Ten.Cor.João Pinto da Cunha de Souza Moreira (Sr.Torre de Moreira)

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Ten.Cor.João Pinto da Cunha de Souza Moreira (Sr.Torre de Moreira)

#612 | canivari | 20 out 2000 10:36

Gostaria de obter o contacto dos actuais descendentes de Ten.Cor.João Pinto da Cunha de
Souza Moreira e da Dª Miquelina Delfina de Mello Queiroz, Srs da Quinta da Torre de Moreira, Moreira do Castelo, Celorico de Basto;
pois gostaria de trocar impressões acerca da arvore genealógica da nossa familia. Sou descendente de Luiz Pinto da Cunha e Souza e da Dª Ana de Jesus Pinto Machado.

Melhores Cumprimentos

CARLOS AUGUSTO COLLAÇO CANIVARI E PINTO MACHADO
E-Mail : canivari@netc.pt

Resposta

Link directo:

RE: Ten.Cor.João Pinto da Cunha de Souza Moreira (Sr.Torre de Moreira)

#628 | Vasco Jácome | 20 out 2000 23:22 | Em resposta a: #612

Caro Carlos Augusto

Sendo assim, venha daí um abraço meu caro primo!!! Embora um pouco afastados mas somos parentes, pois os que refere (o Tenente-Coronel e mulher) são meus quartos avós!

A descendência está descrita nos “Carvalhos de basto” Vol. IV. Se não consta lá, foi porque os autores não conseguiram os elementos necessários!

Caso esteja interessado, posso fornecer bastantes elementos sobre esta nossa gente. Inclusivamente andei recentemente em pesquisas no Arquivo Distrital de Braga sobre a ascendência de ambos!

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Ten.Cor.João Pinto da Cunha de Souza Moreira (Sr.Torre de Moreira)

#715 | canivari | 30 out 2000 16:47 | Em resposta a: #628

Caro Primo Vasco Jacome,

É com grande satisfação que recebo a sua mensagem.Gostaria muito de obter mais informações acerca dos nossos antepassados comuns da Quinta da Torre de Moreira, nomeadamente informações que não vêm nos Carvalhos de Basto.
Fui á pouco tempo visitar a Casa da Torre e fiquei bastante triste com o seu estado de degradação.
Gostaria de ter a oportunidade de o conhecer pessoalmente, bem como como de lhe poder apresentar a minha familia.

Um grande abraço,

Carlos Pinto Machado
E-mail: canivari@netc.pt

Resposta

Link directo:

RE: Ten.Cor.João Pinto da Cunha de Souza Moreira (Sr.Torre de Moreira)

#859 | Vasco Jácome | 11 nov 2000 14:33 | Em resposta a: #715

Caro Carlos

Enviei uma resposta para o seu e-mail pessoal canivari@netc.pt.
Suponho que está correcto?
O meu pessoal é vascojacome@net.sapo.pt

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Ten.Cor.João Pinto da Cunha de Souza Moreira (Sr.Torre de Moreira)

#1918 | canivari | 25 jan 2001 11:51 | Em resposta a: #859

Carissimo Vasco,
Agradeço imenso a preciosa informação que me mandou, que me traz novidades em relação aos nossos Pintos da Torre. A informação adicional que eu dispunha além do que vem no Cannaes de Figueiredo já vem incluída nestas informações.

Estou a utilizar o Forum para responder ao seu E-Mail, pois estou com um problema no meu computador que me impede de o contactar de outra forma. Contudo posso receber mensagens.

Muito obrigado por estas informações e logo que tiver novidades o contactarei.

Um grande Abraço

Carlos

Resposta

Link directo:

RE: Ten.Cor.João Pinto da Cunha de Souza Moreira (Sr.Torre de Moreira)

#1926 | MNZ | 25 jan 2001 22:13 | Em resposta a: #628

Caro Vasco Jácome,
Sou descendente de Manoel Domingues Moreira, que foi meu trisavô. Não tenho maiores dados sobre ele, apenas que emigrou para o Brasil por volta de 1840. Será que nos seus apontamentos sobre os moreiras, consta algo sobre ele?
Um grande e fraterno abraço.
Danilo Moreira de Menezes

Resposta

Link directo:

RE: Ten.Cor.João Pinto da Cunha de Souza Moreira (Sr.Torre de Moreira)

#1962 | Vasco Jácome | 27 jan 2001 11:15 | Em resposta a: #1926

Caro Danilo Moreira de Menezes

Este Moreiras são da Torre de Moreira, em Moreira do Castelo, Celorico de Basto.
Nas “Últimas Gerações de Entre-Douro-e-Minho” de José de Sousa Machado (Tomo II, pág. 321, costado 205), que trazem a genealogia desta Casa no séc. XIX, não consta nenhum Manoel Domingues Moreira, pelo que deve ser de outra família.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Ten.Cor.João Pinto da Cunha de Souza Moreira (Sr.Torre de Moreira)

#11116 | JPL | 16 out 2001 00:26 | Em resposta a: #1962

Caros amigos,

Será que estes elentos lhes dizem algo?

-Pedro Pinto da Cunha c.c. D. Antónia João e tiveram
-Joam Pinto da Cunha c.c. D. Benta Maria Freire e tiveram
-Bernardo Pinto da Cunha c.c. D. Engrácia Rosa de Fiegueiredo e tiveram
-Manuel Pinto da Cunha c.c. D. Ana Carolina da Gama e tiveram
-Anacleto Pedro da Cunha c.c. D. Maria José de Gouveia Osório e tiveram
-Maria Amélia de Gouveia Osório c.c. Joaquim Lopes Monteiro Amador e tiveram
-Américo Pinto da Gama Leão c.c D. Elisa Albertina de Pinho Vieira e tiveram
- António Albertino Amador de Pinho Leão c.c. D. Maria Tavares Lopes de Matos Pestana e tiveram
- este cabeça de atum que está a escrever esta mensagem.

Como devem imaginar, estou a omitir os irmãos destes descendentes que aqui descrevo. A minha intenção era apenas saber se, uma vez que estes Pinto da Cunha são de Mondim de Basto, serão alguma coisa a esses por vós mencionados.

Um abraço,

Zé Pedro Leão

Resposta

Link directo:

RE: Ten.Cor.João Pinto da Cunha de Souza Moreira (Sr.Torre de Moreira)

#11217 | fafá | 17 out 2001 05:26 | Em resposta a: #612

olá Carlos vc já conseguiu alguma notícias de seus parentes brasileiros?????
vc já pediu informações para Cao Barata do fórum
ele consegue muita coisa ,não custa tentar ok??
abraços Fátima...

Resposta

Link directo:

RE: Ten.Cor.João Pinto da Cunha de Souza Moreira (Sr.Torre de Moreira)

#11276 | Vasco Jácome | 17 out 2001 21:19 | Em resposta a: #11116

Caro Zé Pedro Leão
Agradeço a sua mensagem, mas não me parece que haja ligação.

O “Pinto da Cunha” deste meu quarto avô vem dos seu avós maternos: Manuel Alves Pinto c (30-1-1741, Fervença, Celorico) c Maria Leite.
Manuel Alves Pinto (n. 30-01-1714, Regadas, Fafe) era filho de outro Manuel Alves Pinto e de sua m.er Mariana Carneiro (e não Carvalho, como diz Canaes de Figueiredo), do lugar de Lamelas em Stº Estevão de Regadas, Fafe.

O Cunha, vem da Maria Leite e resulta de ligação, umas gerações atrás, entre Carvalhos e Cunhas. Este costado está nos “Carvalhos de Basto”: a Torre de Moreira está no Vol. IV, pg 18.

Se por acaso tiver alguma coisa sobre esta gente, principalmente sobre estes Pintos de Regadas, agradecia qualquer notícia.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Ten.Cor.João Pinto da Cunha de Souza Moreira (Sr.Torre de Moreira)

#11295 | JPL | 18 out 2001 00:10 | Em resposta a: #11276

Caro Vasco Jacome,

A mim também me parece impossivel qualquer ligação. O Manuel Pinto da Cunha que eu cito, nasceu a 21 de Julho de 1785 em Lamego. O pai dele, Bernardo Pinto da Cunha terá nascido uns 30 anos antes, o que o atira para 1755, também em Lamego. O Avô, João Pinto da Cunha, é o 1º a aparecer nascido em Mondim de Basto, provavelmente nascido em 1720. O pai deste não nasceu, com toda a certeza depois de 1700. Como tal, acho que tem toda a razão ao afirmar que não exista nenhuma ligação. Se eu souber de algo acerca da Torre de Moreira, dir-lhe-ei com toda acerteza. Peço-lhe que se entretanto tropeçar na minha gente, me avise.

Um abraço e muito obrigado.

Zé Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Ten.Cor.João Pinto da Cunha de Souza Moreira (Sr.Torre de Moreira)

#133635 | fofinho | 09 nov 2006 19:20 | Em resposta a: #612

Sou neta de Luiz Pinto da Cunha,nasceu conselho de viseu,freguesia Oriental em 1870 com o nome de Luis Antunes,somente este ano descobri indo a Viseu porque ele dizia para meus pais ter nascido na roda e possuia uma medalha com o nome Luis Antunes,mas foi registrado Pai-Antonio Pinto da Cunha Mae-Maria Emilia,chegou ao Brasil nao sei data com um irmao,deta familia Pinto da Cunha,mas este retornou a portugal antes dele casar com minha avo Rita Silva Villela,em Pouso Alegre Minas Gerais,em 1906 se casaram mas ele nao apresentou certidao nascimento.Dizia tambem ser fugitivo do exercito.Demorei 3 anos no arquivo de viseu para descobrir Luis Antunes.Tenho 3 datas do nascimento dele 1870 1872 1876.Nao consigo encontrar a familia Pinto da Cunha.Trabalhou estrada de ferro Sapucai,mas depois entrou no cafe,existe o imporio dele ate hoje em Santa Rita do Sapucai Minas Gerais,tenho ate a escritura mas so consta Luiz Pinto da Cunha o portugues.No Arquivo Viseu consta Luis Antunes nascido 1870 27 de janeiro batismo Maria Alexandrina e Joao Costa.A certidao dele deveria estar embaixo da escrita,mas nao existe.Ele comemorava seu aniversario 12 de janeiro.Na certidao obito consta natural de Sao Joao.Mas todo tempo ele dizia ser de viseu,roda,com o nome Luis Antunes.Por favor Sr.Carlos Collaco se o Sr.souber se fazemos parte da mesma familia entrar em contato comigo-Meu i-mail Sandranik@uol.com.br .Meu nome e Sandra Cobra Pinto da Cunha Niklewski.Av.Padre pereira de andrade,545 Bloco E-apto131-Sao Paulo-Brasil cep-05469000-Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Ten.Cor.João Pinto da Cunha de Souza Moreira (Sr.Torre de Moreira)

#156597 | Juliana Simonato | 19 mai 2007 03:49 | Em resposta a: #612

Faço uma pesquisa sobre o Tenente Coronel João Bernardes de Souza (2o Barão do Guandu). Gostaria de saber se há paresteco com sua família.

Resposta

Link directo:

RE: Ten.Cor.João Pinto da Cunha de Souza Moreira (Sr.Torre de Moreira)

#156712 | fofinho | 20 mai 2007 17:37 | Em resposta a: #156597

Bom dia Juliana SimonatoMeu nome é Sandra ,sou neta do Luiz Pinto da Cunha,conforme acima,estou em busca de minhas origens:Moro no Brasil,sei sómente que meu avô era filho de ANTONIO PINTO DA CUNHA E MARIA EMILIA PINTO,nasceu em 1870 VISEU ORIENTAL SÃO JOÃO.Chegou jovem ao Brasil e aqui passou toda sua vida faleceu em 1951,eu nasci em 1948 por isso não convivi com êle o suficiente para descobrir nada.Descobri recente por uma medalha que o nome verdadeiro pois foi exposto na roda com o nome LUIS ANTUNES,não gostava de falar sôbre a familia uma vez que foi enjeitado.Amava muito a familia PINTO DA CUNHA E FOI REGISTRADO POR ~ELES.Juliana,se descobrir algum parentesco entro em contato.Como ele foi legitimado não pela familia biologica ANTUNES, e tem datas diferentes de nascimento,talvez tenha saido de Viseu para outra cidade dentro de Portugal.Meu avô chegou com um irmão ,mas este retornou a Portugal antes do casamento com minha avó RITA SILVA VILlela em 1906 Pouso Alegre Minas Gerais,e trabalhava ESTRADA DE FERRO SAPUCAI.SEI QUE TEVE DOIS FILHOS ANTES DE SE CASAR ,EM MARIA DA FÉ MINAS GERAIS.O PADRINHO DE CASAMENTO DELE ERA CYRILLO SPOLZINO,FOI CRIADO POR UM TIO CHAMADO CARMELO SPOLZINO QUE ERA PADRE E QUE CHEGOU NO BRASIL EM 1887.ERA DA SALA CONSILINA LUCANA SALERNO.ELES TIVERAM UMA LIGACÃO GRANDE.JÁ ENCONTREI CERTIDÃO CASAMENTO DO CYRILLO EM ESTIVA MINAS GERAIS,EM 1894.QUEM SABE MEU AVÕ CHEGOU NO MESMO NAVIO GEA BETA .JA PEDI LISTA MAS NÃO ENCONTREI NEM O CYRILO NEM MEU AVÕ.O CYRILLO NASCEU EM 1868.O TIO CARMELO CHEGOU COM 54 ANOS,E AINDA NA LISTA ESTA REGISTRADO COMO CARMELA E NÃO CARMELO.MEU-EMAIL ;sandranik@uol.com.br.Ficaria muito feliz em corresponder com voçê.Abraços Sandra Cobra Pinto da Cunha Niklewski

Resposta

Link directo:

RE: Ten.Cor.João Pinto da Cunha de Souza Moreira (Sr.Torre de Moreira)

#156750 | jusimonato | 21 mai 2007 02:30 | Em resposta a: #156712

Sandra:site:

Por enquanto não descobri nada em relação ao seu avô. Tem um site, site: http://www.genealogiacastro.cjb.net., onde encontrei informações sobre a família Pinto Coelho, pois a página foi construída para encontrar os descendentes dessa famíla. É só clicar em genealogia, depois base de dados e procurar na lista de nomes.

Espero ter ajudado.

Juliana Simonato

Resposta

Link directo:

RE: Ten.Cor.João Pinto da Cunha de Souza Moreira (

#202791 | ORNELLAS | 10 jul 2008 04:51 | Em resposta a: #1962

Caro amigo , saudações.
Sou descendente da familia Moreira ,vinda de portugal , tenho em meu poder os passaportes , Governo Civil de Braga ,15 de junho de 1823 ou(1893) concedido a Sr°
Jose luiz Pedreira , natural de Comluzes ,Conselho de Monção ou Monsão e residente Alvorao , Conselho dos Eticos de Vallo de Vaz, districto de Viannão do Castello ,com Esposa Anna e um filho de 11 anos.Infelizmente ilegivel os nomes.Embarcado em Lisboa E passaporte de Governo Civil do Districto de Porto ,consedido a Domingos MOREIRA Michellas datado 08 de fevereiro de 1883 com 24 anos desembarcou Rio de Janeiro dia 11 de março de 1883 e Antonio Moreira Michellas
Abraço ao dispor Gilberto Antonio Michel

Resposta

Link directo:

RE: Ten.Cor.João Pinto da Cunha de Souza Moreira (

#202819 | abivar | 10 jul 2008 12:34 | Em resposta a: #202791

Caro Confrade:

Algumas rectificações que poderão ajudá-lo a prosseguir a investigação: A freguesia de origem de José Luís Pedreira será certamente CAMBESES, Concelho de MONÇÃO e o concelho de residência será concerteza ARCOS DE VALDEVEZ, distrito de VIANA DO CASTELO.

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Ten.Cor.João Pinto da Cunha de Souza Moreira (

#202891 | ORNELLAS | 10 jul 2008 23:59 | Em resposta a: #202819

Caro Antonio Bivar
Meu sincero agradecimento. Sou iniciante e o Senhor me foi muito esclarecedor .
Os documentos que aqui tenho são de dificil leitura, manuscritos antigos.

Agradecimento

Gilberto Michel

Resposta

Link directo:

Descendencia de Manoel Domingues Moreira

#244386 | 26972697 | 17 nov 2009 14:15 | Em resposta a: #1926

Sr. Danilo Moreira de Menezes, gostaria de entrar em contato com o Senhor, pois também sou descendente de Manoel Domingues Moreira, estou fazendo a árvore da família, entre em contato comigo pelo e-mail: marileneschonhorst@hotmail.com. Marilene Schonhorst.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 mai 2024, 10:15

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen