Famílias de Faro

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Famílias de Faro

#5916 | rmfrp | 18 jun 2001 00:13

Boa noite.

Abro este tópico com intenção de discutir a genealogia de diversas famílias da cidade de Faro.

Começo por perguntar se algum dos frequentadores do Fórum conhece a ascendência dos seguintes casais:

1) O Cap. Paulo Pereira da Silva e Joana Baptista, casados a 9 de Maio de 1662 na Sé de Faro.

Este casamento foi celebrado por procuração, sendo representantes: do noivo, Domingos de Mendoça de Vasconcelos e da noiva, o seu irmão Bndo. Rodrigo da Costa. Foram testemunhas o Mestre de Campo António de Vasconcelos de Mendonça, o sargento-mor Francisco Martins Pereira, o Cap. Diogo Gonçalves Pereira e o Cap. Gonçalo Martins Lourinho (?).

O casal teve uma filha, D. Maria da Costa de Figueiredo, que por sua vez casou com João Lobo de Sampaio, que foi Almoxarife da Gente de Tânger (sua naturalidade), em 3 de Janeiro de 1684, também na Sé de Faro. Foram testemunhas o Dr. Filipe de Holanda, arcediago da Sé, Manuel Ximenes e Sebastião de Faria.

2) O Cap. Luís Álvares Ribeiro e Isabel de Moura.

Um filho deste casal, outro Capitão também chamado Luís Álvares Ribeiro, casou em São Pedro, Faro, em 26 de Novembro de 1684 com Brites Arcângela da Palma, filha do Cap. Francisco Soares Pacheco e de Brites da Palma e Andrada e Sousa, de Portimão. Este casamento foi celebrado por procuração, sendo a noiva representada pelo Bndo. Pedro de Moura de Barbuda. Foram testemunhas o Rdo. Cónego Pedro Anes Quintino e o Rdo. Cónego Diogo de Figueiredo Villalva e o Tenente General (não indica o nome).

Agradeço desde já qualquer informação.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Faro

#5925 | Ortigão | 18 jun 2001 01:19 | Em resposta a: #5916

Se me é permitido puxar a brasa á minha sardinha, editei o ano passado um livro sobre uma família farense, os Ramalho Ortigão. contacte-me se desejar saber mais pormenores e não conhecer a obra.

Rodrigo Ortigão de Oliveira
* ortigao@netcabo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Faro

#5976 | rafael mião | 19 jun 2001 01:09 | Em resposta a: #5916

Caro Rui Pereira
Quero enviar-lhe alguma referência sobre os apontamentos de que lhe falei,mas não me recordo agora o nome do tópico e para entrar em contacto consigo socorri-me deste tópico.Também o meu muito obrigado pela investigação que fez o favor de fazer.
Com amizade
R.C.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Faro

#6307 | rmfrp | 26 jun 2001 19:20 | Em resposta a: #5976

Caro Rodrigo Ortigão de Oliveira:

Quis quando criei este tópico torná-lo o mais geral possível. Não é só para mim! Portanto, pela minha parte a sua contribuição será bem-vinda.

Por acaso, entre algumas dezenas de parentes conhecidos de Faro não tenho até agora nenhum chamado Ramalho Ortigão (ou Ramalho, ou Ortigão), mas na sua pesquisa o Senhor poderá perfeitamente ter encontrado ligações com parentes meus, e vice-versa.

Neste Fórum já encontrei informação relevante em temas inesperados, e creio que uma forma eficaz de reunir dados interessantes é com um tema "geográfico" - já vi alguns com bastante discussão aqui no Fórum. Tenho mais nomes que irei lançando gradualmente e convido-o a fazer o mesmo.

Obrigado pela atenção.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Faro

#6308 | rmfrp | 26 jun 2001 19:23 | Em resposta a: #6307

Boa tarde.

Em relação ao casal: Cap. Paulo Pereira da Silva e Isabel de Moura, chamaram-me a atenção:

- Rui Pereira da Silva, alcaide-mor de Silves, cerca de 100 anos mais antigo que PPS, e que teve pelo menos um neto também chamado Rui Pereira da Silva, que deve ter nascido c. 1600 (estes nomes estão na base de dados da GP).

- D. António Pereira da Silva, bispo do Algarve por volta de 1700, relacionado com os morgados de Bertiandos (era tio de Gonçalo de Sousa de Menezes, este filho do 4. morgado) - dados constantes do tópico "Família Vaz Velho de Tavira".

Os apelidos Pereira e Silva são naturalmente muito vulgares, mas poderá algum destes estar ligado ao Cap. Paulo Pereira da Silva?

Obrigado pela atenção.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Faro

#6855 | rmfrp | 09 jul 2001 23:03 | Em resposta a: #5925

Caro Rodrigo Ortigão de Oliveira:

Provavelmente não lhe estarei a dar nenhuma novidade, mas no artigo "Notas à margem sobre a Genealogia da Família «Inglez»", de António de Mattos e Silva (in "Armas e Troféus", Tomo III-IV, p. 312-331), dedicado a famílias de Tavira, aparece (p. 325) no título "Barros Montarroyo" o seu parente António Joaquim Ramalho Ortigão, marido de D. Mariana Rita de Macedo e Brito, 4a. neta do casal que inicia o título. Para além da linha que os une, são também indicados alguns irmãos, tios, etc. da referida senhora.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

São Pedro de Faro

#40853 | jliberato | 02 mai 2003 13:04 | Em resposta a: #5916

Caros confrades,
A minha 4ª avó, Jacinta Rosa, nasceu em São Pedro de Faro em 16-10-1805, casou na mesma freguesia em 04-08-1827 com Joaquim José, natural de São Clemente de Loulé, e teve Joaquim José Cortez nascido em 08-11-1830 em São Pedro de Faro e casado em Olhão.
Jacinta Rosa era filha de António Rodrigues de São Clemente de Loulé e Maria da Conceição de Santa Bárbara de Nexe.
Se alguém conhece estas pessoas, muito agradecia qualquer achega.
Cumprimentos,
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Faro

#40855 | arezdasilva | 02 mai 2003 13:10 | Em resposta a: #6308

caro rui
penso que um ramo dos bretiandos ,penso que aquele bastardo referido noutro tópico foi para a india com descendencia
um abraço
jorge

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Faro

#40966 | rmfrp | 03 mai 2003 15:51 | Em resposta a: #40855

Caro Jorge Arez:

Estou muito interessado na descendência que refere. Sabe onde poderei encontrar mais elementos?

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Faro

#40982 | arezdasilva | 03 mai 2003 23:01 | Em resposta a: #40966

RUI
TEM O MEU E-MAIL?
segundo o mourão gaecez palha num opusculo sobre as mais importantes familias descendentes apesar de repetiçoes pois algumas das referidas vieram a entroncar noutras tendo desaparecido como apelido a mais importante são os cunha(távora) que entram num ramo dos lobatode faria e noutra familia .e penso que referidas sao as que tinham alguns foros de nobreza...vou procurar as fotocopias para ver se tenho anotado alguma coisa que oriente para ver se tenho elementos sobre essa familia.
um abraço
jorge

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Faro

#40983 | rmfrp | 03 mai 2003 23:38 | Em resposta a: #40982

Caro Jorge Arez:

Tenho de facto o seu endereço de e-mail, e acabei de lhe enviar uma mensagem. Aguardo com muito interesse os dados que me possa fornecer.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Faro

#238370 | Gilson Nazareth | 07 set 2009 01:50 | Em resposta a: #5916

Olá,Rui
Tudo bem,com o amigo?
Sabe se os livros de São Pedro de Faro estariam online?Pensei em consultá-los nos mórmons mas as estacas estão desativadas,ao menos as cariocas.
O batismo é de cerca de 1790:João Antonio, filho de João Antunes da Costa e Silva(ou Costa e Silva Antunes) e Josefa Brizida.
Toda orientação será bem vinda.
Abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Faro

#238384 | roz | 07 set 2009 12:18 | Em resposta a: #40983

Caro Rui Pereira,

Este topico fez-me lembrar um documento de uns antepassados onde dizia que era natural "da freguesia de Faro, Reino do Algarve". Isto seria por volta de 1750 mais ou menos ou talvez ainda anterior. Como o confrade tem experiencia no Algarve queria perguntar-lhe se, por acaso, sabe qual seria a freguesia a que ele se referia?

Desde ja obrigada por qualquer sugestao que me possa dar.
Com os meus cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Faro

#238479 | rmfrp | 08 set 2009 21:10 | Em resposta a: #238370

Caro Gilson Nazareth:

Infelizmente os livros de Faro não estão online.

Todos os livros da cidade de Faro estão no Arquivo Distrital de Faro e até ao momento, tanto quanto sei, ainda não há quaisquer paroquiais desse arquivo online.

Um abraço,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Faro

#238480 | rmfrp | 08 set 2009 21:14 | Em resposta a: #238384

Cara Rosário:

O documento de que fala não deve estar inteiramente correcto, pois na época que refere já não existia só uma freguesia de Faro. Desde o século XVI, pelo menos, que Faro tinha (e continua a ter hoje) duas freguesias: Sé e São Pedro. Assim, suponho que a freguesia correcta seja uma destas duas.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Faro

#238481 | roz | 08 set 2009 21:27 | Em resposta a: #238480

Caro Rui Pereira,

Muito obrigada pela sua informacao. Ainda bem que eram so' duas!!! Assim nao sera' muito dificil procurar.

Com os meus agradecidos cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

Famílias de Faro

#424065 | Pedro SP | 09 mai 2020 21:14 | Em resposta a: #238481

Caros confrades,

Alguém já se cruzou com esta família nos paroquiais da freguesia da Sé, da cidade de Faro?
Esta família terá chegado a Faro ainda no século XVIII, procuro informações dela entre os finais de XVIII e inícios de XIX.

Será que o nome Verdiano tem relação com Cabo Verde? Já alguém se cruzou com este apelido alguma vez?

Muito obrigado,

Pedro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 17:33

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen