Casa de Sinde

Este tópico está classificado nas salas: Património | Heráldica | Famílias | Regiões

Casa de Sinde

#5602 | mbp | 07 jun 2001 10:25

A Casa de Sinde aparece referenciada
no Felgueiras Gayo,pelo menos nos títulos Araújo,Vasconcelos ,Veloso e Mota.Há tempos passei em Lobeos, na Galiza,onde observei e fotografei uma casa que me disseram (em Portugal)ser a casa de Sinde.Os habitantes da vila de Lobeos disseram-me tratar-se de "O Paço"e que tinha pertencido em tempos a um fidalgo português.Esta casa tem as armas dos Araújos o que não me espanta visto que Lobeos é a origem desta família.Contudo sei que a casa de Sinde pertenceu aos Velosos e que também são de Lobeos.O meu interesse é saber onde fica a Casa de Sinde e se está situada em Portugal ou na Galiza.Suspeito que existem duas casas e que o dono era o mesmo.

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Sinde

#5618 | Vasco Jácome | 07 jun 2001 20:07 | Em resposta a: #5602

Caro Miguel Brandão Pimenta

A Casa de Sinde fica na Póvoa de Lanhoso. Existe mais alguma bibliografia sobre essa gente para além do Gayo. Por exemplo, nas “Pedras de Armas e Armas Tumulares do Distrito de Braga”, de Artur Vaz Osório da Nóbrega, no volume respeitante a este concelho encontra descrita a Pedra d’Armas da Casa e a sua localização exacta no respectivo mapa. Agora não tenho aqui o livro comigo, pelo que não lhe posso dizer exactamente qual a freguesia. No entanto, deve ser ou Geraz do Minho ou Ferreiros. É certamente nesta zona.
Como provavelmente sabe, esta família teve o título de Visconde de Sinde. Talvez por esse motivo, alguma casa do seu antigo senhorio de Lobios, ficasse conhecida pela Casa dos Sinde e como tal ainda exista essa memória no local.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Sinde

#5735 | mbp | 11 jun 2001 11:12 | Em resposta a: #5618

Caro Vasco Jácome

Mais uma vez os meus agradecimentos pelo seu esclarecimento,desta vez em relação à casa de Sinde.Diz-me que existe mais alguma bibliografia relativa aos de Sinde.Para além da "Pedras de Armas..."que consultei este fim de semana,conhece mais alguma publicação?Desculpe- me mais esta maçada.

Cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Sinde

#5752 | Vasco Jácome | 11 jun 2001 23:51 | Em resposta a: #5735

Caro Miguel Brandão Pimenta

Além das referidas, encontra a Casa de Sinde na dupla do Canaes de Figueiredo, costado 60 e respectiva actualização nas “Últimas Gerações”, na apostilha do mesmo Nº, Vol. I, pág. 319.

Os Viscondes de Sinde estão também no Anuário da Nobreza de Portugal, 1985, Tomo I, e na “Nobreza de Portugal e do Brasil”.

É possível que nos “Carvalhos de Basto” também, mas agora não tenho aqui a obra pelo que não posso confirmar.

Esta família, pelo menos pelo séc. XVIII – XIX, na realidade vivia cá em Braga, em casa na Rua dos Pelames, assinalada na edição do “Mappa das Ruas de Braga”, onde foram almotacés, vereadores, Provedores da Misericórdia, etc. Por esse facto, vem referidos pela Dr.ª Ana Maria da Costa Macedo “Família, Sociedade e Estratégias de Poder (1750-1830)”, e a parte que diz respeito aos Araújo, está também em “A freguesia de S. Tiago da Cividade e as famílias elite em meados do século XVIII” publicado na MÍNIA – 3ª Série – Ano I – 1993 – pág. 153 e seguintes. Note-se que a autora confunde esta casa citadina com a da Póvoa de Lanhoso (teria sido por Canaes de Figueiredo ter localizado Sinde, no seu índice, em Braga?). Pelo mesmo motivo, também Inácio José Peixoto, os menciona nas suas “Memórias Particulares”.

Tem também alguma coisa na árvore Nº 110, dos “Costados Nobres de Portugal”, de D. Gonçalo de Vasconcelos e Sousa e José da Costa Reis.

Por último, e saindo já do campo puramente genealógico, encontra uma pequena entrevista com o actual titular, sobre Nobreza, o seu papel, etc. no livro “A Nobreza Portuguesa”, da autoria de Teresa Castro d’Aire, pág. 41.

Esta é a lista do que conheço, o que não quer dizer que seja exaustiva.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Sinde

#205578 | JED | 18 ago 2008 01:34 | Em resposta a: #5752

A Casa de Sinde situa-se na freguesia de Covelas, con celho de Póvoa de Lanhoso e, tanto quanto sei, ainda está na posse da mesma família de sempre.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 03:15

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen