Enciclopedia da historia de Portugal

Este tópico está classificado nas salas: Formação | Bibliografia

Enciclopedia da historia de Portugal

#59924 | cris | 09 mar 2004 11:58

Ola amigos (se me permitem),

Gostaria de receber conselhos sobre enciclopedias da historia de Portugal.

Quero comprar uma mas sendo os preços um pouco elevados (+/- 1500 EUROS)preferia nao a comprar de "olhos fechados".

Penso encontrar aqui bons conhecedores !!!

Como tenho pouca paciência e queria começar jà a leitura, pedi a um tio meu o primeiro livra da enciclopedia que ele tem e jà cheguei à conquista de Lisboa (apos Santarem). O autor chamase ... Herculano se nao me engano.

Aqui fico, sem paciência :-), aguardando resposta.

Um abraço e obrigada

Cristina DE MATOS
cristinadm@bluemail.ch

Resposta

Link directo:

RE: Enciclopedia da historia de Portugal

#59996 | Crisfal | 09 mar 2004 20:12 | Em resposta a: #59924

Cara Cristina:
Se procura uma boa História de Portugal há duas que são as mais indicadas, pela sua recente elaboração e pela sua qualidade, e que são as aconselhadas na Universidade pelõs professores de História. É a "História de Portugal", direcção de José Mattoso (tem uma versão com imagens mais cara, e uma edição académica em papel pa~rdo e sem imagens por quase metade do preço, mas com texto igual) e a "Nova História de Portugal" com direcção de Joel Serrão e Oliveira Marques, que contudo tem falta de volumes para a Época Moderna que ainda estão para ser publicados. Ambas têm um múltiplo número de volumes, em torno da dezena, e podem ser encontradas em qualquer livraria razoável. Herculano está um pouco ultrapassado, pois o seu trabalho, ainda que fundamental para o desenvolvimento do trabalho histórico em Portugal remonta bem ao século XIX.
Uma última nota: ambas as edições que lhe indico são volumosas, e se procura algo mais resumido , mas contendo o essencial e com todo o rigor, há a edição de uma História de Portugal em 2 volumes, da autoria do professor Oliveira Marques, com muito interesse, além de um preço bastante convidativo.
Cumprimentos;
Nuno de Souza Falcão
P.S.- Espero que ajude.

Resposta

Link directo:

RE: Enciclopedia da historia de Portugal

#60047 | cris | 10 mar 2004 07:18 | Em resposta a: #59996

Caro Nuno,

Muito obrigada pelos seus conselhos.

Afinal o livro que leio é de Fortunato de Almeida. Seja como for, gostava realmente de algo mais recente.

Vou me informar melhor a proposito das duas sugeridas pelo senhor.

Melhores cumprimentos

Cristina DE MATOS
cristinadm@bluemail.ch

Resposta

Link directo:

RE: Enciclopedia da historia de Portugal

#60084 | aburma | 10 mar 2004 14:26 | Em resposta a: #60047

Cara Cristina de Matos,

Excelente escolha. A História de Portugal de Fortunato de Almeida está a ser reeditada, tendo saído há uns meses o 1º volume. Creio que o 2º sairá este mês e o 3º e último em Setembro.

Poderia ainda recomendar a História de Portugal de Joaquim Veríssimo Serrão, mas já vai em 15 volumes e ainda não chegou ao fim!

Como obra de consulta posso recomendar-lhe o Dicionário da História de Portugal, direcção de Joel Serrão, em 6 volumes.

Cumprimentos

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Enciclopedia da historia de Portugal

#60159 | cris | 11 mar 2004 06:53 | Em resposta a: #60084

Caro Alexandre,

Obrigada pelo conselho. Agora que estou habituada com F. de Almeida penso seguir com a obra deste.

Gostaria que me explica-se o que entende como "obra de consulta"? Em duas palavras, de que trata o dicionario da Historia de Portugal ?

Apresento-lhe os meus agradecimentos anticipados.

Cristina DE MATOS
cristinadm@bluemail.ch

Resposta

Link directo:

RE: Enciclopedia da historia de Portugal

#60196 | aburma | 11 mar 2004 16:54 | Em resposta a: #60159

Cara Cristina,

O Dicionário da História de Portugal, como o nome sugere, é uma obra que lhe permitirá a consulta por ordem alfabética a nomes e factos da nossa História.

Não tem nada que agradecer.

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Enciclopedia da historia de Portugal

#60199 | luso | 11 mar 2004 17:01 | Em resposta a: #59924

Não acredito que não conheça Alexandre Herculano!
Não merece ajuda.

Resposta

Link directo:

RE: Enciclopedia da historia de Portugal

#60203 | melisa | 11 mar 2004 17:40 | Em resposta a: #60199

ao Sr.Luso
Não fale do que não sabe.
Sem querer ser juíza em causa alheia passo a esclarec~e-lo que a Crstina tem todo o mérito, porque embora esteja no estrangeiro desde os 14 anos, quer manter a sua ligação aos seus antepassados e a Portugal, inclusivé tentando conhecer melhor a História do seu país, o que não acontece a muitp boa gente que nunca emigrou.
cumprimentos.
melisa

Resposta

Link directo:

RE: Enciclopedia da historia de Portugal

#60205 | luso | 11 mar 2004 17:43 | Em resposta a: #60203

Cara Senhora

Falei sem saber , as minhas sinceras desculpas à Cristina.
ptp

Resposta

Link directo:

RE: Enciclopedia da historia de Portugal

#60253 | cris | 12 mar 2004 07:23 | Em resposta a: #60205

Caro Luso :-)

1 - nao vejo como tirou essa conclusao que nao conheço A. Herculano !?

2 - permita que lhe diga que no meu ponto de vista, é justamente quem nao connhece que precisa de ajuda. Estarei enganada?

3 - as desculpas nao se pedem, evitam-se !

4 - podia ignorar o que li, seria a maneira que melhor me caracteriza mas, tenho que aqui deixar os meus sinceros cumprimentos e um grande abraço a melissa.

Cristina DE MATOS
cristinadm@bluemail.ch

Resposta

Link directo:

RE: Enciclopedia da historia de Portugal

#60259 | luso | 12 mar 2004 11:16 | Em resposta a: #60253

Cara Cristina
Sem querer qualquer tipo de polémica, era perfeitamente irracional, permita-me discordar com o seu ponto 3.
Não há nada mais saudável do que reconhecer que se errou!

Os meus melhores cumprimentos.

Resposta

Link directo:

Herculano

#60286 | Monigo | 12 mar 2004 15:00 | Em resposta a: #60259

Caros amigos

eu também coloquei aqui uma pergunta faz alguns meses se valia a pena comprar a colecçao de Herculano por 600 Euros (pelo visto na Suiça é ainda mais caro).
Ao que parece ha 2 "Historia de Portugal" de Herculano, uma que ja tenho e pela qual paguei por volta de 40 Euros e que eu achava que fosse a unica...
E esta outra, muito pesada, que descobri em um alfarrabista em Belo Horizonte, no Brasil, por 600 Euros.
Gostaria de saber o parecer dos senhores sobre esta obra mais cara.
Obrigado
Alberto
ps: ao que parece o Luso se precipitou mas teve a honradez, boa educaçao e valentia de se desculpar, parabéns, Luso. E parabéns Cristina por seu interesse e amor pelos livros nesta época em que tantos jovens acham que encontram tudo na Internet!

Resposta

Link directo:

RE: Enciclopedia da historia de Portugal

#60307 | melisa | 12 mar 2004 17:24 | Em resposta a: #60253

Cara Cris
Não tem nada que agradecer, só que me incomoda ver tirarem-se conclusões precipitadas.
É claro que também eu acho que o Forum serve para tirar dúvidas a quem as tiver, e desde já lhe digo que muito tenho aprendido ao ler respostas a dúvidas que outros confrades pôem e que ainda só não as tinha tido, por estar num patamar mais atrasado.
É por isso que sigo todos os tópicos, incluindo este, com muito interesse.
Se eu que estou em Portugal, embora no Algarve,sinto tantas dificuldades, calculo as suas.
A talhe de foice, o autor meu preferido é o A.H.Oliveira Marques,que também já vi referido neste tópico (embora os volumes indicados sejam 3 e não dois, pois já há algum tempo saiu o 3º volume que estuda o período das revoluções liberais aos nossos dias). Também O Professor José Hermano Saraiva editou a "História Concisa de Portugal" que muito aprecio, que como ele próprio diz "É um livro que sem demorar muito tempo a ler nos dá uma imagem global da evolução histórica do povo português"
Já agora o meu username é melisa (de M.Elisa)

Força e boa sorte nas suas pesquisas (só prova que as mulheres quando se metem numa coisa são bem batalhadoras).
Um abraço
M.Elisa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 jun 2024, 11:07

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen