Familia Barros e Vasconcellos, ramo do Brasil.

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Cargos | Brasil

Familia Barros e Vasconcellos, ramo do Brasil.

#57780 | RBVG | 12 fev 2004 18:45

Caros confrades.

Gostaria de ter a vossa ajuda no sentido de obter informações sobre os Barros e Vasconcellos do Brasil.
O primeiro que temos conhecimento que foi para o Brasil, por volta de 1800, mais concretamente para Maranhão, chamava-se Filipe de Barros e Vasconcellos, era moço fidalgo da casa real, almirante, chefe da esquadra Portuguesa e inspector dos serviços da marinha. Fez parte, da junta governativa do Brasil criada pela corte Portuguesa pelos decretos de 29 de setembro e 1 de Outubro de 1821, bem como da junta governativa do estado do Maranhão em Maio de 1811 e Fevereiro de 1822.

Sabemos que teve pelo menos dois filhos e uma filha (segue):

- António de Barros e Vasconcellos, tendo este recebido o alvará de moço fidalgo em 28 de Novembro de 1811, com descendência.
- Severiano de Barros e Vassconcellos, não sabemos se teve descendência.
- Uma filha da qual desconhecemos o nome, mas sabemos que casou no Maranhão com Manoel Monteiro de Barros, com descendência.

Do acima referido António de Barros e Vasconcellos, sabemos que deverá ter nascido por volta de 1805, foi conselheiro desembargador e casou com Isabel Muller. Estes tiveram pelo menos um filho, o Barão de Penalva, António Augusto de Barros e Vasconcellos que nasceu no Pará em 13 de Dezembro de 1831 e faleceu em Paris em 13 de Junho de 1910, casou em 24 de Novembro de 1855 no Maranhão com Rosa Maria Pinto de Magalhães, filha dos Barões de Puri Assu e não teve descendência. Exerceu vários cargos administrativos, tendo sido director dos correios no Maranhão e inspector da Tesouraria no Amazonas. Alistou-se como voluntário no exercito e fez a campanha do Paraguai onde foi por duas vezes ferido, promovido a coronel por acto de bravura, foi brigadeiro e general do exercito. Representou a província do Maranhão varias vezes na Assembleia Provincial e Assembleia Geral nas 15º e 16º legislaturas de 1872 a 1878, pertenceu a várias associações cientificas e foi presidente da Societé Universalle des Sauveteurs de Rome.

Melhores cumprimentos
rbvg

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barros e Vasconcellos, ramo do Brasil.

#57796 | MSG | 12 fev 2004 20:22 | Em resposta a: #57780

Caro confrade:
Tenho procurado coligir todos os elementos disponíveis sobre os Barros e Vasconcelos - embora até agora limitado aos diversos ramos portugueses oriundos dos morgados de Santa Iria.
Penso que esse Filipe de B.V. que refere seja um dos nove filhos de Cristóvão da Silva Machado e Morais de Barros e Vasconcelos e de sua mulher (e segunda prima) Ana Bernarda Salema da Câmara e Vasconcelos, e se assim for foi baptizado na freguesia da Granja de Alpriate a 12 de Julho de 1767; irmão (mais novo) de um Herculano José de Barros e Vasconcelos que encontra aqui na Base de Dados. Dele tenho apenas, de momento, alguns dados dispersos referentes aos primeiros passos da sua carreira na Armada e a dois casamentos (o que me faz perguntar se saberá quem é a mãe dos três filhos que refere), com Filipa Rosa Bernardes da Mota (1786) e com Ana Rita Vieira (depois de 1793). Saberá esclarecer-me sobre isto?
Um outro Fernando de Barros e Vasconcelos esteve no Brasil como Governador de Paraíba por volta de 1670, mas ignoro se terá deixado descendência aí.
Ficaria muito grato se quisesse compartilhar qualquer informação sobre os ramos brasileiros desta família.
Melhores cumprimentos,
marcos sousa guedes

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barros e Vasconcellos, ramo do Brasil.

#57810 | MSG | 13 fev 2004 00:31 | Em resposta a: #57796

rectificando o que escrevi acima: foi baptizado na capela de S. Sebastião, em Granja de Alpriate, freguesia de Vialonga (actual concelho de Vila Franca de Xira)

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barros e Vasconcellos, ramo do Brasil.

#57836 | RBVG | 13 fev 2004 10:16 | Em resposta a: #57810

Caro Marcos Sousa Guedes.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barros e Vasconcellos, ramo do Brasil.

#57837 | RBVG | 13 fev 2004 10:34 | Em resposta a: #57810

Caro Marcos Sousa Guedes

Obrigado pela sua resposta.

O meu nome é Rodrigo de Barros e Vasconcellos Guisado, pertenço á familia Barros e Vasconcellos originária de Stª Iria, sendo do ramo das Barras, sou 5º neto de Cristovão da Silva Machado e Morais de Barros e Vasconcellos e 4º neto do referido Herculano José de Barros e Vasconcellos. Efectivamente o Filipe de Barros e Vasconcellos a que me refiro é irmão mais novo do Herculano José e do José Eleutério. Infelizmente não sei quem é a mãe dos seus três filhos.
Neste momento já tenho contacto com um Luiz Augusto de Barros e Vasconcellos no Brasil, embora saiba que descende da familia do Barão de Penalva, em termos de nomes não consegue ir alêm do seu avô.

Julgo que em Portugal neste momento só existem dois ramos da familia Barros e Vasconcellos (oriundos da quinta das Barras), que ainda usam este apelido é o descendente do Herculano do qual eu faço parto e é o descendente do José Elutério.

Gostaria imenso de trocar informaçõe consigo sobre a minha familia, os meu email é:

rodrigo.guisado@siva.pt

Um abraço.
Rodrigo de Barros e Vasconcellos Guisado

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barros e Vasconcellos, ramo do Brasil.

#127268 | Luís_MCS_Froes | 03 set 2006 11:42 | Em resposta a: #57780

Caros Senhores,

Sobre os Barros e Vasconcelos Morgados de Santa Iria da Azóia e Senhores da Casa de Vale de Flores, posso adiantar que a sua representação, bem como a de todos os vínculos que se aliaram ao ramo primogénito (Morgado de Alarcão, Administração da Capela de D. Jerónima de Castro, da Capela do Carmo instituída por D. Filipa de Melo e da de Nossa Senhora da Soledade), recaiu na família da minha avó, Torre do Valle, por extinção da linha varonil legítima em Pedro de Alcântara de Barros e Vasconcellos, irmão da minha tetravó D. Rita José de Barros e Vasconcellos de Carvalho Nobre (http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=146716).

Estou à vossa disposição para troca de quaisquer informações.

Com os melhores cumprimentos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: Familia Barros e Vasconcellos, ramo do Brasil.

#127405 | RBVG | 04 set 2006 09:52 | Em resposta a: #127268

Caro Luís Froes.

Agradeço a sua disponibilidade. O meu nome é Rodrigo de Barros e Vasconcellos Guisado e sou o representante dos Barros e Vasconcellos do Ramo da Quinta das Barras, caso necessite de alguma informação minha estou á sua disposição.

Melhores cumprimentos.
Rodrigo de Barros e Vasconcellos Guisado

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 01:32

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen