Família Zabeleta

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Família Zabeleta

#565 | GHenriques | 18 out 2000 03:22

Gostaria de ter informações sobre os Zabeleta em Portugal.
Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Família Zabeleta

#576 | Galveias67 | 18 out 2000 16:43 | Em resposta a: #565

Caro Tio,

Só hoje pude ler a tua missiva. Foi engraçado, porque nunca me lembrei que pudesses ser tu a perguntar pelos Galveias na internet. Mas ainda bem, porque estes sites oferecem possibilidades ilimitadas de pesquisa.

Aqui te deixo uma reprodução da pergunta que fiz aos autores da página e respectiva resposta.

Um abraço do teu sobrinho,

Pedro Henriques (Galveias)



"Queria, antes de mais, manifestar o meu sincero apreço pela iniciativa que resultou nesta magnífica página. Simplesmente fabulosa.
Já agora, tendo parte da minha família materna o apelido Galveias, pesquisei o apelido mas só encontrei os títulares, que são os Melo e Castro. Quanto ao apelido Galveias própriamente dito, que se lhe oferece dizer?

Muito Obrigado."

RESPOSTA:
"Antes de mais, muito obrigado pelos seus simpáticos comentários.
Quanto à informação que procura - e que em breve será colocada no respectivo lugar, uma vez que já acrescentei o apelido à base de dados - aqui fica o que se me oferece dizer: Galveias é, como muito bem sabe, o nome de uma localidade do concelho de Ponte de Sor, no Alto Alentejo, sobre a qual D. Pedro II concedeu em 1691 o título de conde a Dinis de Melo e Castro, um militar que se cobriu de glória nas Guerras da Aclamação. Adoptar a terra da naturalidade como apelido é uma tradição que está na origem de apelidos como Lisboa, Porto ou Évora, Coimbra, Braga ou Guimarães. A terra, originalmente chamada Vila Nova do Laranjal, passou a chamar-se Galveias a partir de 1538. Daí para a frente, é natural que o nome começasse a ser usado como apelido.
Atendendo à data que referi, a investigação genealógica fica facilitada: os primeiros registos paroquais (baptismos, casamentos e óbitos) de Galveias datam de 1586 e estão disponíveis no Arquivo Distrital de Portalegre (1586 e 1888 são as datas extremas do que, nesta área, lá pode consultar)."

Resposta

Link directo:

RE: Família Zabeleta

#159823 | lylybety | 17 jun 2007 23:02 | Em resposta a: #565

Sobre a familia Zabeleta, pouco sei. Inclusivé sobre a família Galveias, só sei dos parentes mais chegados, ou seja o meu avô e os meus tios, já dos primos direitos sei muito pouco.
Contudo lembro-me de ouvir os meus pais falarem de um "Zé Zabeleta" que era de Alcanena, e se a memória não me falha tinha um filha a quem eu um dia resolvi cortar os lindos caracois isto teria eu por aí uns 6 anitos. De resto nada mais sei, mas pode ser um principio
Saudações
Lylybety

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 mai 2024, 14:18

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen