Família Curado descendente dos Távoras?

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias

Família Curado descendente dos Távoras?

#61587 | odaruc | 31 mar 2004 02:07

Em 5 de Junho vão reunir-se cerca de 400 descendentes e seus familiares de Manuel CURADO e Maria Pereira (...). Na sequência da 1.ª reunião ocorrida em 1988 e a que não estive presente por estar no Brasil, foi publicado no jornal "A Voz do Domingo", de Leiria, em 17-07-1988, o seguinte "...tem-se como certo que pelo menos dois descendentes do marquês de Távora (netos), crianças ainda, não foram executados como os outros Távoras, falsamente acusados da tentativa de regicídio na pessoa de D. José I. Contudo, o marquês de Pombal, no intuito de apagar a memória dos Távoras, impôs-lhes, a um, o apelido de GAMBOA e, a outro, o apelido de CURADO, e expulsou-os de Lisboa.
Este último veio viver para a Figueira da Foz, em casa de pessoa amiga. Um seu filho, casado com Maria Almeida, estabeleceu-se na ribeira de Fonte Cova (freguesia de Monte Redondo, Leiria), após a compra que fez desta ribeira; teve aluns filhos, um dos quais, Manuel Curado, casado com Maria Pereira, teve 14 filhos, e sobreviveram 10.(...)".
Ora sucede que ainda que este Manuel Curado seja meu bisavô nunca antes tinha ouvido referir tal origem da família e, posteriormente, não voltei a pensar no assunto por considerar tal hipótese pouco credível.
Mas agora, nas proximidades da reunião, onde o assunto poderá voltar a ser falado, lembrei-me de recorrer a este FORUM que é animado por qualificados conhecedores desta área que eu não domino, ficando grato por qualquer comentário ou informação.
Silvino Curado

Resposta

Link directo:

RE: Família Curado descendente dos Távoras?

#61602 | zmcm | 31 mar 2004 08:43 | Em resposta a: #61587

Caro Silvino Curado :
Desconheço qualquer informação sobre o assunto, mas concerteza haverá famílias Curado que nada terão a ver com este suposto neto do M de Távora! É o caso de ancestrais meus com este apelido mas da zona de Castelo de Vide. Conhece bem a genealogia desta família? serão os de Castelo de Vide provenientes do mesmo tronco que os da Beira?

cumprimentos,
Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE: Família Curado descendente dos Távoras?

#61670 | odaruc | 01 abr 2004 01:25 | Em resposta a: #61602

Meu caro Miguel Cabrita Matias
Grato por ter respondido à chamada. Não conheço nada da origem das diversas famílias de apelido CURADO. Há pessoas com este apelido em diversas regiões e até no Brasil onde Joaquim Xavier Curado, de Goiás, foi o primeiro general nascido no referido País. Na 1.ª Grande Guerra, chamava-se Curado o primeiro soldado morto em França e a História regista um capitão Curado que se notabilizou em Moçambique, no mesmo conflito.
Pessoalmente nunca procurei investigar a referida origem e só o facto de se ir realizar o mencionado encontro me levou a pedir apoio.
Em minha casa dizia-se que o apelido deveria ter sido atribuido a pessoas que tivessem escapado à morte (epidemias ou outras doenças) quando já ninguem o esperava.
Lamentando não saber esclarecê-lo, pode entretanto aparecer alguém que nos ajude.
Cumprimentos
Silvino Curado

Resposta

Link directo:

RE: Família Curado descendente dos Távoras?

#61674 | ATM | 01 abr 2004 04:32 | Em resposta a: #61587

Caro Silvino Curado

Embora nao possa responder a sua pergunta, resolvi escrever-lhe pois o nome Curado chamou-me a atencao por eu ter tido uma 5a avo, por volta de 1740 de nome Maria Curada ou Curado cc Manuel Simoes, ambos do Porto de S. Simao (Leiria).
Uma filha deste casal, Joana Maria Simoes cc Manuel Lopes Teixeira e dai chega-se ao meu bisavo Antonio Lopes Teixeira, nascido em 1858 na Pena, Aguda. Estas informacoes estao no genea.
Este meu bisavo menciona nuns apontamentos familiares o falecimento de um seu irmao, de nome Jose Curado de Abreu a 6-10-1916, na Lavandeira, Aguda. Como pode ver os nomes nao tem nada em comum, mas !.
Caso isto possa ajudar com outras ligacoes, aqui esta e agradeco qualquer informacao.

Cumprimentos
Antonio Teixeira Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Família Curado descendente dos Távoras?

#61734 | odaruc | 01 abr 2004 22:04 | Em resposta a: #61674

Caro António Teixeira Mendes
É bom ter alguma resposta mesmo quando não parece resolver o nosso problema. Neste caso, ainda que todos sejam do Distrito de Leiria, não é fácil, com os dados disponíveis, estabelecer qualquer relação. Admito que com a realização do encontro venham a surgir novos dados.
Até lá fica-lhe grato e envia cumprimentos o
Silvino Curado

Resposta

Link directo:

RE: Família Curado descendente dos Távoras?

#64636 | ana111 | 10 mai 2004 09:56 | Em resposta a: #61587

O meu nome é Ana Curado, o meu pai Flávio Curado, nascido na Zona de Vila Verde - Figueira da Foz, gostaria de ter mais informação, o meu avô José Augusto Curado também da zona da Vila Verde - Figueira da Foz.
Gostaria de saber aonde é o almoço do dia 5 de Junho .
Ana Curado

Resposta

Link directo:

RE: Família Curado descendente dos Távoras?

#64696 | odaruc | 11 mai 2004 03:26 | Em resposta a: #64636

Cara Ana Curado
Sobre a reunião poderá consultar www.curado.pt.vu o qual deverá ser complementado proximamente.
Disponha. Saudações do
Silvino Curado

Resposta

Link directo:

RE: Família Curado descendente dos Távoras?

#200452 | ACM | 15 jun 2008 23:51 | Em resposta a: #64696

Caros Participantes

Sobre o assunto deste Tópico e uma resposta, em meu entender, correcta, encontra-se já no Tópico deste Web-Forum Genea sob o título: TÁVORAS – CRIANÇA SOBREVIVENTE, de 13-06-2008.

Por comodidade, transcrevo-a para este tópico o essencial, eventualmente com alguma rectificação:
- FIZ uma pesquisa hitórico-livresca sobre as crianças descendente dos Marqueses de Távora e do Duque de Aveiro, D. José de Mascarenhas, seu cunhado, por ser irmão do Marquês, D. Francisco de Assis, que o é por ter casado com a herdeira do título, a Marquesa D. Leonor Tamásia de Távora, os quais foram supliciados na manhã de 13-1-1759.

Ora, transcrevendo dos meus apontamento, foram seis as crianças (uma já adolescente), protagonistas no infame processo dos Távoras: - os filhos de Jerónimo de Ataíde, Conde de Atouguia, casado com Mariana Bernarda de Távora, e os filhos de João de Almeida e Portugal, Marquês de Alorna, casado com Leonor de Távora. Genros portanto dos Marqueses de Távora, logo, netos destes. E ainda um seu sobrinho, filho do Duque de Aveiro,José de Mascarenhas, cunhado dos Marqueses.

Os dois filhos do Conde de Atouguia, o mais velho de oito anos incompletos, e o outro com dezoito meses, foram remetidos para um convento e, apesar da idade, pouco tempo depois, forçados a professar. Sua mãe foi confinada a um convento de freiras.

Dos três descendentes do Marquês de Alorna, suas duas filhas, crianças ainda, foram com sua mãe remetidas para outro convento. Ao outro filho, único varão, Pedro de Almeida Portugal, Marquês de Gouveia, com cinco anos de idade, foi-lhe permitido ficar confinado à sua casa, ao cuidado da criadagem mercê da interferência da camareira-mor da Rainha, a Marquesa de Abrantes, e do Marquês de Angeja, pessoa da confiança do Ministro Sebastião José de Carvalho e Melo.

O sobrinho dos Marqueses de Távora, único filho do Duque de Aveiro, seu cunhado, Martinho de Mascarenhas, Marquês de Gouveia, um adolescente, foi remetido para um convento e, dias depois, para as prisões da Junqueira. Sua mãe, a Duquesa de Aveiro, Leonor de Távora, foi presa e confinada a um convento de freiras.

Todos, eles e elas, foram mantidos, como é óbvio, sob a vigilância policial do Ministro Sebastião José de Carvalho e Mello. Portanto há por aí crianças a mais nesta história !...

Só seriam libertados depois que a Rainha, D. Maria I, subiu ao trono em 1777 (18 anos depois) e lhes restituiu os seus títulos, depois de ter destituído e desterrado o Ministro Carvalho e Melo para Pombal.

Por solicitação e insistência do Marquês Alorna, libertado das prisões da Junqueira, com 51 anos de idade, foram ele, o Atouguia e os Távoras, após cuidada inquirição por um tribunal constituído por dezoito magistrados, ilibados do crime pelo qual foram supliciados.

Foram estes elementos maioritariamente colhidos de obra de D. Luiz de Lancastre e Távora, Marquês de Abrantes (1937-1993), “que dedicou largos anos à investigação histórica, com especial incidência nos campos da Genealogia, Heráldica e Sigilografia” (estudo dos selos de escritos antigos).

PARA melhor esclarecimento do assunto, seja-me permitido transcrever na íntegra, do mesmo Tópico uma muito correcta e coerente resposta do comparticipante abivar, dirigida a vtfernandes em 26-04-2008 do seguinte teor :
- «OS Távoras condenados e executados eram apenas alguns dos membros de um dos ramos de uma das muitas famílias que usaram "Távora" em Portugal; mesmo os descendentes do original tronco medieval da família Távora já eram na época muitos milhares, alguns apenas com um parentesco muito remoto com a família dos Marqueses de Távora. Mas para além desses, muitos outros havia que nada tinham que ver com essa família, alguns usando "Távora" por razões geográficas ou outras (encontrei um cozinheiro-mór do Rei D. Pedro II chamado Manuel de Sousa de Távora, o qual não era nem Sousa nem Távora por razões de sangue, tanto quanto consegui apurar - os ascendentes até avós não usavam esses nomes, mas tinham origens familiares em Arrifana de Sousa, por um lado, e por outro ramo perto do Rio Távora). É assim muito difícil só pelo apelido (sobrenome) tirar quaisquer conclusões.
Em qualquer caso, o apelido foi proíbido e as armas picadas onde estivessem, mesmo para aqueles Távoras que só muito remotamente ou de maneira nenhuma fossem aparentados com os executados... »
UMA excelente explicação.
Salvo a Marquesa D. Leonor Tamásia de Távora, nenhuma outra mulher ou criança foi executada, pelo que, penso não ser correcto falar em “criança sobrevivente”.
As minhas muito cordiais saudações.
ACM

Resposta

Link directo:

RE: Família Curado descendente dos Távoras?

#201840 | ACM | 29 jun 2008 14:28 | Em resposta a: #200452

Prezados Participantes.

Na minha colocação de 15-6-2008, no 2º. Parágrafo, onde está “D. José de Mascarenhas, seu cunhado, por ser irmão do Marquês, Francisco de Assis”, deverá constar: “ D. José de Mascarenhas, seu cunhado, porque casado com outra Leonor de Távora, imã do Marquês, Francisco de Assis, ”

Do lapso, peço desculpa.

Cordiais saudações.
ACM

Resposta

Link directo:

Família Curado descendente dos Távoras?

#209271 | Filipe Manuel | 26 set 2008 12:24 | Em resposta a: #61587

Carissimos,

tenho vàrios CURADOS no distrito de Coimbra, concelho de Cantanhede.
Manoel Domingues Curado n 9-VII-1679
Manoel Fernandes Curado n 8-V-1713
Joam Fernandes Curado n 9-V-1747

Melhores cumprimentos,

Resposta

Link directo:

RE: Família Curado descendente dos Távoras?

#214843 | sicurado | 06 dez 2008 14:40 | Em resposta a: #200452

Primo ACM,

Sempre me consegue enviar a foto do meu Pai António Henriques Curado, com os meus Avós?

Obrigada e um abraço!

Silvana Curado

Resposta

Link directo:

RE: Família Curado descendente dos Távoras?

#216014 | ACM | 20 dez 2008 01:02 | Em resposta a: #214843

Prezada Prima Silvana

Agradeço a sua mensagem de 7.Dez, para o meu E-mail, à qual só respondi em 16.Dez, pelos motivos que nele refiro, enviando-lhe em anexo a fotografia pedida. Na dúvida de a mesma lhe ter chegado em boas condições, repeti ontem, 19, o envio.

Não pensava encontrá-la nesta tópico, onde venho de vez em quando saber se há novidades; porque quanto à descendência dos Curados, está historicamente posta de parte a origem romântica num neto dos supliciados marqueses.

Neste mesmo tópico se referem nomes de Curados anteriores a 3 de Setembro de 1758, data do atentado a D. José, e a partir da qual, e posteriormente, apareceu o tal romântico mito.

Certo é, porém, que o apelido Curado existe desde o último quartel do século XV na Vila de Álvaro, na pessoa do filantropo D. Bartolomeu Gomes Curado, suas irmãs, e descendentes, donde com estes irradiou mundo fora.

Cordiais saudações e com muita estima,
Seu primo ACM

Resposta

Link directo:

RE: Família Curado descendente dos Távoras?

#216191 | fraizfilho | 22 dez 2008 22:18 | Em resposta a: #209271

Tópico Interessante! Tambem pesquiso ascendentes de Duarte de Tavora Gamboa que vieram para o Brasil e segundo genealogista brasileiro e historias de Familia aqui, devido a esse atentado os descendentes de Duarte de Tavora Gamboa, apos o "Atentando" passaram a utilisar outros nomes de Familia, como: Mathoso. Correia e de Macedo. Recentemente foi atualizado mais uma geraçao de ascendentes de Antonio de Tavora, aqui na base de dados. Mas parece que tudo que se refere ao apelido Tavora, cerca-se de muitas duvidas.... este é um ramo de ascendentes que tento investigar e se alguem tiver alguma informação sobre o aqui citado Gamboa. por favor entre em contato. Antecipadamente agradesce: Ivo Fraiz Martinez Filho. http://genealogia.netopia.pt/3935/

Resposta

Link directo:

RE: Família Curado descendente dos Távoras?

#332663 | TantiNena | 19 jul 2013 06:04 | Em resposta a: #61674

Bom dia António
Comecei agora a minha busca pelos meus ascendentes e achei interessantíssimo que tenha mencionado duas famílias a que penso pertencer. Os Simões, minha avó era Simões Jorge da vila de Alvaiázere, Maçãs de Dona Maria, e meu avô era Curado da Silva de Figueiró dos Vinhos. Ao lêr os que escreveu mencionando a região e esses dois sobrnomes não pude deixar de me sentir entusiasmada. Gostaria de saber se por acaso há mais informações sobre essas duas famílias.
Obrigada,

Nena

Resposta

Link directo:

Família Curado descendente dos Távoras?

#406341 | joaonetoazevedo | 13 ago 2018 18:13 | Em resposta a: #61587

Muito boa tarde,

Sendo descendente de Manuel Curado e de Maria Pereira, gostaria de saber se, por ventura, algum participante possui informação a respeito dos antepassados das pessoas em questão.
Muito grato pela atenção!
Cumprimentos
João Azevedo

Resposta

Link directo:

Família Curado descendente dos Távoras?

#406374 | JoãoGaspar | 14 ago 2018 13:25 | Em resposta a: #61587

Caro confrade Curado,

Na maioria das vezes as versões por mais fantasiosas que sejam e com dados pouco correctos, têm uma base fundamentada que nos compete ou não descobrir essa verdade esquecida e distorcida ao longo dos rios do tempo e da memória.

Claro que é mais erudito, fácil e conveniente apanhar umas quantas irregularidades na versão e deitar por terra qualquer hipótese de descendências que compitam com varonias, representações, etc etc entre outras ambições de ricos-homens que desde sempre se serviram do conhecimento para usurparem as genealogias a seu beneficio.

Dito isto vamos aos que me interessa neste tópico:

Coincidencia ou não , o ramos de Távoras de Alhos Vedros, Alcaides de Alhos Vedros e Alcaides de Moita do Ribatejo descendentes de : Amaro de Távora

https://geneall.net/pt/nome/994397/amaro-de-tavora/

Com descendencia em Portugal e Brasil usaram como apelidos depois do conhecido processo os seguintes apelidos que lhes advinham por mãe ou por vinculos que possuiam:

Os Távoras Gamboa passaram a usar então os apelidos : de Gamboa // de Aquino // Macedos e Macedos Baldraga ou Valdraga // Mattos , Mattos Netto e Mattos Cabral ( Morgados do Xaro)

Ora não será o acaso que coloca o apelido Gamboa nesta história, não creio que sejam netos do Marquês de Távora mas que eram Távoras , com ligações distantes seriam seguramente pelo menos os Gamboa! E se os Gamboa são Távoras porquê duvidar dos Curado ?

Com os melhores cumprimentos e votos de uma excelente semana a todos

João Paulo Gasapr

Resposta

Link directo:

Família Curado descendente dos Távoras?

#420595 | Itinho | 10 jan 2020 05:03 | Em resposta a: #406374

Caro confrade,

Havia um ramo da família Távora no Rio de Janeiro nos anos setecentos, e uma mulher, D. Marcela de Távora, minha nonavó, teve de abandonar o apelido Távora e adotara o Queirós a partir dos idos dos setecentos.

Resposta

Link directo:

Família Curado descendente dos Távoras?

#420617 | JoãoGaspar | 10 jan 2020 19:51 | Em resposta a: #216191

Caro Ivo Martinez,

Que duvidas no ramo Távora de Alhos Vedros de que o senhor descende lhe suscita duvidas?

Com os melhores cumprimentos

João Paulo Gaspar

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 18:56

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen