Azinhaga : Solar/Capela do Espírito Santo

Este tópico está classificado nas salas: Património

Azinhaga : Solar/Capela do Espírito Santo

#54776 | dpa | 05 jan 2004 22:05

Agradecia informações sobre esta casa:

Origem? Solar de que famílias (Serrão de Figueiredo ? Velez de Figueiredo ?) e tudo o mais que possa ter interesse.

Agradeço, desde já, toda a colaboração que me possa ser dada.

Diogo Pacheco de Amorim

Resposta

Link directo:

RE: Azinhaga : Solar/Capela do Espírito Santo

#54802 | A.Godinho | 06 jan 2004 12:14 | Em resposta a: #54776

Caro Diogo Pacheco de Amorim

Desculpe a intromissão, uma vez que nada sei do solar que refere. Como menciona "Azinhaga" pergunto-lhe se se trata da Azinhaga do concº da Golegã. É que tenho ascendência nessa fregª de apelidos Barbosa e Henriques (Gonçalo Barbosa c.c. Leonor-ou Isabel não me recordo bem- Henriques) no sec. xvi. Este Gonçalo Barbosa tinha sepultura na Igª da Misericórdia de Azinhaga e foi pai de Gonçalo Barbosa Henriques c.g.

Cumprimentos
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Azinhaga : Solar/Capela do Espírito Santo

#54814 | quintadoloureiro | 06 jan 2004 14:34 | Em resposta a: #54776

Caro confrade
A casa que refere foi vendida há poucas semanas. Vou tentar sabero que pretende, junto dos anteriores proprietários, que conheço. À capela desta casa, na Azinhaga, estão associadas as festas do Bodo em honra do Espírito Santo, que se realizam de 4 em 4 anos.
A casa tem uma bonita fachada para a rua mas que não corresponde às outras fachadas. Penso que está muito degradada.
Cumprimentos,
José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Azinhaga : Solar/Capela do Espírito Santo

#54931 | dpa | 08 jan 2004 00:18 | Em resposta a: #54802

Caro António Godinho de Cavalho

Obrigadísssimo pela sua "intromissão". Refro-me, de facto, à Azinhaga do Ribatejo, concelho da Golegãe gostaria de ter uma ideia da história da referida casa e da família, ou famílias que a ela se encontraram ligadas. Se, por acaso, encontrar nas pesquizas que entretanto vá desenvolvendo quaisquer elementos que lhe possam interessar no que respeita aos nomes que me refere, terei todo o gosto em lhos enviar

Cumprimentos

Diogo Pacheco de Amorim

Resposta

Link directo:

RE: Azinhaga : Solar/Capela do Espírito Santo

#54933 | dpa | 08 jan 2004 00:28 | Em resposta a: #54814

Caro confrade

Obrigado pelo seu contacto. A casa foi, de facto vendida a uma pessoa de minha família e essa, exactamente, a razão da minha curiosidade. A casa tem, de facto, uma bonita fachada. Das outras,apenas se pode louvar a sua franciscana simplicidade. E está, de facto, muito degradada.Quanto aos anteriores proprietários, aliás pessoas simpatiquíssimas, julgo não terem grandes informações sobre a família, ou famílias, que a fundaram e nela habitaram.Contudo, posso estar enganado.
Fico-lhe antecipadamente grato pelas informações que me possa vir a dar

cumprimentos

Diogo Pacheco de Amorim

Resposta

Link directo:

RE: Azinhaga : Solar/Capela do Espírito Santo

#57337 | quintadoloureiro | 09 fev 2004 14:15 | Em resposta a: #54933

Caro confrade

Tentei saber algumas informações sobre a Casa do Espírito Santo em Azinhaga.
Pertenceu à família Vellez de Figueiredo e segundo me informou uma pessoa ligada à família Serrão de Faria a casa terá origem num sr. de apelido Figueiredo que se terá casado no séc. XVI, com uma senhora da família Serrão.

Não consegui por enquanto mais elementos. Se tiver mais novidades informarei.
Cumprimentos,

J C Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Azinhaga : Solar/Capela do Espírito Santo

#57809 | dpa | 13 fev 2004 00:12 | Em resposta a: #57337

Caro Confrade

Mais uma vez, obrigadíssimo. Tentarei seguir a pista que me dá. Na capela, encontra-se sepultado um Jorge de Villa Lobos. Não sei se tem alguma ideia de quem possa ser.

Cumprimentos

Diogo Pacheco de Amorim

Resposta

Link directo:

RE: Azinhaga : Solar/Capela do Espírito Santo

#58070 | quintadoloureiro | 16 fev 2004 10:12 | Em resposta a: #57809

Caro Diogo Pacheco de Amorim

Não faço ideia de quem possa ser Jorge de Villa Lobos. É um nome que não me diz nada, nem nunca ouvi ligado a esta região. No entanto vou ver se consigo saber alguma coisa.
Cumprimentos,
José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Azinhaga : Solar/Capela do Espírito Santo

#92025 | dpa | 28 mai 2005 01:17 | Em resposta a: #58070

Caro José de Castro Canelas

Desculpe a tardia resposta, mas há meses que ando afastado. De regresso, não quero deixar de lhe agradecer o seu empenho e de me colocar ao seu dispôr para qualquer coisa em que lhe possa ser útil.

cumprimentos do

Diogo Pacheco de Amorim

Resposta

Link directo:

RE: Azinhaga : Solar/Capela do Espírito Santo

#92096 | Canavarro | 29 mai 2005 19:50 | Em resposta a: #92025

Caro diogo Pacheco de Amorim
Espero que sejas "O Diogo" e não um homónimo.
Sei, por ouvir dizer a minha avó, há mais 45 anos, que um 4º avô, de seu nome Jacinto Serrão da Mota teria propriedades no Pombalinho e na Azinhaga.
Da mesma forma, sei que existe na família, com localização geográfica idêntica, um ramo Villalobos, provavelmente ligado a Soares de Albergaria.
Gostaria de te ser mais útil.
Um abraço

Luis Canavarro

Resposta

Link directo:

RE: Azinhaga : Solar/Capela do Espírito Santo

#92100 | loureiro | 29 mai 2005 22:03 | Em resposta a: #92025

Caro Diogo Pacheco de Amorim

Não precisa agradecer. Não consegui mais informações. Agradeço a sua disponibilidade que retribuo.

Cumprimentos,

J C Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Azinhaga : Solar/Capela do Espírito Santo

#92121 | dvl | 30 mai 2005 09:46 | Em resposta a: #92100

Caros:

Um dos Solares na Azinhaga, chamada a Casa da Azinhaga ou Solar dos Serrões, com uma bonita Capela em frente à casa, pertence à Família Serrão de Faria Pereira, representantes destas duas famílias, hoje na pessoa de José Francisco Quelhas Serrão de Faria (Pereira).

Filho de

Gaspar Leocádio Anderson Serrão de Faria Pereira
C.c. D. Maria de Lourdes de Sousa Quelhas Durão
|
José Serrão de Faria Pereira
C.c. D. Amélia Maria Vellez Anderson
|
José Serrão de Faria Pereira
C.c. D. Bárbara Lúcia de Almeida
|
José de Faria Pereira
C.c. D. Maria Rita Juge Guedes Serrão, filha de José Correia de Melo Serrão casado com D. Maria Rita Juge Guedes Cabreira, neta paterna de António Manuel Nogueira de Abreu e de s.m. D. Feliciana Teresa Antónia de Melo Serrão (filha esta de José Correia Pinto da Silveira de Melo Serrão).

Cumprimentos,

Duarte Vilardebó Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Azinhaga : Solar/Capela do Espírito Santo

#92227 | dvl | 31 mai 2005 09:18 | Em resposta a: #57337

Caros:

Um dos Solares na Azinhaga, chamada a Casa da Azinhaga ou Solar dos Serrões, com uma bonita Capela em frente à casa, pertence à Família Serrão de Faria Pereira, representantes destas duas famílias, hoje na pessoa de José Francisco Quelhas Serrão de Faria (Pereira).

Filho de

Gaspar Leocádio Anderson Serrão de Faria Pereira
C.c. D. Maria de Lourdes de Sousa Quelhas Durão
|
José Serrão de Faria Pereira
C.c. D. Amélia Maria Vellez Anderson
|
José Serrão de Faria Pereira
C.c. D. Bárbara Lúcia de Almeida
|
José de Faria Pereira
C.c. D. Maria Rita Juge Guedes Serrão, filha de José Correia de Melo Serrão casado com D. Maria Rita Juge Guedes Cabreira, neta paterna de António Manuel Nogueira de Abreu e de s.m. D. Feliciana Teresa Antónia de Melo Serrão (filha esta de José Correia Pinto da Silveira de Melo Serrão).

Cumprimentos,

Duarte Vilardebó Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Azinhaga : Solar/Capela do Esp�rito Santo

#92570 | dpa | 03 jun 2005 23:28 | Em resposta a: #92096

Caríssimo Luís

Sou mesmo "o Diogo" e contentíssimo de ter notícias tuas ainda que por esta forma enviezada. Sendoa pedra-de-armas que encima o portão da Casa do Espírito Santo, na Azinhaga, de Velezes e Figueiredos e estando sepultado na capela da casa um D. Jorge de Villa-Lobos, a casa tem algumas probabilidades de ter estado ligada a um ramo da tua família. Se tiveres mais elementos, poderão ser muito úteis para a resolução deste "problema"
O meu email é diogo.pachecodeamorim@gmail.com dá-me os teus contactos para poder recuperar o teu rasto.
Um abraço do Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Azinhaga : Solar/Capela do Esp�rito Santo

#92571 | dpa | 03 jun 2005 23:39 | Em resposta a: #92227

Caro Duarte Vilardebó Loureiro

Obrigado pelo seu contributo. Existe uma monografia da Azinhaga, interessante, mas à qual falta a referência estruturada às principais Casas, sua história e genealogia das famílias que as fundaram e/ou ocuparam. Juntar elementos que permitissem colmatar essa falha poderia ser interessante.

Obrigado e cumprimentos,

Diogo Pacheco de Amorim

Resposta

Link directo:

RE: Azinhaga : Solar/Capela do Esp�rito Santo

#263993 | Tiago_AM | 17 out 2010 02:10 | Em resposta a: #92571

Carissimos:

Sou parente pelo lado materno do representante da casa do Sr. Jose Francisco Serrão de Faria e vinha por este meio pedir qualquer informação adicional que saibam sobre a pedra de armas dos Vellez, dos quais tambem descendo, e da familia Serrão de Faria em si.

Agradeço desde ja qualquer ajuda que me disponibilizem,

Manuel Faria Pereira Gabirra

(escrevo na conta de um amigo visto que nao possuo conta no geneall.)

Resposta

Link directo:

RE: Azinhaga : Solar/Capela do Esp�rito Santo

#263995 | JC | 17 out 2010 11:28 | Em resposta a: #263993

Caro Manuel Faria Pereira Gabirra

A pedra de Armas que se encontra na fachada dos Serrão de Faria, na Azinhaga é as armas dos Serrão. Citando de memória, têm um leão rampante sobre um monte. Timbre o leão do escudo. Não estão representadas as cores.

A Casa do Espírito Santo, que é outra, tem uma pedra de armas partida, tendo representado no primeiro um leão rampante e no segundo as 5 folhas de figueira, dos Figueiredo. Como diferença um trifólio.

Em nenhuma tenho conhecimento que estejam representadas as armas dos Velez.

Cumprimentos,

José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Azinhaga : Solar/Capela do Esp�rito Santo

#264016 | Tiago_AM | 17 out 2010 17:35 | Em resposta a: #263995

Caro José de Castro Canelas

Perguntei pelos Velez, familia à qual tambem estou ligado pelo lado materno, porque são referidos no post, creio seu, de 09-02-2004.

Cito:
"Tentei saber algumas informações sobre a Casa do Espírito Santo em Azinhaga.
Pertenceu à família Vellez de Figueiredo e segundo me informou uma pessoa ligada à família Serrão de Faria a casa terá origem num sr. de apelido Figueiredo que se terá casado no séc. XVI, com uma senhora da família Serrão."

Gostava tambem, se possivel, de saber onde se encontram estudos relativos aos Serrão de Faria, visto que há documentação desde 1500.

Desde ja agradeço.
Cumprimentos

Manuel Faria Pereira Gabirra

Resposta

Link directo:

RE: Azinhaga : Solar/Capela do Esp�rito Santo

#264028 | bandeira | 17 out 2010 22:02 | Em resposta a: #92571

Caro Diogo

É um prazer encontrar-te por aqui. Como vejo que tens interesses na Azinhaga e eventualmente terás feito pesquisas, o nome de Francisco Pinto, que aí terá nascido por 1595, ascendente do Prof Pinto Coelho, de Coimbra, pai da São, diz-te alguma coisa?

Um Grande Abraço

Gonçalo Calheiros

Resposta

Link directo:

RE: Azinhaga : Solar/Capela do Esp�rito Santo

#264045 | JC | 18 out 2010 11:08 | Em resposta a: #264016

Caro Manuel Faria Pereira Gabirra

A ligação dos Velez à Casa do Espírito Santo julgo que será relativamente recente (talvez fins séc. XIX). Segundo creio a capela do Espírito Santo terá sido instituída por Pedro Dias Figueiredo no séc. XV. Este Pedro Dias Figueiredo era neto de João Anes do Loureiro e Catarina Dias Figueiredo, senhores da Quinta do Loureiro em Silgueiros.

Cumprimentos,

José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Azinhaga : Solar/Capela do Esp�rito Santo

#264046 | JC | 18 out 2010 11:13 | Em resposta a: #264016

Caro Manuel Faria Pereira Gabirra

Quanto à documentação dos Serrão de Faria julgo que estará na Torre do Tombo, pois creio que foi entregue alguma documentação desta família, pelo seu representante na TT. No entanto poderá contactar o seu representante José de Serrão Faria Pereira, na Azinhaga.

JC

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 jun 2024, 19:01

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen