Pesquisa sobre os Magalhães

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Arquivos

Pesquisa sobre os Magalhães

#57070 | vicmag | 06 fev 2004 14:37

Estou a fazer um trabalho que me vai durar a vida toda mas acho que vale a pena porque sou jovem e sou um viciado em genealógia (Arquivos, Livros de baptismos, casamentos, obitos e outros...) isto é uma Paixão.
Começei pela minha árvore mas vi que tinha de ir mais longe. Estou a retirar todos os registos de famílias Magalhães de todas as freguesia de Portugal, mas tinha de mostrar a pesquisa, que começa na freguesia de Aboadela em Amarante.

(...)

obs: O site ainda esta em construção.

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa sobre os Magalhães

#57071 | NISGM | 06 fev 2004 14:49 | Em resposta a: #57070

força então, já que tenho também interesse no apelido comum. boa sorte e espero que continue com os de Celorico.

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa sobre os Magalhães

#57117 | Danuza | 07 fev 2004 01:18 | Em resposta a: #57070

Oi
também tenho interesse nesse sobrenome, sou magalhães e moro no Brasil, meus avós vieram da Cidade do Porto. Assim gostraia de poder receber e contribuir com sua pesquisa.
um abraço,
Danuza

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa sobre os Magalhães

#57169 | vicmag | 07 fev 2004 17:55 | Em resposta a: #57070

Para ver o meu trabalho sobre os Magalhães aqui esta o meu e-mail: v_magalhaes@hotmail.com

Resposta

Link directo:

Magalhães- Tagilde e Pedrógão Grande

#57208 | jliberato | 07 fev 2004 23:40 | Em resposta a: #57070

Meu caro Vicmag,
Não tenho interesse directo em Magalhães, mas achei a sua iniciativa muito meritória.
Duas contribuições em duas freguesias que estou a estudar.

Tagilde, Guimarães
casamento aos 08-07-1798- António de Magalhães filho de Diogo Magalhães e Custódia de Freitas da freguesia de São Faustino de Vizela, casou com Maria Teresa, filha de Manuel António e Maria Teresa de Miranda.

Pedrógão Grande
Casamento aos 14-11-1640- António Calvo de Magalhães filho de Manuel Calvo de Magalhães e Maria Andrade Leitoa da freguesia de São João casou com Leonarda da Costa de Almeida filha de Baltazar da Costa de Almeidae Margarida Mexia de Andrade da Vila.

Espero que seja útil.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa sobre os Magalhães

#57232 | aluizioalac | 08 fev 2004 12:01 | Em resposta a: #57070

Meu caro V.Magalhães.
Também tenho interesse nesse sobrenome.
Na árvore dos costados da Familia Lopes,existe um José de Magalhães,filho de un Gervázio de Magalhães, do lugar Pinheiros e de Santa Eulália, casado com Tereza Maria Fernandes Lopes do lugar Outeiral-Adaufe-Braga em 1850.
um abraço.

Aluizio - Rio de Janeiro-Brasil.

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa sobre os Magalhães

#57278 | texmel | 08 fev 2004 22:41 | Em resposta a: #57070

Caro confrade Vicmag
Vi com grande admiração as intenções que tenciana levar a cabo sôbre a pesquisa referente aos Magalhães,e como confessa ser um jovem,devo dzer-lhe que pedirei a Deus,para que lhe conceda uma longa vida,pois para o que se propõe fazer bem dela necessita.Deus o ajude nessa cruzada em que se vai meter,nos termos em que a anuncia.Eu também lhe darei uma ajuda,pois a eles estou ligado,mas isto fica para mais tarde.Penso que será de grande interesse para este seu trabalho a leitura do livro de Manuel Villas-Boas «Os Magalhães»,se é que ainda a não fez,e ainda o livro do Visconde de Lagoa,sôbre Fernão de Magalhães. Se o seu trabalho for nos moldes destes livros,verá o que o espera e o tempo de que vai necessirar.
Com grande força de vontasde e com a colaboração dos confrades amigos, pode conseguir lá chegar.
Com os meu maiores votos de boa sorte,receba também os meus parabéns pela sua coragem.
TEXMEL

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa sobre os Magalhães

#61199 | BARATA DE LIMA | 26 mar 2004 12:13 | Em resposta a: #57071

Caros amigos:
Por acaso também estou interessado nos Magalhães mas os do Baraçal (Celorico da Beira) pois o meu terceiro avô Manoel Barata Freire de Lima era casado com Roza Emília de Magalhães filha de João Rodrigues de Magalhães natural presumo eu de Lamego Coronel-Brigadeiro na altura das invasões Napoleónicas.
Qualquer informação é sempre bem vinda
Atenciosamente
Antonio Barata Freire de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa sobre os Magalhães

#74647 | vicmag | 08 out 2004 16:25 | Em resposta a: #57070

Ja terminei a minha pesquisa na freguesia de Aboadela.

geneamagalhaes@hotmail.com

Cumprimentos
José Victor Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa sobre os Magalhães

#74653 | arufino | 08 out 2004 18:04 | Em resposta a: #74647

Caro Vicmag
Tenho a referência de uns antepassados da minha família Domingos de Magalhães, padre, e Marta Dias, solteira, pais de Francisco de Magalhães, todos naturais da freguesia de Santa Senhorinha, Cabeceiras de Basto.
Francisco foi para o Brasil e casou com Giralda Corrêa de Caldas, da freguesia de de S. Domingos de Sucabara, e foram moradores na freguesia de S. Gonçalo dos Campos da Cachoeira - Bahia. Francisco e Giralda foram pais de Antónia de Almeida de Magalhães, nascida em 1699, que casou com Bartolomeu da Costa, ambos familiares do Santo Ofício, aqui no GENEA.
Se, por acaso, descobrir algo sobre a ascendência de Domingos de Magalhães, fico-lhe grato se me informar.
Arufino

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa sobre os Magalhães

#118323 | mc | 10 mai 2006 10:58 | Em resposta a: #57070

Caro Confrade
Só agora, passados 2 anos, li a sua mensagem. Parabéns e felicidades para a sua pesquisa.
Também sou Magalhães, do Porto. O meu ramo veio da freg. S.Vicente Irivo-Penafiel, e antes disso da freg. Urro-Penafiel.
Aqui lhe deixo alguns dos dados que tenho:
1-Manuel José de Magalhães (pai), n.c 1750, freg. Urro-Penafiel
Cc Rosa Maria Lopes, n.c 1750, freg. Paços Sousa.
Pais de:
2-Manuel José de Magalhães (filho) da Casa de Oleiros, n.c 1775, freg. Urro-Penafiel.
Cc Rosa Maria Soares, n.c 1780, freg S.Vicente Irivo-Penafiel, filha de Caetano Soares e Ana Maria Monteiro Pinto.
Pais de:
3-Bernardino José Soares de Magalhães, n. 13-01-1800, freg. S. Vicente Irivo-Penafiel
Cc Maria Joaquina Moreira, n.c 1800 freg. S.Vicente Irivo-Penafiel, filha de Filipe Moreira Rios e de Custódia Maria da Fonseca.
Pais de:
4-António Moreira de Magalhães
n.20-07-1826 freg. S.Vicente de Irivo, Penafiel - f.20-02-1877 freg. Victória, Porto.
Cc Júlia Cândida Felicidade Caldas, n.01-12-1836 freg. Sé-Porto - f.06-09-1922.
Tiveram 6 filhos.
Cumprimentos
mc

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa sobre os Magalhães

#118339 | czlfvmeu | 10 mai 2006 19:35 | Em resposta a: #74653

Caro Arufino
De acordo com os registos paroquiais da freguesia de Santa Senhorinha de Basto, Domingos de Magalhães era filho de Francisco de Magalhães, de Refalcão (ou Ribafalcão), casado a 6/IX/1609, em Santa Senhorinha, com Maria Braz.
É a geração mais antiga de que tenho conhecimento.
Com amigas saudações
Eduardo Arantes e Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa sobre os Magalhães

#118390 | Conde | 11 mai 2006 14:41 | Em resposta a: #57070

Tenho duas linhas de Magalhães : uma descendente do Heitor de Magalhães, estudada e parcialmente publicada pelo Dr. Maurício Antonino Fernanades e outra descendente de um Fernando ou Fernão Pereira de Magalhães, de Sinfães encalhada no século XVII. Vêm ambas neste site.
Força e coragem para a sua empresa.

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa sobre os Magalhães

#118413 | arufino | 11 mai 2006 22:10 | Em resposta a: #118339

Caro Eduardo
Fico-lhe grato pela informação. Como a minha questão já foi posta há algum tempo, verifiquei entretanto que o assunto tinha sido tratado no tópico Casas do Telhado, de Refalcão e de Lamas, por Vasco Jácome. Aí, http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=240502 , este confrade reporta-se a um manuscrito de Sousa Machado (que desconheço, e de que gostaria de ter cópia) e descreve uma linhagem que inclui nº 7 - Francisco de Magalhães Machado, que suponho ser o pai de Domingos de Magalhães.
Esta linhagem começa em Branca de Magalhães, que Vasco Jácome julga filha do cónego Rui Peres de Magalhães. Este confrade põe algumas reservas na informação desse manuscrito, e agora o meu problema é saber que credibilidade lhe posso dar.
Cumprimentos
Arufino

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa sobre os Magalhães

#118414 | arufino | 11 mai 2006 22:29 | Em resposta a: #118413

Caro Eduardo

Vasco Jácome é já falecido, infelizmente.

Arufino

Resposta

Link directo:

RE: pesquisa sobre os Magalhães

#118455 | fcamelo | 12 mai 2006 12:09 | Em resposta a: #118390

Caro Confrade Conde

Embora já há algum tempo consultasse este site, só agora me registei e esta é a minha primeira intervenção no forum. Aproveito para endereçar cordiais saudações genealógicas e votos de bom trabalho para si e para os confrades em geral.
Tenho interesse especial neste tópico, pois trabalho actualmente, no tempo que a vida me deixa livre, nos Magalhães ascendentes de minha mulher. Com o seu bisavô Joaquim Coelho Pereira de Magalhães nascido na Casa de Valteiro, em Sousela, Lousada, eu tinha "encalhado" num Manoel de Magalhães nascido em Madalena, Amarante, e que casou com Maria Brites Pereira em 31-05-1677 em S. Paio de Casais, Lousada, onde viveram. As minhas pesquisas na Madalena não foram posséveis pois pura e simplesmente não existem os livros de assentos, parece que destruídos aquando da passagem dos franceses.
Foi também graças ao tra
balho do prezado amigo Dr. Maurício Antonino Fernandes, e à sua generosidade, que consegui entroncar o pai deste personagem,
Domingos Duarte de Magalhães, que foi casar a Romariz, Meinedo, Lousada, com Brites Filipa, nos descendentes do Heitor de Magalhães, e subir algumas gerações que, por uma via ou outra, chegam ao Afonso Rodrigues de Magalhães, primeiro que usou este apelido, das terras de Paço Vedro, Ponte da Barca, como se sabe.
Uma vez que também é descendente do Heitor de Magalhães, tinha muito gosto em lhe enviar os meus dados e trocar mais detalhes, se me disponibilizar o seu e.mail ou outro contacto.
Estou acessível, entretanto, pelo e.mail : fernando-camelo@clix.pt
Minha avó materna descende dos Malheiros de Melo de Cinfães, mas nos meus trabalhos sobre esta família não me lembro de ter encontrado o seu Fernando (ou Fernão) Pereira de Magalhães, do século XVII. Entretanto vou ver melhor e se tiver algo comunicarei.
Cumprimentos.
Fernando J. T. Camelo

Resposta

Link directo:

RE: pesquisa sobre os Magalhães

#118475 | Conde | 12 mai 2006 17:11 | Em resposta a: #118455

Sou descendente da Maria de Magalhães.
Quanto aos de Cinfães são do lugar de Vendas.
Muito agradeço a sua ajuda. Segue email.

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa sobre os Magalhães

#119524 | AAF | 29 mai 2006 00:57 | Em resposta a: #74647

Caro José Magalhães,

Também tem pesquisas sobre "Magalhães" em Cabeceiras de Basto?

Abraço
António Franco

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa sobre os Magalhães

#119597 | AAF | 29 mai 2006 22:45 | Em resposta a: #57070

Caro José Magalhães,

Também tem pesquisas sobre "Magalhães" em Cabeceiras de Basto?

Abraço
António Franco

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa sobre os Magalhães

#119678 | aniset | 31 mai 2006 00:28 | Em resposta a: #118323

sabes muito................
m.cristina

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa sobre os Magalhães

#123567 | Marlyne | 25 jul 2006 04:51 | Em resposta a: #74647

Procuro por Fânzeres de Santo Tirso. Sou leiga em "navegar". Tenho muitas dificuldades,mas sou humilde,paciente e muito persistente. Tenho um enorme desejo de descobrir meus antepassados, minhas origens,minha história. E gostaria de contactar com pessoas que pudessem me ajudar,me orientar de alguma forma. Há muito venho estudando Fânzeres. Os Fanzeres do Brasil, já levantei e liguei todas as famílias. Porém estou com dificuldades em encontrar meu Trisavô, que parece que nasceu em Santo Tirso. Acho que ó meu nome Fânzeres descende de João de Araújo (Médico conceituado que ficou famoso por sua clínica em "Fanzeres" (Freguesia de Fanzeres). Parece-me que batizou seu filho com o nome fanzeres, ligando Araújo-Fanzeres. Este teve um filho Francisco Inocêncio de Araújo Fanzeres que casou-se com Joaquina Rosa de Magalhães e tiveram 7 filhos (?) Um deles Joaquim Magalhães de Araújo Fanzeres, veio para o Brasil,formando assim o nosso ramo no Brasil. Gostaria de encontrar alguma informação a respeito e ou pessoas que pudessem me orientar nessa busca. Um Abraço
Marlyne Fanzeres

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa sobre os Magalhães

#123590 | spes | 25 jul 2006 14:10 | Em resposta a: #57070

Caro Confrade

O meu 4º Avô era João de Sousa Pinto de Magalhães (1845-1924), casado com Helena de Faria, filho de António de Sousa Pinto de Magalhães e de Maria Luisa de Andrade Calvet...........
Será que tem alguma bibliografia para me indicar que contenha referências a este ramo dos meus antepassados ?? Há alguma informação aqui no site, mas está imcompleta.

melhores cumprimentos
Fernando Figueirinhas

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa sobre os Magalhães

#124384 | Faial | 06 ago 2006 13:33 | Em resposta a: #57070

Caros Confrades:

Meu bisavô, Manuel Sabino Coelho de Magalhães, nasceu a 30.12.1829 em Santos o Velho, filho de Luíz da Costa Coelho e de Maria da Apresentação. Presumo que as suas origens são de Aveiro, porque era parente não sei exactamente em que grau de José Estêvão Coelho de Magalhães. Também há ligação á família Pinto de Magalhães, mas não sei como. Veio para os Açores ainda jovem (ilha do Faial), onde casou e constituiu família. Para continuar a Árvore Genealógica necessitava de saber se há ou não mais familiares deste meu antepassado, assim como se teria ou não irmãos.
Alguém no Genea tem algum conhecimento através das vossas pesquisas familiares, que me possa ajudar? Antecipadamente muito obrigado por qualquer informação.
Os meus cumprimentos e votos de boas e profícuas pesquisas
Hélio Pombo

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa sobre os Magalhães

#124437 | rlvz | 07 ago 2006 03:13 | Em resposta a: #124384

Caro Hélio Pombo,

A ser parente de José Estevão Coelho de Magalhães (meu trisavô), o seu bisavô Manuel Sabino Coelho de Magalhães poderá talvez ser descendente de uma das suas três tias, filhas do casal Manuel Coelho de Magalhães e Maria Angélica Ferreira de Abreu, pois dessas senhoras ficou descendência que usou o apelido Coelho de Magalhães. O nome do seus bisavô e trisavô não consta nas notas sobre a família Coelho de Magalhães de que disponho, mas estas são bastante sumárias e poderão não ser exaustivas. A ser mais afastado o parentesco, então as origens serão de Santa Maria da Feira, terra de origem de Manuel Coelho de Magalhães, que de lá foi para Eixo, dando origem aos Coelhos de Magalhães de Aveiro.

Abaixo seguem as primeiras gerações de descendentes de Manuel Coelho de Magalhães e Maria Angélica Ferreira de Abreu, de que tenho conhecimento, para o caso de eventualmente algum dos nomes lhe ser familiar.

1. Manuel Coelho de Magalhães, ( http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=218557 ) n. Santa Maria da Feira, c. 1740; seria filho de João Coelho de Magalhães e de Angélica Maria. Casou em Aveiro, Eixo, com Maria Angélica Ferreira de Abreu. Tiveram:

1.1. Manuel Coelho de Magalhães e Abreu, n. Aveiro, Eixo, c. 1770, m. 9.1.1833, na prisão de Almeida; nc, sg.

1.2. Quitéria Rosa Coelho de Magalhães, n. Aveiro, Eixo, c. 1770, cc Aveiro, Eixo, 28.11.1789, Joaquim Ferreira. Tiveram:
1.2.1. Sebastião Cândido Ferreira cc 19.1.1837 Liberata Dias de Figueiredo; cg
1.2.2. Ana Rosa de Magalhães cc 19.1.1831 José de Matos
1.2.3. José Pedro Ferreira Coelho cc 28.1.1831 Maria de Jesus; cg

1.3. Maria Isabel da Graça Coelho de Magalhães, n. Aveiro, Eixo, c. 1770, cc Aveiro, Eixo, 7.5.1790 José Ferreira da Costa. Tiveram:
1.3.1. Nicolau Adriano Coelho de Magalhães, cc Maria da Conceição

1.4. Luis Cipriano Coelho de Magalhães, n. Aveiro, Eixo, 16.9.1774, m. Aveiro, São Miguel e Glória 17.3.1857, cc Aveiro, 1807, Clara Miquelina de Azevedo Leitão. Tiveram
1.4.1. José Estevão Coelho de Magalhães, http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=212252
1.4.2. Manuel Filipe Coelho de Magalhães, n. Aveiro, c. 1810, m. c. 1815
1.4.3. Maria Doroteia Coelho de Magalhães, n. Aveiro, 6.2.1813, m. 12.1892; nc, sg
1.4.4. António Augusto Coelho de Magalhães (baptizado como António Libório Apolinário) n. Aveiro 23.7.1815, cc Camila Augusta de Oliveira, cg
1.4.5. Luis Rufino Coelho de Magalhães, n. Aveiro, c. 1816, m. c. 1833; nc, sg

1.5. Rosa de Magalhães (também referida como Rosa de Magalhães Lobato de Araújo), n. Aveiro, Eixo, c. 1775, cc Aveiro, Eixo, 1.6.1796 Francisco Fernandes da Costa. Tiveram:
1.5.1. Rosa de Jesus cc 19.7.1848 Ricardo de Araújo Ferreira
1.5.2. José Fernandes da Costa, padre.

Com os melhores cumprimentos,

Rita van Zeller

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa sobre os Magalhães

#127717 | magalhaesrui | 07 set 2006 22:50 | Em resposta a: #123567

Eu sou um jovem do Porto q pretendo iniciar a minha arvore geneológica.
Sei q tenho mt familia pq meu bisavô fez varios filhos pelo território português.
Gostaria de obter ajuda para q me dissessem como posso encontrar e perseguir a minha arvore.
Obrigado a todos pela ajuda.

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa sobre os Magalhães

#127718 | magalhaesrui | 07 set 2006 23:08 | Em resposta a: #118323

Ola peço omensas desculpas pelo incomodo, mas sera possivel um destes 6 filhos de António Moreira de Magalhães, e de Julia Cândida Felicidade Caldas, ser meu avô, Manuel de Magalhães, nascido no Porto?
Obgd para contato Magalhaesrui@hotmail.com.

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa sobre os Magalhães

#127750 | mc | 08 set 2006 09:33 | Em resposta a: #127718

Caro Confrade
António Moreira de Magalhães (n.20-07-1826 S.Vicente Irivo, Penafiel - f.20-02-1877 Victória, Porto) cc Júlia Cândida Felicidade Caldas tiveram 6 filhos nascidos no Porto, dos quais só as 4 raparigas sobreviveram. Os dois rapazes morreram crianças.
Talvez seu avô Manuel de Magalhães seja de outro ramo da mesma família. De momento não o posso ajudar pois tb. ainda estou a alargar a investigação.
Cumprimentos
mc

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa sobre os Magalhães

#127805 | Matilde Souto Pires | 08 set 2006 18:16 | Em resposta a: #57070

Caro Senhor
Tenho uma antepassada D.. Inácia Paula Preto de Magalhães,baptizada em25-1-1710, natural da Quinta da Milheira ,Vila Nova de Ourem.Sua irmã era D. Ana Lucina Preto de Magalhães.Ambas filhas do 2º casamento de Manuel Gomes da Costa com D. Leonor Teresa Inácia de Jesus Pinheiro.Não sei de onde surgiu o apelido Preto de Magalhaes.Seu Pai Manuel Gomes da Costa teve por padrinho de baptismo o padre Francisco Preto de Magalhães ,de Tomar,era filho legítimo de José Gomes e Catarina Gomes,nasceu em1697.Num assento de baptismo de uma neta, consta que Manuel Gomes da Costa tinha o apelido Preto de Magalhães,o que não deixa de ser confuso.
Enfim , mais outro Magalhães sem passado...
Se souber algo mais sobre este ramo misterioso dos Magalhães agradeço que me diga.Os seus descendentes ainda utilizaram o apelido Preto , mas não quizeram o Magalhães...
cumprimentos cordiais
Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa sobre os Magalhães

#140075 | Faial | 12 jan 2007 20:45 | Em resposta a: #124437

Senhora Dona Rita van Zeller,


Quero começar por apresentar á Senhora os meus agradecimentos pela sua resposta simpática e pronta ao meu pedido de informações sobre o meu bisavô. Não devo também deixar de lhe agradecer toda a informação fornecida.
As minhas desculpas de só agora lhe responder e a falta de cortesia de tal atitude. Mas tal deveu-se a duas situações. A primeira foi por falta de conhecimento, pois pensei que seria avisado quando houvesse resposta ao meu pedido de ajuda, o que não aconteceu. A segunda por uma questão de desânimo. Como já efectuei inúmeras pesquisas, sempre infrutíferas e mesmo tendo em conta a primeira situação atrás referida, não me ocorreu verificar se haveria ou não alguma resposta. Como tal renovo o meu pedido de desculpas.
Os pais do meu bisavô, Manuel Sabino Coelho de Magalhães, eram: Luís da Costa Coelho e Maria da Apresentação. Tendo em conta que duas das tias do seu bisavô casaram ambas com indivíduos de nome Costa, a situação melhorou de forma substancial. Poderei finalmente começar a vislumbrar alguma ténue luz ao fundo do túnel.
Por exclusão de partes e correndo o risco de especulação, o meu trisavô, Luís da Costa Coelho, poderá eventualmente ser descendente de uma destas Senhoras, tendo herdado o nome Costa do pai, não o tendo porem passado ao filho (Manuel Sabino Coelho de Magalhães), preferindo a utilização dos nomes de família da sua mãe.
Não existem dúvidas sobre o parentesco entre o seu trisavô e o meu bisavô. Esse parentesco, pela tradição oral, passou na família ao longo do tempo. A casa onde morou o seu trisavô na cidade da Horta (Faial-Açores) antes de embarcar integrado nos Bravos do Mindelo tem uma placa com referencia á sua estadia e datas. Se quiser, posso tirar uma fotografia para lhe enviar.
Agora a pergunta “sacramental”. Tem a Senhora Dona Rita mais alguma informação sobre os descendentes das tias do seu trisavô?
Minha Senhora, as minhas desculpas pelo incómodo e pelo tempo que lhe tomei. Mais uma vez o meu muito obrigado.
Para si e para a sua família os meus votos de um Ano Novo com muita saúde e pleno de realizações pessoais e profissionais.
Com os meus respeitoso cumprimentos,

Hélio João de Magalhães Brandão Pombo

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa sobre os Magalhães

#140143 | 1938 | 13 jan 2007 17:32 | Em resposta a: #57070

O nome Magalhaens aparece na nossa família com:
Germana Eufrazia de Magalhaens, nascida em S.Pedro de Atei, Mondim de Basto, em 7 de Abril de 1765. Filha de Manoel Antonio de Araujo e de Feliciana de Magalhães e neta pelo lado materno de Joam Francisco e de Izabel de Magualha~ens; esta última de StªMarinha de Pedraça, conc.Cabeceiras de Basto.
Gostaria de saber se estes indivíduos constam de outra árvore genealógica em estudo aqui no Forum.
Os meus cumprimentos - D.M. de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa sobre os Magalhães

#140345 | rlvz | 15 jan 2007 19:29 | Em resposta a: #140075

Caro Hélio Pombo,

Fico muito contente por as minhas informações lhe terem dado uma pista, e não tem nada pelo que se desculpar.

Muito lhe agradeço também se puder tirar a fotografia da casa onde morou o meu trisavô quando esteve no Faial. Só visitei a ilha (lindíssima) uma vez, apenas por umas horas, e vi muito pouco da Horta. Aliás foi por pouco que a descendência do meu trisavô não era Faialense, pois quando ele deixou o Faial vinha noivo de uma senhora local, com quem não chegou a casar, tendo no entanto tanto ele como a minha trisavó mantido com essa senhora grande amizade até ao fim das suas vidas. Inclusivamente, por a minha trisavó estar acamada na altura, era essa senhora quem estava à cabeceira do meu trisavô quando ele morreu.

Infelizmente não tenho muita coisa sobre a descendência das tias do meu trisavô. Só a título de palpite, entre todas as irmãs, o que me parece mais provável é que o seu trisavô, Luis da Costa Coelho, fosse filho de Maria Isabel Coelho de Magalhães, pois a sua descendência é a que aparece mais incompleta na árvore (praticamente um rabisco!) que tenho, e que penso que terá sido feita por alguém do ramo de Quitéria Rosa, que é o ramo mais desenvolvido. Terão eventualmente os descendentes de Maria Isabel saído da zona de Aveiro, e por isso perdido o contacto com o resto da família?

O que tenho por confirmado, porque isso sempre nos foi dito por tradição familiar, é que era na muita descendência dessas senhoras que ainda se usava o apelido Coelho de Magalhães em Aveiro, pois este extinguiu-se no ramo do meu quarto-avô Luis Cipriano. A minha avó foi a última que ainda o usou.

Se me quiser contactar para o meu email ritavz arroba gmail ponto com será com todo o gosto que lhe enviarei digitalizações do que tenho, esperando que de lá possa obter mais alguma informação útil.

Com os melhores cumprimentos,

Rita vZ

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa sobre os Magalhães

#140364 | Duarte CB | 15 jan 2007 22:58 | Em resposta a: #57070

Caro vicmag,

Não sei se lhe interessa uma certa família Magalhães, de Avis, lá estabelecidos pelo menos desde o século XIX. Posso-lhe conseguir outros dados se quiser e lhe interessar.

Cumprimentos,
Duarte Cruz Bucho

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa sobre os Magalhães

#145098 | silvestrecg | 22 fev 2007 19:32 | Em resposta a: #124384

Prezados Senhores,

Gostaria de saber se existe alguma documentação e/ou referência sobre Sr. José Gonçalves da Silva e, caso seja possível, de seus responsáveis, sendo este cidadão português (naturalizado brasileiro), da região de Braga, nascido em 03 de abril de 1891, falecido no Brasil, na cidade de João Pessoa /PB, em 18 de abril de 1966, filho do falecido João Gonçalves da Silva e da falecida Maria Magalhães, ambos cidadãos portugueses.

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa sobre os Magalhães

#145123 | Ana Luisa | 22 fev 2007 21:45 | Em resposta a: #57070

Tenho uma Rita de Jesus baptizada a 13-3-1813 em S. João Baptista de Marzagão,filha de José António d'Afonseca e de Maria Joaquina.Neta materna de Manoel António da Silva(n.Santa Maria da vila da Torre de Moncorvo)e de Teresa de Magalhães(n.S. João Baptista de Marzagão).Não tenho datas pois só vou na Rita,se encontrar os outros diga alguma coisa.

Ana Luisa

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa sobre os Magalhães

#145133 | Ana Luisa | 22 fev 2007 22:28 | Em resposta a: #145123

Os padrinhos de Rita de Jesus :o capitão de Milicias Gonçalo Manoel de Magalhães Teixeira da Mesquita e sua filha D.Maria do Rosário.
Era capitão do Regimento de Milicias de Moncorvo."As ordenanças e as Milicias em Portugal"pag.784 com o nome de Gonçalo Manuel de Mesquita.

Ana Luisa

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa sobre os Magalhães

#147540 | henrdias | 11 mar 2007 15:34 | Em resposta a: #57070

Caros confrades,

não tenho (por enquanto) Magalhães na minha família, mas tenho uma obra muito interessante intitulada "Os Magalhães de Pedrógão Grande e Figueiró dos vinhos", uma edição de 2004 dessas Câmaras Municipais, cujo autor (José Costa dos Santos), revela alguns ilustres varões aí nascidos com esse apelido, e entre eles o grande navegador Fernão de Magalhães o empreendedor de um dos maiores feitos da época dos descobrimentos, cujo nome está associado ao conhecido "estreito de Magalhães", e continua sendo recordado cinco séculos depois. Quem não conhece as duas galáxias mais próximas da Terra (As Nuvens de Magalhães), ou a cratera da Lua com o seu nome, ou ainda a sonda espacial que viajou até ao planeta Vénus ...

Eu adquiri esta obra no posto de turismo de Figueiró, e não faço ideia se algumas destas C.M., o enviam à cobrança. É questão de perguntarem.

Cumprimentos,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa sobre os Magalhães

#149334 | Pinduka | 20 mar 2007 19:12 | Em resposta a: #57070

Caros confrades,

Descendo de Gaspar Ribeiro nascido a 22 de Janeiro de 1600 casado com Maria Luís. Era este filho de Cosme de Magalhães e de Maria Ribeira. Alguém me poderá facultar elementos que permitam recuar na minha ascendência ou de ramos colaterais?. Obrigado.
Pedro da Costa Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa sobre os Magalhães

#152333 | Helcio Magalhães | 13 abr 2007 23:50 | Em resposta a: #124437

Saudações!
Meu nome é Hélcio Magalhães, residente em São Paulo, Brasil. Meu bisavô chamava-se Benjamim Moreira Coelho de Magalhães, veio da cidade do Porto, em Portugal, ao Brasil, no final do Século XIX, instalou-se na cidade de Mococa, no interir de São Paulo. Teve dois filhos: Benjamim Moreira Coelho de Magalhães Filho e José Moreira Coelho de Magalhães, esse último, meu avô.
Eu gostaria muito de encontrar os meus laços familiares de Portugal, e conhecer melhor a minha família. Haveria possibilidade de encontrarmos essas informações. Um grande abraço e muito prazer em participar desse fórum.

Resposta

Link directo:

Pesquisa: Magalhães no Minho

#154608 | RicardoMagalhaes | 01 mai 2007 22:22 | Em resposta a: #123567

Sei que meu bisavó era de Freguesia de Arão em Valença do Minho. Seu nome era José Magalhães, filho de Antonio Joaquim de Magalhães e Ana Lopes Teixeira.
Não posso ir ao Minho, mas preciso muito da cópia da certidão de batismo dele. Caso possam me ajudar, me responda.
Preciso muito disso

Resposta

Link directo:

RE: pesquisa sobre os Magalhães

#156227 | Helcio Magalhães | 15 mai 2007 19:44 | Em resposta a: #118455

Prezado Fcamelo,

Por se tratar de um pesquisador cuidadoso, como percebo, tomo a intimidade de lhe endereçar uma pergunta. Meu bisavô paterno, Sr. Benjamim Moreira Coelho de Magalhães, do Porto, imigrou ao Brasil, no Século XIX. Você teria, por acaso, em suas pesquisas notícias sobre essa aascendência?
Agradeço-lhe muito pela resposta.
Hélcio

Resposta

Link directo:

RE: pesquisa sobre os Magalhães

#157795 | fcamelo | 30 mai 2007 16:31 | Em resposta a: #156227

Caro Helcio Magalhães

Em resposta à sua mensagem de 15 do corrente, informo que a família que estudo, no século XIX usava os apelidos Coelho Pereira de Magalhães e Coelho da Fonseca Magalhães, e desconheço membros dela a viver então no Porto. Isto, no entanto, não é motivo para excluir automàticamente o seu bisavô paterno Benjamim Moreira Coelho de Magalhães. Por acaso não sabe se este "Moreira" vem da zona de Paredes / Penafiel ?
Na família houve um Padre Torcato José Coelho Pereira de Magalhães, nascido na Casa de Valteiro, Sousela, Lousada, em 6-7-1833, que passou ao Brasil em 1859, mas dele no Brasil nada sei, até agora.
Se vier a encontrar algo que lhe possa interessar, não deixarei de o contactar de imediato.

Cumprimentos e bons êxitos nas suas pesquisas.

Fernando Camelo

Resposta

Link directo:

RE: pesquisa sobre os Magalhães

#157916 | Helcio Magalhães | 31 mai 2007 14:28 | Em resposta a: #157795

Caro Fernando Camelo,

Recebo a sua mensagem com muita alegria! Bem, sei que meu Bisavô, veio ao Brasil, menino, entrou escondido no navio, pois sua tia e madrinha de quem ele gostava muito estava vindo ao Brasil para visitar familiares, minha avó (já é falecida) contava que a tia de meu bisavô era, por ele, muito querida e, não querendo se separar dela, escondeu-se no navio e só aparece a ela, no meio da viagem. Dizia que a marinha em sua vinda ao Brasil, viria visitar parentes, entre eles um padre, no Rio de Janeiro, não sei o nome desses, mas poderia ser uma pista. Se conseguir mais informações dividirei consigo, e espero que ao saber de algumas outras, as divida comigo. E isso será sempre recebido com muita alegria.

Meus umprimentos e tambémdesejo-lhe grandes sucessos.
Hélcio Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa sobre os Magalhães

#157963 | small | 31 mai 2007 21:37 | Em resposta a: #57070

Iria Candida de Magalhães (Campos Beltrão), natural de Braga terá casado por volta de 1814. Não tenho mais elementos a não ser o nome do marido Francisco Campos Beltrão cirurgião mor do exército, natural de Grandola.
Só hoje vi este tópico, vou estar atenta, pesquiso Valongo, Matosinhos,Mafamude e aqui deixarei o meu contributo.
Cumprimentos
Stella

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa sobre os Magalhães

#189508 | marimar | 25 mar 2008 16:14 | Em resposta a: #57070

Caro vicmag.
Também estou procurando os vários sobrenomes de minha família e como moro no Brasil fica um pouco difícil.Minha tataravó se chamava ErmrlindaPereira de Magalhães,casada comManuel da Silva Maia, que eram pais de Rosa Pereira Joaquina Maia.Não tenho a informação de onde eram mas meu avô era de Milheirós de Poiares Santa Maria da feira.Ajudei em algo?Se afirmativo,responda.Marimar.

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa sobre os Magalhães

#191205 | elianafmm | 05 abr 2008 17:18 | Em resposta a: #57070

Estou tentando localizar o registo de nascimento do avô do Meu marido.
O nome dele é Antonio Joaquim de Magalhães e existe uma anotação de próprio punho dizendo que ele nasceu em 23/02/1877 em Mogadouro- Bragança.
Liguei para o Mogadouro e eles me disseram que eu teria que saber a freguesia. Pedid que verificassem no proprio Mogadou e a senhora me disse que não havia tal registo e que eu tinha que saber a freguesia.
São 28 freguesias. Não é tão dificil assim olhar, só que eu moro no Brasil. Não tenho como ir pessoalmente. Alguém poderia me dar uma luz a respeito do que eu poderia fazer?

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa sobre os Magalhães

#208226 | abento | 14 set 2008 15:27 | Em resposta a: #124437

Cara Rita van Zeller,

Procuro ascendência de Camila Augusta de Oliveira cc António Augusto Coelho de Magalhães ( meus 5º Avós ).

Tem referência assento do seu casamento ou de baptismo de alguma das suas filhas?

Obrigado.

Melhores cumprimentos

António Bento

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa sobre os Magalhães

#208306 | rlvz | 15 set 2008 10:42 | Em resposta a: #208226

Caro António Bento,

Já o "encontrei" aqui na base de dados do Geneall. Somos primos, como já deve ter visto. No seu ramo as gerações andaram mais depressa, porque o seu 5º avô era irmão mais novo do meu trisavô. :-)

Da sua 5ª avó não tenho infelizmente muita informação. Umas notas da minha Avó apenas refere que era natural de Ílhavo, dos Oliveiras e Mourões. Sei também que ainda vivia em Lisboa, em 1893, pois a 17 de Setembro desse ano foi madrinha do meu tio-avô, José Estevão, tendo sido especialmente escolhida por ser a pessoa de família mais próxima do meu trisavô José Estevão. Já estava muito velhinha, e não veio ao Porto, fazendo-se representar no baptizado.

Das filhas, as notas que tenho dizem que a sua 4ª avó, a Tia Maria José, como era chamada pela minha avó, foi a mais velha, e afilhada do meu trisavô José Estevão (daí lhe veio o nome).

O seu 5º avô, que como deve saber foi baptizado como António Libório Apolinário, e que depois mudou o nome para António Augusto, teve ainda mais dois filhos fora do casamento, Bruno e Maria Augusta, que foram criados pela sua 5ª avó com os meios irmãos. A Maria Augusta foi freira, e uma das fundadoras do Asilo-Colégio de Nossa Senhora do Pranto, em Ílhavo.

Tenho uns apontamentos (muito breves) com histórias de família, cópia da escritura de partilhas que o seu 5º avô, António Augusto, fez com o meu trisavô, e com a irmã, a Tia Doroteia, e também fotografias dos seus 4ºs avós e dos filhos, que talvez lhe interessem. Da minha parte, gostaria muito de trocar informações, se me quiser escrever para o meu email ritavzarrobagmailpontocom. Não repare, no entanto, se eu não lhe conseguir responder antes do próximo fim de semana, pois não sei se terei acesso à internet nos próximos dias.

Rita

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa sobre os Magalhães

#208331 | pbrehm | 15 set 2008 15:50 | Em resposta a: #124437

Cara Rita Van Zeller,

Tenho ascendencia em Magalhães de Aveiro, de que infelizmente apenas conheço até Maria Clementina Xavier de Magalhães ( http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=294506 ) nascida a 4.2.1794 (não se conhecendo exactamente localização) e faleceu a 6.2.1870 em Aveiro.

Muito lhe agradeço a gentileza de me informar se das suas pesquisas de Magalhães algum dia se cruzou com este este ramo.

Obrigado/Cumprimentos,
Paulo B rehm

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa sobre os Magalhães

#208409 | rlvz | 16 set 2008 00:15 | Em resposta a: #208331

Caro Paul Brehm,

Infelizmente nada lhe posso adiantar. O meu Magalhães de Aveiro mais antigo veio da Vila da Feira c. 1770, e casou em Eixo. A família viveu sempre em Eixo até ao princípio do séc. XIX, pelo que é pouco provável que haja alguma ligação. Lamento não o poder ajudar.

Melhores cumprimentos,

Rita van Zeller

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa sobre os Magalhães

#208416 | Kodiak | 16 set 2008 01:10 | Em resposta a: #140143

Caros confrades,
o "1938" despertou em mim um sentimento de esperança porque não só nasci nesse ano como uma trisavó de minha mulher terá casado na vila de Montalegre aonde baptizou seu filho Severino Dias por volta do ano de 1870.
- E a trisavó de minha mulher chamava-se Guilhermina Augusta de MAGALHÃES Caldas;
- seu marido José Dias da Costa, escrivão de Direito.
A minha esperança baseia-se neste Forum para saber a ascendência desta senhora.
Fico agradecido a quem possa dar-me algum conhecimento sobre este assunto.
Cumprimentos de
António Coelho

Resposta

Link directo:

RE: pesquisa sobre os Magalhães

#234472 | gmg | 17 jul 2009 23:21 | Em resposta a: #118455

Caro Fernando Camelo,

Veja, s.f.f. o seguinte "link"


http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=234430

Cumprimentos e obrigado,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: pesquisa sobre os Magalhães

#234527 | fcamelo | 18 jul 2009 18:01 | Em resposta a: #234472

Caro Confrade Luis GMG,

Relativamente à sua mensagem de ontem, 17, explorei o link que me sugere, mas não encontrei qualquer ligação dos Coelho Pereira de Magalhães de minha mulher, que provêm de Sousela, Lousada, com os Magalhães citados por Calvão Borges no Tombo Heráldico do Noroeste Transmontano, a páginas 220 e 221.

Estarei a ver mal ou houve lapso no destinatário da mensagem ?

Ficaria muito grato pela sua resposta.

Cordiais saudações.

Fernando Camelo

Resposta

Link directo:

RE: pesquisa sobre os Magalhães

#234536 | gmg | 18 jul 2009 19:56 | Em resposta a: #234527

Caríssimo Confrade Fernando Camelo,

A mensagem era-lhe dirigida, sim!

Relativamente aos CARDOSO, tem alguma informação sobre DOMINGOS LUÍS CARDOSO? Terá nascido em 1700 - 1730 e poderá estar ligado à Casa dos "Cardoso" de Santa Maria de Émeres. Este Domingos Luís Cardoso teve, em Lamalonga (Macedo de Cavaleiros), uma filha natural. Deve ter casado por lá.... Isso é que eu já não sei!

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: pesquisa sobre os Magalhães

#234542 | fcamelo | 18 jul 2009 22:35 | Em resposta a: #234536

Caro Confrade,

Gostava de lhe ser útil, mas não tenho informação sobre DOMINGOS LUÍS CARDOSO.

Mas como também minha mulher tem ascendência em Chaves e isso me tem levado a fazer alguma pesquisa nessa zona, terei muito gosto em contactá-lo de novo caso encontre esse personagem.

Saudações cordiais.

Fernando Camelo

Resposta

Link directo:

RE: pesquisa sobre os Magalhães

#234545 | gmg | 18 jul 2009 23:14 | Em resposta a: #234542

Caro Fernando Camelo,

Isto é tudo o que eu sei sobre os COELHO DE MELLO e TEIXEIRA, que se unem aos FONTOURA (perto de Chaves, de uma freguesia a cerca de 2km de Chaves - berço dos Fontoura em Portugal e que por inexistência de livros Paroquiais, não consegui estabelecer a ligação com os Fontoura estudados pelo Exmo Senhor Prof. Doutor Luiz Vaz de São Payo)


• A linha documental que possuo sobre os COELHO DE MELLO de Santo Estêvão de Faiões é:

I- FRANCISCO COELHO, nat. de Vilela Seca, concelho de Chaves, irmão do Padre António Pires de Mello (Reitor de Santo Estêvão), c.c. COMBA LOPES, nat. de Sto. Estêvão de Faiões, concelho de Chaves.
Tiveram, pelo menos:
II- MARIA COELHO DE MELLO, que segue:

II- MARIA COELHO DE MELLO (deve ter nascido por volta de 1630 - 1635), nat. de Sto. Estêvão, c.c. JOÃO ÁLVARES FONTOURA, de Sto. Estêvão, filho de AFONSO ÁLVARES, nat. de Outeiro Seco, concelho de Chaves e de CATARINA FERNANDES, de Sto. Estêvão.
Tiveram, pelo menos:
III- MARIA COELHO DE MELLO, que segue:
III- GREGÓRIO COELHO DE MELLO, que fez Inquirição de Genere, em Braga, em 23.11.1689. No seu Processo de Genere, consta que os Avós Paternos e Maternos "são e foram pessoas nobres das principais deste concelho".

III- MARIA COELHO DE MELLO (deve ter nascido entre 1650 - 1655), nat. de Sto. Estêvão de Faiões, c.c. PEDRO AFONSO TEIXEIRA, Capitão de Ordenanças de Ervões, nat. do lugar de Alpande, freguesia de Ervões, concelho de Valpaços, filho de PEDRO AFONSO TEIXEIRA, também Capitão de Ordenanças, nat. de Alpande e de MARIA FERNANDES, do lugar de Vila Nova, freguesia de Santiago da Ribeira de Allheriz, concelho de Valpaços.
Tiveram, entre outros:
IV- Padre FRANCISCO COELHO FONTOURA, que foi bap. 15.01.1697.

Deste Padre houve descendência.


• No Processo de Inquirição de Genere de Mateus Gonçalves (Laje), filho de Pedro Gonçalves Laje e de Maria Lopes [sobrinho de Maria Coelho de Mello e do Capitão Pedro Afonso Teixeira (este irmão de Maria Lopes)], feito em 1706, e que está no Arquivo Distrital de Braga, consta do mesmo que o Habilitando é parente do P.e João Carneiro da Fontoura, natural (este) de Santiago da Ribeira de Alheriz.

Quem seria este Padre João Carneiro da Fontoura? Alguém tem informações sobre a ascendência e entroncamento familiar com este Mateus Gonçalves (que por sua vez era sobrinho do Capitão de Ordenanças Pedro Afonso Teixeira e de Maria Coelho de Mello)?

Sabe-se que a Mãe do Capitão Pedro Afonso Teixeira, se chamava Maria Fernandes e era natural de Santiago da Ribeira de Alhariz.



• Relativamente à CAPELA DE SÃO BARTOLOMEU, (supõe-se perto de Alpande, Ervões, Valpaços) e a ligação ao Padre António Coelho de Mello (ou Pires de Mello)?

Este Padre deixou vinculadas 5 missas a ser rezadas na dita Capela, sendo que estas missas estavam associadas a uma propriedade que foi sempre transmitida entre os descendentes mais directos e sacerdotes da sua Família.

Começa com António Coelho de Mello, que faz testamento em 1667, passa para o seu sobrinho P.e Pedro Coelho, deste passa para o Padre Gregório Coelho de Mello e deste para o seu sobrinho o Padre Pedro Coelho Teixeira; deste passa para seu irmão o Padre Francisco Coelho Fontoura a propriedade que se chamava "Castanheiro", em 1724.

Agradeço a todos as informações e ajudas que me puder dar.

Cordialmente,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: pesquisa sobre os Magalhães

#234554 | fcamelo | 19 jul 2009 09:39 | Em resposta a: #234545

Caro Luis GMG,

Muito obrigado pela linha documental que me transmitiu.

Fiquei ciente dos nomes e, como disse, se encontrar algo que lhe seja útil não deixarei de o informar.

Bom Domingo e melhores cumprimentos.

Fernando Camelo

Resposta

Link directo:

RE: pesquisa sobre os Magalhães

#234558 | gmg | 19 jul 2009 12:10 | Em resposta a: #234554

Caro Fernando Camelo,

Grato lhe fico pela sua amabilidade e possível ajuda!

Continuação de bom fim-de-semana,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa sobre os Magalhães

#251581 | Dridrinada | 14 mar 2010 05:35 | Em resposta a: #152333

Boa noite Hélcio,
Meu nome é Adriana Almeida, moro em São José dos Campos e somente hoje fiquei sabendo que Benjamim Moreiera Coelho Magalhães teve dois filhos,pois acredito que ele seja avô de minha avó Célia Maria Magalhães de Leite. Além dele ter tido dois filhos teve também uma filha de nome Rosa Amélia que era a mãe de minha avó.Então para mim é uma grande novidade ele ter tido dois filhos.
Gostaria muito de entrar em contato para poder conhecer melhor a minha família, pois tudo que você escreveu em sua mensagem confere com o que eu ouvi a minha vida inteira.
Fico aguardando seu contato e saiba que é um grande prazer em conhecê-lo.

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa sobre os Magalhães

#251588 | MMSA | 14 mar 2010 11:45 | Em resposta a: #251581

Só hoje li este tópico e eis o que tenho e posso partilhar com quem estiver interessado.
A minha avó paterna Virgínia de Magalhães Carvalho (tem ficha aberta no base de dados do Genea) era neta materna de Bernardo Pinto de Magalhães (* Baião, Mesquinhata 17 Junho 1814+Porto, Vitória 23 Maio 1890).
Tenho dados sobre a descendência deste no Porto (ainda incompletos por falta de tempo) e ascendentes em Baião, Mesquinhata).
Um dos netos de Bernardo Pinto de Magalhães foi o Dr. António Emílio de Magalhães, um dos médicos fundadores da
Liga Portuguesa de Profilaxia Social (LPPS) que iniciou a sua actividade em 1924.
Com os meus cumprimentos
Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa sobre os Magalhães

#262853 | Helcio Magalhães | 25 set 2010 05:40 | Em resposta a: #251581

Cara Dridrinada,
Há muito que não entro neste site, esse é o motivo da demora em responder-lhe. Primeiro, registro meu contentamento em sua resposta. Tenho um livro, editado em Mococa, SP, nos finais do século XIX que descreve algumas passagens sobre Benjameim Moreira Coelho Magalhães. De seus filhos, o meu avô chamava-se José Moreira Coelho de Magalhães, nascido em Mococa, SP.
Seria também para mim, um prazer conhecê-la;
meu email: magalhaespress@terra.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa sobre os Magalhães

#262854 | Helcio Magalhães | 25 set 2010 05:49 | Em resposta a: #57117

Canuza,
Meu BisavIo, Benjamim Moreira Coelho de Magalhâes, também migrou para o Brasil, nos finais do Século XIX, proveniente do Porto.
Residiu em Mococa, SP.
Hélcio

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa sobre os Magalhães

#274905 | Helcio Magalhães | 20 abr 2011 21:26 | Em resposta a: #124384

Prezado Hélio Pombo,
Não posso confirmar, mas temos em comum a procura dos Coelho de Magalhães. Meu bisavô, Benjamim Moreira Coelho de Magalhães, migrou para o Brasil aos finais do século XIX. Será que temos aqui alguma conexão?
Abraço,
Hélcio Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa sobre os Magalhães Lisboa, S.ta Engrácia e Vila Real S. Dinis

#274936 | 1385 | 21 abr 2011 13:24 | Em resposta a: #57070

Percorri com muito interesse as respostas á sua proposta de trabalho vitalício. A minha contribuição é modesta e carregada de interrogações


1 Ana Maria de S. José de Magalhães, que nos assentos de baptismo dos filhos vem referenciada como natural de N Senhora do Paraíso, S.ta Engrácia de Lisboa, onde terá nascido entre 1730 e 172, filha de João Madeira e de sua mulher Catarina Maria, viveu e + (28.10.1802, com testamento fl p 103
) na rua da Misericórdia freguesia de S. Diniz vila Real. Casou, antes de1760, com José Álvares Monteiro, natural de S. Dinis Vila Real. Não encontrei nos paroquiais de Santa Engrácia, Lisboa, nenhuma referência a Ana Maria de S. José nem aos seus pais. Nem tão pouco localizei o seu casamento Mas o casal tem filhos documentados em S. Dinis de Vila Real, a saber:
1 -Manuel * 5.5.1761 (fl 141) a mãe era de N Senhora do Paraíso S.ta Engrácia de Lisboa viviam na rua Nova os avós paternos de S. Dinis padrinho o Dr Manuel dos Santos Pinto de S. Pedro mad N Senhora da Penha por seu procurador o Dr. Domingos José Correia Botelho
2 -Joaquim José Monteiro (fl 164v /1679 * juiz da Correição em Vila Real 5.11.1763 a mãe de S.ta Engrácia
Mariana* 23.6.1765 fl 184- 179/80 freira em S. Bento de Viseu avós maternos naturais de Nossa Senhora do Paraíso da cidade de Lisboa

3 -Josefa Joaquina Emília refª 16.1.1785
4 -ANA BERNANDINA BOTELHO DE DE MAGALHÃES fl 216/223 fª de José Alves Monteiro e = Ana Maria de S. José de Magalhães *21.6.1769 neta paterna de Joé Alvares Grilo e = Maria Alvares da rua Nova de S. Dinis e materna da freguesia de Santa Engrácia do bairro da Senhora das Dores ao pé do Cardeal da Graça na cidade de Lisboa = S. Diniz 15.2.1795 com Custódio Barbosa e Silva fº de Custódio Barbosa Boarte e mer Maria Ferreira da Silva da fregª de S. Miguel de Crestelo da cidade do Porto fl.69/70 ttas o Reverendo José Pereira da Costa Monteiro, da freguesia de S. Pedro e Jerónimo Alves Rodrigues casado nesta freguesia
5- José fl 237/244 * 1.11.1771 Rosa 7.7.1777 S. Dinis Pad Luis Monteiro solteiro da rua da Misericórdia e Maria Ludovina Monteiro mer de Jerónimo Alves Rodrigues fl. 293v


José Alvares Monteiro viúvo de Ana Maria de S. José de Magalhães moradores na rua da Misericórdia de S. Dinis faleceu de uma retenção de urina 7.6.1807 tinha de idade 87 anos é testamenteiro seu primo José Pereira por determinação sua foi sepultado na igreja da Ordem Terceira de S. Francisco; legou ouro fl. 235
tt 20.1.1803 com codicilo de 11.4.1807 testamento aberto a 7.6.1807
Nas casas de morada de José Alvares Monteiro compareci eu o tabelião José Vieira de Carvalho e na presença das testemunhas adiante nomeadas e assinadas o tt encontrava-se em todo o seu entendimento e juizoo perfeitos smente com falta de vista que há tempos experimentava fez a encomendação da alma determinou o seu corpo fosse envolto no hábito da Ordem Terceira sem outra roupa ou calçado queria ser levado por 4 pobres e a cada um se daria por uma vez somente 480 reis de esmola além de mais 12 pobres por quem quer ser acompanhado dando-se a cada 1 a quantia de 240 reis logo que terminado o depósito do corpo e lhe dirão em voz alta uma coroa de N Senhora por sua alma E 1 ofício de corpo presente com a assistência dos sacerdotes de qualquer parte que queiram nele participar como menor fausto que possa ser e sem música nem urna seus herdeiros lhe mandarão fazer um dia de missas gerais logo no dia do enterro mais 100 por sua alma e 50 pela de sua mulher 25 pelas almas dos seus pais e 25 pelas almas do purgatório cujas missas pelo testado em numero de 300 serão satisfeitas por uma vez somente aos religiosos de S. Francisco desta vila pela esmola de 160 reis cada uma. Dispoz que deixava ao novo hospital da Previdencia de Vila Real a quantia de 50.000 reis que os seus herdeiros satisfarão no prazo de um ano a contar do seu falecimento, e não o podendo pagariam juros
Deixa a seus netos filhos de sua filha Maria Joaquina de Vilar de Maçada a quantia de 30.000 reis pagos por uma só vez para dividirem entre si; deixa a sua irmã Joana 6.400 reis, a sua sobrinha Ana de (?) 3.200 rr. a João Carneiro da rua Nova 3.200 rr. Mais deixa á criada que o servir ao tempo do seu falecimento 3.200 rr além das soldadas que tiver merecido. Mais deixa a cada um dos pobres que no dia da sua morte se encontrem nas cadeias da vila e aos pobres do hospital 100 rr a cada. Mais deixa para as obras que se fizerem nas sepulturas da igreja de S. Dinis 6..400 rr, tudo isto por uma vez somente
Quanto aos bens temporais instituiía por seus herdeiros nas suas porções legítimas a seus 5 filhos a saber:: Joaquim ; Maria; Josefa; Ana e Rosa. E dispondo da terça da sua herança disse que o que sobrar das despesas que se fizerem com o disposto neste testamento e dos 300.000 reis que em tempos se fez dote por escritura publica a sua filha Ana o deixa a suas 2 filhas Josefa e Rosa para que o hajam igualmente entre si. Declarou ele testador que para satisfação dos 300.000 reis deixados a sua filha Ana e marido Custódio Barbosa e Silva tinha dado antes três para as escrituras de umas pensões anuais que tinha na cidade de Lisboa de que lhe pagavam treze mil e tantos reis com a condição de que os ditos foros ou o seu valor não chegarem para preencger a referida quantia se lhe reporia pelas verbas da sua tercça e no caso que excedesse fossem dadas. Disse que nomeava em sua filha Josefa tanto seu prazo que se compõem das casa em que actialmente vive na rua da Misericórdia e fazem foro a Bento de Sousa Vasconcelos da vila de Fafe e em que ele testador se acha fazendo 2ª vida, como tb renuncia na dita sua filha os 2 prazos que se compõem de hortas que possui no sítio das Augurinhas termo de Vila Real que fazem foro a Miguel Teixeira de Castelões. Mais disse ele testador que conjuntamente com a sua falecida mulher haviam feito uma tença anual de 20.000 reis a sua filha Mariana, religiosa professa no convento de S. Bento de Viseu e metade da satisfação dessa tença incumbe a ele testador por isso declara que no caso de que seu filho Joaquim José Monteiro não queira satisfazer a mesma tença na forma que lhe havia prometido para o efeito de ele o nomear, como nomeou no qual este seu filho está actualmente servindo no juízo da Correição desta vila nesse cado satisfaçam as ditas duas filhas da força do terço dele
E mais disse que nomeia para seus testamenteiros José de Oliveira mestre sapateiro e João António de Beça desta vila e roga a qualquer deles roga muito o favor que queiram aceitar este testamento e dar-lhe cumprimento em tempo e deixa áquele que aceitar a dita testamentaria a quantia de 24.000 rr pagos por uma só vez Por falta de vita rogou ao bacharel José Ferreira de Sousa que assinasse com as tt António Alvares alfaiate José Correia Botelho de Mesquita Francisco José de Sousa e Jerónimo Alvares Rodrigues
Codecilo de 11.4.1807
Revoga a nomeação de José de Oliveira como testamenteiro substituindo-o por Jerónimo Pereira de Miranda legando-lhe 24.000 reais como compensação pelo trabalho e os legados aos netos de Vilar de Maçada e a João Carneiro Os bens livres do seu terço deixava-os a sua filha Josefa com condição de dar metade a sua irmã Rosa em dinheiro ou bens de raíz na quinta do Vilarinho
Com os meus cumprimentos
MLM

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa sobre os Magalhães

#285802 | hgama | 27 ago 2011 13:53 | Em resposta a: #251588

Boa tarde,

O Dr. António Emílio de Magalhães é da minha família. Era primo direito do meu bisavô. Os seus avós eram Manoel Pinto d'Souza e Maria Roza Magalhães. Só não sei se eram avós maternos ou paternos. Será que me sabe informar?

Cumprimentos e agradecimentos,
Helena Magalhães Gama

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa sobre os Magalhães

#285812 | MMSA | 27 ago 2011 15:40 | Em resposta a: #285802

Boa tarde
Não sei se estaremos a falar do mesmo Dr. António Emilio de Magalhães . O meu parente era filho de António Emílio de Magalhães (1858- 1910), natural do Porto e de Adelina Pereira de Lima, nascida em 1859, em Rio de Janeiro, Niterói , casados em 27 Jul 1878, no Porto. Era neto paterno de Bernardo Pinto de Magalhães e Maria da Conceição Correia de Queirós e materno de João Pereira da Silva Lima e Rosalina Maria da Conceição.
Com os meus cumprimentos
Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa sobre os Magalhães

#285817 | hgama | 27 ago 2011 16:36 | Em resposta a: #285812

Obrigada pela sua informação. O meu parente, Dr. António Emílio de Magalhães, foi um médico muito prestigiado da cidade do Porto e foi o fundador da Liga Portuguesa de Profilaxia Social. Depois de falecer, em 31/3/1973, foi atribuída a uma rua do Porto o seu nome. Nasceu na freguesia da Sé, no Porto, em 23/4/1895. Era sobrinho directo de José Pinto d'Souza, meu bisavô. Os pais de José Pinto d'Souza eram Manoel Pinto d'Souza e Maria Roza d'Magalhães, portanto avós do Dr. António Emílio de Magalhães com quem a minha mãe privou durante bastantes anos.
Será de facto a mesma pessoa?

Os meus agradecimentos e cumprimentos
Helena Magalhães Gama

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa sobre os Magalhães (Nagoselo)

#285820 | Luis K. W. | 27 ago 2011 17:50 | Em resposta a: #57070

Alguém com pesquisas feitas sobre os Magalhães, de Nagoselo?

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa sobre os Magalhães

#285842 | MMSA | 27 ago 2011 22:48 | Em resposta a: #285817

Boa noite
Pelas datas do nascimento e falecimento estamos a falar da mesma pessoa, o Dr. António Emilio de Magalhães, padrinho de uma minha irmã e primo direito de minha avó, só que o nome do seu bisavô não coincide com nenhum dos filhos de Bernardo Pinto de Magalhães (1814-1890) que chegaram à idade adulta e , por ele, referidos no seu testamento cujos dados vou resumir a seguir
1º casamento com Maria da Conceição (1814-1851)
Maria da Conceição Magalhães
Júlia da Conceição Magalhães minha bisavó
Eduardo Pinto de Magalhães
2º casamento(1855) com Maria da Conceição Correia de Queirós (1820-1870))
António Emílio de Magalhães pai do Dr António Emílio e de, pelo menos, mais 9 irmãos
Anselmo Pinto de Queirós Magalhães
José Pinto de Queirós Magalhães, médico
3º casamento em 1872 com Emília Maria não teve filhos
Pode dar-me mais dados sobre o seu bisavô para eu tentar perceber a ligação com os meus primos Magalhães?
Cumprimentos
Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa sobre os Magalhães

#285861 | hgama | 28 ago 2011 08:33 | Em resposta a: #285842

Bom dia,

O Dr. António Emílio de Magalhães era primo direito do meu bisavô materno, João Pinto Sousa Magalhães, nascido em Ancede (Baião), em 14-2-1885 e filho de João Pinto d'Souza e Joanna Roza d'Jesus. Casou com Felisbela d'Almeida. O meu bisavô teve quatro irmãs também nascidas em Ancede (Baião): Iva, Roza, Maria, Josina. (fonte: registos de baptismo)
Uma vez que o Dr. António Emílio de Magalhães era primo direito de João Pinto Sousa Magalhães (meu bisavô) então João Pinto d'Souza teve outro filho ou filha que foi pai ou mãe do Dr. António Emílio Magalhães.
Por exemplo, o Dr. António Emílio Magalhães é que proporcionou que a minha mãe entrasse no Jardim-Escola João de Deus, no Porto! Não há qualquer dúvida que é da minha família. Só me falta veirifcar no Arquivo Distrital do Porto o registo de baptismo para saber a filiação do Dr. António Emílio de Magalhães, o que ainda não pude fazer devido a um problema na digitalização do ficheiro da freguesia da Sé e porque não resido no Porto.
Era bom que chegássemos a alguma conclusão!

Cumprimentos,
Helena Magalhães Gama

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa sobre os Magalhães

#285863 | MMSA | 28 ago 2011 09:38 | Em resposta a: #285861

Bom Dia
Não consigo aceder ao registo de baptismo através do Etombo e não sei porquê mas mando-lhe os dados todos, na esperança que consiga aceder ou alguém nos possa ajudar :

Fonte
PT/ADPRT/PRQ/PPRT14/001/0084 da freguesia da Sé imagem 230
Dados extraídos
Nascimento
Data 23.4.1895
Pais moradores no Largo dos Lóios
Baptismo
Data 23 de Jul de 1895
Freguesia da Sé
Padrinhos Padrinhos Ezequiel Augusto Ribeiro Vieira de Castro, negociante e sua mulher residentes na Av da Boavista e representados por procuradores
Os pais e avós já lhos mandei e não coincidem. Os meus Magalhães são originários de Baião sim, mas de Mesquinhata Os meus dados baseiam-se apenas nos paroquiais, no testamento de Bernardo Pinto de Magalhães e no Anuário Comercial (dados de carácter profissional) Tenho memórias de infância e fotografias de alguns destes primos (a madrinha da minha irmã e seu marido, ela irmã do Dr. António Emílio, outra irmã, uma cunhada) e uma muito mais recente de um dos sobrinhos, o Dr. Arlindo de Magalhães, professor e sócio de uma livraria.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa sobre os Magalhães

#285864 | MMSA | 28 ago 2011 09:50 | Em resposta a: #285863

Rectifico a informação dada no tópico anterior não é a imagem 230 mas o registo 230. Fui ver a outro computador e tenho esse registo digitalizado. Posso mandar-lho, se me facultar um endereço de mail
Cumprimentos
Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa sobre os Magalhães

#285877 | hgama | 28 ago 2011 16:16 | Em resposta a: #285864

Boa tarde!

Acabei agora mesmo de falar com a minha mãe que tem a certeza absolutíssima quanto ao parentesco do Dr. António Emílio de Magalhães que era primo direito do avô materno da minha mãe. Não ponho em causa qualquer das informações que me posso dar, mas há aqui qualquer coisa que, de facto, não está a "bater" certo! Não temos fotografias mas, por exemplo, a minha mãe reconhece perfeitamente o Dr António Emílio de Magalhães na imagem que está no site da Liga Portuguesa de Profilaxia!
Agradeço então que me envie a digitalização do registo. O meu e-mail é: helenagama@netcabo.pt
Poder-se-ia pôr a hipótese de haver erro nos nomes dos avós do meu bisavô, mas estão iguais em todos os registos de baptismo, quer do meu bisavô, quer das suas irmãs.

Cumprimentos,
Helena Magalhães Gama

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa sobre os Magalhães

#288991 | Fatima2011 | 12 out 2011 03:30 | Em resposta a: #57070

Caro vicmag. Concordo com a Paixão.
Eu sou Magalhães pelo lado de avó materna, em Canadelo, e até onde consegui avançar nos registros digitalizados, fui encontrar a mãe de meu bisavô, Maria Magalhães (n.02/06/1838), filha de Manoel Joaquim Covello e Anna Magalhães, neta paterna de Manuel Ribeiro Covello e Thereza Ribeira e neta materna de Manoel da Costa e Maria d' Magalhães, esta oriunda da freguesia de S. Vicente de Ermello. Como o livro mais antigo de registro de batismo começa em 1822, não consegui recuar mais, por enquanto.
Meu bisavô era José Magalhães Covello (n.08/02/1879), casado com Constancia Pimenta da Costa (n.18/01/1880), que foram pais de 6 filhos : Beatriz, Antonio, José, Manuel, Belmiro e Maria (minha avó materna, n.26/05/1917). Segundo o que minha avó contava, os 2 mais velhos morreram bem novinhos ainda, no máximo 2 aninhos, mas nada achei registrado sobre isso. Todos eles faziam questão de serem chamados de Magalhães e marcaram presença na sua época na aldeia. Minha avó emigrou para o Brasil em 1954 com marido e filhos e faleceu sem voltar à terra. Minha mãe fez questão de manter Magalhães nos registros meu e de meu irmão.
Abraços!

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa sobre os Magalhães

#289083 | fanetal | 13 out 2011 13:25 | Em resposta a: #285863

Bom dia caro confrade:
Peço desculpa de me intrometer na v/ conversação- Acontece que minha avó Maria Luisa Águedo Neto é neta de Luis Aurélio Rodrigues Nogueira e sobrinha de Augusto Antero de Magalhães, por sua vez filho de António Joaquim de Magalhães e neto de outro António Joaquim de Magalhães e de Joana Maria de Magalhães, naturais de Mesquinhata, Baião.
Será que temos parentes comuns? Estou fazendo um levantamento genealogico da familiia e agradecia quaiquer contributos para tal. Obrigado
Cumprimentos
Fausto Neto Alves

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa sobre os Magalhães

#289084 | MMSA | 13 out 2011 13:52 | Em resposta a: #289083

Boa tarde
Os nomes que indica não constam da minha base de dados. Tenho apenas um António Joaquim de Magalhães, nascido em 1790, casado com uma Inácia Joaquina de Magalhães, nascida em 1787 , ambos de Mesquinhata, mas cuja descendência não segui.
Cumprimentos
Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa sobre os Magalhães

#289288 | fanetal | 15 out 2011 21:58 | Em resposta a: #289084

Caro confrade
Augusto Antero de Magalhães, meu parente, era filho de António Joaquim de Magalhães, casado com Maria Margarida e neto de outro António Joaquim de Magalhães, casado com Joana Maria, todos de Mesquinhata. Não sei datas e gostaria de conhecer, bem como a ascendencia daquele seu, nascido em 1790.Haverá só algumas coincidências?
Cumprimentos
Fausto Alves

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa sobre os Magalhães

#289388 | MMSA | 17 out 2011 08:44 | Em resposta a: #289288

Bom dia
Se me facultar um endereço electrónico , envio-lhe o que tenho sobre os meus Magalhães e alguns afins, de Mesquinhata. As fontes, que indico, estão on line e, assim, talvez possa encontrar os que lhe interessam. No Porto, eles fixaram-se, sobretudo, na freguesia da Vitória.
Cumprimentos
Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa sobre os Magalhães

#289411 | fanetal | 17 out 2011 16:13 | Em resposta a: #289388

Boas tardes
Agradeço a sua oferta de facultar-me os elementos disponiveis sobre os Magalhães, que julgo coincidirem na medida que oriundos de Mesquinhata e freguesia da Vitoria, Porto.
O meu endereço eletronico é fanetal37@gmail.com.
Renovo os meus agradecimentos e envio os meus cumprimentos.
Fausto Alves

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa sobre os Magalhães

#289718 | motalopes | 22 out 2011 12:00 | Em resposta a: #57070

Parabens confrade pela iniciativa e os meus votos de um trabalho bem sucedido.
Magalhães é apelido de uma familia muito antiga e nobre,com raizes no atual concelho de Ponte da Barca.
Já fiz um estudo ligeiro sobre ela, pela sua ligação ao primeiro Visconde da Tôrre, João Feio de Magalhães
Coutinho.Não tenho esse apelido no nome,mas um parente meu,António Joaquim de Almeida Pinto da Mota,
oficial do exercito,mas que foi tambem deputado durante a primeira Republica e presidente da Camara de
Valença do Minho,foi casado com uma senhora chamada AURORA DO CARMO ANDRADE DE MAGALHÃES,filha
de JOSÉ MARIA PEREIRA PINTO DE MAGALHÃES,abastado proprietário em Monção,natural de Troviscoso,e neta
paterna de MARIA LUISA DE MAGALHÃES MENESES ABREU PITA,casada com o oficial do exército DIOGO MANUEL
PEREIRA PINTO. É o meu modesto contributo,não sei se lhe interessará.
Abraço

Resposta

Link directo:

Pesquisa sobre os Magalhães

#350215 | ruiacsampaio | 14 set 2014 23:13 | Em resposta a: #57070

Caros Amigos
Li todos os comentários sobre os Magalhães e tenho a acrescentar que toda a minha ascendência materna é Magalhães, mais concretamente Alves Magalhães.
Todos de Sanfins do Douro, concelho de Alijó.
Um abraço
racsampaio

Resposta

Link directo:

Pesquisa sobre os Magalhães

#350256 | 1385 | 16 set 2014 14:48 | Em resposta a: #57070

Caros Confrades
Agradeço terem-me reenviado este tópico que dá azo a que tente corrigir um erro em que induzi o Geneall, e do qual me penitencio.
1 A primeira ascendente que tinha identificado numa linha materna eras uma sexta avó, que encontrei referenciada como Ana Maria de S. José. Precipitadamente acrescentei-lhe o apelido paterno (Madeira)visto que era filha de João Madeira e de Catarina Maria Verificarão no ponto seguinte que Ana Maria de S. José usava o apelido Magalhães e não Madeira, e que o transmitiu a descendentes
Lisboa, Santa Engrácia, óbitos (1765/1764), fl. 278 09.10.1763 + na rua de Nossa Senhora das Dores, João Madeira viúvo de Catarina Maria, sepultou-se na igreja de S. Francisco. Disseram-me que fizera testamento.
óbitos de Santa Engrácia de Lisboa (1745/1766), fl.248, 02.07.1761; + na rua de Nossa Senhora das Dores, ao alto do Madeira, Catarina Maria casada com João Madeira. Sepultou-se na igreja do convento de S. Francisco da cidade, fez testamento de mão comum em que deixou por testamenteiro e herdeiro da sua terça o dito seu marido.
Com a mesma leviandade entendi que seria a mãe de Ana Maria de S. José de Magalhães,Catarina Maria, a origem do apelido, que acrescentei sem prova documental.
Mas:
Santa Engrácia de Lisboa, batizados (1735/1741), fl.244, 06.11.1740 * Marcos filho de João Madeira e de sua mulher Catarina Maria

Resposta

Link directo:

Pesquisa sobre os Magalhães

#350257 | 1385 | 16 set 2014 14:55 | Em resposta a: #57070

Senhor Moderador, talvez por erro meu esta mensagem parece ter chegado truncada numa parte essencial do seu conteúdo, poderia fazer o favor de me esclarecer sobre o que poderá ter ocorrido ?
Antecipadamente grato
Manuel Lamas de Mendonça

Resposta

Link directo:

Pesquisa sobre os Magalhães

#385183 | Tiago R de Andrade | 07 out 2017 18:07 | Em resposta a: #123590

Bom dia,

Passados 11 anos, posso dizer-lhe que tenho alguma coisa.

Poderá contactar-me para tiago ponto rebelo ponto de ponto andrade arroba gmail ponto com

Obrigado.

Resposta

Link directo:

Pesquisa sobre os Magalhães

#385184 | 1385 | 07 out 2017 18:47 | Em resposta a: #385183

Boas tardes Caro Tiago Rebelo de Andrade
Queira perdoar mas suspeito que esta resposta me não era dirigida
E, como o endereço que enviou não está claro...
Manuel Lamas de Mendonça

Resposta

Link directo:

Pesquisa sobre os Magalhães

#389289 | fravasco | 15 fev 2018 14:06 | Em resposta a: #157795

Caro amigo

Houve um Torcato José Coelho Pereira de Magalhães, capitão, com geração.
Ver http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=1226816 na digitalização nº 43.

Terá sido o mesmo que aqui refere?
em #157795 | fcamelo | 30 Mai 2007 16:31 | Em resposta a: #156227

Ao dispor
Vasconcelos

Resposta

Link directo:

Pesquisa sobre os Magalhães

#408065 | Stefano.lima | 25 set 2018 16:09 | Em resposta a: #154608

Boa tarde, minha familia é de arão e do que consegui descobrir o antepassado mais distante era Adelina Fernandes Magalhães. Se possuir algum tipo de informação mais sobre o seu bisavô agradecia uma resposta obrigado.

Resposta

Link directo:

Pesquisa sobre os Magalhães

#408073 | 1385 | 25 set 2018 18:00 | Em resposta a: #385183

Muito boas tardes Caro Tiago Rebelo de Andrade

Dei , talvez precipitadamente, uma sua sua mensagem em que faz o favor de referir que ao fim de 11 anos finalmente encontrou alguma coisa, como não me tendo sido dirigida.
Mas acabo de receber outra e atrevo-me a recordar que a minha pesquisa incide sobre uns Botelho de Magalhães que irrompem inopinadamente em Vila Real, nos finais de XVIII sem que nenhum dos (poucos) antepassados que lhes conheço tenha usado esse apelido. Caso suspeite, ou tenha disponibilidade para isso teria o maior dos gostos em enviar quanto sei
Respeitosos cumprimentos
Manuel Lamas de Mendonça
fsomas@sapo.pt

Resposta

Link directo:

Pesquisa sobre os Magalhães

#408074 | 1385 | 25 set 2018 18:03 | Em resposta a: #385184

A minha contribuição é modesta e carregada de interrogações


1 Ana Maria de S. José de Magalhães, que nos assentos de baptismo dos filhos vem referenciada como natural de N Senhora do Paraíso, S.ta Engrácia de Lisboa, onde terá nascido entre 1730 e 172, filha de João Madeira e de sua mulher Catarina Maria, viveu e + (28.10.1802, com testamento fl p 103
) na rua da Misericórdia freguesia de S. Diniz vila Real. Casou, antes de1760, com José Álvares Monteiro, natural de S. Dinis Vila Real. Não encontrei nos paroquiais de Santa Engrácia, Lisboa, nenhuma referência a Ana Maria de S. José nem aos seus pais. Nem tão pouco localizei o seu casamento Mas o casal tem filhos documentados em S. Dinis de Vila Real, a saber:
1 -Manuel * 5.5.1761 (fl 141) a mãe era de N Senhora do Paraíso S.ta Engrácia de Lisboa viviam na rua Nova os avós paternos de S. Dinis padrinho o Dr Manuel dos Santos Pinto de S. Pedro mad N Senhora da Penha por seu procurador o Dr. Domingos José Correia Botelho
2 -Joaquim José Monteiro (fl 164v /1679 * juiz da Correição em Vila Real 5.11.1763 a mãe de S.ta Engrácia
Mariana* 23.6.1765 fl 184- 179/80 freira em S. Bento de Viseu avós maternos naturais de Nossa Senhora do Paraíso da cidade de Lisboa

3 -Josefa Joaquina Emília refª 16.1.1785
4 -ANA BERNANDINA BOTELHO DE DE MAGALHÃES fl 216/223 fª de José Alves Monteiro e = Ana Maria de S. José de Magalhães *21.6.1769 neta paterna de Joé Alvares Grilo e = Maria Alvares da rua Nova de S. Dinis e materna da freguesia de Santa Engrácia do bairro da Senhora das Dores ao pé do Cardeal da Graça na cidade de Lisboa = S. Diniz 15.2.1795 com Custódio Barbosa e Silva fº de Custódio Barbosa Boarte e mer Maria Ferreira da Silva da fregª de S. Miguel de Crestelo da cidade do Porto fl.69/70 ttas o Reverendo José Pereira da Costa Monteiro, da freguesia de S. Pedro e Jerónimo Alves Rodrigues casado nesta freguesia
5- José fl 237/244 * 1.11.1771 Rosa 7.7.1777 S. Dinis Pad Luis Monteiro solteiro da rua da Misericórdia e Maria Ludovina Monteiro mer de Jerónimo Alves Rodrigues fl. 293v


José Alvares Monteiro viúvo de Ana Maria de S. José de Magalhães moradores na rua da Misericórdia de S. Dinis faleceu de uma retenção de urina 7.6.1807 tinha de idade 87 anos é testamenteiro seu primo José Pereira por determinação sua foi sepultado na igreja da Ordem Terceira de S. Francisco; legou ouro fl. 235
tt 20.1.1803 com codicilo de 11.4.1807 testamento aberto a 7.6.1807
Nas casas de morada de José Alvares Monteiro compareci eu o tabelião José Vieira de Carvalho e na presença das testemunhas adiante nomeadas e assinadas o tt encontrava-se em todo o seu entendimento e juizoo perfeitos smente com falta de vista que há tempos experimentava fez a encomendação da alma determinou o seu corpo fosse envolto no hábito da Ordem Terceira sem outra roupa ou calçado queria ser levado por 4 pobres e a cada um se daria por uma vez somente 480 reis de esmola além de mais 12 pobres por quem quer ser acompanhado dando-se a cada 1 a quantia de 240 reis logo que terminado o depósito do corpo e lhe dirão em voz alta uma coroa de N Senhora por sua alma E 1 ofício de corpo presente com a assistência dos sacerdotes de qualquer parte que queiram nele participar como menor fausto que possa ser e sem música nem urna seus herdeiros lhe mandarão fazer um dia de missas gerais logo no dia do enterro mais 100 por sua alma e 50 pela de sua mulher 25 pelas almas dos seus pais e 25 pelas almas do purgatório cujas missas pelo testado em numero de 300 serão satisfeitas por uma vez somente aos religiosos de S. Francisco desta vila pela esmola de 160 reis cada uma. Dispoz que deixava ao novo hospital da Previdencia de Vila Real a quantia de 50.000 reis que os seus herdeiros satisfarão no prazo de um ano a contar do seu falecimento, e não o podendo pagariam juros
Deixa a seus netos filhos de sua filha Maria Joaquina de Vilar de Maçada a quantia de 30.000 reis pagos por uma só vez para dividirem entre si; deixa a sua irmã Joana 6.400 reis, a sua sobrinha Ana de (?) 3.200 rr. a João Carneiro da rua Nova 3.200 rr. Mais deixa á criada que o servir ao tempo do seu falecimento 3.200 rr além das soldadas que tiver merecido. Mais deixa a cada um dos pobres que no dia da sua morte se encontrem nas cadeias da vila e aos pobres do hospital 100 rr a cada. Mais deixa para as obras que se fizerem nas sepulturas da igreja de S. Dinis 6..400 rr, tudo isto por uma vez somente
Quanto aos bens temporais instituiía por seus herdeiros nas suas porções legítimas a seus 5 filhos a saber:: Joaquim ; Maria; Josefa; Ana e Rosa. E dispondo da terça da sua herança disse que o que sobrar das despesas que se fizerem com o disposto neste testamento e dos 300.000 reis que em tempos se fez dote por escritura publica a sua filha Ana o deixa a suas 2 filhas Josefa e Rosa para que o hajam igualmente entre si. Declarou ele testador que para satisfação dos 300.000 reis deixados a sua filha Ana e marido Custódio Barbosa e Silva tinha dado antes três para as escrituras de umas pensões anuais que tinha na cidade de Lisboa de que lhe pagavam treze mil e tantos reis com a condição de que os ditos foros ou o seu valor não chegarem para preencger a referida quantia se lhe reporia pelas verbas da sua tercça e no caso que excedesse fossem dadas. Disse que nomeava em sua filha Josefa tanto seu prazo que se compõem das casa em que actialmente vive na rua da Misericórdia e fazem foro a Bento de Sousa Vasconcelos da vila de Fafe e em que ele testador se acha fazendo 2ª vida, como tb renuncia na dita sua filha os 2 prazos que se compõem de hortas que possui no sítio das Augurinhas termo de Vila Real que fazem foro a Miguel Teixeira de Castelões. Mais disse ele testador que conjuntamente com a sua falecida mulher haviam feito uma tença anual de 20.000 reis a sua filha Mariana, religiosa professa no convento de S. Bento de Viseu e metade da satisfação dessa tença incumbe a ele testador por isso declara que no caso de que seu filho Joaquim José Monteiro não queira satisfazer a mesma tença na forma que lhe havia prometido para o efeito de ele o nomear, como nomeou no qual este seu filho está actualmente servindo no juízo da Correição desta vila nesse cado satisfaçam as ditas duas filhas da força do terço dele
E mais disse que nomeia para seus testamenteiros José de Oliveira mestre sapateiro e João António de Beça desta vila e roga a qualquer deles roga muito o favor que queiram aceitar este testamento e dar-lhe cumprimento em tempo e deixa áquele que aceitar a dita testamentaria a quantia de 24.000 rr pagos por uma só vez Por falta de vita rogou ao bacharel José Ferreira de Sousa que assinasse com as tt António Alvares alfaiate José Correia Botelho de Mesquita Francisco José de Sousa e Jerónimo Alvares Rodrigues
Codecilo de 11.4.1807
Revoga a nomeação de José de Oliveira como testamenteiro substituindo-o por Jerónimo Pereira de Miranda legando-lhe 24.000 reais como compensação pelo trabalho e os legados aos netos de Vilar de Maçada e a João Carneiro Os bens livres do seu terço deixava-os a sua filha Josefa com condição de dar metade a sua irmã Rosa em dinheiro ou bens de raíz na quinta do Vilarinho
Com os meus cumprimentos
MLM

Resposta

Link directo:

Pesquisa sobre os Magalhães

#408076 | 1385 | 25 set 2018 18:16 | Em resposta a: #408074

Boas tardes de novo
O que apurei sobre a linha feminina da supracitada Ana Maria de S. José (de Magalhães) não parece de grande utilidade. E fiquei pouco convicto sobre a ascendência possível
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
14.2.1712 João Francisco Grilo morador na rua da Misericórdia sendo pad Francisco Fernandes Monteiro da rua da Misericórdia apresentou a procuração da mad Catarina Pereira soltª natural de Bragança (fl 120) 20 .2.1759 António Alvares Grilo da vila velha tta 22.4.1694 Isabel, solteira fª de Francisco Gomes Grilo já + de S. Dinis

fl 48 António * 2.1.1753 fº de Pedro de Beça e mer teresa Maria neto pat de Manuel de Beça e Maria Fernandes Teixª soltª de V de Maçada e materno de António Alves Grilo e Maria Alves da rua Nova

fl. 141/142 Teresa Maria fª de António Alves Grelo e Maria Alves corridos os banhos em S. Dinis e S.Pedro = 17.2.1751 com Pedro de Beça e Faria fº nat de Manuel de Beça e Maria Teixeira de Vilar de Maçada ttas S. Dinis bapt fl 25 1752; Sebastião *22.1.1753 e bapt 27 fº de Pedro de Beça de Faria e mer Teresa Maria nat e desobrigados na rua da cadeia de S. Dinis, neto paterno de José António Alves Grelo e mer Maria Alves, naturais da rua Nova de S. Dinis; e neto materno de Manuel de Beça e de Maria de Macedo de Vilar de Maçada á margem o paroco emendou declaro que é neto materno de Maria Fernandes Teixeira soltª de Vilar de Maçada pad Manuel Correia Botelho de S. Pedro e Teresa Maria de Barros viuva de de José Gomes de S. Pedro
o Pe Manuel Alves Pinto de S. Pedro e António Peres da Costa de S. Dinis pais de Ana a que a avó deixou legado testamentário

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Maria Vitória c.cg. refª ttest da mãe 3 filhos 1200 reis fiquei slide 30 bap !!!!!!
José testamenteiro da mãe

1 sl 47 - fl. 52. Domingos f.º de António Álvares e mer Maria Álvares da Rua Nova desta freguesia de S. Dinis * 24.3.1733 pad Domingos Mourão clérigo in minoribus da fregª,e Antónia Maria filha de Manuel Alvares da Mota morador no Cabo da Vila da freg.ª de S. Pedro o velho com o padrinho e pela madrinha assinou Manuel Teixeira de Lemos morador na rua de Ferraria de S. Pedro


2 - fl. 83 Joana * S.Din 26.11.1735; bap 14 Dezembro, f.ª de António Álvares Grelo e mer Maria Álvares moradores na rua Nova pad o Pe Manuel Ramalho da rua da Ferraria e antónia joana da mesma rua e freguesia de S. Pedro , com o padrinho e pela madrinha assinou o Pe.
(irmão de Luisa Maria S. Dinis 7.1.1730 Luisa fª de Domingos da Silva e Mª Alvares) fº de domingos Ramalho da Rua da Ferraria S. Pedro e Antónia Joana da mesma rua e Sebastião de Figueiredo +



3 - fl. 111 17. 01.1738 * Francisco filho de António Alves e de sua mulher Maria Alves, da rua Nova desta freguesia de S. Dinis. Padrinhos Francisco da Costa Pinto desta freguesia, e Helena Maria Pereira, solteira e Domingos Pereira Tarefa da rua Direita de freguesia de S. Pedro desta vila por seu procurador e irmão o Dr. António Pereira Tarefa

4 -fl. 138 23.06.1640 * Vicente filho de António Alves e de sua mulher Maria Alves moradores na rua Nova desta freguesia . Padrinhos Vicente Luis Correia de Mesquita Pimentel e Francisca Josefa da Nóbrega Cão, filha de António Alves da Nóbrega Cão, todos da freguesia de S. Pedro desta vila, por seu irmão e procurador António Alves da Nóbrega Cão
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Santa Engrácia de Lisboa bat (1735-1741) fl. fl 84; 29.12. 1736 * Mariana f.ª de Leonor escrava de João Madeira
15.09.1765 * Teresa de Jesus viúva de Manuel Madeira sep na ig do convento do Carmo
Lisboa Santa Engrácia óbitos (1745/1764) ;fl. 278 Santa Engrácia 09.10.1763 + na rua de N. Senhora das dores João Madeira viúvo de Catarina Maria sepultou-se na igreja de S. Francisco. Disseram-me que fizera testamento e que não se aprovara por não estar já capaz

Santa Engrácia de Lisboa bat (1735-1741) fl. 244.
06.11.1740 * Marcos filho de João Madeira e de sua mulher Catarina Maria, recebidos na freguesia de Nossa Senhora da Purificação do lugar de Sacavém E o dito Marcos foi baptizado em casa por estar em perigo de vida pelo Pe Tesoureiro Manuel Rodrigues FL 215
175 fl 87


Lisboa, Sacavém, N.S. da Purificação, Liv II casamentos, (1701/1762) fl,44 Sacavém aos 17.01.1723 João Madeira = c. Catarina Maria, ele filho de Domingos Pires Madeira e de Antónia Gonçalves já ++, batizado na freguesia de Nossa Senhora da Ureia de Jales, de Vila Pouca de Aguiar Arcebispado de Braga e morador na freguesia de S. Miguel de Alfama onde se desobrigou, ela filha de António Jorge e de Ana Correia, batizada nesta mesma matriz, perantes as testemunhas Pe António da Silva Godinho, João Coelho de Almeida e Manuel da Silva que assinou. http://digitarq.dgarq.gov.pt/viewer?id=4811058

Resposta

Link directo:

Pesquisa sobre os Magalhães

#413259 | JEFCG | 19 mar 2019 10:28 | Em resposta a: #57070

Prezados colegas,

Gostaria de saber se alguém teria alguma informação sobre Magalhães em Crespos (Braga).

Mais especificamente sobre o casal:

Francisco de Magalhães
&
Maria Antonia

teoricamente nascidos em Crespos (Paróquia de Santa Eulália). Estimo que tenham casado por volta de 1680-1700, possivelmente em Crespos ou outra localidade de Braga.

Seu filho, Manoel de Magalhães (nascido em Braga?), casou-se com Thereza de Jesus no Rio de Janeiro e, a filha destes, Anna Maria de Jesus, casou-se em 1765 (a primeira data confirmada que tenho).

Vasculhado os livros de casamento de Crespos encontrei alguns outros Magalhães casados em torno de 1690-1730, mas nenhuma referencia a este casal.

Qualquer informação seria valiosa e muito apreciada!

José Eduardo

Resposta

Link directo:

Pesquisa sobre os Magalhães

#413260 | TuliusCicero | 19 mar 2019 10:46 | Em resposta a: #413259

Esse casal teve quase todos os filhos em Crespos, mas ambos eram naturais de Santa Lucrécia de Algeriz.
O casamento foi celebrado em Santa Lucrécia em 17 de Fevereiro de 1664.
O Francisco de Magalhães foi baptizado em Santa Lucrécia em 20 de Julho de 1642 e a Maria Antónia em 21 de Setembro de 1645 e faleceu em Crespos em 17 de Novembro de 1733.

Os pais do Francisco de Magalhães eram um Domingos de Magalhães e uma Maria Francisca e casaram em Santa Lucrécia em 4 de Julho de 1641, o Domingos de Magalhães era filho de um António de Magalhães e de uma Marta Pires ou Lopes.
Este António de Magalhães faleceu em Santa Lucrécia em 29 de Abril de 1639, infelizmente não consegui ainda descobrir os seus ascendentes ou onde nasceu.

A Maria Antónia era filha de um Domingos Francisco e de uma Domingas Antónia casados em Santa Lucrécia em 3 de Outubro de 1645 (já depois do nascimento da primeira filha).

Resposta

Link directo:

Pesquisa sobre os Magalhães

#413263 | JEFCG | 19 mar 2019 12:11 | Em resposta a: #413260

Caro Cícero,

Uau! Minha pergunta foi quase um tiro no escuro, uma última e remota chance de obter alguma informação...fiquei surpreso e muito satisfeito em receber sua resposta tão rapidamente! Muito obrigado por compartilhar!

Vou buscar depois os registros que vc comentou nos respectivos livros. No entanto, se vc os tiver, e não for abusar de sua boa vontade, vc teria como me enviar esses registros como imagens? Vou lhe enviar meu contato por mensagem privada...

E caso algum dia tenha mais sucesso com as buscas, pediria que me mantivesse em contato! Da mesma maneira eu farei o mesmo...

Novamente, muito obrigado!

José Eduardo

Resposta

Link directo:

Pesquisa sobre os Magalhães

#413264 | TuliusCicero | 19 mar 2019 12:22 | Em resposta a: #57070

Tente usar es link (https://tombo.pt/f/brg39), é o site da Torre do Tombo mas se seguir o link já vai ter à freguesia certa, seja como for grande parte dos registos portugueses já estão online nesse site.
Vendo os livros é só ir à data certa.
Enviava-lhe os registos mas também não os tenho, eu só os trancrevo mais ou menos como lhe enviei, seja como for se tiver mais antepassados da mesma zona de Braga que não consiga saber os ascendentes contacte-me para o seguinte e-mail (lfolemos@gmail.com), que eu não terei problema em ajudar no que possa.

Resposta

Link directo:

Pesquisa sobre os Magalhães

#428484 | machadojon | 30 out 2020 00:53 | Em resposta a: #118413

Boa noite Sr Arufino, esse Domingos de Magalhães é de Lamas ervoes.
Se for poderia compartilhar a informação?

Grato,
Jonathan Navarro Magalhaes Machado

Resposta

Link directo:

Pesquisa sobre os Magalhães

#428485 | machadojon | 30 out 2020 01:28 | Em resposta a: #234545

Meu ascendentes Magalhães são de Ervoes Valpaços, que depois migraram para Mirandela e depois Chaves, Porto e depois mais recente Lisboa. Procuro informações adicionais de ervoes e região, pois não consigo evoluir pela falta de livros.
Se alguém tiver alguma informação posso compartilhar informações.
Atenciosamente,
Jonathan

Resposta

Link directo:

Pesquisa sobre os Magalhães

#428948 | mariaz | 17 nov 2020 00:03 | Em resposta a: #57070

Caros confrades,
dentro deste topico, alguem tem informações sobre Couto de Magalhães de Alcanede/Santarém?
Em particular João do Couto Magalhaes? (c 1650)? Como é que lá foram parar??
Muito obrigado

Resposta

Link directo:

Pesquisa sobre os Magalhães

#435788 | alb.maga | 22 ago 2021 15:49 | Em resposta a: #57070

Caros Confrades. Cordiais saudações.
Tambem sou um “Magalhães”, natural da freguesia de Duas Igrejas, Vila Verde.
Desde 2007 procuro/consulto registos de nascimento, casamento, óbitos e inventários familiares, na via dos meus ascendentes. Cheguei a MARIA DE MAGALHÃES (minha 7ª Avó). A filha ISABEL foi nascer a Fojo Lobal onde também não aparece o casamento dos pais, mas aparece um Simão de Magalhães, talvez testemunha. Consultado o Arquivo Distrital de Viana do Castelo em 03/10/2014 (e várias vezes antes), informou: «Sei de fonte segura, que desde 1593 a 1658, na Facha, não existe nenhum “Magalhães”».

Pelas freguesias da Facha e Vitorino das Donas, viveu “António da Cunha Magalhães, um limiano abastado regressado do Brasil”. Terá a Maria de Magalhães nascido no Brasil e viajado com ele? Terão os documentos da Maria de Magalhães sido destruídos no incêndio de 23/07/1836 no “Paço de Vitorino das Donas”? Não encontramos seus ascendentes, pelo que agradecemos a melhor atenção e informação. Até lá, compulsamos as seguintes gerações:

1ª. MARIA DE MAGALHÃES, faleceu na freguesia de São Miguel da Facha, Ponte de Lima, a 22/10/1753. Neste óbito, o padre diz que “Foi sepultada dentro da igreja, que se fez o primeiro ofício de 41 padres, o 2º e 3º ofícios de 31 padres e todos os ofícios de nove lições”. Casou com Domingos Alves Novais, da freguesia de São Miguel da Facha. Teve Izabel, que segue.

2ª. IZABEL DE MAGALHÃES, nasceu a 22/06/1717, no lugar do Pinheiro, em Fojo Lobal. Foram padrinhos de batismo: Sebastião Ferreira, morador em Viana, e Izabel de Magalhães, filha de Simão de Magalhães, moradores na freguesia de Santo Estêvão da Facha, Ponte de Lima. Casou a 22/04/1743, na freguesia de Salvador de Fojo Lobal, com Manuel Pereira, natural de São Miguel de Cabaços. Teve Francisco Clemente, que segue.

3ª. FRANCISCO CLEMENTE DE MAGALHÃES, nascido a 13/02/1755, no lugar da Boucinha, Fojo Lobal. Casou a 23/12/1782, em São Salvador de Fojo Lobal, c. Josefa Maria, da freguesia de São Miguel de Cabaços. Teve Maria Josefa, que segue.

4ª. MARIA JOSEFA, da freguesia do São Salvador de Fojo Lobal. Casou a 12/01/1810, na freguesia do Salvador de Fojo Lobal c. Manuel José Luís, da freguesia do São Salvador de Fojo Lobal. Teve João Luis, que segue.

5ª. JOÃO LUIS DE MAGALHÃES, da freguesia de São Miguel de Cabaços. Casou a 12/02/1844 com Luiza Maria, da freguesia de São Miguel de Cabaços, Ponte de Lima. Teve João Luis, que segue.

6ª. JOÃO LUÍS DE MAGALHÃES (meu bisavô), n. a 09/03/1853 e batizado a 16/03/1853 na freguesia de São Miguel de Cabaços, Casa do Arejal, Ponte de Lima. Foi “Professor Régio” na freguesia de Duas Igrejas, Vila Verde, onde casou a 28/04/1877 com Maria Rosa de Araújo Marques, n. a 20/02/1845 e batizada a 23/02/1845 em Duas Igrejas, viúva de José António de Sá Dias, ele de idade 24 anos e ela de 32. Teve, entre outros, Viriato Victor, que segue.

Grato pela atenção.
Alberto Costa Magalhães. Alb.maga@gmail.com

Resposta

Link directo:

Pesquisa sobre os Magalhães

#435801 | André Pessoa | 22 ago 2021 23:23 | Em resposta a: #57070

Boa noite!
Que trabalho árduo e maravilhoso.
Parabéns.!
Tenho familiares com o sobrenome; Magalhães no interior de Pernambuco.
Alguém pesquisando os Magalhães, em Pernambuco ?

Resposta

Link directo:

Pesquisa sobre os Magalhães

#435824 | ilenamaga | 23 ago 2021 17:16 | Em resposta a: #57070

Boa tarde

Sou Magalhães do lado paterno, pertença à família Magalhães de Sobre Tâmega, Marco de Canaveses.

Avó - Maria Anália de Magalhães (04.11.1900-11.08.1981), c. a 24.03.1922 com José Leite do Couto (22.02.1899), familiar que tento encontrar pois emigrou ao Brasil em Outubro de 1926, tendo retornado a Portugal por 3 meses e emigrando novamente em Março de 1930 - não consigo identificar o paradeiro dele a partir desta altura,

Bisavó - Leopoldina Ribeiro de Magalhães, c.c. José Mendes de Vasconcelos;

Trisavó - Maria Joaquina de Magalhães, c.c. João Ribeiro da Motta (ou de Mattos)

O meu avô José Leite do Couto e a minha avó Maria Anália de Magalhães tiveram 3 filhos, 2 raparigas (Glória e Ana) e o meu pai, André de Magalhães Leite, sendo que na minha geração (os meus pais tiveram 3 filhas) o apelido Leite caiu ficando as filhas apenas com o apelido Magalhães.

Pelo que tenho lido no fórum, a família Magalhães é enorme e encontra-se espalhada pelo mundo.

Adquiri o livro "Os Magalhães" de Manuel Villas Boas já há alguns anos e na verdade aquilo que consigo pensar é que dificilmente alguém conseguirá encontrar um elo comum a um seu familiar, de tão remotos que são os registos.

Mesmo só tendo ido até à 3ª geração antes de mim, é uma honra ser uma Magalhães!

Resposta

Link directo:

Pesquisa sobre os Magalhães

#447894 | Maria Godoy Castro | 27 mai 2023 01:00 | Em resposta a: #208331

Boa noite. Procuro pela família Magalhães e tenho apenas a referencia sobre Clementina casada com, Luis Rodrigues de Melo. Luis e Clementina foram pais de Bento José Xavier de Magalhães casado com Ana de Faria a qual é irmã de meu Bisavô José Joaquim de Faria ( nascido no Brasil).

Ana e Luis viveram em Aveiro com geração de 5 filhos de sobrenome Faria de Magalhães.


A mesma casou-se também com de Jose da Silva e Melo (filho de Joaquim José de Melo e Luisa Angelica de Freitas Soares) com geração na família como do filho Carlos de Faria e Melo barão de Cadouro.


Estou a busca de meu Trisavô Antonio José de Magalhães que creio seja da mesma família pois os casamentos entre parentes eram muito comuns e minha linha paterna Castro Faria.

Antonio José de Magalhaes casou-se com Delphina Angélica do Nascimento já nascida no Brasil filha de Manoel Pires Marinho e Maria Pires.

Foram pais de Rita Isabel da Conceição casada com Luis José de Mattos Pereira e Castro nascido em Vila do Conde filho de João Jose de Mattos Pereira e Castro nascido em Monção e Ana Luisa de Souza nascida em Vila do Conde \ filha de Manoel Seixas e Sá ( de Torre de Moncorvo ) e Marianna Joaquina de Souza.

Desde já sou Muito Grata a quem possa me orientar.

Atenciosamente

Maria Godoy de Azevedo de Castro Faria

email: mariaagodoy@gmail.com



Antonio José de Magalhães nasceu em trono de 1795 pouco mais pouco menos e casou-se com

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 22:36

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen