Couceiros

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Couceiros

#5430 | JCouceiro | 01 jun 2001 00:29

A todos os que queiram trocar informações sobre a família COUCEIRO

Resposta

Link directo:

RE: Couceiros

#6431 | domconde | 29 jun 2001 07:27 | Em resposta a: #5430

Os Couceiros da Costa ligaram-se à familia da minha mulher Pinheiro Pimentel de Santo Varão/Fermoselha/pereira do Campo.

Tem alguma informação sobre este assunto?

Cumprimentos

Franciosco Braz Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Couceiros

#6442 | JCouceiro | 29 jun 2001 14:28 | Em resposta a: #6431

Francisco Braz Teixeira:

não tenho qq informação sobre o q me referiu.
os Couceiros de Pereira de Campo, nada tem a ver com os Couceiro da Costa, de Aveiro, pelo memos q eu saiba, mas como a genealogia é algo q está sempre em aberto...

Gostaria no entanto q. me desse mais informações sobre essa ligação.

C.M. Cumprimentos

José Couceiro da Costa

Resposta

Link directo:

RE: Couceiros

#6443 | JCouceiro | 29 jun 2001 14:34 | Em resposta a: #6431

Francisco Braz Teixeira:

não tenho qq informação sobre o q me referiu.
os Couceiros de Pereira de Campo, nada tem a ver com os Couceiro da Costa, de Aveiro, pelo memos q eu saiba, mas como a genealogia é algo q está sempre em aberto...

Gostaria no entanto q. me desse mais informações sobre essa ligação.

C.M. Cumprimentos

José Couceiro da Costa

Resposta

Link directo:

RE: Couceiros

#47492 | pvs | 10 set 2003 14:23 | Em resposta a: #5430

Permitem antes de mais que me apresente, chamo-me Pedro Vaz dos Santos, e sou um curiouso, ainda muito inesperiente nos assuntos genealógicos, contudo no últimos tempos tenho dedicado algum tempo na investigação genalógica da minha família e da família de minha mulher.

A minha mulher Constança Barahona Couceiro Borges Queiróz, descende da família Couceiro da Costa, por parte de seu avô materno.
À algumas semanas por via do Avô Couceiro de minha mulher chegou-nos às mãos um documento famíliar em forma de livro de família sobre a história e genalogia da família Couceiro da Costa. Acabamos no presente de realizar a transcrição do Documento e estamos dispostos a disponibilizar essa mesma transcrição por nos parecer bastante interessante e uma mais valia para a história dos Couceiro da Costa.
Contudo temos muita pouca informação sobre as raízes de aveiro, e sobre os assentos de diversos nomes contidos no documento chegado até nós.

os melhores cumprimentos, a este grupo de discussão
Pedro Vaz dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Couceiros

#47495 | manuelr | 10 set 2003 14:39 | Em resposta a: #5430

Caro João Couceiro

Por acaso tem alguma coisa sobre Gaspar Rodrigues Couceiro, de Freixal ou Freixo, Braga (nascido por volta de 1700) cc Isabel Sanches, de Castelo Branco? Tiveram descendência que continuou em Castelo Branco.
E já agora, sobre João Álvares e Inês Martins, pais de Pedro Martins PERICO tb do Freixo ou Freixal, Braga, casado na Soalheira (Castelo Novo)em 1630 com Isabel Fernandes de Matos?
(E lá vou eu outra vez parar a Braga!)

Um abraço
Manuel Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Couceiros

#47702 | rcr3 | 14 set 2003 10:56 | Em resposta a: #47492

Caros Pedro Vaz dos Santos e Constança Borges Queiroz

O meu nome é Rita Cabeça Ramos e sou também uma descendente Couceiro da Costa (igualmente por via materna). Não sou, de forma alguma, o confrade do fórum que vos poderá dar mais informações sobre a família. De qualquer forma chamo a atenção para o tópico "Couceiro da Costa" - http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=6202 - que tem já algumas informações interessantes.
Uma vez que o meu costado Couceiro da Costa não consta ainda da base de dados do Genea, segue aqui:
1. JOÃO-COUCEIRO-LANÇAROTE-COELHO-DA-COSTA, b: in ...feg. Nª Sra. da Vitória, Bispado de M...
cc. TERESA-QUITÉRIA-DE-FIGUEIREDO-DA-COSTA-E-SILVA, b: in Estarreja, freg. de Santiago de Bedoido -Porto
2. JOANA-INOCÊNCIA-D'ALBUQUERQUE-COUCEIRO-DA-COSTA-, b: in Aveiro, Cacia -Vilarinho
cc.ANTº-VALÉRIO-DE-LEMOS-E-ALMEIDA, b: 30 Dezembro 1734 in Vouzela, Nª Sra.DA Assumpção
3. ANA-ALBERTINA-D'ALBUQUERQUE-COUCEIRO, b: 21 Novembro 1770 in Vouzela-N. Sra. da Assumpção (LV. , FL.519V)
+ ?
4. MºROSA-D'ALBUQUERQUE-COUCEIRO, b: in Vouzela, Ventosa
JOAQUIM-JOSÉ-DE-BARROS, b: 9 Fevereiro 1804 in Vouzela, Ventosa, Sta. Mª
5. MARCELINO-JOSÉ-DE-BARROS, b: 2 Agosto 1835 in Vouzela, Ventosa
cc. MARIANA-ROSA-D'OLIVÃ, b: in Moita, NºA Sra. da Boa Viagem
6. LUIS MANUEL DE BARROS, b: in Lx - Santos o Velho
cc. Mª-DO-ROSÁRIO-MESQUITA, b: in Olhão Nª Sra. do Carmo da Fuzeta
7. FAGUNDA DE BARROS, b: 6 Outubro 1907 in Seixal, Amora
cc. ANTÓNIO FERREIRA GONÇALVES, b: 4 Dezembro 1904 in Setúbal - S. Julião
8. Mª-IVONE DE BARROS GONÇALVES, b: 12 Agosto 1932 in Setúbal
cc. AUGUSTO-BARBOSA CABEÇA RAMOS, b: 5 Junho 1926 in Viana do Alentejo - Évora

Agradeço a vossa disponibilidade para facultarem os dados que têm sobre a história da família, pelo que peço aos moderadores do fórum que vos facultem o meu endereço electrónico.

Com os melhores cumprimentos,
Rita Cabeça Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Couceiros

#47723 | Pedro França | 14 set 2003 22:43 | Em resposta a: #6431

Caro Francisco:

Os Couceiros de Pereira (do Campo) ou Vila de Pereira e Formoselha/Santo Varão trabalhei-os, quer para uma comunicação que fiz no 1º Congresso do Baixo Mondego, em 1990 (actas publicadas em 1992), quer para um projecto de investigação para licença sabática no ano lectivo de 1995/96, subordinado ao tema "Os Pimentéis de Formoselha e Santo Varão: contributos para a sua análise sociojurídica numa óptica de longa duração (1700-1800) de que resultou a publicação em livro havendo um exemplar na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra. Porém, não investiguei tão recuadamente a ponto de saber se há relação directa com os Couceiros da Costa, de Aveiro.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Couceiros

#47771 | JCouceiro | 15 set 2003 23:01 | Em resposta a: #47492

caro Pedro Vaz dos Santos,

Agradeço antes do mais a sua amável mensg.

Relativa/te aos Barahona Couceiro, descendem como julgo que sabe, do João Couceiro Lançarote Coelho da Costa, citado com o nº 1 na mensg. da nossa prima Rita Cabeça Ramos.
O filho primógénito sucedeu nos vínculos, o cap. António Couceiro da Costa foi para Campo Maior (donde descende asua mulher), uma filha casou "em" Vouzela donde descende a Rita C.R. e eu próprio descendo uma segunda vez, por via materna, deste ramo.

Nos últimos 8 anos tenho trabalhado Aveiro no seu conjunto, mas é com particular alegria que fico informado do " Documento familiar " .
Caso queira algum tipo de esclarecimento estou á sua disposição.

os melhores cumprimentos
José Couceiro da Costa

Resposta

Link directo:

RE: Couceiros

#47788 | JBdeS | 16 set 2003 11:11 | Em resposta a: #6431

Francisco Braz Teixeira,

Os Couceiros de Pereira do Campo, que cujos dados uma Tia minha está a enviar ao Genea nada têm a ver com os Couceiro da Costa. Foi um vínculo e capela instituídos no século XVII em Pereira do Campo. Se quiser consultar os elementos já existentes poderá ficar com uma ideia, embora se encontre ainda muito incompleta. Há ligações aos Pinheiro Pimentel e a várias famílias de Santo Varão, Soure e Montemór. Não existe ninguém que hoje em dia use Couceiro ou Couceiro da Silva. Os descendentes actuais são Magalhães e Menezes, Barjona de Freitas, Bívar, Paes de Vasconcellos, Varennes, Mendonça, Mascarenhas Gaivão, etc.
Descendo de uma Couceiro que casou com Adrien de Varennes. Quaisquer informações que quiser terei todo o gosto em fornecer-lhas.

Cumprimentos
José Berquó de Seabra

Resposta

Link directo:

RE: Couceiros

#47947 | JBdeS | 17 set 2003 21:33 | Em resposta a: #47723

Pedro França,

Será possível eu adquirir o seu livro?
Tendo vários documentos dos Couceiro de Pereira de quem descendo, teria o maior interesse em poder consultá-lo.

Os melhores cumprimentos
José Berquó de Seabra

Resposta

Link directo:

RE: Couceiros

#48517 | pvs | 25 set 2003 17:11 | Em resposta a: #47771

Caro, José Couceiro da Costa

Gostaria de lhe poder enviar por email, o trabalho de transcrição que realizei sobre um livro de família, organizado por Luis Couceiro da Costa no final do século XIX. Os dados parecem-me bastante interessantes tanto no que respeita ao ramo que viveu em Campo Maior, tanto à sua origem de Aveiro.
A Rita Ramos, tomou a liberdade de gentilmente enviar a referência bibliográfica de um artigo publicado na revista Armas e Trofeus de 1998 referente a João Couceiro da Costa Lançarote Coelho, que penso ter sido capitão de ordenanças no Maranhão. Tenho tentado procurar um exemplar dessa revista o que tem sido bastante difícil, por isso gostaria de saber se teria uma separata do artigo que me podería dispensar.
Os melhores cumprimentos
Pedro Vaz Santos

Resposta

Link directo:

RE: Couceiros

#48522 | JCouceiro | 25 set 2003 17:39 | Em resposta a: #48517

Caro, Pedro Vaz Santos

Muito lhe agradeço a sua amabilidade e o meu mail é
josecouceiro@mail.telepac.pt

Presumo que o Luís Couceiro da Costa a que se refere foi o mesmo que escreveu "Memórias Militares de Campo Maior"

Quanto ao artigo da Armas e Troféus, tenho o maior do gosto em lhe enviar uma separata do mesmo, assim que me diga para onde.
Caso entenda aceitar uma sugestão, não siga em nada o q. escreveu o Luiz da Gama Rangel de Quadros e Maia (sec XVIII)sobre os Couceiros da Costa, pois na sua maioria são delírios.

Com os melhores cumprimentos,

José Couceiro da Costa

Resposta

Link directo:

RE: Couceiros

#48834 | JCouceiro | 30 set 2003 09:41 | Em resposta a: #48517

Caro Pedro Vaz Santos,

Já leu a minha mensg. de 25.09 ??

Cumprimentos
José Couceiro da Costa

Resposta

Link directo:

RE: Couceiros

#48837 | pvs | 30 set 2003 11:32 | Em resposta a: #48834

Caro José,
Realmente já via a sua msg de 25.9, mas tenho andado um pouco ocupado de trabalho e por isso o atraso da resposta.
Desde logo obrigado pela disponibilidade de me enviar o artigo de que é autor.
O que se refere ao trabalho que eu e minha mulher transcrevemos espero enviar-lhe ainda hoje para o seu email pessoal

Cumprimentos
Pedro Vaz Santos

Resposta

Link directo:

RE: Couceiros

#48877 | Pedro França | 30 set 2003 22:08 | Em resposta a: #47947

Caro José Berquó:

Irá desculpar-me em primeiro lugar, pelo facto de só agora ter reparado na sua intervenção. Acontece que, como a maioria dos comunicantes neste tópico enveredou mais para os Couceiros de Aveiro e não tanto para os do Campo de Coimbra, fui deixando passar. Hoje, dando-me assim como que um rebate de consciência, resolvi voltar a este tópico e eis senão quando, notei que a sua mensagem se desprendia da minha, de 14 do corrente mês (ainda)...
...Ora, para a aquisição do livro em questão, intitulado - "Baixo Mondego, Região e Património. Actas do 1º Congresso do Baixo Mondego, Região e Património, 26 Maio - 29 Julho 1990". Coimbra, 1992 -, creio que será melhor contactar a direcção do GAAC (Grupo de Arqueologia e Arte do Centro:
-Pátio do Castilho, 30, - 3030-103 Coimbra
- telef./fax: 239827624
- URL: http://www.gaac.pt
- email: mail@gaac.pt

Caríssimo: dado o tempo que já passou sobre esse congresso, não posso dizer-lhe que ainda haja livros em "stock". A urgência poderá ainda assim trabalhar em seu favor.

Espero tê-lo ajudado a encontrar uma solução para o seu desiderato.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Couceiros

#48881 | girona | 30 set 2003 22:24 | Em resposta a: #6431

Caro Francisco Braz Teixeira

Apesar de a minha questão não ter muito a ver com o que se estava a discutir queria aproveitar o facto de ter dito que a sua mulher é pinheiro para lhe fazer algumas questões.
Parte da minha familia é natural das freguesias que mencionou, entre esses meus ascendentes encontra-se a minha trisavó Carolina da Costa Pinheiro casada com José Baptista Monteiro tiveram como filha Joaquina Batista Monteiro*1907. Infelizmente não sei se existiram mais filhos, e tb não sei as datas de nascimento, mas como a minha 3ºavó era Pinheiro tenho a esperança de que saiba alguma coisa que me possa transmitir.
Apesar de ter muitas raizes na zona ainda tenho poucos dados pois ainda estou no inicio da minha pesquisa.
Desde já agradeço a sua colaboração
Tânia Girão

Resposta

Link directo:

RE: Couceiros

#48976 | JCouceiro | 02 out 2003 15:40 | Em resposta a: #48837

Caro Pedro e Constança,

Antes de mais os meus parabéns pela transcrição, e em especial, pela sistamatização da introdução.

De tudo o que lá consta o mais interessante foi o António Couceiro da Costa Lançarote, dizer na primeira pessoa (partindo do princípio que o seu neto Luís António apenas copiou)que nasceu a 4.10.1747 em Vilarinho - Cacia (é Cacia e não Cácia ); o curioso é q.este António apesar de ser só meu tio têm-me dado um trabalho q. nem imagina, pois o seu assento de bap. não consta nem em Cacia, nem na Esgueira e nem na Vera-Cruz(Aveiro), sendo no entanto sempre referido nos paroquiais de Campo Maior como natural de Vilarinho. para tentar descobrir o seu nascimento socorri-me até do arq. militar, mas sem exito.
Cronológica/te há um hiato temporal entre o nascimento do seu irmão Isidoro e da sua irmã Mariana que permite e outrosi não invalida a data apontada por ele como a do seu nascimento.
Quanto ao resto da magnífica inf. da esmagadora maioria tinha já conhecimento, pois tenho diversas cartas do Baltazar Couceiro da Costa para o meu 3º avô na varonia Francisco Manuel Couceiro da Costa, relatando-lhe factos familiares.
Refere que também consta das memórias do L.A.C.C. um desenho com as armas Couceiro da Costa - têm esse desenho digitalizado ou fotocopiado ??

Espero que já tenham recebido a separata.

Cumprimentos
José couceiro da Costa

Resposta

Link directo:

RE: Couceiros

#49058 | pvs | 03 out 2003 17:39 | Em resposta a: #48976

Caro, José

Obrigado pela separata que nos enviou, sobre a expulsão de Pe. António Viera do Maranhão.

Parabens pelo Artigo, e pela ruiquesa das notas contidas à margem.

Como pode observar pelo documento que transcrevi, no que se refere à arvore genealógica contida nele, existem o que considero, desde já, um conjunto de imprecisões. Muitos dos dados permitem perceber uma sequência lógica com os dados contidos no Artigo de que é autor, contudo fica por mim em aberto a relação entre Manuel Rolão Couceiro com a varonia de João Couceiro Lançarote Coelho da Costa ( o que regressa a Aveiro) e a relação deste último com D.Leonor Couceiro da Costa, que instituio o vinculo.

No que se refere à nota colocada sobre a ortografia de Cacia, obrigado.

Os melhores cumprimentos
Pedro Vaz Santos

Resposta

Link directo:

RE: Couceiros

#49085 | JCouceiro | 04 out 2003 09:04 | Em resposta a: #49058

Caro Pedro,

A varonia tanto do MRC como do JCLCC é a mesma, assim como a da D. LCC; todos descendem de Tomé André, o velho (Rolão) sendo que os dois primeiros do seu casamento com Catarina Dias e a segunda do seu 2º casamento com Branca Couceiro.
Relativamente ao nascimento do Cap. António Couceiro da Costa Lançarote, tb. não consta nos paroquiais de óbitos nem de recebimentos. Tudo leva a crêr que o Vigário de Cacia ter-se-à esquecido de apôr o assento no respectivo livro !

Os melhores cumprimentos
José Couceiro da Costa

Resposta

Link directo:

RE: Couceiros

#49331 | jmexia | 08 out 2003 12:10 | Em resposta a: #47788

Caro Senhor,
Lamento informa-lo que as suas "afirmações" são no mínimo irresponsáveis.Herdei de meu Pai,João Maria de Magalhães Mexia de Macedo Pimentel Bulhões, conjuntamente com meus Irmãos, a casa e a capela dos Couceiros em Pereira do Campo.Que a tinha herdado do meu Avô Manuel de Magalhães Mexia de Macedo Pimentel Bulhões.Que por sua vez a tinha herdado dos meus Bisavôs, Alice Coelho de Ávila Seabra Pereira Couceiro Martins, e Abílio Maria Mendes Pinheiro de Magalhães Mexia de Macedo Pimentel, que dá o nome à única praça da Vila de Pereira, coisa que o senhor poderia saber se alguma vez lá tivesse ido.Na minha Família só se usa o nome paterno, por isso se justifica o abondono do Couceiro, de qualquer meneira tenho QUATRO tias, Irmãs de meu Pai que usam o nome Couceiro.
Se pretender explicar-lhe-ei tudo sobre a MINHA FAMÍLIA, e a dos Assis de Magalhães e Menezes, únicos representantes dos Couceiros de Pereira do Campo.
Respeitosos cumprimentos,

José de Magalhães Mexia

Resposta

Link directo:

RE: Couceiros

#49348 | JBdeS | 08 out 2003 13:53 | Em resposta a: #49331

Caro Senhor,

Respondo-lhe no tópico que abri com o seu nome.
Já fui a Pereira, conheço as casas várias da família e dos parentes da região.
Poderá o seu ramo ser representante dos Couceiros, esse assunto nunca foi sequer abordado por ninguém, mas a minha 4a Avó em cuja casa vivi em Lisboa era COUCEIRO de Pereira do Campo.

José Berquó de Seabra

Resposta

Link directo:

RE: Couceiros

#50434 | Filipe Prista Lucas | 27 out 2003 14:13 | Em resposta a: #5430

Caros Senhores,

Para quem esta informação possa ser útil, encontrei um membro da família Couceiro na minha investigação da família Prista. Uma prima minha, Maria Armanda Prista Sansão terá casado com Aurélio da Silva Coelho, natural de Montemor-o-Velho, onde nasceu em 1923, filho de António da Silva Coelho e de Violinda Couceiro Quinteiro.

Melhores cumprimentos,

Filipe Prista Lucas

Resposta

Link directo:

RE: Couceiros

#54552 | Miguel Mora | 31 dez 2003 12:33 | Em resposta a: #5430

Caro José Couceiro da Costa

Por nunca ter tido a oportunidade de investigar a sua ascendência, gostaria de saber se possui alguns dados genealógicos a respeito de um Couceiro aveirense que é meu 12.º Avô por duas vias distintas.
Segundo Felgueiras Gayo — na árvore de costados dos «S.res do Morgado do Carril e de Avellaens» (“Tomo IV de Costados”, 175, pp. 265-266) — Mateus Couceiro de Brito (n.º 102) era «Guarda Mor da saude de Aveiro» e dele foi herdeira sua filha Francisca de Seixas de Brito (n.º 51), mulher de António Álvares Botelho (n.º 50), este «Guarda Mor do Sal de Aveiro, Instituidor de um Morgado».
Já Francisco de Moura Coutinho (“Os Getas de Aveiro”, p. 9), afirma que Mateus Couceiro de Brito foi «guarda-mór do sal e no seu tempo uma das principais pessoas de Aveiro», fá-lo casado com Custódia Henriques e nomeia-lhe a mesma filha — embora omitindo a sua qualidade de herdeira —, informando ainda que o genro era «natural de Lisboa» e igualmente «guarda-mór do sal de Aveiro».
Por sua vez, tanto Luís da Gama Ribeiro Rangel de Quadros e Maia como o citado Francisco de Moura Coutinho se referem a um Mateus Couceiro, irmão de Branca Couceiro e possivelmente de Isabel Couceiro — a qual se teria recebido na igreja de S. Miguel de Aveiro, a 28-II-1578, com Manuel André Migalhas. Será que este Mateus Couceiro e o meu antepassado são uma e a mesma pessoa?
Finalmente, estou ao seu dispor para qualquer esclarecimento sobre a descendência que conheço da personagem em questão, cuja primeira linha — a dos mencionados srs. da casa do Carril de S. Roque, em Aveiro — se viria a extinguir no início do ano de 1826.

Com os melhores cumprimentos e votos de Bom Ano
Miguel Mora

Resposta

Link directo:

RE: Couceiros

#54632 | JCouceiro | 02 jan 2004 11:40 | Em resposta a: #54552

Caro Miguel Mora,

O seu avô, e meu grande conhecido, Mateus Couceiro, foi referido, como diz, nas obras que citou, sendo que a fonte primária foi o Luiz da Gama; este através da sua obra induziu, em alguns, erros que se têm vindo a perpétuar.
O Mateus Couceiro é sempre e apenas nomeado como MATEUS COUCEIRO, e assina
Mateus
Couceiro
(em duas linhas)
Este facto não pode excluir na íntegra a possibilidade do apelido - BRITO - contudo, documentalmente só posso afirmar - MATEUS COUCEIRO -
Quanto aos cargos apontados pelos referidos autores nunca o vi nomeado como tal, logo não posso afirmar que o tenha sido.
Mateus Couceiro não casou uma mas sim duas vezes (pelo menos).
Mateus Couceiro foi Cavaleiro Fid. da Casa Real.
Mateus Couceiro foi Provedor da Miz. de Aveiro.
Mateus Couceiro foi vereador na Câmara de Aveiro.
Mateus Couceiro vivia na freg. de S. Miguel.
Mateus Couceiro era irmão de Isabel Couceiro casada com o Manuel André - Migalhas.
Mateus Couceiro não era irmão de Branca Couceiro.
Mateus Couceiro não era natural de Aveiro, mas sim criado em Aveiro.
Mateus Coueiro foi partidário da D. Filipe I.

Muitos outros aspectos sobre este personagem ilustre de Aveiro do final do sec. XVI e início do sec. XVII, serão tratados e documentalmente provados, numa obra que irei publicar sobre Aveiro no Sec. XVI.

Cmps.

José Couceiro da Costa

Resposta

Link directo:

RE: Couceiros

#54636 | rita18 | 02 jan 2004 12:02 | Em resposta a: #54632

Caro Zé

Fico na expectativa dessa obra. Peço-lhe que avise logo que saia.
Aproveito a oportunidade para lhe perguntar se publicou mais algum artigo ou obra para além daquele sobre a Expulsão do Padre António Vieira do Maranhão.
Um abraço
Rita

Resposta

Link directo:

RE: Couceiros

#54659 | JCouceiro | 02 jan 2004 17:57 | Em resposta a: #54636

Cara Rita

Apenas um pequeno ensaio biográfico sobre o Gen. José Maria Couceiro da Costa.

Quanto à "obra" talvez no final deste corrente ano.

um abraço

ZCC

Resposta

Link directo:

RE: Couceiros

#54676 | Miguel Mora | 03 jan 2004 00:13 | Em resposta a: #54632

Caro José Couceiro da Costa

Muito agradeço a sua resposta e, porque Aveiro é uma terra à qual estiveram intimamente ligados muitos dos meus ascendentes e seus familiares, passo o incluir-me no grupo daqueles que ficam a aguardar com a maior expectativa a saída da sua obra.
Atendendo ao facto de este ser um ramo que se encontra algo afastado das minhas prioridades de investigação, o que sei a respeito de Mateus Couceiro resume-se ao que li nos Autores citados, embora nunca tenha tido a oportunidade de consultar o manuscrito original (e respectivas “provas”) de Luís da Gama.
Quanto ao apelido Brito, apenas constato que ele aparece inequivocamente em D. Luisa de Brito, filha herdeira (e possivelmente única) do referido António Álvares Botelho e de sua mulher Francisca de Seixas (de Brito ?), surgindo ainda na descendência de ambos os casamentos daquela senhora.

Com os melhores cumprimentos
Miguel Mora

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 03:54

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen