Jovens bispos

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Famílias | Regiões

Jovens bispos

#5786 | Carlos Silva | 13 jun 2001 18:15

Caros colisteiros,

Gostava de confirmar certo parecer quanto a dois irmaos bispos i.e.
D. Fernando Matins Coutinho (C. 1391-1429) bispo de Coimbra (1418-1429)
D. Luis Coutinho (c.1415-1453), bispo de Viseu (1439-1444) Coimbra (1444-1452 ou 53) e arcebispo de Coimbra (1452-1453), morto da Lepra me parece, em Sintra.
Estes chegaram ao bispado com 27 e 24 anos aproximadamente.
Conheço tambem o caso de D. Fernando da Guerra (c.1387-1467), bispo de Silves em 1409 me parece, portanto com uns 22 anos.
Acho que eram bem novos. Nào seria de surprender no contexto do renascimento (mas ao principio do seculo 15?), ou entào no caso de membro chegado da familia real (Fernando da Guerra era membro nào muito proximo da familia real, e Luis Coutinho ainda menos, e seu meio irmào Fernando Martins Coutinho nào o era) .

Conhece alguem mais exemplos de bispos tào novos, na primeira metade do seculo 15?

Agradecimentos e melhores cumprimentos

C. Silva

Resposta

Link directo:

RE: Jovens bispos

#6471 | magalp | 30 jun 2001 11:38 | Em resposta a: #5786

Caro Carlos Silva
É muito interessante a sua questão. Dá para pôr a imaginação "a trabalhar" e dá para investigar as relações do Estado com a Igreja, post 1400. Procurei aqui em casa, vasculhei vários índices, incluindo Fortunato d'Almeida, mas nada encontrei de geito.
Se calhar só socorrendo-nos do Pe. Fernando Leite, S.J. - Fernando Leite Saldanha de Castro Meirelles - um santo e um sábio que reside no Largo das Teresinhas, Braga.
Cumprimentos.
M.Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Jovens bispos

#7234 | Carlos Silva | 19 jul 2001 10:11 | Em resposta a: #6471

Caro M. Magalhàes,

Obrigado pela atençào. Confesso nào conhecer os meios culturais bracarenses, inclusive no dominio historico. Alias, apenas de longe a longe se me oferece oportunidade de deslocaçào a Braga.
Caso o M. Magalhàes tenha de seu lado ocasiào e boa vontade para consultar o Fernando Leite Saldanha de Castro Meirelles, estaria interessado em saber mais neste forum.
Dado o M. Magalhàes ter curiosidade no assunto, nào faltarei em informar devidamente se conseguir de meu lado algo de interesse.

Melhores cumprimentos

Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Jovens bispos

#85119 | Carlos Silva | 24 fev 2005 14:35 | Em resposta a: #5786

Caros colegas,

os recursos internet nào sao tao ricos no que diz respeito à carreira desses dois bispos de coimbra.
Alguem tem dados interessantes, para documentar um pouco D. Luis Coutinho e D. Fernando Martins Coutinho ?

Carlos Silva

P.s. : D. Fernando da Guerra foi, ele, pelo contrario, muito bem estudado.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 21:33

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen