Ministro Dr. José Luís Arnaut

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Famílias

Ministro Dr. José Luís Arnaut

#54116 | Jotri | 19 dez 2003 21:15

Caros Confrades
Alguém me pode fornecer dados genealógicos do Ministro Dr. José Luís Arnaut (pais, avós, casamentos e filhos)?

Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Ministro Dr. José Luís Arnaut

#54117 | mcc | 19 dez 2003 22:27 | Em resposta a: #54116

Tenho poucos elementos sobre o assunto.
Neste momento não os tenho aqui comigo. Mas assim, de repente, de memória, posso adiantar que o nosso ministro entronca com os seguintes apelidos covilhanenses: Cruz, Serra e Fazenda.
Sua mãe, Maria José, casou com Luís Arnault. O casal teve 3 filhos, dois rapazes e uma rapariga. A irmã de Luís Arnault chama-se, igualmente (?), Maria José. Penso que a escolha do nome, assim como o da mãe, se deve a influências da madrinha de sua mãe, Maria José Alçada (da família de António Alçada Baptista), grande amiga da avó materna.
O ministro Luís Arnault tem uma tia (Rosa) e um tio (Luís) pelo lado materno. Sua avó materna chamava-se Maria Eduarda Serra, que por sua vez era neta de Rita Tavares Serra. Esta sua avó, Eduarda Serra, casou com um Cruz, dos Cruzes da Covilhã ligados à indústria de Lanifícios.
Lamento não poder ceder, neste momento, mais nomes, nem datas. Aliás, estou a tentar trabalhar esta genealogia por entroncar com outras genealogias covilhanenses ligadas aos cristãos-novos.
Agradeço, igualmente, outras informações sobre o assunto.
Com os melhores cumprimentos
mcc

Resposta

Link directo:

RE: Ministro Dr. José Luís Arnaut

#54121 | Jotri | 20 dez 2003 00:14 | Em resposta a: #54117

Caro MMC
Agradeço os dados que me disponibilizou, mas necessito de nomes completos e datas, nomeadamente no que toca a uma presumível ligação com os Trigueiros Aragão de Alcains.
Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Ministro Dr. José Luís Arnaut

#54158 | Cascais | 21 dez 2003 13:30 | Em resposta a: #54121

Ministro-Adjunto do Primeiro Ministro
José Luís Fazenda Arnaut Duarte
Nascido em 4 de Março de 1963
C.c. N. Trigueiros Aragão.
Habilitações Académicas
· Licenciado em Direito
Actividade Profissional
· Advogado
Actividade Política
· Deputado à Assembleia da República
· Secretário-Geral do PSD
Outras funções
· Agente Oficial de Propriedade Industrial
· Administrador da "Lisboa 94 - Capital Europeia da Cultura" (1993/1995)

O pai tem o apelido: Nunes Duarte.
O apelido Arnaut, vem por uma das avós.

JDA

Resposta

Link directo:

RE: Ministro Dr. José Luís Arnaut

#54159 | Jotri | 21 dez 2003 13:38 | Em resposta a: #54158

O JDA pode entrar en contacto com o rave3 @ sapo . pt

Resposta

Link directo:

RE: Ministro Dr. José Luís Arnaut

#54160 | Cascais | 21 dez 2003 14:00 | Em resposta a: #54159

"Jotri"

Lamento não o poder contactar, mas estou com um problema no "Outlook Express" que não me deixa enviar mensagens.
Contudo pouco mais posso adiantar; estes dados foram-me fornecidos por um tio avô do Dr. José Luís Arnaut (Armando Arnaut, falecido em julho ou agosto deste ano, este irmão da tal avó, não me lembro se paterna ou materna, salvo erro materna).

Resposta

Link directo:

RE: Ministro Dr. José Luís Arnaut

#54166 | mcc | 21 dez 2003 17:30 | Em resposta a: #54160

Só para esclarecer um dúvida que me pareceu subsistir desse lado, o apelido Arnault vem do lado paterno do nosso ministro Dr. José Luís. Do lado da mãe são apelidos Cruz, Serra e Fazenda.
Com os melhores cumprimentos
mcc

Resposta

Link directo:

RE: Ministro Dr. José Luís Arnaut

#54185 | joão pombo | 22 dez 2003 10:16 | Em resposta a: #54117

Caro MCC:

Ao ler a sua msg reparei na alusão a uma família Cruz da Covilhã, ligada à indústria de lanifícios.
Uma vez que tenho familiares nessa região que usam Cruz (de certa forma também ligados a esse tipo de indústria), e bem assim Pombo Lopes, agradecia que me informasse se tem alguns dados sobre essas famílias.
E, já agora, se tivesse a amabilidade de consultar o tópico por mim inaugurado (Família Pombo, de Covilhã e Seia), ficar-lhe-ia ainda mais agradecido.

Melhores cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: Ministro Dr. José Luís Arnaut

#54211 | Cascais | 22 dez 2003 18:47 | Em resposta a: #54166

Posso acrescentar que a avó usa os apelidos; Lemos Arnaut.
No caso do "nosso ministro" a ortografia correcta é Arnaut e não Arnault.

Sobre os deste apelido posso ainda adiantar, que há em Portugal duas origens distintas; inglesa e francesa:

Inglesa; passou a Portugal no séc. XIV, na pessoa de Guilherme Arnaut, vedor da Fazenda e mordomo-mór da Rainha D. Filipa de Lencastre.
Em Portugal escreveu-se: Arnao, Arnau, Arnaud, Arnaut e Arnauth. http://genealogia.sapo.pt/familias/fam_show.php?id=1324
Há vários ramos desta família. Sendo o do "nosso ministro" o ramo de Coimbra, que escrevem "Arnaut".
Há o ramo do Alentejo, de Pavia, que escrevem "Arnaud", que eu julgo ser o representante deste ramo, http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=59965

Francesa; passou a Portugal no séc. XVII, na pessoa de Germano Arnaud, (filho de Luís Arnaud, de Sédan e de Joana Armentiers), natural da cidade de Sédan, Consul francês na ilha de S. Miguel, Açores, para onde veiu com o 2.º conde da Ribeira Grande (que casou em França, com a Princesa Constança Emilia de Rohan), e foi director da fábrica de tecidos da Ribeira Grande, etc., casou na freg. Matriz da Ribeira Grande, a 28.2.1718, com Maria Francisca, filha de Manuel da Costa, tecelão, na dita fábrica de tecidos, e de Ana de Sousa. Tiveram oito filhos:

- João Arnaud, nas. em 1719, c.c. Mariana Rosa, s.g.

- Isabel Adriana da Natividade, c.c. Joaquim Lopes de Oliveira, c.g.

- Luís António Arnaud, casou na freg. da Fajã de Baixo, a 3.10.1763, com Quitéria Rosa de Santa Rita, filha de Manuel Vieira e de Margarida de S. Mateus, da ilha do Faial. C.g.

- Madre Maria Teresa, freira no convento da Conceição em Ponta Delgada, nas. em 1731.

- António Luís Arnaud, nas. em 1734, c.c. Ana Joaquina Diniz Serrão, de Lisboa. C.g. (destes descende, Germano Serrão Arnaud, dos transitários).

- Francisco Arnaud, nas. em 1739, casou na freg. de S. Sebastião, Matriz de Ponta Delgada, a 5.12.1771, com Catarina Rosa, filha de Manuel Carvalho e de Rosa Maria (Estrella ?).

- Frade Germano Arnaud, nas. em 1740.

- Berta Maria Arnaud, casou na freg. de S. Sebastião, Matriz de Ponta Delgada, a 24.2.1743, com João Angelo Marfim, genovês. C.g.

Estes sempre escrveram "Arnaud".

JDA

Resposta

Link directo:

RE: Ministro Dr. José Luís Arnaut

#54500 | epossolo | 30 dez 2003 12:48 | Em resposta a: #54185

Caros confrades,
Existe um ramo da família Arnaut em Miranda do Corvo.
Cumprimentos.
E.Possolo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 31 mai 2024, 01:38

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen