Pimentel, Marques de Tavara

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Pessoas | Títulos

Pimentel, Marques de Tavara

#60791 | miguellabrego | 19 mar 2004 22:43

Bom Dia Primos Lusos,

O "Teatro Genealogico" escrito por D. Tivisco de Nasao Zarco y Colona lista o único filho de Bernardino Pimentel, 3º marquês de Tavara (nasceu c. 1560) e seu esposa Joana Alvarez de Toledo como sendo Antonio Pimentel, 4º marquês de Tavara. E a única filha destes era uma D. Joana Pimentel (nasceu c. 1600) e casou-se com D. Francisco de Melo, 3º marquês de Ferreira.
Meus preguntas:
Eram estes as únicas crianças conhecidas de Bernardino e seu filho, Antonio? Também, onde fica Tavara? Eu sei que Bernardino desce dos Pimenteis de Benavente (que está na área de Castela de Zamora assim, Tavara talvez fica perto?)
Muito obrigado pelo seu ajuda!
Miguel Labrego
mlabrego@pobox.upenn.edu

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel, Marques de Tavara

#60797 | Genea Portugal | 20 mar 2004 00:27 | Em resposta a: #60791

Caro Miguel Labrego,

Tavara - que também se pode escrever Tabara - fica, como bem deduziu, perto de Benavente, no centro da província de Zamora.
Quanto à descendência dos 3º e 4º marqueses, fizémos alguns retoques no site que o ajudarão a seguir a linha até à actualidade.
Cumprimentos
Genea Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel, Marques de Tavara

#74281 | rupertti | 30 set 2004 20:56 | Em resposta a: #60797

João Ferreira Pimentel de Tavora, † em 1625, natural da vila de Alverca, comarca de Torres Vedras, f.º de Vicente da Rocha Pimentel e de Messia Ferreira de Tavora. À pedido (pág. 515) do f.º Pedro da Rocha Pimentel, § 1.º, se processou em Lisboa e provou-se num instrumento - de puritate et nobilitata probanda - que João Ferreira Pimentel de Tavora era de qualificada nobreza por si, seus pais e avós paternos e maternos, os quais tratavam-se com criados, cavalos, armas, etc. Este instrumento está junto ao auto de justificação - de nobiliate et puirificate sanguinis - que fez Messia Ferreira Pimentel de Tavora, §2.º adiante, e obteve sentença pela qual foi julgada filha legitima, por ser irmã direita do dito Pedro da Rocha Pimentel

Gostaria de saber este tb é um ramos dos vossos pimenteis???

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel, Marques de Tavara

#74353 | miguellabrego | 01 out 2004 20:56 | Em resposta a: #74281

Eu não sou conectado a esta linha mas, eu estou esperando que vou encontrar uma conexão com estes Pimenteis.
Eu estou procurando toda a informação sobre o historia dos "da Silva Pimenteis" de Aveiro adiantada de XVI/XVII. Meu 6 avó grande era D. Magdalena da Silva Pimentel (casado com Dr. Alexandre da Costa (de Oliveria)). Ela nasecu entre 1600-1620 em Aveiro. E eu penso que teve uma irmã, Maria da Silva Pimentel que casou com Manuel de Magalhaes em Aveiro e um irmão, Vigario Manuel Gomes Pimentel de Claro. Eu nao sei os pais deles.
Sabe qualquer coisa desta família e de suas origens?

Muito Obrigado,
Miguel Labrego
Philadelphia, PA
U.S.A.

Resposta

Link directo:

RE: Pimentel, Marques de Tavara

#77632 | rupertti | 19 nov 2004 15:48 | Em resposta a: #60791

Gostaria de Saber se o Senhor tem algo sobre Messia Ferreira de Tavora casada com Vicente da Rocha Pimentel

Texto extraido da Obra Genealogia Paulistana de Silva Leme

Maria de Ribeira, f.ª do tronco, foi casada com João Ferreira Pimentel de Tavora, † em 1625, natural da vila de Alverca, comarca de Torres Vedras, f.º de Vicente da Rocha Pimentel e de Messia Ferreira de Tavora. À pedido (pág. 515) do f.º Pedro da Rocha Pimentel, § 1.º, se processou em Lisboa e provou-se num instrumento - de puritate et nobilitata probanda - que João Ferreira Pimentel de Tavora era de qualificada nobreza por si, seus pais e avós paternos e maternos, os quais tratavam-se com criados, cavalos, armas, etc. Este instrumento está junto ao auto de justificação - de nobiliate et puirificate sanguinis - que fez Messia Ferreira Pimentel de Tavora, §2.º adiante, e obteve sentença pela qual foi julgada filha legitima, por ser irmã direita do dito Pedro da Rocha Pimentel.

João Ferreira Pimentel de Tavora ocupou os honrosos cargos do governo em S. Paulo, com grande respeito, estimação e autoridade. Teve os 2 f.ºs.:

Pág. 515

1-1 Pedro da Rocha Pimentel§ 1.º

1-2 Messia Ferreira Pimentel de Tavora§ 2.º

§ 1.º

1-1 Pedro da Rocha Pimentel casou em 1663 em S. Paulo com Leonor Domingues de Camargo f.ª de Claudio Furquim Francez e de sua 3.ª. mulher Anna Maria de Camargo. Tit. Furquins Cap. único § 6.º. Faleceu Pedro da Rocha em 1699 com testamento e teve (C. O. S. Paulo) 10 f.ºs.:

2-1 Coronel Antonio da Rocha Pimentel

2-2 Capitão Bartholomeu da Rocha Pimentel

2-3 Capitão Jeronimo da Rocha Pimentel

2-4 João da Rocha Pimentel

2-5 Pedro faleceu sem geração

2-6 João faleceu sem geração

2-7 Vicente faleceu sem geração

2-8 Maria de Ribeira

2-9 Anna Maria

2-10 Messia

2-1 Coronel Antonio da Rocha Pimentel, natural de S. Paulo, faleceu nas minas em 1705 e foi inventariado muito mais tarde em 1725; foi casado com Catharina Franco do Prado f.ª do capitão Lourenço Franco Viegas e de Izabel da Costa Santa Maria. Tit. Lemes Cap. 1.º § 9.º n.º 2-1, 3-1. Esta Catharina Franco, viúva de 2-1, casou 2.ª vez com o capitão Ignacio de Siqueira Ferrão, de quem deixou o f.º único, que foi o 1.º capitão-mór de Atibaia Lucas de Siqueira Franco, (pág. 516) em Tit. Pires Cap. 7.º § 3.º n.º 2-1, 3-4, 4-1, 5-1. O coronel Antonio da Rocha Pimentel deixou as 5 f.ªs. seguintes:

Pág. 516

3-1 Maria da Rocha Pimentel que casou com o capitão Simplicio Pedroso Xavier f.º de Francisco Pedroso Xavier e de Maria Cardoso. Com geração em Tit. Moraes Cap. 3.º § 2.º, 2-2, 3-6. Faleceu Maria da Rocha em 1764 em Mogi-guaçu com 70 anos.

3-2 Joanna do Prado foi casada em S. João de Atibaia com Antonio Paes das Neves, † em 1736, f.º de João das Neves Pires e de Catharina do Prado. Com geração em Tit. Pires Cap. 6.º § 2.º n.º 2-1, 3-2.

3-3 Leonor Domingues foi casada com o capitão Francisco Bueno de Camargo f.º de ... Cathamares e de Lucrecia Bueno de Camargo. Com geração à pág. 416 deste.

3-4 Marianna do Prado foi casada com o capitão Simão Bueno da Silva (não sabemos si é o velho n.º 2-5, viúvo de Catharina Pedroso, ou si é o f.º do mesmo nome, o n.º 3-5 de 2-5).

3-5 Escholastica era solteira ao tempo do inventário de seu pai.

2-2 Capitão Bartholomeu da Rocha Pimentel, foi morador em Atibaia, casado em 1691 em S. Paulo com sua parenta Ursula Franco de Oliveira f.ª de João Franco Viegas e de Bernarda Luiz de Oliveira, à pág. 436 deste. Foi inventariado em S. Paulo em 1751 juntamente com sua mulher; porém, o capitão Bartholomeu faleceu muito antes.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 12:24

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen