Família Farto

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias

Família Farto

#54856 | jliberato | 07 jan 2004 00:18

Caros confrades,
Procuro uma família Farto.
A minha antepassada Evarista Quitéria casou em Encarnação, Lisboa aos 09-09-1725 com Manuel Gomes Castelão (ver tópico Sé de Viseu).
Era filha de Francisco Farto e Maria Tavares, cuja proveniência desconheço. Não encontrei o casamento em Encarnação.
Já detectei vários Fartos na península de Setúbal. Procurei na freguesia da Amora sem sucesso.
Alguém detectou este casal?
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Família Farto

#54870 | A.Godinho | 07 jan 2004 11:29 | Em resposta a: #54856

Caro JLiberato

Tenho Fartos em Montargil mas oriundos de Niza.
Em meados ou finais do sec.xvii, passou de Niza à vila de Montargil António Nogueira Farto, que aí veio a casar com Serafina de Oliveira Foi cirurgião e pai de Luís Nogueira Farto, igualmente cirurgião, que por sua vez foi pai de Catarina Antónia Nogueira c.c. o boticário Manuel Rodrigues Leitão, e pai (ou avô, não me lembro bem porque escrevo de memória) do alferes de ordenanças Luis Nogueira Farto que foi pai de Frei António de Santa Basilissa (Nogueira). Do casal Manuel Rodrigues Leitão e Catarina Antª Nogueira, de quem descendo, há muita geração no presente.
Cumprimentos
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família Farto

#54881 | rgc | 07 jan 2004 14:07 | Em resposta a: #54856

Caro JCaldeira

A título de curiosidade.Em Loulé, houve e ainda haverá a rua:Martim Farto( ressonância medieval e que, se atendermos ao apelido-, teria muitos e bons "cabedais", como se dizia nesse tempo.
Um abraço.
Rafael Guerreiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Farto

#54932 | G58 | 08 jan 2004 00:19 | Em resposta a: #54870

Em Nisa, distrito de Portalegre,existem pessoas descendentes de Isabel Farto (Mendes), os quais têm familiares em Setúbal.

Resposta

Link directo:

RE: Família Farto

#54990 | rcr1 | 08 jan 2004 17:25 | Em resposta a: #54856

Caro confrade,

Tenho vários (dezenas) antepassados da família Farto, da frequesia de Santiago, Sesimbra (entre o século XIX e XVII)
Não conheço o casal que refere mas posso adiantar que Tavares não é um apelido que me recorde de ter visto nos paroquiais dessa freguesia. No entanto Quitéria é um nome próprio muito comum na mesma localidade e familias.
Outros registos de Farto que tenho são da antiga freguesia de N.Sra. da Consolação da Arrentela, Seixal.
Embora saiba que isto em pouco o ajuda, não quis deixar de lhe dar estas informações.
Com os melhores cumprimentos,
Rita Cabeça Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Família Farto

#55071 | jliberato | 09 jan 2004 16:44 | Em resposta a: #54870

Meu caro António Godinho de Carvalho,
Muiot obrigado pela sua contribuição.
Vou verificar nos paroquiais da freguesia de Nisa. Pode ser que tenha sorte.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Família Farto

#55104 | jliberato | 10 jan 2004 15:03 | Em resposta a: #54870

Caro António Godinho de Carvalho,
Estando a preparar a pesquisa para Nisa, uma dúvida me assaltou. Será a freguesia de Nossa Senhora da Graça a origem destes Fartos?
Agrdecia um esclareciemnto.
Mais uma vez muito obrigado.
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Família Farto

#55125 | A.Godinho | 10 jan 2004 18:37 | Em resposta a: #55104

Caro JLiberato

Presumo que seja da fregª de Nossa Sra. da Graça,pois no assento de cas. de Luis Nogueira Farto (em Montargil) de que tirei o apontamento, e segundo a minha lembrança, penso que só se diz que Antº Nogueira Farto era natural da vila de Niza. Como não encontrei o casamento de Antº Nogueira Farto com a Serafina de Oliveira, fiquei assim impedido de prosseguir na investigação da sua ascendência.

Cumprimentos
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família Farto

#55151 | jliberato | 11 jan 2004 10:43 | Em resposta a: #55125

Caro António Godinho de Carvalho,
Muito obrigado pelo seu esclarecimento.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Família Farto

#55225 | jliberato | 12 jan 2004 11:55 | Em resposta a: #54881

Caro Rafael Guerreiro,
Interessante. E sabe quem era esse martim Farto? E de que época?.
Um abraço
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Família Farto

#55311 | jliberato | 13 jan 2004 16:16 | Em resposta a: #54932

Caro G58,
Muito obrigado pela sua sugestão. Quando tiver ocasião vou tentar Nisa (Nossa Senhora da Graça) vendo se tenho sorte.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Família Farto

#55457 | jliberato | 15 jan 2004 14:41 | Em resposta a: #54990

Cara Rita Cabeça Ramos,
Muito obrigado pela sua contribuição.
Seguindo as pistas que aqui me deram vou tentar Nisa e depois Santiago de Sesimbra e Arrentela.
Já antes havia tentado Encarnação de Lisboa e Amora, Seixal, sem sucesso.
Não deixarei de informar se encontrar algo.
Cumprimentos,
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Família Farto

#55499 | rgc | 15 jan 2004 22:04 | Em resposta a: #55225

Caro JLiberato

O Martim Farto era Cavaleiro e aparece nas Actas das Vereações de Loulé, nos séc. XIV-XV.
Informação que devo ao Miguel Cabrita Matias.

Um abraço para si e,se o Miguel aceder ao tópico, outro também para ele.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família Farto

#55520 | jliberato | 16 jan 2004 08:52 | Em resposta a: #55499

Caro amigo,
Muito obrigado. Quando tiver tempo hei-de pesquisar também Loulé à procura do meu Farto, por descargo de consciência. Depois da Amora e da Encarnação vou começar por Nisa.
Ainda não recebi o seu mail com a sua descendência do Bartolomeu Mendes, também meu antepassado e que lhe enviei em Dezembro.
Um grande abraço do
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Família Farto e outras que desejamos saber

#55571 | rgc | 16 jan 2004 16:47 | Em resposta a: #55520

Meu Caro amigo

Devo-lhe um pedido de desculpas por não ter respondido sobre a descendência do n/ Bartolomeu Mendes, mas estou um bocado baralhado sobre isto e queria ir à " nossa "catedral arquivística, a casa de todos nós- a TORRE DO TOMBO, ver se lá encontrava alguma coisa sobre isto. Mas devido a alguns problemas de saúde não tenho podido ir là e nem ,quase,sair de casa. Mais logo nem sei onde fica a TT. Porém,o " vício " nestas coisas é de tal ordem, que mais dia menos dia, embora com alguma dificuldade,terei de lá ir e quem sabe,por circunstâncias fortuitas, contribuir para as minhas melhoras :-)
(Peço desculpa aos nossos estimados moderadores,que muita paciência vão tendo, por estes apartes, mas como o assunto ainda está dentro do âmbito genealógico,lá me safarei).
Vou rever o assunto ainda hoje,pois é raro suceder-me não encontrar o começo das meadas,e muito interessado estou.
E aprovewito fazer-lhe um pedido: uma vez que pretende pesquisar famílias de Loulé,onde encontrará provavelmente muitas surpresas agradáveis sobre os seus, lembre-se que Loulé é uma comarca onde tenho a maioria dos meus antepassados algarvios e assim, tudo, mas tudo, o que se relacione com a genealogia e heráldica desta região, me interessa´. Aliàs, noto muitas famílias algarvias, de que farei parte, mas provar isso? Ainda falta muito. Assim estou sempre alerta para notícias genealógicas algarbias, sobretudo dos concelhos de Loulé, Albufeira, Silves e talvez, sem ter ainda confirmação, de Monchique. Do outro lado,os meus antepassados teriam atravessado o Guadiana, mas não se fixaram pelo lados do sotabento.
Um abraço amigo do
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família Farto e outras que desejamos saber

#55580 | rgc | 16 jan 2004 17:43 | Em resposta a: #55571

Lá foi a troca do "v" pelo "b". De vez em quando acontece. Estes meus genes beirões pregam-me estas partidas.
RC

Resposta

Link directo:

RE: Família Farto e outras que desejamos saber

#55584 | jliberato | 16 jan 2004 18:26 | Em resposta a: #55571

Meu caro amigo,
Foi só uma recordatória. Eles viveram há 300 anos, bem podem esperar umas semanas...
O que eu investiguei sobre o Algarve está quase tudo no Forum, em especial no tópico "Famílias de São Clemente, Loulé", mas também em tópicos sobre Salir, Querença, Santa Bárbara de Nexe, Olhão, Tavira, etc. Evidentemente que tenho mais alguns pormenores que estou disposto a fornecer-lhe se me fizer qualquer pergunta específica sobre eles. Como tem acontecido.
Mas, voltando ao nosso Bartolomeu, que me interessa muito, não se preocupe. Quando puder será o momento indicado.
Um grande abraço e boa recuperação,
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Família Farto e outras que desejamos saber

#55639 | rgc | 18 jan 2004 03:06 | Em resposta a: #55584

Caro amigo

A resposta a esta sua mensagem foi no tópico -Família Figueiredo Mascarenhas.
Um abraço.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família Farto

#55958 | mbp | 23 jan 2004 15:13 | Em resposta a: #54856

Caro J. Liberal

Não sei se este dado lhe interessa, mas nas Chancelarias Reais (Chancelaria de D. Afonso V Lº12, fl 30 ANTT)existe um documento relativo a Pero Anes Farto.Trata-se de uma "Carta de monteiro da Mata de vale de Cabeços , termo de Aviz" atribuída em 1449.

Cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Família Farto

#55967 | mbp | 23 jan 2004 16:47 | Em resposta a: #54856

Caro J. Liberato

Por lapso na mensagem anterior, escrevi Liberal quando devia ter escrito Liberato.

As minhas desculpas

mbp

Resposta

Link directo:

RE: Família Farto

#56049 | jliberato | 25 jan 2004 08:15 | Em resposta a: #55958

Caro Miguel Brandão Pimenta,
Muito obrigado pela sua contribuição. Por agora estou mais interessado em encontrar o casal Francisco Farto e Maria Tavares, que viveu no início do Século XVIII. Mas é sempre bom ter pistas de localização, esta abonando a favor da zona de Niza, aonde este tópico já detectou uma região aonde existem Fartos.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Família Farto

#56062 | A.Godinho | 25 jan 2004 18:03 | Em resposta a: #56049

Caros JLiberato e Miguel Brandão Pimenta

A Mata de Vale de Cabeços, do termo de Avis, que é referenciada, será muito provávelmente a actual Herdade de Vale de Cabeças ( ou esta e a de Vale de Cabecinhas) situada na fregª de Aldeia Velha de Santa Margarida, concelho de Avis.
A título de curiosidade, no 1º quartel do sec. xix, o meu trisavô, Luís Pires Prates de Carvalho, tinha uma "pensão" na referida herdade.

Cumprimentos
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família Farto

#56151 | jliberato | 27 jan 2004 15:44 | Em resposta a: #55967

Caro confrade,
O seu lapso não tem importância nenhuma.
Um abraço
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Família Farto

#56224 | jliberato | 28 jan 2004 15:26 | Em resposta a: #56062

Caro António Godinho de Carvalho,
Irei juntar a freguesia de Aldeia Velha de Santa Margarida às que serão objecto de pesquisa à procura de Francisco Farto e Maria Tavares.
Mas é agulha no palheiro.
Muito obrigado.
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Família Farto

#56289 | A.Godinho | 29 jan 2004 12:03 | Em resposta a: #56224

Caro JLiberato

No caso de Aldeia Velha poderá ser mesmo agulha em palheiro pois conheço bem os paroquiais da mesma e não me lembro de encontrar Fartos e/ou Tavares ( o que não quer dizer que os não haja). Fiz a refª a Aldeia Velha como mera curiosidade, não como potencial berço de Fartos, no entanto nunca se sabe...
Já que vai pesquisar Niza-Nossa Senhora da Graça, talvez seja util ver também Niza-Espírito Santo ,onde houve Fartos. Parece-me tb que Tavares é apelido que aparece muito por Niza e arredores.
Cumprimentos
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família Farto

#56399 | jliberato | 30 jan 2004 14:32 | Em resposta a: #56289

Caro António Godinho de Carvalho
Muito obrigado por mais esta precisão. Darei notícias, se encontrar algo, mas os seus comentários são encorajadores.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Família Farto

#56585 | rgc | 02 fev 2004 02:50 | Em resposta a: #55520

Caro amigo
Por e-mail ou talvez aqui,coloque alguns dados sobre BARTOLOMEU LOURENÇO MENDES. Como só há pouco cheguei a casa, hoje não dá, mas como vim ao Fórum e para ñ m esq. aproveitei p.m uma curiosidade: MARTIM FARTO, morador em Loulé,faleceu em 26.12.1586. Fez testamento e ficou como test.ª sua mulher VIOLANTE NETO, "um testamento d'ambos em uma vontade".Ela faleceu aos 28.6.1588 e tb fez test.º,foi testamenteiro João Ribeiro e sua mulher.
RC

Resposta

Link directo:

RE: Família Farto

#56817 | jliberato | 04 fev 2004 09:51 | Em resposta a: #56585

Meu caro amigo,
Muito obrigado por mais esta precisão.
Loulé figurará também no leque de possibilidades para a minha pesquisa.
Quanto ao resto vou escrever-lhe em privado.
Um abraço
JLIberato

Resposta

Link directo:

RE: Família Farto

#62580 | jliberato | 15 abr 2004 14:23 | Em resposta a: #55125

Meu caro António Godinho de Carvalho,
Só para lhe confirmar que não encontrei o meu Farto em Nossa Senhora da Graça, Nisa. Tem alguma sugestão adicional?
Vou então passar a Sesimbra na busca da agulha no palheiro...
Um abraço
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Família Farto

#62590 | A.Godinho | 15 abr 2004 15:22 | Em resposta a: #62580

Caro JLiberato

Lamento não ter encontrado os seus Fartos em Niza. Se quiser arriscar em mais uma sugestão minha, sugiro Peniche onde também houve Fartos.

Um abraço
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família Farto

#62629 | 7estrelas | 15 abr 2004 22:14 | Em resposta a: #56151

Sro. JLiberato,

Só hoje li o seu post.

Não sei se o puderá ajudar, talvez tentar procurar os seus Fartos em Alpalhão.

Sou descendente de Manoel Miguens Farto, natural de Alpalhão, Niza, distrito de Portalegre filho de Francisco Miguens e de Maria Vaz, casou em 16 Maio 1666, em Alpalhão, com Maria Gonçalves filha de Afonso Rovisco e Maria Gonçalves.
Tiveram:

Manoel Miguens Farto, baptizado a 12 Jan 1668, Alpalhão, Niza, casou em 31 de Agosto 1698 com Margarida Dias, baptizada a 20 Abr 1676, filha de Gaspar Pinheiro, de Alpalhão, e de Luzia Mendes, de Castelo de Vide.

Boas pesquisas

Os meus melhores cumprimentos

Maria do Monte

Resposta

Link directo:

RE: Família Farto

#62653 | A.Godinho | 16 abr 2004 12:42 | Em resposta a: #62629

Cara Maria

Tenho ascendência Rovisco em Gáfete. O mais antigo chamou-se Manuel Dias Rovisco , o Maravilhoso de alcunha (sec.xvii meados). Provávelmente serão dos mesmos dos seus.
Quanto a Fartos tenho-os mas em Niza:
Em meados ou finais do sec.xvii, passou de Niza à vila de Montargil António Nogueira Farto, que aí veio a casar com Serafina de Oliveira Foi cirurgião e pai de Luís Nogueira Farto, igualmente cirurgião, que por sua vez foi pai de Catarina Antónia Nogueira c.c. o boticário Manuel Rodrigues Leitão, e pai (ou avô, não me lembro bem porque escrevo de memória) do alferes de ordenanças Luis Nogueira Farto que foi pai de Frei António de Santa Basilissa (Nogueira). Do casal Manuel Rodrigues Leitão e Catarina Antª Nogueira, de quem descendo, há muita geração no presente.
Seria interessante trocar informação.
Cumprimentos
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família Farto

#62712 | 7estrelas | 16 abr 2004 21:54 | Em resposta a: #62653

Caro A. Godinho

Tenho ascendência Rovisco, em Gafete e Alpalhão:

Diogo Dias Rovisco, de Gafete, casou com Margarida Rovisca, foram pais de André Correia que foi baptizado em 08 Dez 1667, nasceu em gafete, casou em 18 Jan 1699, S.João Baptista, Gafete com Maria Domingas nascida em Gafete, baptizada a 05 Ago 1677, filha de Domingos Fernandes e Maria Cacheira, ambos de alpalhão.
André Correia e Maria Domingas foram pais de Manuel Alfaia Correia.

Manoel Miguens Farto e Margarida Dias, tiveram Maria Miguens, nasceu a 13 Jan 1701, Alpalhão, casou com Manoel Dias Castelhano, que nasceu a 21 Jun 1701, Alpalhão filho de Gonçalo Fernandes Roma,(1) que casou a 24 Mai 1699 com Maria Rovisca, (primos em 4º grau consaguineo), que foi baptizada a 28 Fev 1676, Alpalhão, filha de Manoel Dias Castelhano e Maria Rovisca.(2)

(1)Gonçalo Fernandes Roma, era filho de Amaro Lopes e de Isabel Martins que casaram a 25 (?) 1672. Ambos de Alpalhão.
Isabel Martins foi baptizada a 21 Nov 1644, Alpalhão era filha de Gonçalo Fernandes Roma e Catharina Álvares.
Amaro Lopes era filho de Manoel Lopes e Isabel Alfaia.

(2)Manoel Dias Castelhano era filho de Manoel Dias Alfaia e Joana Inchada, ambos de Alpalhão, nasceu em Alpalhão, casou em 19 Ago 1674, Alpalhão com Maria Rovisca, baptizada a 07 Fev 1654, alpalhão, filha de Estevão Gonçalves e Maria Rovisca, ambos de alpalhão.


Tenho um Bartholomeu Dias Rovisco que casou com Violante Musqueira, foram pais de Leonor Inchada, baptizada a 22 Jul 1650, Alpalhão que casou a 12 Fev 1671 em Alpalhão com Manoel Alfaia baptizado a 15 Fev 1654, Alpalhão, era filho de Diogo Alfaia e Maria Sequeira.
Tiveram Pedro Ferrão Alfaia, baptizado a 12 Jan 1677, Alpalhão, casou com Maria Bela a 06 Abr 1698 em Alpalhão. Maria Bela foi baptizada a 15 Dez 1680, Alpalhão era filha de Manoel Rovisco de Andrade e de Ana Dias.
Manoel Rovisco de Andrade era filho de António Rovisco e Catharina Alves, ambos de Alpalhão, casou (2º casamento) a 07 Jan 1680 em Alpalhão com Ana Dias, filha de Manoel Belo e Catharina Correia, ambos de Alpalhão.

Devem ser a mesma família.



Alguns apelidos da ascendência do distrito de Portalegre:
Chambel, Lourinho, Barrento, Barrenho, Leitão, Mouzinho, Carrilho, Calado, Curado, Mata, Matos, Monteiro, Canária, Vicente, Ferrão, Pires, Afonso,Semedo, Delicada, , Vaz, Sequeira, Belo, Correia, Lopes, Inchada, Alfaia, Caldeira, Figueiredo, Heitor,Borges, Gomes,Gonçalves, Prata, Garcia, Roza, Alfange, Agodinha, Esteves, Costa, Bugalha, Charro, Rolo, Bota, Lourenço, Marques, Mouro, Vilela, Leirinha, Alves, Matrouco, Galego, Calado, Jorge, Santa, Matos, Ruivo, Mendes, Andrade, Malato, Mourato, Meira, Candeias, Videira, Rodrigues, Negrito, Durão, Galeano, Tavares, Miranda, Trindade, Carvalho, Malagueto, Francisco, Cardoso, Marques, Condeço, Mota, Milhinhos, Poupana, Velez, Ribeiro,Garção, Zuzarte, Carrajola, Moruja, Campos, Freire, Faquinha, Gorgulho, Guerra, Martins, Cassola.


Os meus avós eram Manuel Rodrigues Esperança Cassola e Maria Inês Guerra Gorgulho das Neves Martins

Cumprimentos

Maria do Monte

Resposta

Link directo:

RE: Família Farto

#62715 | jliberato | 16 abr 2004 23:39 | Em resposta a: #62629

Cara Maria do Monte,
Muito obrigado pela sua sugestão. Hei-de verificar e informar do resultado.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Família Farto

#62717 | 7estrelas | 16 abr 2004 23:49 | Em resposta a: #62715

Caro JLiberato
Espero que a sugestão o possa ajudar.
Cá espero, por uma boa informação. :)
Boas pesquisas.
Bom fim de semana.
Cumprimentos
Maria do Monte

Resposta

Link directo:

RE: Família Farto

#62741 | A.Godinho | 17 abr 2004 17:09 | Em resposta a: #62712

Cara Maria

Tenho grande parte da minha ascendência no distrito de Portalegre, com especial incidência nos concelhos de Ponte de Sôr e Avis, mas também nos concelhos de Niza, Crato, Portalegre etc.
Vou tentar recolher nos meus apontamentos informação mais precisa, sobre as minhas gentes dos concelhos de Niza, Crato e Portalegre, onde parece que haverá mais pontos em comum.
Por agora deixo-lhe algumas indicações sobre as minhas gentes dessas bandas:

Crato: Chambel, Figueiredo, Lobato, Dias, Afonso, Gonçalves, Alameda, Ferreira, Pires
Niza: Farto
Gáfete: Caldeira, Rovisco, Biscaia, Gonçalves, Lobo(?), Dias, Cacheiro ( na ascendência do Manuel Dias Rovisco)
Aldeia da Mata: Trindade, Dias, Seco, Raposo
Portalegre: Estaço
Reguengo: Negrito, Carvalho
etc.

Ascendência Estaço, pelo método Sosa-Stradonitz:
1.a) João Fernandes Estácio 1.b) sua irmã Catarina Estacio
2.Francisco Fernandes, b.6.5.1657 C. 21.4.1677
3.Maria Estácia.
4.Pedro Fernandes,c. a 9.6.1647
5.Ana Fernandes.
6.Matias Fernandes.
7.Maria Estácia.
8.Miguel Rodrigues, da aldeia da Cortiçada, Viseu.
9.Catarina Fernandes, da mesma aldeia.
10.António Fernandes, de Campo Maior.
11.Maria Domingues , da mesma vila.

Ascendência Rovisco, pelo método Sosa-Stradonitz:
1. Paulo Rovisco da Trindade, casou em Benavila em 1738, Familiar do Sto. Ofício, tabelião etc.
2.António Dias Rovisco b. 1670 ( Aldeia da Mata)
3.Maria da Trindade (Aldeia da Mata)
4.António Dias Rovisco (b. 1639 Gáfete)
5.Isabel Gonçalves
6.António Lopes
7.Maria Fernandes Seco
8.Manuel Dias Rovisco (o Maravilhoso). Tenho mais sobre a sua ascendência e penso que tb. da sua mulher ( mas não aqui à mão)
9.Maria Biscaia
10. António Dias Lobato
11. Maria Afonso
12.António Lopes
13.Maria Dias
14. António Fernandes Seco
15.Catarina Vaz (Raposo)
16., 17., 18. e 19. Não tenho os elementos aqui á mão. É por aqui a asc. Biscaia, Mascarra, Canto, Vaz da Bocheira etc.
20.António Dias
21.Violante Gonçalves

Ascendência Lobato, Figueiredo etc., pelo método Sosa-Stradonitz (NOTA: tenho mais elementos da ascendência de algumas das linhas mas não aqui à mão):

1.Joaquim do Nascimento Lobato
2.Serafim António Ferreira Lobato
3.Marcelina Rosa Afonso de Figueiredo
4.Jose Fernandes Lobato
5.Catarina Ferreira
6.Francisco Dias de Figueiredo
7.Catarina Gonçalves Afonso
8.Miguel Fernandes Lobato (ascendência em Ninho do Açor etc. pelo que não a menciono aqui.
9.Maria Caldeira, de Gáfete.
10. , 11. etc. não tenho aqui à mão.
12.António Afonso de Figueiredo
13.Maria Gonçalves
14., 15. não tenho aqui à mão
16.17. Do Ninho do Açor pelo que não a refiro aqui.
18.19. ?????
20. 21. Não tenho aqui à mão.
22. 23. Não tenho aqui à mão.
24.Francisco Dias de Figueiredo
25.Maria Afonso
26.António Gonçalves Alameda
27.Ana Pires
28. 29.Não tenho aqui à mão
30. 31 ...
32. a 35. Do Ninho do Açor
36. a 47. ...
48.Manuel Dias de Figueiredo
49.Leonor Dias
50.Brás Afonso
51. Catarina Gonçalves

NOTA: a minha linha Chambel é numa destas ascendências mas como não tenho aqui os apontamentos, fica para mencionar noutra altura.

Julgo que assim já poderemos verificar quais os elementos que em concreto podem interessar a ambos.
Quanto aos Negritos, que refere julgo que serão tembém dos meus ( Manuel Dias Negrito, Joana Gonçalves Carvalha , etc.)

Aguardo com interesse a sua resposta.

Cumprimentos
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família Farto

#62742 | A.Godinho | 17 abr 2004 17:12 | Em resposta a: #62741

Em tempo ( para situar cronológicamente):

-O José Fernandes Lobato foi b. no Crato em 1748 onde casou em 1776.
-A Marcelina Rosa Afonso de Figueiredo foi b. no Crato em 1754.

Resposta

Link directo:

RE: Família Farto

#62772 | 7estrelas | 17 abr 2004 23:48 | Em resposta a: #62741

Caro A Godinho

Temos apelidos de ascendentes em comum, da mesma zona, envio alguns para confirmarmos os comuns.
Devemos entroncar um pouco antes.


Grande parte da minha ascendência, é do distrito de Portalegre, e da Madeira.

Da parte dos ascendentes do distrito de Portalegre tenho de pesquisar de seguida Viseu, Guarda, Évora, Coimbra, Lousã, Castelo Branco, Vila de Rei, Sardoal, Braga, Vila Real, etc.


Portalegre, (várias freguesias), Crato, Nisa (várias freguesias), Alpalhão, Gafete, Alegrete, Castelo de Vide, Cabeço de Vide, etc

Madeira: Funchal, Porto da Cruz, Machico, Santa Cruz, Calheta, Câmara de Lobos, Porto Moniz, etc.


Alguns do distrito de Portalegre:

Chambel – Crato:

1.Pedro Chambel casou com Maria Alves
Tiveram:
2.Leonor Calada, casou em 06 Jul 1686, N.Sra.Conceição, Crato, com Henrique Gomes, de Castelo de Vide, filho de Amaro Lopes e Ana Fernandes de Castelo de Vide
tiveram:
3.Francisco Calado nasceu Crato, casou em 26 Fev 1713, Sta.Maria da Deveza, Castelo de Vide com Maria Vicente, nascida a 13 Abr 1690, Sta.Maria da Deveza, Castelo de Vide, filha de Manoel Fernandes Vicente filho de Manoel Pires e Luzia Mendes, casado a 04 (?) 1682, em S.Tiago,Castelo de Vide, com Leonor Dias ( Canária), natural de S.Tiago, Castelo de Vide, filha de Brás Afonso e Maria Gonçalves (ou Fernandes), naturais de S.Tiago,Castelo de Vide.
4. Lourenço Calado,Theodora Maria
5.Catharina Maria, Manoel Gonçalves
6.José Francisco Galego, Maria do Rosário Ferrão
7.Severina Maria Galego,Francisco José Gorgulho
8. João Gorgulho, Maria Thomázia Guerra
9.Albertina das Neves Guerra Gorgulho, Francisco D’Assis Martins
10.Maria Inês Guerra Gorgulho Martins, Manuel Rodrigues Esperança Cassola
11.Elisabeth Albertina das Neves Martins Cassola, José Teles de Menezes Pereira e Agrela da Câmara de Aguiar
12. Maria do Monte Cassola e Agrela da Câmara de Aguiar

Figueiredo – Nisa:

1.Manoel Fernandes Figueiredo, n. 21 Ago 1688, Espirito Santo, Nisa, filho de Pedro Fernandes, natural de Nisa, e de Maria Cacheira,(c. 04 Jun 1684), neto paterno de António Afonso, de Viseu e de Maria Heitor, de Niza, neto materno de António Pires e de Maria Cacheira naturais de Nisa.
Casou a 11 Ago 1715, Espirito Santo, Nisa, com Catharina Dias Curada, filha de Pedro Fernandes Curado e de Catharina Dias, (c. 07 Jul 1675) neta paterna de António Fernandes e Filipa Dias, (c.24 Abr 1622) ambos de Nisa, e neta materna de Manoel Fernandes e Maria Gomes, ambos naturais de Nisa.
2.Maria Dias Curada, Lourenço Gonçalves
3.José Lourenço,Eugénia Caldeira
4.Mariana Caldeira, José da Mata Guerra
5.António da Mata Guerra, Ana Marques
6.Maria Thomázia Guerra,João Gorgulho
7.Albertina das Neves Guerra Gorgulho, Francisco D’Assis Martins
8.Maria Inês Guerra Gorgulho Martins, Manuel Rodrigues Esperança Cassola
9..Elisabeth Albertina das Neves Martins Cassola, José Teles de Menezes Pereira e Agrela da Câmara de Aguiar
10. Maria do Monte Cassola e Agrela da Câmara de Aguiar

Lobato:

1.Clara Lobato, casou com Gaspar Rodrigues Mouzinho, filho de Manoel Dias Galeano e de Brites Dias Mouzinho.
Tiveram:
2.Estevão Mouzinho Galeano que casou com Isabel Mendes Roma Tarouco, filha de Afonso Vaz Tarouco e Maria Dias.
3.António Mouzinho Galeano, Maria da Penha de Oliveira
4.Felicia Mouzinho,Gaspar Pires Tavares
5.Maria Mouzinha Galeana,Manoel Rodrigues Trindade
6. José da Trindade, Genoveva Rita Durão
7.João Trindade, Domingas do Amparo Andrade
8.Francisca Rita Trindade, Vasco José Martins
9.Vasco José Martins, Maria Germana dos Santos
10.Francisco D’Assis Martins,Albertina das Neves Guerra Gorgulho
11. Maria Inês Guerra Gorgulho Martins, Manuel Rodrigues Esperança Cassola
12.Elisabeth Albertina das Neves Martins Cassola, José Teles de Menezes Pereira e Agrela da Câmara de Aguiar
13.Maria do Monte Cassola e Agrela da Câmara de Aguiar

Dias – Crato:

1.Manoel Dias casou com Isabel de Matos,
tiveram:
2.Sebastião Dias de Matos, natural de Envedos, Crato, casou com Jacinta Carvalha,(n. 17 Ago 1716, N.Sra.Esperança,Nisa), filha de António Fernandes Lourinho e de Maria Carvalha.
Tiveram:
3.Francisco Pedro Dias de Matos Lourinho (n.17 Set 1753, S.Lourenço, Portalegre), casou a 26 Fev 1773, em S.Lourenço, Portalegre, com Rosa Maria da Encarnação Cassola (n.24 Mar 1755), filha de João Gonçalves Cassola (n.03 Jun 1723, S.Martinho, Portalegre)e Antónia Maria Faquinha.(n.22 Nov 17722, S.Lourenço, Portalegre), neta paterna de Domingos Gonçalves Cassola e Thereza Moruja(c.01 Set 1718, S.Martinho, Portalegre) e neta materna de Manoel Campos Faquinha e Thereza Meira(*)
4.Manoel Joaquim Cassola, Francisca da Conceição Zuzarte
5.António Joaquim Cassola,Maria Rosa Milhinhos
6. Maria Rosa Cassola
7. Manuel Rodrigues Esperança Cassola, Maria Inês Guerra Gorgulho das Neves Martins
8.Elisabeth Albertina das Neves Martins Cassola, José Teles de Menezes Pereira e Agrela da Câmara de Aguiar
9.Maria do Monte Cassola e Agrela da Câmara de Aguiar


Outros Dias:

1.Marcos Dias, natural da Lousã, Coimbra, casou em 08 Mar 1636, Sé,Portalegre, com Maria Meira, filha de João Meira e Leonor Álvares.
Tiveram:
2. Gaspar Dias Meira, b.12 Jan 1642, Sé, Portalegre, casou com Maria Freire a 11 Dez 1686 (2º casamento), filha de António Fernandes Pegão e Ana Rodrigues, neta paterna de Manoel Fernandes Freire e Catarina Martins, e neta materna de Manoel Gonçalves Galego e Maria Rodrigues.
Tiveram:
3.Thereza Meira, casou com Manoel Campos Faquinha(*)
4. Antónia Maria Faquinha,João Gonçalves Cassola
5. Rosa Maria da Encarnação Cassola, Francisco Pedro Dias de Matos Lourinho
6.Manoel Joaquim Cassola,Francisca da Conceição Zuzarte
7.António Joaquim Cassola,Maria Rosa Milhinhos
8. Maria Rosa Cassola
9. Manuel Rodrigues Esperança Cassola, Maria Inês Guerra Gorgulho das Neves Martins
12.Elisabeth Albertina das Neves Martins Cassola, José Teles de Menezes Pereira e Agrela da Câmara de Aguiar
13.Maria do Monte Cassola e Agrela da Câmara de Aguiar


1.Manoel Dias Garção casou com Ana Gonçalves.
Tiveram:
2.Manoel Dias Garção, n.03 Jul 1695, Reguengo, casou em 17 Jun 1723, com Joana Zuzarte, n.19 Abr 1699, Reguengo, filha de Manoel Zuzarte e Maria Vaz
Tiveram:
3.João Zuzarte,Rosa Maria Velez
4.Francisca da Conceição Zuzarte,Manoel Joaquim Cassola
5.António Joaquim Cassola,Maria Rosa Milhinhos
6. Maria Rosa Cassola
7. Manuel Rodrigues Esperança Cassola, Maria Inês Guerra Gorgulho das Neves Martins
8.Elisabeth Albertina das Neves Martins Cassola, José Teles de Menezes Pereira e Agrela da Câmara de Aguiar
9.Maria do Monte Cassola e Agrela da Câmara de Aguiar


1.Manoel Dias Negrito casou com Isabel Gonçalves.
Tiveram:
2.Antónia Maria, natural de Reguengo, casou com João Rodrigues Durão, filho de Vicente Rodrigues e Isabel Martins, neto paterno de Pedro Fernandes Durão e Isabel Rodrigues, neto materno de Gaspar Martins e Maria Vaz.
Tiveram:
3.Genoveva Rita Durão, n.24 Set 1756, Reguengo, casou com José da Trindade , b.17 Nov 1752, Alegrete, filho de Manoel Rodrigues Trindade e Maria Mouzinha Galeana , neto paterno de António Rodrigues Miranda(*1) e Margarida Miranda(*2), neto materno de Gaspar Pires Tavares e Felicia Mouzinho
4.João da Trindade,Domingas do Amparo Andrade
5.Francisca Rita Trindade,Vasco José Martins
6.Vasco José Martins, Maria Germana dos Santos
7.Francisco D’Assis Martins,Albertina das Neves Guerra Gorgulho
8. Maria Inês Guerra Gorgulho Martins, Manuel Rodrigues Esperança Cassola
9.Elisabeth Albertina das Neves Martins Cassola, José Teles de Menezes Pereira e Agrela da Câmara de Aguiar
10.Maria do Monte Cassola e Agrela da Câmara de Aguiar

(*1)António Rodrigues Miranda, filho de António Moreira e Maria Romacha, neto paterno de Jorge Moreira e Catharina Rodrigues.
(*2)Margarida Miranda, filha de Manoel Trindade e de Maria Caldeira, neta paterna de Pedro Alves Trindade e Maria Daguda(?), neta materna de António Rodrigues Parente e Margarida Miranda.

1.Pedro Dias, natural de Alpalhão, Nisa, casou com Maria Gonçalves.
Tiveram:
2.Vicente dias, natural de Alpalhão, Nisa, casou com Ana Dias, filha de António Dias Nova e Maria Pinheira, naturais de N.Sra.Graça, Nisa.
Tiveram:
3.Vicente Dias, b.14 Mar 1694, Alpalhão, Nisa, casou em 28 Ago 1712, com Maria de Andrade, b.21 Mai 1695, Alpalhão,Nisa, filha de João Correia e Maria de Andrade, neta paterna de Manoel Correia e Maria Delicada Lemos, naturais de Alpalhão,Nisa, e neta materna de Manoel de Andrade e Maria Martins naturais de alpalhão, Nisa
Tiveram:
4.Manoel Dias de Andrade, n.22 Abr.1714, Alpalhão, Nisa, casou em 12 Jan 1738 em S.João Baptista, Castelo de Vide, com Maria Martins das Candeias n.19 Jun 1722, S.João Baptista, Castelo de Vide, filha de António dias Belo ( b.07 Mai 1673, Cast.Vide)e Maria Martins das Candeias (b.24 Jun 1677, Alpalhão,Nisa). (*3)
5.Manoel Dias de Andrade,Ana Maria Malata
6.Domingas do Amparo Andrade
7Francisca Rita Trindade,Vasco José Martins
8.Vasco José Martins, Maria Germana dos Santos
9.Francisco D’Assis Martins,Albertina das Neves Guerra Gorgulho
10. Maria Inês Guerra Gorgulho Martins, Manuel Rodrigues Esperança Cassola
11.Elisabeth Albertina das Neves Martins Cassola, José Teles de Menezes Pereira e Agrela da Câmara de Aguiar
12.Maria do Monte Cassola e Agrela da Câmara de Aguiar

(*3)
1.Manoel Dias Toureiro, casou com Ignez Dias, naturais de Alpalhão, Nisa
Tiveram:
2. Manoel Dias Toureiro, casou Alpalhão,Nisa, 15 Out 1673, com Maria das Candeias filha de Manoel Dias Branco e Maria das Candeias todos naturais de Alpalhão,Nisa
tiveram:
3.Maria Martins das Candeias, b.24 Jun 1677, casou 26 Nov 1714 com António Dias Belo
4.Maria Martins das Candeias,Manoel Dias de Andrade
5.Manoel Dias de Andrade,Ana Maria Malata
6.Domingas Maria do Amparo,João Trindade
7.Francisca Rita Trindade,Vasco José Martins
8.Vasco José Martins, Maria Germana dos Santos
9.Francisco D’Assis Martins,Albertina das Neves Guerra Gorgulho
10. Maria Inês Guerra Gorgulho Martins, Manuel Rodrigues Esperança Cassola
11.Elisabeth Albertina das Neves Martins Cassola, José Teles de Menezes Pereira e Agrela da Câmara de Aguiar
12.Maria do Monte Cassola e Agrela da Câmara de Aguiar


Rovisco – Cacheira:

1.Diogo Dias Rovisco, natural de Gafete, casou com Margarida Rovisca.
Tiveram:
2.André Correia, b.08 Dez 1667,Gafete,casou Gafete, em 18 Jan 1699 com Maria Domingas Cacheira,b.05 Ago 1677, em Gafete, filha de Domingos Fernandes e Maria Cacheira, naturais de Gafete
Tiveram:
3.Manoel Alfaia Correia, b.13 Jun 1706, Gafete, casou em Gafete, 13 Fev 1732 com Maria Martins, b.28 Fev 1700, Gafete, filha de Francisco Dias Monteiro (b.10 Mar 1675,gafete), e Catharina de Matos, (b.14 Set 1670) neta paterna de António Martins e Isabel Dias Monteira, neta materna de Filipe de Matos e Maria Miguens.
4.Ana Maria de Matos,Francisco José Ferreira da Costa
5.Ludovina Maria Rosa, Francisco Mendes Gorgulho
6.Francisco José Gorgulho,Severina Maria Galego
7.João Gorgulho, Maria Thomázia Guerra
8.Albertina das Neves Guerra Gorgulho, Francisco D’Assis Martins

9.Maria Inês Guerra Gorgulho Martins, Manuel Rodrigues Esperança Cassola
10.Elisabeth Albertina das Neves Martins Cassola, José Teles de Menezes Pereira e Agrela da Câmara de Aguiar
11. Maria do Monte Cassola e Agrela da Câmara de Aguiar


Caldeiras - de Nisa

1.Rui dias Caldeira, Maria Agodinha
2.Manoel Caldeira, Beatriz Álvares
3.Manoel Caldeira Garcia, Catharina Roza
4.Miguel Caldeira Garcia,Maria Dias Bota
5.Ana Caldeira Garcia, Vicente Gonçalves Borges
6.Eugénia Caldeira, José Lourenço
7.Mariana Caldeira,José da Mata Guerra
8.António da Mata Guerra, Ana Marques
9.Maria Thomázia Guerra,João Gorgulho
10.Albertina das Neves Guerra Gorgulho, Francisco D’Assis Martins
11.Maria Inês Guerra Gorgulho Martins, Manuel Rodrigues Esperança Cassola
12.Elisabeth Albertina das Neves Martins Cassola, José Teles de Menezes Pereira e Agrela da Câmara de Aguiar
13.Maria do Monte Cassola e Agrela da Câmara de Aguiar

Cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Farto

#62877 | jliberato | 19 abr 2004 09:02 | Em resposta a: #62772

Cara Maria,
Já viu o tópico "Famílias de Vila Rei"? Numa das primeiras mensagens do tópico fiz uma lista do que tenho de Vila de Rei e talvez lhe interesse.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Família Farto

#62900 | 7estrelas | 19 abr 2004 13:21 | Em resposta a: #62877

Caro JLiberato

Estive a ver a lista dos nomes das Famílias de Vila de Rei. Tenho poucos dados:

Maria Rosa, natural de Vila de Rei, casou com Bernardo José Mourato, em Portalegre, era filha de Pascoal Martins e Maria Rosa, ambos de Vila de Rei.

Neste momento estou no emprego, não tenho as datas.

Um muito bom dia
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Farto

#62901 | A.Godinho | 19 abr 2004 13:34 | Em resposta a: #62772

Cara Maria

Aqui vão algumas correcções e alguns aditamentos.

1. Joaquim do Nascimento Lobato.
2. Serafim António Ferreira Lobato b. 14-07-1748 no Crato. Casou a 12-06-1776 no Crato.
3. Marcelina Rosa Afonso de Figueiredo b. a 30-06-1754 no Crato.
4. José Femandes Lobato - Crato
5. Catarina Nunes Ferreira - Crato.
6. Francisco Dias de Figueiredo - Casou a 16-04-1747 no Crato.
7. Catarina Gonçalves Afonso.
8. Miguel Femandes Lobato b. Ninho do Açor. Casou a 17-07-1707 no Crato.
9. Maria Caldeira.
10. João Ferreira b. Crato.
11. Catarina Nunes b. Crato.
12. João Gonçalves de Figueiredo b. Crato.Casou a 7-11-1706 no Crato.
13. Catarina Mendes b. Crato.
14. António Afonso.
15. Maria Gonçalves Alameda.
16. Manuel Simão.
17. Catarina Fernandes Seco.
18. Miguel Dias
19. Maria Caldeira b. no Gáfete.
20.
21.
22.
23.
24. Francisco Dias de Figueiredo b. no Crato. Casou em 1675 no Crato.
25. Maria Afonso.
26. João Mendes.
27. Isabel Gonçalves.
28. Francisco Dias de Figueiredo
29. Maria Afonso .
30.
31.
32. Pedro Simão b. no Ninho do Açor. Casou a 30-11-1647 no Louriçal.
33. Maria Marques b. Louriçal.
34. Mateus Pires (Rolão?) b. no Tinalhas.
35. Maria Fernandes.
48. Manuel Dias de Figueiredo.
49. Leonor Dias.
50. Brás Afonso.
51. Catarina Gonçalves.
64. Pedro Simão.
65. Maria Gonçalves.
66. Manuel Marques.
67. Maria Domingues.

Quanto a Negritos parace-me que o Manuel Dias Negrito que refere poderá ser irmão da minha antepassada Joana Gonçalves Carvalho ( baptizada no Reguengo em 1691) fª de Manuel Dias Negrito e Catarina Carvalho.

Roviscos ( parece-me haver parentesco por aqui):

Ascendência do Manuel Dias Rovisco, o Maravilhoso, que refiro na minha mensagem:
1. Manuel Dias Rovisco (c.c. Maria Biscaia) de Gáfete.
2.António Dias Cacheiro
3.Isabel Dias Gonina(?)
4.
5.
6.António Dias do Canto ( por morar em um Canto da Vila de Niza- descendente de Manuel Vaz da Bocheira)
7.Catarina Álvares.


Este Manuel Dias Rovisco foi pai, além do António Dias Rovisco, de Diogo Pires Sarram(?) Sauram (?) que c.c. Maria dos Reis (fª de Filipe de Matos e de Maria Miguens (ou Miguéis?), que por sua vez foram pais do Pe. Manuel de Matos . Estes elementos ( ascendência de Manuel Dias Rovisco) foram colhidos , se a memória não me falha, na habilitação do Santo Ofício, de Manuel Caetano Biscaia.


Chambéis do Crato:

1. ...
2. António Gonçalves. Casaram no Crato a 9.12.1693
3.Ana Pires
4.João Rodrigues
5. Maria Vaz
6. António Chambel
7. Ana Pires

Cumprimentos
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família Farto

#62951 | 7estrelas | 19 abr 2004 22:22 | Em resposta a: #62901

Caro A Godinho

Acho que Filipe de Matos e Maria Miguens, são os mesmos que os avós maternos da mulher de Manoel Alfaia Correia, neto de Diogo Dias Rovisco:

Descendência de Diogo Dias Rovisco:
1.Diogo Dias Rovisco, natural de Gafete c.c. Margarida Rovisca
2.André Correia, b.08 Dez 1667, Gafete, c. em Gafete a 18 Jan 1699 c. Maria Domingas (Cacheira) n.05 Ago 1677,filha de Domingos Fernandes e Maria Cacheira
3.Manoel Alfaia Correia, b.13 Jun 1706, Gafete, c. 18 Fev 1732, c. Maria Martins, b.28 Fev 1700, filha de Francisco Dias Monteiro, b.10 Mar 1675, Gafete, e Catharina de Matos (b.14 Set. 1670(?)), neta paterna de António Martins e Isabel Dias Monteira, neta materna de Filipe de Matos e Maria Miguens

______

Isabel Gonina (?), será que é Gomide?
Existe uma família Gomide, na Zona de Portalegre, os meus são de Castelo de Vide:

Leonor Dias Gomide, filha de António Dias e Clara Gomide

__________

Manoel Dias Negrito, estive a ler a certidão da neta, Genoveva Rita Durão, n.24 Set 1756, Reguengo, e diz que os pais e avós eram naturais de Reguengo.

É capaz de ser irmão da Joana Gonçalves Carvalho.

________

Dos Lobato, não tenho muitas datas, o director do Arquivo Distrital de Portalegre, além das certidões, enviou-me fotocópias da Família Mouzinho:
Os Mouzinhos, subsidios para a história de Castelo de Vide, Niza e Marvão, separata da Revista "Armas e Troféus", 2ª série, nº 3, Fasc. 3

Gaspar Dias Mouzinho, casou em Niza a 25.8.1620, com Clara Lobato, filha de Diogo Dias Carrilho e de Ana Lopes Lobato.

_______________

Vou comparar mais elementos.
Obrigada
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Farto

#62952 | 7estrelas | 19 abr 2004 22:34 | Em resposta a: #62877

Caro JLiberato

Quando li a sua msg, estava no emprego, e não tinha os elementos que lhe queria enviar, as freguesias do concelho de Nisa, tenho uma lista do distrito de Portalegre com as freguesias dos vários concelhos, talvez tenha interesse:

Nisa:

Alpalhão
Amieira do Tejo
Arez
Espirito Santo
Montalvão
Nossa Senhora da Graça
Santana
São Matias
São simão
Tolosa

Tenho andado a seguir o tópica famílias de Vila de Rei, só que dos meus ascendentes, tenho poucos dados, na certidão de Emília Rosa Mourato, n.16 Abr 1788, Sé,Portalegre, filha de Bernardo José Mourato(n.21 Ago 1755, Sé,Portalegre) e de Maria Rosa filha de Pascoal Martins e Maria Rosa, naturais de Vila de Rei.

Muito obrigada por ter chamado a atenção para ver o tópico, estive para intervir, só que tenho poucos dados.

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Farto

#62977 | jliberato | 20 abr 2004 08:48 | Em resposta a: #62952

Cara Maria
Muito obrigado pela sua mensagem.
Na minha busca pelos Fartos vou agora investigar Sesimbra. Depois talvez volte a Nisa para ver Alpalhao.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Família Farto

#63035 | jliberato | 20 abr 2004 20:19 | Em resposta a: #62590

Caro António Godinho de Carvalho,
Muito obrigado pelo palpite. Acrescento Peniche à lista dos locais a procurar. Pena que o tempo disponível seja tao escasso.
Um abraço
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Família Farto

#66702 | jliberato | 05 jun 2004 15:38 | Em resposta a: #54990

Cara Rita,
Finalmente tive hoje ocasião de verificar a freguesia de São Tiago de Sesimbra à procura dos meus Fartos.
Não encontrei, mas agradeço o palpite.
Vou agora verificar os outros palpites.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Família Seco

#66724 | ffarrajota | 05 jun 2004 23:14 | Em resposta a: #62901

Senhor Godinho,
Faz referência a uma Catarina Fernandes Seco, no tópico família Manso. Tenho um avô Manuel Marques Seco, de Paços-Gouveia-Guarda, cuja filiação consta filho de D.Seco -Paços-Gouveia, por volta de 1660. Sabe dizer-me qual a origem desta família. Tenho encontrado famílias alentejanas nas beiras. Em Sta. Marinha -Seia-Guarda encontro mais Secos alguns Fernandes Seco, não descobri ainda qual a ligação. Em Sta. Marinha tenho uma avó casada com um avô de Niza-distrito de Portalegre. Não sei como pesquisar porque julgo que Niza não terá só uma freguesia. O meu avô Francisco Lopes, de Niza cc.Maria da Costa de Sta.Marinha, filho de Francisco Alves e Maria Lopes, ambos de Niza-Portalegre, ano casamento 1650/60?
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: Família Seco

#66756 | jliberato | 06 jun 2004 15:53 | Em resposta a: #66724

Cara Fernanda,
Na família da minha mulher tenho um ramo de Paços da Serra, Gouveia. Famílias Ferreira, Rodrgues, Mendes, Paiva, Lopes, Manuel.
A mais moderna, Brígaida Ferreira, nasceu em 1706.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Família Seco

#66865 | A.Godinho | 08 jun 2004 00:21 | Em resposta a: #66724

Cara Fernanda

Aparentemente os meus Secos, os da Beira e os do Alentejo, serão famílias diferentes entre elas. O apelido terá origem em alcunha pelo que poderá haver inúmeras famílias Seco de origens diversas. No entanto ambos temos ascendência Seco no Alentejo, no mesmo distrito inclusivé, pelo que a hipótese de parentesco, mesmo que remota, não é de descartar.
Quanto ao casamento de Farncisco Alves com Maria Lopes, terá que tentar encontrá-lo nas várias freguesias de Niza ( e eventualmente nas adjacentes).
Cumprimentos
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família Seco

#66948 | ffarrajota | 08 jun 2004 17:04 | Em resposta a: #66865

Caro Sr.Godinho,
Agradeço a sua informação.
Sobre família Lopes, de Paços-Gouveia tenho um avô Luís Lopes Capucho nasc 21/7/1685, filho de Manuel Lopes da Eira Velha-Paços-Gouveia e de Luísa Capucho.Casou com Maria Gonçalves e tiveram vários filhos , (entre 1708 e 1720)uns só Lopes e outros com outros apelidos: a Maria dos Reis, o Manuel Lopes,Miguel Lopes,Thomé Lopes Capucho,Luís, Lopes Capucho,João Lopes Capucho ,Maria Capucho e Joseph Lopes Capucho.
Dos Rodrigues tenho uma avó Maria Rodrigues de Paços de Baixo-Gouveia cc.João Martins, de Moimenta da Serra. Deveria ter casado por volta de 1685 a primeira filha nasc 1687. Também tiveram os seguintes filhos:Ana, Maria,Teresa, bernardino,Josepha,Madalena e outra Teresa.
Não sei se terá ligação com a sua família.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: Família Seco

#67057 | jliberato | 09 jun 2004 18:03 | Em resposta a: #66948

Cara Fernanda,
A minha mulher tem um Capucho: Simão Rodrigues Capucho, que casou em Louriçal do Campo, Castelo Branco, aos 01-10-1697, com Maria Fernandes. Era filho de Simão Francisco e Ana Rodrigues. Não disponho da sua naturalidade.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Família Seco

#67070 | ffarrajota | 09 jun 2004 20:49 | Em resposta a: #67057

Caro Senhor José Liberato,
O meu avô Luís Lopes Capucho, nasc. 21 jun 1685 , filho de Manuel Lopes,lavrador, da Eira Velha-Paços-Gouveia e Luísa Capucho. Casou com Maria Gonçalves, de Vila Nova do Casal-Tazém, em 9 junho 1706, em Paços-Gouveia. Não tenho a origem da Luísa Capucho, não sei se será alcunha.
Mais tarde o contactarei sobre a família Cavaco e Guterres.
Os meus cumprimentos
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: Família Farto

#71289 | jliberato | 15 ago 2004 18:05 | Em resposta a: #54990

Cara Rita,
Finalmente tive ontem ocasião de pesquisar os registos de Arrentela.
Infelizmente ainda não foi desta que encontrei os meus Fartos. Mas vou prosseguir a minha pesquisa seguindo outros palpites.
Fico-lhe grato na mesma.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Família Farto

#77748 | jliberato | 21 nov 2004 19:59 | Em resposta a: #56289

Caro António Godinho de Carvalho,
Terminei a minha investigação procurando o casal Francisco Farto e Maria Tavares em Aldeia Velha de Santa Margarida em Avis. Nem vestígio.
Vou agora ver Loulé.
Muito obrigado pela sugestão, de qualquer modo.
Um abraço
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Família Farto

#85623 | jliberato | 05 mar 2005 18:37 | Em resposta a: #54881

Caro Rafael,
Escrevo-lhe para dizer que pesquisei os meus Fartos em Loulé sem sucesso. Mas muito obrigado pela dica.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Família Farto

#85746 | rafael | 07 mar 2005 18:21 | Em resposta a: #85623

Caro JLiberato
Não tem de quê. Agradeço a sua atenção. Á s vezes uma simples palavra de consideração, sob. de amizade é o suficiente para nos recordar o nosso silêncio aparentemente descortês e nada ofensivo. Houve tempo que trocámos muitas informações acerca de nossa família. De facto tenho sempre perguntas a fazer, dúvidas a corrigir.
Tenciono, brevemente, entrar em contacto consigo para troca de informações sobre alguns dos seus ramos familiares que me parece terem a ver com alguns dos meus do Algarve. Nunca é demais voltarmos a alguns assuntos, que embora repetidos trazem, geralmente, algo de novo. Prov. por mails para evitar que caia em uma ou outra repetição escusada, aqui, ou considerada ociosa .
Vou tendo agora mais tempo para voltar a estes assuntos, porque sou obrigado a ficar em casa, por circunstâncias várias, que não me permitem sair para longe, todas as vezes que desejo, porque como vivo agora sozinho, faz -me falta conviver e onde resido, o meio é culturalmente desprovido de interesse e mesmo na cidade próxima, os conhecimentos que tive foram desaparecendo.
Como estive uns meses afastado destes assuntos, de modo assíduo, já ia perdendo alguma embalagem :-)
Com o "pecado" de me repetir penso recomeçar e reaver o contacto com alguns parentes e pessoas amigas que não contacto há muito.
Um abraço amigo.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família Farto

#85775 | jliberato | 08 mar 2005 09:47 | Em resposta a: #85746

Caro Rafael Carvalho,
Fico aguardando as suas questões. Muito obrigado pelas suas amáveis palavras.
Espero que não leve a mal os meus mails lacónicos, mas escrevo-os às vezes à pressa entre duas reuniões.
E todo apreciamos as suas mensagens.
Cumprimentos
JLiberato
Estrasburgo

Resposta

Link directo:

RE: Família Farto

#222309 | didbor | 27 fev 2009 10:47 | Em resposta a: #54856

Caros confrades,
O meu 9° avô chama-se Antonio Gonçalves Farto, nascido cerca de 1700 em Castelo Melhor, V.N. Foz Côa, Guarda, casado com Maria Esteves Mana, natural de Vila Nova de Foz Côa. Eles eram Pais de Joze Gonçalves Farto (ou Mano), casado com Maria Gracia (Quelha).
Não sei se esse meu antepassado pertence ao mesmo ramo Farto de Lisboa, mas caso tenham mais informações sobre Fartos de Castelho Melhor, seriam bem vindas.
Tambem disponho dos microfilmes desta propria freguesia de 1750 a 1910.
Cumprimentos.
Didier Borrego

Resposta

Link directo:

RE: Família Farto

#232937 | maripb | 29 jun 2009 16:59 | Em resposta a: #54856

Oi...descendo da família Figueiredo. Meu avô se chamava Manoel Fernandes Figueiredo.

Se você tiver alguma informação sobre a árvore genealógica de minha famíla agradeço.

Resposta

Link directo:

RE: Família Farto

#233498 | jliberato | 07 jul 2009 17:50 | Em resposta a: #222309

Caro Didier Borrego,
Não encontra pois nenhum casamento de Francisco Farto com Maria Tavares antes de 1705?
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Família Farto

#233581 | didbor | 08 jul 2009 09:27 | Em resposta a: #233498

Caro JLiberato,
Infelizmente não existem documentos de Castelo Melhor anteriores a 1749.
Os únicos documentos que mencionam Fartos são:

- Maria, bapt. a 10/02/0750, filha de Jozé Gonçalves Mano e Maria Gracia, neta paterna de António Gonçalves Farto e Maria Esteves Mana (VN Foz Côa).

- Joam Baptista, bapt. a 15/06/1751, filha de Jozé Gonçalves Mano e Maria Gracia, neta paterna de António Gonçalves Farto e Maria Esteves Mana (VN Foz Côa).

- Maria, bapt. a 24/01/1754, filha de Jozé Gonçalves Farto e Maria Gracia, neta paterna de António Gonçalves Farto e Maria Esteves Mana (VN Foz Côa).

- Joana, bapt. a 20/04/1758, filha de Jozé Gonçalves Mano e Maria Gracia, neta paterna de António Gonçalves Farto e Maria Esteves Mana (VN Foz Côa).

....

O último desse ramo que usou o apelido de Farto foi o Jozé Gonçalves Mano, todos descendentes passam a usar o apelido de Mano (da Maria Esteves Mano).

Cumprimentos
Didier Borrego

Resposta

Link directo:

RE: Família Figueiredo

#241252 | shadlan | 06 out 2009 15:17 | Em resposta a: #62772

Reparei que a sua linhagem possui pessoas da família Figueiredo provenientes de Espírito Santo, Nisa.

Um dos antepassados é proveniente de Espírito Santo, Nisa. Chama-se José Tomás Coelho Figueiredo, faleceu em 1942 em Paranhos, Porto e é filho de José Tomás Figueiredo.

Por acaso não possui mais informação referente à família Figueiredo?

Atentamente
Abel Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Família Farto

#246928 | jliberato | 02 jan 2010 18:11 | Em resposta a: #232937

Cara maripb,
Muito obrigado pela sua mensagem.
Para que obtenha uma resposta será necessário identificar a freguesia de nascimento do seu avô.
Cumprimentos e votos de um bom ano novo.
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Família Farto

#247043 | jliberato | 04 jan 2010 00:48 | Em resposta a: #233581

Caro Didier Borrego,
Muito obrigado pela sua contribuição.
Os Fartos que procuro são realmente anteriores.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Família Farto

#247085 | Filipe PC | 04 jan 2010 20:20 | Em resposta a: #54856

Prezado Amigo

Algo me diz Vila Nova de Foz-Côa pois ambos os apelidos são habituais por lá e vi-s nos paroquiais. Quais as datas que pensa ter para eles?

Abraço

Filipe Pinheiro de Campos

Resposta

Link directo:

RE: Família Farto

#247990 | jliberato | 18 jan 2010 18:48 | Em resposta a: #247085

Caro Filipe Pinheiro de Campos,
Muito obrigado pela sua mensagem.
Francisco Farto e Maria Tavares devem ter casado no início do Século XVIII.
Agradecia qualquer indicação.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Família Farto

#247991 | Filipe PC | 18 jan 2010 18:55 | Em resposta a: #247990

Irei ver o que consigo quando deambular pelos livros de Foz Coa pois quase tenho a certeza serem de lá.

Aproveito para lhe pedir uma informação. Tenho um amigo que descende penso que de um tronco comum consigo de Gís, de um Silva, de Castelo Branco. Tem alguma coisa qu possa ajudar?

Um abraço

Filipe Pinheiro de Campos
Bragança

pinheirodecamposARROBAgmailPONTOcom

Resposta

Link directo:

RE: Família Farto

#249100 | jliberato | 03 fev 2010 20:40 | Em resposta a: #247991

Meu caro Filipe Pinheiro de Campos,
Já respondi para o seu mail.
Uma pesquisa em Vila Nova de Foz Côa seria muito útil. Fico grato.
Cumprimentos,
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Família Farto

#283237 | Casimiro | 29 jul 2011 10:38 | Em resposta a: #54990

D. Rita Cabeça Ramos,

Pesquisando num tópico do ano de 2004 relacionado com os "Fartos" de Sesimbra, deparei com este e gostaria que me pudesse informar se o nome "Joaquim Matias Farto de Mendonça, Capitão", natural de Santiago, Sesimbra, princípios do sec. XIX, lhe diz alguma coisa e se me poderia facultar algus dados, como ascendências e casamento. Uma descendente deste casou em meados do século XX em Afife, Viana do Castelo, que estou a pesquisar.
Com os melhores cumprimentos,
Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

RE: Família Farto

#284680 | Casimiro | 14 ago 2011 19:15 | Em resposta a: #54990

Cara Rita Cabeça Ramos,
Com data de 29 de Julho de 2011 às 10:38 mandei-lhe uma mensagem, mas por ventura não a recebeu. Volto a insistir, pois precisava de uns elementos da família Farto de Mendonça, de Sesimbra, se não for muita maçada.
Com os melhores cumprimentos, ao dispôr,
Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

RE: Família Farto (Almendra, VN Foz Côa)

#315092 | didbor | 10 out 2012 12:29 | Em resposta a: #247043

Caro JLiberato,
Nas minhas pesquisas de Almendra (VN Foz Côa), encontrei mais alguns Fartos anteriores aos de Castelo Melhor, como por exemplo:

1. João Rodrigues Farto casado com Inês Mendes, ambos de Almendra, pais de:
1.1. Manuel, baptisado em Almendra a 19/12/1683
1.2. José, baptisado em Almendra a 09/06/1686
1.3. José e 1.4. Francisco, gemeos baptisados em Almendra a 05/03/1691
1.5. Catarina Guerra, baptisada em Almendra a 31/08/1692. Foi 3a mulher de Manoel Henriques de Vilar Torpim, e tiveram:
1.5.1 José, baptisado em Almendra a 27/04/1719
1.5.2 Francisco, baptisado em Almendra a 28/05/1720
1.5.3 Maria e 4.Teresa, baptisadas em Almendra a 19/03/1722
1.5.5 David, baptisado em Almendra a 22/05/1727

Assim como outros ramos em Almendra, dos casais seguintes:
- José Giraldes Silva e Catarina Farta, naturais de Almendra em cerca de 1650,
- João Giraldes Cabreiro e Maria Francisca Farta, naturais de Almendra em cerca de 1670,
- Domingos Giraldes Ceboleiro e Maria Guerra Farta, naturais de Almendra em cerca de 1660,
- Pedro Guerra Farto e Leanor Afonso, moradores em Castelo Melhor e nascidos em carca de 1650,
- Francisco Giraldes "Pãotrigo" e Isabel Farta, Casaram em Almendra a 26/04/1682.

Cumprimentos,
Didier Borrego

Resposta

Link directo:

RE: Família Farto (Almendra, VN Foz Côa)

#315219 | jliberato | 12 out 2012 11:21 | Em resposta a: #315092

Caro Didier Borrego,
Muito obrigado pelas pistas. Vou ver se encontro alguma coisa.
Há muitos anos que procuro este Farto.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Família Farto (Almendra, VN Foz Côa)

#315234 | didbor | 12 out 2012 15:13 | Em resposta a: #315219

Caro JLiberato,
De nada, e boa sorte para suas pesquisas
Se precisar de mais informações sobre esses Fartos de Almendra ou Castelo Melhor, disponha.
Cumprimentos,
Didier Borrego

Resposta

Link directo:

RE: Família Farto (Almendra, VN Foz Côa)

#315241 | Jorge Resende | 12 out 2012 18:39 | Em resposta a: #315219

O assento de casamento de Manuel Gomes Castelão e Evarista Quitéria pode visualizá-lo seguindo seguintes passos on line:
a/ Inscreva no google ETOMBO LISBOA;
b/ de entre os vários concelhos de Lisboa, clic Lisboa e dentro das freguesias de Lisboa ENCARNAÇÃO (freguesia do Chiado);
c/ Clic em casamentos e nas datas 1720-1729;
d/Na imagem 705 (pág 149 verso, parte de trás) aí tem o assento que, se já tem conhecimento dele, prova que cheguei atrasado na ajuda possível. Cumprimentos
http://digitarq.adlsb.dgarq.gov.pt/viewer?id=3651013

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 11:52

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen