Colégio de Nossa Senhora da Estrela, Porto

Este tópico está classificado nas salas: Património | Regiões

Colégio de Nossa Senhora da Estrela, Porto

#54506 | ptm | 30 dez 2003 14:05

Conhecem alguém que tenha estudado neste colégio de meninas entre 1912 e 1918?
Pedro Teixeira de Morais

Resposta

Link directo:

RE: Colégio de Nossa Senhora da Estrela, Porto

#54628 | mbp | 02 jan 2004 10:40 | Em resposta a: #54506

Caro Pedro Teixeira de Morais

Creio que minha avó materna estudou neste colégio mais ou menos por esta época.Sei também que a avó de minha mulher por aí passou.
Ao certo o que pretende saber?

Cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Colégio de Nossa Senhora da Estrela, Porto

#54635 | magalp | 02 jan 2004 11:44 | Em resposta a: #54628

Meu caro Miguel

Na série V dos Tripeiros, creio que em "O Porto há 50 anos", traz uma relação de gentis meninas premiadas nos colégios daqui, nessa época. São muito interessantes os nomes que ali aparecem.
O Tiago Faro Pedroso, saberá indicar com precisão o ano dessa série e talvez mesmo as páginas.
Bom ano novo!
Manuel Maria

Resposta

Link directo:

RE: Colégio de Nossa Senhora da Estrela, Porto

#54644 | mbp | 02 jan 2004 14:48 | Em resposta a: #54635

Caro Manuel Maria
Obrigado pela informação e um Bom Ano para toda a família.A propósito, depois de muitos anos, ultimamente, tenho encontrado a tua irmã aqui por Braga.Sempre igual!!
Um abraço

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Colégio de Nossa Senhora da Estrela, Porto

#54751 | ptm | 05 jan 2004 12:09 | Em resposta a: #54635

Caro Manuel Maria,
consegue-me facultar essa lista?
Obrigado.
Pedro Morais

Resposta

Link directo:

RE: Colégio de Nossa Senhora da Estrela, Porto

#54752 | ptm | 05 jan 2004 12:19 | Em resposta a: #54628

Caro Miguel Brandão Pimenta,
a minha avó paterna, de seu nome Sara Alves Teixeira e Silva, estudou neste colégio entre os anos de 1912 e 1918. No próximo dia 12, vai celebrar o seu 98.º aniversário e era minha intenção oferecer-lhe cópia do processo que existisse no dito colégio. Após vários contactos consegui descobrir que os processos não se encontram na Escola que sucedeu ao Colégio de João de Deus, que tinha sucedido ao da Estrela, mas na posse de um descendente do proprietário do Colégio de Nossa Senhora da Estrela. Infelizmente, o nome da minha avó não aparece nos processos existentes. Por curiosidade, peço que me diga o nome da sua avó e se ainda é viva e, se assim for, que lhe pergunte se foi da "turma" da minha avó.
Cumprimentos.
Pedro Teixeira de Morais

Resposta

Link directo:

RE: Colégio de Nossa Senhora da Estrela, Porto

#54782 | mbp | 05 jan 2004 23:13 | Em resposta a: #54752

Caro Pedro Teixeira de Morais

Minha avó materna chamava-se Maria da Glória Meirelles de Moura e Castro(nome de solteira). Sei agora que andou no referido colégio, mas alguns anos antes e já não é viva.

Um bom aniversário para a sua avó.

Cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Colégio de Nossa Senhora da Estrela, Porto

#54804 | magalp | 06 jan 2004 12:20 | Em resposta a: #54751

Caro Pedro Morais

Bem que gostava de ajudar na sua simpática lembrança à senhora sua Avó, mas confundi os anos do tal artigo "Aconteceu há 50 anos...", no Tripeiro. Vem realmente uma extensa lista de alunas e alunos premiados em 1904 e 1905, na sua maioria em escolas oficiais. Colégios só encontrei o da Visitação e o do Sardão (este em V. N. Gaia, das Religiosas Dorotéias). De todo o modo são notícias 5 a 10 anos anteriores às que pretende.
Infelizmente faltam-me alguns números na colecção do Tripeiro, justamente nos anos de 1911 e 1912 que lhe interessariam.
Cumprimentos
M.Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Colégio de Nossa Senhora da Estrela, Porto

#153576 | lurdesnuno | 24 abr 2007 13:02 | Em resposta a: #54752

Senhor Pedro Morais, sou aluna da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, do Mestrado em Ciências da Educação, Educação e Herança Cultural. Estou a dedicar o meu trabalho de investigação (Mestrado) ao levantamento do espólio do Colégio Nossa Senhora da Estrela. Já conntactei os familiares deste antigo colégio feminino, que me cederam alguns dados. Tenho eleborado pesquisas diversas, em bibliotecas, na torre do tombo, etc., mas a verdade é que muito material desapareceu como por exemplo o hino do colégio, não sei qual a origem das alunas. Era importante ter fotografias, e outros dados para caracterizar o quotidiano deste colégio. A herança educativa do Colégio Nossa Senhora da Estrela, actual escola E.B. 2,3 Augusto Gil, corre o risco de se perder para sempre, tenho já alguns elementos, mas muito se perdeu no tempo, ninguem sabe onde estão os diversos materiais, nem mesmo a DREN... não sei se me poderá fornecer dados ao alguma informação que me ajude nesta minha luta pela preservação da memória educativa do Colégio Nossa Senhora da Estrela, desde já agradeço toda a atenção prestada, Lurdes Costa (mail: lurdes_costa@mail.pt)

Resposta

Link directo:

RE: Colégio de Nossa Senhora da Estrela, Porto

#153577 | lurdesnuno | 24 abr 2007 13:07 | Em resposta a: #54782

Sou aluna da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, e no âmbito do Mestrado em Educação e Herança Cultural, estou a realizar o levantamento do espólio do Colégio Nossa Senhora da Estrela. A pesquisa está a ser muito complicada, muitos dados se perderam, e a memória educativa deste colégio corre o risco de desaparecer para sempre, se me poder ajudar, com dados ou alguma informação de que disponha, será um contributo valioso...
Agradeço toda a atenção prestada
Lurdes Costa
mail: lurdes_costa@mail.pta

Resposta

Link directo:

RE: Colégio de Nossa Senhora da Estrela, Porto

#153645 | ptm | 24 abr 2007 20:41 | Em resposta a: #153576

Boa-tarde,
A investigação que fiz acerca deste Colégio para tentar obter dados acerca da vida da minha avó (entretanto defunta) foi em 2003, por isso vou precisar de verificar/rever nos meus arquivos e mal saiba alguma coisa, envio resposta.
A minha avó estudou só até à 4.ª classe por causa da 1.ª Grande Guerra.
Cumprimentos.
Pedro Teixeira de Morais

Resposta

Link directo:

RE: Colégio de Nossa Senhora da Estrela, Porto

#153668 | ptm | 24 abr 2007 22:20 | Em resposta a: #153645

A informação de que disponho é o contacto da pessoa que tem os processos do antigo colégio, o que já deve ser do seu conhecimento.
Se não o for, podemos falar.
Pedro Teixeira de Morais

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 00:44

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen