Família Pedreira

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Família Pedreira

#5585 | aeiou2 | 06 jun 2001 19:41

Olá a todos
Haverá alguém com informações de :
1.Mariana da Cunha Pedreira vivia em S.Nicolau,Lisboa em 1840
1.1.Joaquim Ernesto da Cunha Pedreira, filho da anterior
1.2.Maria do Carmo da Cunha Pedreira,filha da anterior.Desde já agradeço qualquer colaboração.
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#31844 | LCM | 09 dez 2002 20:24 | Em resposta a: #5585

Olá Maria,

Acabo de encontrar uma gente Pedreira que pode ter relação com estes:
em 1877 morreu D. Luísa Balbina da Silva, viúva de António Galdino Alves (irmão do meu 5º avô Joaquim José Alves). Tinha sido casada 1ª vez com João Inácio da Silva de quem teve, entre outros, uma filha Maria Carolina da Silva casda com Joaquim Ernesto Pedreira, pais de Eduardo Pedreira. Todos estes são referidos no anúncio e na notica do enterro, ambos no jornal "Diario Illustrado". Pode ajudar-me?

Desde já muito obrigado.
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#31856 | aeiou2 | 10 dez 2002 11:44 | Em resposta a: #31844

Caro Lourenço Correia de Matos
Se conseguir deslindar mais alguma coisa sobre os meus Pedreiras,agradeço desde já este presente de Natal.Agora não tenho tempo,Matilda,"lunch time",mas colocarei neste assunto os Pedreiras que tenho no soninho da dita.Isto de ser avó é obra...
Até já
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#31861 | Abreu Coutinho | 10 dez 2002 13:02 | Em resposta a: #31844

Excelêntíssima Minha Senhora;

Eu tenho a impressão que esse nome "Pedreira"
tem raízes no Alto Minho, concretamente em Valênça. Já tive conhecimento de uma família
no distrito de Viana do Castelo com o apelido
Pedreira de Melo..

Poderei saber mais....

Meus cumprimentos,

João de Abreu Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#31866 | aeiou2 | 10 dez 2002 14:15 | Em resposta a: #31844

Olá Lourenço
Aqui vai:
1.Joaquim José Pedreira,cc Mariana Rita do Carmo da Cunha,tiveram pelo menos(não sei se esta ordem esta certa)
1.1.Maria do Carmo da Cunha Pedreira,n.1821?,baptisada em Sta Madalena,Lisboa,cc 9.2.1839,N.Sra. dos Mártires,Lisboa,Thomaz Oom,Jr.
1.1.1.Cristina Pedreira Oom n.N.Sra.dos Mártires,Lisboa cc Nunes de Carvalho,smn.(parece que tiveram 9 filhos,mas ainda não consegui localizar nenhum)
1.1.2.Artur Pedreira Oom,ib.smn
1.1.3.Thomaz Pedreira Oom,ib.smn
Estes dados consegui através dos assentos de: casamento do Thomaz Oom,Jr.,e de baptismo dos seus três filhos,N.Sra dos Mártires,Lisboa,onde viviam os Oom
Thomaz Oom,Jr. morre cedo,com a febre amarela e houve um problema de partilhas,que não sei bem a história,e um problema de separação da Cristina Pedreira Oom Nunes de Carvalho,que sai de casa.
Se fôr à T.T.poderá consultar os assentos de baptismo da freg.N.Sra da Madalena,Lisboa.
Ainda não tive ocasião para o fazer.Julgo que se conseguirá saber algo mais dos Pais Pedreira, e sua naturalidade e ascendentes.
Os outros que poderão existir é em foruns como este que se conseguem por vezes encontrar.
Julgo que a família Pedreira é Transmontana.
O seu deve ser o 1.3.
Fico também a aguardar a evolução dos achados.
Beijinhos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#31867 | aeiou2 | 10 dez 2002 14:16 | Em resposta a: #31861

Por favor trate-me por Maria.Fico aguardando notícias assim como o Lourenço C de Matos
Muito obrigada
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#31895 | LCM | 10 dez 2002 19:35 | Em resposta a: #31866

Maria,

Muito obrigado pelas informações. Pelas datas já não é possível que a mulher do Joaquim Ernesto Pedreira seja antepassada desta gente que trata, o que para mim poderia ter interesse mas como mera curiosidade. De qualquer forma, se encontrar mais alguma coisa darei noticias.

Beijinhos
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#31922 | Abreu Coutinho | 11 dez 2002 11:22 | Em resposta a: #31867

Maria

No fim-de-semana passado estive analizar alguns documentos genealógicos de algumas famílias do Alto-Minho e encontrei no meu arquivo elementos de outra família Pedreira relativo à descendência de António Manuel Pedreira.

- António Manuel Pedreira
natural de Valênça - Castro de S.Fins?
Oficial do exército - em 1850 identifica-se como ex-capitão do exército - infantaria 16
- casado com D.Francisca Margarida de Migueis.Em 7 de Setembro de 1844, por ocasião do casamento de seu filho Simão António Pedreira, era já falecido.
-Como militar, ainda não oficial, feez todas as campanhas da guerra Peninsular.Assim,esteve no Buçaco(onde foi ligeiramente ferido),Fuentes de Honor,Salamanca,Victória,Pirineus,Nivelle,Orthez e Toulouse.
-Nasceu em 1792,ingressou no exército em 26 de Julho de 1808.
-Terrminadas as Campanhas,emigra para a Galiza com outros militares,donde segue para Londres e daqui para a ilha Terceira.Chegou a fazer parte da guarnição de S.Miguel.Regressa ao Reino em 18 com D.Pedroe toma parte na gerra civil até à convenção de Évora Monte.
Filhos:
-Joaquim Maria Pedreira, que viria a ser tenente de Infantaria 3 em Viana do Castelo.
- Simão António Pedreira, que viria aser Capitão de inf.3 V.C.
-Filhas, da qual se ignoram elementos identificativos.

Simão António Pedreira C.G.

Se valer a pena poderei continuar com esta descendência,

Meus cumprimentos,

João de Abreu Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#31925 | JCALD | 11 dez 2002 11:42 | Em resposta a: #5585

Minha Senhora:

No «Livro de Ouro da Nobreza», vol. I, pág. 458, e no respectivo aditamento do III vol., vêm Pedreiras, de Viana do Castelo.

José da Costa Pedreira (Nevogilde 1839 – Lisboa 1903), grande capitalista, um dos fundadores dos Albergues Noturnos, etc., deu o nome a uma das novas ruas junto à Alameda das Linhas de Torres ao Lumiar. Não consigo lembrar-me onde vi referências a que a sua família vivia numa Quinta nessa zona de Lisboa e que se aparentaram com os Nortons de Matos, também residentes no mesmo bairro.

Peço desculpa pela falta de precisão das informações, mas pode ser que alguém possa completá-las.

Cumprimentos,

José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#31934 | aeiou2 | 11 dez 2002 14:04 | Em resposta a: #31925

Caro José Caldeira
Muito obrigada,pela informação que também vem na GELB,mas não consigo fazer a ligação,com os meus,esta implica mais trabalho de pesquisa nos assentos de S.Nicolau e Madalena de Lisboa,ou alguém por acaso numa tarde de inspiração visitar o GP.
Ontem falei com a Delmira,que lhe envia cumprimentos.
Com os cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#31937 | aeiou2 | 11 dez 2002 14:15 | Em resposta a: #31925

Em aditamento:
Desculpe-me,mas não tenho a obra citada.Seria muito incómodo transcrever se não fôr extenso a parte que me poderá interessar?Desde já agradeço
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#31953 | JCALD | 11 dez 2002 16:28 | Em resposta a: #31937

Minha Senhora:

Eis a transcrição sumária:
«Livro de Ouro da Nobreza»
Vol. I – pág. 445 - Viscondes – Condes da Costa
1 – Francisco Guedes de Carvalho e Meneses da Costa, 1.º Visconde da Costa, etc.
pág. 456 - § 3.º Casa do Carvalho (freg.ª de S. Salvador de Real, Amarante)
2 – D. Maria Leonor Guedes de Meneses – filha legitimada do 1.º visconde da Costa ... c. 1815 com Joaquim de Vasconcelos Rebelo Mendes de Carvalho, FCR, sr. da Casa do Carvalho ... Filho:
3 – António de Vasconcelos Guedes de Carvalho, sucessor, FCCR, bach. em Direito, ... c. 2.ª vez c. D. Inês Virgínia da Costa Pereira Peixoto ...
pág. 458 Filha:
4 – D. Maria Cândida Mendes de Vasconcelos n. a 29-IX-1867 e casou, a 29-IX-1892, com Carlos Alberto Viana Pedreira, capitão de artilharia, que n. em Viana do Castelo, a 11-I-1865, filho do General Joaquim Maria Pedreira e de sua mulher D. Rosalina Alzira Viana. (no aditamento do III vol. Acrescenta que o marido foi também Provedor da Misericórdia e Presidente da Comissão de Viticultura de Amarante e que f. 17-I-1934)
Filhos
5 – D. Maria Inês n. a 16-VI-1893 e f. a 23-X-1894.
5 – Carlos Maria n. a 5-I-1897 e f. a 15-IX-1907.

Se voltar a falar com a sua prima Delmira, peço-lhe o favor de agradecer e retribuir os cumprimentos. E, se não for muita maçada, aconselhe-a a consultar a árvore nº 116 do livro de Manuel de Mello Corrêa «Sangue Velho, Sangue Novo», onde estão os seus (dela) antepassados Garraio.

Cumprimentos,

José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#32018 | aeiou2 | 12 dez 2002 15:33 | Em resposta a: #31953

Caro José Caldeira
Trate-me como todos aqui no GP,por Maria,sff.
Muito obrigada pela transcrição.É mais uma pista.
Quando falar com a Delmira transmitu-lhe os seus cumprimentos e a informação,os Garraio são dela,nós somos "primas"porque ela é prima de uma prima minha.Irei passar um dia ou dois a Portalegre.
Mais uma vez agradeço a sua maçada,com os cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#32022 | aeiou2 | 12 dez 2002 17:07 | Em resposta a: #31922

Caro João de Abreu Coutinho
Só agora vi esta sua segunda mensagem.Poderão estar ligados aos meus,pois este ramo Oom era liberal e meu trisavô Thomaz Oom o pai do outro Thomaz que casa com uma Pedreira também esteve exilado em Londres nessa altura.Se não der muito incómodo...continue sff com a citada descendência.~Muito obrigada,aceite os meus cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#32068 | Abreu Coutinho | 13 dez 2002 11:40 | Em resposta a: #32022

Cara Maria

É com o maior gosto que passo a desenvolver este ramo alto-minhoto, portanto aqui vai:

- Simão António Pedreira
natural da Praça Forte de Valênça - Viana do Castelo, nasc. em 22.02.1814(?)+ no seu quartel em 27.10.1868.Capitão de Infantaria nº3 - Viana do Castelo.Esteve preso na Cad.relação do Porto por motivo político de 10.10.1846 a 30.06.1847.Condecorado e louvado em 08.04.1844..Casou em 07.09.1844, na Igreja de Monserrate, com D.Emília Máxima de Araújo.O casal de ve ter vivido sempre em Viana do Castelo, na rua dos Crúzios e aqui devem ter nascido todos ou quasi todos os seus filhos, que a seguir se referem:
1 - D.Adriana Augusta de Araújo Pedreira,* 11.09.1845.
2 - D.Adélia,* 12.12.1846
3 - Eugénio,* 25.10.1848
4 - D.Maria José,* 27.12.1849 e viria a casar com António Coelho de Araújo Malheiro,Capitão de caçadores 7, em Penafiel, natural de Ponte de Lima.CG.
5 - D.Carlota Cristina de Araújo Pedreira de Melo*10.03.1851.casou com o poeta Domingos Maria Dias Pereira de Freitas,natural de Vizela termo de Guimarães.CG.
6 - Amândio,* 03.01.1853
7 - Francisca,* 27.12.1854 e que viria a casar com José Maria de Moura Coutinho de almeida de Eça, e foram os pais de Eugénio de Moura Coutinho de Almeida de Eça, casado co D Isilda Fernanda dos Santos, pais de Artur Maria de M.Coutinho de A.Eça, casado com D.Susette de Atayde e Mello Felgueiras e continua.....
8 - Luis,*06.12.1856
9 - D.Maria Amália,*14.11.1859 e casou com Constantino de Almeida, advogado em Braga, onde este casal passou a viver com várioa filhos.
10 - D.Isabel Maria,* 10-07.1862, cg.

Notas: os elementos aqui referidoa foram colhidos no Arquivo Histórico Militar e outros manuscritos, coligidos pelos minha família.

os meus cumprimentos,
João AC

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#32107 | aeiou2 | 14 dez 2002 20:23 | Em resposta a: #32068

Caro João Abreu Coutinho
Muito obrigada.Vou deixar passar as festas,para me debruçar sobre o assunto.Gostaria tanto de contactar com algum descendente deste meu Tio bisavô,Thomaz Oom,Jr.
Depois lhe contarei do resultado das minhas pesquisas.
Os meus cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#37594 | aeiou2 | 12 mar 2003 10:51 | Em resposta a: #31844

Caro Lourenço
Encontrei no Guarda-Mór o casamento dos pais do Joaquim Ernesto Pedreira:
Joaquim José Pedreira cc 19.12.1812,Lisboa,Sacramento D.Mariana Rita do Carmo .Registo Casamento,Liv.10-C,fls.159
Julgo que é este Joaquim José Pedreira que foi Conselheiro.Se fôr ao ANTT e tiver disponibilidade de dar uma olhadela muito agradecia.O meu endereço é mjoomarrobanetcabopontopt
Desde já agradeço,com os cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#37621 | LCM | 12 mar 2003 17:43 | Em resposta a: #37594

Maria,

Aqui vai o registo:
Lisboa, Sacramento, 19-12-1812 (C.- 10, fl. 159)
Joaquim josé Pedreira, n. em Lisboa, S. Julião e morador na Madalena, filho de Francisco Gonçalves Pedreira e de D. Antónia Joaquina da Cunha Pedreira; com
D. Mariana Rita do Carmo, n. Lisboa, Encarnação e moradora em St.ª Isabel, filha de Paulo Dias Ferreira e de Maria Joaquina, já defunta.
Test.: José dos Santos de Paiva e josé Francisco da Costa.

Como sabe que este Joaquim José é pai do Joaquim Ernesto?
Cumprimentos,
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#37672 | aeiou2 | 13 mar 2003 11:37 | Em resposta a: #37621

Caro Lourenço
Muito obrigada,pela transcrição.Não diz de onde são naturais os Pais Paternos e Maternos?Sei que são os pais do Joaquim Ernesto porque,este foi padrinho de um dos filhos da irmã que casou com um meu tio-bisavô,Thomas Oom,Jr.Na altura viviam na freg de N Sra dos Mártires,Lisboa.Foi assim que os encontrei.Também vi em mensagem anterior que falo no 3.Joaquim Ernesto,mas não o coloquei,alguma interrupção e que foi fatal.
Agradeço mais uma vez e se aparecerem mais pistas logo lhe direi,mas agora tenho pouco tempo quer para ir ao ANTT quer aos Mormons.
Beijinhos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#39547 | aeiou2 | 09 abr 2003 16:05 | Em resposta a: #37621

Caro Loureço C de Matos
Venho mais uma vez incomodá-lo e pedir-lhe sff e se tiver opurtunidade de ver os seguintes assentos:
Casamentos:
1.João Pereira de Carvalho ,Bebiana da Conceição,24.8.1816,Lisboa,Sta.Engrácia
Liv.11-C,fls 199

2.Francisco António Alves do Vale,Henriqueta Feliciana Luisa Cardote,17.2.1817,Lisboa,
Liv.11-C,fls 213

3.Filipe José Froment,Gertrudes Maria Montano,Lisboa,Sta.Engrácia,
Liv.11-C,fls,31 v

4.Domingos Pereira de Carvalho,Maria Gertrudes da Silva,6.4.1826,Lisboa,Sta.Engrácia Liv.6-C fls 159

Desde já agradeço a sua amabilidade e disponibilidade.O J E Predeira é o seu?
Beijinhos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#39693 | aeiou2 | 11 abr 2003 10:24 | Em resposta a: #39547

Caro LC Matos
Peço desculpa e a todos por alguns erros de ortografia,mas é a correria de alguns dias.
Há um engano na freguesia do 4.Domingos Pereira de Carvalho que é Savador
Desde já agradeço a sua paciência,mas ando há anos a corrigir dados de um estudo genealógico que corre na minha família,e quando detecto erros e outras versões "CAI O CARMO E A TRINDADE",como deve calcular.ESTOU INTERESSADÍSSIMA nos Pedreira e sua descendência.
Beijinhos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#39694 | LCM | 11 abr 2003 10:28 | Em resposta a: #39693

Maria,

Na próxima semana não devo estar ém Lisboa pelo que não irei à Torre. Logo que possa darei notícias.

Santa Páscoa
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#61227 | aeiou2 | 26 mar 2004 17:25 | Em resposta a: #31844

Caro Lourenço,
Sabe mais alguma coisa do Eduardo Pedreira, filho do casal,Joaquim Ernesto Pedreira e D.Maria Carolina da Silva ?
Desde já agradeço,qualquer informação.
Recebi o seu convite,mas não me é possível estar presente.
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#61292 | LCM | 27 mar 2004 12:30 | Em resposta a: #61227

Infelizmente nada mais encontrei sobre estes Pedreiras. Tudo o que sabia já está aqui no Fórum.
Convite meu? Não será confusão?

Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#61302 | aeiou2 | 27 mar 2004 13:24 | Em resposta a: #61292

Ainda nãovi oque já estáneste momentonoGPdos Pereiras,mas encontrei mais duas irmãs do Pai da Minha Tia Bisavó,casada com o Thomas Oom Jr.
Convite,talvez confusão minha,mas temobras suas,vou procurar no meu arquivo geral,papelão.
Beijinhos
Maria

PS
Estou sempre muito interessada sobre os descentes Pedreiras.Muito gostaria de chegar pelo menos àminha geração.Estórias familiares...

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#88603 | Hebe23 | 15 abr 2005 04:10 | Em resposta a: #61227

Mi abuela paterna era de apellido Pedreira y he podido reconstruir la historia familiar hasta el año 1622 aproximadamente. La mayoría de los Pedreiras estaban radicados en Vilar de Ortelle .Pero no existe allí refrencia alguna de Paulo Da Pedreira casado con Catalina Balvoa. Su hijo nacido en Lugo tuvo por padrinos a J y M Dos Santos.
Si alguien pudiera orientarme en mi búsqueda le estaré agradecida.
Mis saludos cordiales.

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#90499 | carro | 11 mai 2005 00:41 | Em resposta a: #31953

Caro José Caldeira,

Pode me dar a ascendencia de Luis Manuel de Melo Viana Pedreira?

Cumprimentos
Filipe Carneiro de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#94584 | flordealecrim | 28 jun 2005 14:23 | Em resposta a: #31922

Caro
João de Abreu Coutinho

Estou interessada em saber mais sobre esta descendência, por estar a trabalhar numa árvore que me leva até esta família.

Aguardo a sua comunicação


Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#94643 | Abreu Coutinho | 29 jun 2005 11:44 | Em resposta a: #94584

Cara Isabel

Fico contente por saber de alguém com ligações a estes "Pedreiras do alto-minho".
Eu apenas só tenho notícia da minha ascendência.

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=168058

Mas ficarei aguardar com muita curiosidade pelo envio da sua árvore.

Cumprimentos,

João de Abreu Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#94750 | flordealecrim | 30 jun 2005 12:12 | Em resposta a: #94643

Caro João Coutinho

Maria Alice Pedreira era a avó do meu marido
Filha de Maria José Viana Pedreira * 4/2/1880 e de Júlio Xavier de carvalho.

Maria José Viana Pedreira era filha de Eduardo Casimiro Viana Pedreira * 2/11/1854 e de Candida Adelaide Linhares Marinho Ayala.

Eduardo Casimiro Viana Pedreira era filho de Joaquim Maria Pedreira *25/3/1823
e de Rosalina Alzira Viana.

Joaquim Maria Pedreira era irmão do Simão António Pedreira e filhos de:

António Manuel Pedreira e de Francisca Margarida Miguéis Melo.

Como vê existem ligações, visto a Carlota Cristina de Arújo Melo Pedreira ser filha de Simão António Pedreira.

Neste momento precisava de saber o nome dos pais de António Manuel Pedreira* 1992, para poder continuar a saber mais sobra os Pedreiras.

Cumprimentos,

Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#94767 | Abreu Coutinho | 30 jun 2005 16:13 | Em resposta a: #94750

Cara Isabel

Grato pelo seu esclarecimento genealógico. Não há dúvida que sou parente do seu marido(nome?).

Ao que refere aos ancestrais de António Manuel Pedreira, continuaremos atentos!

Cumprimentos,

João AC

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#95090 | flordealecrim | 04 jul 2005 11:11 | Em resposta a: #94750

Caro João Coutinho

Maria Alice Pedreira casou com José Joaquim Soares Bouçós, tiveram um filho de nome Amadeu Soares Pedreira Bouçós.
Amadeu Soares Pedreira Bouçós casou com Palmira Odete Esteves Souto, tiveram dois filhos.
Jorge Manuel de Souto Bouçós nasceu em 1966 em Moçambique (meu marido).

Cumprimentos,

Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#109113 | flordealecrim | 09 jan 2006 11:29 | Em resposta a: #94767

Caro João de Abreu Coutinho

Recentemente obtive alguns registos de nascimento que nos levam a alterar datas de nascimentos dos nossos comuns antepassados.

António Manuel Pedreira, filho de João Manuel Pedreira e de Maria Isabel da Cunha, nasceu a 1 de Janeiro de 1789,paróquia de Verdoejo, concelho de Valença.

Francisca Margarida de Miguéis, filha de Constantino Lopes e de Mecia Ludovina, nasceu em Novembro de 1793, paróquia de Santo Estêvão da vila de Valença.

Simão António Pedreira, filho de António Manuel Pedreira e de Francisca Margarida de Miguéis, nascido a 20 de Maio de 1822, na paróquia de Santo Estevão.

Não encontrei o casamento de Simão António, se tiver confirmação do local exacto deste casamento, agradeço.

Foi um longo percurso para achar estes dados, por isso quis partilhar-lhos consigo.

Com os melhores cumprimentos.

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#109122 | Abreu Coutinho | 09 jan 2006 13:07 | Em resposta a: #109113

Cara Isabel Roque

Agradeço infinitamente por ter partilhado comigo os acentos dos Pedreiras e sua respectiva rectificação.

O casamento do meu avô e seu tio Simão António Pedreira apenas refere a cidade Viana do Castelo a 7.9.1844, provavelmente na freguesia de Santa Maria Maior (?). Perante a diversidade das datas por si facultadas já não tenho como certo os meus manuscritos dos "Pedreiras".

As paróquias de Santo Estevão e Verdoejo a que freguesias e cidade pertencem?

Agradeço toda a sua amabilidade.

Com os meus cumprimentos,

O primo,

João de Abreu Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#109123 | Vieira-SimõesIII | 09 jan 2006 13:24 | Em resposta a: #109122

Caros Senhores

Concordo que as origens dos Pedreira estão algures no Alto Minho.. mas em Valença, ou Monção?

Tenho uma familia Pedreira nos sec XVII e XVIII, nas freguesias de Parada e Anhões, Monção, terão algum interesse neste ramo?

Já agora, Santo Estevão e Verdoejo são freguesias de Valença, penso que Santo Estevão já não existe, era uma das duas fregueisas que compunham a vila de Valença (a outra é Sta Maria dos Anjos).

Cumprimentos,
Edmundo Simões

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#109126 | mpedreira | 09 jan 2006 13:37 | Em resposta a: #5585

Gostaria de convidar a todos a conhecerem seus primos e primas do Brasil.
No sitio "Os Pedreiras": (...)

um grande abraço

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#109135 | Abreu Coutinho | 09 jan 2006 14:55 | Em resposta a: #109123

Caro Edmundo Simões

Seria interessante para todos os confrades estudiosos desta "estirpe" que revelasse aqui mesmo os “Pedreiras” de Monção para que logo, logo possamos construir uma enorme "ponte" entre estas duas Nobres Cidades.

Os meus cumprimentos,

João de Abreu Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#109139 | flordealecrim | 09 jan 2006 15:22 | Em resposta a: #109123

Caro Abreu Coutinho

O registo de baptismo do Simão - Paróquia de Santo Estevão (Valença) livro nº 4, Fls.99 vº. cota 3.18.1.2, datas Extremas de 1801-1833.

O registo do António Manuel Pedreira - Paróquia de Berdoejo (Valença), livro nº 2,fls.200, cota 3.18.2.3, datas extremas de 1734-1790.

o registo da Francisca Margarida - Paróquia de Santo Estevão (Valença) livro nº 4, fls 70 e 70vº., cota 3.18.1.2., datas extremas 1808-1841.

Com os melhores cumprimentos.

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#109142 | flordealecrim | 09 jan 2006 15:33 | Em resposta a: #109123

Caro Edmundo Simões

Realmente pelos dados que neste momento disponho, a família Pedreira começou em Monção.
Procuro João Manuel Pedreira, natural da freguesia de Pinheiros (?)Monção,casado com Maria Isabel da Cunha.
Filho de João Pedreira e de Joana Soares.

Se me poder fornecer alguns dados desta família, agradeço-lhe profundamente.

Com os melhores cumprimentos.

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#109144 | Vieira-SimõesIII | 09 jan 2006 15:54 | Em resposta a: #109135

Caro João Abreu Coutinho

Aqui está, ainda em termos muito gerais, o meu ramo Pedreira, tudo da freguesia de Parada, Monção:

o Reverendo Abade João Pedreira e Maria António? tiveram a Anastácia Pedreira, da freguesia de Anhões, Monção

Esta casou a 16.5.1683 com António Alvares, na freguesia de Parada, e faleceu a 19.4.1710

tiveram a: Ventura Alves (ou Alvares) Pedreira, Catarina Alvares, e pelo menos mais 3 filhos.

Ventura Alves Pedreira casou com Francisca Gonçalves ou Francisca Coelha, e tiveram pelo menos 6 filhos.

Destes, sei que Maria Alves Pedreira (n.7.6.1717) casou a 18.6.1753 com Manuel Francisco Ribeiro, deixando descendencia que não continuou o apelido Pedreira.

Outra irmã, Paula Alves Pedreira (n.5.1.1721), casou a 4.6.1757 com António Rodrigues.

Sei que existem várias familias Pedreira nesta freguesia e na região em geral. Como esta freguesia (Parada) é minuscula, torna-se relativamente fácil fazer pesquisa aqui.Se tiver novidades sobre os Pedreira, mantê-lo-ei informado.

Cumprimentos
Edmundo Simões

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#109146 | Vieira-SimõesIII | 09 jan 2006 16:12 | Em resposta a: #109142

Cara Isabel Roque

Por favor veja a minha resposta a Abreu Coutinho, também é endereçada a si, o que sei sobre os Pedreiras está lá (não é muito). Pinheiros e Parada são quase freguesias vizinhas.

Cumprimentos
Edmundo Simões

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#119231 | flordealecrim | 24 mai 2006 16:30 | Em resposta a: #109113

Caro João de Abreu Coutinho

Tem algumas datas e locais de Casamento dos filhos do Simão António Pedreira, para poder partilhar comigo.
Ficava-lhe muito grata, devido à impossibilidade de me deslocar a Viana do Castelo.
Se tiver a data e local de nascimento da D.Emilia Máxima de Araujo Pedreira também lhe agradecia. No Arquivo de Viana não encontraram o casamento desta com o Simão.
Tem algumas fotografias desta nossa gente?

Com os melhores cumprimentos.

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#119263 | victória | 25 mai 2006 00:28 | Em resposta a: #109144

Caro Edmundo Simões

Na sequÊncia da sua mensagem endereçada ao confrade João abreu Coutinho, permita-me acrescentar e/ou corrigir dados relativos aos Pedreiras: O nome Pedreira, ao que consegui apurar por pesquisa junto do ADVC, surgiu no lugar de Pedreira, freguesia de Boivão, concelho de Valença e foi dado em apelido a um João que depois foi abade de S. Martinho de Parada em Monção, mas do qual não existe inquirição de genere em Braga. O referido P.e João Pedreira que se deve ter perdido de amores por uma Maria Afonso (e não Antónia como refere) que sendo já viuva teve vários filhos do referido padre, meu 10 avô (por uma de cinco linhas).

Pelo resto da sua mensagem deixa transparecer o casamento de Maria Alves Pedreira (n.7.6.1717) que casou a 18.6.1753 com Manuel Francisco Ribeiro que foram meus 7º avós. Deste casal nasceu Manuel Francisco Ribeiro que casou com Maria Rosa Esteves e foram pais de João Francisco Ribeiro que casou, por sua vez, com Luisa Gonçalves e tiveram, entre outros a António Francisco Ribeiro
casado a 30.jul. 1856 em Parada, com Maria Luisa Rodrigues (5ª neta de outro padre, P.e Domingos Roiz da Lape, em Pias, Monção) e este casal teve, por sua vez Manuel Francisco Ribeiro casado com Maria dos Prazeres Pedreira, que procedia do mesmo P.e João Pedreira, a saber: Maria dos Prazeres pedreira foi 4º neta do P.e João PEdreira e de Maria Afonso que tiveram a Boaventura PEdreira casado com Damásia Cerqueira de Araújo, filha de outro reverendo padre, Manuel Cerqueira de Araújo, e tiveram a Manuel pedreira casado com Maria Fernandes. Deste casal nasceu António José Pedreira que casou com Maria Gonçalves Terças e tiveram a João Manuel PEdreira casado que foi com Teresa Maria Ribeiro, e foram pais da supracitada Maria dos Prazeres Pedreira.

Do citado casal Manuel Francisco Ribeiro e de Maria dos Prazeres Pedreira nasceu António PEdreira Ribeiro casado com Rosalina Rodrigues PEdreira, 9ª neta, também do incial P.e João Pedreira, por seu filho João Pedreira que casou em Mazedo, Monção, com Mariana Rodrigues, de quem teve a Teodoro Pedreira, afilhado do 1º morgado da Lomba, e que de Ventura Roiz teve a João Roiz Pedreira casado com Ana Gonçalves. Deste casal nasceu João Manuel Pedreira casado com Joaquina Fernandes de quem nasceu António Rodriges PEdreira casada com Maria Luisa Esteves, de quem nasceu João Rodrigues Pedreira que casou com Umbelina Rosa Alves de Brito (também descendentes de dois padres procedentes da família Soares de Brito / Tangil) e de quem nasceu a citada Rosalina Rodrigeus Pedreira.

Do supracitado casal António Pedreira Ribeiro casado com Rosalina Rodrigues PEdreira nasceram 3 filhos, entre eles, Glória de Jesus de Pedreira Ribeiro casada em Trute, Monção, e falecida a 10 de Janeiro de 1990 em Trute. Teve 4 filhas e um filho nas quais se perdeu o apelido Pedreira. Uma dela é minha mãe e eu ainda não consegui autorização judicial para usar do referido apelido.

Espero ter contribuído para clarificar os dados relativos ao P.e João Pedreira, Abade de S. Martinho de Parada em Monção.

Além das linhas apontadas, sou descendente do referido padre por outras linhas mais "ziguezaguiadas".

Com os melhores cumprimentos

Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#119353 | Vieira-SimõesIII | 26 mai 2006 10:11 | Em resposta a: #119263

Caro Eduardo Domingues


Em primeiro lugar, muito obrigado por todos os dados que me enviou, na verdade a pesquisa da minha ascendência no Alto Minho ainda está muito incompleta.

Como deve calcular, também sou descendente do Padre João Pedreira, por Ventura Alves Pedreira (n.21.1.1685,f.24.5.1751), e pela sua irmã Catarina Alvares(20.4.1690-17.2.1741).descendo da filha mais velha do casal Manuel Francisco Ribeiro-Maria Rosa Esteves, Ana Maria Ribeira (n.9.9.1777).

Algumas perguntas: onde nasceram os filhos do Padre João Pedreira? No assento de casamento da Anastácia Pedreira refere que a sua mãe Maria Afonso (tem razão, é Afonso e não Antónia) é natural da freguesia de S-Tiago de Anhões, será aí que estão os baptismos da Anastácia e dos irmãos? suponho que conhece a naturalidade do Padre por via destes assentos de baptismo..

O que sabe da ascendência de António Alvares(f.23.6.1735), marido de Anastácia Pedreira?não tenho nada para trás do casamento em 1683.

O que sabe da ascendência de Francisca Gonçalves, que casou com Ventura Alves Pedreira?sei que nasceu a 3.12.1692,provavelmente no lugar do Rio,Parada,faleceu a 30.5.1751 no mesmo lugar, não encontrei o casamento, filha de Francisco Gonçalves e Maria Coelha casados a 19.5.1691,ele nascido a 3.8.1661 no Figueiral,Parada,filho de João Gonçalves e Catarina Gonçalves,ela filha de António Coelho e Maria Gonçalves.

Encontrou o baptismo de Manuel Francisco Ribeiro casado com Maria Rosa Esteves?só encontrei o baptismo de um irmão, Jerónimo Francisco,que nasceu a 4.5.1758,no lugar do Rio,Parada.

Estou interessado em tudo o que me puder arranjar sobre a descendência do Padre João Pedreira, se quiser, podemos trocar informações.

Se preferir pode responder para o meu e-mail: edfat001@hotmail.com

Com os melhores cumprimentos,mais uma vez obrigado
Edmundo Simões

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#119356 | victória | 26 mai 2006 11:01 | Em resposta a: #119353

Caro Edmundo

Quanto à naturalidade do P.e João Pedreira, esta não é dada, referindo o assento apenas "filho que dizem ser do Rev.º P.e de S. Martinho de Parada". Em outro assento encontrei "do P.e João Pedreira da freguesia de S. Bartolomeu de Roibam" depois de pedido de ajuda ao ADVC e pesquisa em possiveis freguesias do distrito lá descobrimos que era Boivão em Valença e não Ruivães como ainda cogitamos. Ainda não tenho localizados todos sos nascimentos dos filhos do P.e em virtude de estar a digitalizar os microfilmes o que me "rouba" imenso tempo de pesquisa. Sei, contudo que eles se espalharam por Parada, Trute e até mesmo Mazedo, e Lapela, onde netos dele acabam por casar. O que é engraçado neste Padre é ter levado à letra a celebre frase "crescei e multiplicai-vos" e nota-se sentido de orientação nos casamentos. Note-se a título de exemplo: Ventura Pedreira, filho de António Alves e de Anastácia Pedreira, baptizado a 4.fev.1685 em Parada, pelo Rev.º P.e João Pedreira, ou seja, pelo respectivo avô materno. Outro caso curioso é o do casamento do filho dele, Boaventura Pedreira casado com Damásia Cerqueira de Araújo, ele nubente, como diz o assento, filho do Rev.P.e João Pedreira, Abade de S. Martinho de Parada e de Maria Afonso, viuva, e ela, filha do Rev. P.e Manuel Cerqueira de Araújo, de S. João da Portela, e de Joana Gonçalves. Como vê o filho deste casal poderia dizer que seus dois avós eram reverendos padres.

Sobre o marido de Anastácia Pedreira, sei que casou António Alves a 16.mai.1683 em Parada, tendo tinho banhos na vizinha fregeusia de Trute, por lá ter morado, era filho de Pedro Alvares e de Eulália Roiz, moradores no Cazal, em Trute.

Não consegui o assento de nascimento de Manuel Francisco Ribeiro, possivelmente terá nascido em Lordelo onde tinha a residir tios que foram meus antepassados por outras linhas. Pois notei uma constante ida e volta entre gerações entre Lordelo e Parada, e entre Parada e Trute. MAria Rosa Esteves, mulher do citado Manuel, foi filha de João Esteves morador no lugar da Porta em Lordelo, que casou a 28.jul.1749 em Lordelo com Maria Francisca, neta paterna de Amaro Esteves, de Lordelo, e de Antónia Afonso, de Parada, e neta materna de André Francisco
que casou a 9.jun.1710 em Lordelo com Banhos em Mazedo onde morou e casou com Isabel Alvares. Segunda neta de Bartolomeu Esteves (filho de André Esteves c. 20.jan.1687 nos Anhões e de Natalia Dias, neto paterno de José Esteves e de Luzia Esteves, do Luzio, e materno de Francisco Dias e MAdalena Fernandes, dos Anhões) e de Catarina Afonso, e de Domingos Afonso e Ana Gonçalves, e segunda neta materna de Pascoal Francico e de MAria Fernandes, dos Anhões, e de Pedro Alvares e de MAria de Magalhães, de Lordelo. Esta Maria de Magalhães nasceu em Troviscoso a Maria de Magalhães e b. a 20.fev.1643 Troviscoso, tendo casado a 21.abr.1666 Lordelo, foi filha de Francisco de Magalhães e de Maria Fernandes. Este Francisco de Magalhães b. 23.ago.1607 em Troviscoso, foi possivelmente filho de outro FRancisco de MAgalhães e de Maria Esteves, familia directa e proxima dos Magalhães, Senhores da Quinta da Armada em Troviscoso, por Ana da Costa, que poderá encontrar já aqui no forum.
Como lhe disse acima, estou em fase de digitalização dos microfilmes de Trute (acabado), Parada(acabado), Lordelo, Anhões, Luzio, Longos Vales, e Troviscoso. È tarefa demorada e paciente, mas compensará no esclarecimento de dúvidas. Para finalizar, e em tom e brincadeira, parece que afinal somos 6ºs primos pelo casal Manuel Francisco Ribeiro e Maria Rosa Esteves.

A propósito, tem família em Parada no decorrer do século XIX ?
Tenho falhas em algumas datas.

Com os melhores cumprimentos
Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#119359 | victória | 26 mai 2006 11:14 | Em resposta a: #119356

Meu Caro
No seguimento da mensagem anterior: por acaso sabe por que razão o Manuel Francisco Ribeiro começou a utlizar o nome Ribeiro (que continua nos dias de hoje), uma vez que seu pai foi António Francisco e sua mãe Maria Vaz, neto paterno de Pascoal Francisco e MAria Fernandes, e neto materno de Manuel Vaz e Maria Gomes.
Por curiosidade descobri em Lordelo uma Ângela Rodrigues
que casou a 21.fev.1677, filha de um João Pereira (?) (Pedreira) e de MAria Gomes, sem qualquer outro Pereira em Lordelo, pelo que suponho que seja João Pedreira, sem a designação Padre. Levanto a hipotese de o mesmo ter tido um envolvimento antes de ser padre, ou a não utilização do vocabulo padre. Mas é apenas e só uma conjectura.

Um filho do casal Manuel Francisco Ribeiro e de MAria ROsa Esteves foi António José Ribeiro n. 24.dez.1797 em Parada onde baptizou a 25.dez.1797 e foi casar a
8.ago.1822 em Paço VEdro de MAgalhãe, com Margarida Rosa Barbosa, cuja ascendencia Barbosa, remete para uma Brites Barbosa anterior a 1700 de Troviscoso em Monção. Gente complicada!
Cumprimentos
Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#119400 | Vieira-SimõesIII | 26 mai 2006 18:54 | Em resposta a: #119359

Caro “Primo” Eduardo Domingues

Muito obrigado pelas notas sobre a ascendência de Maria Rosa Esteves. Na minha posse tenho apenas os registos paroquiais (microfilmados pelos Mormons) da freguesia de Parada, e alguns de Moreira (conto em breve obter o microfilme da freguesia de Portela), dado que se torna difícil fazer pesquisa nestes ramos.

Em relação aos livros de Parada dos anos da maior parte do secXIX,o ano passado ainda estavam na conservatória do registo civil de monção, não sei se estão microfilmados. Os livros da freguesia da Portela para esses anos tambem lá estavam, tive de pagar qualquer coisa como 7€50 para uma hora de pesquisa.

Perguntas:

O que lhe garantiu que a naturalidade do nosso padre é Boivão,Valença, e não outro?é que o orago de Boivão não é S.Bartolomeu..

Onde nasceram os filhos do padre e de Maria Afonso que já encontrou?

Sabe qual é a naturalidade de Maria Coelha,filha de António Coelho e Maria Gonçalves,e que foi mãe da Francisca Gonçalves que casou com Ventura Alves Pedreira?

Localizou o casamento de Ventura Alves Pedreira com Francisca Gonçalves (anterior a 1717)?

Não sei donde veio o Ribeiro do Manuel Francisco, talvez seja possível que provenha do nome do padrinho de baptismo..
Por curiosidade, na minha ascendência em Parada tenho: Maria Paula de Magalhães,casou c.1770, do Souto de Baixo,freguesia de Lordelo, filha de Francisco de Magalhães e Paula Rodrigues. Suspeito que estes Magalhães vão dar aos que mencionou,mas por enquanto não tenho hipótese de confirmar..

Agradeço-lhe qualquer dado adcional que me possa fornecer sobre os colaterais dos meus ascendentes, e se lhe puder ser útil, diga.
Mais uma vez obrigado,

Edmundo Simões

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#119737 | flordealecrim | 31 mai 2006 15:20 | Em resposta a: #119263

Caro Eduardo Domingues

Os meus "Pedreiras" levaram-me até aos seus. Neste momento preciso de encontrar João Pedreira, casado com Joana Soares, moradores no lugar do Paço, da freguesia de Pinheiros.
Este era filho de João Pedreira que casou em Mazedo, com Mariana Rodrigues.
Se tiver algumas datas de batismo ou de casamento, agradecía-lhe.
Estes dados retirei do assento de batismo de João Manuel Pedreira, filho de João Pedreira e Joana Soares. (Batismo da Paróquia de Pinheiros, livro nº 1, fls.62v e 63 cota 3.8.5.5.)
Devido à imposibilidade de me deslocar ao Arquivo de Viana, agradecía-lhe qualquer informação.
Se preferir pode responder para o meu e-mail: flordealecrim@hotmail.com

Antecipadamente grata

Com os melhores cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#120162 | flordealecrim | 06 jun 2006 09:19 | Em resposta a: #119737

Caro Eduardo Rodrigues

Reparou na mensagem que lhe enviei a 31-05-2006?

Cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#120168 | victória | 06 jun 2006 10:35 | Em resposta a: #120162

Cara Isabel

Só agora por mero acaso reparei na mensagem anterior, pelo que peço desde já desculpa. Na verdade também eu sou descendente do citado casal, João Pedreira e Mariana Rodrigues do lugar de Pomar em Mazedo. Neste momento é-me impossível fazer qualquer pesquisa sobre as gentes de Monção em virtude de estar a preparar um projecto que terei de apresentar no final do mês. Atrevo-me contudo a acreditar que o João Pedreira poderá ser filçho do nosso Padre João Pedreira, Abade de Parada, pois o mesmo teve um filho do mesmo nome, que casou em Trute com Maria de Magalhães. Poderá ser ums segundo casamento do mesmo, se é que houve casamento com a Mariana Rodrigues. TEm certeza que houve casamento? A ter existido, teremos de descobrir onde e se foi o 1º ou 2º, mas como lhe disse de momento não lhe posso ser útil. Agende, desde já uma mensagem a lembrar-me em julho, ok?
Com ios melhores cumprimentos
Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#120219 | flordealecrim | 06 jun 2006 18:54 | Em resposta a: #120168

Caro Eduardo

Muito obrigado, em Julho falaremos.
Com os melhores cumprimentos.

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#125402 | flordealecrim | 21 ago 2006 11:33 | Em resposta a: #119737

Caro Eduardo

No seguimento da minha mensagem de 31-05-2006, agradecía-lhe se tivesse alguns dados destes nossos " Pedreira, que me pudesse facultar.

Devido à impossibilidade de me deslocar ao Arquivo de Viana, parei as minhas investigações neste João Pedreira que casou com Joana Soares, ele filho de João Pedreira e de sua mulher Mariana Rodrigues e ela filha de Manuel Gonçalves e de Grácia Soares , do lugar do Paço, freguesia de Pinheiros.

Agradeço qualquer informação.

Com os melhores cumprimentos.

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#125418 | diogopp | 21 ago 2006 14:49 | Em resposta a: #31925

Caro José Caldeira,

Perdoe-me a impertinência mas por acaso tem o seu apelido Caldeira estudado?O seu Caldeira tem origens alentejanas?

Tenho um ramo Caldeira na minha familia, tenho-o estudado até cerca de 1670, todos eles são originários da zona de Elvas. Em breve vou avançar mais neste ramo.

Seria excelente se pudesse partilhar informações comigo. Muito obrigado, aguardo ansiosamente pela sua resposta.

Cumprimentos,
Diogo Pinheiro Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#126364 | diogopp | 29 ago 2006 20:19 | Em resposta a: #109144

Caro Edmundo Simões,

Estive a ler por alto as mensagens deste tópico e parece-me que nunca vi referida nenhuma familia Pedreira oriunda do Alentejo. Vi também que é o senhor quem tem informações mais recuadas sobre os Pedreira e por isso mesmo resolvi falar consigo.

Tenho uma ascendente chamada Maria Pedreira, natural da freguesia de Nossa Senhora da Lameira em Arronches, terá nascido por volta de 1700 e casou com Manuel Rodrigues Barbas, lavrador, pertencente a uma familia abastada de Elvas e natural desta cidade, tiveram pelo menos um filho que não recebeu o nome da mãe chamado Manuel Rodrigues Barbas como o seu pai, que nasceu a 12.01.1738 em Elvas.

Qualquer informação que tenha e possa cruzar ou que queira partilhar...ficar-lhe-ei agradecido, aguardo a sua resposta.

Muito obrigado.Cumprimentos,
Diogo Pinheiro Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#126448 | diogopp | 30 ago 2006 11:11 | Em resposta a: #90499

Caro Filipe Carneiro de Almeida,

Tenho uma ascendente chamada Maria Pedreira, natural da freguesia de Nossa Senhora da Lameira em Arronches, terá nascido por volta de 1700 e casou com Manuel Rodrigues Barbas, lavrador, pertencente a uma familia abastada de Elvas e natural desta cidade, tiveram pelo menos um filho que não recebeu o nome da mãe chamado Manuel Rodrigues Barbas como o seu pai, que nasceu a 12.01.1738 em Elvas.

Qualquer informação que tenha e possa cruzar ou que queira partilhar...ficar-lhe-ei agradecido, aguardo a sua resposta.

Já agora permita-me também perguntar-lhe se o seu apelido Carmeiro não tem por acaso origem alentejana/ zona de Elvas.

Muito obrigado.Cumprimentos,
Diogo Pinheiro Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#126449 | diogopp | 30 ago 2006 11:13 | Em resposta a: #31861

Caro João de Abreu Coutinho,

Tenho uma ascendente chamada Maria Pedreira, natural da freguesia de Nossa Senhora da Lameira em Arronches, terá nascido por volta de 1700 e casou com Manuel Rodrigues Barbas, lavrador, pertencente a uma familia abastada de Elvas e natural desta cidade, tiveram pelo menos um filho que não recebeu o nome da mãe chamado Manuel Rodrigues Barbas como o seu pai, que nasceu a 12.01.1738 em Elvas.

Qualquer informação que tenha e possa cruzar ou que queira partilhar...ficar-lhe-ei agradecido, aguardo a sua resposta.

Muito obrigado.Cumprimentos,
Diogo Pinheiro Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#126450 | diogopp | 30 ago 2006 11:14 | Em resposta a: #119356

Caro Eduardo Domingues,

Tenho uma ascendente chamada Maria Pedreira, natural da freguesia de Nossa Senhora da Lameira em Arronches, terá nascido por volta de 1700 e casou com Manuel Rodrigues Barbas, lavrador, pertencente a uma familia abastada de Elvas e natural desta cidade, tiveram pelo menos um filho que não recebeu o nome da mãe chamado Manuel Rodrigues Barbas como o seu pai, que nasceu a 12.01.1738 em Elvas.

Qualquer informação que tenha e possa cruzar ou que queira partilhar...ficar-lhe-ei agradecido, aguardo a sua resposta.

Muito obrigado.Cumprimentos,
Diogo Pinheiro Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#126451 | diogopp | 30 ago 2006 11:16 | Em resposta a: #31925

Caro José Caldeira,

Tenho uma ascendente chamada Maria Pedreira, natural da freguesia de Nossa Senhora da Lameira em Arronches, terá nascido por volta de 1700 e casou com Manuel Rodrigues Barbas, lavrador, pertencente a uma familia abastada de Elvas e natural desta cidade, tiveram pelo menos um filho que não recebeu o nome da mãe chamado Manuel Rodrigues Barbas como o seu pai, que nasceu a 12.01.1738 em Elvas.

Qualquer informação que tenha e possa cruzar ou que queira partilhar...ficar-lhe-ei agradecido, aguardo a sua resposta.

Muito obrigado.Cumprimentos,
Diogo Pinheiro Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#127109 | JCALD | 02 set 2006 01:51 | Em resposta a: #126451

Caro Diogo Pinheiro de Paiva:

Só agora reparo que já me tinha endereçado uma mensagem, a que, inadvertidamente, não respondi. Peço-lhe desculpa.

Vou responder a essa primeira mensagem e fica assim prejudicada a resposta à segunda, como verá.

A minha família estudada tem origem em Pombal, no início do século dezasseis, estabelecendo-se logo na geração seguinte em Arganil, onde passou a usar o nome composto de Caldeira de Lemos e onde se manteve até à actualidade, com algumas ramificaçãoes noutros concelhos da Beira. Não encontrei qualquer ligação aos Caldeira do Alentejo.

Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#127666 | Vieira-SimõesIII | 07 set 2006 14:33 | Em resposta a: #126364

Caro Diogo Paiva

Peço desculpa por só agora ter respondido à sua mensagem. Infelizmente não possuo qualquer informação sobre as pessoas que mencionou, aliás tudo o que sei sobre os Pedreiras está aqui neste tópico.
Talvez o confrade Eduardo Domingues saiba mais alguma coisa,penso que é ele quem recuou mais na pesquisa.

Cumprimentos,
Edmundo Simões

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#128350 | flordealecrim | 13 set 2006 15:35 | Em resposta a: #125402

Caro Eduardo

Viu a minha mensagem de 21-08-2006?
Com os melhores cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#128372 | aeiou2 | 13 set 2006 17:04 | Em resposta a: #125402

Cara Isabel Roque,

Consegui avançar mais um bocadinho nos meus Pedreira, que andavam por Lisboa, agora já avancei mais para o Norte, mas acontece que o nome da freguesia na fotocópia do assento, é de difícil leitura eu leio Santa Maria das Cordais ?Cardais ?Arcebispado de Braga.E não diz mais nada. Sabe por acaso onde fica esta freguesia?
Desde já agradeço

Com os melhores cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#128375 | npedreira | 13 set 2006 17:13 | Em resposta a: #5585

boa tarde a todos!

chamo-me nuno miguel gomes pedreira, sou de pias monção.

gostaria de obter informação sobre o meu apelido pedreira..

atentamente,
nuno pedreira

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#128409 | badim | 13 set 2006 22:04 | Em resposta a: #128375

caro Nuno

eu tinha muitos primos Pedreira,com ligação aos pedreiras de Pias Monção, vindos de Sago,qual o nome de seu avö?

atentamente
victor gomes

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#128451 | npedreira | 14 set 2006 09:23 | Em resposta a: #128409

caro victor,

O meu avó ( Cesario meirim pedreira) creio que tem raizes em badim ou parada.

atentamente
nuno pedreira

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#128452 | badim | 14 set 2006 10:13 | Em resposta a: #128451

caro nuno

um tio do seu avô ; José Meirim Pedreira foi casar a badim e todos esses pedreiras são meus primos,eu conheci bem seu avô Cesario e seu filho ( Tino )

atentamente
victor gomes

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#128453 | npedreira | 14 set 2006 10:22 | Em resposta a: #128452

caro primo victor,

eu sou filho do celestino (tino).
eu neste momento vivo e trabalho em guimaraes, mas, vou muitas vezes a monção (pias).
fico contente por conhecer mais pedreiras, talvez até já nos conhecemos???

abraço,
npedreira

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#129570 | flordealecrim | 27 set 2006 10:08 | Em resposta a: #128372

Cara Maria

Desculpe não lhe ter respondido, mas não tinha visto a sua mensagem.

Não conheço nenhuma freguesia com esse nome, nem parecido. Se me puder adiantar mais alguns dados desses " Pedreiras " minhotos, posso ver nos meus apontamentos se tenho algo para si.

Com os melhores cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#129594 | aeiou2 | 27 set 2006 12:54 | Em resposta a: #129570

Cara Isabel Roque,

Os meus (colaterais ) Pedreiras são:

1.Maria do Carmo da Cunha Pedreira *26.5.1816 LxªMadalena e recebe uma pensão por bons serviços de seu Pai.Ainda não descobri o que o Pai fez.

2.Joaquim José Pedreira*13.12.1787 Lxª.S.Julião + Lxª Madalena antes de 1833
3.Mariana Rita do Carmo Ferreira Lxª.Encarnação

4.Francisco Gonçalves Pedreira *1760? Santa Maria dos Cardais?Cordais? Arcebispado de Braga
5.Antónia Joaquina da Cunha*LxªS.Mamede

8.Manuel Gonçalves Pedreira *1735? Santa Maria dos Cardais?Cordais? Arcebispado de Braga
9. Joana Gonçalves Branco *Santa Maria dos Cardais ?Cordais ? Arcebispado de Braga
10.João Gonçalves Pedreira *Santa Maria dos Cardais ? Cordais? """"que julgo será irmão do anterior 8.

Não consigo avançar pois o Arcebispado de Braga na época era muito grande.

Desde já agradeço a sua ajuda
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#130903 | ceucunha | 11 out 2006 23:39 | Em resposta a: #127666

Caros colegas,
Conheço uma família Pedreira de Carrazeda de Ansiães( Bragança). Instalada nesse concelho pelo menos desde o século XIX. Existem familiares a residir em Bragança. Mas suponho que não tenham qualquer ligação com os Pedreiras do Alto Minho. Céu Cunha

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#132116 | Mghezzi | 25 out 2006 03:47 | Em resposta a: #109139

Olá, Isabel flordealecrim:
Acabo de descobrir esse forum Genea. Maravilha!
Sou descendente de Antonio Manuel Pedreira e Francisca Margarida de Migueis , por parte de Joaquim Maria Pedreira, que era meu tetravô.
Meu trisavô Joaquim Maria Pedreira Junior, nascido em 23.11.1851 e batizado na paróquia de Monserrate, Concelho de Viana do Castelo, emigrou para o sul do Brasil em 1865, chegando ao porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul.
Aqui se casou e teve filhos.
Estou pesquisando sua história e procuro saber informações sobre um fotógrafo de nome Raimundo Pedreira, que aqui viveu por volta de 1900.
Tenho informações, fornecidas pelo Arquivo Distrital de Viana do Castelo, sobre o nascimento de todos os filhos do casal Joaquim Maria Pedreira e Rozalina Alzira Pedreira, de nomes Eloisa, Joaquim, Adelaide, Eduardo, Maria Isabel, Maria, cecilia, Victor e Carlos. Se alguém se interessar posso mandar.
Até breve.
Marta

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#132209 | flordealecrim | 25 out 2006 22:28 | Em resposta a: #132116

Olá Marta

Fiquei muito feliz por ter encontrado parentes, tão distantes mas tão próximos.
Apesar de ter o assento de baptismo do Joaquim Maria Pedreira (filho), nada sabia do seu percurso de vida.
Agradecia se me pudesse enviar todas as informações sobre ele. O meu contacto é o seguinte: flordealecrim@hotmail.com

Não tenho o assento de baptismo da irmã Maria Isabel e da Adelaide, agradecia-lhe esses registos.
Mas tenhos irmãos que a Marta não tem na sua lista, se me enviar o seu e-mail, poderei enviar-lhe.

Um abraço e até breve.

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#132222 | Mghezzi | 26 out 2006 00:58 | Em resposta a: #132209

Olá, Isabel
Fiquei contente com a tua resposta imediata.
Estou pesquisando a história familiar e coletei muito material que ainda estou processando. Mas posso te adiantar que meu trisavô Joaquim Maria Pedreira Junior chegou ao Brasil em setembro de 1865, com a idade de 14 anos, acompanhado de alguém que uns dizem ser um irmão e outros, um tio. Preciso descobrir. Sei que houve um fotógrafo chamado Raimundo Pedreira em Jaguarão, por volta de 1900, mas esse nome não consta na relação de irmãos que consegui.
Joaquim Junior serviu no exército brasileiro, foi fotógrafo e depois ingressou na carreira diplomática, sendo cônsul do Brasil em Melo, no Uruguai; em Villa Bella, na Bolívia; em Rivera, no Uruguai e em Posadas, na Argentina.
Casou-se com Orosia de Medeiros Germano em 27.09.1876 e com ela teve 5 filhos: Rachel, Rubem, Oscar (meu avô), Oswaldo e Brutus Dacio.
Morreu em Porto Alegre, no dia 20.05.1940.
Vou te encaminhar por e-mail as duas respostas que recebi do Arquivo Distrital de Viana do Castelo, com os registros de nascimento. (curioso: nós brasileiros escrevemos registros, com a letra r depois do t, e vocês recrevem registo)
Até breve

Marta

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#146235 | pleytao | 03 mar 2007 10:15 | Em resposta a: #109122

Prezado Primo Joao Abreu Coutinho

Pertencem a Valença Viana do Castelo
Breve escrevo
Cordiais Saudações

Pedro Leitão d' Azevedo
Açores, Fayal, Horta
pleytao@sapo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#146346 | pleytao | 04 mar 2007 02:16 | Em resposta a: #119231

Prezada Isabel Roque

Ocasionalmente, só agora passei por sua mensagem de 2006, dirigida a João de Abreu Coutinho no forum do Genea Portugal
Estou a responder-lhe a partir dos Açores, onde trabalho presentemente
Cumprimento-a e não sabendo se houve resposta a seu pedido por parte de meu Primo João Abreu de Lima, com quem tive um ultimo contacto já la vão anos, passo a referir-lhe alguns elementos de que disponho e pelos quais mostrou interesse
Simão Antonio Pedreira, que veio a ser Oficial doi Exercito Portugues (Capitão) nasceu em Verdoejo, Couto de Sanfins, Valença do Minho em 20/05/1822 e faleceu em Viana do Castelo em 27/10/1868 (46 anos). Filho de Antoinio Manuel Pedreira, que tambem foi Oficial do Exercito Portugues (Capitão), nascido em Verdoejo, Couto de Sanfins, Valença do Minho em 01/01/1789 e de Francisca Margarida Migueis de Melo, nascida em Santa Maria dos Anjos de Valença em ??/??/1792

Simão casou em Viana do Castelo em 17/09/1844 com:

Emilia Máxima Araujo de Melo, natural de Ponte do Lima em ??/??/????, filha de Antonio Jose Rodrigues de quem não disponho elementos e de Joaquina Carmo Araujo de Melo de Ponte do Lima, de quem tambem não possuo elementos.

Simão e Emilia Máxima tiveram os filhos que seguem:

Adriana, *Viana do Castelo 11/09/1845
Adélia, *Viana do Castelo 12/12/1846
Eugénio *Viana do Castelo 25/10/1848
Maria José *Viana do Castelo 27/12/1849
Carlota Cristina *Viana do Castelo 11/03/1851
Amãndio *Viana do Castelo 03/01/1853
Francisca *Viana do Castelo 27/12/1854
Luis *Viana do Castelo 06/12/1856
Maria Amália, *Viana do Castelo 14/11/1857
Isabel Maria, *Viana do Castelo 10/06/1862

Conheço as sequências de:

Maria José de Araujo Pedreira, minha ascendente directa
e
Isabel Maria de Araujo Pedreira, que veio a falecer em Lisboa, em 1927

A primeira foi mãe da mãe de minha Avó paterna: Emilia Pedreira Coelho de Araujo
Malheiro, *Penafiel 14/02/1886 +Braga 21/11/1948, cc (1812) Jose Leitão de Azevedo *Braga 05/09/1887 +Braga 30/08/1943

Tiveram os filhos seguintes:

Maria Ceu Malheiro Leitão de Azevedo
*Maximinos, Braga 17/02/1913
Luis Maria Malheiro Leitão de Azevedo
*Maximinos, Braga 06/03/1914 +Sta Maria Olivais, Lisboa 04/02/1994
Maria Laura Malheiro Leitão de Azevedo
*Sao Joao Souto, Braga 10/04/1916
Antonio Diamantino Malheiro Leitão de Azevedo
*Freiriz, Vila Verde, Braga 08/05/1919 +S Victor, Braga 07/11/1947
Jose Maria Malheiro Leitão de Azevedo
*Freiriz, Vila Verde, Braga 10/01/1924
Maria Elisa Malheiro Leitão de Azevedo
*Freiriz, Vila Verde, Braga 12/03/1926

Independentemente de outros documentos fotograficos que posso disponibilizar-lhe peço que consulte na base do Genea Luis Maria Malheiro Leitão de Azevedo
Foi o iniciador de pesquizas genealogicas de nossa familia.
Segui-as transcendendo a Familia, para me interessar tambem pelos relacionamentos interfamiliares e históricos

Vou enviar seu e-mail flordealecrim@hotmail.com duas fotos disponíveis de Simão Pedreira

Se me indicar um endereço terei todo o gosto tambem em lhe enviar o DVD-ROM contendo elementos coligidos até final de 2006 e que considero propriedade de todos nos. Enviei um ao Genea para correcções e complementos mas os elementos são muito numerosos e ainda não tiveram tempo para processamentos

Estimaria se me disponibilizasse elementos sobre si e seus familiares mais proximos
e me dissesse por que modo estão ligados a
Simao Antonio Pereira + Emilia Maxima Araujo Melo
Adriana Viana Pedreira
Adelia
Eugenio
Maria Jose
Carlota Cristina
Amandio
Francisca
Luis
Maria Amália
Isabel Maria
Joaquim Maria Pedreira + Rosalina Alzira Ribeiro Andrade
Eloisa
Jose
Joaquim
Adelaide
Eduardo
Maria Isabel
Maria
Cecilia
Victor
Carlos Alberto
Jorge

Sem mais de momento subscrevo-me com saudaçoes fraternas

Pedro Leitao de Azevedo
Estrada Principe Alberto do Monaco 23
9900-038 Horta, Faial, Açores

pleytao@sapo.pt (comunicação corrente)
pleytao@gmail.com (ficheiros grandes dimensões)
pleytao@hotmail.com (video)

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#146513 | Abreu Coutinho | 04 mar 2007 23:27 | Em resposta a: #146346

Caro primo Pedro

Tenho imenso gosto em revê-lo por estas paragens e espero também encontra-lo pelo Alto-minho um dia que se proporcione essa mesma visita em busca dos seus maiores.
Fica aqui também o meu endereço para trocarmos alguns “cromos”...
Irei tentar ver os acentos da nossa avó; Emília Máxima Araújo de Melo, no arquivo de Viana, terei que ver minuciosamente porque ela era natural de Ponte de Lima mas não sabemos qual a freguesia?

Um grande abraço de

João AC

PS. Aqui na Genea, somente está registado a minha avó e sua tia, Carlota Cristina de Araújo Melo Pedreira e a irmã Francisca Margarida.

João de Magalhães e Moraes de Abreu Coutinho
abreu_coutinho@net.sapo.pt
963051500

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#146847 | Abreu Coutinho | 07 mar 2007 09:59 | Em resposta a: #146346

Caros primos Pedreiras

Já tenho elementos novos do Arquivo de Viana do Castelo da nossa avó Emília Máxima Araújo Melo, casada com Simão António Pedreira.

Aqui vai o prometido:

Emília, nasceu a 1-6-1821 em Ponte de Lima, foram seus padrinhos José Francisco dos Santos e Maria Teresa, filha de António José Rodrigues, natural desta vila e de Joaquina do Carmo, natural desta vila. Neta paterna de Constantino José Rodrigues, natural de S. Paio de Pousada, Braga e de sua mulher Rosa Fernandes, natural da mesma. Neta materna de José Vaz de Araújo e Lima, natural da vila de Ponte de Lima e de Luísa de Amorim, natural desta vila.


Cumprimentos.

João de Abreu Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#146850 | flordealecrim | 07 mar 2007 10:10 | Em resposta a: #146847

Caro Primo João Coutinho

Pela minha parte agradeço muito esta informação. Sabe qual a freguesia de Ponte de Lima?

Com os melhores cumprimentos.

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#146857 | Abreu Coutinho | 07 mar 2007 10:43 | Em resposta a: #146850

Cara prima Isabel Roque

É precisamente a freguesia de Ponte de Lima em Ponte de Lima, a antiga freguesia de Santa Maria dos Anjos que actualmente este povoado tem o nome idêntico ao da Vila.

Cumprimentos,

João AC

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#146858 | flordealecrim | 07 mar 2007 10:47 | Em resposta a: #146857

Caro primo João Coutinho

Agradeço a informação.

Cumprimentos,

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#147910 | flordealecrim | 13 mar 2007 19:05 | Em resposta a: #146346

Caro Pedro Leitão de Azevedo

Recebeu a mensagem que enviei para o seu e-mail?

Saudações fraternas

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#147923 | CCS1953 | 13 mar 2007 19:45 | Em resposta a: #37672

Caros Confrades,
Tenho estado a ler estas mensagens e reparei no nome Oom.

Sou muito amiga da família Almeida Lima ligada aos Oom.

A Senhora D. Joana Almeida Lima Ferro, era destes Oom que estão aqui no Fórum.

Muito destes Oom estão sepultados no cemitério de Paio Pires, Concelho do Seixal.

Cumprimentos,

Celeste Correia Saraiva

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#147968 | aeiou2 | 14 mar 2007 00:27 | Em resposta a: #147923

Cara Celeste Correia Saraiva,

Achei engraçada a sua mensagem, mas ao que eu saiba nenhum dos Pedreira Oom estão sepultados no Seixal.
Estão descendentes do casal José Caetano Campos de Andrada de Almeida Lima e Clotilde Esther Nogueira de Brito Oom, primos entre si e que tiveram dez filhos, e outros descendentes Oom Wheelhouse Almeida Lima.

Do ramo da antiga Quinta da Palmeira tenho conhecimento até à minha geração e gostaria de o completar, mas não tenho contactos.

Cumprimentos
Maria Oom Oliveira Martins

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#147970 | CCS1953 | 14 mar 2007 00:45 | Em resposta a: #147968

Cara Maria Oom Oliveira Martins,

Boa noite. Gostei de receber a sua mensagem.
Tem razão. No cemitério de Paio Pires não estão sepultados Peedreira Oom. Estão realmente a família que menciona e a qual muito bem conheço e de quem sou bastante amiga. Não conhecia a família Pedreira Oom, nem, sequer uma descendente do casal que refere: José Caetano Campos Andrade de Almeida Lima e Clotilde Esther Nogueira de Brito Oom.

O ramo da Quinta da Palmeira é o ramo que muito bem conheço e com quem estou muitas vezes. Frequento a sua casa e secretariei o Prof. Doutor Carlos Ribeiro, ex-Bastonário da Ordem dos Médicos, casado com uma Almeida Lima Ferro.

Se necessitar de informações das descendências, peça o meu e-mail ao Guarda-Mor. Terei muito gosto de a informar.

Por acaso é prima?

Cumprimentos e ao dispôr,

Celeste Correia Saraiva

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#148025 | aeiou2 | 14 mar 2007 12:48 | Em resposta a: #147970

Bom dia,
O ramo que conhece, são descendentes do casal referenciado.
Eu sou descendente de uma irmã do Alfredo Oom, Pai, da Clotilde Esther de Brito Oom, a Amélia Augusta Montano Pereira de Carvalho cc Dr.Libânio Northway do Valle.

Agradeço todas as informações que me fizer chegar.
Vou pedir o seu contacto ao GP.
Muito obrigada.Os meus avós maternos, e a minha Mãe ainda se deram com esses primos, mas a minha Mãe viveu muitos anos em África e perdeu assim muitos contactos familiares.

Beijinhos
Maria Julia Oom Vale Henriques Oliveira Martins

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#148452 | paradela | 15 mar 2007 20:46 | Em resposta a: #128453

Boa noite Nuno Pedreira.

Por coincidência, estando a dar a volta a este fórum, descobri o nome de seu pai, do qual sou amigo. Conheço-o desde há alguns anos, daquelas lides congressistas. Tenho a impressão que já estivemos juntos em Lisboa num congresso. Também conheço o Ricardo, penso que seu primo.

Cumprimentos,
José Cardoso.

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#148464 | flordealecrim | 15 mar 2007 21:52 | Em resposta a: #146847

Primo João Abreu Coutinho

Pedi para Viana do Castelo fotocópia do assento da Emília, com os dados que nos forneceu e obtive como resposta que não tinham encontrado. Pelos vistos não fizerem bem a pesquisa!

Peço-lhe o favor se tiver condições, para me enviar digitalização para o meu e-mail. Isto claro se não estiver a abusar!

i s a b e l . n . r o q u e @ h o t m a i l . c o m

Cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#148517 | pleytao | 16 mar 2007 04:22 | Em resposta a: #147910

Prezada Prima Isabel Roque

Peço desculpa por não ter respondido de imediato
Agradecimentos pelos elementos
Recebi sua comunicação no e-mail
Tenho estado um pouco ocupado com trabalhos a ultimar antes passagem pelo continente

Saudações do Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#148519 | Abreu Coutinho | 16 mar 2007 08:17 | Em resposta a: #148464

Prima Isabel

Estranho essa resposta negativa do Arquivo Distrital de Viana!!
Logo que tenha possibilidade e algum tempo, envio-lhe ainda hoje o acento digitalizado.

Cumprimentos,

João AC

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#149248 | Mghezzi | 20 mar 2007 02:33 | Em resposta a: #146847

Olá, primo Abreu Coutinho.
Sou brasileira e descendo de Joaquim Maria Pedreira Junior, sobrinho de teu ancestral Simão Antonio Pedreira. Tenho me comunicado há vários com a Isabel Roque, que me repassou cópia de muitos registros de nossa família e agora passei a me comunicar o nosso primo Pedro Leitão, que reside nos Açores. Só hoje te descobri como parente "próximo" no Forum. Gostaria muito de saber o motivo que levou o casal Joaquim Maria e Rozalina a mandarem dois de seus filhos, ambos adolescentes, para o outro lado do oceano Atlântico, em 1865. Tens alguma idéia ? Afinal, o pai era general ! Cumprimentos,
Marta Pedreira Ghezzi

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#149263 | Abreu Coutinho | 20 mar 2007 09:53 | Em resposta a: #149248

Olá prima Marta

Não faço a mínima ideia por tal motivo do êxodo do seu avô para o Brasil! Apenas arrisco afirmar que naturalmente seria por conceder uma nova oportunidade e bem diferente a gerações de indivíduos que tentavam teimosamente por cá resistirem às mudanças que vinham de leste principalmente de França e também nessa época estava muito em voga o "El dourado Brasileiro", o enriquecimento rápido, etc.
Cumprimentos,

João de Abreu Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#149278 | Mghezzi | 20 mar 2007 12:43 | Em resposta a: #149263

Olá, primo Abreu Coutinho!
Muito obrigada pela pronta resposta!
Sim, sei que o Brasil era uma país promissor, mas o que me surpreende é a pouca idade dos meninos (13 e 15 anos) e o fato de que a família tinha tradição militar. Certamente não foi para fugir de guerras: meu bisavô Joaquim Maria serviu e lutou no exército brasileiro, depois ganhou a vida como fotógrafo itinerante e, finalmente, entrou para a carreira diplomática, servindo em postos consulares de fronteira no Uruguai (para onde foi designado oara espionar o movimento de tropas uruguaias que invadiram o sul do Brasil, em 1893), na Bolívia e na Argentina. Desejo um bom dia, Marta.

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#149339 | Abreu Coutinho | 20 mar 2007 19:20 | Em resposta a: #119356

Caro Eduardo Domingues

Como vão as suas investigações? Por acaso já apurou as nossas novas relações de parentesco e a descendência do Padre João Pedreira com os "Pedreiras de Valença": António Manuel Pedreira casado com Francisca Margarida Migueis, este filho de João Manuel Pedreira, natural de Pinheiros em Monção e de Maria Isabel da Cunha e continuando teimando a não perder o apelido da varonia, o dito António seria neto de João Pedreira e Joana Soares, ambos naturais de Monção (presumo eu)?

Em tempos trocamos algumas ideias e coincidindo com a sua ultima comunicação em que faz referência aos Magalhães de Troviscoso do Paço de Longos Vales, seria "ouro sobre azul", se houvesse alguma relação familiar entre estas duas famílias (Magalhães / Pedreiras) e que assim, confirmaria uma ligação minhota ainda que seja remota dos meus pais!

Aguardarei ansiosamente por novas revelações genealógicas.

Com os meus cumprimentos deste seu parente e discípulo,

João de Magalhães e Moraes de Abreu Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#149378 | victória | 20 mar 2007 22:28 | Em resposta a: #149339

Caro João de Abreu Coutinho

O Rev. P.e João Pedreira teve vasta prole pelo que é fácil encontrar Pedreiras em quase todas as freguesias. Quanto à sua origem, apenas lhe posso provar atraves de uma inquirição de genere de Manuel Filgueira realizada a 2 de Agosto de 1721 (processo n.º 8182 pasta 375 A.D.B./U.M.) em Parada, Monção, ficamos a saber que foram seus avós maternos João Pedreira, “morador em Lordelo até que foi Abade da freguesia de S. Martinho, aonde faleceu” e Maria Afonso, solteira, moradora em Anhões, Monção, ocultando o facto do avô materno ser padre, porém na inquirição de testemunhas elas dizem que a mãe de Manuel Filgueira, inquirido, era filha do Rev.º Abade de S. Martinho de Parada, Monção, P.e João Pedreira, natural da freguesia de Boivão, Valença, e de Maria Afonso, solteira, natural e moradora no lugar da Cividade em Lordelo, (?) e já defuntos a 2 de Agosto de 1721, facto que não impediu de ser grafado “é legítimo e inteiro cristão velho, de limpo sangue e geração, sem nota de cristão-novo, judeu, negro, mulato ou mourisco, nem de outra infecta nação”. A curiosidade sobre este P.e do qual a minha avó materna descendia em varonia, e pela mãe tb descendia com uma quebra do mesmo padre, levou-me a pesquisar Boivão. Não encontrei nada digno de nota, não contente, resolvi pedir uma pesquisa ao ADVC que amavalemnte me responderam que a não poderiam fazer em virtude de não lhe indicar a filiação. Sei, contudo, que em Boivão, nesta época exitiu um lugar chamado Pedreira (não consegui apurar se seria local de arranjar pedra ou por outra razão qualquer.) E deste P.e João Pedreira não passei.

É curioso notar o cuidado que ele teve em casar os filhos, não sei se já passei esta informação, mas uma filha dele e de Maria Afonso foi casar com o filho do Rev.º P.e de S. João da Portela, Monção, freguesia cicunvizinha. E de notar que o Morgado da Lomba em Moreira, Monção, Teodoro de Araújo Lobo apadrinhou um filho chamado Teodoro. Filhos: Teodoro, Manuel, Boaventura, Anastácia, João, e possivelmete Angela (esta filha de uma Maria Gomes, parente pr´xima dos Gomes Marinho de Longos Vales, e de um João Pereira ou PEdreira) que casou em Lordelo, Monção, a 21 de fevereiro de 1677. Em tão vasta prole, permita-me uma comparação com D. Vasco Marinho. A título de curiosidade apresento-lhe sumariamente o assento de baptismo de Ventura Pedreira
b. 4.fev.1685 em Parada, Monção, onde foi padrinho e baptizante, o P.e João Pedreira, avô paterno.

Quanto a Magalhães, os da Qt.a da Armada em Troviscoso, Monção, (que na altura trocamos informações as quais muito agradeço, pois graças à referencia ao vínculo de faquelo, consegui descobrir vários filhos do padre antónio de Magalhães). Voltanto a Magalhães, como sabe, estes não são minhotos, mas oriundos de Figueiró dos vinhos. Assim Baltazar de Magalhães e Andrade Familiar do St.o Ofício , filho de Lopo Vaz [96128] e de Joana de Magalhães [96129] moradores na vila de Figueiró dos Vinhos, de onde era natural , e casou pela primeira vez com D. Maria Trancoso de Lira, da Vila de Monção, da qual enviuvou, e casou pela segunda vez na Igreja Matriz de St.a Maria dos Anjos, em Monção, com D. Ana da Costa de Lanços [48065], e faleceu na sua Qt.a da Armada em Troviscoso, Monção, a 18 de Agosto de 1681. Teve vários filhos que casaram em fregeusias vizinhas. Pelo lado ilegítimo do P.e António de Magalhães (não o instituidor do vinculo de Faquelo, mas um tio, e homónimo) teve descendecnia ilegítima em Trute, Monção, ligando-se a Soares de Brito. Ligaram-se, também, à Qt.a do Paço em Longos Vales, entre outras linhas menos nobres das quais tambem descendo. (e por falar na Qt.a do Paço,saiu agora um livro do meu colega e amigo, e nosso confrade do genea, dr. Paulo Duarte de Almeida, sobre a ascendência e descendência dos 1ºs Condes, Viscondes e Marqueses de Reriz no qual também é referida a Qt.a do Paço) Voltando ao assunto, a 28.jul.1610 baptizou em Troviscoso Maria Esteves, filha de Francisco de Mahgalhães e de Maria Esteves. Este Francisco de Magalhães seria parente próximo do supracitado Baltazar, e de um P.e Francisco de Magalhães que f. 31.mar.1612 e deixou por herdeiro a Francisco de Magalhães casado com Maria Esteves.
Este Francisco de Magalhães Herdeiro do P.e Francisco de Magalhães, teve
outro Francisco de Magalhães baptizado a b. 23.ago.1607 e uma Maria de Magalhães. Pela filha o nome perdeu-se no casamento. Pelo filho manteve-se mais uma geração. É curioso notar que que a filha MAria de Magalhães, de que falei e que tinha perdido o nome, teve uma filha, filha esta que se chamou Francisca de Magalhães ou Francisca Martins (nome do Pai) e teve uma filha que se chamou Catarina Gonçalves de Magalhães. É curioso notar que outra descendente Magalhães, Isabel de Magalhães, c. 15.jun.1693 Lordelo, Monção, com um António Dias, e perdurou o nome Dias de Magalhães.

A juntar a etses magalhães da Armada, há outros, com armas plenas de Magalhães, nos Picoutos, Monção.

Há uns 3º Magalhães, que são os Magalha~es e Meneses da Qt.a da Bemposta (conhecida por Qt.a da Torre) em Moreira Monção, descendentes dos Sr.s da Ponte da Barca.

Há, ainda uns 4ºs Magalhães, que são uriundo de Ponte de Lima e se estabelecem em Monção. Refiro-me a uma descendente de nome D. Antónia Josefa Botelho de Magalhães n. 7.fev.1750 filha do Dr. António José Botelho de Magalhães e de Margadida Josefa de Magalhães. Os antepasssados dele levam-nos a Murça, onde antes de 1700 viveu Vicente Riberio de Sampaio e Filipa Botelho de Magalhães, e para trás ainda não consegui apurar dados. Margarida Josefa de Magahães é filha do Dr. Gregório de Magalhães, de Ponte de Lima, e de Luisa de Magalhães, ele Dr. Gregório homónimo do Gregório de Magalhães descdente dos Magalhães de Monção, casa do antepaço, salvo erro, mas este a que me refiro, neto de sapateiros moradores na rua das estalagens em P. de Lima. Ela, Luisa de Magalhães, até ao momento nada sei, pq não me foi possivel encontrar o assento de casamento. nem conheço a filiação.

Assim, muito resumidamente, é o que tenho sobre Magalhães e sobre Pedreiras, embora tenha vários dados compilados mas não em formato digital.

Com os melhores cumprimentos
eduardo domingues

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#149381 | CCS1953 | 20 mar 2007 22:42 | Em resposta a: #148025

Boa noite,

Já lhe enviei um e-mail e a sua prima Senhora D. Maria Helena de Almeida Lima Ferro Ribeiro, descendente dos Oom deu-me autorização para lhe dar o seu contacto telefónico, o qual já lhe dei. Não sei se a contactou. Ela gostaria imenso que o fizesse.

Cumprimentos,

Celeste Correia Saraiva

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#149386 | Vieira-SimõesIII | 20 mar 2007 23:17 | Em resposta a: #149378

Caro Eduardo Domingues

Embora a mensagem não me seja dirigida, agradeço-lhe os dados que disponibilizou aqui, pois possivelmente também descendo deste Francisco de Magalhães baptizado a 23.8.1607.
Por isso, pergunto-lhe se não terá mais dados sobre a ascendencia destes Magalhães da Quinta da Armada que me possa disponibilizar. Penso que já foram mencionados noutro tópico mas de momento não o consigo encontrar.

Cumprimentos e obrigado antecipado
Edmundo Simões

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#149718 | Abreu Coutinho | 22 mar 2007 17:47 | Em resposta a: #149378

Caro Eduardo Domingues

Muito obrigado pela sua pronta e esclarecedora achega dos "Pedreiras", naturalmente andaremos muito perto, quando refere, o Padre João Pedreira, homónimo do meu antepassado e Pai do meu 6º avô, João Manuel Pedreira, natural de Pinheiros em Monção.
Quanto à origem toponímia do apelido eu já suspeitava que existiria um lugar com esse nome, o que a minha dúvida subsistia era qual a razão que nos levaria até ao Concelho de Valença!
Curiosa esta mobilidade dos Pedreiras que nos confunde, quanto à origem familiar em ambas as comarcas; que pela descrição da dita inquirição de genere é referenciado o "Padre João Pedreira" como natural de Boivão em Valença. Ironicamente faz lembrar (a prática do ténis de mesa) pela teimosia e a preferência do actual governo em encerrar o Hospital de Valença para no lugar deste abrir outro edifício de apoio ao utente em Monção!

Quanto aos “Magalhães do Paço Longos Vales”, que dará notícia pela Casa do Antepaço, Arcozelo em Ponte de Lima é através da minha 5ª avó, Maria Ana Florência Rosa de Lima e Menezes, 3ª Administradora do vínculo de Santo António de Faquelo e Senhora da Quinta e Casa do referido Paço em S.João de Longos Vales, nasc.Arcozelo, Ponte de Lima a 8.3.1712 e + 17.1.1771 na Casa de Crestes, Salvado do Campo em Barcelos. Casou a 3.8.1741 na Capela desta Casa com Manuel Cardoso de Magalhães Barros Barreto, Senhor da Casa de Crestes.
Por esta Maria Ana Florência é filha de Luísa Teresa de Magalhães Lançós Pereira, 2ª Administradora do vínculo de Faquelo, por morte de seu primo, o licenciado Gregório de Magalhães (1º administrador do Vínculo de Santo António de Faquelo, onde viveu).
Bapt. Em Troviscoso a 30.8.1671, + na Casa do Antepaço, em Santa Maria de Arcozelo, a 5.5.1743.Refere-se-lhe a Obra Estrangeiros no Lima a págs. 253 do Vol I. Casou na freguesia de São Paio da Vila dos Arcos de Valdevez, a 28.12.1699, com Luís Carlos de Vila-Lobos de Mello e Lima, Senhor da Casa do Antepaço em Arcozelo Ponte de Lima, Capitão de cavalos, etc.
Acho que a partir desta minha 6ª avó o meu Confrade Eduardo Domingues terá consigo mais elementos que aliás no passado já foram por nós revistos os respectivos assentos.

Com os meus cumprimentos,

João de Abreu Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#156006 | small | 13 mai 2007 21:27 | Em resposta a: #149386

Caro Edmundo
Desculpe a intromissão, será que não tem nenhuma Iria Candida de Magalhães?
Creio não estar enganada mas este tópico refere este apelido na região de Monção, Valença.....daqui a Braga!
Quem sabe algum confrade possa ajudar?
Cumprimentos
Stella

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#178151 | acardote | 29 dez 2007 17:39 | Em resposta a: #39547

Cara D. Maria,

Em relação á sua 2ª questão, referente ao casamento da Henriqueta Feliciana Luisa Cardote obteve mais dados?
Neste momento pesquiso o meu apelido Cardote, daí a razão de minha questão.

Antonio Cardote

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#178154 | JoãoGaspar | 29 dez 2007 18:25 | Em resposta a: #5585

Cara Maria,

Primeiro deixe me desejar-lhe um próspero 2008.
Depois gostaria de partilhar alguns dados sobre uma familia Pedreira da região de Lisboa, no seculo XVI e XVII.

No antigo concelho de Riba Tejo, hoje é constituido por Alcochete, Montijo, Moita e Barreiro, existia uma Pedreira na Freguesia de Gaio-Rosario, hoje concelho da Moita.
Ora esta Pedreira, unica na região arenosa do Riba Tejo era bastante conhecida e procurada. Pertencia a uma familia, como se pode constatar nos paroquiais da Freguesia de Alhos Vedros, nesta familia, encontro apelidos tais como: da Maia, de La Vega, Vargas, Macedos e depois mais tarde adoptam o nome de Gomes da Pedreia.

sinceros cumprimentos

João Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#178163 | aeiou2 | 29 dez 2007 20:50 | Em resposta a: #178154

Caro João Paulo,

Agradeço e retribuo os votos de prosperidade para 2008.

Os Pedreira que eu procurava, viveram em Lisboa, mas são do Norte de Portugal, Valença, mas parei essa busca, pois não consegui avançar mais e são familiares de um Tio meu, do lado da mulher.

Agora estou procurando um descendente desse meu Tio que usava Oom Filipe, e que viveram em Moçambique.

Muito obrigada pela sua ajuda.
Cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#178205 | aeiou2 | 30 dez 2007 10:43 | Em resposta a: #178151

Caro António Cardote,

Não procurei nada sobre os Cardote, já que esse meu Tio não teve descendência de nenhum dos casamentos.Mas a freguesia da noiva deve de ser a do casamento, Sta Engrácia, Lisboa.Talvez encontre lá Cardotes.

Bom Ano 2008

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#178207 | aeiou2 | 30 dez 2007 10:56 | Em resposta a: #178151

Fuic onsultar o meu ficheiro e Henriqueta Feliciana Luisa Cardote casou a 17.2.1817 Sta Engrácia, Lisboa, com Francisco Alves do Valle,+Mártires da Golegã e era filha de Joaquim Pereira Cardote e Ana Joaquina

É tudo o que sei
Cpts
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#178243 | acardote | 30 dez 2007 19:05 | Em resposta a: #178207

Cara Maria,

O noivo era filho de José Alves e de Maria da Purificação, natural e baptizado na freguesia da Sé, Porto (2/11/1773).
Desejo também um Bom Ano de 2008 para si.

Antonio Cardote

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#202921 | ORNELLAS | 11 jul 2008 11:40 | Em resposta a: #178163

Ola, sou descendende de PEDREIRA da Freguesia de Cambeses, Concelho de MONÇÃO , residência Arcos de Valdevez Distrito de Viana do Castelo.Tenho em meu poder Passarte JOSE LUIZ PEDREIRA ,datado quinze de junho de 1823 (1893) com desembarque no Rio de Janeiro , Brasil. Governo Civil do Districto de Braga ,1ª Repartição , N° 838 , Registro N° 10 e Folha 100. Veio em sua companhia Esposa Anna , de 51 anos e seu filho de 11 anos. Infelizmente não da pra ler nome do filho e esposa .Em outro passaporte de Domingos Moreira Michellas , Governo Civil do Districto de Porto , datado em oito de fevereiro de 1883 , tendo seu desembarque na cidade do Rio de Janeiro dia 11 de março de 1883. Solteiro com idade de 24 anos .

Abraço
Gilberto Michel , do Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#202922 | ORNELLAS | 11 jul 2008 11:41 | Em resposta a: #178163

Ola, sou descendende de PEDREIRA da Freguesia de Cambeses, Concelho de MONÇÃO , residência Arcos de Valdevez Distrito de Viana do Castelo.Tenho em meu poder Passarte JOSE LUIZ PEDREIRA ,datado quinze de junho de 1823 (1893) com desembarque no Rio de Janeiro , Brasil. Governo Civil do Districto de Braga ,1ª Repartição , N° 838 , Registro N° 10 e Folha 100. Veio em sua companhia Esposa Anna , de 51 anos e seu filho de 11 anos. Infelizmente não da pra ler nome do filho e esposa .Em outro passaporte de Domingos Moreira Michellas , Governo Civil do Districto de Porto , datado em oito de fevereiro de 1883 , tendo seu desembarque na cidade do Rio de Janeiro dia 11 de março de 1883. Solteiro com idade de 24 anos .

Abraço
Gilberto Michel , do Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Família Sousa Lima

#204709 | Joberto | 02 ago 2008 18:27 | Em resposta a: #202922

Prezado Gilberto Michel,

Desculpe-me a intromissão no tópico em questão, mas me chamou a atenção o fato de voce já ter conseguido cópias de passaportes em Monção, Portugal. Gostaria de poder contar com a sua ajuda no sentido de me informar quais os caminhos para se pesquisas passaportes.

Sou descendende de FRANCISCO DE SOUSA LIMA da Freguesia de Cambeses, Concelho de MONÇÃO, Distrito de Viana do Castelo, filho do Capitão-mór Domingos Fernandes e de Maria de Souza, naturais de Cambeses, Monção.

FRANCISCO DE SOUSA LIMA se estabeleceu no Brasil por volta de 1700 a 1730, casou-se com MARIA GOMES DE OLIVEIRA, Brasileira, natural de São Gonçalo, Rio de Janeiro, filha de Pedro Gonçalves Domingos e de Antônia Gomes Godinho (ou Gontijo). O casal residiu em Ouro Branco, Estado de Minas Gerais, onde criaram sua prole, que depois migrou para Queluz (Itaverava, Catas Altas da Noruega, Lamim e demias regiões da Zona da Mata Mineira).

Abraços,
Joberto Miranda Rodrigues
e-mail: joberto@terra.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Família Sousa Lima

#204853 | ORNELLAS | 05 ago 2008 15:20 | Em resposta a: #204709

Caro Joberto M. Rodrigues.
Com relação aos passaporte que tenho, foram-me doados por uma tia do meu pai(tia avó minha).São copias com firma reconhecida.A familia do meu pai é toda de Itabirito, cidade bem proxima a Ouro Branco, antigamente ligada pela Estrada Real.
Uma forma de voce tentar conseguir passaporte, primeiramente tem que conseguir as datas, e local de nascimento dos seus antepassados e fazer contados com os Aquivos Distritais de Portuga, informando localidade (Freguesia,Conselho e Distrito).Estou iniciando em pesquisa Genealogica, mas tem otimas pessoas aki no forun que voce pode solicitar uma melhor orientação.Sinto muito não poder ajuda-lo.
Um grande abraço
Gilberto Michel

Resposta

Link directo:

RE: Família Sousa Lima

#204857 | ORNELLAS | 05 ago 2008 15:54 | Em resposta a: #204853

Caro Joberto M. Rodrigues.
Vou te dar uma dica, neste exto monento acabo de descobrir a certião do meu Avô Materno, ele é nascido em Barbacena, Minas Gerais, Brasil e filho de Portugues.No registro de nascimento nao fala a localidade em Portugal, meu proximo passo é pesquisa, na Igreija Matriz de Barbacena MG, pois ele casou-se com uma Brasileira desta cidade, vou procurar a certidão de casamento para saber o local de nascimento do meu Bisavo, em tudo dando certo,passarei a pesquisa em Portugal.
Conclusão:voce deve pegar sua certidão, depois seus pais,seus avos dai por diante este é o caminho que estou fazendo e obtendo resultados concretos e objetivos essa é a DICA.
um grande abraço.
Gilberto Michel

Resposta

Link directo:

RE: Família Sousa Lima

#205115 | Joberto | 10 ago 2008 20:10 | Em resposta a: #204857

Caro Ornelas,
Grato pela dica!
Vou me aprofundar melhor na apuração dos dados para futuro contato com o arquivo distrital de Viana de Castelo.
Saudações
Joberto Miranda Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Família Sousa Lima

#208661 | Cristiano de Paula | 18 set 2008 16:54 | Em resposta a: #204709

Bom dia.

Verificando as mensagens do Forum, especificamente as do sr. Joberto, esclareço que o Sr. Francisco de Sousa Lima, patriarca da família Sousa Lima (ou Souza Lima), estabelecida nas regiões Central e Zona da Mata do estado de Minas Gerais, bem como no Estado do Rio de Janeiro (regiões de Cantagalo, Barra Mansa-Volta Redonda e Vassouras), foi realmente casado com a brasileira Maria Gomes de Oliveira. Dentre seus diversos filhos, os homens foram registrados como Souza Lima. Dentre as mulheres, a filha Eufrasia Maria de Jesus, casou-se em Ouro Branco, entre 1745 e 1750, com o reinol Luiz Rodrigues Milagres, também procedente de da Freguesia de Cambeses, Concelho de Monção, no Minho.
Luiz Rodrigues Milagres era filho de Antônio Rodrigues (Milagres) e de Páschoa Lourença da Silva.

O casal Luiz Rodrigues Milagres e Eufrasia Maria de Jesus fixou residência na fazenda Boa Vista, pertecente ao que depois viria ser a Real Villa de Queluz de Minas (atual Conselheiro Lafaiete - MG), na região conhecida como Freguesia de Santo Antônio da Itaverava (primeiro núcleo urbano de Minas Gerais). A princípio uma fazenda comum, em 1.753, sua extensão alcançou meia-légua de terras, aumentando bastante suas divisas.

O local onde se situa a fazenda Boa Vista, hoje pertence às comunidades rurais de Boa Vista e Pau Grande, pertencentes ao município de Catas Altas da Noruega, na divisa com o município de Lamim (em 1.840 deixam de pertencer à freguesia de Santo Antônio da Itaverava para integrar a recém-criada Freguesia de Cattas Altas da Noruega). Esta região, cortada pelo rio Piranga, também está bem próxima ao município de Piranga - MG.

Fazendeiro que produzia alimentos para suprir as regiões de garimpo próximas como Villa Rica (atual Ouro Preto -MG), Luiz Rodrigues Milagres foi também Militar - chegando ao posto de Capitão e era tão respeitado e tinha tanto prestígio, que seus filhos so se casaram com pessoas que pertenciam às famílias elitistas de Minas Gerais.

Homem de temperamento patriarcal, educou muito bem todos os filhos e era devoto de Nossa Senhora dos Milagres, a padroeira da família. Conta-se que por conta de um milagre da referida Santa, que seu pai Antônio Rodrigues, foi salvo de um risco de morte (por motivo de doença) e que como forma de gratidão, acrescentou o "MILAGRES" ao seu nome, ficando assim Antônio Rodrigues Milagres, sobrenome repassado os filhos.

O fato é que Luiz Rodrigues Milagres, procedente de Cambeses - Monção e Eufrasia Maria de Jesus, filha de Francisco de Souza Lima, residente em Ouro Branco, foram o tronco da família Rodrigues Milagres e de boa parte da família Souza Lima (existem registros de casamentos entre parentes das duas famílias), no estado de Minas Gerais.

A família Rodrigues Milagres, originária do tronco Rodrigues Milagres - Souza Lima, foi muito importante para a história dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Dentre os 12 filhos de Luiz Rodrigues Milagres e Eufrasia Maria de Jesus (Souza Lima), estão:
- DR. Joaquim Rodrigues Milagres, que em idade adulta migrou para Portugal, formou-se em Cânones (assim como seu irmão Manoel Rodrigues Milagres) e foi o diretor da Real Fábrica do Rato em Lisboa.

- Capitão Luiz Rodrigues Milagres (o filho), foi Juiz de Órfãos e Vereador por 3 vezes à Câmara da Real Vila de Queluz - foi um dos fundadores da Camara, quando o antijo arraial de Campo Alegre dos Carijos e Nossa Senhora da Conceição foi elevado à Real Villa de Queluz (7º município de Minas Gerais), em 19/09/1790.

- Capitão José Rodrigues Milagres - Guarda-Mor, Sargento-Mor e depois Capitão, era fazendeiro nos municípios de Catas Altas da Noruega, Lamim, Piranga e Senhora de Oliveira. Casou-se com Izabel Joana Felizarda, descendente de Bernardo de Chaves Cabral, bem como da família Dias Paes Leme. Dele descendem os Milagres que se casaram na família Vieira de Carvalho e que se espalharam pelo estado do Rio de Janeiro (Cantagalo, Carmo e Adjacências), Além Paraíba (MG) e Baixo Guandu/Colatina - ES (estes últimos foram os pioneiros na substituição do trabalho escravo, pelo trabalho dos colonos italianos (imigrantes) nas fazendas do Espírito Santo, bem como fundadores do atual município de Baixo Guandu - ES.

- Eufrasia Maria de Jesus (Eufrasia Rodrigues Milagres), que recebeu o mesmo nome da mãe.
Foi casada com o tenente Felisberto da Costa Pereira, filho de José da Costa de Oliveira (responsável pela Construção da Matriz de Nossa Senhora da Conceição em Queluz de Minas, no século XVIII) e de Leonor Pereira de Jesus.
Do casal Eufrasia Maria de Jesus (a filha) e Felisberto da Costa Pereira, descendem os ramos Rodrigues Milagres - Rodrigues Pereira - Milagres Almeida - Assis, dentre outros.
São seus filhos:
Padre Felisberto Rodrigues Milagres - Deputado pela Provincia de Minas Gerais (foi o pai de Avelino Rodrigues Milagres, advogado, educador e vereador em Juiz de Fora);
Padre Francisco Pereira de Assis - Padre, fazendeiro e Deputado pela Provincia de Minas Gerais - político de grande prestígio;

Major Joaquim Rodrigues Pereira; Vereador e Militar,( foi o pai de Benjamim Rodrigues Pereira, político, Vice - Presidente da Província de Minas Gerais);

Major José Rodrigues Pereira - Militar destacado em Minas Gerais (pai do coronel e político Alcides Rodrigues Pereira - o Barão de Lamim).

Coronel Antônio Rodrigues Pereira (Barão de Pouso Alegre) - Militar - político - Presidente à Camara de Queluz, Juiz. Agraciado pelo Imperador Dom Pedro II com o título de nobreza de Barão de Pouso Alegre. (Pai do Conselheiro, Advogado, Juiz de Direito, Vereador, Presidente da Câmara de Queluz e Vice - Presidente da Província de Minas Gerais, Dr. Washington Rodrigues Pereira. Pai também do Advogado, Juiz de Direito, Político, Juiz de Fora, Presidente das Provincias do Ceará e Maranhão - Escritor, Professor Universitário. Membro da Academia Brasileira de Letras e Conselheiro e Chefe de Gabinete do Imperador Dom Pedro II, Dr. Lafayette Rodrigues Pereira).

Além destes, diversos outros vultos da história de Minas Gerais e do Brasil também descendem de Luiz Rodrigues Milagres e Eufrazia Maria de Jesus (Souza Lima).

Acessem o site: www.familiamilagres.com.br e descubram um pouco mais da história da grande família Rodrigues Milagres. Cadastrando-se no mesmo, têm-se acesso à genealogia da família.
Estou à disposição para contatos através do e-mail: cristianomilagres@ig.com.br e do msn: cristianomilagres@hotmail.com
Abraços.
Cristiano João dos Reis Milagres de Paula

Resposta

Link directo:

RE: Família Sousa Lima

#208668 | badim | 18 set 2008 21:02 | Em resposta a: #208661

Caro Cristiano

O seu antepassado Luiz Rodrigues Milagres, o apelido Milagres deve vir do lugar dos Milagres na Freguesia de Cambezes,muito conhecida na região,ele talvéz fosse natural deste lugar.

cumprimentos

Victor Gomes (Monção)

Resposta

Link directo:

RE: Família Sousa Lima

#208954 | Cristiano de Paula | 22 set 2008 19:28 | Em resposta a: #208668

Boa tarde caro Victor.

Fiquei muito contente ao ler sua resposta

É isso mesmo. Luiz Rodrigues Milagres, filho de Antônio Rodrigues (Milagres) e Páschoa Lourença da Silva era natural da Freguesia de Cambezes, termo da Vila de Monção, arcebispado de Braga ou de Bragança.

Ele deve ter nascido entre 1710 e 1726, mas não a data certa. Mas pelo que me parece, tinha parentesco com os Rodrigues, os Sousa Lima, os Moreira Fernandes (do Capitão Domingos Moreira Fernandes) e com os Gonçalves.

Ainda hoje existe o lugar chamado Milagres em Cambezes e se não me engano ainda existem descendentes da familia Rodrigues Milagres em Cambezes. Se não me engano esses descendentes são músicos, mas não tenho certeza.

Será que ainda existem documentos referentes aos Rodrigues Milagres em cambezes nos séculos XVIII E XIX?

Muito Obrigado Victor.

Cumprimentos.

Cristiano João dos Reis Milagres de Paula

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#208971 | anabcosta | 22 set 2008 21:41 | Em resposta a: #119737

O actual Bispo de Viana do Castelo é D. José Augusto Pedreira, natural da freguesia de Gondomil, concelho de Valença. Aliás, nesta freguesia habitam vários "Pedreiras".
O meu avô paterno chamava-se António Gonçalves Pedreira.
MC
Ana Bela Costa Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#208991 | aeiou2 | 23 set 2008 07:14 | Em resposta a: #208971

Cara Ana Bela,

Os meus Pedreira, os mais antigos também usavam Gonçalves Pedreira.

Logo à tarde ,com mais tempo, coloco o que tenho dos Pedreira e freguesias, pois não sei de cor, e talvez consiga saber mais alguma coisa deste ramo, já que dos mais modernos também lhes perdi o rasto.

Cumprimentos
Maria Oom Oliveira Martins

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#209048 | aeiou2 | 23 set 2008 16:30 | Em resposta a: #208971

Cara Ana Bela,

Vou repetir o que há dois anos coloquei aqui no Fórum.

1.Joaquim José Pedreira *13.12.1787,Lisboa, S.Julião,+Lisboa, Madalena

2.Francisco Gonçalves Pedreira *1762? Stª Maria dos Cardais? Arcebispado de Braga
3.Antónia Joaquina da Cunha,*Lisboa, S.Mamede,*5.12.1833Lisboa

4.Manuel Gonçalves Pedreira,* 1737?Sta Maria dos Cardais? Arcebispado de Braga
5.Joana Gonçalves Branco,*Stª Maria dos Cardais?, Arcebispado de Braga
6.João Gonçalves Pedreira,*Stª Maria dos Cardais?, Arcebispado de Braga
7.Antónia Maria da Cunha,*Stª Maria de Óbidos

Tenho dúvida na palavra Cardais?É uma freguesia de que Vila ou cidade?

Conhece alguém desta lista?

Desde já agrdeço a sua atenção

Maria Oom Oliveira Martins

Resposta

Link directo:

RE: Família Sousa Lima

#209393 | Joberto | 29 set 2008 01:54 | Em resposta a: #208954

Prezado Cristiano,

Grato pelo contato!
Para não desviar do assunto deste tópico, destinado a Família Pedreira, vou lhe responder por e-mail...

Abraços,
Joberto Miranda Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#226361 | LCM | 14 abr 2009 15:26 | Em resposta a: #61302

Olá Maria

Aqui ficam novos dados dos "meus" Pedreiras:

Joaquim Ernesto Pedreira, vice-presidente da Companhia Lisbonense de Estamparia, guarda-livros do Banco de Portugal .
Filho de Joaquim José Pedreira, nascido em Lisboa, S. Julião, e de sua mulher, recebidos em Lisboa, Sacramento a 19 de Dezembro de 1812 D. Mariana Rita do Carmo, que nasceu em Lisboa, Encarnação.
Neto paterno de Francisco Gonçalves Pedreira e de sua mulher D. Antónia Joaquina da Cunha.
Neto materno de Paulo Dias Ferreira e de sua mulher Maria Joaquina.

Beijinhos
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#226624 | aeiou2 | 17 abr 2009 08:52 | Em resposta a: #226361

Caro Lourenço,

Tardiamente agradeço a informação e não há dúvida que são os "meus" isto é o J E P era irmão da mulher do meu Tio bisavô Thomas Oom Jr, e que morreu cedo com a febre amarela.Continuo sem saber se ainda há descendentes desse ramo.

Beijinhos
Maria
Segue o que tenho:

1.Joaquim José da Cunha Pedreira nada sei
.Joaquim Ernesto da Cunha Pedreira,*?,+26.4.1897?ccMaria Carolina Silva e
tiveram Eduardo Pedreira não sei mais
.Mariana Henriqueta da Cunha Pedreira , nada sei
.Maria do Carmo da Cunha Pedreira *26.5.1816 *?cc 9.2.1839, N Srª dos Màrtires, LxªThomas Oom Jr,*8.8.1821 Sacramento, Lisboa,+18.10.1857 Lxª julgo Santa Justa e Rufina Lxª cg, mas não sei se ainda há descendentes

2.Joaquim José Pedreira *13.12.1787, S.Julião, Lxª *?
3.Maria Rita do Carmo Ferreira, * Encarnação , Lisboa*?

4.Francisco Gonçalves Pedreira, *Stª Maria dos Cardais,? Arcebispado de Braga e que teve pelo menos um irmão ##José Gonçalves Pedreira##
5.Antónia Joaquina da Cunha , *S Mamede, Lisboa +5.12.1833 Lisboa, com testamento
6.Paulo Dias Ferreira
7.Maria Joaquina

8.Manuel Gonçalves Pedreira, Stª Maria dos Cardais, ?, Arcebispado de Braga
9.Joana Gonçalves Branco,ib
10.##José Gonçalves Pedreira ##,=Stª Maria dos Cardais*?+?
11.Antónia Maria da Cunha, St Maria de Óbidos
12....15?

16......19
20=16
21=17
22....30?

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#226627 | LCM | 17 abr 2009 08:57 | Em resposta a: #226624

Olá Maria

Também nada mais sei. A acrescentar só o casamento de Joaquim José Pedreira em Lisboa, Sacramento a 19 de Dezembro de 1812 com D. Mariana (tenho Mariana e não Maria) Rita do Carmo.

Beijinho
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Família Pedreira

#226629 | aeiou2 | 17 abr 2009 09:10 | Em resposta a: #226627

Bom dia,
É Mariana, eu é que comi o resto do nome.

Obrigada pelo casamento.

Ao que sei, houve um grande problema de partilhas entre os filhos do Thomás Oom,pai e também a Maria do Carmo da Cunha Pedreira Oom tornou a casar com um Nunes de Carvalho, que tinha negócio em S Paulo,Lisboa e teve 9 filhos.

Mas nunca consegui desmanchar esta meada.
Um dia disseram-me que na geração dos meus pais já seriam Oom Filipe e que teriam estado em Moçambique pois pertenciam ao Quadro Administrativo, e até um deles tinha tirado a Escola Superior Colonial.
Já bati a várias portas, mas nenhuma se abriu ou deu resposta.

Beijinhos
Maria

Resposta

Link directo:

magalhães de lordelo

#294807 | evieira | 15 jan 2012 20:07 | Em resposta a: #119356

Caro Eduardo Domingues,

Chamo a sua atenção para o facto de a filiação de Maria de Magalhães (casada com Pedro Álvares), de Lordelo, apresentada aqui e na BD deste site, estar errada. Este casal é distinto do casal Pedro Lourenço-Maria de Magalhães (esta sim filha de Francisco de Magalhães) que casaram em 1643 em Troviscoso. Enviei-lhe um email sobre este assunto que penso que não viu.

Cmpts,
E.Simões

Resposta

Link directo:

Família Pedreira

#357222 | niltonpedreira18 | 03 mai 2015 18:56 | Em resposta a: #5585

Prezados Novos Amigos

Me chamo Nilton Antonio Pedreira e analisando este tópico sobre a Família Pedreira, quero me apresentar:

Sou filho de Nilza Pedreira (filha de Antonio Pedreira- nascido no dia 6 de Junho de 1904 em Viana do Castelo.)

Procuro mais informações sobre minha Família.

niltonpedreira@gmail.com
WhatsApp: 55 011 98202-2002

Resposta

Link directo:

Família Pedreira

#357227 | Mghezzi | 04 mai 2015 00:07 | Em resposta a: #357222

Olá. Nilton Pedreira. Tenho informações sobre os ascendentes e os descendentes de Joaquim Maria Pedreira, natural de Valença do Minho e que teve filhos em Viana do Castelo.Você sabe o nome do pai de seu avô Antonio Pedreira? Pela data do nascimento ele poderia ser um dos filhos do Joaquim Maria.
Vou pesquisar na minha arvore genealógica e ver se encontro algo. Sou trineta desse Joaquim Maria, cujo filho Joaquim Maria Pedreira Junior veio para o Brasil em 1865. Tenho muitas informações sobre seus antepassados. Joaquim Maria teve onze filhos, entre 1849 e 1867. Talvez um deles seja antepassado de seu avô. No registro (ou registo, como usam em Portugal) de batismo ou de nascimento de sua mãe, Nilza, deve constar o nome dos avós dela.Se for descendente de Joaquim Maria, pode me escrever que lhe envio tudo que tenho, desde o século 17.

Resposta

Link directo:

Família Pedreira

#375686 | Carlos hoyo | 28 nov 2016 12:06 | Em resposta a: #149278

Marta quisiera saber si tenés alguna foto del fotógrafo Pedreira junior, soy profesor de historia en melo y estoy haciendo un trabajo sobre fotografía y me gustaría incluir a pedreira

Resposta

Link directo:

Família Pedreira

#375687 | Carlos hoyo | 28 nov 2016 12:09 | Em resposta a: #357227

Mi email es carloshoyomiranda@hotmail.com si es necesario voy a Brasil a entrevistarme con ustedes porque me interesa la producción fotográfica de Pedreira Junior porque aquí en Melo practicó la fotografía post mortem, muy común en aquella época, quiero entre otras cosas saber cuándo se fue exactamente de aquí

Resposta

Link directo:

Família Pedreira

#375732 | Mghezzi | 29 nov 2016 19:40 | Em resposta a: #375687

Hola, Carlos
Tengo muchas informaciones sobre mi bisabuelo Pedreira que voy enviar para su e-mail. Tengo fotos de el y imagenes de otras de su autoria que están en un museo de Melo, donde estuve hace algunos años pesquisando su vida. Marta Pedreira Ghezzi

Resposta

Link directo:

Família Pedreira

#406114 | nataliamendes | 04 ago 2018 23:36 | Em resposta a: #5585

Olá

Tenho um tataravô de nome André Pedreira Gonçalves que morou na Bahia- Brasil era casado com Virgina e teve um filho chamado Celso Pedreira Gonçalves nascido em 1886.

Se alguém souber algo fico imensamente grata!

Resposta

Link directo:

Família Pedreira

#406122 | natercia7 | 05 ago 2018 13:34 | Em resposta a: #406114

Bom dia. Entro no topico na ponta dos pés, pedindo licença à confreira Maria OOM. Tenho PEDREIRAS na minha linha paterna.



Bom dia a todos. Entro aqui na pontinha dos pès e pedindo licença à Exma confreira Maria OOM.
E que na minha linha paterno paterna tenho PEDREIRAS.
Tenho uma Isabel Maria PEDREIRA, nascida em 09/02/1718, em Cambeses, Monçao. Os pais dela sao :
Pai, Adrião GONCALVES PEDREIRA
Mae: Maria RODRIGUES
A Isabel Maria casou com Manuel GONCALVES e uma Quitéria, filha deles casou com o Manuel CALVINHO. Sao os avos do meu bisavô paterno, proprietàrio, dito "o rendeiro".
A notar que o padrinho da Isabel Maria foi o Gaspar PEREIRA de CASTRO e SOUSA, da Quinta dos Picoutos em Monçao, personagem importante.

Resposta

Link directo:

Eduardo Domingues genealogia Magalhães.

#415793 | geraldomagalhaes | 23 jun 2019 18:52 | Em resposta a: #119356

Creio que com esta postagem deparei com seu texto sobre Maria de Magalhães que nasceu em Troviscoso estudada tem origem em pombal, no inicio do século. Que depois migrou para Queluz Itaverava Catas Altas da Noruega antigos distritos da comarca de Queluz de Minas (atual Conselheiro Lafaiete).
Provavelmente somos da mesma árvore genealógica por gentileza peso que entre em contato.


Meu endereço de e-mail: geraldomagalhaesdecastro@gmail.com

Resposta

Link directo:

Família Pedreira

#415840 | Samuel C O Castro | 25 jun 2019 15:54 | Em resposta a: #415793

Prezado Geraldo,

Escrevi para seu e-mail indicado e minha mensagem voltou.

Se puderes fazer a gentileza de escrever para o meu genealogia.castro@gmail.com , agradeço.

Muito grato. Abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Família Pedreira

#415873 | niltonpedreira18 | 27 jun 2019 01:33 | Em resposta a: #357227

Olá !!!
Desculpe por tanto tempo sem te responder!!!
Quero muito estas informações !!!
Estou no Brasil, morando em São Paulo.
Meu Whatsapp é (11) 9 8202-2002
niltonpedreira@gmail.com
Instagram: @niltonpedreira18

Resposta

Link directo:

Família Pedreira

#415874 | niltonpedreira18 | 27 jun 2019 01:44 | Em resposta a: #357227

Mghezzi,

O meu avó Antonio Pedreira era filho de Manoel Pedreira e Rosa de Souza.
Ele nasceu no dia 06 de Junho de 1904 em Viana do Castelo.
Não tenho mais nenhuma informação sobre meus bisavós.

Resposta

Link directo:

Família Pedreira

#415885 | Mghezzi | 27 jun 2019 13:23 | Em resposta a: #375686

Hola Carlos, con estan tus busquedas? Tienes alguna novidad sobre mi bisabuelo Pedreira?

Resposta

Link directo:

Família Pedreira

#415886 | Mghezzi | 27 jun 2019 13:30 | Em resposta a: #415873

Olá, Nilton, não descobri nenhuma conexão entre teu avô e meu bisavô. Lamento.

Resposta

Link directo:

Família Pedreira

#420655 | Carmo2006 | 13 jan 2020 00:49 | Em resposta a: #5585

Nem sei se vc tá vendo isso mas eu posso ser descendente deles eu tenho sobrenome de Pedreira e Carmo

Resposta

Link directo:

Família Pedreira

#429654 | RuiTx | 11 dez 2020 12:15 | Em resposta a: #5585

Bom dia a todos,

O meu tio-bisavô, pelo lado paterno, chamava-se José Casimiro Xavier Veríssimo de Moraes. Através do seu processo do Batalhão de Infantaria n.º 8, no qual era Tenente, sei que se casou com MARIA ISABEL VIANA PEDREIRA, a 03 de novembro de 1880.

Algum dos membros deste grupo tem alguma informação que me possa facultar sobre Maria Isabel Viana Pedreira? De onde era natural, data de nascimento, ...?

Muito obrigado.

Resposta

Link directo:

Família Pedreira

#437620 | 2019Lihuen | 17 nov 2021 00:21 | Em resposta a: #109123

Caro Senhor,

Aqui vai o meu email: aureliepedreira33@gmail.com

Grata!

Aurélie Pedreira
Caro Edmundo Simoes,

procurando informações sobre a minha descendência Pedreira do Parada, vim dar a esta pagina e acabo de ler mensagens de 2006. Jà là vão alguns anos mas talvez ainda me possa ajudar.

Eu sou a Aurélie Pedreira, vivo atualmente na Suiça, nasci em 1989. O meu pai, Antero Rodrigues Pedreira da freguesia de Sao Martinho de Parada nasceu a 1959. Não consigo obter nenhuma informação acerca da família do meu avô nem da minha avó, seria mesmo importante para mim poder criar a minha arvore genealógica e entender um pouco mais sobre as minha raízes.

Vi que o Senhor tem imensa informação e talvez até sejamos familiares.

Se me puder ajudar, agradecia infinitamente.
E peço desculpa pelo meu português que jà deve estar bem enferrujado.

PS: Deixo-lhe o meu email caso me possa responder, porque dentro de uns dias vou deixar de ter acesso a este site.

Grata!

Cumprimentos,
Aurélie Pedreira

Resposta

Link directo:

Família Pedreira

#437856 | badim | 30 nov 2021 13:09 | Em resposta a: #437620

Cara Aurelie

Eu diz a genealogia de alguns Pedreiras de Parada-Monção, sobre tudo os que foram depois para Pias e Badim, mas temos bastantes dados sobre Parada.

Cumprimentos

Victor

Resposta

Link directo:

Família Pedreira

#441651 | Lucas Leme | 23 jun 2022 06:17 | Em resposta a: #109113

Boa noite, Isabel.
Estou fazendo a árvore genealógica da família e essa informação seria muito relevante para mim.
Você poderia me enviar?
Meu e-mail é lucasbatista.contabilidade@gmail.com

Muito obrigado

Resposta

Link directo:

Família Pedreira

#447888 | cacaushow | 26 mai 2023 23:12 | Em resposta a: #5585

Olá, Família Pedreira!
Sou brasileira, filha de português nascido em Viana do Castelo ( freguesia de Loureda / arcos de Valdevez ) em 1932. Meu pai ( José Pedreira ) imigrou para o Brasil em 1952 e esteve em Portugal somente em 1972 para resolver um inventário! Ele faleceu em 2008 e estive em Viana em 2013! Não consegui achar nenhum primo de primeiro grau lá! Se alguém souber de algum Pedreira ainda vivo por lá , me avisem por favor (e-mail: cbacellar1969@gmail.com
Agradecida
Saudações ????????

Resposta

Link directo:

Família Pedreira

#448205 | Tahara | 15 jun 2023 16:23 | Em resposta a: #5585

Em busca de emoções eletrizantes, encontrei um site empolgante que oferece uma seleção de jogos de minas cativantes. Esses jogos me transportam para cenários cheios de mistérios, armadilhas e tesouros escondidos. Posso explorar https://www.jmjlisboa2022.org/ túneis sombrios, desativar explosivos e resolver quebra-cabeças desafiadores. A cada passo dado, sinto a adrenalina correr pelas veias enquanto enfrento os perigos das profundezas das minas. Com uma interface intuitiva e recursos emocionantes, esse site se tornou minha nova fonte de diversão e entretenimento.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 19:33

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen