Longevidade - parte 2 (agora 105 anos)

Este tópico está classificado nas salas: Genética

Longevidade - parte 2 (agora 105 anos)

#58980 | Filipe Prista Lucas | 27 fev 2004 15:41

Caros todos,

Venho abrir um novo tópico sobre este mesmo assunto, agora com base na tarefa a que agora me propus (de novo em colaboração com a GRG, um grupo de investigação gerontológica norte-americano): pesquisar e validar casos portugueses de longevidade com 105 anos ou mais.

Neste sentido, agradecia que, caso encontrem ou saibam de alguma referência a um caso que se insira nestes parâmetros (de pessoas ainda vivas ou já falecidas), mo possam transmitir.

Com os melhores cumprimentos,

Filipe Prista Lucas

Resposta

Link directo:

RE: Longevidade - parte 2 (agora 105 anos)

#59163 | aimvc | 29 fev 2004 12:30 | Em resposta a: #58980

Bom dia!

Ontem, num suplemento do "Correio da Manhã" dedicado à comemoração dos 100 anos do Benfica, é feita alusão a 3 pessoas com mais de 100 anos:
- Ilda da Conceição Fernandes - 110 anos (ou 114, segundo a própria)
- Fernando Valle - 103 anos
- Maria do Carmo Seruca - 100 anos

Guardei o referido suplemento, pelo que, se lhe interessar alguma das pessoas, diga.

Melhores cumprimentos,
Ana Morão Correia

Resposta

Link directo:

RE: Longevidade - parte 2 (agora 105 anos)

#59176 | Filipe Prista Lucas | 29 fev 2004 14:23 | Em resposta a: #59163

Cara Ana,

Interessa-me muitissimo a informação relativa à senhora Ilda da COnceição Fernandes, pelo lhe agradeço tudo o que me possa transmitir - acredito que já não vá a tempo de comprar o suplemento...!

Muito obrigado!

Filipe Prista Lucas

Resposta

Link directo:

RE: Longevidade - parte 2 (agora 105 anos)

#59177 | abivar | 29 fev 2004 14:33 | Em resposta a: #58980

Caro Filipe Prista Lucas:

Não sei se já lhe deram a informação aqui no fórum relativa a uma Tia do falecido Embaixador Leite de Faria, cujo verdadeiro nome próprio não sei, pois conhecia-a por "Tia Mimi Sequeira Braga" e que morreu em Janeiro de 2000 com 107 anos (faria 108, se não me engano, em Junho de 2000), mantendo completa lucidez. Aos 105 anos, pelo menos, ainda tomava banhos de mar e mantinha uma activa vida social. Julgo que haverá outros frequentadores do fórum que possam esclarecer qual o nome completo desta Senhora (procurarei obter essa informação).

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Longevidade - parte 2 (agora 105 anos)

#59191 | aimvc | 29 fev 2004 16:25 | Em resposta a: #59176

Boa tarde!

Eis as informações mais relevantes constantes no CM relativas à Sra. D. Ilda da Conceição Fernandes:
- natural de Condeixa-a-Nova
- actualmente, a residir no lar "O Renascer", na Cruz de Pau (responsável pelo Lar: Rute Gomes)
- de etnia cigana
- ainda lúcida
- segundo a própria, registada apenas qdo tinha já 4 anos; de qualquer modo, oficialmente, terá 110 anos
- 6 filhos (4 rapazes + 2 raparigas)
- cerca de 50 netos, perdeu a conta a bisnetos e trinetos

Penso que são estas as informações que mais lhe interessarão no referido artigo. Se, no entanto, quiser ver o artigo todo, poder-lhe-ei enviar um scan do mesmo.

Melhores cumprimentos,
Ana Morão Correia

Resposta

Link directo:

RE: Longevidade - parte 2 (agora 105 anos)

#59311 | Filipe Prista Lucas | 01 mar 2004 21:23 | Em resposta a: #59177

Caro António Bivar,

Tinha, realmente, a informação de uma senhora D. Maria da Glória Braga, nascida a 1892 e residente em Lisboa, cujo paradeiro após 1998 desconhecia. Calculo ser a mesma pessoa.

Muito obrigado pela dica, e agradeço-lhe desde já qualquer informação que tenha acerca desta senhora, que me permita pesquisar o seu caso.

Melhores cumprimentos,

Filipe Prista LUcas

Resposta

Link directo:

RE: Longevidade - parte 2 (agora 105 anos)

#59312 | José | 01 mar 2004 21:31 | Em resposta a: #59311

Vi ontem um programa dedicado ao Prof.José Hermano Saraiva onde apareceu um seu tio que morreu com 107 anos de idade.

Já agora, a mulher do Prof., D.Maria de Lurdes, é da família do marquês de Sá da Bandeira, mas porque via ?

JSPinto

Resposta

Link directo:

RE: Longevidade - parte 2 (agora 105 anos)

#59327 | Filipe Prista Lucas | 02 mar 2004 08:57 | Em resposta a: #59312

Caro José Pinto,

De facto, o senhor José Maria Hermano Baptista, tio do Professor José Hermano Saraiva, faleceu em 2002 ou 2003 (não tenho a data exacta) com 107 anos, e, pelo que sei (e pelo que me fio confirmado pela liga dos combatentes), seria o último veterano português da 1.ª Guerra Mundial (ainda tenho pistas para 2 outros veteranos vivos em 1999, mas suspeito já não serem vivos).

Melhores cumprimentos,

Filipe Prista Lucas

Resposta

Link directo:

RE: Longevidade - parte 2 (agora 105 anos)

#59328 | Filipe Prista Lucas | 02 mar 2004 09:03 | Em resposta a: #59177

Caro António Bivar,

Abaixo segue a transcrição de um artigo do Jornal de Notícias:

Data:14-08-1998
Centenária visita Expo'98

A Expo'98 recebeu, ontem, a visitante mais idosa que já passou pelo recinto desde a abertura do evento. Maria da Glória Braga, de 106 anos. A centenária, natural de Barcelos, mas residente em Lisboa, entrou pela Porta do Sol. Lúcida e bem humorada, apesar da idade, gracejou com o facto de se ter mantido solteira até esta idade e lembrou a visita que fez à Exposição do Mundo Português. Comparando a mostra do Estado Novo com a Exposição Mundial, Maria da GLória disse que a actual é muito maior. Acompanhada pelos sobrinhos-bisnetos, a idosa foi recebida por funcionários do departamento de Acolhimento ao Visitante, que lhe forneceream de imediato uma cadeira de rodas, o que constituiu uma estreia, já que, de acordo com os seus familiares, Maria da Glória nunca se sentara em nenhuma, apesar de viver num terceiro andar alto, sem elevador.

Melhores cumprimentos,

Filipe Prista Lucas

Resposta

Link directo:

RE: Longevidade - parte 2 (agora 105 anos)

#59335 | MCN | 02 mar 2004 09:47 | Em resposta a: #59163

Maria do Carmo Seruca, de Loulé, é minha tia-avó e fez os 100 anos no dia 18 de Janeiro p.p. Foi notícia nos orgãos de comunicação social por ultimamente se entreter a ouvir relatos de futebol (com algum exagero jornalístico...)
Não tem queixas de saúde, apenas vê mal, porque não foi operada há 10 anos atrás (quando tinha 90 e provavelmente acharam que "já não valia a pena"...)
A minha avó Maria Luiza faz 91 anos em Abril. Vive autonomamente e com saúde, graças a Deus.
São as últimas resistentes de um total de 15 irmãos.
Cumprimentos,
Miguel Centeno Neves

Resposta

Link directo:

RE: Longevidade - parte 2 (agora 105 anos)

#59766 | José | 07 mar 2004 17:23 | Em resposta a: #59312

Quanto à ascendencia de D.Maria de Lurdes Saraiva, há novidades ?

Resposta

Link directo:

RE: Longevidade - parte 2 (agora 105 anos)

#65480 | JMCM | 20 mai 2004 15:58 | Em resposta a: #58980

Caro Filipe

Saiu no dia 12 de Maio no Jornal das Caldas, um artigo de um Senhor que fez 105 ano no dia 7 do corrente, chamado Antonio Timoteo residente em Usseira-Obidos.

Caso queira e se eu tiver acesso ao seu e-mail, envio-lhe o artigo.

Cumprimentos

José Maria de carvalho e Melo

Resposta

Link directo:

RE: Longevidade - parte 2 (agora 105 anos)

#65483 | JC | 20 mai 2004 16:45 | Em resposta a: #59328

Caro confrade

Conheci a senhora que refere, a Sra. D. Maria da Glória Braga, a "Tia Mimi". Com 104 ou 105 anos vi-a a tomar um dos seus muitos banhos na praia do Alvor e quando saíu disse-me "com este já são 16 desde que cheguei há dias à praia". Esta senhora vivia num 3º andar e fazia questão de descer uma ou duas vezes ao dia sem se agarrar ao corrimão. Bebia todos os dias de manhã um copo de água onde tinha deixado uns pregos ferrugentos na véspera, um dos motivos a que atribuía a sua longevidade. Saltava todos os dias à corda e manteve toda esta actividade até poucos meses antes de morrer.
Era tia do Embaixador António Leite de Faria que morreu com noventa e muitos anos.
Conheço bem uma sua sobrinha.

Cumprimentos,

José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Longevidade - parte 2 (agora 105 anos)

#65638 | Filipe Prista Lucas | 23 mai 2004 13:11 | Em resposta a: #65480

Caro Senhor José Carvalho e Melo,

Muito obrigado pela informação, de que já dispunha por ter saído também no Jornal de Notícias. A título de curiosidade, o meu trabalho nesta área já vai avançado e acho que cada vez mais me aproximo da lista definitiva das pessoas mais velhas do país:

1.º Maria do Couto Maia, 113 anos (Vila Nova de Gaia)
2.º Maria de Jesus, 110 anos (Tomar)
3.º Clara Lopes dos Santos, 110 anos (Lisboa)
4.º Augusto de Oliveira Moreira, 107 anos (Vila Nova de Gaia)
5.º Rosa Perpétua Vaz, 107 anos (Santa Maria da Feira)
6.º Maria Teresa Luzio, 106 anos (Chaves)
7.º António de Castro, 106 anos (Barcelos)
8.º Maria Ana da Silva, 106 anos (Albufeira)
9.º Laurinda de Jesus, 105 anos (Gondomar)
9.º Joaquina Rosalina, 105 anos (Abrantes)
10.º António Timóteo, 105 anos (Óbidos)

Maria do Couto Maia é, actualmente a 2.ª mulher mais velha da Europa e a 6.º do mundo. Maria de Jesus é a 36.ª e Clara Lopes dos Santos a 44.ª no ranking mundial.

Com os melhores cumprimentos,

Filipe Prista Lucas

Resposta

Link directo:

RE: Longevidade - parte 2 (agora 105 anos)

#65677 | Monigo | 23 mai 2004 21:05 | Em resposta a: #65638

Olá

a título de curiosidade a mãe do Presidente do Chile celebrou 108 anos hoje

Alberto

Resposta

Link directo:

RE: Longevidade - parte 2 (agora 105 anos)

#85384 | JoséSerafim | 28 fev 2005 23:06 | Em resposta a: #65677

Aqui está um caso de longevidade excepcional:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=25143

Resposta

Link directo:

RE: Longevidade - parte 2 (agora 105 anos)

#85416 | jpbabc | 01 mar 2005 12:41 | Em resposta a: #58980

Caro Filipe Prista Lucas,


Aqui lhe deixo a transcrição de um texto que encontrei na net e que espelha a figura extraordinária do Prof. Emídio Guerreiro que vai a caminho dos seus vigorosos 106 anos !

Os meus cumprimentos,

José Pedro Castro



Ora leia,

«06-09-2004 20:50:00
Emídio Guerreiro - 105 anos.
O Prof.Emídio Guerreiro é hoje justamente homenageado, na sua terra Natal - Guimarães - pelo seu 105º aniversário.
Depois de ter sido agraciado em 1999 com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade, no ano em que completou 100 anos, chegou agora a vez de altas figuras do nosso meio político lhe prestarem nova homenagem.
Formado em Matemáticas, viveu cerca de 40 anos exilado em França. Ligou-se à luta armada revolucionária contra o Estado Novo e, já depois do 25 de Abril foi Secretário-Geral do PSD, embora por curto espaço de tempo.
Para além da sua rica vivência - dava seguramente um rico argumento para o cinema - o que mais me espanta é a sua lucidez.
É espantoso que seja um fã da internet, dizendo com graça, que a Internet nos dá uma ubiquidade até aqui só ao alcance de Deus. Com efeito, com a net, estamos em qualquer ponto do mundo. À distância de um clic.
Curiosamente, deseja para os seus amigos que vivam muito, só que não envelheçam. Para ele a velhice não é só decrepitude. É um verdadeiro naufrágio.

Nuno Machado»

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 00:32

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen