de ser confirmadas por aqueles que realmente percebem do assunto - Genealogia.

Cumprimentos a todos

Novo tópico que vou abrir e que pode ser interessante para refazer certas relações familiares:
"Companhia de Pescarias do Algarve"

Franco Coelho

Resposta

Link directo:

RE: vizeto

#206216 | Kodiak | 24 ago 2008 17:39 | Em resposta a: #206213

Revendo o que escrevi, descobri que tinha metido o pé na poça em duas situações, pelo menos.

Peço deculpa pela gralha:
André da Conceição teve, entre outros filhos e filhas,
Manoel António das Chagas e Gertrudes da Conceição
O Manoel António teve, entre outros filhos e filhas,
Manoel António das Chagas J.ºr e foi este que casou em 1ªs núpcias com Maria da Conceição, filha de sua tia Gertrudes da Conceição.

Peço deculpa pela omissão:
de José Firmino Maria Franco, 6º filho do 3º matrimónio de Manoel António das Chagas J.ºr.

A pressa é má companheira para quem quer ser idónio. Foi o que me aconteceu.
Cumprimentos
Franco Coelho

Resposta

Link directo:

RE: vizeto

#207189 | cfpp | 04 set 2008 01:25 | Em resposta a: #206216

Caro Luís Gameiro e Irmão António

Resolvi tirar umas horas ao convívio familiar das férias algarvias em Cabanas e,"num pulinho em comprimento",estava em Tavira-em busca do cemitério velho e da indicação-«...na Capella do Carmo,na frente ao mausoleo da casa e junto a el.e»...(?) -do nosso tio bisavô José Firmino Maria Franco e que dava notícia sobre o sítio onde estava sepultado seu pai,Manoel Antº das Chagas. Depois de muitas respostas contraditórias dos amáveis habitantes desta linda cidade,sobre a localização do dito cemitério velho,achei que fazia sentido procurar na Igreja de N.Senhora do Carmo da Ordem Terceira que na realidade possui,agregados,dois pequenos cemitérios,sendo o ocidental maior que o oriental.
Saltanto por cima das peripécias que experimentei para conseguir lá entrar,tive finalmente a ajuda de um jovem secretário da ordem que me deu muito do seu tempo e me ajudou na recolha de dados,já no final,junto dos livros:Assentamento de Catacumbas e Cofres.Aqui, o meu cicerone a quem muito agradeço descobriu: - uma...« cedida de propriedade a Francisco das Chagas Franco(irmão do bisavô Manoel)-segundo acordão em meza de 17 de Janeiro de 1890.
Neste sítio - catc nº33 estão: .... .... .... Teve o nº121
-Gertrudes do Livramento Pires Diniz - 26 Dezº1881.
-Anna Diniz F. - em 1 de Outº de 1899.
Catc nº34:.... .... .... .... Teve o nº122
-António Pires Fernandes Franco-29 Janº1882
-Antónia do Livramento Diniz Franco-9 janº1890.

Depois das emoções em Faro uns dias atrás,esta foi mais uma,apesar do muito sol que apanhei e do cansaço,mas a satisfação é imensa esta pequena amostra,deu bem para perceber,a luta e o trabalho destas pesquisas.
Vou já enviar esta 1ª parte e segue na mensg seguinte,a continuação.

Resposta

Link directo:

RE: vizeto

#207195 | cfpp | 04 set 2008 04:03 | Em resposta a: #207189

Continuação:
No Cemitério Ocidental(portão à esq.,de quem está virado para a porta principal), há muito para explorar,pena estar desprezado...o que dificulta a leitura e a movimentação lá dentro,apesar dos esforços já efectuados para melhorar o acesso,em trabalho de voluntariado.
Então achei:
A anterior mencionada:(?)

-Gertrudes Livramento Pires (aqui,sem o Diniz,como último apelido e com data
diferente no falecimento).

Nasceu a 11 de Janº de 1851
Faleceu a 25 de Dezº de 1882
P.N.A.M.
(será que conta o sepultamento definitivo)?-Pelo que entendi dos livros,dá ideia de ter estado transitòriamente noutro lugar- estão anotados,pelo menos,dois termos e cedências-dá ideia de renovações ...(?)

-Antónia Pires Franco
Falleceu aa 9 de Janº de 1890
com 48 anos d`edade
R.I.P
Neste caso há coincidência de data e ausência do "Fernandes", no nome.
Na mesma parede de gavetas(?)
Temos:

-João Pires
24de Julho de 1824
Falecimento em 1886

-D.Maria dos Martyres da Trindade Pires 1903.

Além de João da Cruz
2 de fev 1791
falecido a 6 de Dez 1868
e temos nomes das famílias:
Pires Seromenho
Dias Soares
Fonseca Pires
Pires Padinha
Tavares Pires
e
Jazigos de Ferreira Aboim
Cruz Vizetto
Perez Ponce

...Àmanhã, mando mais e,conto o que descobri no lado oriental .Mas como não resisto... aqui vai :- vem ao encontro da informação transmitida pelo nosso caro Luís Gameiro sobre XAGAS com X -e não é que... lá encontrei,muito provàvelmente, o
falado Senhor:

-António das Xagas!?
morreu a 6 de Janeiro de 1849
Hoje é tardíssimo e tenho mesmo de terminar.

Um até breve da
M. Carlota

Resposta

Link directo:

RE: vizeto

#207280 | cfpp | 04 set 2008 20:33 | Em resposta a: #207189

Ressalva:- «do nosso tio bisavô josé Firmino M......» deve sim, ler-se:-TIO AVÔ José F.M.F.,

Resposta

Link directo:

RE: vizeto

#210366 | cfpp | 12 out 2008 02:25 | Em resposta a: #207280

Continuação (Cemitério "Velho" -Tavira)
Em complemento da mensagem anterior:

Anna da Encarnação Pires Soromenho-1831 -1885
João Manuel Soromenho-26 Nov 1815-1883

António Fonseca-13 Set 1889
Esposa Mª. C. Peres Fonseca

António Vaz Guerreiro *20 Janº1800 +15 Junho 1864

José Guerreiro Madeira +1875

Pires Padinha
Fonseca Pires-Maria do Livramento *1835 +1903

Joaquim Sebastião Tavares Pires * 18 Janº1870 +16Março1897


Jazigos.

-D.Joaquina Paz Ferreira Aboim


-José Bernardo da Cruz Vizetto(Militar)-pelo medalhão esculpido em pedra,pode ver-se o cruzamento de duas armas-espingardas ou espadas(?),na gola do dolman.
e Sua Esposa


-Santiago Perez Ponce
-vice-consul de Hespanha e seus sucessores


Perto do portão de entrada,na parede ,à esquerda:

João Rozado
mandado construir por Joanna Perez Domingues


à drtª:
-João Rodrigues Gomes Centeno
falecido em 9 de Out de 1904

-Ortega

-Duarte José Peres Cruz
capt Inf.4 faleceu em 1906
mulher Maria Joaquina Peres Cruz

-D.Maria Florentina Palma Arez
faleceu em 18 de Janºde 1917

-Comendador João Possidónio Guerreiro
9 de Janº de 1855 e faleceu a 19 de Maio de 1915

-Mausoléu ( Freire)
com agradecimento 1864
Sizenando
D.Carlota M.da ESPR. FR
1798-1890
Cyrillo da ESP. FR.
+
Maria do Carmo
José da Esperança Freire
+
(sem possibilidade de distinguir os nomes)

Não foi uma recolha exaustiva ,ou por difícil reconhecimento,dado o mau estado da pedra ou porque os nomes,não me eram tão familiares -e,o calor de Agosto apertava...
E faltava tb explorar o lado oriental,onde encontrei entre outros:

Bem destacado com gradeamento
Mausoléu:
- Pedro Alexandrino Pereira da Silva
Coronel e Governador da Praça de Tavira
faleceu aos 26 de Fev. de 1853 com 71 anos de edade
D.Maria Rita Travassos d`Oliveira Amado
João Eduardo Pereira Collaço Amado
nasceu a 28 de Dez. 1781
faleceu a 16 de N0v de 1860
+filha +outros nomes (mas de difícil acesso para leitura)

Ao lado do "nosso "António das XAGAS e também em sepultura térrea:
Bárbara Bapt.Soares da Gama *1779 +1859

Outros:

- João Rodrigues Centeno *20 de Janº1859,com 90 anos de edade


Maria da Trindade Gomes Vasques mulher de João Rodrigues Centeno
+1862

Maria das Dores Álvares Barbosa " " João Rodr. Gomes Centeno

nasceu em 30 de Nov.de 1822 e faleceu em 1922




-Florentina Cândida Cabrita
faleceu a 5 de nov de 1859
-Francisco da Palma Arez


Tavira,28 Agst 2008

Resposta

Link directo:

RE: vizeto

#210866 | marsousa | 18 out 2008 01:42 | Em resposta a: #210366

Cara Maria Carlota

Muito obrigada por colocar estes dados no Forum. Deste modo pude obter mais informação sobre Pedro Alexandrino Pereira da Silva.
Também eu fui visitar o referido cemitério mas não passei esses dados. É que me limitei a passar o que se referia à minha tia 5ª avó, D. Maria Rita Travassos de Oliveira e seu marido, o Marechal de Campo João Eduardo Pereira Colaço Amado. Só no registo de casamento de uma das filhas do casal, D. Maria Cândida de Oliveira Travassos Pereira Colaço Amado, é que fiquei a saber o nome do marido, precisamente Pedro Alexandrino Pereira da Silva. Este registo passei-o em 2003. Calculo que o tal nome de difícil acesso fosse o de D. Maria Cândida. E como eu fui ao cemitério em 2002, o nome de Pedro Alexandrino Pereira da Silva nada me dizia na altura.

Chamo agora a sua atenção para o tópico Família Franco d’Almeida Coelho, onde acabei de colocar os nomes de mais 18 antepassados seus.

Cumprimentos.
Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

RE: vizeto

#210879 | cfpp | 18 out 2008 12:39 | Em resposta a: #210866

Cara Maria Manuela

Fiquei muito contente com as suas notícias.É um prazer poder colaborar e depois ,se
há resultados,ele aumenta.Fica assim como,a sensação lúdica do" achar tesouros",da nossa infância.Muito obrigada.
Tenho andado um pouco menos activa,porque o arranque dos anos lectivos são sempre trabalhosos e de alguma ansiedade,como se fosse sempre o primeiro...

Já tinha dado conta do que teve a amabilidade de colocar no tópico que referiu,estava só à espera ... para não interromper diálogos,mas certamente,o meu irmão,estará ausente de Portugal(?) e,sem muito tempo de visitar o Fórum.
Fiquei deveras impressionada com tanta informação.Nunca conheci esta minha Avó (a Avó Pequenina),como era carinhosamente tratada pelos netos mais velhos.
Achei também muito prática a classificação que deu e segue.Obrigada.

A Família tem seguido todos estes" passos" Acha muito bonita a participação de todos aqui neste espaço,onde se conhecem pessoas tão generosas como a
Maria Manuela.
Bem Haja!
Cordialmente
Maria Carlota

Resposta

Link directo:

RE: vizeto - Gente de Tavira

#220855 | PMVMAC | 10 fev 2009 14:08 | Em resposta a: #205614

Caro Luís Gameiro,

Constatando os seus conhecimentos das famílias de Silves e, uma vez que diz ter interesse por gente dessa localidade, lembrei-me de lhe colocar uma questão...

O meu tetravô Sertório da Fonseca Veiga nasceu em Tavira - Matriz a 23/10/1841. Era filho de José da Fonseca Veiga, à data Juiz da Comarca de Tavira (em 1838 era ainda Juiz de Fora da Comarca de Évora, onde vivia), e de D. Maria Ana Nunes da Fonseca, ele de Coimbra e ela de Setúbal. Vieram anos mais tarde para Lisboa, quando ele foi colocado como Desembargador, e acabaram por fixar-se em Arraiolos.
Nunca investiguei esta família. Penso que houve um outro filho do casal que terá nascido em Tavira (provavelmente mais velho que o Sertório), mas não sei se lá casou ou deixou descendência.
Por outro lado, apesar do casal não ser de Tavira, o pai do Juiz, chamado António da Fonseca Veiga, também vivia em Tavira, à semelhança duma irmã sua, D. Maria Cláudia da Fonseca Veiga (até tenho retrato desta). Era natural de Coimbra, Bacharel em Cânones, Escrivão e Tabelião do Juizo de Direito das Comarcas de Tavira e Silves (Alvs. de 1843 e 1847), pelo que sou levado a crer que haveria mais Fonsecas Veigas em Tavira nessa altura, talvez casados e a terem filhos. A mulher deste António era uma D. Rosa Perpétua da Cunha, também ela natural de Coimbra.
Nunca consegui apurar mais nenhum dado sobre a família. Alguma vez se cruzou com alguém destes nomes nas suas investigações?
Fico grato por qualquer pista!
Cumprimentos,
Pedro.

Resposta

Link directo:

RE: vizeto - Gente de Tavira

#220860 | lgameiro | 10 fev 2009 14:35 | Em resposta a: #220855

Caro confrade,

a única família com possibilidades de se relacionar com as pessoas que refere, e cito de cabeça, são a ascendência de Joaquim Alexandre da Fonseca Neves, proprietário e industrial, nascido em Tavira, Sta. Maria, em 1859. Era filho de João Marçal Travassos Neves e Mariana Gertrudes da Fonseca. esta senhora era filha de Joaquim de Sant'Ana da Fonseca, estanqueiro e natural de Lisboa, e de Isabel Bárbara, de Tavira.

Precisarei de consultar os meus registos para uma reposta de mais snetido genealógico. Obrigado a si, pelas informações que partilha.

Cumprimentos,

Luís Gameiro

Resposta

Link directo:

RE: Fonseca - Gente de Tavira

#221434 | roz | 17 fev 2009 12:56 | Em resposta a: #220860

Caro Luis Gameiro,

Vendo como 'e conhecedor das familias de Tavira, atrevo-me a contacta-lo. Sei que 'e "um tiro no escuro" porque tenho poucos dados concretos mas nunca se sabe.
Tenho uma 6a. avo', Isabel Caetana da Fonseca, casada com Jose' Claudio Mendes Rosado e consta que era de Tavira mas nao tenho documentos que comprovem. Foram para a Ilha do Fogo, Cabo Verde por volta de 1750, ja com um filho, Joao Carlos da Fonseca Mendes Rosado.
Encontrei no site da Torre do Tombo, um Francisco Mendes Rosado que foi feito Escrivao do Consulado da Alfandega de Tavira em 1664, nao prova a ligacao mas mostra que havia essa familia em Tavira.
Em resumo, procuro a ascendencia da Isabel Caetana ou do Jose Claudio. Sera' que ja encontrou algum destes nomes?

Com os meus cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: vizeto - Gente de Tavira

#226142 | Manitu | 11 abr 2009 17:18 | Em resposta a: #220860

Caro Confrade Luis Gameiro

Apresento-lhe desculpas por esta abordagem, mas ao percorrer as informações de Tavira, percebi que talvez o Caro Confrade, me possa ajudar na pesquisa que estou efectuando, e que não tenho modo de sair daí.

Joaquim António Ernesto de Avellar, ou Joaquim António Ernesto Cordes de Avellar, meu trisavô,natural de Lisboa, foi Presidente da Câmara de Tavira em 1852 e 1854, casou com Eugénia Benedicta Mascarenhas Cordes de Avellar, em Tavira, originando deste casamento os seguintes filhos:

1.Joaquim Ernesto Mascarenhas Cordes de Avellar, falecido em Faro,a 28.03.1925 com 87 anos de idade, solteiro, desconhecendo nascimento;

2.António Cordes de Avellar, falecido a 01.04.1926, em Lisboa com 74 anos de idade, desconhecendo o seu nascimento;

3.João António Cordes de Avellar (este meu Bisavô), desconheço nascimento embora saiba que nasceu e foi baptizado em Tavira, foi casado com Maria da Piedade Freitas de Avellar, não sabendo qual o dia, embora suponha que tenha sido em Portimão pelo ano 1878 inicio de 1879, visto que minha avó nasceu a 10.07.1879, e falecimento também desconhecido, embora aqui pense que tenha sido em Lisboa.

4.Maria Carolina Cordes de Avellar (embora não fizesse a mínima ideia que houvesse outra filha, ou que ainda apareça mais algum filho, pois detectei por acaso o casamento desta minha Tia Bisavó, com Cândido Xavier de Basto, no ano de 1864, em Santiago, Tavira, desconhecendo também o seu nascimento e falecimento.

Desta forma solicito-lhe se eventualmente tenha passado por si alguma informação, sobre estas pessoas, o favor de me transmitir, ou de me dar referências, afim de que eu possa obter os registos pretendidos.

Os votos de Boa Páscoa, e os meus agradecimentos antecipados.

Adolfo Conceição

Resposta

Link directo:

RE: vizeto - Gente de Tavira

#226431 | lgameiro | 15 abr 2009 10:15 | Em resposta a: #226142

Caro Confrade Adolfo Conceição,

Creio ter informações do seu interesse. Agradeço contacto seu para o endereço luispontogameiroarrobacinematecapontopt

Obrigado e saudações geneológicas,

Luís Gameiro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 mai 2024, 12:13

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen