Março: algum pedido para o AUC?

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões

Março: algum pedido para o AUC?

#59071 | Pedro França | 28 fev 2004 12:49

Caros confrades:

Como já vem sendo hábito, abro novo tópico para dosear os pedidos mês a mês. Também é certo que todos em geral já estão a familiarizar-se com as condições que eu passei a impor à investigação consoante o seu grau, extensão e natureza e dependendo também da exactidão ou não, dos dados iniciais fornecidos para a pesquisa.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Março: algum pedido para o AUC?

#59073 | Benedita Vasconcelos | 28 fev 2004 13:20 | Em resposta a: #59071

Sou nova nestas coisas e posso estar a pedir uma coisa impossível
Se assim fôr peço desculpa.
Queria dados sobre Luis Guilherme Mendonça Castilho de Albuquerque,nascido a 4 ou 6 de Março de 1917
Grata
Maria Benedita

Resposta

Link directo:

Para a Benedita

#59116 | Pedro França | 28 fev 2004 20:06 | Em resposta a: #59073

Cara Tita:

Gostaria muito de a ajudar mas só posso fazê-lo se o pedido se centrar em buscas a fazer no AUCoimbra. Por outro lado, 1917 é um ano muito recente e não tenho documentação a procurar naquele arquivo.
Um abraço e tudo de bom.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para a Benedita

#59121 | Benedita Vasconcelos | 28 fev 2004 20:13 | Em resposta a: #59116

De qualquer modo,bem haja pela boa vontade

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Março: algum pedido para o AUC?

#59131 | texmel | 28 fev 2004 22:04 | Em resposta a: #59071

Caro confrade Pedro França
Penso que a sigla AUC signifia Arquivo da Universidade de Coimbra;assim sendo pedia-lhe se possivel fôr o seguinte:
Será possível encontrar nesse arquivo refrência a PEDRO ESTEVES TEIXEIRA,natural de Monção,filho de António Teixeira Coelho da Silva e de Paula Leite,que nuns documento que tenho é referido como Doutor.Este Pedro Esteves Teve um filho de sua mulher Francisca dos Santos de nome JOSÈ JOÂO TEIXEIRA,também referido como doutor e também natural de Nonção,que foi Cavaleiro da Ordem de Cristo e Desembargador no Porto no ano de 1778.No que se refere a datas é tudo o que consegui saber até hoje.Desculpe o transtorno que lhe vou dar
mas isto é muito importante para mim pois eram meus familiares.
Antecipadamenta grato lhe fico.
Texmel

Resposta

Link directo:

Para o Texmel

#59141 | Pedro França | 29 fev 2004 02:03 | Em resposta a: #59131

Caro Texmel:

Tomei nota do seu pedido. Lá para quarta ou quinta-feira já aqui deverei dizer alguma coisa.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Março: algum pedido para o AUC?

#59150 | jliberato | 29 fev 2004 10:07 | Em resposta a: #59071

Meu caro Pedro França,
Penso que sobre Folques não encontrou nada de relevante, sobre as arreliadoras quebras nos Paroquiais.
Tinha um pedido a fazer-lhe. estava interessado num casamento em Seia em 1838 entre António José Cunhal e Maria do Nascimento Henriques do Vale, ambos na nossa base de dados. Interessava-me verificar se algum dos ramos ascendentes tem origem noutras freguesias, limítrofes ou não.
Cumprimentos e sempre grato
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Março: algum pedido para o AUC?

#59178 | atni | 29 fev 2004 14:47 | Em resposta a: #59071

Agradecia se fazia o favor de confirmar se Agostinho José Mousinho (n. Amieira a 3/11/1798), filho de António Rodrigues Frade e Catarina Marchão, ambos de Amieira,alguma vez terá frequentado a Universidade.
Cumprimentos
A.Sena

Resposta

Link directo:

Para o JLiberato

#59179 | Pedro França | 29 fev 2004 15:19 | Em resposta a: #59150

Caríssimo:

Não me esqueci do seu pedido. Apenas não tive hipótese de me demorar a prestar-lhe esse serviço. Vou ver se lhe dou baixa dele esta semana.
Quanto a Seia, nada feito. Pertence ao ADGuarda, o que quer dizer que a documentação requerida ora poderá estar lá ou na TT. Desolado, pois, por não poder atendê-lo aqui.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Para o A. Sena

#59180 | Pedro França | 29 fev 2004 15:20 | Em resposta a: #59178

Caríssimo:

Vou ver o que posso encontrar-lhe esta semana, 'tá?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o JLiberato

#59181 | jliberato | 29 fev 2004 15:23 | Em resposta a: #59179

Caro Pedro França
Distracção minha.
Grato na mesma.
Abraço do
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Março: algum pedido para o AUC?

#59238 | Alfa49 | 29 fev 2004 22:36 | Em resposta a: #59071

Caro Pedro França:

Sendo muito breve, gostaria de lhe pedir alguma informação que disponha sobre o apelido de CEREJO, será da Batalha? desde já, grato pela ajuda e disponiblidade.
Cumprimentos
João Barreto

Resposta

Link directo:

Para o João Barreto

#59249 | Pedro França | 01 mar 2004 01:41 | Em resposta a: #59238

Caro João:

Não vejo que seja apelido muito vulgar mas posso dar uma olhada pelos verbetes dos estudantes no AUC e nas ordenações...Lá para quarta ou quinta-feira deverei dizer alguma coisa, 'tá?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Março: algum pedido para o AUC?

#59267 | miglopes | 01 mar 2004 11:13 | Em resposta a: #59071

Caro Pedro França:

Tenho acompanhado as suas preciosas pesquisas sem me atrever a fazer um pedido, no entanto desta vez não resisto, dado que fiquei num impasse sobre um ramo familiar da minha esposa que procuro completar à algum tempo.
Trata-se de António Proença Pereira, nascido em 13-3-1895, e que frequentou a UC como aluno de direito.
Se conseguir qualquer informação sobre as suas origens e ascendentes, poderei dar continuidade às minhas pesquisas.

Com os maiores agradecimentos
Miguel Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Março: algum pedido para o AUC?

#59277 | camisao65 | 01 mar 2004 14:11 | Em resposta a: #59071

Caro Pedro França,

Dois pedidos, num só.
1) Uma certidão de baptismo de José Maria Baptista, nascido em Alvém, Gois, cerca de 1863, filho de José Baptista e de Maria Carvalho

2) E este, é apenas um pedido de informação
Se existe um Inventário Orfanológico em nome de Augusta Braz, primeira mulher de José Maria Baptista, falecida cerca de 1900, em Alvém Gois.

Desde já, os meus agradecimentos,

Melhores cumprimentos

Luis Camizão

Resposta

Link directo:

Para o Miguel Lopes

#59300 | Pedro França | 01 mar 2004 18:32 | Em resposta a: #59267

Caro Miguel:

O que eu posso fazer é procurar nas certidões de idade dos estudantes da UC, que as há, até 1925. Verbetes de matrículas para o séc. XX não estão elaborados ainda: é trabalho que parou no tempo e é natural que as matrículas para essa altura ainda estejam nas respectivas faculdades.
Lá para quarta ou quinta-feira, 'tá?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Para o Luís Camisão

#59301 | Pedro França | 01 mar 2004 18:35 | Em resposta a: #59277

Caro Luís:

Tomei nota do seu pedido. Não prometo que responda numa mesma mensagem às duas partes do mesmo: é mais fácil atacar a 2ª parte. Daí que, lá para quarta ou então quinta-feira, eu tenha já alguma coisa (os pedidos começam a avolumar-se).
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Re: Março: Algum pedido para o AUC?

#59315 | Vasco Campos | 01 mar 2004 23:06 | Em resposta a: #59301

Caro Dr. Pedro França

Será que podia ver os baptizados de António Madeira da Costa (meu Trisavô) e Francisco Madeira da Costa Abreu (meu 4º Avô), filhos de Manuel Madeira da Costa (de Alvoco das Várzeas) e de Gertrudes Mendes (de Loriga), supostamente baptizados em Alvoco das Várzeas (actual concelho de Oliveira do Hospital) por volta de 1790/1810.
Agradeço desde já a atenção dispensada.

Cumprimentos

VC

Resposta

Link directo:

RE: Março: algum pedido para o AUC?

#59316 | ffarrajota | 01 mar 2004 23:47 | Em resposta a: #59150

Senhor Liberato,
Em Seia encontrei o casamento de:
José Maria Cunhal filho de António Cunhal e Rozália Maria, em 31/5/1853, naturais da Guarda, freguesia da Sé, e Maria Rita Saraiva dos Santos, filha de Manuel Saraiva dos Santos e Maria da Costa desta freguesia.Test.: Dr.José da Motta Veiga e José Ferreira Faria.
Tinha este registo porque julguei estar ligado à minha família pelo apelido Saraiva.
Lembro-me de ter encontrado também em S.Româo um casamento que não tomei nota por não me interessar, de um ou uma Cunhal , de Estremoz. Penso que por volta também da data acima.
Espero tê-lo ajudado
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: Março: algum pedido para o AUC?

#59332 | fernando pontes | 02 mar 2004 09:32 | Em resposta a: #59071

Caro Pedro França,

Se possivel...

Gostaria de saber o nascimento de VITORINO, filho de MANOEL de MATOS e JOANA ROSA.

O Vitorino é de SERPINS - Lousã (Coimbra).
Deve ter nascido +- 1875.



Muito agradecido,


fernando pontes

Resposta

Link directo:

RE: Março: algum pedido para o AUC?

#59364 | zea | 02 mar 2004 15:52 | Em resposta a: #59071

Caro Dr. Pedro França,
É a primeira vez que o maço e espero que seja a última.
Por favor diga-me: há alguma possibilidade, sem ter de ir a Coimbra, de conhecermos os pais de Maria José Ferreira da Silva, nascida em Coimbra (freguesia ?) em 9.9.1881?
Penso que não, mas agradeço muito o seu conselho.
Melhores cumprimentos.
Maria José de Zea Bermúdez

Resposta

Link directo:

Para o meu ex-aluno Vasco Campos

#59388 | Pedro França | 02 mar 2004 23:10 | Em resposta a: #59315

Caro Vasco:

Pois com certeza. Se eu partir do princípio ( dada a natureza dos apelidos ser reincidente) de que o seu 3º avô é filho do seu 4º avô, em encontrando o primeiro, localizarei logo o segundo. Espero é que a fregª seja de facto a de Alvoco da Serra.
Lá para quarta ou melhor, quinta-feira, já deverei ter alguma coisa aqui.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Para o Fernando Pontes

#59389 | Pedro França | 02 mar 2004 23:12 | Em resposta a: #59332

Caro Fernando:

Tomei nota do seu pedido mas, como a agenda já vai ficando lotada, se calhar só para a outra semana é que lhe responderei.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Para a Zea

#59392 | Pedro França | 02 mar 2004 23:22 | Em resposta a: #59364

Cara Maria José:

Li com muita atenção e alguma preocupação o seu pedido, por duas ordens de razões:
1ª) Espero que não lhe cause algum desconforto o facto de estar a dirigir-se a mim e formular-me um pedido de pesquisa, este, ou um qualquer outro pedido, pelo facto de ser eu mesmo, a pessoa a quem se dirige.
2ª) É deveras complicado porque releva já da pesquisa orçamentada porquanto em Coimbra, à data indicada, só na zona urbana, existiam as seguintes freguesias:
S. João de Santa Cruz; S. Tiago; S. Bartolomeu; Sé Nova; S. Cristóvão-Sé Velha; S. João de Almedina; S. Pedro; S.to António dos Olivais; S.ta Clara.
Isto iria levar algum tempo. Mas, pergunto eu: sabe a data de nascimento provável, completa (dia e mês), e não sabe a freguesia, igualmente importante?
Diga coisas para ver se encontramos uma solução.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para a Zea

#59405 | zea | 03 mar 2004 01:06 | Em resposta a: #59392

Caro Dr. Pedro França,
Não sei mais do que lhe disse. Se vê que não há viabilidade ou que é extremamente difícil, vamos esquecer.
De qualquer forma agradeço-lhe.
Melhores cumprimentos.
Maria José

Resposta

Link directo:

RE: Para a Zea

#59424 | zea | 03 mar 2004 14:32 | Em resposta a: #59392

Caro dr. Pedro França,
Quando li o seu e-mail, ontem às quase 2.00 da manhã, passou-me ao lado a sua alínea 1).
Sr. dr., eu não tenho nada, nadica de nada, como dizem os brasileiros, contra o senhor. Se às vezes estamos em comprimentos de onda diferentes, nunca isso pôs em causa coisa alguma e nunca chegámos a zangar-nos, que me lembre. Esteja absolutamente à vontade comigo, porque eu também estou consigo. Somos ambos pessoas educadas, como se vê ao longe.
Um abraço.
Maria José

Resposta

Link directo:

RE: Março: algum pedido para o AUC?

#59436 | jliberato | 03 mar 2004 17:14 | Em resposta a: #59316

Cara Fernanda,
Agradeço-lhe a informação.
Mas o que me interessa é aquele casamento em concreto. Vou tentar na Torre do Tombo talvez em Maio, quando for a Portugal.
Cumprimentos e muito obrigado
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Para o João Barreto/Alfa49

#59447 | Pedro França | 03 mar 2004 18:49 | Em resposta a: #59249

Caro João:

Encontrei nos verbetes de estudantes da UC o apelido "Cerejo" para as seguintes localidades:
Monforte (Alentejo?), Soure, Rosmaninhal (Idanha-a-Nova), e Ladoeiro (Idanha-a-Nova, em princípio).
Procurei nos verbetes das ordenações sacerdotais mas não encontrei aí nenhum "Cerejo".
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o Fernando Pontes

#59448 | Pedro França | 03 mar 2004 18:57 | Em resposta a: #59389

Caro Fernando:

Estou em crer que não há muito tempo estive a vasculhar a fregª de Serpins a propósito das mesmas pessoas que agora me indicou. Pois, mais uma vez, entre 1870-79, estive a percorrer os baptismos daquela fregª e apenas posso dizer-lhe que não encontrei ninguém exactamente com os nomes que deu. Encontrei sim, a Manuel de Matos casado com uma Maria Joaquina (1876), outro dito casado com uma Maria da Conceição (1870, 1873), outro dito casado com uma Emília de Jesus (1878), e um João de Matos casado com uma Joana Rosa (1879). Agradecia que se certificasse de que os nomes que deu são seguros, para aquela fregª e data.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o meu ex-aluno Vasco Campos

#59449 | Pedro França | 03 mar 2004 19:08 | Em resposta a: #59388

Caro Vasco:

Então é assim:
Percorri os paroquiais de Alvoco das Várzeas, e estou em crer que o seu palpite está certo porque encontrei aí membros dos Madeiras da Costa, em especial a um Manuel Madeira da Costa, alferes, que me apareceu entre 1790 e 1801, fº de um Tomé Madeira da Costa da mesma fregª e de Ana de Abreu, de Galizes. Como não encontrasse o António fº de Francisco Madeira da Costa e Abreu para as datas que me indicou, deduzi que ele teria casado fora e passado a viver fora de Alvoco. Decidi procurar pelos filhos de Tomé Madeira da Costa e achei ao Francisco, último filho do dito Tomé Madeira e mulher, baptº a 22.06.1762/f. 24 (nascido a 15.06) para Alvoco.
Tomé Madeira da Costa é fº de Manuel Madeira da Costa e de Maria Rodrigues, para Alvoco das V., e Ana de Abreu é fº de Manuel Rodrigues Garcia e de Mariana Pegada(o) de Abreu, de Galizes. Os padrinhos de Francisco foram o Pe. Manuel Madeira e Maria Madeira, irmãos do Tomé Madeira da Costa.
Confirme-me estes dados, 'tá? Diga coisas.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Madeira da Costa

#59454 | Vasco Campos | 03 mar 2004 20:59 | Em resposta a: #59449

Caro Dr. Pedro França

Desde já, o meu agradecimento pela ajuda.
Estes Madeira são uma confusão!
Têm todos os mesmos nomes próprios e apelidos e são muito profícuos.
Graças a eles iniciei-me neste prazer da genealogia há quase 20 anos.

O António e o Francisco são ambos filhos do Manuel Madeira da Costa, Alferes (tenho a nomeação dele) e de Gertrudes Mendes. Mas também há um Capitão Manuel Madeira da Costa, que não sei se é o mesmo. O António é Avô Paterno da minha Avó Materna. O Francisco é Bisavô do meu Avô Materno. Viveram em Alvoco. Se os seus papéis não aparecem é porque provavelmente foram baptizados noutra freguesia.

Gostava de me encontrar consigo no AUC.

Muito obrigado.

Cpts.

VC

Resposta

Link directo:

Para o Vasco Campos

#59473 | Pedro França | 04 mar 2004 00:30 | Em resposta a: #59454

Caro Vasco:

Amanhã, quinta-feira, lá estarei. Se não puder aparecer da parte da manhã, à tarde, estrarei só entre as 14,oo h e as 15,00 h, porque tenho um outro compromisso inadiável. Se ainda assim não lhe der jeito, só para a outra semana, à quarta-feira à tarde (se não tiver reuniões na escola - eu depois avisarei), ou à quinta-feira.
Indo à questão da pesquisa feita, o Francisco que eu localizei é irmão de um Manuel Madeira da Costa cuja patente que aparece nos assentos é a de alferes.
Como me indicou os nomes de António (3º avô) e Francisco (4º avô), parti do princípio de que eram pai e filho e que portanto, no prazo de 20 anos - 1790/1810 estaria aí demarcada a distância entre as duas gerações, a o António e a do Francisco. Afinal, trata-se - ao um nível mais recente, de há duas gerações -, de um casamento consanguíneo... Enfim, tudo bem. Posso é voltar a verificar o caso desse Manuel Madeira da Costa...
Um abraço. Diga coisas.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o Luís Camisão

#59474 | Pedro França | 04 mar 2004 00:39 | Em resposta a: #59301

Caro Luís:

Então é o seguinte:
- Não encontrei no orfanológico nada do que me pediu. No entanto, localizei a José Baptista, sendo inventariante uma Rita Brás, de Alvem/Arganil, ano de 1854.
- O baptismo de José, para Alvem/Góis: deu-se a 25.12.1862/f. 38v.-39, nº 85, ano de 1862. Nasceu a 11.12.1862. Era filho dos ditos, ambos trabalhadores, recebidos em Góis e desta fregª naturais, moradores em Alvem. Neto patº de Joaquim Baptista e de Maria Antónia; neto matº de Francisco Carvalho e de Maria Antónia.
Faleceu em Góis a 04.05.1950. Casou na igreja paroquial de S. Mateus/Alvares, Góis, a 30.09.1905, com Maria Joaquina.
O assento não continha mais nada, nem outros averbamentos. Não estranhe o facto das avós terem o mesmo nome; é como lá está.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o Texmel

#59475 | Pedro França | 04 mar 2004 00:42 | Em resposta a: #59141

Caro Texmel:

Não encontrei nada para Pedro Esteves ou Pedro Esteves Teixeira, de Monção, nem nas matrículas nem nos exames.
Encontrei matrículas e exames sim, para o José João Teixeira, n.al e fº como disse, o qual obteve o grau de bacharel formado em Cânones a 29.07.1754.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o A. Sena/Atni

#59476 | Pedro França | 04 mar 2004 00:45 | Em resposta a: #59180

Caríssimo:

Não localizei nenhum Mouzinho/Mousinho, Agostinho José, nem mesmo com o apelido Frade acrescentado no fim, procedente do pai dele. Pergunto se não terá ido a algum outro apelido...
Diga coisas.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o Miguel Lopes

#59477 | Pedro França | 04 mar 2004 00:52 | Em resposta a: #59300

Caro Miguel:

Então lá vai:
- Localizei a certidão de idade de António Proença Pereira - ano lectivo de 1915/16, em Direito, nº 331, cxª 3 anos de 1901-25.
Foi baptº a 16.05.1895, nascido a 13.03.1895 (f. 8v./Aldeia do Mato, Covilhã).
Era fº legítimo e 1º do nome de Joaquim de Proença Pereira, professor, de Caria/Belmonte, e de Maria de Matos Proença, proprietária, recebidos em Caria e moradores em Aldeia do Mato. Neto patº de António de Proença Pereira e de Ana Proença Garcia; neto matº de António Proença e de Teresa de Matos. Padrinhos: António Proença morador em Caria, proprietário, casado, e Teresa de matos, casada, proprietária em Caria.
Creio que é isso aí.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Março: algum pedido para o AUC?

#59485 | LSV | 04 mar 2004 02:39 | Em resposta a: #59071

Caro Pedro França

Aqui estou de novo com um pedido para Coimbra se lhe fôr possível procurá-lo.
Procuro a inquirição de génere para padre de Baltazar de Arede que foi padre em Talhadas em meados do séc. XVII (1644 - 1656?). Presuma que tenha inquirição de génere em Coimbra para onde os Arede foram estudar, mas não lhe garanto.
Penso que tem o meu mail e como tal, para qualquer questão que prefira ser tratada fora do fórum, contacte-me sff para o mail.
Muito obrigado
LSV

Resposta

Link directo:

RE: Março: algum pedido para o AUC?

#59486 | LSV | 04 mar 2004 02:40 | Em resposta a: #59071

Caro Pedro França

Aqui estou de novo com um pedido para Coimbra se lhe fôr possível procurá-lo.
Procuro a inquirição de génere para padre de Baltazar de Arede que foi padre em Talhadas em meados do séc. XVII (1644 - 1656?). Presuma que tenha inquirição de génere em Coimbra para onde os Arede foram estudar, mas não lhe garanto.
Penso que tem o meu mail e como tal, para qualquer questão que prefira ser tratada fora do fórum, contacte-me sff para o mail.
Muito obrigado
LSV

Resposta

Link directo:

RE: Para o Luís Camisão

#59502 | camisao65 | 04 mar 2004 11:50 | Em resposta a: #59474

Caro Pedro França,

Mais uma vez, uma grande ajuda.
Já fiquei com a data, e local do casamento de José Baptista, e com o nome dos avós, que até agora desconhecia.
O casamento a que se refere, é o segundo, pois ele casou-se pela primeira vez com Augusta Braz.
E essa referência a uma Rita Braz, no ano de 1854, não pode ser um acaso.
Fiquei curioso...

Mais uma vez os meus agradecimentos,
Um abraço,

Luis Camizão

Resposta

Link directo:

RE: Madeira da Costa

#59508 | MSS1 | 04 mar 2004 12:51 | Em resposta a: #59454

Vasco Campos,

Encontra uma Madeira da Costa em Penalva de Alva, filha de um Tomé Madeira (c. 1665) com Águeda da Costa (* 1670): http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=198193

Esta informação proveio do próprio Pedro França, neste Fórum : http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=45463

Cumprimentos,
Marcos Soromenho Santos

Resposta

Link directo:

RE: Para o A. Sena

#59541 | atni | 04 mar 2004 19:16 | Em resposta a: #59476

Muito agradecido pela informação.
Irei estudar melhor os dados que tenho.
Cumprimentos
A.Sena

Resposta

Link directo:

RE: Março: algum pedido para o AUC?

#59543 | JFBarata | 04 mar 2004 19:24 | Em resposta a: #59071

Caro Pedro França

Muito obrigado pela informação relativa a Lúcio Albino Garcia Mascarenhas a qual, à semelhança do que aconteceu com as anteriores informações que fez o favor de me transmitir, foi de grande utilidade.
Um abraço do amigo muito grato
João Fonseca Barata

Resposta

Link directo:

RE: Para o Pedro França

#59544 | miglopes | 04 mar 2004 19:36 | Em resposta a: #59477

Caro Pedro,

Agradeço o facto de a atender ao meu pedido, e responder com tamanha prontidão. Posso agora solicitar os registos de batismo e continuar com este ramo da Covilhã.
Com os maiores agradecimentos,um abraço.
Sempre,
Miguel Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Para o Texmel

#59558 | texmel | 04 mar 2004 21:48 | Em resposta a: #59475

Caro Dr.Pedro França

Recebi a sua resposta que muito agradeço.No que se refere ao meu antepassado JOSÉ JOÃO TEIXEIRA´muito gostaria de ter fotocópias dos documentos de diz ter encontrado no AUC,pois penso que isso srá será possivel. Para esse fim e outras despezas ,muito grato lhe fico se me disser quanto devo remeter,para quem e para onde .Cumprimentos e agradecimento do TEXMEL

Resposta

Link directo:

RE: Março: algum pedido para o AUC?

#59561 | jhuet | 04 mar 2004 22:26 | Em resposta a: #59071

Caro Pedro França,

Aproveitando a sua boa vontade, muyito lhe agradecia que me confirmasse se existem matrículas na U.C. dos seguintes individuos:
1) Teodorico César de Oliva Mendes, natural de Melo (nascido cerca de 1850)
2) José Oliva de Abreu, natural de Melo (avô do anterior)

Desde já os meus agradecimentos,
um abraço
José Huet Bacelar

Resposta

Link directo:

Para o Luís Soveral Varella

#59582 | Pedro França | 04 mar 2004 23:30 | Em resposta a: #59486

Caro Luís:

Percorri os verbetes das matrículas da UC e localizei um único Baltasar de Arede mas bacharel em Leis a 22.06.1571, n.al de Barcelos. Estou em crer que não é de modo algum o que pretende. Nas ordenações sacerdotais, percorrendo Aredes, da letra A salta para a J, não havendo nenhum Baltasar pelo meio.
E é tudo o que tenho a dizer a respeito.
Um abraço e tudo de bom.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Para o Zé Huet

#59584 | Pedro França | 04 mar 2004 23:33 | Em resposta a: #59561

Caríssimo:

Dá para esperar uma semanita? Esta mensagem já não foi a tempo para hoje, 'tá?
Um abraço e espere-me aqui.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o Texmel

#59587 | Pedro França | 04 mar 2004 23:41 | Em resposta a: #59558

Caro Texmel:

Vamos a ver, vamos a ver. Olhe que reproduções de documentos do fundo da UC não são cobradas como documentos respeitantes ao Arquivo Distrital: estão sujeitas a preçário interno do AUC e ronda os € 5,00 a folha. Mas, para lá disso, vai ter que me dizer se quer a reprodução apenas do assento com o grau de bacharel formado, de bacharel também, ou ainda das matrículas... Pense, reflicta, medite, e depois diga-me alguma coisa para aqui até quarta-feira exclusive, 'tá? Depois, em localizando e marcando os assentos, eu peço ao AUC para me fazer o rol das despesas e o Texmel só tem que enviar um cheque à ordem do AUC com o montante que a casa determinar. Não tem que me mandar nada directamente, e nessa sua carta com cheque tem de deixar expresso o seu endereço para envio das reproduções, 'tá?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Madeira da Costa

#59589 | Pedro França | 04 mar 2004 23:45 | Em resposta a: #59508

Caros Marcos e Vasco:

Quem diria, quem diria. Restará talvez, fazer-se a ligação do séc. XVIII com o XVII, não? Já nem me lembrava dessa informação. E, por outro lado, será preciso verificar a ligação/relação entre Alvoco das Várzeas e Penalva d'Alva...
Um abração.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o Luís Soveral Varella

#59590 | LSV | 04 mar 2004 23:47 | Em resposta a: #59582

Caro Pedro França

Muito obrigado pela diligência.
Esse Baltazar de Arede que encontrou tinha-o já identificado. É o que as genealogias identificam como Baltazar de Heredia. Matriculou-se a 18.10.1564 e obteve o grau de bacharel na data que me refere.

Um abraço e até breve

Resposta

Link directo:

Madeira da Costa

#59603 | Vasco Campos | 05 mar 2004 00:42 | Em resposta a: #59473

Caro Dr. Pedro França

Mais uma vez, apresento-lhe os meus agradecimentos pelas suas pesquisas.
Há mais de 2 anos que ando de semana para semana para ir ao AUC, adiando sempre, devido à minha vida profissional. Tudo farei para ir na próxima semana, na quarta-feira à tarde, para poder encontrar-me consigo. Já não tenho dúvidas que estes Madeira são descendentes de Henrique Madeira Arrais, de Avô, que vem referenciado no BGM. Resta-me preencher alguns buracos pelo meio, o que farei quando puder, sem pressa.

Com os seus dados, também deduzo que a Mariana Pegado de Abreu descende de Roque Fernandes de Abreu, linhas amplamente estudadas pelo Arq. E. Osório. Esta Senhora não vem referenciada no Titulo Abreu que E. Osório apresentou aqui no GP, mas pelas datas, localidade (Galizes) e apelidos iguais, ela será irmã e filha de gente lá referenciada. Agora também percebo o aparecimento do Abreu 4 ou 5 gerações à frente, nomeadamente nos meus Tios-Bisavôs Pe. Cristiano Madeira da Costa Abreu e Dr. Bernardo Madeira da Costa Abreu, quando o meu Bisavô se chamava Francisco Madeira da Costa Freire, os três, entre outros, filhos de António Madeira da Costa e de Águeda Freire Nobre.

Estes meus antepassados, apesar de não serem a minha varonia, dizem-me muito, pois todos os dias piso o chão que eles pisaram e lhes agradeço a possibilidade, passados tantos anos, de me permitirem algumas extravagâncias…

Cpts.

VC

Resposta

Link directo:

RE: Madeira da Costa

#59604 | Vasco Campos | 05 mar 2004 00:44 | Em resposta a: #59508

Caro Marcos Soromenho Santos

Muito obrigado pela sua informação.

Já conhecia o tópico. Não sabia era da existência destes Madeira na base de dados do GP. Os Madeira em causa descendem daquele casal: Tomé Madeira e Águeda da Costa. Como disse antes ao Confrade Pedro França, falta tapar o buraco de 1 ou 2 gerações.

Mais uma vez os meus agradecimentos pelo seu interesse e ajuda.

Cpts.

VC

Resposta

Link directo:

RE: Madeira da Costa

#59605 | Vasco Campos | 05 mar 2004 00:46 | Em resposta a: #59589

Caro Dr. Pedro França

A bonita aldeia de Alvoco das Várzeas onde vivo, fica a 7 km de Penalva de Alva. Alvoco pertenceu, até ao séc. 19, ao concelho de Penalva. Um Madeira, no séc 17/18, vem casar a Alvoco e cá ficam e constroem as suas casas, mas estando sempre ligados a Penalva através dos cargos Públicos que ocupavam: juízes de paz, presidentes da Câmara, oficiais, etc.

Renovo os agradecimentos pela sua amabilidade.

Cpts.

VC

Resposta

Link directo:

RE: Março: algum pedido para o AUC?

#59637 | amguedes | 05 mar 2004 17:10 | Em resposta a: #59073

Caro Pedro França:

Procuro informação sobre um Amador Ribeiro de Andrade ( n.(?)1540 e + 1602 Santo Tirso), licenciado em Direito Canónico pela Universidade de Coimbra.Teve como irmão Bento Vaz da Costa(provávelmente também licenciado pela U.C.),filhos de Catarina Pires e netos de Bastião Pires(do Couto).
Deixo-lhe o meu Mail para as razões que julgar convenientes (joão.costa@iapmei.pt).


P.S.È bastante provável que apareçam nomeados, respectivamente, Amador Ribeiro e Bento Vaz.

Muito Obrigado

Um abraço

João Dias Costa

Resposta

Link directo:

RE: Março: algum pedido para o AUC?

#59638 | amguedes | 05 mar 2004 17:14 | Em resposta a: #59071

Caro Pedro França:

Procuro informação sobre um Amador Ribeiro de Andrade ( n.(?)1540 e + 1602 Santo Tirso), licenciado em Direito Canónico pela Universidade de Coimbra.Teve como irmão Bento Vaz da Costa(provávelmente também licenciado pela U.C.),filhos de Catarina Pires e netos de Bastião Pires(do Couto).
Deixo-lhe o meu Mail para as razões que julgar convenientes (joão.costa@iapmei.pt).


P.S.È bastante provável que apareçam nomeados, respectivamente, Amador Ribeiro e Bento Vaz.

Muito Obrigado

Um abraço

João Dias Costa

Resposta

Link directo:

RE: Março: algum pedido para o AUC?

#59640 | vivian13nobrega | 05 mar 2004 18:07 | Em resposta a: #59071

Caro Pedro França
Continuo sem saber quase nada sobre a vida do meu bisavô português (Eduardo de Maciel Brito Nobrega) mas pelo menos descobri monografias escritas por ele nos arquivos bibliográficos da Biblioteca Nacional de Portugal.

Abraços,
Vivian

Resposta

Link directo:

RE: Março: algum pedido para o AUC?

#59641 | vivian13nobrega | 05 mar 2004 18:11 | Em resposta a: #59071

Caro Pedro França
Continuo sem saber quase nada sobre o meu bisavô (Eduardo de Maciel Brito Nobrega) a não ser pelas 04 monografias que se encontram na Biblioteca Nacional de Portugal.

Abraços,
Vivian

Resposta

Link directo:

RE: Março: algum pedido para o AUC?

#59651 | jliberato | 05 mar 2004 21:03 | Em resposta a: #59071

Meu caro Pedro França,
Durante o Verão já teve a gentileza de me investigar o meu João Leal Franco, natural de Góis e objecto de uma inquirição de genere "gorada". Recorda-se?
O João Leal Franco era filho de António Leal Franco. Como os casamentos de Góis começam em 1642 a investigação pára.
Acontece que o avô paterno, António Leal Franco era filho de António Martins Leal e Apolónia Franca, moradores na Lousã.
Assim, e como a Lousã dispõe de paroquiais desde 1570, há uma esperança.
E tive recentemente uma confirmação através de uma coincidência espantosa.
Estava a estudar os paroquiais de Pedrógão Grande quando encontrei o casamento de um irmão em 1619: Filipe Leal filho de António Leal e Apolónia Franca, moradores na Lousã.
Assim, queria pedir-lhe, na medida do possível, o assento de baptismo de António Leal Franco filho de António Martins Leal ou António Leal e Apolónia Madeira, na Lousã. Teve um filho em 1643. "Cheira-me" que tardiamente pois o irmão Filipe casou em 1619.
Em qualquer caso muito grato,
Um grande abraço
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Março: algum pedido para o AUC?

#59652 | NBA | 05 mar 2004 21:09 | Em resposta a: #59071

Caro Pedro França

Estou a fazer um estudo para o qual precisava de saber tudo o que for possível relativamente à frequência de Antero Frederico Ferreira de Seabra da Mota e Silva, no curso de Matemática da Universidade de Coimbra, c. de 1845-46 (anos lectivos que frequentou, matrículas, exames, aproveitamento, etc.).
Será possível obter fotocópias destes documentos?
Gostaria ainda de saber se esta informação vem publicada nalgum título. Há alguns anos atrás vi a publicação «Relação e indice alphabetico dos estudantes matriculados na Universidade de Coimbra no anno lectivo de 1834 para 1835, suas naturalidades, filiações e moradas». Coimbra: Na Imprensa da Universidade; 1834, com listas dos alunos matriculados na U.C., mas até hoje não consegui encontrar e consultar esta publicação para as datas em questão.
Agradeço antecipadamente qualquer informação,

Nuno Borges de Araújo

Resposta

Link directo:

Para o amguedes

#59663 | Pedro França | 06 mar 2004 00:24 | Em resposta a: #59638

Caro João:

Bom, tomei nota do seu pedido. Lá para meados da semana que vem deverei estar na posse de alguma coisa (ou não) para si.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Para a vivian13nobrega

#59664 | Pedro França | 06 mar 2004 00:34 | Em resposta a: #59641

Cara Vivian:

Desolado por constatar que as coisas não estão a ser fáceis para si.
Pergunto: já procurou saber pela certidão de casamento e de óbito dele qual o tratamento social que lhe é emprestado? Se é tratado por doutor, qual a profissão que vem mencionada? Talvez seja um começo. Por outro lado, onde casou ele, de onde era natural? Era mais próximo de que cidade? Coimbra, Lisboa, Porto? Estou a reportar-me às três Faculdades (mas as das duas últimas cidades só foram criadas em 1911)..., ou então frequentou a Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa, ou Porto, se tirou Medicina... O que dizem as 4 monografias dele, acerca das habilitações académicas?
Veja isso, 'tá?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Para o Vasco Campos

#59665 | Pedro França | 06 mar 2004 00:39 | Em resposta a: #59603

Caro Vasco:

Uma vez que me dá a referência desses seus tios-bisavós, poderei - se isso ajudar -, procurar nas certidões de idade ou nas oprdenações e tentar avançar para trás na mira de apanhar o fio à meada. Quer que eu lhe veja isso? Poderá ser um bom ponto de partida, e que me indique a naturalidade desses irmãos e daí a de outros já nos assentos paroquiais, uma vez sabendo a freguesia de naturalidade.
Diga coisas.
Um abraço,
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Para o JLiberato

#59666 | Pedro França | 06 mar 2004 00:43 | Em resposta a: #59651

Caro JLiberato:

Estou muito bem recordado dessa investigação.
Tomei nota do pedido. Vamos ver, para a semana, o que lhe posso encontrar...começo a ficar um pouco apertado com o final do 2º período que termina já em 2 de Abril e tenho testes para dar e corrigir. Vamos ver, 'tá?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Para o NBA

#59668 | Pedro França | 06 mar 2004 00:53 | Em resposta a: #59652

Caro Nuno:

Posso, numa primeira volta, tentar localizar a pessoa que referiu nos verbetes e certidão de idade e dizer-lhe o que lá vem. A reprodução de documentação referente ao fundo da UC se tiver de levar valor de certidão, deverá ficar-lhe a €5,00 a folha, para aí. Podem-se reproduzir documentos da UC, tais como os que cabei de mencionar.
Quanto a leitura de relações de estudantes, do anuário da UC em que vem essa relação, frequências de cursos, moradas em Coimbra, naturalidades, filiações, isso poderá fazer na BGUC (Biblioteca Geral da UC), 'tá?
Diga coisas. Quanto a mim, só para a próxima semana, na melhor das hipóteses. Começo a ficar com a agenda cheia.
Diga coisas.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o NBA

#59697 | NBA | 06 mar 2004 14:20 | Em resposta a: #59668

Caro Pedro

Agradeço-lhe a disponibilidade e a informação. O meu pedido não tem assim tanta urgência, o Pedro faz-me esse favor quando lhe for possível. O meu interesse nas fotocópias não é para fins oficiais, pelo que não precisavam de ser autenticadas. No entanto, se for a única forma de as obter, pagarei o que for necessário (desde que não seja uma resma...). Quando conseguir esta informação agradeço-lhe o envio do seu contacto de forma a poder enviar-lhe a quantia necessária a esta e outras eventuais despesas.
Mais uma vez obrigado, e se precisar de alguma coisa de Braga disponha. Com os meus melhores cumprimentos,

Nuno Borges de Araújo

Resposta

Link directo:

R. para Pedro França

#59721 | texmel | 06 mar 2004 20:05 | Em resposta a: #59587

Caro Dr.Pedro França
Cá recebi a sua mensagem referente ao que encontrou no AUC,que muito me satisfez e muito grato lhe fico.No que se refere à documemtação desejada por mim,informo que se destina a colher elementos para uma GENEALOGIA,pelo que muito me interessa o que me possa elucidar sobre filiação,naturalidade,datas e tudo que possa ter algum interesse para uma genealogia.Penso que as cadeiras em que fez exame e foi aprovado,suas datas etc.não têm grande interesse.Resumindo:
Qualquer documento em que conste o que me dê indicaças gnealoógicas é sempre de meu interesse.Caso seja possível eu consultar pessoalmente os docomemto que refere,informo que me deslocaria a Coimbra em data a fixar e talvez assim melhor possa escolher.
Com os meus agradecimentos,fico a aguardar a sua opinião sobre o assunto.TEXMEL

Resposta

Link directo:

RE: Para o NBA

#59722 | Pedro França | 06 mar 2004 20:07 | Em resposta a: #59697

Caro Nuno:

Primeiro, vamos ver o que se pode fazer e depois digo-lhe como proceder, 'tá? Não sei se o AUC irá reproduzir fotocópias simples dos fundos da UC... vamos ver, pois.
Para a semana dir-lhe-ei, espero, alguma coisa.
Um abraço e bom fim-de-semana.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para a vivian13nobrega

#59762 | vivian13nobrega | 07 mar 2004 16:50 | Em resposta a: #59664

Caro Pedro França,

Grata pelas "dicas". Quanto às monografias eu ainda não tive acesso ao conteúdo delas, apenas aos títulos. Baseada neles pude constatar que ele era amigo ou admirador do Rei D Luiz I, um dos títulos fala dos "thalassas e gravataças" - não tenho a menor idéia do que isso significa e em uma outra monografia ele dá uma resposta à situação de um cidadão de nome Dr. Antonio José de Almeida.
Acho que a Biblioteca Nacional vai me cobrar bastante Euros por elas, ainda estou pensando no que fazer.
Atenciosamente,

Vivian

Resposta

Link directo:

RE: Para a vivian13nobrega

#59767 | Pedro França | 07 mar 2004 17:27 | Em resposta a: #59762

Cara Vivian:

Pois é. "Talassas" é termo de origem grega, que era pejorativamente colado aos opositores ao movimento republicano, neste caso, aos monárquicos. "Gravataças" não estou a ver bem qual é a colagem, mas será também um pejorativo.
De toda a maneira, a Vivian terá de passar pela leitura prévia dessas monografias e ver em que contexto se situa esse seu bisavô.
O Dr. António José de Almeida, médico, republicano activista convicto, não será outro senão o que foi presidente desta nossa estranha forma de vida que é a república, entre 1919-23.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para a vivian13nobrega

#59946 | vivian13nobrega | 09 mar 2004 15:04 | Em resposta a: #59767

Caro Pedro França,
Obrigada pela informação! Estou em contato com a BN e na espera de tudo ser providenciado para eu ter em mãos as monografias dele. Já percebi que o velho Eduardo era monarquista ferrenho e que esse fato provocou mudanças significativas e perenes na nossa família. De Portugal para a Guiana e daí para o Brasil.
Na certidão de casamento consta como sendo professor de instrução primária, não sei se ele se formou em alguma faculdade posteriormente. A minha avó dizia que ele tinha sangue azul mas está difícil por enquanto provar a veracidade ou não desse fato. Mas eu ainda chego lá.

Abraços,
Vivian

Resposta

Link directo:

RE: Março: algum pedido para o AUC?

#59981 | wcarol | 09 mar 2004 19:04 | Em resposta a: #59071

Boa tarde,
Sou nova aqui, gostaria de saber se as informações que fornece são apenas de pessoas ligadas de qq maneira à UC... Caso não sejam, gostaria de saber quais os dados de que necessita...
Obrigada

Resposta

Link directo:

RE: Para a vivian13nobrega

#59984 | Pedro França | 09 mar 2004 19:17 | Em resposta a: #59946

Cara Vivian:

Bom, ser professor primário não passava, de facto, pela Universidade de Coimbra. Quanto mais não fosse, andaria por alguma escola normal superior para aí desde o tempo de Pombal, ou de Passos Manuel, ministros que reformaram o ensino em Portugal.
Quanto a ter ou não nobreza, isso ter-se-á de averiguar através de pesquisa em assentos paroquiais e ver se entronca em alguma linhagem ou tivesse usufruído de algum foro ligado à Casa Real, com moradia ou assim.
Para já é tudo, ficarei a aguardar os resultados da sua investigação.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Para a wcarol

#59988 | Pedro França | 09 mar 2004 19:25 | Em resposta a: #59981

Cara confrada:

Sim, os dados que eu forneço prendem-se com pessoas que tiveram vida académica na Universidade de Coimbra ou que tiveram raízes em lugares do distrito de Coimbra. Crio esta disponibilidade porque vivo em Coimbra City e frequento regularmente, semanalmente, o AUCoimbra.
Depois, os dados de que necessito, isso é já outra história e são muito, muito pontuais. Dependem muito das minhas necessidades do momento em que me encontro.
Um abraço e disponha.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Para o texmel

#59991 | Pedro França | 09 mar 2004 19:44 | Em resposta a: #59721

Caro Texmel:

Pois então torna-se complicado se vai na ideia de fazer buscas para fins genealógicos. O seu José João Teixeira é estudante matriculado em data anterior à reforma pombalina (1772); as certidões de idade são terreno movediço, incerto para essa altura. Depois, só tem a filiação (por pai) e a naturalidade (Monção),que é distrito de Viana do Castelo, muito longe de Coimbra, portanto.
Pode vir a Coimbra quando quiser, faz bem, areja-se, e toma contacto com o acervo documental do AUC e aí saberá bem do que estou a escrever.
Disponha e um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para a vivian13nobrega

#60000 | vivian13nobrega | 09 mar 2004 20:55 | Em resposta a: #59984

Obrigada e até qualquer hora.
Vivian

Resposta

Link directo:

RE: Para o Zé Huet

#60109 | Pedro França | 10 mar 2004 18:31 | Em resposta a: #59584

Caro Zé Huet:

Ora bem, existe o verbete de:
- Teodorico César de Oliva Mendes, de Figueiró da Serra, com as seguintes matrículas: - em Matemática (18.10.1862; 30.06.1863), em Filosofia (17.11.1863) e em Medicina (11.10.1865). Não está completo e não aparece verbete nos exames.
- José Oliva (Sousa) Abreu, n.al de Melo, fº de Manuel de Abreu Oliva de Sousa, tem verbete de matrículas em Leis. Aí estão lançados os actos e graus: bacharel, a 26.06.1804, e bacharel formado a 28.07.1806 (simpliciter) e novamente a 27.07.1819 desta vez com melhoria de nota (nemine discrepante).

E é o que se me oferece dizer, de momento, sobre o assunto.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o amguedes

#60110 | Pedro França | 10 mar 2004 18:37 | Em resposta a: #59663

Caro João:

Localizei a um Amador Ribeiro (sem o Andrade), n.al de S.to Tirso, que saiu bacharel em Cânones a 14.07.1570.
Bento Vaz (sem o Costa), n.al de S.to Tirso, fº de outro Bento Vaz, saiu bacharel formado em Cânones a 16.05.1605 (bacharel a 13.05.1604), mas a sua 1ª matrícula, em Instituta, é de 01.10.1594.
Serão irmãos? Ou pai e filho? O verbete do primeiro não tem lançado o nome do pai. Só vendo os livros... Diga coisas.
Bem, de momento é tudo.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o NBA

#60111 | Pedro França | 10 mar 2004 18:40 | Em resposta a: #59668

Caro Nuno:

Estive a percorrer os ficheiros de matrículas e de exames mas o nome que me deu não aparece.
Pedi o livro das certidões de idade para "Anthero Frederico" mas nada. Não terá tido ou usado outro nome? Tem certeza de que ele terá cursado na UC?
Diga coisas.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Março: algum pedido para o AUC?

#60157 | texmel | 11 mar 2004 03:35 | Em resposta a: #59073

Caro Dr. Pedro França
Andamos sempre a aprender:Não sabia que as matriculas na Universidade,poucos elemementos requeriam;assim só hoje nos podem fornecer a data dessa licenciatura o nôme do candidato,a naturalidade e o nome do pai.ASSIM MESMO A DATA DALICENCIATURA JÁ ME VAI ELUCIDARPARA UMA PESQUIZA NO.A.D,V.Por esta ajuda renovo os meus
agrdecimentos. Ao dispou TEXMEL

Resposta

Link directo:

Para o texmel

#60229 | Pedro França | 11 mar 2004 22:14 | Em resposta a: #60157

Caro Texmel:

Reformule então, o seu pedido, explicitando exactamente o que pretende. É que, uma coisa é dizer para o AUC que quer a reprodução de tal acto e grau, pura e simplesmente, e outra coisa é EU deixar livro onde se encontra esse acto e grau já assinalado, marcado na folha onde se encontra o registo desse exame. Assim, não tem que pagar pela busca (porque essa paga-se também no AUC).
Para envio para si, da reprodução pedida, poderá indicar o endereço quando tiver de pagar ao AUC pela dita reprodução e despesas de correio.
Fico a aguardar por esta semana dentro.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o Zé Huet

#60237 | jhuet | 11 mar 2004 23:35 | Em resposta a: #60109

Caro Pedro,

Muito obrigado pelas suas informações, foi-me de grande utilidade principalmente a segunda.
Acho estranho não haver registo dos exames do primeiro, sempre ouvimos dizer que era licenciado.

Um abraço,
Zé Huet

Resposta

Link directo:

RE: Para o Zé Huet

#60247 | Pedro França | 12 mar 2004 02:30 | Em resposta a: #60237

Caro Zé Huet:

Tudo bem, então. Até pode haver exames feitos e lançados nos livros, mas não foram lançados no respectivo verbete, infelizmente.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o texmel

#60250 | texmel | 12 mar 2004 04:55 | Em resposta a: #60229

Caro Dr.Pedro França
Em resuno o que eu desejava era mais elemento para completar a genealogia de JOSÉ JOÃO TEIXEIRA, pois só sei o seguinte:JOSÈ JOÂO TEIXEIRA (DOUTOR)nasceu em Monção,foi Cavaleiro da Ordem de Cristo,ouvidor de Vila Rica,Desembargador no Porto no ano de 1778.Casou em Lisboa com D. Maria Marcelina Barbosa de Almeida e Albuquerque,filha de João Felix de Almeida e Albuquerque e de sua mulher D.Maria Quitéria da Silva Duque. Como vê falta-me a data de nascimemto,que com a indicação que me deu de de ter formado em canones em 29/7/1754 já posso fazer uma pequisa no Arqivo de Viana,andando para traz desta data e encontrarei,por certo, o baptismo.No que se refere à filiação eu já a tenho.Quanto a Pedro Esteves Teixeira,pai do José João de quem tenho tambem a indicação de DOUTOR é que nada tenho a nâo ser que era filho de um fidalgo da Galiza de nome Lourenço Esteves Gaioso
Assim sendo, parece que aí não é possível conseguir mais.Pela ajuda que já me deu,os meus maiores agradecimentos.Fico sempre ao seu inteiro dispor e sempre reconhecido. TEXMEL

Resposta

Link directo:

RE: Março: algum pedido para o AUC?

#60486 | Jet | 15 mar 2004 11:57 | Em resposta a: #59071

Caro Pedro França

Dr. João Correia de Brito, sei apenas que foi Prior e Comissário do Santo Ofício no último quartel do séc.XVII. Não o sobrecarregando muito o que me poderá acrescentar sobre ele, consultando o A.U.C.
Antecipadamente agradeço a sua disponibilidade.
Um abraço.
Mário Grilo

Resposta

Link directo:

Para o Jet (Set?)

#60550 | Pedro França | 16 mar 2004 01:27 | Em resposta a: #60486

Caro Mário:

Tudo bem. Agora que estou mais liberto de uma investigação minha para uma publicação, posso ver-lhe isso lá para quarta ou quinta-feira.
Aguarde-me aqui, 'tá?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o Jet (Set?)

#60637 | Pedro França | 17 mar 2004 18:19 | Em resposta a: #60550

Caro Mário:

Apenas consegui encontrar o seguinte:
- João Correia de Brito, fº de Gregório Lourenço de Brito, n.al de Lisboa, com matrícula em Instituta a 14.02.1601.
Não tenho mais informações. Se for ver em João Correia, há muitos, e, sem a filiação ou a naturalidade, é difícil saber a quem respeita.
De toda a maneira, este é do 1º quartel do séc. XVII e terá nascido no séc. XVI.
Nos verbetes das ordenações não encontrei ninguém com este nome.
Já experimentou ver nos Familiares do S.to Ofº na TT? Já que ele foi comissº do S.to Ofº...
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o Jet (Set?)

#60665 | Jet | 18 mar 2004 09:25 | Em resposta a: #60637

Caro Pedro França

De qualquer maneira, muito agradecido pela diligência.
Vou ver se consigo saber alguma coisa na T.T.
Êxito para a sua nova publicação, são os meus votos.
Um abraço.
Mário

Resposta

Link directo:

RE: Março: algum pedido para o AUC?

#60674 | ivrqku | 18 mar 2004 12:47 | Em resposta a: #59071

Caro Pedro França,
mandei-lhe um mail para pesquisa orçamentada, consoante resposta a um outro pedido meu (Moura Morta/POiares ou Arnail) e como nao obtive resposta aqui estou eu a questionar se ha ou nao informaçoes para mim ou se porventura nao recebeu meu email.
um abraço
jose pereira

Resposta

Link directo:

RE: Para o Luís Soveral Varella

#60688 | LSV | 18 mar 2004 16:31 | Em resposta a: #59590

Caro Pedro França

Afinal volto ao Baltazar de Arede que encontrou nos verbetes a 22.6.1571. Seria possível verificar de quem ele era filho? Tenho-o como filho de Afonso de Arede como o trazem as genealogias mas preferia ver isso confirmado de vez.

Muito obrigado
Um abraço
LSV

Resposta

Link directo:

RE: Para o Luís Soveral Varella

#60729 | Pedro França | 19 mar 2004 01:42 | Em resposta a: #60688

Caro Luís Soveral:

Hoje já não deu tempo para ver a sua mensagem. Da próxima vez, escreva-me até antes de quarta/quinta-feira. Agora só torno ao AUC para a semana. Dá para esperar?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Para o ivrqku

#60730 | Pedro França | 19 mar 2004 02:09 | Em resposta a: #60674

Caro Zé:

Não recebio seu mail para a minha caixa particular. Vou então escrevê-lo aqui novamente, para o caso de...
Assim:
pedrofrancapin@netcabo.pt

Agora pode escrever à vontade e à vontade dizer o que de facto pretende que eu faça ou pesquise.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o Luís Soveral Varella

#60731 | LSV | 19 mar 2004 03:15 | Em resposta a: #60729

Caro Pedro França

Certamente que dá para esperar para a semana ou para quando puder. Não é uma urgência, é apenas mais uma confirmação do que qualquer outra coisa...
Um abraço
LSV

Resposta

Link directo:

Estou a esquecer-me de alguém?

#60788 | Pedro França | 19 mar 2004 22:20 | Em resposta a: #59071

Caros confrades:

Com o segundo período a aproximar-se do fim, queria saber se me esqueci de responder para aqui para alguém que me tenha feito pedidos há mais de uma semana. É só para me precaver e não deixar acumular.
Obrigado.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Estou a esquecer-me de alguém?

#60815 | jliberato | 20 mar 2004 16:27 | Em resposta a: #60788

Caro Pedro Franca,
De mim. Pedidos sobre Folques e Lousa.
Peco desculpa da ortograFIA, mas estou na Grecia com um teclado grego...
Um aabraco
JLiberato

Resposta

Link directo:

Para o JLiberato

#60883 | Pedro França | 21 mar 2004 18:20 | Em resposta a: #59651

Caríssimo:

Ainda não lhe respondi há mais tempo porque há uma dúvida que me assalta, e daí a razão de ter inserido aqui a minha resposta: é que eu escrevo-lhe na sequência da sua mensagem de conteúdo informativo, para se iniciar a busca pretendida.
O que antes referi em recuadas investigações, remete para uma Apolónia Franca/França e nunca Apolónia Madeira. Haverá confusão nisto aqui? Não haverá Apolónias a mais?
Diga-me alguma coisa para que eu lhe responda esta semana, sem falta.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Março: algum pedido para o AUC?

#60896 | JVT | 21 mar 2004 20:26 | Em resposta a: #59071

Caro parente Pedro França,

Permita-me que volte a fazer-lhe um pedido... Em 1742, o Dr. Cristóvão Xavier Borralho era ouvidor do Duque de Aveiro em Lavre. Não sei que idade teria nem sei de onde era natural mas na Vila de Lavre havia uma família Borralho. Se me pudesse ver de onde era natural e qual a filiação deste Cristóvão Xavier Borralho, agradecia-lhe.
Um abraço e disponha sempre,
Jorge Veiga Testos

Resposta

Link directo:

Para o JVT

#60911 | Pedro França | 22 mar 2004 00:55 | Em resposta a: #60896

Caro parente e confrade:

Registei. Não há-de ser difícil. Esta semana deverei dizer-lhe alguma coisa para aqui, 'tá?
Um abraço, de Coimbra.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o JLiberato

#60933 | jliberato | 22 mar 2004 19:42 | Em resposta a: #60883

Caro Pedro,
Via ser dificil, porque estou na grecia, sem a minha base de dados. Acho que tem razao, mas e melhor verificar. No final da semana com o consequente atraso da sua parte, mas sempre com a minha gratidao.
Um abraco
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Para o JLiberato

#60945 | Pedro França | 22 mar 2004 22:03 | Em resposta a: #60933

Caro Jliberato:

Não seja por isso. Vou arriscar, cruzando os dados que me enviou com os que eu tenho sobre os Leais/Francos da Lousã e ver se entronco os que procura.
Um abraço e boa estada por terras atenienses. Dê uma volta pela Acrópole.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Março: algum pedido para o AUC?

#61066 | BARATA DE LIMA | 24 mar 2004 15:48 | Em resposta a: #59071

Exº Dr.Pedro França:
Por mero acaso já tem alguma resposta para o meu pedido relativo ao Bacharel (em alguns registos é Dr.)Manoel Martins Freire natural de Casas de Soeiro comarca de Celorico da Beira?
Não qurendo estar com mais delongas
Atenciosamente
Antonio Barata Freire de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Estou a esquecer-me de alguém?

#61076 | amtf | 24 mar 2004 18:36 | Em resposta a: #60788

Caro Pedro França,

Volto a abusar da sua generosidade para lhe pedir se me encontra um Manuel António Verdades, bacharel em Direito, aí pelo primeiro quartel do séc. XIX.
Não o encontrei na Torre do Tombo, nos índices da Leitura de Bacharéis.
Grato abraço,

António Fevereiro

Resposta

Link directo:

Para o Antº Barata Freire de Lima

#61093 | Pedro França | 24 mar 2004 23:24 | Em resposta a: #61066

Caro António:

Amanhã vou estar o dia todo no AUC. Vou ver o que encontro por lá, 'tá?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Para o Antº Fevereiro

#61094 | Pedro França | 24 mar 2004 23:27 | Em resposta a: #61076

Caro António:

Tal como respondi ao confrade Antº Barata de Lima, vou ver o que posso encontrar no AUC amanhã, 'tá?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o Luís Soveral Varella

#61158 | Pedro França | 25 mar 2004 22:15 | Em resposta a: #60688

Caro Luís Soveral:

Chamei à leitura os livros de provas de curso para Baltasar de Arede, porque livros de matrículas e de actos e graus só existem a partir de 1573/74 e ele apresenta o grau de bacharel em 1571, em Leis. Ao localizar o assento dessas provanças, verifiquei que o nome do pai não consta, tal como não consta para os demais estudantes.
Lamento não poder ajudá-lo mais.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o JVT

#61159 | Pedro França | 25 mar 2004 22:19 | Em resposta a: #60911

Caro Jorge:

Localizei o seu Cristóvão Xavier Borralho.
Então é assim:
- Bacharel Formado em Leis: 11.12.1728;
- Filho de Manuel Álvares Borralho;
- Natural de Elvas.

E é o que se me oferece dizer a respeito face ao que me pediu.
Um abraço deste seu parente.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o Antº Barata Freire de Lima

#61160 | Pedro França | 25 mar 2004 22:30 | Em resposta a: #61093

Caro António:

Apenas encontrei o seu Manuel Martins Freire, de Casas de Soeiro, nos verbetes das ordenações sacerdotais para 1771, havendo para ele apenas um processo de Vita et Moribus. Interessa-lhe?
Nas matrículas encontrei um do mesmo nome em medicina, mas do Porto, fº de outro do mesmo nome, . Encontrei um outro do mesmo nome mas n.al de Santarém, que só lhe traz matrícula, em Instituta, para 01.10.1692.

E isto é o que se me oferece dizer a respeito deste assunto.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o Antº Fevereiro

#61163 | Pedro França | 25 mar 2004 22:53 | Em resposta a: #61094

Caro António:

Então é assim:
- Encontrei um Manuel António Verdades para a época que lhe interessa, saído bacharel em Cânones a 23.06.1808. Era n.al de Santarém e fº de Felício José de Oliveira
- Encontrei logo, pegado com esse verbete e matrículas, o nome de Augusto Frederico Jansenn Verdades, de Lisboa, filho do anterior, saído bacharel em Direito a 18.10.1842.

E é o que se me oferece dizer a respeito. Não me dispus a pedir as certidões de idade para estes dois casos. Precisa?
Um abraço e diga coisas.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o Antº Fevereiro

#61171 | amtf | 25 mar 2004 23:40 | Em resposta a: #61163

Caríssimo Pedro França,

Obrigadíssimo pelos importantes dados que me facultou.
Atrevo-me a pedir-lhe o especial favor de consultar a certidão de idade de Augusto Frederico Jansen Verdades. Interessava-me imenso conhecer a data e freguesia de baptismo.
Se puder retribuir a sua generosidade aqui em Lisboa, deixo-lhe o meu e-mail:
fevereiros arroba netcabo ponto pt
Grande abraço,

António Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Para o Antº Fevereiro

#61176 | Pedro França | 26 mar 2004 00:43 | Em resposta a: #61171

Caro António:

Espero que de facto haja certidão de idade do Augusto Fredº porque às vezes há falta deste ou daquele. Mas, tudo bem, então, agora, só lá para a próxima quinta-feira...; na quarta-feira não vai dar porque vou ter a manhã com aulas e a tarde carregadinha de reuniões de grupo/departamento.
Um abraço e tudo de bom.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o Antº Barata Freire de Lima

#61197 | BARATA DE LIMA | 26 mar 2004 11:53 | Em resposta a: #61160

Exmº Srº Pedro França:
Muito agradeco a sua resposta ao meu pedido só que estou um bocadinho baralhado.
-O que é que são os "verbetes das ordenações sacerdotais",e um processo de "Vita et Moribus"
-Ao encontrar outro do Porto fº de outro do mesmo nome é que o "meu" Manoel Martins Freire também era fº de Manoel Martins Freire.
-será uma coincidencia?
-Já ao ser Bacharel qual é a disciplina?
Desculpe-me estas perguntas só que eu não percebo muito disto.
Agradeco uma qualquer resposta não o querendo maçar mais
Atenciosamente
Antonio Barata

Resposta

Link directo:

RE: Para o Luís Soveral Varella

#61213 | LSV | 26 mar 2004 15:21 | Em resposta a: #61158

Caro Pedro França

Muito obrigado pela diligência.
Um abraço
Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

RE: Para o Antº Barata Freire de Lima

#61258 | Pedro França | 26 mar 2004 23:05 | Em resposta a: #61197

Caro António:

Verbetes, saberá o que são certamente: suportes em papel, contendo certa informação, e dispostos num gavetão, neste caso, e colocados numa determinada ordem lógica, neste caso também, alfabeticamente, pelo último apelido. Se se trata de ordenações sacerdotais, significa que o verbete aponta para todo um processo contendo várias etapas a cumprir até que o habilitando a sacerdote venha a ser ordenado de ordens sacras (de missa). O processo pode ser mais ou menos completo: alguns começam-no e concluem-no, outros nem por isso e optam por desistir da vida religiosa. É o caso de Vita et Moribus: uma das etapas obrigatórias mas que aqui não teve mais sequência; limitou-se à atestação de boa vida e costumes.
Uma vez que como informação segura que o Manuel Martins Freire que interessa é de Casas do Soeiro/concº de Celorico da Beira, os outros casos serão, talvez, mera coincidência. Só vendo a filiação, mas isso obriga a que os livros venham à sala de leitura (os verbetes respectivos estão por preencher na filiação). E, para a época dada, apenas ficarei com o nome do pai.
No caso do "seu" M. M. Freire, não sei em que é que se formou, mas o processo de ordenação poderá dizer se ele é (ou era) cursante de Cânones ou de Teologia. Bacharel é o grau mais baixo a obter na formação académica, geralmente ao 4º ano do curso.
E é isto que se me oferece dizer. Está interessado no processo de ordenação do "seu" M. M. Freire? Para que eu veja a filiação?
Diga alguma coisa para aqui.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Março: algum pedido para o AUC?

#61276 | vbriteiros | 27 mar 2004 01:51 | Em resposta a: #59071

Caro Dr Pedro França
Será possivel verificar se António Joaquim Gomes Briteiros, nascido a 16.12.1803 em Braga, terá frequentado a Faculdade de Cânones em Coimbra?
Desde já os meus agradecimentos.
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

Para o vbriteiros

#61289 | Pedro França | 27 mar 2004 12:16 | Em resposta a: #61276

Caríssimo:

Na próxima quinta-feira conto poder ver-lhe isso. Agora, esta recta final de 2º período cortou-me a tarde de quarta.
Então aqui, para a semana que vem.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o vbriteiros

#61316 | vbriteiros | 27 mar 2004 15:47 | Em resposta a: #61289

Meu Caro.
Obrigado. Não é muito urgente.
Um abraço
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Março: algum pedido para o AUC?

#61400 | JFBarata | 28 mar 2004 21:53 | Em resposta a: #59071

Caro Pedro França

Cá estou mais uma vez a pedir a sua preciosa ajuda para o esclarecimento de genealogias açorianas. Desta feita a dose é de respeito. Trata-se de 5 jovens que passaram por Coimbra. São os seguintes:

1º - Miguel Maria Borges da Câmara, filho de Miguel José de Arriaga Brum da Silveira. Deve ter estudado em Coimbra na primeira metade do séc. XIX. Conhece-se bem a sua ascendência paterna mas ignora-se quem é a mãe.

2º - Manuel Pacheco de Aragão, filho de outro do mesmo nome. Deve ter andado em Coimbra no último quartel do séc XVIII ou no primeiro do XIX.

3º - Francisco Félix Machado, de alcunha “o maneta”. Foi médico. Deve ter andado em Coimbra na 1ª metade do séc. XIX.

4º - João Soares de Lacerda. Foi advogado. Deve ter andado em Coimbra na 2ª metade do séc. XIX.

5º - Pedro de Mendonça Machado. Foi advogado. Deve ter andado em Coimbra nos fins do séc. XIX.

É claro que não lhe estou a pedir o favor de ver isto tudo de uma só vez. Já lhe fico muito agradecido se puder ir esclarecendo estes vários casos pouco a pouco.

Um abraço do amigo muito grato

João Fonseca Barata

Resposta

Link directo:

Para o João Fonseca Barata

#61424 | Pedro França | 29 mar 2004 00:23 | Em resposta a: #61400

Caro João:

Vou ver, na próxima quinta-feira o que posso encontrar-lhe, 'tá? Aguarde-me aqui.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o João Fonseca Barata

#61439 | JFBarata | 29 mar 2004 10:52 | Em resposta a: #61424

Caro Pedro França

Muito obrigado.
Um abraço

João Fonseca Barata

Resposta

Link directo:

RE: Para o Antº Barata Freire de Lima

#61465 | BARATA DE LIMA | 29 mar 2004 16:22 | Em resposta a: #61258

Exº. Sr.Pedro França:
Muito obrigado por tudo o que tem tentado descobrir e por me ter dado uma pequena lição.Agradecia que me informasse quanto é que eu iria gastar ao pedir o processo que me indicou.
Atenciosamente
Antonio Barata

Resposta

Link directo:

RE: Para o Antº Barata Freire de Lima

#61473 | Pedro França | 29 mar 2004 19:01 | Em resposta a: #61465

Caro António:

Comigo não vai gastar nada. Se pretender a reprodução do documento, o custo depende do número de folhas. Na quinta-feira já poderei dizer-lhe algo a respeito, à parte a informação que lhe interessa relativamente ao teor do mesmo documento.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o Antº Barata Freire de Lima

#61699 | BARATA DE LIMA | 01 abr 2004 15:21 | Em resposta a: #61473

ExºSr.Pedro França:
Desculpe só agora ter respondido,então cá esperarei uma resposta sua.Agradecia então que me facultasse todas as informações que me puder arranjar .
Ficar-lhe-ei a dever uma.
Atenciosamente
Antonio Barata Freire de Lima
Guarda

Resposta

Link directo:

RE: Março: algum pedido para o AUC?

#61738 | Pedro França | 01 abr 2004 22:56 | Em resposta a: #59071

Caros confrades:

Uma vez que estou com trabalho em cima dos ombros por causa do final do segundo período escolar, quero dizer que só no fim-de-semana é que lançarei aqui as minhas respostas aos pedidos dos seguintes confrades:
- Barata de Lima;
- António Fevereiro;
- Vasco Briteiros;
- João Fonseca Barata.

Mais não tenho por ora por falta de tempo. Não me esqueci do confrade JLiberato.
Um abraço a todos.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Março: algum pedido para o AUC?

#61743 | JFBarata | 01 abr 2004 23:53 | Em resposta a: #61738

Caro Pedro França

Obrigado pela mensagem. Bom trabalho.
Um abraço

João Fonseca Barata

Resposta

Link directo:

RE: Para o Antº Barata Freire de Lima

#61869 | Pedro França | 04 abr 2004 01:47 | Em resposta a: #61699

Caro António:

Então isto é assim: Manuel Martins Freire, n.al de Casas do soeiro/Celorico da Beira, fº de Mamuel Martins Corigo Freire (o nome da mãe vem omisso). obre a sua vida e costumes foi feita inquirição no Colégio dos Paulistas à Couraça dos Apóstolos/fregª do Salvador (esta rua ainda hoje existe), onde assistiu, e depois ao Terreiro ou Marco da Feira/fregª de S. João de Almedina, tudo Coimbra cidade, sendo ele cursante de Cânones na Universidade.
Este processo, datado de 1771 (de "Vita et Moribus", preparando-se para prima tonsura e ordens menores) está na caixa 1408, no AUC, e está em mau estado, sendo difícil reproduzi-lo por causa da linha de costura que não facilita a abertura do documento até ao fim.
Diga coisas.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o Antº Fevereiro

#61871 | Pedro França | 04 abr 2004 01:58 | Em resposta a: #61176

Caro António:

Então aqui vai: - Certidão de idade de Augusto Frederico Jansen Verdades (Lº LII, nº 299, 2ª série): vem no livro 18 de baptismos para a fregª de S.ta Isabel/Lisboa, tendo sido baptº a 06.11.1821/f. 59v., nascido a 26.10 desse ano. Era fº do bacharel Manuel António Verdades e de D. Balbina Fortunata Jansen, recebidos em matrimónio oculto, sendo eles moradores em S. Nicolau/Lisboa. O assento foi de novo aberto por despacho de 25.04.1827, do arcebispo de Lacedemónia, então vigário geral do Patriarcado de Lisboa, por força do testamento da mãe, entretanto falecida, no qual declara que o Antº Frederico era seu filho. A certidão tem data de 25.09.1838.
E é o que se me oferece dizer a respeito.
Diga coisas.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o vbriteiros

#61872 | Pedro França | 04 abr 2004 02:00 | Em resposta a: #61316

Caro Vasco:

Urgente ou não, o que é certo é que o nome que me deu não consta, nem como António Joaquim Gomes nem indo a Barbosa. Terá tido mais algum apelido?
Diga coisas para o tópico de Abril.
Um abraço.
Sempre,
Pedro FRança

Resposta

Link directo:

RE: Para o Antº Barata Freire de Lima

#61873 | Pedro França | 04 abr 2004 02:02 | Em resposta a: #61869

Caro António:

Se me quiser responder, agradeceria que mo fizesse para o tópico de Abril, 'tá?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o Antº Fevereiro

#61874 | Pedro França | 04 abr 2004 02:04 | Em resposta a: #61871

Caro António:

Se me quiser responder, agradeceria que mo fizesse para o tópico de Abril, 'tá?
Obrigado e um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o João Fonseca Barata

#61877 | Pedro França | 04 abr 2004 02:18 | Em resposta a: #61439

Caro João:

Numa primeira análise aqui vai o que encontrei:
- Miguel Maria Borges da Câmara; tem certidão de idade - Lº XLI, nº 30, 1ª série. Foi baptº a 12.10.1800 (nº 19, f. 71v.), na paroquial de S. José/Lisboa, e nascido a 5 do dito mês e ano. Era fº de pais incógnitos e assim vem no verbete das matrículas/exames (deve ter sido dado o nome do pai mais tarde). O padrinho foi um José Joaquim de Paula.
Saiu bacharel formado em Leis a 27.06.1822.

- Manuel Pacheco de Aragão; o que há nos verbetes, e é um só, é fº de um Lázaro Rodrigues Estrela, n.al da Ilha de S. Miguel/Açores. Saiu bacharel formado em Cânones, a 05.06.1699.

- Francisco Félix Machado; o que há é fº de outro, n.al da Vila do Nordeste, Ilha de S. Miguel/Açores. Saiu bacharel em Direito a 20.10.1856.

- João Soares de Lacerda; o que há apresenta no verbete exame do 3º ano a 25.10.1856. Era fº de João Pereira de Lacerda e era n.al da Ilha do Pico/Açores.

- Pedro Mendonça Machado; o que há é fº de Pedro Félix Machado, n.al de Povoação/Ilha de S. Miguel. Frequentou Direito na UC. Apresenta exames às seguintes cadeiras:
- 10ª = 23.06.1909; 9ª = 14.07.1909; 8ª = 30.07.1909; 11ª = 22.10.1909.

E isto é o que se me oferece dizer a respeito. Vejo que há aqui algumas discordâncias com o que me enviou. Diga coisas.
Se quiser responder-me é favor fazê-lo para o meu tópico de Abril.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Madeira da Costa

#106197 | jliberato | 26 nov 2005 14:00 | Em resposta a: #59605

Caro Vasco Campos,
Chamo a sua atenção patra o tópico "Famílias de Meruge".
Convido-a a visitá-lo e a eventualmente intervir, se o entender.
http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=105900
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Março: algum pedido para o AUC?

#264353 | jardinsdagua | 25 out 2010 17:19 | Em resposta a: #59071

Existe alguma informação sobre Aredes de Macieira de Alcôba (Águeda) que tenham estudado e/ou sido professores na Universidade de Coimbra (século XVIII?).
Obrigado!
FM
jardinsdagua@gmail.com

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 11:25

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen