LOBOS, de Olivença

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

LOBOS, de Olivença

#54909 | ngccm | 07 jan 2004 18:29

Aos estudiosos das genealogias oliventinas

Tenho uma ascendência Lobo de Olivença, que é sumariamente a que descrevo:

I. ANDRÉ MENDES LOBO, capitão de Infantaria, governador do Alandroal,cavaleiro professo na Ord. de Cristo, destacou-se na guerra da Restauração. Está entroncado por Gaio e Manso de Lima na família Lobo da Gama, dos senhores do morgado de Vale Moreno (de que é descendente por via feminina, por sua avó paterna D. Isabel Lobo, mulher de André ou António Mendes Cavaleiro). Casou com D. Francisca de Chaves (a quem Gayo dá oa apelido Sóliz, de Badajoz) e tiveram:

a) António Lobo de Chaves, q.s.
b) Rui Mendes Lobo, casou em Olivença com D. Antónia da Gama de Morais, s.g.
c) D. Isabel Lobo, casada em Évora em 1668 com Diogo Mexia Restolho, cristão-novo preso pela Inquisição, mas da conhecida família Restolho de Olivença (o sangue judeu vinha-lhe pela mãe)s.g.

II. ANTÓNIO LOBO DE CHAVES casou em Olivença (Matriz) em 1649 com Leonor de Matos e Magalhães, filha de Gomes Martins Cabeça e de sua mulher Inês de Matos (que obteve a mercê, em 1658, do ofício de almoxarife das barrocas da Redinha para dote da sua neta mais velha, filha da sua filha Leonor). Tiveram:

a) D. Isabel Lobo de Chaves, q.s.
b) D. Inês de Matos Lobo, nasceu em Olivença (Matriz) em 1653 e casou em Arraiolos, em 1684, com Miguel Vidigal Salgado, c.g.

III. D. ISABEL LOBO DE CHAVES nasceu em Olivença (Matriz) em 1651 e morreu em Arraiolos em 1697. Casou com Manuel Homem Pessoa, nascido em Évora em 1647 e falecido em Arraiolos em 1696, escrivão e tabelião do Público e Judicial de Arraiolos, filho de Sebastião Martins Homem e de sua mulher Mariana Ribeira. Filhos:

a) D. Catarina Eugénia de Chaves Magalhães, q.s.
b) D. Francisca Vicência de Chaves, casou na Graça do Divor em 1693 com Miguel Fernandes Jordão, c.g. extinta

IV. D. CATARINA EUGÉNIA DE CHAVES MAGALHÃES, nasceu em Évora em 1671 e casou em Arraiolos em 1689 com o Dr. Manuel de Figueiredo Corte-Real, nascido em Évora em 1664, filho do Licenciado Simão de Figueiredo e Lemos e de sua mulher D. Isabel da Silveira. c.g. família Lobo Corte-Real de Arraiolos

Agradecia algumas achegas ao que apresento e em particular referências aos Lobos, Matos, Magalhães e Cabeças, que me parecem bastante intrincados.

Nuno Canas Mendes

Resposta

Link directo:

RE: LOBOS, de Olivença

#55025 | HCS | 09 jan 2004 10:13 | Em resposta a: #54909

Caro Dr. Nuno Canas Mendes,

Em relação a estes Lobos de Arraiolos, tenho um irmão de uma antepassada minha o Dr. Jerónimo José de Sá que casou em Évora nos finais do séc. XVIII, com uma certa D. Mariana Isabel Lobo da Silveira, filha de um senhor de apelido Henriques, baptizaram duas filhas em Arraiolos, e lembro-me que na altura um dos padrinhos era um certo Valadares Sotomaior, e uma outra filha baptizada em Monforte, de nome D. Ana José de Sá e casada com o Dr. Sousa e Silva. Fui na altura aconselhado salvo erro pelo Dr. Godinho de Carvalho a consultar o seu artigo sobre os Lobos de Arraiolos publicado na revista "Raízes & Memórias", artigo esse bastante interessante para quem se interessa por genealogias alentejanas, no entanto não consegui entroncar essa senhora nos seus Lobos, eu não tenho aqui presente as fotocópias dos assentos paroquiais que na altura pedi no ADE, mas pergunto: será que esta senhora pertencia á família estudada por V. Exa.
Com os meus cumprimentos
Hugo da Cunha e Sá

Resposta

Link directo:

RE: LOBOS, de Olivença

#55028 | LCM | 09 jan 2004 10:31 | Em resposta a: #55025

Caro Hugo,

Ontem marquei-te falta no nosso almoço!

Abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: LOBOS, de Olivença

#55032 | HCS | 09 jan 2004 10:59 | Em resposta a: #55028

Caro Lourenço,
Peço desculpa, mas pensei que não havia, como não tenho os vossos n.s de telefone, e antigamente era o Gonçalo Guimarães que me ia dizendo, diz-me o teu e-mail.
um abraço do Hugo

Resposta

Link directo:

RE: LOBOS, de Olivença

#55040 | LCM | 09 jan 2004 11:50 | Em resposta a: #55032

Caro Hugo,

Como a 1ª quinta feira foi dia 1, feriado, encontrámo-nos na 2ª quinta, ontem.
O meu e-mail é:
correiadematos (arroba) mail (ponto) telepac (ponto) pt
Manda-me uma mensagem se faz favor que assim fico com o teu e-mail e passo a lembrar-te sempre como faço com os outros.

Abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: LOBOS, de Olivença

#55280 | ngccm | 13 jan 2004 11:56 | Em resposta a: #55025

Caro Dr. Hugo Cunha e Sá

Se a senhora nasceu depois de 1748 pode ser filha do tabelião do Público e Judicial de Arraiolos, Manuel José Lobo Corte-Real e de sua mulher D. Faustina Teresa de Mira. Era importante dar-me dados mais precisos, pois à partida não tenho conhecimento de nenhuma Mariana, o que não significa que ela não possa ser destes meus Lobos.
Cumprimentos

Nuno Canas Mendes

Resposta

Link directo:

RE: LOBOS, de Olivença

#55326 | rgc | 13 jan 2004 17:56 | Em resposta a: #54909

Caro Senhor
Gosto muito de Olivença, por motivos que não vêm ao caso e que ofereci há tempo a pessoa amiga a obra -OLIVENÇA - de Matos Sequeira e Rocha Junior, com ilustrações de Alberto de Sousa.
Certamente conheceis a obra; todavia, fica a informação para efeitos úteis a quem possa beneficiar. E tal livro tem muita genealogia.
Cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: LOBOS, de Olivença

#55354 | HCS | 14 jan 2004 09:49 | Em resposta a: #55280

Caro Dr. Nuno Canas Mendes,

Dos assentos do ADE das duas irmãs, pode-se retirar o seguinte:
1-Évora, São Pedro, Liv. de Óbitos relativo ao ano de 1875, assento n.º 1, fls.2 "D. Ana José de Sá - morreu aos 23 dias de Janeiro de 1875 na Rua do Paço casa n.º 1 de 72 anos de idade viúva do Doutor João de Sousa e Silva e filha do Doutor Jerónimo José de Sá e de sua mulher Dona Mariana Isabel Lobo da Silveira deixou um filho maior".
2- Arraiolos:

"Maria - Aos oito dias do mês de Agosto de mil e setecentos e oitenta e cinco annos nesta Igreja de Santa Maria dos Marteres Matrix desta Villa de Arraiollos o Reverendo Doutor Manoel José das Neves de minha liçenca baptizou e pos os santtos Oleos em uma menina por nome Maria filha do Doutor Hierónimo José de Sá natural e baptizado na Sé de Évora e de Donna Mariana Isabel Lobo natural e baptizada na mesma Sé de Évora nepta pella parte paterna de António José de Sá natural da Villa de Alfândega da Fé Arcebispado de Braga e de Maria Marcelina Lopes natural da freguesia de Nossa Senhora da Purificação da Seiça termo da Villa de Ourém Bispado de Leiria e da materna de Vicente José Hanriques natural da freguesia da Sé de Évora e de Barnardina Theresa natural desta Villa de Arraiollos, forão padrinhos o Doutor Nicolau Joaquim das Neves Antunes Juíz de Fora desta Villa e Donna Maria Clara de Mendonça Mexia Valadares por procuração que della mostrou seu tio o Doutor José Francisco do Valle hé do pr.mo matrimónio e ap.ra deste nome de que fiz este termo que assignei
O Cura Theodósio Vidigal da Silveira castel br.co"

Parece-me que o apelido Lobo ou Lobo da Silveira vem pelo lado da avó materna Bernardina Teresa, pois não me parece que sejam dos Lobos da Silveira de Montemór-o-Novo, assim seria possivel que nas suas investigações tenha esbarrado com alguma Bernardina.
Com os meus cumprimentos
Hugo da Cunha e Sá

Resposta

Link directo:

RE: LOBOS, de Olivença

#60396 | jliberato | 13 mar 2004 23:51 | Em resposta a: #55280

Caro Nuno Canas Mendes,
Encontrei uns Lobos portugueses em Zafra, espanha. Vou abordá-los no meu tópico de Zafra. Talvez lhe interessem.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 mai 2024, 18:47

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen