familia leitão e matta

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

familia leitão e matta

#59081 | lmgp | 28 fev 2004 15:50

´boa tarde
Como estou a fazer a minha árvore genealógica pretendia saber se algum dos senhores e senhoras me podia ajudar, a saber se a familia matta e a familia leitão da vila da sertã no séc. XVII tinham alguma relação de parentesco com as mesmas familias de vila de rei.

Obrigado, com os melhores cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: familia leitão e matta- sertã

#59142 | jvaldeira | 29 fev 2004 02:17 | Em resposta a: #59081

Caro LMGP,

Embora tenha estudado alguma coisa da Sertã, não lhe sei responder. Contudo a obra de C.Teixeira talvez possa ajudar; veja mais detalhes em:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=50399

Cumprimentos,
JValdeira

Resposta

Link directo:

RE: familia leitão e matta- sertã

#59228 | lmgp | 29 fev 2004 21:41 | Em resposta a: #59142

Caro JValdeira
Obrigado pela sua ajuda, eu estudo na minha genealogia a zona centro do país porque os meus antepassados são oriundos dos concelhos que compõem essa zona se precisar de ajuda.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: familia leitão e matta

#59952 | carlos luiz | 09 mar 2004 15:34 | Em resposta a: #59081

talvez primo,o meu tronco paterno, vem das beiras,da orgeira-palhais-nesperal.sertã-distrito de castelo branco.os meus ramos genealogicos sao luiz-mansos-leitoes-godinhos-mellos-lopes-dias, com alguns matas, misturados
saiba,que estas familias.tem o sangue misturado depois de alguns séculos.contacte-me
tenho varios matas,do conçelho da serta

Resposta

Link directo:

RE: familia leitão e matta

#60028 | lmgp | 09 mar 2004 23:09 | Em resposta a: #59952

Boa Noite
Carlos obrigado por ter respondido a minha mensagem, além dessas familias que procuro na sertã, também procuro as seguintes: Nunes de sernache do bonjardim, Alves da junceira.

Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: familia leitão e matta

#60132 | carlos luiz | 10 mar 2004 21:24 | Em resposta a: #60028

olhe amigo eu tenho, num livro do candido teixeira,familias nunes de sernache.caso esteja interessado, eu posso fazer fotocopias. mas nao sei como enviar-lhe.ainda sou um aprendis, na enternet e nao sei como enviar-lhe
carlos

Resposta

Link directo:

RE: familia leitão e matta

#60146 | lmgp | 10 mar 2004 23:00 | Em resposta a: #60132

Obrigado Carlos, pelas dicas que me deu, se precisar também tenho um livro cujo titulo é a beira baixa na expansão ultramarina na qual figuram muitos individuos do concelho da sertã, bem como de outros.

Com os melhores cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: familia leitão e matta

#60200 | carlos luiz | 11 mar 2004 17:22 | Em resposta a: #60146

Amigo, como lhe disse, tenho os nunes de sernache.posso fazer-lhe fotocopias e envia-las
caso lhe interesse??por os individuos que estao no seu livro.queria na condição de serem meus familiares.por exemplo!godinhos-mansos-luiz-lopes-melos-leitoes-dias.
cumprimentos, talves primo!

Resposta

Link directo:

RE: familia leitão e matta

#60214 | A.Godinho | 11 mar 2004 19:35 | Em resposta a: #60146

Caro confrade LMGP

Acaso tem notícia de algum destes meus familiares da Beira Baixa (nomeadamente na obra que refere)?

- Manuel Simão c.c. Catarina Fernandes Seco, no Ninho do Açor a 6.1.1669, ele fº de Pedro Simão ( + 13.11.1666) e de Maria Marques, e ela fª de Mateus Pires e Mª Fernandes (+ 7.8.1666).
- Pedro Simão casou no Louriçal do Campo em 30-11-1647, ele filho de Pedro Simão e de Maria Gonçalves, do Ninho do Açor, ela de Manuel Marques e de Maria Domingues.
- Mateus Pires e Maria Fernandes c. a 5.2.1634 no Ninho do Açor.
Domingos Álvares, chamado da Calçada, por aí ter casas , em Aldeia da Ponte, Alfaiates, onde vivia c.c. Catarina Gonçalves em meados do sec.xvii.Teve desta sua mulher Francisco Vaz Serrano que foi para Avis ( deixando muita descendência), e de outro matrimónio Domingos Álvares e João Álvares. Um destes dois foi pai de ... que casou com João Botelho, e de Domingos Álvares que foi clérigo.
Foi lavrador honrado e dos principais de Aldeia da Ponte.

Antecipadamente grato
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: familia leitão e matta

#60231 | lmgp | 11 mar 2004 22:46 | Em resposta a: #60214

Caro cofrade A.Godinho

A obra que mencionei está dividida por concelhos, assim o único que descobri foi Pe. Domingos Álvares dos finais de séc. XVIII.

Com osw melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: familia leitão e matta

#60233 | lmgp | 11 mar 2004 22:54 | Em resposta a: #60200

Caro Carlos, descobri um António Leitão Godinho em 1648 natural da sertã, leitões tenho muitos da sertã, os outros nomes encontro muitos nas outras partes da beira baixa.

Com os melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: familia leitão e matta

#60266 | A.Godinho | 12 mar 2004 12:03 | Em resposta a: #60231

Caro confrade LMGP

Desde já agradeço a sua resposta.
Poderá esclarecer-me se o Padre Domingos Álvares que encontrou é de Aldeia da Ponte (do antigo termo de Alfaiates e hoje do concelho do Sabugal)ou de localidade próxima, e que referências lhe são feitas?

Antecipadamente grato
Os melhores cumprimentos
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: familia leitão e matta

#110583 | lmgp | 25 jan 2006 21:59 | Em resposta a: #60266

Caro confrade A. Godinho

Em resposta a sua pregunta vou transcrever o que encontrei relativo ao Pe. Domingos Álvares que é o seguinte:
"Álvares, (P.) Domingos
Natural da Covinhã e filho de Álvaro Anes e de Isabel Álvares, recebeu a roupeta de jesuíta no noviciado de Coimbra, a 25-6-1555. Em 1576 rumou à Índia, vindo a assinalar-se no cargo de Reitor do Colégio de Damão. É conhecida uma sua carta que escreveu de Goa, a 20-11-1576, narrando a sua viagem ao Provincial da Companhia em Portugal. Faleceu cerca de 1590.
Bibliografia: Diogo Barbosa Machado, Bibliotheca Lusitana, vols. I, p. 706, e IV, pp. 107-108."
in " A Beira Baixa na Expansão Ultramarina de Joaquim Candeias Silva e Manuel da Silva Castelo Branco, Edições Câmara Municipal de Belmonte"

Resposta

Link directo:

RE: familia leitão e matta

#110607 | carlos luiz | 26 jan 2006 11:28 | Em resposta a: #59081

Caro confrade
Voltando aos nossos Leitôes e Matas do concelho da Sertã, tenho a dizer-lhe que Leitôes tenho alguns da freg do Nesperal,proximo de Sernache de Bomjardim,os seguintes mais antigos,João Ant. de Mello,bapt.12/06/1732 filho de Catarina Leitão e de Manuel da Costa,neto materno de Francisco de Mello e de Isabel Catarina Leitão,todos do Nesperal-Sertã/Depois existe a continuaçäo destes Leitôes nesta freguesia!
Vou fazendo buscas nestes ramos, e depois lhe digo!
Cumprimentos
Carlos Reis Luiz

Resposta

Link directo:

RE: familia leitão e matta

#110672 | manuelr | 26 jan 2006 22:42 | Em resposta a: #60214

Caro António Godinho de Carvalho

Sobre Catarina Fernandes Seco e seu pai Mateus Pires, não lhe posso adiantar mais nada, a não ser o seguinte:

Os Fernandes Seco de Vale de Prazeres vêm do casal Sebastião Fernandes e Maria Gonçalves Seco naturais de Vale de Prazeres pais de Bartolomeu Fernandes Seco pai este de Bartolomeu Fernandes Seco casado na Orca em 1645. Não os ligo aos do Louriçal.

Os filhos de Mateus Pires, natural de Tinalhas e de Maria Fernandes natural do Ninho do Açor usaram os apelidos Fernandes Ruivo, Fernandes Seco e Pires mas não o de Rolão. É curiosa a frequente relação entre Pires e Rolão, quer em Tinalhas quer na Soalheira, no início do Sec XVII, embora não apanhe o tronco comum. Penso descenderem de Pero Anes Rolão, da Soalheira, de onde viria o patronímico Pires e o apelido Rolão. Aliás as deslocações entre as duas localidades era frequente entre as duas famílias.

E para baralhar mais:
Em 1606 faleceu em Tinalhas o padre Francisco Rolão sendo sepultado em sepultura própria. Deixou a sua fazenda a seu tio Mateus Pires e a seu filho Diogo.

Como comentário a este registo:
Pela data, Mateus Pires (casado com Maria Fernandes) ainda não tieria nascido pelo que não é mencionado no testamento. Seria Mateus Pires casado com Maria Fernandes filho de Mateus Pires e irmão de Diogo? Não sei. Mas mais uma vez, o patronímico Pires ligado ao apelido Rolão!

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: familia leitão e matta

#110740 | A.Godinho | 27 jan 2006 16:23 | Em resposta a: #110672

Caro confrade Manuel da Silva Rolão

Uma vez mais estou-lhe grato pelos elementos que fez o favor de aqui colocar.
De facto tudo leva a concluir tratar-se da mesma gente.
Se acaso vier a descobrir algo mais fico muito agradecido se quiser partilhar o que encontrar sobre aqueles meus ascendentes.
Os meus melhores cumprimentos,
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 abr 2024, 04:51

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen