Família Costa Cabral

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Família Costa Cabral

#55985 | CCGodinho | 23 jan 2004 20:22

Caros Confrades,
Gostaria de trocar algumas impressões com descendentes da Família Costa Cabral de Fornos de Algodres e Celorico ou com alguém que tenha conhecimento de onde posso encontrar algum estudo mais aprofundado sobre as origens desta família.

Muito obrigada,

Claudia Capelo

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Cabral

#63887 | lco | 30 abr 2004 10:18 | Em resposta a: #55985

Cara Cláudia Capelo,

Saiu, não há muito tempo (há uns 3 anos) o estudo dessa mesma gente na Revista "Raízes e Memórias" (creio que nº 16, em 2000), da minha autoria. Aí se analisa um pouco da estirpe e das suas ligações (se bem que não privilegiando o estudo do ramo Costa Cabral até à actualidade). O título do estudo é "Os Ribeiros Cabral e suas ligações".
Dentro de em breve - espero - virá igualmente a lume um outro trabalho meu onde se abordará, parcialmente, a Família - sendo que serão aí anexados alguns (breves) dados que não se encontram no dito artigo.

Estou, no entanto, disponível para, no âmbito dos meus conhecimentos, lhe prestar as informações necessárias.

Sou descendente de uma irmã de José Bernardo da Silva Cabral, pai do Conselheiro José Bernardo da Silva Cabral (o qual, por sua vez, era pai do Conde de Cabral e do Marquês de Tomar).

Com os meus melhores cumprimentos,

Luís P. L. Cabral de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Cabral

#63929 | manuelr | 30 abr 2004 21:32 | Em resposta a: #63887

Caro Luís P.L.Cabral de Oliveira

Gaspar da Silva (Cabral), natural de Pinhel. Parente muito próximo, segundo Achioly da Fonseca, do Inquisidor Pedro da Silva, Bispo do Brasil, e de seu irmãos Urbano da Silva, Francisco da Silva e de D. António da Silva, Tesoureiro da Casa da Índia, naturais da Guarda e filhos de Brás da Silva e de Isabel da Silva, filha esta de Fernão da Silva Barrocas, Comendador de Arrifana de Sousa. Foi o 1º que foi para Castelo Branco, segundo Achioly da Fonseca. Casou com Inês Ferreira, irmã de Agostinho do Avelar Ferreira, natural de Lisboa.
Foi Pai de Pedro da Silva Cabral casado em Castelo Novo e este pai de Manuel da Silva Cabral tb de CºNº onde casou cerca de 1640.
Tem alguma indicação destes Silva Cabral?

Cordiais cumprimentos

Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Cabral

#63940 | victória | 30 abr 2004 23:26 | Em resposta a: #63887

Caro Luis Cabral de Oliveira

Por acaso o estudo ciatdo refere Manuel Henriques e Catariana de Abrantes, de Figueiró da Granja, em Fornos de Algodres e que foram pais de Manuel do Couto, que casou em 1705. E ainda o casal, Francisco Roiz e Maria Antónia, que foram pais de Páscoa Lopes que casou a 10.jan.1666.

Com os melhores cumprimentos

Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Cabral

#64356 | lco | 07 mai 2004 10:46 | Em resposta a: #63929

Caro Manuel da Silva Rolão,


Infelizmente, não disponho de quaisqier dados sobre os "seus" Silva Cabral. Na verdade, os Silva Cabral de Celorico são bem mais recentes, datando ~´a do séc. XVIII.
Com os meus melhores cumprimentos,

Luís Cabral de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Cabral

#64357 | lco | 07 mai 2004 10:48 | Em resposta a: #63940

Caro Eduardo Domingues,

O estudo em questão centra-se mais em Celorico da Beira. Por essa razão, não são aí mencionados os indivíduos a que se refere.

Com os meus melhores cumprimentos,

Luís Cabral de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Cabral

#64420 | victória | 07 mai 2004 22:46 | Em resposta a: #64357

Caro Luís

Obrigado pela informação.

Com os melhores cumprimentos

Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Cabral

#64465 | silvestre | 08 mai 2004 09:17 | Em resposta a: #64357

Caro Luis Cabral
A minha 4ª avó, Antónia da Abreu, nascida em 1821, em Carregal do Sal, teve como padrinhos D. Mª Lutgarda da Costa Cabral e seu filho António dos Neri da Costa Cabral. Têm eles alguma relação de parentesco com os referidos em "Raízes e Memórias" nº 16, pag. 157?
Cumprimentos
Vera

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Cabral

#64502 | manuelr | 08 mai 2004 20:50 | Em resposta a: #64356

Caro Luís Cabral de Oliveira

De qq maneira, obrigado.

Cordiais cumprimentos

Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Cabral

#64664 | lco | 10 mai 2004 17:39 | Em resposta a: #64465

Cara Vera,

Parecem-me ser os mesmos, uma vez que, da época (e na região) não conheço mais nenhuma senhora com esse nome. No referido estudo não referi o nome desse seu filho - António Nery da Costa Cabral - o que, naturalmente, não quer dizer que o mesmo não tenha existido. Muito provavelmente trata-se de um filho que morreu mais jovem, ou sem descendência.

Com os meus melhores cumprimentos,

Luís Cabral de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Cabral

#138803 | FIGUEIRA | 01 jan 2007 22:45 | Em resposta a: #64664

Caro Luís Cabral de Olveira,

Tem informações uma Luísa Read da Costa Cabral, da Quinta do Mosqueiro, freguesia de São Pedro do Rego da Murta, concelho de Alvaiázere, distrito de Leiria?
Alvaiázere fica a cerca de 30kms de Alvaiázere.
ESta senhora era casada com Manuel Lourenço Pinto, natural da Portela do Fojo, Pampilhosa da Serra.

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Cabral

#139662 | FIGUEIRA | 09 jan 2007 01:20 | Em resposta a: #64664

Caríssimo,

Sem querer maçá-lo, renovo a pergunta.

Obrigado,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Cabral

#147529 | FIGUEIRA | 11 mar 2007 15:00 | Em resposta a: #64664

Caríssimo,

Renovo a minha pergunta.
Obrigado.

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Cabral

#155040 | Peixeira | 05 mai 2007 00:45 | Em resposta a: #64465

Cara Vera,
deve ser "António das Neves", já que o marido de D. Lutgarda era Francisco Caetano Paes Neves e Castro.

Tenho registos de baptismo de netos deste casal em Beijós, entre 1874 e 1880 e gostaria de obter mais informações sobre esta família (ascendentes e descendentes de Lutgarda e Francisco). Talvez Luis Cabral possa ajudar...

Saudações beijosenses,
C. Peixeira

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Cabral

#155063 | silvestre | 05 mai 2007 09:29 | Em resposta a: #155040

Sim, é cerdade, é Neves e não Neri. Há 3 anos tinha algumas dificuldades em decifrar.
Cumprimentos
Vera
juzarte@iol.pt

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Cabral

#157450 | Feiticeirazul | 27 mai 2007 18:38 | Em resposta a: #155040

Tenho uma amiga descendente do Conde Costa Cabral de Tomar. Interessa?

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Cabral

#157465 | nobra | 27 mai 2007 20:22 | Em resposta a: #157450

Neste caso concreto poderá ir a:

http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=37536

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Cabral

#164095 | tiagova | 01 ago 2007 14:21 | Em resposta a: #63887

Caro Luís Cabral de Oliveira,

No GENEA existe informação sobre duas irmãs:

Francisca Vitória Rebelo da Costa Côrte-Real * c. 1780 António Bernardo da Silva Cabral
Maria Amália Rebelo da Costa Corte-Real * c. 1825 José Marcelino Barreto Pinto Salema

A primeira, era mãe de: António Bernardo Costa Cabral 1º marquês de Tomar * 09.05.1803 Luisa Mitchell Meredith Read.

Será possível confirmar esta relação (diferença tão grande de idades!!!)? Os dados que tenho de descendente da 2ª (Francisco Pinto da Costa Salema) indicam que Maria Amália era filha de Manuel Albuquerque Macedo e de Maria Alzira da Costa, e não de Pedro Luís da Costa e Maria da Apresentação Rebelo, cfr. consta no GENEA.

Mto obrigado,
Tiago Silva

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Cabral

#184387 | FIGUEIRA | 10 fev 2008 19:01 | Em resposta a: #157450

Feiticeirazul,

Tem informações uma Luísa Read da Costa Cabral, da Quinta do Mosqueiro, freguesia de São Pedro do Rego da Murta, concelho de Alvaiázere, distrito de Leiria?
Alvaiázere fica a cerca de 30kms de Alvaiázere.
ESta senhora era casada com Manuel Lourenço Pinto, natural da Portela do Fojo, Pampilhosa da Serra.

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

1º Marquês de Tomar

#185344 | tiagova | 19 fev 2008 08:26 | Em resposta a: #164095

Caros confrades,

Reforço este pedido.

No GENEA existe informação sobre duas irmãs:

Francisca Vitória Rebelo da Costa Côrte-Real * c. 1780 António Bernardo da Silva Cabral
Maria Amália Rebelo da Costa Corte-Real * c. 1825 José Marcelino Barreto Pinto Salema

A primeira, era mãe de: António Bernardo Costa Cabral 1º marquês de Tomar * 09.05.1803 Luisa Mitchell Meredith Read.

Será possível confirmar esta relação (diferença tão grande de idades!!!)? Os dados que tenho de descendente da 2ª (Francisco Pinto da Costa Salema) indicam que Maria Amália era filha de Manuel Albuquerque Macedo e de Maria Alzira da Costa, e não de Pedro Luís da Costa e Maria da Apresentação Rebelo, cfr. consta no GENEA.

Mto obrigado,
Tiago Silva

Resposta

Link directo:

Costa Cabral

#199512 | tiagova | 06 jun 2008 15:57 | Em resposta a: #185344

Caros confrades,

Reforço este pedido.


Mto obrigado,
Tiago Silva

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Cabral

#215484 | FIGUEIRA | 14 dez 2008 19:03 | Em resposta a: #157450

Cara Feiticeirazul

Na base de dados aqui do GeneAll.net tenho um primo casado com Luísa Peres Read da Costa Cabral http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=617797 que surge como filha de João Read da Costa Cabral e de Margarida Peres, muito provavelemente da família do Visconde de São pedro do Rego da Murta, Jacinto António Peres, proprietário da Quinta do Mosqueiro http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=54634

No entanto tenho o assento de baptismo desta Luísa da Costa Cabral (onde no fim a própria assina), onde consta o seguinte:

«Livro de Registos dos Assentos Paroquias de Casamento da Paróquia de Nossa Senhora da Paz da Freguesia da Portela do Fojo (Município da Pampilhosa da Serra)
F. 7v

N.º 2; São Pedro do Rego da Murta; Manuel Lourenço Pinto e Luísa Peres da Costa Cabral.

Aos três dias do mês de Fevereiro do ano de mil e novecentos e trinta e três compareceram na minha presença os nubentes Manuel Lourenço Pinto e Luísa Peres da Costa Cabral, sem impedimento e com dispensa de proclamas, ele de idade de vinte e três anos, solteiro, proprietário, baptizado nesta freguesia e nela morador na Costa do Forno da Amoreira Cimeira, filho de Manuel Lourenço das Neves Pinto e de Emília de Jesus Barata Salgueiro, e ela de idade de trinta e um anos, solteira, baptizada na freguesia de Santa Clara, cidade de Coimbra, moradora em São Pedro do Rego da Murta, filha de António Bernardo Peres da Costa Cabral e de Margarida da Piedade Costa Cabral, os quais nubentes se receberam por marido e mulher e os uni em matrimónio conforme as Leis da Santa Igreja Católica, dando-lhe logo as bençãos.
Foram testemunhas Marcelo Fernandes Baptista, professor, e Ângelo Antão Bouça, solteiro, proprietário, ambos residentes na Quinta dos Padrões, que comigo vão assinar:
O cônjuge: Manuel Lourenço Pinto
A cônjuge: Luísa Peresa da Costa Cabral
As testemunhas: Marcelo Fernandes Baptista; Ângelo Antão Bouça
O Pároco José Martins dos Santos Lima»

Se possível gostaria que me confirmasse a filiação desta senhora.

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Cabral

#215485 | FIGUEIRA | 14 dez 2008 19:04 | Em resposta a: #64664

Caro Luís Cabral de Oliveira,

Na base de dados aqui do GeneAll.net tenho um primo casado com Luísa Peres Read da Costa Cabral http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=617797 que surge como filha de João Read da Costa Cabral e de Margarida Peres, muito provavelemente da família do Visconde de São pedro do Rego da Murta, Jacinto António Peres, proprietário da Quinta do Mosqueiro http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=54634

No entanto tenho o assento de baptismo desta Luísa da Costa Cabral (onde no fim a própria assina), onde consta o seguinte:

«Livro de Registos dos Assentos Paroquias de Casamento da Paróquia de Nossa Senhora da Paz da Freguesia da Portela do Fojo (Município da Pampilhosa da Serra)
F. 7v

N.º 2; São Pedro do Rego da Murta; Manuel Lourenço Pinto e Luísa Peres da Costa Cabral.

Aos três dias do mês de Fevereiro do ano de mil e novecentos e trinta e três compareceram na minha presença os nubentes Manuel Lourenço Pinto e Luísa Peres da Costa Cabral, sem impedimento e com dispensa de proclamas, ele de idade de vinte e três anos, solteiro, proprietário, baptizado nesta freguesia e nela morador na Costa do Forno da Amoreira Cimeira, filho de Manuel Lourenço das Neves Pinto e de Emília de Jesus Barata Salgueiro, e ela de idade de trinta e um anos, solteira, baptizada na freguesia de Santa Clara, cidade de Coimbra, moradora em São Pedro do Rego da Murta, filha de António Bernardo Peres da Costa Cabral e de Margarida da Piedade Costa Cabral, os quais nubentes se receberam por marido e mulher e os uni em matrimónio conforme as Leis da Santa Igreja Católica, dando-lhe logo as bençãos.
Foram testemunhas Marcelo Fernandes Baptista, professor, e Ângelo Antão Bouça, solteiro, proprietário, ambos residentes na Quinta dos Padrões, que comigo vão assinar:
O cônjuge: Manuel Lourenço Pinto
A cônjuge: Luísa Peresa da Costa Cabral
As testemunhas: Marcelo Fernandes Baptista; Ângelo Antão Bouça
O Pároco José Martins dos Santos Lima»

Se possível gostaria que me confirmasse a filiação desta senhora.

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Cabral

#215487 | FIGUEIRA | 14 dez 2008 19:13 | Em resposta a: #55985

Cara Cláudia Capelo,

Na base de dados aqui do GeneAll.net tenho um primo casado com Luísa Peres Read da Costa Cabral http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=617797 que surge como filha de João Read da Costa Cabral e de Margarida Peres, muito provavelemente da família do Visconde de São pedro do Rego da Murta, Jacinto António Peres, proprietário da Quinta do Mosqueiro http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=54634

No entanto tenho o assento de baptismo desta Luísa da Costa Cabral (onde no fim a própria assina), onde consta o seguinte:

«Livro de Registos dos Assentos Paroquias de Casamento da Paróquia de Nossa Senhora da Paz da Freguesia da Portela do Fojo (Município da Pampilhosa da Serra)
F. 7v

N.º 2; São Pedro do Rego da Murta; Manuel Lourenço Pinto e Luísa Peres da Costa Cabral.

Aos três dias do mês de Fevereiro do ano de mil e novecentos e trinta e três compareceram na minha presença os nubentes Manuel Lourenço Pinto e Luísa Peres da Costa Cabral, sem impedimento e com dispensa de proclamas, ele de idade de vinte e três anos, solteiro, proprietário, baptizado nesta freguesia e nela morador na Costa do Forno da Amoreira Cimeira, filho de Manuel Lourenço das Neves Pinto e de Emília de Jesus Barata Salgueiro, e ela de idade de trinta e um anos, solteira, baptizada na freguesia de Santa Clara, cidade de Coimbra, moradora em São Pedro do Rego da Murta, filha de António Bernardo Peres da Costa Cabral e de Margarida da Piedade Costa Cabral, os quais nubentes se receberam por marido e mulher e os uni em matrimónio conforme as Leis da Santa Igreja Católica, dando-lhe logo as bençãos.
Foram testemunhas Marcelo Fernandes Baptista, professor, e Ângelo Antão Bouça, solteiro, proprietário, ambos residentes na Quinta dos Padrões, que comigo vão assinar:
O cônjuge: Manuel Lourenço Pinto
A cônjuge: Luísa Peresa da Costa Cabral
As testemunhas: Marcelo Fernandes Baptista; Ângelo Antão Bouça
O Pároco José Martins dos Santos Lima»

Se possível gostaria que me confirmasse a filiação desta senhora.

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

Família Costa Cabral

#360803 | DeniseMP | 26 ago 2015 22:14 | Em resposta a: #55985

Boa tarde!

Eu descobri que meu quinto-avô era Candido da Costa Cabral, casado com Maria d'Albuquerque.
Eles eram de Fornos de Algodres, na Guarda.

Alguém tem alguma informação sobre estas pessoas?

Resposta

Link directo:

Família Costa Cabral

#362940 | Pedro SP | 30 out 2015 23:52 | Em resposta a: #360803

Olá Denise,

Eu suspeito que tenho ramos colaterais que se cruzam com os Costa Cabral, contudo tenho que ir ao ADG confirmar. O seu pentavo tera nascido ai em 1800 não?

Cumprimentos,

Pedro

Resposta

Link directo:

Família Costa Cabral

#369102 | yulietrindade | 07 mai 2016 17:46 | Em resposta a: #55985

Ola Boa tarde . Meu nome é yulie de souza costa trindade . estou dando entrada na minha dupla e descobri uns parentes porem não consigo localizar meus parentes . Tenho dois parentes que não consigo achar em lugar nenhum . Gostaria de uma ajuda se possível o nome deles são Albino da Costa Cabral e Rosa da Costa Cabral eles tiveram uma filha chamada Adelia Cabral de souza costa casada com Antonio Correia Souza Costa . Unica informação que eu tenho e que eles saíram de Portugal num navio a dona Rosa estava gravida e acabou tendo a Adélia na Bahia pois estava no caminho para o rio de janeiro . preciso de ajuda se alguém souber de algo agradeço !!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 mai 2024, 22:18

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen