Turquelenses e Beneditenses, Alcobaca.

Este tópico está classificado nas salas: Regiões

Turquelenses e Beneditenses, Alcobaca.

#55805 | ATM | 21 jan 2004 10:42

Caros confrades

Procuro contactos com foristas Turquelenses e Beneditenses com vista a informacoes sobre familias destas localidades.

Cumprimentos
Antonio Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Turquelenses e Beneditenses, Alcobaca.

#55901 | Lagarto | 22 jan 2004 21:20 | Em resposta a: #55805

Caro António,

Também eu procuro contactos, quer em Turquel quer na Benedita.
Estou construindo uma árvore genealógica, tendo começado pelos apelidos Guerra e Ferreira, do meu avô e da minha avó, tendo já conseguido registos de 3 gerações anteriores.
Neste momento estou pesquisando alguém que nasceu por volta de 1840.
Se por acaso tem comhecimentos destes apelidos era óptimo.

EU sinceramente não conheço o seu apelido mas, se souber algo, terei todo o gosto em ajudar.

Cumprimentos
Martinho Guerra

Resposta

Link directo:

RE: Turquelenses e Beneditenses, Alcobaca.

#55931 | kiki | 23 jan 2004 09:08 | Em resposta a: #55901

Caro Martinho Guerra

Não sendo Turquelense, nem Beneditense, nem tão pouco Alcobacense, vivo aqui há perto de 20 anos. O apelido Guerra é que me chamou a atenção dado conhecer alguns Guerras, aqui em Alcobaça, oriundos de Turquel.
Um, Dr. Joaquim Guerra, médico aqui em Alcobaça, casado com uma irmã de uma prima minha (por afinidade)e um Engº Pedro Guerra, Director na Volvo, penso que actualmente a viver em Lisboa.Se precisar de alguma coisa, não hesite, terei todo o prazer em ajudar.
Melhores cumprimentos,
Cristina Cohen

Resposta

Link directo:

RE: Turquelenses e Beneditenses, Alcobaca.

#55934 | ATM | 23 jan 2004 10:13 | Em resposta a: #55901

Caro Martinho Guerra

Os apelidos que envolvem a minha ascendencia sao: Mendes, Rodrigues, Silva, Susano, Conceicao, Nogueira, todos, dos Casais da Cancela,da Freguesia de Turquel no principio do seculo XVIII.
O apelido Mendes, parece originar (presente conhecimento) nos Freires, Freguesia da Benedita talvez por volta de 1722, com Andre Mendes casado com Josefa Margarida.
Estas linhas familiares envolvem o meu avo, Capitao Silva Mendes, falecido em Turquel em 1988, com 95 anos.
Infelizmente, com pode ver tambem nao tenho conhecimento dos seus apelidos, mas caso aparecam nalguma certidao, darei sinal.
Cumprimentos
Antonio Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Turquelenses e Beneditenses, Alcobaca.

#56459 | luis262 | 31 jan 2004 12:22 | Em resposta a: #55805

Caro António:
Tenho tentado responder ao teu último mail mas recebo sempre a informação de que é impossivel estabelecer a ligação. Já deves ter visto na base de dados que há muitas coisas que foram entretanto editadas sobre os nossos antepassados comuns.
Um abraço.
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Turquelenses e Beneditenses, Alcobaca.

#56757 | luis262 | 03 fev 2004 18:37 | Em resposta a: #56459

Caro António:
Aqui vai mais uma tentativa de contacto.
Luis

Resposta

Link directo:

RE: Turquelenses e Beneditenses, Alcobaca.

#57112 | luis262 | 07 fev 2004 00:23 | Em resposta a: #56757

Caro António:
Recebi a tua nova mensagem mas, não sei porquê, não consigo contactar oteu e-mail!
Um abraço
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Turquelenses e Beneditenses, Alcobaca.

#57954 | luis262 | 14 fev 2004 15:59 | Em resposta a: #57112

Caro To Zé:
Continuo à espera de um sinal de vida... Pelo e-mail , as mensagens não são entregues.
Um abraço.
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Turquelenses e Beneditenses, Alcobaca.

#58288 | Amodeo | 18 fev 2004 21:00 | Em resposta a: #55901

Prezado Martinho Guerra

Tenho uma bisavó de nome Palmyra do Nascimento Guerra, até onde sabemos era de Celorico da Beira (Guarda) e teve um filho(meu avô) com Clemente Marques de Oliveira. Não sei onde ficam Turquel e Benedita, imagino que próxima a Alcobaça. De qq forma fica o registro do nome Guerra.
Tenho parentes de minha esposa da região de Alcobaça, principalmente: Machado e Bento.
Boa pesquisa
amodeow@yahoo.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Turquelenses e Beneditenses, Alcobaca.

#59678 | ATM | 06 mar 2004 10:03 | Em resposta a: #55934

Renovacao do pedido.

Resposta

Link directo:

RE: Turquelenses e Beneditenses, Alcobaca.

#63066 | ATM | 21 abr 2004 09:28 | Em resposta a: #55805

Renovacao do pedido

Resposta

Link directo:

RE: Turquelenses e Beneditenses, Alcobaca.

#63068 | jliberato | 21 abr 2004 09:34 | Em resposta a: #55805

Caro António Mendes,
Abri recentemente um pequeno tópico sobre "Famílias de Coz, Alcobaça".
Chamo a sua atenção, embora não corresponda às freguesias que lhe interessam directamente.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Turquelenses e Beneditenses, Alcobaca.

#75452 | ATM | 21 out 2004 01:10 | Em resposta a: #55805

Renovacao do pedido
Cumprimentos
Antonio Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Turquelenses e Beneditenses, Alcobaca.

#78170 | ATM | 27 nov 2004 09:01 | Em resposta a: #75452

Renovacao do pedido
Cumprimentos
Antonio Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Turquelenses e Beneditenses, Alcobaca.

#78207 | Gilson Nazareth | 27 nov 2004 22:30 | Em resposta a: #55805

Colisteiros
Descendo de turquelenses de sobrenomes:Fernandes Coutinho/Dias/Dias Delgado/ Dias Coutinho/Ramalho/Madeira/Pires/Silva e Nazareth.
Qualquer informação sobre estas famílias seria bem vinda.
Gilson Nazareth

Resposta

Link directo:

RE: Turquelenses e Beneditenses, Alcobaca.

#78208 | Gilson Nazareth | 27 nov 2004 22:31 | Em resposta a: #55805

Colisteiros
Descendo de turquelenses de sobrenomes:Fernandes Coutinho/Dias/Dias Delgado/ Dias Coutinho/Ramalho/Madeira/Pires/Silva e Nazareth.
Qualquer informação sobre estas famílias seria bem vinda.
Gilson Nazareth

Resposta

Link directo:

RE: Turquelenses e Beneditenses, Alcobaca.

#92070 | ATM | 29 mai 2005 08:20 | Em resposta a: #78208

Caros Foristas

Renovacao de antigo pedido.

Os apelidos que envolvem a minha ascendencia sao: Mendes, Rodrigues, Silva, Susano, Conceicao, Nogueira, todos, dos Casais da Cancela,da Freguesia de Turquel no principio do seculo XVIII.
O apelido Mendes, parece originar (presente conhecimento) nos Freires, Freguesia da Benedita talvez por volta de 1722, com Andre Mendes casado com Josefa Margarida.
Estas linhas familiares envolvem o meu avo, Capitao Silva Mendes, falecido em Turquel em 1988, com 95 anos.

Agradecendo qualquer informacao

Cumprimentos

Antonio Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Turquelenses e Beneditenses, Alcobaca.

#102031 | pauluds | 03 out 2005 00:55 | Em resposta a: #55934

Caro Antonio Mendes,

O meu avo era do Casal do Guerra, Benedita. O nome dele era Manuel Mendes filho de Jacinto Mendes (1884) mais conhecido por Cunho. O pai do Jacinto era Manoel. O Manoel tinha um irmao chamado Jose Mendes, os dois eram filhos de Francisco Mendes (procurador da fabrica da igreja 1797) ele era dos Freires mas o Manoel era dos Candieiros. A esposa do Francisco era Felicidade Maria. Tenho copias dos certificados de batismo e casamento.

Paulo Mendes dos Santos Pauluds@the-spa.com

Resposta

Link directo:

RE: Turquelenses e Beneditenses, Alcobaca.

#102155 | ATM | 04 out 2005 05:14 | Em resposta a: #102031

Caro Paulo Santos

Obrigado pela sua mensagem. E sempre agradável receber algum contacto desta zona que pouco conheço.
Se houver alguma ligação entre os nossos Mendes, penso que será por volta de 1750, com a possibilidade do seu Francisco Mendes ser familiar do meu José Mendes que indico a seguir.

A minha antecedência em Freires começou, penso eu, por volta de 1752 com José Mendes. Este indivíduo era filho de André Mendes e de Josefa Margarida, ambos de Freires.
José Mendes deslocou-se para Turquel onde casou com Joana Maria, do Casal da Cancela. Deste casamento nasceu em 1782 João Mendes (meu 4º Avo) que casou com Maria da Conceição em 1809, (possuo algumas certidões de descendentes ate aqui). Esta informação encontra-se toda no Genea.
Tenho tido certas dificuldades em obter informações, pois as pessoas desta zona não estão muito representadas no Genea.

Nada mais possuo que possa ajudar


Cumprimentos

António Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Turquelenses e Beneditenses, Alcobaca.

#143438 | acaanton | 09 fev 2007 12:48 | Em resposta a: #92070

Caro António Mendes,
Todos esses apelidos ainda existem em Turquel, herdados certamente dos seus ascendentes. Agora qualquer informação sobre os antepassados dessas famílias é bastante difícil e requer pesquisa e investigação no Arquivo Distrital de Leiria.
Cumprimentos
A.A. Lopes Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Turquelenses e Beneditenses, Alcobaca.

#143441 | acaanton | 09 fev 2007 13:15 | Em resposta a: #78208

Amigo Gilson,
Quase todos esses apelidos ainda são usados por turquelenses, com especial destaque para Delgado, Fernandes e Silva.
Curiosamente o apelido Nazareth já não existe (e o de Nazaré também está quase extinto) por estas bandas e os apelidos Coutinho (Pataias), Madeira (Cela), Ramalho (Vimeiro), Dias (dispersos) estão agora mais concentrados em outras freguesias do concelho de Alcobaça.
Cumprimentos
A.A. Lopes Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Turquelenses e Beneditenses, Alcobaca.

#143458 | Gilson Nazareth | 09 fev 2007 16:16 | Em resposta a: #143441

Caro Lopes Ribeiro,
Que alegria .Finalmente faço contacto com pesquisador da terra de onde viemos:Turquel.
Publiquei uma genealogia dos Nazareth de Turquel.
Peço acessá-la:www.joaodorio.com
Clique em Arquivo e,neste,clique na edição 22.Lá aparecerá:Genealogia Nazareth,clique tb.
Depois me conte se lhe diz algo.
Grande abraço
Gilson Nazareth

Resposta

Link directo:

RE: Turquelenses e Beneditenses, Alcobaca.

#143528 | ATM | 10 fev 2007 10:55 | Em resposta a: #143438

Caro Lopes Ribeiro

Foi com grande satisfação que vi esta sua intervenção. Bem-vindo ao fórum. Como pode verificar há já alguns anos que iniciei este tópico. Tudo o que consegui até agora foi precisamente através do Arquivo de Leiria e de uma ou outra informação familiar um pouco confusa, mas tempo, custos e distância (vivo na Austrália) tornam sempre as pesquisas um pouco difíceis.

Quando comecei, descobri uma página de Turquel (www.turquel.com), mas que nunca evoluiu.

Também descobri a existência de três livros (que nunca consegui consultar) de José Diogo Ribeiro: “Memorias de Turquel 1908”, “Aditamento às Memorias de Turquel 1930”, “Segundo Aditamento às Memorias de Turquel 1941”.

Contactei no passado as Juntas de Turquel e Benedita, mas sem sucesso. Isto tudo com a intenção de descobrir qualquer coisa escrita que se relacionasse com os meus familiares que conheço presentemente e como já mencionei, estão no Genea.

Mais uma vez, bem-vindo.

Um abraço

António Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Turquelenses e Beneditenses, Alcobaca.

#143535 | acaanton | 10 fev 2007 12:58 | Em resposta a: #143458

Caríssimo,
Fiquei satisfeito por me ter respondido e por eu ter confirmado que realmente tem origens na minha terra. Já consultei a geneologia dos Nazareth de Turquel na sua página da Net e fiquei muito surpreendido. Está muito interessante e super completo. Para mais vai até aos tempos recuados do séc.XVI. Posso perguntar como obteve tanta informação ancestral? Certamente fruto de uma exaustiva pesquisa em arquivos documentais...
Tudo aqui que li nomeadamente a parte das famílias de Turquel é claro que me diz muito. Os locais, as histórias, os apelidos... Penso que está tudo correcto. Turquel é hoje uma pequena vila mas bastante antiga, que assumiu grande importância nos famosos Coutos de Alcobaça. Se calhar quem sabe, pode ser que ainda exista familiares seus por aqui. Mas como deve de calcular desconheço esses parentescos. Fico no entanto contentíssimo por se mostrar interessado nas suas origens. Agora têm um amigo ao seu dispor,
Cumprimentos
Lopes Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Turquelenses e Beneditenses, Alcobaca.

#143542 | acaanton | 10 fev 2007 16:03 | Em resposta a: #143528

Caríssimo,
Agradeço as palavras amigas e fico contentíssimo em estar a contactar com um descendente do ilustre Deputado da nação o capitão Mendes.
Só não estava à espera que estivesse neste momento a residir na Austrália, um país de que gosto muito e onde tenho amigos em Jewells nos arredores de Sydney.
Já consultei a sua geneologia no Genea Portugal (e à já muito tempo que acompanho pois interessa-me tudo relacionado com a gente de Turquel).
A ilustre figura do Capitão Mendes diz-me muito e ainda me lembro dele quando era vivo (apesar de ainda ser um jovem). Tenho até no meu arquivo pessoal algumas recordações. Gosta também bastante da linda casa (solar) onde ele viviu localizada bem no centro da vila, hoje pertencente ao Dr. António Luís Pinheiro (Médico Oftalmologista).
Tenho os 3 livros sobre Turquel que menciona e sei que possui boas informações sobre o seu avô. Vou investigar...
Já agora quero dizer que a minha geneologia também se encontra no Genea Portugal (sou familiar do D. José da Cruz Policarpo, 16.ª Cardeal Patriarca de Lisboa pelo ramo da minha avó materna que era de Alvorninha).
Um abraço amigo!
Lopes Ribeiro

Resposta

Link directo:

Turquelenses e Beneditenses, Alcobaca.

#403691 | Eloir | 05 jun 2018 19:00 | Em resposta a: #55901

Estou procurando informações de Joaquim Ribeiro Guerra .

Resposta

Link directo:

Turquelenses e Beneditenses, Alcobaca.

#403692 | Eloir | 05 jun 2018 19:02 | Em resposta a: #55901

Estou a procura de Joaquim Ribeiro Guerra nascido por volta de 1846 teve um filho Manoel Silva Guerra

Resposta

Link directo:

Turquelenses e Beneditenses, Alcobaca.

#403693 | Eloir | 05 jun 2018 19:05 | Em resposta a: #143542

Procuro Joaquim Ribeiro Guerra nascido por volta de 1846 casado com Deolinda da silva guerra. Nascidos em Águeda.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 mai 2024, 23:28

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen